9ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Territorialidade,
identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da
Bahia. |
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Subtema: Relação dos movimentos dos
astros com fatores
ambientais na formação da Bahia |
Unidade Temática: Terra e Universo |
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Objetos
de Conhecimento: Sistema
Sol, Terra e Lua. Rotação e Translação da Terra; Estações do ano, Lua satélite
da Terra, movimentos e fases da Lua. |
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Ano: 8º Período: 20/11 a
01 / 12
Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI11BA)
Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados
pelo movimento da terra. (EF08CI12) Justificar, por meio da
construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases
da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e
Lua. (EF08CI13) Representar os
movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação
do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das
estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Estabelecer
as posições do Sol e da Terra durante o dia e a noite. Compreender sobre os
movimentos da Terra e suas consequências. Pesquisar sobre a relação das
estações do ano com a sobrevivência dos seres vivos. Identificar a Lua como
satélite natural da Terra e as fases da Lua |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA: A
CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CÉU Etapa 01:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)
Levante
os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões:
“Vocês já pararam para pensar por que podemos ver a Lua durante o dia? Quando
vocês olham para o céu, vocês conseguem perceber quais as possíveis posições
do Sol, da Lua e da Terra durante o dia e a noite?” Peça para que os alunos
imaginem o que aconteceria se a Terra e a Lua não se movessem, como se fosse
em uma fotografia. “Haveria dia e noite? Teríamos fases da Lua? Haveria
eclipses? Indagar aos alunos se eles se baseiam nos astros para desenvolver
alguma prática, ou se já ouviram relatos sobre isso. Orientações:
É importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não
indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Deixe que os
alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as
consequências da falta do movimento da Terra. Explique que tanto a Terra
quanto a Lua se movimentam, e esses movimentos podem ser percebidos de
diferentes formas. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas
em estimulá-los a pensar sobre o tema. Etapa 02: Aula
Expositiva (15min) Continuar
indagando os alunos sobre a influência dos astros em nossas vidas, levantar
os questionamentos da página 191 do livro didático Inspire Ciências 8º ano,
em seguida esclarecer as dúvidas a partir da apresentação oral de forma
bastante esclarecedora sobre os tópicos propostos, utilizar como suporte o
livro didático, páginas192 e 193. Etapa 03:
Comparando o conhecimento (10min) Agora
solicite aos alunos que reproduza no caderno a tabela abaixo, para
preenche-la com base em concepções que eles possuíam, e, conhecimentos
adquiridos no decorrer da aula.
AULA
02 Fazer
a correção da atividade da etapa 03 da aula anterior, importante ouvir as
concepções dos alunos. (10min) TEMA: AS IDEIAS
DE ARISTÓTELES, PTOLOMEU E COPÉRNICO Etapa 04:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Levante
os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: Você
já ouviu falar sobre geocentrismo e heliocentrismo? Etapa 05: Aula
Expositiva Dialogada (30 min) Expor
sobre as ideias de Aristóteles e Ptolomeu, contidas nas páginas 194 e 195 do
livro didático Inspire Ciências, 8º ano. Após as explicações, lance questões
como: Agora já sabem o que são modelos geocêntricos? Discorra sobre. Quais as
duas regiões o universo era dividido, segundo Aristóteles? Não lembra?
Consulte o segundo parágrafo do texto e leia a resposta. Ainda segundo
Aristóteles, tudo que existia no mundo sublunar era feita basicamente de
quatro elementos, quais eram? Quem foi Ptolomeu? Qual o papel dele referente
ao modelo geocêntrico de Aristóteles? Acolha todas as respostas e acrescente
mais informações contidas no texto de modo a esclarecer dúvidas, fale também
sobre a credibilidade nas descobertas de Aristóteles e o modelo ptolomaico. AULA
03 TEMA: COPÉRNICO
E O HELIOCENTRISMO Etapa 06:
Pesquisa Premiada (30min) Professor,
agora é a hora de exercitar a leitura, concentração e desempenho de seus
alunos, numa espécie de aula invertida. Você lança as questões e oferece o
livro pra que consultem e respondam aquilo que foi perguntado, no final da
aula, o prêmio virá em pontinhos extras no componente. 1.Quem publicou a obra
“De revolutionibus orbitum celestium”? 2.De que se tratava essa obra? 3.Qual
a reação da igreja diante as descobertas de Copérnico? 4.O heliocentrismo já
havia sido proposto antes? 5.Por que somente com Copérnico é que essa teoria
ficou conhecida e entrou no currículo das universidades?6.Quais fatores
implicaram para atrasar a adoção das ideias heliocêntricas?7.Qual a
contribuição de Galileu Galilei que colaborou com a veracidade das
descobertas de Copérnico? Após as perguntas, premiem seus alunos, antes de
fazer um apanhado geral sobre o tema, momento adequado para tirar dúvidas. Etapa 07: Mão na
Massa (20min) Oriente
os alunos para criar três quadrinhos, cujo título geral será Modelos “Modelos
geocêntrico, ptolomaico e heliocêntrico”, dentro de cada quadrinho, os alunos
deverão ilustrar e nomear cada modelo. AULA
04 TEMA: GALILEU GALILEI Etapa 08: Leitura e interpretação
(15min) Fazer
a leitura compartilhada do texto “Quebra de Barreiras” disponível no livro
Inspire Ciências, página 197, em seguida proponha a realização das questões,
seguida da correção. Construa as respostas de forma coletiva, analisando e
orientando pacientemente cada questão, anote o significado das palavras na
lousa, peça que reescreva no caderno, ao final da resolução da atividade,
certifique-se que todos registraram no caderno. Aproveite o momento para
explicar o movimento de Rotação, siga as orientações das páginas 199 e 200 do
Livro Didático Inspire Ciências 8º ano. Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10min) Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o
slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, esquematize
no quadro um cenário que ilustra o diálogo proposto no slide. Leia o diálogo
e chame a atenção dos alunos para as imagens. Suscite a reflexão dos alunos
promovendo o resgate do conhecimento prévio através das perguntas: Em
que mês do ano eles estão conversando? A qual estação do ano Anne está se
referindo? Os Estados Unidos estão localizados em qual hemisfério? O Brasil
está localizado em qual hemisfério? Que estação do ano ocorre o Natal no
Brasil? Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios? Espera-se
que os alunos reflitam que os Estados Unidos ficam no Hemisfério Norte e o
Brasil fica no Sul e enquanto que no Hemisfério Norte está no inverno, no Sul
ocorre o verão. Para
saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf Se possível, leve o Globo Terrestre pra sala,
para mostrar onde fica os hemisférios. Esse é um momento oportuno para tratar o fenômeno
“Onda
de Calor” que está acontecendo na Bahia entre outros estados brasileiros.
Acesse os links abaixo como suporte para o que está acontecendo atualmente. . https://aloalobahia.com/notas/bahia-tem-alerta-de-perigo-devido-a-onda-de-calor-que-atinge-o-brasil
Etapa 10: Pesquisa dirigida (25min) Agora
que você já trabalhou a constatação das estações do ano, oriente os alunos a
realizarem uma pesquisa dirigida. Divida
os alunos em equipes de até 5 integrantes. Disponibilize a apostila abaixo
para cada grupo, ou, as páginas 201 a 203, 205 a 207 do livro didático
Inspire Ciências 8º ano, para que pesquise e respondam as questões abaixo.
Cada um deverá fazer a pesquisa em seu caderno: 1. O que
faz as estações do ano acontecerem? 2. Quais
as características de cada estação do ano no Brasil? 3. Quando
inicia e termina cada estação do ano no Brasil? 4. O que
muda nas plantas e animais em cada estação do ano? 5. Qual a
importância das estações do ano? Estações
do ano As estações do ano, verão,
outono, inverno e primavera, são subdivisões baseadas em padrões climáticos. Cada
um desses períodos apresenta características diferentes dos demais. Ao longo de um
ano, as estações do ano dividem-se em quatro: inverno, primavera, verão e
outono. As estações
do ano representam quatro subdivisões climáticas no período de um
ano: verão, outono, inverno e primavera. As estações não ocorrem de forma
simultânea em todo o mundo, já que são determinadas, em cada localidade, pela
dinâmica de rotação e translação do planeta. Características das estações do ano As estações do
ano apresentam características particulares e definidas. Diferenciam-se em
cada hemisfério em virtude da inclinação do eixo da Terra e de seus
movimentos de rotação e de translação. Veja abaixo as principais
características das estações do ano nos Hemisférios Norte e Sul. Por que existem as estações do ano? As estações do
ano ocorrem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em
torno de seu próprio eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da
noite. A Terra também realiza o movimento de translação (giro em
torno do Sol) e, em virtude da sua inclinação em relação ao seu plano
orbital, a incidência solar é diferente nos hemisférios. A translação é,
portanto, o movimento responsável pela existência das estações do ano, visto
que estas são definidas pela posição do hemisfério em relação ao Sol. Por
isso, as estações não ocorrem, ao longo do ano, de maneira igual nos dois
hemisférios. Solstício e Equinócio Solstício é um fenômeno do campo
astronômico que representa o início do verão ou do inverno nos hemisférios.
Representa o período em que o Sol incide com maior intensidade em um dos
hemisférios em virtude da maior inclinação latitudinal em relação à linha do
Equador. Caracteriza-se, assim, o solstício de verão em um hemisfério e o
solstício de inverno, com menor incidência dos raios solares, em outro. Equinócio é um fenômeno do campo
astronômico que representa o início da primavera ou do outono. Representa o
período em que a duração do dia e da noite é igual nos dois hemisférios, pois
recebem a mesma quantidade de luz. No equinócio, a luz solar incide
perpendicularmente à linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios
recebam a mesma distribuição de luz. Esse fenômeno ocorre apenas duas vezes
ao ano.
Estações do ano no Brasil No Brasil, as
estações do ano iniciam-se, oficialmente, nos dias de solstício e de
equinócio. São, geralmente, bem definidas em estados como São Paulo, Mato
Grosso do Sul, regiões de serras localizadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro
e na região Sul do país. Nas demais regiões, há duas estações bem-definidas:
uma estação quente e úmida e outra quente e seca. 1. Verão:
compreende os meses de dezembro a março e representa um período de férias
(alta temporada). Caracteriza-se por apresentar dias mais compridos do que as
noites. Chuvas de curta duração podem ser observadas ao longo dessa estação,
bem como mudanças repentinas das condições climáticas. Isso ocorre em virtude
do aumento das temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas
de trovoadas. 2. Outono: compreende
os meses de março a junho e representa um período de transição entre o verão
e o inverno. Caracteriza-se pela redução dos índices pluviométricos. A
temperatura cai gradualmente, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e
partes do Centro-Oeste em virtude da presença de massas de ar frio atuantes.
As condições meteorológicas mudam rapidamente, e podem acontecer geadas e
nevoeiros na região Sul. 3. Inverno: representa
um período de temperaturas mais amenas em algumas localidades e temperaturas
elevadas em outras. Essa estação compreende os meses de junho a setembro. Nas
regiões Sudeste e Centro-Oeste, essa estação representa o período de menor
índice pluviométrico do ano. Frentes frias atuam nesse período em localidades
das regiões Sudeste e Sul. Outra característica é a redução da umidade
relativa do ar. É comum, nessa época do ano, o aumento de doenças
respiratórias em decorrência da baixa umidade. 4. Primavera: representa
aumento nos índices pluviométricos. Compreende os meses de setembro a
dezembro. Além das chuvas serem mais frequentes, as temperaturas tornam-se
mais amenas. Caracteriza-se, portanto, por ser um período de transição entre
uma estação muito seca e outra muito úmida. As temperaturas das regiões
Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam elevação ao longo dessa estação. AULA 05 Fazer a
correção das pesquisas (15min). A correção poderá ser feita em
forma de diálogo, dando oportunidade para os grupos se pronunciarem a
respeito. Ou ainda um pequeno debate com objetivo de comparar as informações
coletadas por cada grupo. TEMA: LUA SATÉLITE DA TERRA Etapa 11: Verificação da aprendizagem (15min) Solicite aos estudantes
que resolvam as questões da página 208 do livro didático Inspire Ciências 8º
ano. Oriente-os da melhor forma possível na resolução da atividade. Não
corrija nesse momento ainda. Etapa 12:
Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Analise
a imagem da lua na página 209 do livro didático Inspire Ciências 8º ano e
responda aos questionamentos. 1. Quais são as características que podemos perceber
na superfície da lua? Espera-se que a turma
comente sobre as diferentes tonalidades de cinza, além de citar a existência
das manchas escuras que cobrem o satélite. Etapa 13:
Sistematização do conhecimento (10min) Explicar sobre a Lua utilizando
os textos das páginas 209 e 210 do livro Inspire Ciências 8º ano AULA 06 TEMA: MOVIMENTOS
DA LUA E FASES Etapa 14: Sistematização dos
conceitos (15min) Explicar sobre “Os movimentos da Lua” utilizando
os textos das páginas 211, 213 e 214 do livro Inspire Ciências 8º ano. Porém,
faça uma demonstração utilizando os alunos como Sol, Terra e Lua, assim, a
compreensão ficará mais fácil. Aproveite para sanar qualquer
dúvida a respeito do objeto em estudo. Etapa 15: Verificando a
aprendizagem (20min) Solicite aos estudantes que
façam a página 212 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Oriente-os da
melhor forma possível na resolução da atividade. Etapa 16:
Correção da Atividade (15min) Agora chegou o momento de sanar as dúvidas encontradas durante a execução
das atividades, corrija e revise as páginas 208 e 212. Observação:
Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula
mais atrativa. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( X ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (191, 197, 208,
212, ); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( X)
Cartaz; () Debate;(X ) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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