Tema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Unidade Temática: Vida e Evolução
Objeto de Conhecimento: Lentes Corretivas / Percepção e interação do Ambiente: Modalidades Sensoriais (visão, olfato e gustação, audição e equilíbrio, tato). Lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. Hábitos do cotidiano que afetam a visão.
Ano: 6º Período: 23/09 a 04/10 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI15) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
(EF06CI16) Identificar hábitos do cotidiano que afetam a visão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Valorizar o cuidado com a própria saúde;
• Relatar e definir a importância da visão humana.
• Diferenciar miopia, hipermetropia e astigmatismo relacionando estas disfunções aos defeitos da visão.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I: Recuperação Paralela da III Unidade
1º Momento: Revisão de todo o conteúdo, através de aula expositiva, sobre Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.
2º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula; Como sugestão, refazer a atividade de Produção textual sobre o assunto (disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br), porém de forma dramatizada.
Parte II:
1º Momento: Levantamento de Conhecimentos Prévios: A beleza do mundo é transmitida as pessoas pelos seus olhos, a todo instante estão enxergando as imagens ao olhar: a natureza, a televisão, para um espelho, as palavras em um livro, à beleza de uma rosa, os olhos da pessoa amada (o), etc. Isto acontece em decorrência da combinação de olho e cérebro que organizam, analisam e processam juntas as informações que vêm do mundo exterior, além de controlar e focalizar a luz no processo da visão. Porém, quem nunca se perguntou como pode o processo da visão ocorrer não em seus olhos, mas sim em seu cérebro. Porque temos dois olhos e não apenas um? Como é o mecanismo de funcionamento dos nossos olhos? Como percebemos o ambiente em nossa volta? Se não enxergássemos, como faríamos para realizar nossas atividades? (nesse momento o professor fala sobre todas as modalidades sensoriais).
2º Momento: Uma atenção especial aos nossos olhos! Vamos Investigar?
1.Forme duplas. 2.Coloque vendas nos olhos do parceiro. Escolha alguns objetos e pergunte: Você está vendo alguma coisa? Pode dizer qual a cor desse objeto? 3. Dê o objeto para seu parceiro manusear e peça que o descreva. Esse procedimento deve ser feito com cada objeto. Escreva o nome do objeto que você deu a seu parceiro e ao lado o nome do objeto que ele relatou. Peça para que os alunos das duplas venham à frente ou fiquem em pé no próprio lugar e compartilhem suas conclusões ou, se preferir, proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que sentiram e discutiram durante a atividade.
3º Momento: Aula expositiva utilizando o material “Olho humano: A janela de Entrada para o estudo da Óptica” disponível por e-mail. Trabalhar os subtemas, Introdução a óptica da visão e Cirurgias: Os velhos “Fundos de Garrafa”.
4º Momento: ATIVIDADE 1: PRÉ-QUESTIONÁRIO até o item 14 (dentro da apostila “Olho humano: A janela de Entrada para o estudo da Óptica”)
5º Momento: Discussão sobre o questionário.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Composição do ar
Unidade Temática: Terra e Universo
Objeto de Conhecimento: Poluição Atmosférica e prejuízos causados a saúde humana.
Ano: 7º Período: 23/09 a 04/10 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI19) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Conhecer e identificar alguns problemas ambientais e relacionados a saúde humana, gerados pela emissão de poluentes no ar.
• Sistematizar e analisar dados de problemas de saúde provenientes da poluição atmosférica decorrentes de atividades humanas.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
I Parte:
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir dos questionamentos/ Para contextualizar o tema, relembre com os alunos a composição atual da atmosférica. Para isso, projete (ou desenhe) o gráfico de pizza demonstrando que, basicamente, podemos dividir em 3 partes, uma que concentra aproximadamente 78%, e as outras 21% e 1% dos gases da atmosfera (ver gráfico em material Gráficos Poluição Atmosférica, disponibilizado por e-mail).
Questione se eles sabem qual o gás que compõe os 78%, os 21% e o 1% e se esses números são sempre constantes em qualquer local. É provável que eles respondam que o oxigênio seja o gás em maior concentração, ou até mesmo o gás carbônico. Ao final da discussão, revele que o gás em maior concentração é o gás nitrogênio, seguido pelo oxigênio, e que dentro do 1% existem diversos gases, incluindo o carbônico. Em geral, a porcentagem desses gases são constantes, porém, a emissão de gases poluentes podem modificar a atmosfera e, consequentemente, a saúde humana. Questione se eles sabem como esses gases podem prejudicar o ser humano e o quanto isso é significante para problemas de saúde. Deixe que levantem hipóteses e as retome no momento pertinente.
2º Momento: pesquisa Dirigida em sala de aula. Dividir a classe em grupos e orientá-los a leitura e interpretação dos textos distribuídos pelo professor em “Poluição Atmosférica”, sobre Maioria da população mundial respira ar poluído. Brasil tem menos mortes por poluição do ar que outros emergentes, mas 'tendência é de piora'. Práticas Sociais que poluem o ar. Os Principais Poluentes do Ar (disponibilizado por e-mail).
3º Momento: Os grupos reproduzirão gráficos representando os textos acima, conforme orientações do material “Mão na Massa” disponibilizado por e-mail, como também os gráficos.
4º Momento: Apresentação de todo o trabalho realizado por grupo, para todos da sala, momento de compartilhar e socializar as diversas informações.
II Parte: Recuperação Paralela da III Unidade
1º Momento: Revisão de todo o conteúdo, através de aula expositiva, sobre Atmosfera: Camadas, principais gases, camada de ozônio e regulação da temperatura do planeta, efeito estufa e Propriedades do ar .
2º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ()
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Os sistemas de nutrição: digerir, respirar, circular e excretar Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; Respiração – movimentos respiratórios e trocas gasosas; distúrbios do sistema respiratório; Circulação sistêmica e circulação pulmonar– o sangue e suas funções; distúrbios do sistema cardiovascular.
Ano: 8º Período: 23/09 a 04/10 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender o processo de produção de energia do corpo e a importância dos alimentos nesse processo.
• Identificar as partes dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e excretor e órgãos anexos em representações figurativas.
• Compreender como cada sistema contribui para produção e condução de energia do corpo.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Revisão dos conteúdos, Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; Respiração – movimentos respiratórios e trocas gasosas; distúrbios do sistema respiratório; Circulação sistêmica e circulação pulmonar– o sangue e suas funções; distúrbios do sistema cardiovascular; através de aula expositiva.
2º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (90 a 94, 111 a 115 ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Estrutura da matéria Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento:
Ano: 9º Período: 29/08 a 06/09 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
• (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Utilizar tabela periódica como instrumento de consulta.
• Identificar a valência de um íon a partir da tabela periódica.
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I:
1º Momento: Aula expositiva utilizando a tabela periódica (aproveitem para reforçar sobre os grupos que tendem a perder e a ganhar elétrons) sobre Átomos, número atômico, estrutura do átomo, os elétrons e sua organização no átomo, cálculo de massa e nêutrons, isótopos, isóbaros e isótonos.
2º Momento: Resolução e correção dos exercícios que foram trabalhados.
3º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma.
Parte II:
1º Momento: Revisão dos conteúdos, Átomos, número atômico, estrutura do átomo, os elétrons e sua organização no átomo, cálculo de massa e nêutrons, isótopos, isóbaros e isótonos, através de aula expositiva.
2º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
Obs: É essencial que os alunos tenham a tabela periódica com distribuição eletrônica em mãos.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário