PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
19/04/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura do texto de Madalena Freire
Madalena Freire
Desejo, ideias. Onde estão nossos sonhos, utopias e
fantasias? Alguns possíveis de realizar imediatamente; outros não.
Quem
não tem coragem, não concretiza, não caminha, não busca o novo, não muda, nem
evolui. Quanto medo!!!
Para
isto, temos de conhecer a realidade, não se esquecendo de que ela não está
pronta, terminada, redonda. É preciso sonhar, é preciso ter coragem para
concretizar. O mundo não está redondo. por que enquadrar?
Tivemos
um ano de muita agitação: copa, eleições; ameaças, riscos, oportunidades,
desilusões, descobertas. Estamos juntos para reconstruir, para criar e dar
prosseguimento ao que está aí. A Criação nada mais é do que o sonho colocado em
prática, a reconstrução do passado e a abertura para o que vem pela frente.
Reflexões:
Por que
escolhi esse texto?
Talvez porque
o que iremos produzir hoje aqui depende de muita criatividade e ideias, também
depende da avaliação inicial para conhecermos a realidade de nossos alunos e
principalmente, precisamos reconstruir, criar, sugerir, acrescentar, mudar as
coisas de lugar, fazer alguma coisa que de fato consigamos fazer valer a pena
tantas horas dedicadas ao nosso trabalho. E começamos por colocar essas ideias,
no coletivo, no papel, para depois dar vida, colocando-as em prática. Então,
vamos PLANEJAR?
Ø Antes de iniciar o Planejamento,
recolher os resultados das fichas diagnóstico.
3º
Momento: Elaboração do Planejamento Anual
Discorrer sobre a importância de se
trabalhar com projetos
Após investigarmos
o percurso dos estudantes no desenvolvimento de
habilidades e competência, a partir
dos instrumentos e métodos utilizados para avaliar o
progresso e as dificuldades dos estudantes e que nos deu o diagnóstico
até aquele momento, chegou a hora de fazer os ajustes ou as mudanças
necessárias, para desenhar o planejamento pedagógico. Lembrando que o nosso foco é a aprendizagem que deve
nortear aulas e processo de avaliação, principalmente agora que trabalhamos
para desenvolver habilidades e competências. Este deve ser formativo: observar
o progresso dos estudantes, analisar suas dificuldades e implementar novas
práticas para que se desenvolvam e aprendam.
Ao planejarmos, é
interessante começar estabelecendo quais as habilidades –
relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e
quais as competências a serem construídas. Após essa definição,
desenhar as estratégias para a aprendizagem, de modo que os
alunos sejam ativos nesse processo.
O nosso planejamento se
divide por temas Inter curriculares, pois, buscam fazer com que a aprendizagem
seja dotada de sentido e significado, estabelecendo ligação entre os
componentes curriculares e áreas do conhecimento, considerando a diversidade
local, territorial e do espaço global, e, também trabalhando os temas
integradores propostos na BNCC. Outras temáticas podem ser acrescidas ao planejamento,
desde que acrescentem aos objetos de conhecimento propostos e contemplem o tema
inter curricular proposto e ainda, principalmente colabore para ampliar as
habilidades a serem desenvolvidas, transversalizando e integrando o “Currículo
Vivo” da escola.
Mão na Massa: Apresentar os temas Inter curriculares
aos professores (já relacionados na planilha de construção do planejamento
anual), dividir em grupos por ano (6º, 7º, 8º e 9º) e solicitar que acomodem os
objetos de conhecimento dentro dos temas (entregar o DCR de Ciências com
habilidades e objetos de Conhecimento). Antes dessa atividade, conversar sobre
o tema Inter curricular atual e explicar que apesar de ter ficado o mesmo tema,
não significa que abordarão os mesmos subtemas do ano anterior, peça sugestão
de novas abordagens.
4º Momento: Lanche
5º Momento: Instrução e Demonstração
Esse
momento será trabalhado com práticas de microscopia (6º Ano), orientando os
professores como utilizar o microscópio em aulas de observação celular e uso e
efeitos de lentes e refração da luz nas aulas de física (9º Ano). Entregar os
roteiros impressos ao professor, pedir que registrem fotos e façam vídeos do
material observado ampliado, para utilizar nas aulas com os alunos, se
possível, montar cartazes com as imagens. Observar as células da cebola,
cortiça, folíolo do musgo e laranja.
6º Momento: Avaliação do Encontro/Nuvem de Palavras
Disponibilizar o
link para formar a nuvem de palavras com avaliação do encontro. Cada professor
terá direito a 3 respostas.
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