2ª SD Cie 7º Ano 2025

 

                                       

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Subtema: Ambiente e Sociedade: investigando a paisagem local em diferentes perspectivas.

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Solo e Rochas (recomposição).

Anos:                                         Período: 07 a 22/04                                  Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme suas características, em especial os Biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Observar espécies típicas do Bioma Cerrado. Entender como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação. Identificar as principais características dos Biomas, associando-os ou diferenciando-os em relação às paisagens locais investigadas. Coletar, organizar e analisar informações de maneira crítica, para validar ou refutar hipóteses sobre as mudanças que ocorreram e que ocorrem nas paisagens locais, relacionando-as aos impactos das ações humanas. Diferenciar elementos de composição da paisagem, reconhecendo escalas de observação no território. Reconhecer as principais características da paisagem local, investigando os diferentes tipos de solo; Formular perguntas investigativas a partir das observações da paisagem local. Recorrer a diferentes métodos de investigação em contextos variados, com a aplicação de diferentes recursos.

Expectativas de aprendizagem: o que os estudantes vão aprender e saber fazer

Ao final da SD, os estudantes devem reconhecer que uma investigação pode relacionar diferentes informações a partir da observação, distinção e construção de representações, e que em um mesmo espaço-tempo existem várias possibilidades e escalas de observação de um fenômeno ou de objetos do seu entorno. Também, estabelecerão relações interdisciplinares entre o Planeta Terra, a composição do solo, os biomas, a cultura local e o estudo das paisagens, importantes nas adolescências para a construção das identidades, sentimento de pertencimento, social e histórico, e compreensão da territorialidade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: Como é a natureza do Brasil?

 

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10min)

Para sondar o conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos e imagens de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma floresta com plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e plantas rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc (fica a critério e responsabilidade de cada professor organizar, selecionar e apresentar as imagens).

 

 

  Ao longo da exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes: “O que essas imagens têm em comum”? Existe algum elemento que esteja presente em todas as imagens? O que as diferencia? Qual dos elementos da imagem você percebe no ambiente em que mora?

 

Etapa 02: Para Início de Conversa (10min)

 

Solicitar aos alunos que escrevam e respondam às questões da página 41 do livro didático A Conquista Ciências, 7º ano para posteriormente socializar com a turma .

 

Etapa 03: Sistematizando o Conhecimento (20 min)

Agora que já foram apresentados ao tema, acolha as respostas dos alunos na etapa anterior e esclareça os equívocos apresentados, começando pelo conceito de bioma e sua importância: “Bioma como um grande espaço geográfico que compartilha das mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e vegetais. Os biomas são importantes porque são onde vive e interage o ser humano com a natureza, tirando dela seu sustento. Contudo, para que o ciclo se mantenha e as teias e cadeias alimentares não sejam drasticamente afetadas, a natureza deve estar em equilíbrio.” Utilizar como suporte o livro didático A Conquista 7º Ano, páginas 42 e 43. 

 

Etapa 04: Problematização e Contextualização

  1. No grupo da sala peça que os estudantes descrevam como é a paisagem no qual a escola pertence, listando características, elementos importantes e referências que se destacam para identificar que estão nesse território.
  2. Após, individualmente, solicite que eles descrevam as paisagens no trajeto de casa para a escola, listando o que veem e o que compõem a paisagens, em específico, quais as características do solo que podem observar.
  3. Novamente em grupo, peça que os estudantes compartilhem o que descreveram de suas paisagens e relacione o que é natural e o que é resultado da ação humana, identificando na opinião deles as questões ambientais relacionadas ao modo de vida de nossa sociedade.

 

Professor providencie o seguinte material para próxima aula: Amostras de diferentes tipos de solo: Exemplo: solo arenoso, calcário, latossolo, etc.; pequenas amostras de rochas: Exemplo: quartzo, arenito, granito, etc.; Painéis ou imagens de biomas: com exemplos de mata atlântica, cerrado, caatinga, Amazônia, pampa, pantanal e suas características (impressos ou digitais). Se não conseguir o real, utilize imagens, vídeos, etc.

 

AULA 02

 

TEMA: Recompondo aprendizagens sobre Solo e Rochas  (CLC)

 

Etapa 04: Mão na Massa I (30 min)

Orientação: Em um primeiro momento propõem-se um estudo dos elementos que compõem as                paisagens, caracterizando amostras de solos e de rochas:

        Com os estudantes organizados em pequenos grupos, distribua amostras de diferentes tipos de solos (arenoso, calcário, latossolo, entre outros) e pequenas rochas para      observação (quartzo, arenito, granito, entre outros).

        Peça aos estudantes para que toquem, observem as texturas e cores, e discutam entre si as diferenças e semelhanças, registrando registrando no diário de bordo (anexado ao final da sequência) suas observações e informando se já viram essas amostras em algum lugar que conheçam, que as reconheceram também nos ambientes observados na atividade anterior em que analisaram as paisagens do entorno.     

        Dois grupos poderão se unir para compartilharem suas observações e registros, verificando pontos em comum e pontos divergentes. Após a socialização dos resultados em grupos, explique as diferenças entre  essas rochas e solos, e que suas diferenças estão relacionadas à estrutura da Terra.

 

Observação: Se não conseguir as amostras, poderá levar os estudantes a campo, na área externa da própria escola, no entorno ou casas de material de construção, marmoraria, etc, para coletarem essas amostras.

 

Etapa 05: Sistematizando o Conhecimento (20 min)

Após os estudos investigativos realizados nas etapas anteriores, sistematize o conhecimento ilustrado a partir dos vídeos do resumo de solo e rocha, disponíveis nos links abaixo, em seguida peça para realizarem as atividades abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AKyywp76eZo  (4 min)

 https://www.youtube.com/watch?v=cwSOj4KGdmU  (4 min 53s)

 

A partir do vídeo sobre rochas preencha a tabela abaixo!

Construa uma tabela no quadro, como a mostrado abaixo:

 

Estrutura

Tipos de rochas

 

Magmática

Sedimentar

Metamórfica

Processo de formação

 

 

 

Representantes mais comuns

 

 

 

Características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha)

 

 

 

 

É interessante até, reproduzir a tabela antes no quadro, pedir aos estudantes que anotem no caderno para assistirem o vídeo direcionado para as respostas da tabela.

 

Sobre os tipos de solo, oriente-os a acomodar os diferentes tipos em camadas sobrepostas em uma garrafinha transparente. Essa é uma atividade para ser realizada em casa.

 

 

 

 

 

 

AULA 03

 

TEMA: As diferenças entre os biomas

 

Etapa 06: Aprofundando no Tema (30 min) (CLC)

Associando os tipos de solos e de rochas, ao estudo das paisagens e aos Biomas do Brasil:

Novamente em grupos, apresente digitalmente ou distribua um painel de imagens com diferentes      Biomas, diferenciando e destacando as características que compõem cada um deles, como espécies de plantas e animais, aspectos climáticos e tipos de solo. É possível selecionar os Biomas que compõem as paisagens locais em comparação com outros com características semelhantes e diferentes. Os materiais devem ser selecionados e adaptados de acordo com o seu território e a sua realidade.          

Estimulando a roda de conversa entre eles, pergunte:

       Quais características são diferentes entre cada bioma nas imagens?

       Existem plantas e animais que aparecem com mais frequência em cada bioma?

       Pela imagem podemos dizer qual bioma parece ser mais quente?

       E qual é o mais frio?

       Qual recebe mais chuva na sua opinião?

       O clima do bioma influencia os seres vivos que vivem lá?

       Em algum deles você relaciona alguma amostra de solo que estudamos na atividade anterior?

       Em sua opinião o tipo de solo interfere no ciclo de vida dos seres vivos, principalmente, nas plantas, que crescem em cada bioma?

       Com base nessas características qual desses biomas é mais parecido com o lugar onde vocês vivem? Por quê?

 

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Explorar os mapas dos biomas (página 43 do Livro didático 7ºano) com os estudantes, ajudando-os a identificar a região em que a escola se localiza e qual é o bioma predominante. Perguntar o que significam as áreas vermelhas do mapa B e se a devastação tem relação com as atividades humanas. Pedir que listem atividades que contribuem com a destruição dos ambientes naturais.

Após a realização da atividade, faça a correção.  Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas levantadas durante a realização da atividade e acrescentar mais informações a respeito.

 

 AULA 04

 

TEMA: Bioma Amazônia

 

Etapa 09: Etapa 08: Para Início de Conversa (05 min)

 

Faça um breve resumo do fora trabalhado nas aulas anteriores, reafirme que existem diferentes biomas espalhados pelo mundo, como já foi visto. Para facilitar o estudo, o Brasil pode ser dividido em seis biomas, os quais de maneira geral apresentam características próprias, envolvendo fatores como clima, relevo, tipo de solo, flora, fauna, disponibilidade de água e de luz solar.

 

Etapa 10: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Inicie a aula propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos sobre o Bioma Amazônia. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com questões norteadoras como: 1. Qual a importância do bioma Amazônia? 2. Como é sua vegetação? 3. Quais são as características desse bioma? 4. Como é o clima, o solo?

 

Etapa 11: Sistematizando o conhecimento (20 min)

O bioma Amazônia é o maior do Brasil. Ele ocupa cerca de 49% do território brasileiro e se estende pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. A principal paisagem da Amazônia é de florestas verdes e densas em terra firme, e seu relevo possui diferentes formações, como planaltos, morros, vales e planícies. Regiões com inundações periódicas, chamadas de florestas e campos de várzea, também estão presentes. O solo é rico em matéria orgânica originada da vegetação exuberante, mas pobre em nutrientes. Comentar que, apesar de a Amazônia ser uma floresta tropical que ocupa uma extensa área do território brasileiro, ela está sob grande ameaça. Em 2015, foi realizada uma pesquisa sobre o estado de conservação das florestas tropicais. Compilando dados de 24 autores, determinou-se que 70% das florestas remanescentes do planeta, incluindo a Amazônia, estão em grande ameaça, por estarem posicionadas em regiões que colocam sua preservação em risco, próxima de áreas ocupadas por atividades humanas. Complementar a aprendizagem com informações contidas nas páginas 44 e 45 do livro didático de Ciências 7º ano. Esse momento é apropriado para dirimir dúvidas levantadas. Convide os estudantes a assistirem o vídeo Biomas: Amazônia, disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=vg9-DLSuo7Q (5 min).

 

Observação: Caso não seja possível passar o vídeo, utilize o material disponível no link abaixo, nele encontra-se tabelas com informações sobre o tema, que seria interessante o estudante reproduzir no caderno como resumo. https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/amazonia.htm

 

Etapa 11: Verificação da Aprendizagem (15min)

Oriente os estudantes a realizarem a atividade da página 45 do livro didático A Conquista 7º Ano. Sugira que façam em grupo.

 

AULA 05

TEMA: Cerrado

 

Etapa 12: Correção da Atividade (15 min)

Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas levantadas durante a realização da atividade e acrescentar mais informações a respeito.

 

Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios (5min)

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte:

·         Qual o nome desta fruta?

·         Alguém já comeu esta fruta?

·         Ela tem um sabor bom?

Explique aos alunos que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies típicas do cerrado brasileiro.

Questão disparadora: O que você sabe sobre o cerrado, mata atlântica e caatinga? Acolha as respostas, por enquanto.

Desvendando o Mistério (5min)

Volte a perguntar sobre a fruta ilustrada acima, em seguida dê as informações precisas a partir do texto abaixo. O pequi é conhecido como ouro do cerrado e é um dos frutos mais famosos da região. O pequizeiro é uma árvore bonita e frondosa, que pode chegar até 12 metros de altura e produz seus frutos de novembro a janeiro. Grandinho como uma maçã e de casca verde, o pequi possui caroços revestidos por uma polpa macia riquíssima em vitamina C, que possui pequenos espinhos por baixo. Embaixo dos espinhos encontra-se uma amêndoa, também muito apreciada, que pode ser consumida torrada, in natura, caramelizada, em licores, e até em óleos, como cosmético. O pequi é muito utilizado na culinária regional, sendo comumente cozido no arroz e no feijão. E aí, nunca ouviu falar dessa fruta?

 

Etapa 13: Aprofundando no Tema (15 min)

Fazer aula expositiva abrindo espaço para a participação dos estudantes, utilizar o livro didático de Ciências, página 46 e 47 como suporte (seguir as orientações didáticas das mesmas páginas). Não esqueça de falar sobre o capim dourado, uma planta de valor econômico e que merece destaque no contexto da extração sustentável, use como apoio as Orientações didáticas da página 47 do livro didático.

 

Etapa 14: Contando História (10 min)

Professor, conte a história do Lobo Guará disponível no seguinte link https://chc.org.br/coluna/quem-tem-medo-do-lobo-guara/ , em seguida, peça que os estudantes em casa, pesquisem curiosidades de algumas espécies do cerrado para contarem na próxima aula.

 

AULA 06

 

 

Tema: Mata Atlântica

 

Etapa 15: Para início de conversa (30 min)

Fazer uma leitura compartilhada com os estudantes sobre a Mata Atlântica, da sessão Roda de Conversa do livro didático A Conquista Ciências, página 65. A atividade coopera para que os estudantes reconheçam a importância sociocultural do bioma Mata Atlântica.

Oriente-os a fazer uma primeira leitura do texto. Depois, releia-o com eles, evidenciando alguns pontos que julgar importantes. Como atualmente resta apenas uma pequena parcela preservada do bioma Mata Atlântica, pode ser um exercício mental interessante imaginar como essa região era originalmente, antes da ocupação humana e dos grandes centros urbanos.

Essa atividade inicial é para aguçar a curiosidade dos estudantes sobre a Mata Atlântica.

 

Etapa 16: Interpretando o texto (20 min)

Após a leitura e discussão sobre o texto, peça aos estudantes para responderem as questões interpretativas da página 65 do livro didático, fique a disposição para ajuda-los no que for possível.

 

AULA 07

Tema: Mata Atlântica Parte II

 

Etapa 17: Correção e comentários (15 min)

Essa etapa é para corrigir as questões interpretativas e aproveitar para sanar possíveis dúvidas encontradas.

 

Etapa 18: Aprofundando no tema (20 min)

Fazer aula expositiva abrindo espaço para a participação dos estudantes, utilizar o livro didático de Ciências, página 48 e 49 como suporte (seguir as orientações didáticas das mesmas páginas, é muito importante na condução para o desenvolvimento dessa habilidade).Em seguida, peça que respondam as duas questões da página 49.

 

Etapa 19: Mão na Massa (15min)

 

Orientações: O tempo total do Mão na massa é de 30 minutos (terminará na próxima aula), sendo 3 minutos para a leitura dos textos e para assistir o vídeo, 17 minutos para o ensaio da encenação, 9 minutos para as apresentações cênicas das equipes e mais 1 minuto para observação das imagens complementares. Organize a sala em três equipes e distribua os textos disponíveis aqui.

Equipe 1 receberá o texto 1, equipe 2 receberá o texto 2 e equipe 3 receberá o vídeo disponível em: <https://bit.ly/2zc6Pth > (Distribua 5 ou 6 textos para a equipe 1 e para a equipe 2, para que todos possam conhecer o texto).

Diga aos alunos que eles deverão ler o texto correspondente à sua equipe ou assistir ao vídeo, de acordo com a distribuição. Peça às equipes formadas que encenem os textos e o vídeo trabalhado. Comece pela ordem: equipe 1, depois equipe 2 e, por fim, equipe 3. Após as encenações, entregue um documento contendo imagens complementares para que os alunos observem ilustrações de seres vivos e condições do bioma mata atlântica de acordo o que abordaram nos textos e vídeo (distribua 2 cópias para cada equipe). As imagens complementares estão disponíveis aqui.

Depois, peça aos estudantes que abordem os aspectos da Mata Atlântica, mediante material disponibilizado e apresentações das equipes. Você poderá fazer algumas perguntas, como por exemplo: Como é o clima da Mata Atlântica? Quais animais são típicos da Mata Atlântica? E quais plantas? Como é a relação do homem com a Mata Atlântica?

 

AULA 08

 

 

TEMA: Mata Atlântica e Caatinga

 

Etapa 18: Sistematização do conhecimento (15min)

Orientações: Sugere-se que os alunos ocupem 8 minutos para o preenchimento do fluxograma e 7 minutos para as apresentações deles. Após as encenações, peça às equipes que produzam um fluxograma apresentando os aspectos da Mata Atlântica.

O fluxograma e um eventual gabarito, estão disponíveis via WhatsApp. Imprima e entregue um fluxograma para cada equipe. Ao entregar um fluxograma para as equipes, entregue também uma tesoura e oriente os alunos para que escolham, dentre as imagens complementares que receberam no Mão na massa, um animal para representar a fauna e uma planta, para representar a flora. Após a construção do fluxograma, cada equipe deverá compartilhar com a turma o que colocou nele e, no momento da apresentação, mostrar as duas imagens que escolheram. Eles poderão mostrar o animal no momento que estiverem falando da fauna e a planta quando estiverem falando da flora (fauna e flora são partes integrantes do fluxograma). Verifique se os fluxogramas estão corretamente preenchidos.

 

Etapa 19: Levantamento de Conhecimentos Prévios sobre a Caatinga (15 min)

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e faça algumas perguntas:

·         Vocês sabem do que a imagem?

·         Vocês se lembram em que país aconteceu a Copa do Mundo de 2014?

·         Qual o nome deste mascote?

·         Alguém sabe o significado do nome do mascote?

·         Que espécie ele representa?

·         Vocês sabem por que esse mascote foi escolhido?

Possíveis respostas (distribuídas na mesma ordem das perguntas):

·         A imagem representa o mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014;

·         Brail

·         Fuleco

·         “Ful”: futebol e “eco”: meio ambiente, natureza.

·         Tatu-bola, uma referência ao principal objeto do futebol, a bola.

·         Uma forma de representar a fauna brasileira;

Explique aos estudantes que nesta aula eles conhecerão o único bioma 100% brasileiro.

Questão disparadora: Como é a Caatinga?

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite que os alunos exponham pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletir a respeito da questão e instigue a curiosidade deles.

Etapa 20: Aprofundando no tema (15 min)

Fazer aula expositiva abrindo espaço para a participação dos estudantes, utilizar o livro didático de Ciências, página 50 e 51 como suporte (seguir as orientações didáticas das mesmas páginas, é muito importante na condução para o desenvolvimento dessa habilidade). A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, caracterizado pelo clima semiárido. Evidencie que a paisagem da Caatinga muda drasticamente no verão (época seca) e no inverno (época de chuvas), mostrando aos estudantes fotografias da região nesses dois períodos. É importante orientá-los a observar que o solo rachado, as árvores sem folhas e o ambiente com o aspecto onde parece não existir vida, dá lugar a uma paisagem florida e verdejante depois dos períodos de chuva. Nesse sentido, vale a pena explorar o significado da palavra caatinga com os estudantes, relacionando-o ao aspecto da vegetação nos períodos de seca. Em seguida, peça que respondam as questões da página 51.

 

Etapa 21: Diário de bordo (5 min)

 

Clube de Letramento Cientifico

Periodo:

1.       O que aprendi durante esta sequência?

Neste campo, o aluno reflete e registra sobre o que entendeu e o que aprendeu de novo, identificando conceitos ou habilidades que adquiriu.

2.       Quais foram as minhas dúvidas ou dificuldades nas aulas?

O aluno anota dúvidas que surgiram ou tópicos com os quais teve mais dificuldade, ajudando o professor a identificar pontos de apoio para o próximo encontro.

3.       O que mais me interessou?

Um espaço para o aluno expressar o que mais chamou sua atenção ou despertou curiosidade, incentivando o engajamento pessoal com o tema.

 

 

 

Elaboração: Nilsilane 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (41, 43, 45,47, 49 e 51 ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

Outros:

Nenhum comentário:

Postar um comentário