8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Leitura e escrita em movimento |
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Subtema:
Água, um solvente universal. |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Água: um solvente universal; Propriedades da água. |
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Ano: 6º Período: 07
a 17/11 Nº
de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão,
gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais
gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo,
bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Compreender que a água é um
recurso escasso e que o uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos
seres vivos; Identificar a água como
solvente de alguns sólidos como o sal e o açúcar; Entender sobre as propriedades
da água e as características de cada uma; Reconhecer a importância da água
discutindo questões que expliquem o porquê dessa degradação, e pensar formas
de preservação. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: A água
preciosa Etapa 01: Para início de conversa (20 minutos) Exibir
o slide ou desenhá-lo no quadro, em seguida, perguntar aos alunos se eles já
tinham conhecimento das informações retratadas no gráfico e como eles acham que
a água é utilizada nas três atividades: agricultura, indústria e consumo
doméstico? “Vocês acham que a água pode acabar?”. Ouça as
respostas e em seguida explique a eles que a água é um recurso natural
renovável, ou seja, que se renova na natureza, especialmente a partir da
chuva. Explique
aos alunos que apesar da água ser um recurso infinito, sua distribuição no
mundo não é igual, pois em alguns lugares a quantidade de chuvas é inferior a
outros, ou há a má utilização da água por parte das pessoas, seja na
agricultura, na indústria ou nas casas. Projete ou desenhe no quadro o
gráfico apresentado no slide, para que a turma possa ter uma noção da
quantidade de água consumida pelos três segmentos anteriormente mencionados. Explique
também que o Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce no
mundo, mas que dentro do país existem lugares que possuem muita água,
enquanto outros apresentam longos períodos de seca ou escassez. Você pode
inclusive chamar a atenção para o índice hídrico da localidade em que a sua
escola está inserida. Esclareça também que, apesar do consumo doméstico ser
responsável pelo menor índice de consumo da água doce, muitas pessoas
desperdiçam esse recurso, e por isso é importante fazê-las refletir sobre
melhores formas de utilizar a água doce de maneira consciente Etapa 02: Mergulhando no tema (10 minutos) Convide
os alunos para assistirem ao vídeo “Salve o Planeta Azul”. Vídeo Youtube.
Duração: 3min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU
. Outra sugestão é a leitura do texto
“Quantidade de água”, disponível em http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua Após a
execução do vídeo ou leitura do texto, realizar um momento de discussão a
respeito do que foi mencionado, em forma de roda de conversa. Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min). Essa
atividade pode ser realizada de forma oral ou o professor pode solicitar que
os alunos respondam no caderno. Para verificar a compreensão dos alunos
quanto ao vídeo “Salve o Planeta Azul”, pergunte: Do
total de água existente no planeta, qual porcentagem equivale ao volume de
água doce? Qual a porcentagem de água
doce está armazenada no subsolo das Bacias rasas e profundas? Quanto equivale
o volume de água doce dos lagos e rios no mundo? Qual a porcentagem de água
doce é utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos? O que poderá acontecer
como consequência das mudanças climáticas aceleradas pela ação do homem? Obs.: As informações sobre tais
perguntas constam no próprio vídeo, a saber: A porcentagem de água doce
equivale a 2,5% do volume total da água do planeta. 30% da água doce estão
armazenados no subsolo em Bacias rasas e profundas. Estima-se que os lagos de
água doce e rios representam apenas 0,3% da água doce do mundo. A oferta
total de água doce utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos
equivale a menos de 1% de todos os recursos de água doce. As mudanças
climáticas influenciam muito na existência de água no planeta. A mudança do
clima global é um processo natural, violentamente acelerado pela ação do
homem. Com isso, algumas regiões já começaram a sofrer com a escassez de água
e de chuva e, também, as geleiras vão começar a derreter e o nível do mar
aumentará. Com isso cerca de 1/3 da população mundial será afetada com o
aumento da salinidade e diminuição das fontes de água potável, principalmente
as populações litorâneas em países como o Brasil. Indústrias como de saúde,
abastecimento doméstico de água, produção de alimentos, saneamento e energia
terão suas capacidades produtivas reduzidas. AULA 02 Tema: Água solvente universal Etapa
04:
levantamento dos conhecimentos prévios
(10 minutos) Leia o tema da aula e comente com os alunos
que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a
solubilidade. Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em
seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas
substâncias para a sala. Pergunte para os alunos: ·
Como podemos descrever a
aparência de cada um dos copos com água? A aparência da água em todos os
copos é igual? Por que será que a água não mudou de aparência? Como Beatriz
conseguirá identificar o que há em cada copo? Há somente uma forma de
identificar essas substâncias? Como você faria? Em seguida, comente
sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para
trabalhar com a propriedade de solubilidade da água. Questão disparadora:
Como podemos identificar as substancias que foram dissolvidas na água? Ainda no semicírculo, leia a questão
disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e
levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram
dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles,
mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Etapa
05: Mão na
massa (Tempo sugerido: 20 minutos). Orientações: Organize os alunos
em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade, imprima as orientações para
a atividade disponível abaixo, caso você não tenha impressora, pode escrever
as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos
trabalhem utilizando o passo a passo. Leia as orientações
para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo
realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as
anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que
toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a
uma, ou pode deixar que os alunos decidam a ordem que irão misturar as
substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos
sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato. Acompanhe o trabalho
e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão
realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo
feitas na tabela. É possível também fazer uma única tabela
no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as
etapas da experimentação. Passo a passo para a
experimentação: 1.
Façam grupos de 4 ou 5 alunos; 2. Cada grupo receberá um
kit contendo: uma garrafa com 1 litro de água Materiais necessários: Preparar um
kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5
copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes
materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma
colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo. Etapa 06: Socialização (20 minutos) Orientações: Após a discussão em
grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que
seu grupo obteve. AULA 03 Tema:
ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL ETAPA 07:
Sistematização (30 minutos) Peça para que cada
ALUNO sistematize no caderno as descobertas através de um mapa conceitual e
depois compartilhe com a turma. Se os alunos tiverem
dificuldades com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo
simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido ABAIXO. Se os
alunos estiverem acostumados com esse tipo de registro, deixe que cada aluno
organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir
que façam esse mapa conceitual em papel A3 ou cartolina, para expor na sala.
Se EM CASA tiver recursos, há o aplicativo Simple Mind, que é muito
interessante para realizar mapas conceituais. Etapa
08:
Aprofundando no tema (20 minutos). Orientações: Projete o slide ou
leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula anterior.
Através da aula expositiva comente com os alunos que, como conseguimos
comprovar nas experimentações, a água consegue dissolver uma grande
quantidade de materiais. Retome o contexto, a
questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação
realizada pelos alunos. Destaque o que eles aprenderam na aula. Explique que
a água é um solvente e que as substâncias que são dissolvidas nela são os
solutos, e que, com a mistura dos elementos, a aparência, cheiro e paladar
podem ser alterados. Vale destacar que existem substancias que não se
dissolvem na água as quais são denominadas hidrofóbicas e as que se dissolvem
são chamadas de hidrofílicas. AULA 04 Tema: Substâncias Hidrofóbicas e
Hidrofílicas Etapa
09:
SOCIALIZAÇÃO (10 minutos). Apresentação dos mapas
conceituais solicitado na etapa 08. Etapa 10: Verificação da
aprendizagem (15 minutos) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles voltarão
a discutir sobre uma importante propriedade da água que é a solubilidade. Contexto Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, leia a
situação e, se possível, leve essas substâncias para a sala e prepare o molho
para salada colocando cada ingrediente de uma vez. Vá mostrando cada etapa e
pergunte para os alunos:
Mostre o molho preparado e
pergunte para os alunos:
Etapa 11: Mão na massa (25
minutos). Professor crie uma lista de substancias
hidrofóbicas e as que se dissolvem são chamadas de hidrofílicas e solicite
que os alunos separem em dois grupos como no modelo abaixo, porém, deverá
escrevê-las de forma misturada para que eles separem nos grupos: AULA
05 Tema: Contaminação dos corpos de água nas cidades
e no mundo. Etapa 12:
Levantamento de conhecimento prévio (10
minutos). Projete, escreva
no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês
conversarão sobre como o ser humano polui as águas - sejam elas de mares,
rios, lagos ou lagoas - através das atividades que realiza no cotidiano.
Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem
ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também através das indústrias.
Caso possa projetar as imagens do slide, pergunte
aos alunos o que eles veem nas fotos. Após as respostas, questione se eles
têm noção de como esse lixo foi parar nos locais em que estão. Etapa 13: Aprofundando
no Tema. ( 15 minutos). Explique para os
alunos o significado do termo “poluição da água”, esclarecendo que quando
utilizamos, estamos nos referindo a qualquer forma de contaminação desse
recurso. Essa contaminação pode ser feita de várias formas, mas acontece
especialmente pelas atividades humanas que realizamos no cotidiano. Tais
atividades podem ser agrupadas em três categorias, que são: atividades
agrícolas (especialmente pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes); atividades
domésticas - quando jogamos lixo em locais inapropriados, deixamos óleo
escorrer para o ralo da pia, consumimos em excesso (especialmente os produtos
que contém plástico); e atividades industriais, que é o tipo de poluição das
águas mais frequentes em áreas urbanas, ou mesmo nas áreas afastadas da
cidade mas que são destinadas à produção industrial, como mostrado na imagem
do primeiro slide. Etapa
14: Sistematização (25 minutos) Projete o slide
acima e, proponha aos alunos pensarem nos três grupos de atividades humanas
apresentados anteriormente. Você pode fazer um organograma rápido no quadro,
escrevendo o nome dos três grupos de atividades humanas citados e pedir aos
alunos que dêem exemplos de atitudes humanas que poluem as águas e estão
inseridas nos grupos. Parta da seguinte pergunta: “Considerando os tipos de atividades poluentes
que vimos, quais ações do ser humano no dia a dia, ajudam a aumentar a
poluição das águas e quais as consequências da água não tratada para a saúde humana?”. Ouça as respostas
dos alunos, mas não registre no quadro e, provoque-os a pensar nas soluções
desses problemas com o questionamento a seguir: “O que podemos fazer para diminuir essa
poluição?” Em seguida,
dividir a turma em três grupos, peça que construam uma tabela com os
possíveis problemas e soluções relacionados às atividades mencionadas no
slide. finalizar a aula com a socialização das tabelas. AULA 06 Tema:
As consequências da água não tratada para a saúde humana. Etapa
15: Levantamento de conhecimento prévio: (15 minutos). Leia o título da aula e dialogue com os
alunos sobre os termos presentes neste título: ·
Alguém já ouviu falar sobre saneamento básico? Sabem o que é
isso? ·
E o que significa qualidade de vida? Qual a relação entre
esses dois termos? Após ouvi-los, escreva no quadro e peça que
copiem no caderno: Saneamento básico é
definido como um conjunto de serviços que abrange abastecimento de água,
coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das
águas pluviais (da chuva).
O Brasil possui o Plano Nacional de
Saneamento Básico (2007), que tem como meta universalizar o acesso ao
saneamento em todo país até 2033, ou seja, 100% da população deveria receber
os quatro serviços básicos até esse ano-meta. explicar que a água não tratada
não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais, como a agricultura.
Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes
anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera,
disenteria, verminoses, entre outras. Etapa
16: Aprofundando no Tema (25 minutos) Para aprofundar os
conhecimentos os alunos poderão ter acesso a duas fontes de informação.
Primeiramente, exiba o vídeo “Saneamento é básico - saúde”, disponível
em https://www.youtube.com/watch?v=f5KwXjJUOqc. Não havendo disponibilidade de equipamento
audiovisual para exibição, a alternativa é utilizar somente o segundo
material proposto para esta atividade, que é a reportagem “A falta de
saneamento basico é a grande ameaça a saúde pública no Brasil”, disponível
em: http://www.fenae.org.br/portal/fama-2018/noticias/a-falta-de-saneamento-basico-e-grande-ameaca-a-saude-publica-no-brasil.htm. Esse texto pode
ser impresso ou acessado através de meio digital pelos alunos para realização
de uma leitura colaborativa e dialogada. Etapa
17: Verificação da Aprendizagem:( 10 minutos) Para casa -
orientar aos alunos que façam uma pesquisa na internet sobre as doenças de
veiculação hídrica no Brasil e quais as regiões mais afetadas. Nesta aula, os
alunos vão construir um filtro de água a partir de materiais simples na sala
de aula. Após a construção, os alunos farão o experimento de filtragem da
água, copiarão, responderão as questões de reflexões e socializarão suas
produções. Seguir as orientações da página 209 do livro didático Inspire
Ciências 6º Ano. Elaboração:
Ellen, Mariete, Rosana, Vânia e
Kendra Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( )
Seminários; ( x) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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