IV Aula a Distância de Ciências 8º ano


8º Ano: Os nutrientes e suas funções no organismo

Período: 29/04 a 05/05

Este plano apresenta informações relacionadas à alimentação e nutrientes. Comer é um dos grandes prazeres da vida. Mas até para realizar essa ação, que se repete várias vezes ao dia, é necessário conhecer o que comemos.
Objetivos de aprendizagem: Compreender o processo de produção de energia do corpo e a importância dos alimentos nesse processo.
Analisar causas e consequências de carências nutricionais proteicas ou energéticas em situações reais de fome endêmica.
Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de alimentos de origem vegetal e animal. 
ATIVIDADE 1: Questione-se!
“Nós somos o que comemos”?  

ATIVIDADE 2: Registrando
 Anote seu cardápio, o que costuma comer durante o dia nas principais refeições, em seguida construa sua pirâmide alimentar, no seu caderno.

ATIVIDADE 3: Conhecer para utilizar
Para aprender sobre os alimentos e nutrientes leia as informações dos slides disponíveis no link a seguir https://www.slideshare.net/erimaraoliveira7/alimentao-8-ano.

ATIVIDADE 4: Atividade de Pesquisa
Utilize o links http://www.telessaude.uerj.br/colorindo-e-movendo/colorindo/material/tipos-de-nutrientes sobre Tipos de nutrientes, para pesquisar e responder as questões, caso necessário utilize outras fontes de informação e os slides da ATIVIDADE 1.  
1. Preencha a tabela abaixo:
Nutrientes
Funções
Exemplos de alimentos onde podem ser encontrados
CARBOIDRATOS


PROTEÍNAS


LIPÍDIOS


VITAMINAS


MINERAIS


FIBRAS






2. Obter alimento é, certamente, uma das primeiras necessidades dos seres vivos e ocupa uma grande parte da vida de todas as espécies. Com os alimentos os seres vivos.
a) Obtêm somente a energia. (energéticos)
b) Obtêm somente a matéria prima-prima. (construtores)
c) Obtêm somente substâncias reguladoras.
d) Obtêm matéria-prima, energia e substâncias reguladoras.

3. Os animais, entre eles os seres humanos, são organismos que dependem de outros seres vivos para alimentar, eles são:
a) autótrofos.
b) heterótrofos.
c) fermentadores.
d) produtores.

4. Relacione a coluna de acordo com a II coluna.
Coluna I
a) amido
b) frutose
c) sacarose
d) celulose
e) glicogênio

coluna II
(     ) O principal componente da parede das células vegetais.
(     ) Uma importante reserva de energia armazenada principalmente nas células do fígado.
(     ) Tipo de açúcar presente nas frutas.
(     ) Açúcar comum, muito usado no preparo de doces, bolos, sorvetes, geleias etc.
(     ) Encontrado na maioria dos vegetais, como arroz, batata, mandioca, aveia, trigo etc.

5. Assinale C para as frases corretas e E para as erradas:
a) (      ) Só os organismos autótrofos plantas, algas e alguma bactérias são capazes de produzir seu próprio alimento.
b) (      ) Todos os seres vivos precisam de energia para se desenvolver, exercer suas atividades, reproduzir-se e cuidar da prole.
c) (      ) Os nutrientes orgânicos são, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais.
d) (      ) Os lipídios são representados pelas gorduras e pelos óleos presentes nas sementes.
e) (      ) As proteínas são a principal fonte de energia do organismo.
f) (       ) Além de reserva energética, as gorduras protegem o corpo contra variações térmicas.
g) (      ) Os anticorpos são fundamentais nos mecanismos de defesa do corpo dos seres vivos.
h) (      ) As vitaminas são nutrientes reguladores.
i) (      ) A vitamina C e todas as do complexo B são solúveis em água.
j) (      ) A carência de vitamina D pode causar escorbuto.
k)(      ) A falta da vitamina C pode causar raquitismo.
l) (      ) A água não é nutriente, contudo tem capacidade de dissolver várias substâncias nutritivas.

6. Responda:
a) Os médicos recomendam, principalmente par as crianças, a exposição à luz do sol por cerca de 40 minutos nas primeiras horas do dia ou ao final do dia. Por quê?

b) Cite práticas de uma dieta saudável.
c) O que é fibra? Por que é importante ingerir alimentos ricos em fibras?

d) Cite a importância de alguns sais minerais no corpo humano.
Iodo: ___________________________________________________________________________
Ferro: __________________________________________________________________________

7. Para uma dieta saudável, não recomenda-se:
a) Comer leguminosas como feijão, carnes peixe e leite e derivados.
b) Faltar no prato os cereais, como arroz, milho, alimentos alimentos preparados com trigo, aveia e outros ricos em carboidratos.
c) Dar preferência a produtos naturais, ou seja não industrializados.
d) Ter uma alimentação variada, rica em frutas e verduras, e evitar os alimentos gordurosos.

ATIVIDADE 5: Fique por dentro dos significados
A grande maioria das pessoas não leem e não interpretam as unidades presentes nas tabelas nutricionais. Onde quilocalorias e calorias acabam se confundindo na fala popular entre as pessoas. Ou seja, se a barrinha de cereais apresenta 75 Kcal de valor energético (setenta e cinco quilocalorias), na verdade ela possui um valor de 75.000 cal (setenta e cinco mil calorias). Os youtuber calcularam a soma dos valores em “Kcal”, porém não mencionaram corretamente a unidade que fizeram a soma. Ou seja, se o quilo equivale a 1.000 unidades, na verdade os Youtubers estavam tentando consumir 6 milhões de calorias e 20 milhões de calorias! Sendo que na verdade, valores como esses (6.000 calorias e 20.000 calorias) são facilmente obtidos a partir do consumo de vegetais, frutas, barrinhas de cereais e diversos outros alimentos. Ou seja, você deve reiterar que é extremamente importante a compreensão e utilização das unidades de medidas, para não haver a uma interpretação errada, uma vez que popularmente ao nos referirmos à calorias estamos, na verdade, nos referindo a kcal.

ATIVIDADE 6: Conclusão
Para finalizar, “O que é uma alimentação saudável para você?, Que tipo de alimentos vocês consideram saudáveis?”, Você costuma comer esses alimentos com frequência?. Devemos ter uma alimentação equilibrada. Tendo a base da pirâmide alimentar, composta de carboidratos (pães, trigo, massa, batata),  são os alimentos compostos dos nutrientes que nos fornecem energia, precisando estar na nossa alimentação diária com algumas porções ao dia (6 porções segundo a pirâmide). Em seguida, com a metade das porções diárias (3 porções), deveríamos consumir legumes, verduras, frutas, seguidos então de derivados do leite e carne (principalmente por conta das proteínas). E entre os alimentos que deveríamos consumir em menor quantidade (1 porção diária) encontram-se os açúcares, óleos, gorduras e doces,  ou seja, uma alimentação regrada em diversas porções de alimentos a base de açúcares, gorduras e óleos, proporcionam um alto risco para a saúde e não representam uma alimentação balanceada e saudável.


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