II Encontro Pedagógico Cie 2023

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2023

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 19/04/2023

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura do texto de Madalena Freire

Madalena Freire

Desejo, ideias. Onde estão nossos sonhos, utopias e fantasias? Alguns possíveis de realizar imediatamente; outros não.

        Quem não tem coragem, não concretiza, não caminha, não busca o novo, não muda, nem evolui. Quanto medo!!!

        Para isto, temos de conhecer a realidade, não se esquecendo de que ela não está pronta, terminada, redonda. É preciso sonhar, é preciso ter coragem para concretizar. O mundo não está redondo. por que enquadrar?

        Tivemos um ano de muita agitação: copa, eleições; ameaças, riscos, oportunidades, desilusões, descobertas. Estamos juntos para reconstruir, para criar e dar prosseguimento ao que está aí. A Criação nada mais é do que o sonho colocado em prática, a reconstrução do passado e a abertura para o que vem pela frente.

 

Reflexões:

Por que escolhi esse texto?

Talvez porque o que iremos produzir hoje aqui depende de muita criatividade e ideias, também depende da avaliação inicial para conhecermos a realidade de nossos alunos e principalmente, precisamos reconstruir, criar, sugerir, acrescentar, mudar as coisas de lugar, fazer alguma coisa que de fato consigamos fazer valer a pena tantas horas dedicadas ao nosso trabalho. E começamos por colocar essas ideias, no coletivo, no papel, para depois dar vida, colocando-as em prática. Então, vamos PLANEJAR?

 

Ø  Antes de iniciar o Planejamento, recolher os resultados das fichas diagnóstico.

 

3º Momento: Elaboração do Planejamento Anual

Discorrer sobre a importância de se trabalhar com projetos

Após investigarmos o percurso dos estudantes no desenvolvimento de habilidades e competência, a partir dos instrumentos e métodos utilizados para avaliar o progresso e as dificuldades dos estudantes e que nos deu o diagnóstico até aquele momento, chegou a hora de fazer os ajustes ou as mudanças necessárias, para desenhar o planejamento pedagógico. Lembrando que o nosso foco é a aprendizagem que deve nortear aulas e processo de avaliação, principalmente agora que trabalhamos para desenvolver habilidades e competências. Este deve ser formativo: observar o progresso dos estudantes, analisar suas dificuldades e implementar novas práticas para que se desenvolvam e aprendam.

Ao planejarmos, é interessante começar estabelecendo quais as habilidades – relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e quais as competências a serem construídas. Após essa definição, desenhar as estratégias para a aprendizagem, de modo que os alunos sejam ativos nesse processo.

O nosso planejamento se divide por temas Inter curriculares, pois, buscam fazer com que a aprendizagem seja dotada de sentido e significado, estabelecendo ligação entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, considerando a diversidade local, territorial e do espaço global, e, também trabalhando os temas integradores propostos na BNCC. Outras temáticas podem ser acrescidas ao planejamento, desde que acrescentem aos objetos de conhecimento propostos e contemplem o tema inter curricular proposto e ainda, principalmente colabore para ampliar as habilidades a serem desenvolvidas, transversalizando e integrando o “Currículo Vivo” da escola.

Mão na Massa: Apresentar os temas Inter curriculares aos professores (já relacionados na planilha de construção do planejamento anual), dividir em grupos por ano (6º, 7º, 8º e 9º) e solicitar que acomodem os objetos de conhecimento dentro dos temas (entregar o DCR de Ciências com habilidades e objetos de Conhecimento). Antes dessa atividade, conversar sobre o tema Inter curricular atual e explicar que apesar de ter ficado o mesmo tema, não significa que abordarão os mesmos subtemas do ano anterior, peça sugestão de novas abordagens.                                                                                                                                                                         

 

4º Momento: Lanche

                                                                                                                                                        


 5º Momento: Instrução e Demonstração

 

Esse momento será trabalhado com práticas de microscopia (6º Ano), orientando os professores como utilizar o microscópio em aulas de observação celular e uso e efeitos de lentes e refração da luz nas aulas de física (9º Ano). Entregar os roteiros impressos ao professor, pedir que registrem fotos e façam vídeos do material observado ampliado, para utilizar nas aulas com os alunos, se possível, montar cartazes com as imagens. Observar as células da cebola, cortiça, folíolo do musgo e laranja.

 

6º Momento:  Avaliação do Encontro/Nuvem de Palavras

 

Disponibilizar o link para formar a nuvem de palavras com avaliação do encontro. Cada professor terá direito a 3 respostas. 



















 

 












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