| 
                                                        
  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS  | 
 |
| 
   Tema: Projeto
  Consciência Negra: “Brasil do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons,
  ritmos, diversidades e sons”.  | 
  
   Unidade
  Temática: Terra e Universo    | 
 
| 
   Objetos
  de Conhecimento: A Etnoastronomia; A Construção social do
  Céu; As Constelações Clássicas, por
  Região da Esfera Celeste; Relações AFRO- INDÍGENAS; Aplicação no Cotidiano.  | 
 |
| 
   Ano: 6º                          Período: 16 a 27/11                             Nº de
  Aulas: 06  | 
 |
| 
   OBJETIVOS ESPECÍFICOS  | 
 |
| 
   Estudar o significado e como a Etnoastronomia pode vir a
  ser um importante recurso para o reconhecimento dos saberes dos povos
  africanos e indígenas. Estabelecer uma interlocução entre
  concepções dos povos africanos e sua relação com a terra e o universo.   | 
 |
| 
   ETAPAS
  DA AULA / METODOLOGIA  | 
 |
| 
   AULA
  01 TEMA:
  A Construção Social do Céu  Etapa
  1: Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir da leitura
  do Texto “Diversas Culturas” contido na apostila
  “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp, fazer uma
  breve discussão sobre o texto, indagar aos alunos se eles se baseiam nos
  astros para desenvolver alguma prática, ou se já ouviram relatos sobre isso.
  Em seguida levantar a seguinte questão: O que você entende por
  Etnoastronomia? Orientações:
  É importante, se manter imparcial a todas as ideias
  apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do
  correto.  Obs.:
  Fazer uma breve apresentação do tema
  do projeto para os alunos. Etapa
  02: Para início de conversa Comentar com os alunos que a
  Ciência moderna já se beneficia do conhecimento indígena há algum tempo,
  especialmente no campo da etnobotânica, isto é, o conhecimento sobre os usos
  tradicionais das plantas. No campo da Etnoastronomia, porém, esse intercâmbio
  é bem menor. A astronomia dos indígenas brasileiros é rica e sofisticada, e
  conhecê-la contribui muito para o necessário trabalho de desconstruir
  estereótipos relacionados aos saberes tradicionais desses povos. Etapa 03
  – Pedir aos alunos que façam a
  leitura do texto “O homem que mapeia o céu dos índios” – livro didático
  Inspire Ciências 6º ano, página 170. Em seguida, pedir aos alunos que copiem
  e respondam no caderno, as questões 1, 2, e 3 disponíveis na mesma página do
  texto. Fazer a correção das questões antes do término da aula. AULA
  02 Tema: Etnoastronomia: A Construção
  Social do Céu Etapa 04: Para início de conversa Solicitar aos alunos de modo
  compartilhado, façam a leitura do texto: 
  “A Construção Social do Céu”, contido na apostila “Etnoastronomia
  - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Fazer uma pequena motivação
  para introdução da leitura, conforme o trecho abaixo. A
  Etnoastronomia é uma área da Astronomia que estuda por intermédio dos
  costumes de um povo, os seus conhecimentos astronômicos (MOURÃO, 1995).
  Através desta, a construção social do céu assume um caráter predominante para
  determinação de aspectos estruturantes da Astronomia observacional antiga. Etapa
  05: Após a leitura compartilhada, fazer um bate papo com os
  alunos sobre o que fora lido, aproveitando o momento para esclarecer
  possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e
  provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o texto. Etapa 06:Aprofundando no tema Pedir para os alunos assistirem o vídeo “A constelação de
  Órion”, disponível no link: https://youtu.be/UrfzZZkMO2k. Etapa
  07: Mão na massa Orientar aos alunos para
  desenharem  de forma bem caprichada e
  colorida pelo menos 3 das estrelas apresentadas no vídeo para apreciação na
  aula seguinte destacando suas principais características e o que elas
  representam. AULA
  03 Tema: As Constelações
  Clássicas, por Região da Esfera Celeste Etapa 08: Para início de conversa Iniciar a aula com as apresentações dos desenhos  construídos na aula anterior. Etapa
  09: Para
  início de conversa Assistir
  com os alunos o vídeo “O que são constelações? Como são? disponível no link: https://youtu.be/5_RjuGA2s9o.
  Em seguida iniciar uma discussão e pedir que anotem no caderno as informações
  que considerarem mais relevantes a respeito do vídeo.  Etapa 10: Aprofundando no Tema Solicitar a leitura do texto: As Constelações
  Clássicas, por Região da Esfera Celeste, contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado
  por e-mail e WhatsApp.
  Em seguida, pedir aos alunos que façam comentários sobre o que o texto trata.
  Momento oportuno para esclarecer dúvidas existentes. AULA 04  Tema: Relações AFRO- INDÍGENAS Etapa 11 :Para início de conversa Esse
  momento o professor fará aula expositiva para trabalhar o texto feita  sobre “Relações AFRO- INDÍGENAS: A etnoastronomia dos africanos trazidos como escravos
  para o Brasil se misturou com a dos nativos do nosso país constituindo novas
  formas de saber”, contido na apostila
  “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp, poderá utilizar slides para tornar essa etapa bem atrativa e
  interessante para os alunos, em seguida abrir espaço para as indagações dos
  mesmos e dirimir as dúvidas.  Etapa 12: Atividades   Disponibilizar o texto utilizado na aula expositiva
  para os alunos e solicitar  que os
  mesmos façam  ilustração de no mínimo
  dois trechos do texto em quadrinhos, de forma que
  retrate locais, personagens e acontecimentos que possam estar em harmonia,
  colocando um título para cada trecho ilustrado. AULA 05 Tema: Aplicação da
  astronomia no Cotidiano  Etapa 13 : Apresentação das ilustrações em quadrinhos produzidas
  na aula anterior. Etapa 14: Para início de conversa  Solicitar a leitura do texto: “Aplicação da astronomia no Cotidiano”, contido na apostila
  “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Em seguida, pedir aos alunos que
  façam comentários sobre o que o texto trata. Momento oportuno para esclarecer
  dúvidas existentes. Etapa 15:  Verificando
  a Aprendizagem Reproduzir no caderno, a atividade referente ao Texto “Aplicação da astronomia no Cotidiano”, contido na apostila
  “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Desenhar as constelações citadas no texto, utilizando
  lápis de cor branco em cartolina dupla face preta, em seguida relatar o que
  representam para agricultura. AULA 06 Obs: Correção da atividade e Apresentação das ilustrações
  em quadrinhos produzidas na aula anterior. Tema: Relações AFRO- INDÍGENAS Etapa 16: Atividades/Leitura e Interpretação Disponibilizar
  o texto : “O Céu dos Índios de Dourados MatoGrosso do Sul” contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado
  por e-mail e WhatsApp, em seguida pedir que resolvam as questões sobre o
  texto no caderno. Etapa 17: Correção da Atividade e socialização do texto em forma de leitura. Etapa 18: Com base nesse mesmo texto, orientar aos alunos que elaborem poemas
  com rimas apresentando informações relevantes a cerca do tema. Para o
  trabalho ficar atrativo, solicite que ilustrem cada estrofe criada. As
  produções poderão ser feitas em grupo.  Etapa 19: Dinâmica  Usando o programa computacional
  Stellarium o professor mostrará à turma a visão indígena sobre o céu. Em
  seguida, dividirá os alunos em grupos e distribuindo a cada grupo uma
  constelação indígena, ficando responsável pela confecção de um cartaz
  mostrando a constelação indígena que lhe foi atribuída por sorteio, usando:
  papel carmim preto, lantejoulas, cola, glitter, fios prateados e outros
  materiais que acharem apropriados. Os cartazes serão disponibilizados via
  whatsaap através de fotos, as quais serão arquivadas para apreciação na
  culminância do projeto. As seguintes constelações serão adotadas nessa
  atividade: Constelação do Cervo do Pantanal, Constelação da Ema, Constelação
  do Homem Velho e Constelação da Anta. Ou ainda, poderá sugerir aos alunos que
  façam essas constelações utilizando alfinetes com cabecinhas de
  bolinhasbrancas,  isopor (a quarta
  parte da folha apenas) e tinta guache preta, pinta toda a superficie de do
  isopor de preto, em seguida usará os alfinetes para contornar o formato da
  constelação, é importante identificá-la com o titulo (nome da constelação
  retratada). O programa Stellarium encontra-se disponível em: http://www.stellarium.org/pt/. Utilizar também o
  texto do livro Etapa 20:
  Mão na massa Elaborar
  6 questões para entrevistar agricultores sobre a influência dos astros sobre as
  plantações. Essa atividade deverá ser realizada em sala de aula sob
  orientação do professor. Etapa
  21: Apresentação e socialização das entrevistas.   | 
 |
| 
   RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data
  show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X)
  Informativos; (  )Torso;  (  )
  Outros:  | 
 |
| 
   AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução
  de Exercícios/Livro páginas: (170 ) ( 
  ) Seminários; (  ) Apresentação
  oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
  participação; Outros:                                                      | 
 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário