9ª SD Cie 2023 8ºAno

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia.

Subtema: Relação dos movimentos dos astros com fatores ambientais na formação da Bahia

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Sistema Sol, Terra e Lua. Rotação e Translação da Terra; Estações do ano, Lua satélite da Terra, movimentos e fases da Lua.

Ano: 8º                          Período: 20/11  a 01 / 12                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra. (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estabelecer as posições do Sol e da Terra durante o dia e a noite. Compreender sobre os movimentos da Terra e suas consequências. Pesquisar sobre a relação das estações do ano com a sobrevivência dos seres vivos. Identificar a Lua como satélite natural da Terra e as fases da Lua

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CÉU

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: “Vocês já pararam para pensar por que podemos ver a Lua durante o dia? Quando vocês olham para o céu, vocês conseguem perceber quais as possíveis posições do Sol, da Lua e da Terra durante o dia e a noite?” Peça para que os alunos imaginem o que aconteceria se a Terra e a Lua não se movessem, como se fosse em uma fotografia. “Haveria dia e noite? Teríamos fases da Lua? Haveria eclipses? Indagar aos alunos se eles se baseiam nos astros para desenvolver alguma prática, ou se já ouviram relatos sobre isso.

Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as consequências da falta do movimento da Terra. Explique que tanto a Terra quanto a Lua se movimentam, e esses movimentos podem ser percebidos de diferentes formas. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Etapa 02: Aula Expositiva (15min)

Continuar indagando os alunos sobre a influência dos astros em nossas vidas, levantar os questionamentos da página 191 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida esclarecer as dúvidas a partir da apresentação oral de forma bastante esclarecedora sobre os tópicos propostos, utilizar como suporte o livro didático, páginas192 e 193.

Etapa 03: Comparando o conhecimento (10min)

Agora solicite aos alunos que reproduza no caderno a tabela abaixo, para preenche-la com base em concepções que eles possuíam, e, conhecimentos adquiridos no decorrer da aula.

Assunto

O que eu sabia!

Informações novas para mim!

Posição da Terra no espaço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Percepção de Anaximandro sobre a posição da Terra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 02

 

Fazer a correção da atividade da etapa 03 da aula anterior, importante ouvir as concepções dos alunos. (10min)

TEMA: AS IDEIAS DE ARISTÓTELES, PTOLOMEU E COPÉRNICO

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: Você já ouviu falar sobre geocentrismo e heliocentrismo?

Etapa 05: Aula Expositiva Dialogada (30 min)

Expor sobre as ideias de Aristóteles e Ptolomeu, contidas nas páginas 194 e 195 do livro didático Inspire Ciências, 8º ano. Após as explicações, lance questões como: Agora já sabem o que são modelos geocêntricos? Discorra sobre. Quais as duas regiões o universo era dividido, segundo Aristóteles? Não lembra? Consulte o segundo parágrafo do texto e leia a resposta. Ainda segundo Aristóteles, tudo que existia no mundo sublunar era feita basicamente de quatro elementos, quais eram? Quem foi Ptolomeu? Qual o papel dele referente ao modelo geocêntrico de Aristóteles? Acolha todas as respostas e acrescente mais informações contidas no texto de modo a esclarecer dúvidas, fale também sobre a credibilidade nas descobertas de Aristóteles e o modelo ptolomaico.

AULA 03

TEMA: COPÉRNICO E O HELIOCENTRISMO

Etapa 06: Pesquisa Premiada (30min)

Professor, agora é a hora de exercitar a leitura, concentração e desempenho de seus alunos, numa espécie de aula invertida. Você lança as questões e oferece o livro pra que consultem e respondam aquilo que foi perguntado, no final da aula, o prêmio virá em pontinhos extras no componente. 1.Quem publicou a obra “De revolutionibus orbitum celestium”? 2.De que se tratava essa obra? 3.Qual a reação da igreja diante as descobertas de Copérnico? 4.O heliocentrismo já havia sido proposto antes? 5.Por que somente com Copérnico é que essa teoria ficou conhecida e entrou no currículo das universidades?6.Quais fatores implicaram para atrasar a adoção das ideias heliocêntricas?7.Qual a contribuição de Galileu Galilei que colaborou com a veracidade das descobertas de Copérnico? Após as perguntas, premiem seus alunos, antes de fazer um apanhado geral sobre o tema, momento adequado para tirar dúvidas.

Etapa 07: Mão na Massa (20min)

Oriente os alunos para criar três quadrinhos, cujo título geral será Modelos “Modelos geocêntrico, ptolomaico e heliocêntrico”, dentro de cada quadrinho, os alunos deverão ilustrar e nomear cada modelo.

AULA 04

TEMA: GALILEU GALILEI

Etapa 08: Leitura e interpretação (15min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Quebra de Barreiras” disponível no livro Inspire Ciências, página 197, em seguida proponha a realização das questões, seguida da correção. Construa as respostas de forma coletiva, analisando e orientando pacientemente cada questão, anote o significado das palavras na lousa, peça que reescreva no caderno, ao final da resolução da atividade, certifique-se que todos registraram no caderno. Aproveite o momento para explicar o movimento de Rotação, siga as orientações das páginas 199 e 200 do Livro Didático Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

 

 

 

 

 

 

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, esquematize no quadro um cenário que ilustra o diálogo proposto no slide. Leia o diálogo e chame a atenção dos alunos para as imagens. Suscite a reflexão dos alunos promovendo o resgate do conhecimento prévio através das perguntas: Em que mês do ano eles estão conversando? A qual estação do ano Anne está se referindo? Os Estados Unidos estão localizados em qual hemisfério? O Brasil está localizado em qual hemisfério? Que estação do ano ocorre o Natal no Brasil? Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios?

Espera-se que os alunos reflitam que os Estados Unidos ficam no Hemisfério Norte e o Brasil fica no Sul e enquanto que no Hemisfério Norte está no inverno, no Sul ocorre o verão.

Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Se possível, leve o Globo Terrestre pra sala, para mostrar onde fica os hemisférios.

Esse é um momento oportuno para tratar o fenômeno “Onda de Calor” que está acontecendo na Bahia entre outros estados brasileiros. Acesse os links abaixo como suporte para o que está acontecendo atualmente.

. https://aloalobahia.com/notas/bahia-tem-alerta-de-perigo-devido-a-onda-de-calor-que-atinge-o-brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/onda-de-calor-atinge-27-mil-cidades-e-deve-durar-ate-sexta-feira

Etapa 10: Pesquisa dirigida (25min)

Agora que você já trabalhou a constatação das estações do ano, oriente os alunos a realizarem uma pesquisa dirigida.

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Disponibilize a apostila abaixo para cada grupo, ou, as páginas 201 a 203, 205 a 207 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, para que pesquise e respondam as questões abaixo. Cada um deverá fazer a pesquisa em seu caderno:

1.      O que faz as estações do ano acontecerem?

2.      Quais as características de cada estação do ano no Brasil?

3.      Quando inicia e termina cada estação do ano no Brasil?

4.      O que muda nas plantas e animais em cada estação do ano?

5.      Qual a importância das estações do ano?

Estações do ano

As estações do ano, verão, outono, inverno e primavera, são subdivisões baseadas em padrões climáticos. Cada um desses períodos apresenta características diferentes dos demais.

Ao longo de um ano, as estações do ano dividem-se em quatro: inverno, primavera, verão e outono.

As estações do ano representam quatro subdivisões climáticas no período de um ano: verão, outono, inverno e primavera. As estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo, já que são determinadas, em cada localidade, pela dinâmica de rotação e translação do planeta.

Características das estações do ano

As estações do ano apresentam características particulares e definidas. Diferenciam-se em cada hemisfério em virtude da inclinação do eixo da Terra e de seus movimentos de rotação e de translação. Veja abaixo as principais características das estações do ano nos Hemisférios Norte e Sul.

 

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano ocorrem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em torno de seu próprio eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da noite. A Terra também realiza o movimento de translação (giro em torno do Sol) e, em virtude da sua inclinação em relação ao seu plano orbital, a incidência solar é diferente nos hemisférios. A translação é, portanto, o movimento responsável pela existência das estações do ano, visto que estas são definidas pela posição do hemisfério em relação ao Sol. Por isso, as estações não ocorrem, ao longo do ano, de maneira igual nos dois hemisférios.

Solstício e Equinócio

Solstício é um fenômeno do campo astronômico que representa o início do verão ou do inverno nos hemisférios. Representa o período em que o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios em virtude da maior inclinação latitudinal em relação à linha do Equador. Caracteriza-se, assim, o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno, com menor incidência dos raios solares, em outro.

Equinócio é um fenômeno do campo astronômico que representa o início da primavera ou do outono. Representa o período em que a duração do dia e da noite é igual nos dois hemisférios, pois recebem a mesma quantidade de luz. No equinócio, a luz solar incide perpendicularmente à linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios recebam a mesma distribuição de luz. Esse fenômeno ocorre apenas duas vezes ao ano.

 


Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que representam o início das estações do ano.

Estações do ano no Brasil

No Brasil, as estações do ano iniciam-se, oficialmente, nos dias de solstício e de equinócio. São, geralmente, bem definidas em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, regiões de serras localizadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro e na região Sul do país. Nas demais regiões, há duas estações bem-definidas: uma estação quente e úmida e outra quente e seca.

1. Verão: compreende os meses de dezembro a março e representa um período de férias (alta temporada). Caracteriza-se por apresentar dias mais compridos do que as noites. Chuvas de curta duração podem ser observadas ao longo dessa estação, bem como mudanças repentinas das condições climáticas. Isso ocorre em virtude do aumento das temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas de trovoadas.

2. Outono: compreende os meses de março a junho e representa um período de transição entre o verão e o inverno. Caracteriza-se pela redução dos índices pluviométricos. A temperatura cai gradualmente, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste em virtude da presença de massas de ar frio atuantes. As condições meteorológicas mudam rapidamente, e podem acontecer geadas e nevoeiros na região Sul.

3. Inverno: representa um período de temperaturas mais amenas em algumas localidades e temperaturas elevadas em outras. Essa estação compreende os meses de junho a setembro. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, essa estação representa o período de menor índice pluviométrico do ano. Frentes frias atuam nesse período em localidades das regiões Sudeste e Sul. Outra característica é a redução da umidade relativa do ar. É comum, nessa época do ano, o aumento de doenças respiratórias em decorrência da baixa umidade.

4. Primavera: representa aumento nos índices pluviométricos. Compreende os meses de setembro a dezembro. Além das chuvas serem mais frequentes, as temperaturas tornam-se mais amenas. Caracteriza-se, portanto, por ser um período de transição entre uma estação muito seca e outra muito úmida. As temperaturas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam elevação ao longo dessa estação.

 

AULA 05

Fazer a correção das pesquisas (15min).

A correção poderá ser feita em forma de diálogo, dando oportunidade para os grupos se pronunciarem a respeito. Ou ainda um pequeno debate com objetivo de comparar as informações coletadas por cada grupo.

TEMA: LUA SATÉLITE DA TERRA

Etapa 11: Verificação da aprendizagem (15min)

Solicite aos estudantes que resolvam as questões da página 208 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Oriente-os da melhor forma possível na resolução da atividade. Não corrija nesse momento ainda.

Etapa 12: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Analise a imagem da lua na página 209 do livro didático Inspire Ciências 8º ano e responda aos questionamentos.

1.      Quais são as características que podemos perceber na superfície da lua?

Espera-se que a turma comente sobre as diferentes tonalidades de cinza, além de citar a existência das manchas escuras que cobrem o satélite.

Etapa 13: Sistematização do conhecimento (10min)

Explicar sobre a Lua utilizando os textos das páginas 209 e 210 do livro Inspire Ciências 8º ano

 

AULA 06

 

TEMA: MOVIMENTOS DA LUA E FASES

Etapa 14: Sistematização dos conceitos (15min)

Explicar sobre “Os movimentos da Lua” utilizando os textos das páginas 211, 213 e 214 do livro Inspire Ciências 8º ano. Porém, faça uma demonstração utilizando os alunos como Sol, Terra e Lua, assim, a compreensão ficará mais fácil.

Aproveite para sanar qualquer dúvida a respeito do objeto em estudo.

Etapa 15: Verificando a aprendizagem (20min)

Solicite aos estudantes que façam a página 212 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Oriente-os da melhor forma possível na resolução da atividade.

Etapa 16: Correção da Atividade (15min)

Agora chegou o momento de sanar as dúvidas encontradas durante a execução das atividades, corrija e revise as páginas 208 e 212.

Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (191, 197, 208, 212, );   (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  X) Cartaz; () Debate;(X ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                          

 

 

 

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