6ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por
todas as formas de vida e para a vida”. |
|
Subtema:
Como a vida começa? |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Ovulação e fecundação;
Métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). |
|
Ano: 8º Período: 07 a 25/08 Nº de Aulas: 09 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade
considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e
a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de
compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais
adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções
Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de
algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir
estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT)
Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às ISTs mais recorrentes
em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha
e uso desses métodos. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Compreender as formas de transmissão das ISTs. Reconhecer e
descrever os sintomas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Propor
métodos de prevenção adequados às diferentes ISTs. Demonstrar a importância
do planejamento familiar proporcionando à mulher a escolha segura do método
contraceptivo. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Ovulação, fecundação e menstruação Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Apresente aos alunos o título da
aula e solicite que reflitam sobre o tema. Após acolher as respostas dos
alunos discutir as informações trazidas por eles, como forma de
contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados
para a aula. Etapa 02: Aprofundando no tema (30 min) Utilize o vídeo abaixo para
entender como acontece a Ovulação e a Fecundação ·
Ovulação (2,44) https://www.youtube.com/watch?v=01KY3GQKBzg ·
Um jeito divertido de entender a fecundação (3,02) https://www.youtube.com/watch?v=mhmcTP_rz2M&feature=youtu.be Após assistir aos vídeos peça ao
aluno para abrirem o livro Inspire Ciências 8º ano página 90,91 e 92. Depois
peça que analisem a imagem, copiem no caderno as questões 1 e 2, da página 93
para responder, porém, o professor deverá fazer uma pequena discussão das
questões. Etapa 03: Correção da atividade (10min) AULA 02 Tema: Gravidez
e Parto Etapa 04: Questão disparadora (5
minutos) Para iniciar o tema, perguntar aos alunos: Qual pode ser o
primeiro sinal de que uma mulher está grávida? Etapa 05:
Aprofundando no Tema (25 minutos) Exposição do objeto de conhecimento sobre “Gravidez
e Parto” utilizando como suporte o livro Inspire Ciências 8º ano, páginas, 95
a 97. Abrir espaço para que os estudantes
participem com indagações. Utilize os vídeos abaixo
para melhor compreensão do conhecimento: ● gravidez por dentro - o parto normal (
2,21) https://www.youtube.com/watch?v=Oj_d6wLpeRw ·
Cesariana (3,38) https://www.youtube.com/watch?v=grEsTJPBpW0 Etapa 06:
Verificação da Aprendizagem (20 min) Copie a atividade abaixo no quadro 1) Quando tem início a gravidez? 2) O que acontece após a fecundação? 3) Como pode ser feito o teste de gravidez? 4) Quanto tempo dura aproximadamente uma gestação? 5) O que se forma na fase inicial de
desenvolvimento do bebê? 6) O que é o saco amniótico? 7) Como é popularmente conhecido o saco
amniótico? 8) O que é a placenta? AULA 03 Tema: IST- Infecções Sexualmente Transmissíveis Etapa
07: Correção da atividade (10 minutos) Correção da atividade da aula 02 Etapa 08: Aula expositiva e dialogada
(40 minutos) Assistam o vídeo sobre infecções sexualmente
transmissíveis disponível no link: INFECÇÕES SEXUALMENTE
TRANSMISSÍVEIS | com Dráuzio Varella (14 minutos) https://www.youtube.com/watch?v=G_-TtdoSmZY&t=485s Fazer uma aula expositiva com base nas informações do
livro didático Inspire Ciências 8º ano, páginas 98 a 101, abrir espaço para as indagações dos alunos. AULA
04 Tema:
Infecções
Sexualmente Transmissíveis Etapa 09:
Verificação da Aprendizagem (10 min) Realizar a
atividade 3 da página 105 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Etapa
10: Correção da atividade (5 minutos) Fazer a correção da atividade Etapa 11: Estudo de caso (35 min) Relate a história de
Mariana, menina Itamarajuense, que infelizmente teve várias complicações por
falta de responsabilidade. Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida debater
sobre as questões através de interpretação, reflexão e socialização com os
demais. HISTÓRIA DE MARINA Marina tem 14 anos é
filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma
grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre
encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia
todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar
férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família,
portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na
educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia,
calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida.
Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19
anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César
convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do
Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina
ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para
iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia
rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico,
logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era
virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César
acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava
sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe
respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com
papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito
nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias
terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde
de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César,
também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava
errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu
Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela
estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das
férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou
a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou
desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia
foram ao médico que confirmou a gravidez Questões propostas sobre o texto para serem
feitas oralmente (faça uma roda de conversa): Quem
teria que pensar na contracepção? César ou Marina? .
Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção? .
Como eles poderiam se prevenir? .
Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar? .
O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar
camisinha? .
A atitude da mãe da Marina foi correta? .
O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez? .
Que outras opções Marina teriam? .
Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de
Marina? .
E o pai de Marina como vai receber a notícia? AULA 05 Tema:
ISTs mais comuns em Itamaraju Etapa 11: Aprofundando no caso (15 min) Retomar as questões da aula
anterior e elencar outras consequências do não uso do preservativo, em
seguida apresentar dados referentes aos casos em nossa cidade. Copiar os
dados no quadro. Hepatite B: Diagnosticados são 94 pacientes Em acompanhamento (exames, consultas) são 26 pacientes Hepatite C: Diagnosticados são 24 pacientes Em acompanhamento (exames, consultas) são 13 pacientes. HIV: São 210 pacientes ativos. É fundamental deixar claro que não
é apenas esse número de infectados, o CTA possui esse número em atendimento,
ou seja, esses casos são os monitorados, existem mais casos. Etapa 12: Sistematização (20 min) O que é HIV e AIDS? Faça
a pergunta acima e acolha as respostas. Logo
após informe o agente causador, ou seja, o vírus HIV; os sintomas; os modos
de transmissão; as maneiras de prevenção e possíveis tratamentos para a
doença. Enfatize que exames periódicos podem ser feitos de maneira gratuita
em alguns postos de saúde, ajudando no diagnóstico e tratamento precoces, bem
como contribuindo para evitar novos casos. Uma
sugestão de material a ser exibido é o vídeo em que o Dr. Dráuzio Varella
fala sobre a epidemia de aids no Brasil, disponível em: acesso em: 22 de set.
2018. Ao final desta atividade, faça perguntas à
turma, como: “O que é HIV?”; “Qual é a diferença entre HIV e aids?”.
Verifique se os estudantes identificam que HIV é a sigla de “vírus da
imunodeficiência humana” e, portanto, trata-se do agente causador da
infecção. Já aids é a sigla para o nome da doença: síndrome da
imunodeficiência adquirida. Informe aos estudantes que a aids é causada pelo
vírus HIV, mas nem todas as pessoas portadoras do vírus manifestam a doença e
seus sintomas. Há muitos soropositivos que conseguem viver por anos sem
desenvolver a doença, sobretudo quando estão em tratamento. Inclusive,
algumas pessoas em tratamento podem até chegar a ter o vírus indetectável em
exames. Dessa forma, elas não transmitem mais o vírus, mas é fundamental que
continuem usando preservativos em todas as relações sexuais. Pessoas
que não apresentam sintomas da aids, mas que não têm a carga viral
indetectável, podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais
desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou pela gravidez e
amamentação (de mãe para filho). Por isso, é muito importante fazer o teste
do HIV periodicamente e se proteger em todas as situações de risco. Explique
aos estudantes que a aids se caracteriza por uma baixa imunidade e por
facilitar a ocorrência de doenças oportunistas nessa situação. Em geral, as
pessoas que manifestam a doença morrem em decorrência dessas doenças
oportunistas. A melhor forma de prevenir a aids é utilização de preservativos
masculinos ou femininos e o não compartilhamento de materiais que tenham
contato com o sangue de outras pessoas. Etapa 13: Roda de conversa (15 min) Na
segunda parte da aula, os estudantes poderão fazer uma de roda de conversa.
Onde responderão as questões abaixo: 1)
Por que é importante o uso de preservativos em todas as relações sexuais? 2) Por que pessoas sexualmente ativas devem
fazer o teste de HIV periodicamente? 3)
Por que pessoas que contraíram o vírus HIV devem fazer um tratamento médico? AULA 06 Tema: Mais respeito, por favor! Etapa 13: Leitura e Reflexão (30min) Orientações: Trabalhar
o poema de Bráulio Bessa Na página 108 e 109 e responder a atividade da
página 109 do livro Inspire Ciências do 8º ano com os alunos. No link a baixo o poema esta
recitado pelo próprio Bráulio. https://www.youtube.com/watch?v=oDDGeUiwuV4 Etapa 14: Correção da
Atividade (20 min) AULA 07 Tema: Tipos de métodos
contraceptivos Etapa
15: Perguntas norteadoras (15 min) O que são métodos contraceptivos? Alguém poderia
mencionar algum tipo de método contraceptivo? Qual é a função dos métodos contraceptivos,
também chamados de anticoncepcionais?”. Complemente
as informações trazidas pelos estudantes, de forma que eles reconheçam que
esses métodos são formas comportamentais, medicamentos, objetos ou cirurgias
usados pelas pessoas para evitar a gravidez. Apresentar
aos estudantes alguns dos métodos contraceptivos disponíveis no mercado como:
camisinha, pílula anticoncepcional, interrupção da ejaculação, vasectomia e
laqueadura. Se
possível, providencie alguns que sejam fáceis de adquirir, como os
distribuídos em postos de saúde, para que os estudantes possam observar e até
mesmo manusear. Etapa
16:
Aprofundamento no tema (20
min) Exposição do objeto de conhecimento
utilizando como suporte o livro Inspire Ciências 8º ano, páginas101 a 104.
Abrir espaço para que os estudantes
participem com indagações Etapa 17:
Verificação da Aprendizagem (15 min) Realizar as
atividades 1 e 2 da página 105 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. AULA 08 Tema: A evolução do preservativo masculino Etapa 18: Leitura e interpretação (20 min) Ler
o texto com os alunos da página 106 “Assim se faz ciência”. Pedir a eles que
digam qual é o assunto abordado. A intenção é que reconheçam que o avanço na
tecnologia possibilitou o desenvolvimento de novos materiais para a confecção
de preservativos tornando-os mais confortáveis e seguros. Fazer
a leitora compartilhado e discutir o texto. E logo após fazer a atividade
ainda na página 106 Etapa 19: Dinâmica (30 min) Mergulho no tema: Porque tanta diferença Realizar a dinâmica da página 107
e responder as questões de reflexão da mesma página. AULA 09 Tema: Métodos Contraceptivos Etapa 20: Atividade (15 min) 1.
De acordo com o texto, responda às questões abaixo. “São maneiras,
medicamentos, objetos e cirurgias usados pelas pessoas para evitar a
gravidez. Existem métodos femininos e masculinos. Existem métodos
considerados reversíveis, que são aqueles em que a pessoa, após parar de
usá-los, volta a ter a capacidade de engravidar. Existem métodos considerados
irreversíveis, como a ligadura de trompas uterinas e a vasectomia, porque,
após utilizá-los, é muito difícil a pessoa recuperar a capacidade de
engravidar.” Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em:. Acesso em: 18 set.
2018 a) O texto se refere a que tipos de métodos e por
que eles são importantes? b) Que métodos apontados no texto são considerados
irreversíveis? O que isso significa? 2. Indique a alternativa correta e explique os erros
das alternativas incorretas. a) A pílula
anticoncepcional é considerada um método de barreira. b) A
camisinha é um método muito ineficaz para prevenir DSTs. c) O
diafragma é um método eficaz para prevenir uma gravidez não planejada. d) Os
processos cirúrgicos são muito eficazes para prevenir as DSTs e evitar uma
gravidez indesejada. Etapa 21: Mãos na massa Pedir que
cada aluno construa seu mapa mental sobre os métodos contraceptivos com o auxílio
do livro Inspire de Ciências 8º ano. Elaboração: Eliete, Éllen, Magalli e Rosimeire. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (93,
94, 105,106,107,109); ( ) Seminários; (
) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X)
Cartaz; (X) Debate; ( X) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário