8ª Sequência Didática 6º Ano

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Projeto Consciência Negra: “Brasil do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons, ritmos, diversidades e sons”.

 

Unidade Temática: Terra e Universo 

Objetos de Conhecimento: A Etnoastronomia; A Construção social do Céu; As Constelações Clássicas, por Região da Esfera Celeste; Relações AFRO- INDÍGENAS; Aplicação no Cotidiano.

Ano: 6º                          Período: 16 a 27/11                             Nº de Aulas: 06

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estudar o significado e como a Etnoastronomia pode vir a ser um importante recurso para o reconhecimento dos saberes dos povos africanos e indígenas.

Estabelecer uma interlocução entre concepções dos povos africanos e sua relação com a terra e o universo.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

TEMA: A Construção Social do Céu

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir da leitura do Texto “Diversas Culturas” contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp, fazer uma breve discussão sobre o texto, indagar aos alunos se eles se baseiam nos astros para desenvolver alguma prática, ou se já ouviram relatos sobre isso. Em seguida levantar a seguinte questão: O que você entende por Etnoastronomia?

Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto.

Obs.: Fazer uma breve apresentação do tema do projeto para os alunos.

 

Etapa 02: Para início de conversa

Comentar com os alunos que a Ciência moderna já se beneficia do conhecimento indígena há algum tempo, especialmente no campo da etnobotânica, isto é, o conhecimento sobre os usos tradicionais das plantas. No campo da Etnoastronomia, porém, esse intercâmbio é bem menor. A astronomia dos indígenas brasileiros é rica e sofisticada, e conhecê-la contribui muito para o necessário trabalho de desconstruir estereótipos relacionados aos saberes tradicionais desses povos.

 

Etapa 03 – Pedir aos alunos que façam a leitura do texto “O homem que mapeia o céu dos índios” – livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 170. Em seguida, pedir aos alunos que copiem e respondam no caderno, as questões 1, 2, e 3 disponíveis na mesma página do texto. Fazer a correção das questões antes do término da aula.

 

 

AULA 02

 

Tema: Etnoastronomia: A Construção Social do Céu

 

Etapa 04: Para início de conversa

Solicitar aos alunos de modo compartilhado, façam a leitura do texto:  A Construção Social do Céu”, contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Fazer uma pequena motivação para introdução da leitura, conforme o trecho abaixo.

A Etnoastronomia é uma área da Astronomia que estuda por intermédio dos costumes de um povo, os seus conhecimentos astronômicos (MOURÃO, 1995). Através desta, a construção social do céu assume um caráter predominante para determinação de aspectos estruturantes da Astronomia observacional antiga.

Etapa 05: Após a leitura compartilhada, fazer um bate papo com os alunos sobre o que fora lido, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o texto.

 

Etapa 06:Aprofundando no tema

Pedir para os alunos assistirem o vídeo “A constelação de Órion”, disponível no link: https://youtu.be/UrfzZZkMO2k.

 

Etapa 07: Mão na massa

Orientar aos alunos para desenharem  de forma bem caprichada e colorida pelo menos 3 das estrelas apresentadas no vídeo para apreciação na aula seguinte destacando suas principais características e o que elas representam.

 

AULA 03

 

Tema: As Constelações Clássicas, por Região da Esfera Celeste

Etapa 08: Para início de conversa

Iniciar a aula com as apresentações dos desenhos  construídos na aula anterior.

 

Etapa 09: Para início de conversa

Assistir com os alunos o vídeo “O que são constelações? Como são? disponível no link: https://youtu.be/5_RjuGA2s9o. Em seguida iniciar uma discussão e pedir que anotem no caderno as informações que considerarem mais relevantes a respeito do vídeo.

Etapa 10: Aprofundando no Tema

Solicitar a leitura do texto: As Constelações Clássicas, por Região da Esfera Celeste, contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Em seguida, pedir aos alunos que façam comentários sobre o que o texto trata. Momento oportuno para esclarecer dúvidas existentes.

 

AULA 04

Tema: Relações AFRO- INDÍGENAS

Etapa 11 :Para início de conversa

Esse momento o professor fará aula expositiva para trabalhar o texto feita  sobre “Relações AFRO- INDÍGENAS: A etnoastronomia dos africanos trazidos como escravos para o Brasil se misturou com a dos nativos do nosso país constituindo novas formas de saber”, contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp, poderá utilizar slides para tornar essa etapa bem atrativa e interessante para os alunos, em seguida abrir espaço para as indagações dos mesmos e dirimir as dúvidas.

Etapa 12: Atividades 

Disponibilizar o texto utilizado na aula expositiva para os alunos e solicitar  que os mesmos façam  ilustração de no mínimo dois trechos do texto em quadrinhos, de forma que retrate locais, personagens e acontecimentos que possam estar em harmonia, colocando um título para cada trecho ilustrado.

 

AULA 05

 

Tema: Aplicação da astronomia no Cotidiano

Etapa 13 : Apresentação das ilustrações em quadrinhos produzidas na aula anterior.

Etapa 14: Para início de conversa

Solicitar a leitura do texto: Aplicação da astronomia no Cotidiano”, contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Em seguida, pedir aos alunos que façam comentários sobre o que o texto trata. Momento oportuno para esclarecer dúvidas existentes.

Etapa 15:  Verificando a Aprendizagem

Reproduzir no caderno, a atividade referente ao Texto Aplicação da astronomia no Cotidiano”, contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp.

Desenhar as constelações citadas no texto, utilizando lápis de cor branco em cartolina dupla face preta, em seguida relatar o que representam para agricultura.

 

AULA 06

 

Obs: Correção da atividade e Apresentação das ilustrações em quadrinhos produzidas na aula anterior.

 

Tema: Relações AFRO- INDÍGENAS

Etapa 16: Atividades/Leitura e Interpretação

Disponibilizar o texto : “O Céu dos Índios de Dourados MatoGrosso do Sul” contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp, em seguida pedir que resolvam as questões sobre o texto no caderno.

Etapa 17: Correção da Atividade e socialização do texto em forma de leitura.

Etapa 18: Com base nesse mesmo texto, orientar aos alunos que elaborem poemas com rimas apresentando informações relevantes a cerca do tema. Para o trabalho ficar atrativo, solicite que ilustrem cada estrofe criada. As produções poderão ser feitas em grupo.

Etapa 19: Dinâmica

Usando o programa computacional Stellarium o professor mostrará à turma a visão indígena sobre o céu. Em seguida, dividirá os alunos em grupos e distribuindo a cada grupo uma constelação indígena, ficando responsável pela confecção de um cartaz mostrando a constelação indígena que lhe foi atribuída por sorteio, usando: papel carmim preto, lantejoulas, cola, glitter, fios prateados e outros materiais que acharem apropriados. Os cartazes serão disponibilizados via whatsaap através de fotos, as quais serão arquivadas para apreciação na culminância do projeto. As seguintes constelações serão adotadas nessa atividade: Constelação do Cervo do Pantanal, Constelação da Ema, Constelação do Homem Velho e Constelação da Anta. Ou ainda, poderá sugerir aos alunos que façam essas constelações utilizando alfinetes com cabecinhas de bolinhasbrancas,  isopor (a quarta parte da folha apenas) e tinta guache preta, pinta toda a superficie de do isopor de preto, em seguida usará os alfinetes para contornar o formato da constelação, é importante identificá-la com o titulo (nome da constelação retratada). O programa Stellarium encontra-se disponível em: http://www.stellarium.org/pt/. Utilizar também o texto do livro

Etapa 20: Mão na massa

Elaborar 6 questões para entrevistar agricultores sobre a influência dos astros sobre as plantações. Essa atividade deverá ser realizada em sala de aula sob orientação do professor.

Etapa 21: Apresentação e socialização das entrevistas.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (170 ) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário