7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Consumo consciente do solo na fonte de renda e
desenvolvimento |
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Subtema: Consumo
consciente do solo na fonte de renda e desenvolvimento |
Unidade Temática: Terra e Universo |
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Objetos de Conhecimento: Poluição
do solo e Doenças oriundas dessa poluição; Hidrosfera;
Atmosfera: As Camadas. |
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Ano: 6º Período:
09
a 20/10 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI14IT) Conhecer
algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo,
proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a
água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns
problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de
água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para
a saúde humana. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Entender que os problemas causados
pelo excesso de consumo podem levar à poluição do solo; Reconhecer a
hidrosfera e seu carácter cíclico; Identificar
a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso
natural indispensável à vida no planeta; Compreender as noções de uso da
água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos
hídricos; Identificar cada camada da atmosfera terrestre, suas
características básicas e funções; Identificar que a atmosfera terrestre
possui uma constituição química adquirida ao longo de um processo de evolução
e que o ser humano pode interferir no equilíbrio desta dinâmica. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Doenças
oriundas da poluição do solo. Etapa
01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20min) Iniciar a aula perguntando a turma se
sabe que o solo pode trazer
doenças? Se eles conhecem a história de Jeca Tatu? Convide-os a ouvir a
história do Jeca. Conte de forma bem dinâmica. É uma história de Monteiro Lobato, sobre
Jeca Tatu, um caboclo muito pobre que trabalhava na roça. Ele era muito desanimado, só vivia se
lamentando e não tinha ânimo para nada. Todos o consideravam preguiçoso. Jeca não se animava para ajeitar sua
casa, não cuidava do seu cãozinho, que vivia cheio de bichos, enfim, não
queria fazer nada! Um dia, um médico abrigou-se na casa de
Jeca, por causa da chuva, e ficou impressionado com a palidez de Jeca. Resolveu, então, examiná-lo. Ao examiná-lo e ouvir suas queixas
(dores de cabeça, cansaço...), o médico descobriu que Jeca tinha uma doença:
o amarelão! Receitou-lhe, então, um remédio e disse:
“Nada de andar descalço! Compre uma botina para os pés!” O doutor explicou que “os bichinhos” que
vinham do solo contaminado entravam pelo pé de Jeca, que andava descalço. O tempo passou e o Jeca melhorou! A
preguiça passou e Jeca, que era medroso, até ficou valente! Ninguém mais o chamou de preguiçoso. Jeca mudou de vida: plantou, arou a
terra, criou gado. Ficou tão feliz que queria passar isso para todo mundo!
Sua fazenda ficou conhecida no país inteiro.
Até inglês ele aprendeu! Ganhou muito dinheiro e investiu em “curar gente”. Adaptado de
www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html Agora, lance os seguintes
questionamentos: Qual era a doença de Jeca Tatu? Como Jeca Tatu se sentia por
causa da doença? O que as pessoas achavam de Jeca Tatu? Como Jeca pegou essa
doença? Como o doutor o orientou para evitar a doença? Qual foi o grande
investimento de Jeca Tatu? Jeca Tatu tinha uma verminose conhecida como
amarelão. Para evitar verminoses, precisamos tomar certos cuidados. Quais?
Vocês conhecem alguma situação parecida? Relate! Deixá-los
à vontade para refletirem e responderem oralmente. Acolha as respostas,
comente e complemente-as caso necessário. Etapa
02: Aprofundando no Tema (20min) Fazer uma aula
expositiva dialogada sobre os vermes. Apresentar alguns deles, os mais comuns,
o áscaris, o bicho geográfico e o ancilóstomo. Explique que o ciclo de vida de alguns deles
coloca o homem como hospedeiro. Você pode mostrar o ciclo de vida de alguns
parasitas para os alunos, mas não precisam focar nos detalhes das etapas. Fale
sobre onde podemos encontrar esses parasitas, é importante lembrar do solo,
água e alimentos contaminados. Converse sobre as possíveis formas de
contaminação do homem, com alimentos e água contaminada. Mostre para os
alunos o conceito de verminose: doenças causadas por vermes. Cite o agente
causador. Você pode utilizar como
suporte informações disponíveis nos links abaixo. https://www.todamateria.com.br/verminoses/ Etapa 03: Registrando o que aprendeu (10min) Orientar os alunos a reproduzirem no
caderno a tabela abaixo, em seguida preencher com eles as informações
solicitadas sobre as doenças mais frequentes na população local em decorrência de da poluição do solo.
AULA 02 Tema: A Hidrosfera Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Conversar sobre a importância da água para
a vida. Expandir essa análise para a importância da água no cotidiano dos
estudantes a partir de questões sobre: ·
Como eles utilizam esse recurso no dia a dia? ·
Se acham que o economizam ou desperdiçam? ·
Se acreditam que é importante economizá-lo? E
por quê? É interessante relembrar que, quando
falamos de água nesse contexto, não estamos nos referindo à substância pura.
A água encontrada na natureza – em rios, mares, reservas subterrâneas,
geleiras etc. – está na forma de mistura, geralmente contendo sais minerais
dissolvidos, entre outras substâncias. Avançar o domínio dos
estudantes pedindo que contem como se formam as nuvens. Neste momento, não
realize correções. Apenas analise as respostas dadas para depois retomá-las e
comparar esses conhecimentos com aqueles obtidos como resultado das
atividades proposta nesta sequência didática. Etapa 05: Aprofundando no Tema. (20 min) Aula expositiva utilizando
o vídeo sobre a hidrosfera disponível no link https://youtu.be/-EhY1urgEqM ou o livro didático Inspire Ciências 6º
ano, páginas 104 e 105. Acompanhar os estudantes na leitura do gráfico de
distribuição da água no mundo. Informar que a água recobre cerca de 70% da
superfície do planeta e explicar que a segunda coluna representa somente a
categoria “Água doce” da primeira coluna, enquanto a terceira coluna
representa a categoria “Outros” da segunda coluna. Sugestão: Se preferir faça
a reprodução do gráfico no quadro com a participação dos alunos repassando as informações. Etapa 06: Verificação da aprendizagem (15min) Orientar os
estudantes a copiarem e responderem no caderno, a questão n°1 letras A e B do
livro Inspire Ciências 6° ano, página 107, em seguida, faça a correção. AULA 03
TEMA: O ser humano e a hidrosfera Etapa 07: Pra começo de conversa (15min) Nessa etapa será feita exposição
do conteúdo sobre ciclo da água e mudanças de estado físico no ciclo da água,
chamando atenção a imagem da página 106 do livro didático Inspire Ciências 6°
ano, utilizar também as páginas 107 e 108 como suporte, utilize as
orientações didáticas. Nesse momento, reforçar a importância do sol como
fonte de energia para a circulação da água no planeta.
Etapa
08: Mergulho no Tema (20min)
Realizar a simulação do ciclo da água, (ver orientação no livro
didático inspire Ciências 6° ano, página 120) em sala de aula com os alunos.
Chamar a atenção dos alunos para o fato de que, tanto na vida real quanto no
modelo, a fonte de energia para o ciclo da água é o sol. Realizar essa
atividade em um dia de sol para que a verificação do fenômeno seja mais
fácil.
Professor (a), enquanto se espera para observar o resultado do
experimento, oriente os estudantes a realizarem a atividade do livro didático
Inspire Ciências 6° ano, página 109 no caderno. Somente respostas.
Etapa
09: Verificação da aprendizagem (15min)
Orientar os estudantes a
responderem as questões de reflexões do livro didático inspire Ciências 6° ano, página 120 no caderno
em forma de pequeno texto. Em seguida, socializar as produções.
AULA 04
TEMA: A Atmosfera
Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Iniciar a
aula perguntando aos estudantes se eles sabem qual é o gás utilizado na
respiração das plantas? E na respiração dos animais? E por que motivo a água,
as rochas e os outros materiais não são lançados no espaço? Nesse momento,
acolher as respostas sem interferência do professor. Apenas pedir que anotem
suas respostas no caderno. Etapa
11: Leitura Compartilhada (20min) Realizar a leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro
didático Inspire Ciências 6° ano,
páginas 110 e 111 ou assista com os alunos, o vídeo disponível no link https://youtube.com/watch?v=p7fYXt-_K9Q&feature=share
sobre o estudo da Atmosfera e as camadas que a compõem. Em seguida,
dividir a Tuma em grupos e distribuir bexigas de cores diferentes e orientar
para que façam a representação gráfica das proporções de gases que formam o
ar atmosférico.
Etapa 12: Mão na massa (15min) Professor
(a), distribua folhas de papel de ofício para os estudantes e os oriente a
fazerem a representação simplificada das camadas da atmosfera, seguindo o
modelo no livro didático
inspire Ciências 6° ano, páginas 111.
Ao terminarem, peça que colem o desenho no caderno. AULA 05 TEMA:
O ser Humano e a atmosfera. Etapa 13: Levantamento de conhecimentos
prévios (10min) Iniciar
a aula perguntando aos estudantes se eles sabem descrever a qualidade do ar
de onde eles moram. O que pode causar a poluição do ar? De quais formas a
poluição do ar afetam o ser humano? Esse momento será trabalhado oralmente. Etapa 14: Aprofundando no tema (20min) Professor (a) assista com os alunos ao vídeo sobre poluição do ar
disponível no link https://youtu.be/9QQaZGka58s . Em seguida, peça
aos estudantes que façam a leitura compartilhada no livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 112
sobre as consequências das ações humanas para a qualidade do ar atmosférico.
Comentar que a atmosfera exerce o papel de um “cobertor” ao redor do planeta, retendo parte
considerável do calor na superfície da terra. Etapa 15: Verificação da
aprendizagem (10min) Orientar
os estudantes a realizarem a
atividades no livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 113. Etapa 16:
Fim de Papo: (10min) Pedir a turma que observe as informações ilustradas no
Mapa Conceitual, livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 123 e
classifique cada um dos itens da seguinte maneira: ·
Compreendi
bem; ·
Entendi,
mas tenho dúvidas; ·
Não
entendi. Essa
classificação pode ser feita individual ou coletivamente, pela criação de uma
tabela no caderno. AULA
06 TEMA:
Água Potável e Tratamento Etapa
17: Para início de Conversa (10 min) Orientações: Leia o tema da aula e
explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água
que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar,
lavar roupa, tomar banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de
Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Apresente a imagem abaixo aos alunos e explique o conceito sobre a Lei das
Águas, mostrando que existem órgãos privados que, em parceria com o Estado,
disponibiliza água para todos (pesquise o órgão responsável na sua região e
informe aos alunos). Faça-os pensar sobre o porquê de a água não ser um bem
que todos têm acesso, ressaltando os pontos “questão geográfica, demográfica,
econômica e social”. Etapa
18: Questão disparadora (10 min) “Qual deveria ser o percurso de nosso esgoto
doméstico?” Orientações: Leia a questão
disparadora e pergunte aos alunos se sabem quais são os componentes do esgoto
doméstico, como a água e dejetos que são provenientes da cozinha, das
descargas que ocorrem nos banheiros, a água que jogamos fora da roupa lavada
ou mesmo da lavagem de carros ou da casa. Etapa 19:
Aprofundando no tema (20min) Assistir ao vídeo sobre
Processo de tratamento de água disponível no link https://youtu.be/5uHlkWg6MSA , em seguida, falar sobre o Sistema de Abastecimento de água no
município de Itamaraju a partir das informações abaixo. Sistema de Abastecimento de água no
município de Itamaraju Etapa 20: Mergulho no tema (10min) Solicitar
aos alunos que analisem o infográfico da página 208 para responder as questões 1,2,3,4,5, em seguida corrigir. Observação:
A
habilidade (EF06CI01IT) não foi trabalhada
em sua totalidade, rever na próxima sequência. Elaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (107, 109, 113, 120, 123) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros:
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