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2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
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Subtema: Ambiente e Sociedade: investigando a paisagem
local em diferentes perspectivas. |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
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Objetos de Conhecimento: Diversidade
de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Amazônia, Cerrado,
Mata Atlântica e Caatinga. Solo e Rochas (recomposição). |
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Anos: 7º Período: 07 a 22/04 Nº de Aulas:
08 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no
estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de
cada um deles. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Conceituar
e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros
conforme suas características, em especial os Biomas Amazônia, Cerrado, Mata
Atlântica e Caatinga. Observar espécies típicas do Bioma Cerrado. Entender
como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer a riqueza e
biodiversidade da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação.
Identificar as principais características dos Biomas, associando-os ou
diferenciando-os em relação às paisagens locais investigadas. Coletar,
organizar e analisar informações de maneira crítica, para validar ou refutar
hipóteses sobre as mudanças que ocorreram e que ocorrem nas paisagens locais,
relacionando-as aos impactos das ações humanas. Diferenciar elementos de
composição da paisagem, reconhecendo escalas de observação no território. Reconhecer
as principais características da paisagem local, investigando os diferentes
tipos de solo; Formular perguntas investigativas a partir das observações da
paisagem local. Recorrer a diferentes métodos de investigação em contextos
variados, com a aplicação de diferentes recursos. |
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Expectativas
de aprendizagem: o que os estudantes vão aprender e saber fazer |
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Ao final da SD,
os estudantes devem reconhecer que uma investigação pode relacionar
diferentes informações a partir da observação, distinção e construção de
representações, e que em um mesmo espaço-tempo existem várias possibilidades
e escalas de observação de um fenômeno ou de objetos do seu entorno. Também,
estabelecerão relações interdisciplinares entre o Planeta Terra, a composição
do solo, os biomas, a cultura local e o estudo das paisagens, importantes nas
adolescências para a construção das identidades, sentimento de pertencimento,
social e histórico, e compreensão da territorialidade. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA: Como é a
natureza do Brasil? Etapa 01:
Levantamentos de conhecimentos prévios (10min) Para
sondar o conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos
e imagens de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma
floresta com plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e
plantas rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc
(fica a critério e responsabilidade de cada professor organizar, selecionar e
apresentar as imagens). |
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Ao longo da
exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes: “O
que essas imagens têm em comum”? Existe algum elemento que esteja presente em
todas as imagens? O que as diferencia? Qual dos elementos da imagem você
percebe no ambiente em que mora? Etapa 02: Para
Início de Conversa (10min) Solicitar
aos alunos que escrevam e respondam às questões da página 41 do livro
didático A Conquista Ciências, 7º ano para posteriormente socializar com a
turma . Etapa 03:
Sistematizando o Conhecimento (20 min) Agora
que já foram apresentados ao tema, acolha as respostas dos alunos na etapa
anterior e esclareça os equívocos apresentados, começando pelo conceito de
bioma e sua importância: “Bioma como um grande espaço geográfico que compartilha
das mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um
grande número de espécies animais e vegetais. Os biomas são importantes
porque são onde vive e interage o ser humano com a natureza, tirando dela seu
sustento. Contudo, para que o ciclo se mantenha e as teias e cadeias
alimentares não sejam drasticamente afetadas, a natureza deve estar em
equilíbrio.” Utilizar como suporte o livro didático A Conquista 7º Ano,
páginas 42 e 43. Etapa 04: Problematização e Contextualização
Professor providencie o seguinte
material para próxima aula: Amostras de diferentes tipos de solo: Exemplo: solo
arenoso, calcário, latossolo, etc.; pequenas amostras de rochas: Exemplo:
quartzo, arenito, granito, etc.; Painéis ou imagens de biomas: com exemplos
de mata atlântica, cerrado, caatinga, Amazônia, pampa, pantanal e suas características
(impressos ou digitais). Se não conseguir o real, utilize imagens, vídeos,
etc. AULA
02 TEMA: Recompondo
aprendizagens sobre Solo e Rochas (CLC) Etapa 04: Mão na
Massa I (30 min) Orientação:
Em
um primeiro momento propõem-se um estudo dos elementos que compõem as paisagens, caracterizando
amostras de solos e de rochas: ●
Com os estudantes organizados em pequenos grupos,
distribua amostras de diferentes tipos de solos (arenoso, calcário,
latossolo, entre outros) e pequenas rochas para observação (quartzo, arenito, granito,
entre outros). ●
Peça aos estudantes para que toquem, observem as
texturas e cores, e discutam entre si as diferenças e semelhanças,
registrando registrando no diário de bordo (anexado ao final da sequência)
suas observações e informando se já viram essas amostras em algum lugar que
conheçam, que as reconheceram também nos ambientes observados na atividade
anterior em que analisaram as paisagens do entorno. ●
Dois grupos poderão se unir para compartilharem suas
observações e registros, verificando pontos em comum e pontos divergentes.
Após a socialização dos resultados em grupos, explique as diferenças entre essas rochas e solos, e que suas diferenças
estão relacionadas à estrutura da Terra. Observação: Se não
conseguir as amostras, poderá levar os estudantes a campo, na área externa da
própria escola, no entorno ou casas de material de construção, marmoraria,
etc, para coletarem essas amostras. Etapa 05:
Sistematizando o Conhecimento (20 min) Após
os estudos investigativos realizados nas etapas anteriores, sistematize o
conhecimento ilustrado a partir dos vídeos do resumo de solo e rocha,
disponíveis nos links abaixo, em seguida peça para realizarem as atividades
abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=AKyywp76eZo (4 min) https://www.youtube.com/watch?v=cwSOj4KGdmU (4 min 53s) A
partir do vídeo sobre rochas preencha a tabela abaixo! Construa
uma tabela no quadro, como a mostrado abaixo:
É
interessante até, reproduzir a tabela antes no quadro, pedir aos estudantes
que anotem no caderno para assistirem o vídeo direcionado para as respostas
da tabela. Sobre
os tipos de solo, oriente-os a acomodar os diferentes tipos em camadas sobrepostas
em uma garrafinha transparente. Essa é uma atividade para ser realizada em
casa. AULA 03 TEMA: As diferenças entre os biomas Etapa 06: Aprofundando
no Tema (30 min) (CLC) Associando os
tipos de solos e de rochas, ao estudo das paisagens e aos Biomas do Brasil: Novamente em grupos, apresente
digitalmente ou distribua um painel de imagens com diferentes Biomas, diferenciando e destacando as
características que compõem cada um deles, como espécies de plantas e
animais, aspectos climáticos e tipos de solo. É possível selecionar os Biomas
que compõem as paisagens locais em comparação com outros com características
semelhantes e diferentes. Os materiais devem ser selecionados e adaptados de
acordo com o seu território e a sua realidade. Estimulando
a roda de conversa entre eles, pergunte: ●
Quais características são diferentes entre cada
bioma nas imagens? ●
Existem plantas e animais que aparecem com mais
frequência em cada bioma? ●
Pela imagem podemos dizer qual bioma parece ser mais
quente? ●
E qual é o mais frio? ●
Qual recebe mais chuva na sua opinião? ●
O clima do bioma influencia os seres vivos que vivem
lá? ●
Em algum deles você relaciona alguma amostra de solo
que estudamos na atividade anterior? ●
Em sua opinião o tipo de solo interfere no ciclo de
vida dos seres vivos, principalmente, nas plantas, que crescem em cada bioma? ●
Com base nessas características qual desses biomas é
mais parecido com o lugar onde vocês vivem? Por quê? Etapa
07: Verificação da Aprendizagem (20 min) Explorar os mapas dos
biomas (página 43 do Livro didático 7ºano) com os estudantes, ajudando-os a
identificar a região em que a escola se localiza e qual é o bioma
predominante. Perguntar o que significam as áreas vermelhas do mapa B e se a
devastação tem relação com as atividades humanas. Pedir que listem atividades
que contribuem com a destruição dos ambientes naturais. Após a realização da atividade, faça a correção. Aproveitar esse
momento para dirimir possíveis dúvidas levantadas durante a realização da
atividade e acrescentar mais informações a respeito. AULA
04 TEMA: Bioma
Amazônia Etapa 09: Etapa 08: Para Início de Conversa (05 min) Faça
um breve resumo do fora trabalhado nas aulas anteriores, reafirme que existem
diferentes biomas espalhados pelo mundo, como já foi visto. Para facilitar o
estudo, o Brasil pode ser dividido em seis biomas, os quais de maneira geral
apresentam características próprias, envolvendo fatores como clima, relevo,
tipo de solo, flora, fauna, disponibilidade de água e de luz solar. Etapa 10: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 min) Inicie
a aula propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos
sobre o Bioma Amazônia. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com
questões norteadoras como: 1. Qual a importância do bioma Amazônia? 2. Como é
sua vegetação? 3. Quais são as características desse bioma? 4. Como é o
clima, o solo? Etapa 11:
Sistematizando o conhecimento (20 min) O
bioma Amazônia é o maior do Brasil. Ele ocupa cerca de 49% do território
brasileiro e se estende pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará,
Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. A principal paisagem da
Amazônia é de florestas verdes e densas em terra firme, e seu relevo possui
diferentes formações, como planaltos, morros, vales e planícies. Regiões com
inundações periódicas, chamadas de florestas e campos de várzea, também estão
presentes. O solo é rico em matéria orgânica originada da vegetação
exuberante, mas pobre em nutrientes. Comentar que, apesar de a Amazônia ser
uma floresta tropical que ocupa uma extensa área do território brasileiro,
ela está sob grande ameaça. Em 2015, foi realizada uma pesquisa sobre o
estado de conservação das florestas tropicais. Compilando dados de 24
autores, determinou-se que 70% das florestas remanescentes do planeta,
incluindo a Amazônia, estão em grande ameaça, por estarem posicionadas em
regiões que colocam sua preservação em risco, próxima de áreas ocupadas por
atividades humanas. Complementar a aprendizagem com informações contidas nas
páginas 44 e 45 do livro didático de Ciências 7º ano. Esse momento é
apropriado para dirimir dúvidas levantadas. Convide os estudantes a
assistirem o vídeo Biomas: Amazônia, disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=vg9-DLSuo7Q
(5 min). Observação:
Caso não seja possível passar o vídeo, utilize o material disponível no link
abaixo, nele encontra-se tabelas com informações sobre o tema, que seria
interessante o estudante reproduzir no caderno como resumo. https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/amazonia.htm
Etapa 11: Verificação
da Aprendizagem (15min) Oriente
os estudantes a realizarem a atividade da página 45 do livro didático A
Conquista 7º Ano. Sugira que façam em grupo. AULA 05 TEMA: Cerrado Etapa 12:
Correção da Atividade (15 min) Aproveitar esse momento para
dirimir possíveis dúvidas levantadas durante a realização da atividade e
acrescentar mais informações a respeito. Etapa 13: Levantamento
de Conhecimentos Prévios (5min) Orientações: Apresente a imagem aos
alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte: ·
Qual o nome desta fruta? ·
Alguém já comeu esta fruta? ·
Ela tem um sabor bom? Explique aos alunos
que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies
típicas do cerrado brasileiro. Questão disparadora: O que você sabe sobre o cerrado, mata
atlântica e caatinga? Acolha as respostas, por enquanto. Desvendando o
Mistério (5min) Volte
a perguntar sobre a fruta ilustrada acima, em seguida dê as informações
precisas a partir do texto abaixo. O pequi é conhecido como ouro do cerrado e
é um dos frutos mais famosos da região. O pequizeiro é uma árvore bonita e
frondosa, que pode chegar até 12 metros de altura e produz seus frutos de
novembro a janeiro. Grandinho como uma maçã e de casca verde, o pequi possui
caroços revestidos por uma polpa macia riquíssima em vitamina C, que possui
pequenos espinhos por baixo. Embaixo dos espinhos encontra-se uma amêndoa,
também muito apreciada, que pode ser consumida torrada, in natura,
caramelizada, em licores, e até em óleos, como cosmético. O pequi é muito
utilizado na culinária regional, sendo comumente cozido no arroz e no feijão.
E aí, nunca ouviu falar dessa fruta? Etapa 13:
Aprofundando no Tema (15 min) Fazer
aula expositiva abrindo espaço para a participação dos estudantes, utilizar o
livro didático de Ciências, página 46 e 47 como suporte (seguir as
orientações didáticas das mesmas páginas). Não esqueça de falar sobre o capim
dourado, uma planta de valor econômico e que merece destaque no contexto da
extração sustentável, use como apoio as Orientações didáticas da página 47 do
livro didático. Etapa 14: Contando
História (10 min) Professor,
conte a história do Lobo Guará disponível no seguinte link https://chc.org.br/coluna/quem-tem-medo-do-lobo-guara/
, em seguida, peça que os estudantes em casa, pesquisem curiosidades de
algumas espécies do cerrado para contarem na próxima aula. AULA 06 Tema: Mata
Atlântica Etapa 15: Para
início de conversa (30 min) Fazer
uma leitura compartilhada com os estudantes sobre a Mata Atlântica, da sessão
Roda de Conversa do livro didático A Conquista Ciências, página 65. A atividade coopera para que os
estudantes reconheçam a importância sociocultural do bioma Mata Atlântica. Oriente-os
a fazer uma primeira leitura do texto. Depois, releia-o com eles,
evidenciando alguns pontos que julgar importantes. Como atualmente resta
apenas uma pequena parcela preservada do bioma Mata Atlântica, pode
ser um
exercício mental interessante imaginar como essa região era originalmente, antes
da ocupação humana e dos grandes centros urbanos. Essa
atividade inicial é para aguçar a curiosidade dos estudantes sobre a Mata
Atlântica. Etapa 16: Interpretando
o texto (20 min) Após
a leitura e discussão sobre o texto, peça aos estudantes para responderem as
questões interpretativas da página 65 do livro didático, fique a disposição
para ajuda-los no que for possível. AULA 07 Tema: Mata
Atlântica Parte II Etapa 17: Correção
e comentários (15 min) Essa etapa é
para corrigir as questões interpretativas e aproveitar para sanar possíveis
dúvidas encontradas. Etapa 18:
Aprofundando no tema (20 min) Fazer
aula expositiva abrindo espaço para a participação dos estudantes, utilizar o
livro didático de Ciências, página 48 e 49 como suporte (seguir as
orientações didáticas das mesmas páginas, é muito importante na condução para
o desenvolvimento dessa habilidade).Em seguida, peça que respondam as duas
questões da página 49. Etapa 19: Mão na
Massa (15min) Orientações: O tempo total do Mão na massa é
de 30 minutos (terminará na próxima aula), sendo 3 minutos para a leitura dos
textos e para assistir o vídeo, 17 minutos para o ensaio da encenação, 9
minutos para as apresentações cênicas das equipes e mais 1 minuto para
observação das imagens complementares. Organize a sala em três equipes e
distribua os textos disponíveis aqui. Equipe
1 receberá o texto 1, equipe 2 receberá o texto 2 e equipe 3 receberá o vídeo
disponível em: <https://bit.ly/2zc6Pth > (Distribua 5 ou 6
textos para a equipe 1 e para a equipe 2, para que todos possam conhecer o
texto). Diga
aos alunos que eles deverão ler o texto correspondente à sua equipe ou
assistir ao vídeo, de acordo com a distribuição. Peça às equipes formadas que
encenem os textos e o vídeo trabalhado. Comece pela ordem: equipe 1, depois
equipe 2 e, por fim, equipe 3. Após as encenações, entregue um documento
contendo imagens complementares para que os alunos observem ilustrações de
seres vivos e condições do bioma mata atlântica de acordo o que abordaram nos
textos e vídeo (distribua 2 cópias para cada equipe). As imagens
complementares estão disponíveis aqui. Depois,
peça aos estudantes que abordem os aspectos da Mata Atlântica, mediante
material disponibilizado e apresentações das equipes. Você poderá fazer
algumas perguntas, como por exemplo: Como é o clima da Mata
Atlântica? Quais animais são típicos da Mata Atlântica? E quais
plantas? Como é a relação do homem com a Mata Atlântica? AULA 08 TEMA: Mata Atlântica e
Caatinga
Etapa 18: Sistematização
do conhecimento (15min) Orientações: Sugere-se que os alunos ocupem 8 minutos para o preenchimento
do fluxograma e 7 minutos para as apresentações deles. Após as encenações,
peça às equipes que produzam um fluxograma apresentando os aspectos da Mata
Atlântica. O fluxograma e um eventual gabarito, estão
disponíveis via WhatsApp. Imprima e entregue um fluxograma para cada equipe.
Ao entregar um fluxograma para as equipes, entregue também uma tesoura e
oriente os alunos para que escolham, dentre as imagens complementares que
receberam no Mão na massa, um animal para representar a fauna e uma planta,
para representar a flora. Após a construção do fluxograma, cada equipe deverá
compartilhar com a turma o que colocou nele e, no momento da apresentação,
mostrar as duas imagens que escolheram. Eles poderão mostrar o animal no
momento que estiverem falando da fauna e a planta quando estiverem falando da
flora (fauna e flora são partes integrantes do fluxograma). Verifique se os
fluxogramas estão corretamente preenchidos. Etapa 19:
Levantamento de Conhecimentos Prévios sobre a Caatinga (15 min) Orientações: Apresente a imagem aos
alunos e faça algumas perguntas: ·
Vocês sabem do que a imagem? ·
Vocês se lembram em que país aconteceu a
Copa do Mundo de 2014? ·
Qual o nome deste mascote? ·
Alguém sabe o significado do nome do
mascote? ·
Que espécie ele representa? ·
Vocês sabem por que esse mascote foi
escolhido? Possíveis
respostas (distribuídas na mesma ordem das perguntas): ·
A imagem representa o mascote da Copa do
Mundo de Futebol de 2014; ·
Brail ·
Fuleco ·
“Ful”: futebol e “eco”: meio ambiente,
natureza. ·
Tatu-bola, uma referência ao principal
objeto do futebol, a bola. ·
Uma forma de representar a fauna brasileira; Explique
aos estudantes que nesta aula eles conhecerão o único bioma 100% brasileiro. Questão disparadora:
Como é a Caatinga? Orientações: Leia a
pergunta para a turma. Solicite que os alunos exponham pontos de vista sobre
a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletir a respeito da questão e
instigue a curiosidade deles. Etapa 20: Aprofundando no tema (15 min) Fazer
aula expositiva abrindo espaço para a participação dos estudantes, utilizar o
livro didático de Ciências, página 50 e 51 como suporte (seguir as
orientações didáticas das mesmas páginas, é muito importante na condução para
o desenvolvimento dessa habilidade). A Caatinga é um bioma exclusivamente
brasileiro, caracterizado pelo clima semiárido. Evidencie que a paisagem da
Caatinga muda drasticamente no verão (época seca) e no inverno (época de
chuvas), mostrando aos estudantes fotografias da região nesses dois períodos.
É importante orientá-los a observar que o solo rachado, as árvores sem folhas
e o ambiente com o aspecto onde parece não existir vida, dá lugar a uma
paisagem florida e verdejante depois dos períodos de chuva. Nesse sentido,
vale a pena explorar o significado da palavra caatinga com os estudantes,
relacionando-o ao aspecto da vegetação nos períodos de seca. Em seguida, peça
que respondam as questões da página 51. Etapa 21: Diário
de bordo (5 min)
Elaboração: Nilsilane |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (41, 43,
45,47, 49 e 51
) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
(X) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
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