SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Projeto
Consciência Negra: “Brasil do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons,
ritmos, diversidades e sons”. |
Unidade
Temática: Terra e Universo |
Objetos
de Conhecimento: A Etnoastronomia; A Construção social do
Céu; As Constelações Clássicas, por
Região da Esfera Celeste; Relações AFRO- INDÍGENAS; Aplicação no Cotidiano. |
|
Ano: 6º Período: 16 a 27/11 Nº de
Aulas: 06 |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Estudar o significado e como a Etnoastronomia pode vir a
ser um importante recurso para o reconhecimento dos saberes dos povos
africanos e indígenas. Estabelecer uma interlocução entre
concepções dos povos africanos e sua relação com a terra e o universo. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA
01 TEMA:
A Construção Social do Céu Etapa
1: Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir da leitura
do Texto “Diversas Culturas” contido na apostila
“Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp, fazer uma
breve discussão sobre o texto, indagar aos alunos se eles se baseiam nos
astros para desenvolver alguma prática, ou se já ouviram relatos sobre isso.
Em seguida levantar a seguinte questão: O que você entende por
Etnoastronomia? Orientações:
É importante, se manter imparcial a todas as ideias
apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do
correto. Obs.:
Fazer uma breve apresentação do tema
do projeto para os alunos. Etapa
02: Para início de conversa Comentar com os alunos que a
Ciência moderna já se beneficia do conhecimento indígena há algum tempo,
especialmente no campo da etnobotânica, isto é, o conhecimento sobre os usos
tradicionais das plantas. No campo da Etnoastronomia, porém, esse intercâmbio
é bem menor. A astronomia dos indígenas brasileiros é rica e sofisticada, e
conhecê-la contribui muito para o necessário trabalho de desconstruir
estereótipos relacionados aos saberes tradicionais desses povos. Etapa 03
– Pedir aos alunos que façam a
leitura do texto “O homem que mapeia o céu dos índios” – livro didático
Inspire Ciências 6º ano, página 170. Em seguida, pedir aos alunos que copiem
e respondam no caderno, as questões 1, 2, e 3 disponíveis na mesma página do
texto. Fazer a correção das questões antes do término da aula. AULA
02 Tema: Etnoastronomia: A Construção
Social do Céu Etapa 04: Para início de conversa Solicitar aos alunos de modo
compartilhado, façam a leitura do texto:
“A Construção Social do Céu”, contido na apostila “Etnoastronomia
- 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Fazer uma pequena motivação
para introdução da leitura, conforme o trecho abaixo. A
Etnoastronomia é uma área da Astronomia que estuda por intermédio dos
costumes de um povo, os seus conhecimentos astronômicos (MOURÃO, 1995).
Através desta, a construção social do céu assume um caráter predominante para
determinação de aspectos estruturantes da Astronomia observacional antiga. Etapa
05: Após a leitura compartilhada, fazer um bate papo com os
alunos sobre o que fora lido, aproveitando o momento para esclarecer
possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e
provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o texto. Etapa 06:Aprofundando no tema Pedir para os alunos assistirem o vídeo “A constelação de
Órion”, disponível no link: https://youtu.be/UrfzZZkMO2k. Etapa
07: Mão na massa Orientar aos alunos para
desenharem de forma bem caprichada e
colorida pelo menos 3 das estrelas apresentadas no vídeo para apreciação na
aula seguinte destacando suas principais características e o que elas
representam. AULA
03 Tema: As Constelações
Clássicas, por Região da Esfera Celeste Etapa 08: Para início de conversa Iniciar a aula com as apresentações dos desenhos construídos na aula anterior. Etapa
09: Para
início de conversa Assistir
com os alunos o vídeo “O que são constelações? Como são? disponível no link: https://youtu.be/5_RjuGA2s9o.
Em seguida iniciar uma discussão e pedir que anotem no caderno as informações
que considerarem mais relevantes a respeito do vídeo. Etapa 10: Aprofundando no Tema Solicitar a leitura do texto: As Constelações
Clássicas, por Região da Esfera Celeste, contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado
por e-mail e WhatsApp.
Em seguida, pedir aos alunos que façam comentários sobre o que o texto trata.
Momento oportuno para esclarecer dúvidas existentes. AULA 04 Tema: Relações AFRO- INDÍGENAS Etapa 11 :Para início de conversa Esse
momento o professor fará aula expositiva para trabalhar o texto feita sobre “Relações AFRO- INDÍGENAS: A etnoastronomia dos africanos trazidos como escravos
para o Brasil se misturou com a dos nativos do nosso país constituindo novas
formas de saber”, contido na apostila
“Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp, poderá utilizar slides para tornar essa etapa bem atrativa e
interessante para os alunos, em seguida abrir espaço para as indagações dos
mesmos e dirimir as dúvidas. Etapa 12: Atividades Disponibilizar o texto utilizado na aula expositiva
para os alunos e solicitar que os
mesmos façam ilustração de no mínimo
dois trechos do texto em quadrinhos, de forma que
retrate locais, personagens e acontecimentos que possam estar em harmonia,
colocando um título para cada trecho ilustrado. AULA 05 Tema: Aplicação da
astronomia no Cotidiano Etapa 13 : Apresentação das ilustrações em quadrinhos produzidas
na aula anterior. Etapa 14: Para início de conversa Solicitar a leitura do texto: “Aplicação da astronomia no Cotidiano”, contido na apostila
“Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Em seguida, pedir aos alunos que
façam comentários sobre o que o texto trata. Momento oportuno para esclarecer
dúvidas existentes. Etapa 15: Verificando
a Aprendizagem Reproduzir no caderno, a atividade referente ao Texto “Aplicação da astronomia no Cotidiano”, contido na apostila
“Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Desenhar as constelações citadas no texto, utilizando
lápis de cor branco em cartolina dupla face preta, em seguida relatar o que
representam para agricultura. AULA 06 Obs: Correção da atividade e Apresentação das ilustrações
em quadrinhos produzidas na aula anterior. Tema: Relações AFRO- INDÍGENAS Etapa 16: Atividades/Leitura e Interpretação Disponibilizar
o texto : “O Céu dos Índios de Dourados MatoGrosso do Sul” contido na apostila “Etnoastronomia - 6º Ano” disponibilizado
por e-mail e WhatsApp, em seguida pedir que resolvam as questões sobre o
texto no caderno. Etapa 17: Correção da Atividade e socialização do texto em forma de leitura. Etapa 18: Com base nesse mesmo texto, orientar aos alunos que elaborem poemas
com rimas apresentando informações relevantes a cerca do tema. Para o
trabalho ficar atrativo, solicite que ilustrem cada estrofe criada. As
produções poderão ser feitas em grupo. Etapa 19: Dinâmica Usando o programa computacional
Stellarium o professor mostrará à turma a visão indígena sobre o céu. Em
seguida, dividirá os alunos em grupos e distribuindo a cada grupo uma
constelação indígena, ficando responsável pela confecção de um cartaz
mostrando a constelação indígena que lhe foi atribuída por sorteio, usando:
papel carmim preto, lantejoulas, cola, glitter, fios prateados e outros
materiais que acharem apropriados. Os cartazes serão disponibilizados via
whatsaap através de fotos, as quais serão arquivadas para apreciação na
culminância do projeto. As seguintes constelações serão adotadas nessa
atividade: Constelação do Cervo do Pantanal, Constelação da Ema, Constelação
do Homem Velho e Constelação da Anta. Ou ainda, poderá sugerir aos alunos que
façam essas constelações utilizando alfinetes com cabecinhas de
bolinhasbrancas, isopor (a quarta
parte da folha apenas) e tinta guache preta, pinta toda a superficie de do
isopor de preto, em seguida usará os alfinetes para contornar o formato da
constelação, é importante identificá-la com o titulo (nome da constelação
retratada). O programa Stellarium encontra-se disponível em: http://www.stellarium.org/pt/. Utilizar também o
texto do livro Etapa 20:
Mão na massa Elaborar
6 questões para entrevistar agricultores sobre a influência dos astros sobre as
plantações. Essa atividade deverá ser realizada em sala de aula sob
orientação do professor. Etapa
21: Apresentação e socialização das entrevistas. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (170 ) (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário