7ª SD Cie 6ºano 2023

 

  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumo consciente do solo na fonte de renda e desenvolvimento

Subtema: Consumo consciente do solo na fonte de renda e desenvolvimento

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Poluição do solo e Doenças oriundas dessa poluição; Hidrosfera; Atmosfera: As Camadas.

Ano:                                      Período: 09 a 20/10                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender que os problemas causados pelo excesso de consumo podem levar à poluição do solo; Reconhecer a hidrosfera e seu carácter cíclico; Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta; Compreender as noções de uso da água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos; Identificar cada camada da atmosfera terrestre, suas características básicas e funções; Identificar que a atmosfera terrestre possui uma constituição química adquirida ao longo de um processo de evolução e que o ser humano pode interferir no equilíbrio desta dinâmica.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Doenças oriundas da poluição do solo.

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20min)

 

Iniciar a aula perguntando a turma se sabe que o solo pode trazer doenças? Se eles conhecem a história de Jeca Tatu? Convide-os a ouvir a história do Jeca. Conte de forma bem dinâmica.

É uma história de Monteiro Lobato, sobre Jeca Tatu, um caboclo muito pobre que trabalhava na roça.

Ele era muito desanimado, só vivia se lamentando e não tinha ânimo para nada. Todos o consideravam preguiçoso.

Jeca não se animava para ajeitar sua casa, não cuidava do seu cãozinho, que vivia cheio de bichos, enfim, não queria fazer nada!

Um dia, um médico abrigou-se na casa de Jeca, por causa da chuva, e ficou impressionado com a palidez de Jeca.

Resolveu, então, examiná-lo.

Ao examiná-lo e ouvir suas queixas (dores de cabeça, cansaço...), o médico descobriu que Jeca tinha uma doença: o amarelão!

Receitou-lhe, então, um remédio e disse: “Nada de andar descalço! Compre uma botina para os pés!”

O doutor explicou que “os bichinhos” que vinham do solo contaminado entravam pelo pé de Jeca, que andava

descalço.

O tempo passou e o Jeca melhorou! A preguiça passou e Jeca, que era medroso, até ficou valente!

Ninguém mais o chamou de preguiçoso.

Jeca mudou de vida: plantou, arou a terra, criou gado. Ficou tão feliz que queria passar isso para todo mundo! Sua

fazenda ficou conhecida no país inteiro. Até inglês ele aprendeu! Ganhou muito dinheiro e investiu em “curar gente”.

Adaptado de www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html 

Agora, lance os seguintes questionamentos: Qual era a doença de Jeca Tatu? Como Jeca Tatu se sentia por causa da doença? O que as pessoas achavam de Jeca Tatu? Como Jeca pegou essa doença? Como o doutor o orientou para evitar a doença? Qual foi o grande investimento de Jeca Tatu? Jeca Tatu tinha uma verminose conhecida como amarelão. Para evitar verminoses, precisamos tomar certos cuidados. Quais? Vocês conhecem alguma situação parecida? Relate!

Deixá-los à vontade para refletirem e responderem oralmente. Acolha as respostas, comente e complemente-as caso necessário.

Etapa 02: Aprofundando no Tema (20min)

Fazer uma aula expositiva dialogada sobre os vermes. Apresentar alguns deles, os mais comuns, o áscaris, o bicho geográfico e o ancilóstomo.  Explique que o ciclo de vida de alguns deles coloca o homem como hospedeiro. Você pode mostrar o ciclo de vida de alguns parasitas para os alunos, mas não precisam focar nos detalhes das etapas. Fale sobre onde podemos encontrar esses parasitas, é importante lembrar do solo, água e alimentos contaminados. Converse sobre as possíveis formas de contaminação do homem, com alimentos e água contaminada. Mostre para os alunos o conceito de verminose: doenças causadas por vermes. Cite o agente causador.  Você pode utilizar como suporte informações disponíveis nos links abaixo.

https://www.todamateria.com.br/verminoses/

 

Etapa 03: Registrando o que aprendeu (10min)

Orientar os alunos a reproduzirem no caderno a tabela abaixo, em seguida preencher com eles as informações solicitadas sobre as doenças mais frequentes na população local  em decorrência de da poluição do solo. 

 

Doença

Características

Transmissão

 

Prevenção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 02

 

Tema: A Hidrosfera

 

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Conversar sobre a importância da água para a vida. Expandir essa análise para a importância da água no cotidiano dos estudantes a partir de questões sobre:

·         Como eles utilizam esse recurso no dia a dia?

·         Se acham que o economizam ou desperdiçam?

·         Se acreditam que é importante economizá-lo? E por quê?

É interessante relembrar que, quando falamos de água nesse contexto, não estamos nos referindo à substância pura. A água encontrada na natureza – em rios, mares, reservas subterrâneas, geleiras etc. – está na forma de mistura, geralmente contendo sais minerais dissolvidos, entre outras substâncias.

Avançar o domínio dos estudantes pedindo que contem como se formam as nuvens. Neste momento, não realize correções. Apenas analise as respostas dadas para depois retomá-las e comparar esses conhecimentos com aqueles obtidos como resultado das atividades proposta nesta sequência didática.

 

Etapa 05: Aprofundando no Tema. (20 min)

Aula expositiva utilizando o vídeo sobre a hidrosfera disponível no link https://youtu.be/-EhY1urgEqM ou o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 104 e 105. Acompanhar os estudantes na leitura do gráfico de distribuição da água no mundo. Informar que a água recobre cerca de 70% da superfície do planeta e explicar que a segunda coluna representa somente a categoria “Água doce” da primeira coluna, enquanto a terceira coluna representa a categoria “Outros” da segunda coluna.

Sugestão: Se preferir faça a reprodução do gráfico no quadro com a participação  dos alunos repassando as informações.

 

 

 

Etapa 06: Verificação da aprendizagem (15min) 

 

Orientar os estudantes a copiarem e responderem no caderno, a questão n°1 letras A e B do livro Inspire Ciências 6° ano, página 107, em seguida, faça a correção.

 

AULA 03

TEMA: O ser humano e a hidrosfera

 

Etapa 07: Pra começo de conversa (15min)

Nessa etapa será feita exposição do conteúdo sobre ciclo da água e mudanças de estado físico no ciclo da água, chamando atenção a imagem da página 106 do livro didático Inspire Ciências 6° ano, utilizar também as páginas 107 e 108 como suporte, utilize as orientações didáticas. Nesse momento, reforçar a importância do sol como fonte de energia para a circulação da água no planeta.

Etapa 08: Mergulho no Tema (20min)  

Realizar a simulação do ciclo da água, (ver orientação no livro didático inspire Ciências 6° ano, página 120) em sala de aula com os alunos. Chamar a atenção dos alunos para o fato de que, tanto na vida real quanto no modelo, a fonte de energia para o ciclo da água é o sol. Realizar essa atividade em um dia de sol para que a verificação do fenômeno seja mais fácil.

Professor (a), enquanto se espera para observar o resultado do experimento, oriente os estudantes a realizarem a atividade do livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 109 no caderno. Somente respostas.

Etapa 09: Verificação da aprendizagem (15min)

Orientar os estudantes a responderem as questões de reflexões do livro didático inspire Ciências 6° ano, página 120 no caderno em forma de pequeno texto. Em seguida, socializar as produções.

AULA 04

TEMA: A Atmosfera

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Iniciar a aula perguntando aos estudantes se eles sabem qual é o gás utilizado na respiração das plantas? E na respiração dos animais? E por que motivo a água, as rochas e os outros materiais não são lançados no espaço? Nesse momento, acolher as respostas sem interferência do professor. Apenas pedir que anotem suas respostas no caderno.

Etapa 11: Leitura Compartilhada (20min)

Realizar a leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências  6° ano, páginas 110 e 111 ou assista com os alunos, o vídeo disponível no link https://youtube.com/watch?v=p7fYXt-_K9Q&feature=share  sobre o estudo da Atmosfera e as camadas que a compõem. Em seguida, dividir a Tuma em grupos e distribuir bexigas de cores diferentes e orientar para que façam a representação gráfica das proporções de gases que formam o ar atmosférico.

 

Etapa 12: Mão na massa (15min)

Professor (a), distribua folhas de papel de ofício para os estudantes e os oriente a fazerem a representação simplificada das camadas da atmosfera, seguindo o modelo no livro didático inspire Ciências  6° ano, páginas 111. Ao terminarem, peça que colem o desenho no caderno.

 

AULA 05

 

TEMA:  O ser Humano e a atmosfera.

 

Etapa 13: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Iniciar a aula perguntando aos estudantes se eles sabem descrever a qualidade do ar de onde eles moram. O que pode causar a poluição do ar? De quais formas a poluição do ar afetam o ser humano? Esse momento será trabalhado oralmente.

 

Etapa 14: Aprofundando no tema (20min)

Professor (a) assista com os alunos ao vídeo sobre poluição do ar disponível no link https://youtu.be/9QQaZGka58s . Em seguida, peça aos estudantes que façam a leitura compartilhada no livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 112 sobre as consequências das ações humanas para a qualidade do ar atmosférico. Comentar que a atmosfera exerce o papel de um “cobertor”  ao redor do planeta, retendo parte considerável do calor na superfície da terra.

 

Etapa 15: Verificação da aprendizagem (10min)

Orientar os estudantes  a realizarem a atividades  no livro didático Inspire Ciências  6° ano, página 113.

 

Etapa 16: Fim de Papo: (10min)

Pedir a turma que observe as informações ilustradas no Mapa Conceitual, livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 123 e classifique cada um dos itens da seguinte maneira:

·         Compreendi bem;

·         Entendi, mas tenho dúvidas;

·         Não entendi.

Essa classificação pode ser feita individual ou coletivamente, pela criação de uma tabela no caderno.

 

AULA 06

TEMA: Água Potável e Tratamento

Etapa 17: Para início de Conversa (10 min)

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Apresente a imagem abaixo aos alunos e explique o conceito sobre a Lei das Águas, mostrando que existem órgãos privados que, em parceria com o Estado, disponibiliza água para todos (pesquise o órgão responsável na sua região e informe aos alunos). Faça-os pensar sobre o porquê de a água não ser um bem que todos têm acesso, ressaltando os pontos “questão geográfica, demográfica, econômica e social”.

 

Etapa 18: Questão disparadora (10 min)

“Qual deveria ser o percurso de nosso esgoto doméstico?”

Orientações: Leia a questão disparadora e pergunte aos alunos se sabem quais são os componentes do esgoto doméstico, como a água e dejetos que são provenientes da cozinha, das descargas que ocorrem nos banheiros, a água que jogamos fora da roupa lavada ou mesmo da lavagem de carros ou da casa.

Etapa 19: Aprofundando no tema (20min)

Assistir  ao vídeo sobre Processo de tratamento de água disponível no link  https://youtu.be/5uHlkWg6MSA , em seguida, falar sobre o Sistema de Abastecimento de água no município de Itamaraju a partir das informações abaixo.

Sistema de Abastecimento de água no município de Itamaraju

 

 

 

Etapa 20: Mergulho no tema (10min)

Solicitar aos alunos que analisem o infográfico da página 208 para responder as questões 1,2,3,4,5, em seguida corrigir.

 

Observação: A habilidade (EF06CI01IT) não foi trabalhada em sua totalidade, rever na próxima sequência.

Elaboração: Nilsilane.

                                                                                                               

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107, 109, 113, 120, 123) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

 

 

 

 

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