6ª SD Cie 8º Ano 2023

  

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida”.

Subtema: Como a vida começa?

Unidades Temáticas: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Ovulação e fecundação; Métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Ano:                          Período: 07 a 25/08                                         Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender as formas de transmissão das ISTs. Reconhecer e descrever os sintomas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Propor métodos de prevenção adequados às diferentes ISTs. Demonstrar a importância do planejamento familiar proporcionando à mulher a escolha segura do método contraceptivo.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA


AULA 01

 

Tema: Ovulação, fecundação e menstruação

 

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Após acolher as respostas dos alunos discutir as informações trazidas por eles, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula.

 

Etapa 02: Aprofundando no tema (30 min)

Utilize o vídeo abaixo para entender como acontece a Ovulação e a Fecundação

·         Ovulação (2,44)

https://www.youtube.com/watch?v=01KY3GQKBzg

 

·         Um jeito divertido de entender a fecundação (3,02)

https://www.youtube.com/watch?v=mhmcTP_rz2M&feature=youtu.be

 

Após assistir aos vídeos peça ao aluno para abrirem o livro Inspire Ciências 8º ano página 90,91 e 92. Depois peça que analisem a imagem, copiem no caderno as questões 1 e 2, da página 93 para responder, porém, o professor deverá fazer uma pequena discussão das questões.

 

Etapa 03: Correção da atividade (10min)

 

AULA 02

 

Tema: Gravidez e Parto

Etapa 04: Questão disparadora (5 minutos)

Para iniciar o tema, perguntar aos alunos: Qual pode ser o primeiro sinal de que uma mulher está grávida?

Etapa 05: Aprofundando no Tema (25 minutos)

Exposição do objeto de conhecimento sobre “Gravidez e Parto” utilizando como suporte o livro Inspire Ciências 8º ano, páginas, 95 a 97. Abrir espaço para que os estudantes participem com indagações.

 

Utilize os vídeos abaixo para melhor compreensão do conhecimento:

 

● gravidez por dentro - o parto normal ( 2,21)

https://www.youtube.com/watch?v=Oj_d6wLpeRw

·         Cesariana (3,38)

https://www.youtube.com/watch?v=grEsTJPBpW0

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Copie a atividade abaixo no quadro

1) Quando tem início a gravidez?

2) O que acontece após a fecundação?

3) Como pode ser feito o teste de gravidez?

4) Quanto tempo dura aproximadamente uma gestação?

5) O que se forma na fase inicial de desenvolvimento do bebê?

6) O que é o saco amniótico?

7) Como é popularmente conhecido o saco amniótico?

8) O que é a placenta?

AULA 03

 

Tema: IST- Infecções Sexualmente Transmissíveis

 

Etapa 07: Correção da atividade (10 minutos)

Correção da atividade da aula 02

 

Etapa 08: Aula expositiva e dialogada (40 minutos)

Assistam o vídeo sobre infecções sexualmente transmissíveis disponível no link:

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Dráuzio Varella (14 minutos)

https://www.youtube.com/watch?v=G_-TtdoSmZY&t=485s

Fazer uma aula expositiva com base nas informações do livro didático Inspire Ciências 8º ano, páginas 98  a 101, abrir espaço para as  indagações dos alunos.

 

AULA 04

Tema: Infecções Sexualmente Transmissíveis

Etapa 09: Verificação da Aprendizagem (10 min)

 

 Realizar a atividade 3 da página 105 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

Etapa 10: Correção da atividade (5 minutos)

Fazer a correção da atividade

Etapa 11: Estudo de caso (35 min)

Relate a história de Mariana, menina Itamarajuense, que infelizmente teve várias complicações por falta de responsabilidade. Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida debater sobre as questões através de interpretação, reflexão e socialização com os demais.

HISTÓRIA DE MARINA

Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez

Questões propostas sobre o texto para serem feitas oralmente (faça uma roda de conversa):

Quem teria que pensar na contracepção? César ou Marina?

. Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção?

. Como eles poderiam se prevenir?

. Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar?

. O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha?

. A atitude da mãe da Marina foi correta?

. O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez?

. Que outras opções Marina teriam?

. Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de Marina?

. E o pai de Marina como vai receber a notícia?

AULA 05

Tema: ISTs mais comuns em Itamaraju

Etapa 11: Aprofundando no caso (15 min)

Retomar as questões da aula anterior e elencar outras consequências do não uso do preservativo, em seguida apresentar dados referentes aos casos em nossa cidade. Copiar os dados no quadro.

Hepatite B: Diagnosticados são 94 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 26 pacientes

Hepatite C: Diagnosticados são 24 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 13 pacientes.

HIV: São 210 pacientes ativos.

É fundamental deixar claro que não é apenas esse número de infectados, o CTA possui esse número em atendimento, ou seja, esses casos são os monitorados, existem mais casos.

Etapa 12: Sistematização (20 min)

O que é HIV e AIDS?

Faça a pergunta acima e acolha as respostas.

Logo após informe o agente causador, ou seja, o vírus HIV; os sintomas; os modos de transmissão; as maneiras de prevenção e possíveis tratamentos para a doença. Enfatize que exames periódicos podem ser feitos de maneira gratuita em alguns postos de saúde, ajudando no diagnóstico e tratamento precoces, bem como contribuindo para evitar novos casos.

Uma sugestão de material a ser exibido é o vídeo em que o Dr. Dráuzio Varella fala sobre a epidemia de aids no Brasil, disponível em: acesso em: 22 de set. 2018.

 Ao final desta atividade, faça perguntas à turma, como: “O que é HIV?”; “Qual é a diferença entre HIV e aids?”. Verifique se os estudantes identificam que HIV é a sigla de “vírus da imunodeficiência humana” e, portanto, trata-se do agente causador da infecção. Já aids é a sigla para o nome da doença: síndrome da imunodeficiência adquirida. Informe aos estudantes que a aids é causada pelo vírus HIV, mas nem todas as pessoas portadoras do vírus manifestam a doença e seus sintomas. Há muitos soropositivos que conseguem viver por anos sem desenvolver a doença, sobretudo quando estão em tratamento. Inclusive, algumas pessoas em tratamento podem até chegar a ter o vírus indetectável em exames. Dessa forma, elas não transmitem mais o vírus, mas é fundamental que continuem usando preservativos em todas as relações sexuais.

Pessoas que não apresentam sintomas da aids, mas que não têm a carga viral indetectável, podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou pela gravidez e amamentação (de mãe para filho). Por isso, é muito importante fazer o teste do HIV periodicamente e se proteger em todas as situações de risco. Explique aos estudantes que a aids se caracteriza por uma baixa imunidade e por facilitar a ocorrência de doenças oportunistas nessa situação. Em geral, as pessoas que manifestam a doença morrem em decorrência dessas doenças oportunistas. A melhor forma de prevenir a aids é utilização de preservativos masculinos ou femininos e o não compartilhamento de materiais que tenham contato com o sangue de outras pessoas.

Etapa 13: Roda de conversa (15 min)

Na segunda parte da aula, os estudantes poderão fazer uma de roda de conversa. Onde responderão as questões abaixo:

1) Por que é importante o uso de preservativos em todas as relações sexuais?

 2) Por que pessoas sexualmente ativas devem fazer o teste de HIV periodicamente?

3) Por que pessoas que contraíram o vírus HIV devem fazer um tratamento médico?

AULA 06

Tema: Mais respeito, por favor!

Etapa 13: Leitura e Reflexão (30min)

Orientações: Trabalhar o poema de Bráulio Bessa Na página 108 e 109 e responder a atividade da página 109 do livro Inspire Ciências do 8º ano com os alunos.

 

No link a baixo o poema esta recitado pelo próprio Bráulio.

https://www.youtube.com/watch?v=oDDGeUiwuV4

 

Etapa 14: Correção da Atividade (20 min)

AULA 07

Tema: Tipos de métodos contraceptivos

Etapa 15: Perguntas norteadoras (15 min)

O que são métodos contraceptivos?

Alguém poderia mencionar algum tipo de método contraceptivo?

 Qual é a função dos métodos contraceptivos, também chamados de anticoncepcionais?”.

 

Complemente as informações trazidas pelos estudantes, de forma que eles reconheçam que esses métodos são formas comportamentais, medicamentos, objetos ou cirurgias usados pelas pessoas para evitar a gravidez.

Apresentar aos estudantes alguns dos métodos contraceptivos disponíveis no mercado como: camisinha, pílula anticoncepcional, interrupção da ejaculação, vasectomia e laqueadura.

Se possível, providencie alguns que sejam fáceis de adquirir, como os distribuídos em postos de saúde, para que os estudantes possam observar e até mesmo manusear.

 

Etapa 16: Aprofundamento no tema (20 min)

Exposição do objeto de conhecimento utilizando como suporte o livro Inspire Ciências 8º ano, páginas101 a 104. Abrir espaço para que os estudantes participem com indagações

 

Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (15 min)

 

 Realizar as atividades 1 e 2 da página 105 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

AULA 08

Tema: A evolução do preservativo masculino

Etapa 18: Leitura e interpretação (20 min)

Ler o texto com os alunos da página 106 “Assim se faz ciência”. Pedir a eles que digam qual é o assunto abordado. A intenção é que reconheçam que o avanço na tecnologia possibilitou o desenvolvimento de novos materiais para a confecção de preservativos tornando-os mais confortáveis e seguros.

Fazer a leitora compartilhado e discutir o texto. E logo após fazer a atividade ainda na página 106

Etapa 19: Dinâmica (30 min)

Mergulho no tema: Porque tanta diferença

Realizar a dinâmica da página 107 e responder as questões de reflexão da mesma página.

AULA 09

Tema: Métodos Contraceptivos

Etapa 20: Atividade (15 min)

1. De acordo com o texto, responda às questões abaixo. “São maneiras, medicamentos, objetos e cirurgias usados pelas pessoas para evitar a gravidez. Existem métodos femininos e masculinos. Existem métodos considerados reversíveis, que são aqueles em que a pessoa, após parar de usá-los, volta a ter a capacidade de engravidar. Existem métodos considerados irreversíveis, como a ligadura de trompas uterinas e a vasectomia, porque, após utilizá-los, é muito difícil a pessoa recuperar a capacidade de engravidar.” Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em:. Acesso em: 18 set. 2018

a) O texto se refere a que tipos de métodos e por que eles são importantes?

b) Que métodos apontados no texto são considerados irreversíveis? O que isso significa?

2. Indique a alternativa correta e explique os erros das alternativas incorretas.

 a) A pílula anticoncepcional é considerada um método de barreira.

 b) A camisinha é um método muito ineficaz para prevenir DSTs.

 c) O diafragma é um método eficaz para prevenir uma gravidez não planejada.

 d) Os processos cirúrgicos são muito eficazes para prevenir as DSTs e evitar uma gravidez indesejada.

Etapa 21: Mãos na massa

Pedir que cada aluno construa seu mapa mental sobre os métodos contraceptivos com o auxílio do livro Inspire de Ciências 8º ano.

 

 

Elaboração: Eliete, Éllen, Magalli e Rosimeire.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (93, 94, 105,106,107,109); ( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;    ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário