6ª SD CIE 8º Ano 2022

 

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Energia que transforma o mundo

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, consumo de equipamentos elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de energia elétrica.

Ano: 8º                          Período: 11 a 22/07                                                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.  (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras). (EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia. Entender a diferença entre recursos renováveis e não renováveis. Identificar os combustíveis fosseis. Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados atualmente no mundo como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica (hidrelétrica, termelétrica e termonucleares). Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias. Entender sobre o funcionamento da utilização dos instrumentos tecnológicos para produção de energia limpa e outras alternativas a favor da preservação do meio ambiente. Identificar as diferentes fontes de energia.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Levante os conhecimentos prévios a partir da leitura da imagem  da página 114 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, lance os questionamentos da página 115 do mesmo livro. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 02: Aprofundando no tema  (20min)

Observe a charge abaixo e responda a questão a seguir:

 

·         A partir do que está sendo tratado no texto, seria possível produzir energia eólica com cata-ventos? Registre a resposta no seu caderno.

 

Acolha as respostas dos alunos. Em seguida, esclareça sobre as considerações dos mesmos para iniciar o conteúdo, apenas no que diz respeito a energia eólica. Dando continuidade, lance perguntas a respeito das Fontes Renováveis e não Renováveis de energia e peça que eles achem as respostas no texto do livro didático Inspire Ciências 8º ano, nas páginas 135 a 179. Aquele que encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída. Nesse momento o professor pode aproveitar para discorrer sobre o assunto para melhor esclarecimento e dirimir possíveis dúvidas levantadas pelos alunos.

Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, se possível, proponha a exibição do vídeo disponível no link a seguir: https://youtu.be/8DVtAW3xNx8

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam as questões da página 142 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção.

Etapa 04: Hora do Filme (5min)

Como atividade para casa, pedir ao aluno que assista ao filme “o menino que descobriu o vento” disponível no link abaixo, em seguida, oriente-os a construir uma sequência de quadrinhos contando sobre as cenas do filme, também poderá responder em sala a ficha relatório disponibilizada via WhatsApp. Estipule um prazo para entrega da atividade.

Link para o filme: https://youtu.be/fCZt9QpDXuU

 

AULA 02

Tema: Energia e suas Transformações

Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Observe as frases abaixo:

Responda:

a) O que tem em comum nas frases?

b) O que é energia?

c) Você sabe quais são as fontes de energia?

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 06: Aprofundando no tema (25min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, utilize as páginas116 e 117 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão o vídeo disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw  após a exibição do vídeo, discutir sobre o objeto de conhecimento em questão, a fim de esclarecer possíveis dúvidas levantadas pelos alunos, com base no material disponível nas páginas 116 a 117 do livro didático Inspire Ciências.

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (15min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam a questão 122 da página do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção.

AULA 03

Tema: Tipos de Usinas de Eletricidade

Etapa 08: Questão Disparadora (10min)

Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente o que eles vão discutir, questionar, levantar informações. Em seguida os desafie a responder a seguinte questão disparadora: “De onde vem a energia elétrica que chega na sua casa?”

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 09: Aprofundando no Tema (20min)

Após a etapa 08, logo ter ouvido as considerações dos alunos, faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro para eles, pois irão precisar para realizar a atividade prática da etapa 11.

             Usinas de eletricidade

Usinas de eletricidade são instalações industriais que produzem energia elétrica. Uma usina pode ser: hidráulica, térmica, solar, eólica, nuclear, entre outros tipos.

"Usinas elétricas são instalações industriais designadas para a geração de energia elétrica. As usinas elétricas utilizam geradores que são capazes de converter a energia mecânica proveniente de alguma força motriz externa em energia elétrica.

 

Os geradores presentes nas usinas elétricas são máquinas capazes de rotacionar em altas velocidades. Em seu interior, há grandes ímãs e uma espira (um enrolamento de fios com grande número de voltas). Quando há movimento relativo entre o campo magnético dos imãs e a espira, ocorre o surgimento de uma corrente elétrica. Tal corrente elétrica é coletada e depois distribuída para indústrias, áreas rurais e residências, por meio de fios condutores de alta tensão."

 

 "Como funcionam as usinas elétricas?

Apesar de existirem diferentes tipos de usinas elétricas, quase todas produzem eletricidade segundo o mesmo princípio físico: indução eletromagnética, também conhecida como lei de Faraday-Lenz."

 

"Usinas elétricas no Brasil

O Brasil conta com diversos tipos de usinas voltadas para a produção de energia elétrica. Dentre elas, a usina hidrelétrica é, de longe, a mais popular, em razão do enorme potencial hidráulico do país. Esse tipo de usina é acionada pelo movimento de queda das águas de rios represados."

 

Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/usinas-eletricidade.htm

 

Tipos de usinas de eletricidade

 

De acordo com o tipo de matriz energética, da qual uma usina elétrica extrai a sua energia, é possível caracterizar essa última em diferentes tipos. Confira alguns dos mais importantes tipos de energia e a sua definição, bem como os nomes dados às usinas que os exploram, a fim de obter-se energia elétrica:

 

Energia hidráulica: é a energia potencial gravitacional contida nas massas de água que apresentem uma altura, ou desnível. Durante a queda d'água, essa energia é convertida em energia cinética, movimentando os geradores das usinas. Esse tipo de energia é explorado pelas usinas hidrelétricas e maremotrizes.

 

Energia térmica: está diretamente relacionada à temperatura de um sistema. Quanto maior é a temperatura de um sistema, maior será a força com que as suas moléculas atingem as fronteiras que o circunda. Assim, essa forma de energia torna possível movimentar grandes turbinas geradoras usando o vapor d'água, por exemplo. As usinas termoelétricas e geotérmicas fazem uso desse tipo de energia por meio da queima do carvão mineral e pelo aproveitamento dos jatos de vapor emitidos pelos gêiseres, respectivamente.

 

Energia solar: é proveniente da radiação eletromagnética emitida pelo Sol. Essa energia pode ser usada para produzir um grande aumento na temperatura de água, a fim de evaporá-la e impulsionar grandes turbinas. Outro uso da energia solar consiste em convertê-la diretamente em energia elétrica usando painéis solares, por meio de um fenômeno chamado efeito fotoelétrico. As usinas que fazem uso desse tipo de energia são as usinas solares dos tipos termos solares e fotovoltaicas.

 

Energia eólica: é o nome que se dá para a energia cinética dos ventos. Esse tipo de energia produz a rotação de moinhos, o movimento de embarcações etc. As usinas que fazem uso direto desse tipo de energia, por meio de grandes cata-ventos, são as usinas eólicas.

 

Energia nuclear: é obtida por meio da fissão nuclear de átomos pesados e instáveis, como o Urânio. Durante a fissão nuclear, parte da massa dos átomos é convertida em uma imensa quantidade de energia, essa energia é usada para aquecer a água, que se evapora sob altas pressões e, quando liberada, produz a rotação de turbinas geradoras."

 

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (10min)

Atividades:

1)      Qual é a principal fonte de energia elétrica no Brasil?

 

2)      Liste as principais transformações de energia que ocorre em cada uma das usinas a seguir

A)    Usina nuclear

B)   Usina eólica

C)   Usina hidrelétrica

D)   Usina solar

Etapa 11: Mão na Massa (10 min)

Oriente os alunos a realizarem um experimento que demonstra a transformação de energia. Faça uma pesquisa de sugestões antes para orientá-los melhor com os exemplos. É possível utilizar a calculadora movida a batatas, pesquise no site Manual do Mundo, lá deverá conter algumas sugestões. Estipule um prazo para as apresentações. Na próxima aula já farão uma atividade inicial parecida com essa proposta.

AULA 04

Tema: A Roda D’Agua e a Energia

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Contextualização

Orientações: Projete a imagem e peça a turma que a observe cuidadosamente. Pergunte se alguém conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte se sabem o nome. Ouça-os atentamente, em seguida comente que a água sempre foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um equipamento como este chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho utiliza a energia mecânica da água, principalmente para moer grãos, irrigar, e em alguns casos gerar energia elétrica.

Caso não possa projetar, Imprima a imagem e distribua entre os alunos.

Para você saber mais:

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> .

Problematização: Como essa roda produz energia?

 

Lance mais perguntas para os alunos responderem:

Você já ouviu falar em roda d’água? Qual a relação de uma roda d’água com a produção de energia? Quais transformações ocorrem de uma energia para outra? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 13: Aprofundamento do tema (25min)

Convide os alunos a fazerem a leitura compartilhada sobre a roda d’água disponível no texto abaixo. Discuta de forma bem explicativa para que os alunos compreendam o principio dessa engenhoca.

História da roda d’água e sua importância para nosso desenvolvimento

 A roda d’água foi, provavelmente, o primeiro método de energia mecânica desenvolvido.

 A história da roda d’água começou na Grécia Antiga, e essa tecnologia acabou se tornando difundida por todo o mundo. A roda d’água é basicamente uma roda de madeira ou metal colocada normalmente na vertical em córregos ou outros corpos de água que aproveita a força da água para gerar energia. Ela funciona da seguinte forma: pás ou baldes fixados ao redor da roda captam a água. A força da água move as pás ou os baldes resultando em uma rotação transmitida ao maquinário por meio do eixo da roda. A roda d’água foi, provavelmente, o primeiro método de energia mecânica desenvolvido para substituir o trabalho de humanos e animais. História da roda d’água O primeiro registro encontrado sobre a roda d’água foi feito por Vitruvius, um engenheiro que morreu em 14 d.C., e remonta a cerca de 4.000 a.C. como uma criação realizada e utilizada durante a época romana. Por toda a história da roda d’água, ela foi utilizada como uma alternativa para geração de energia utilizando recursos naturais. Quando surgiu, suas principais finalidades eram a irrigação de lavouras, moagem de grãos e fornecimento de água potável às aldeias. Foi muito usada para o funcionamento de serrarias, bombas, foles de forja, martelos de inclinação e martelos de viagem. Também foi usada para acionar fábricas têxteis. Com o crescimento da demanda energética, foi exigida uma evolução para as grandes turbinas hidráulicas. Apesar de não pertencer ao grupo dos equipamentos produtores de energia elétrica em larga escala, a memória desse precursor da geração de energia por meio hídrico e sua importância para nosso desenvolvimento deve ser preservada. Como funcionavam as primeiras rodas d’água As primeiras rodas d’água eram montadas em cima de eixos verticais cujas extremidades inferiores mergulhavam em um fluxo de água rápido. Já no primeiro século, a roda d’água horizontal – ineficiente na transferência da potência da corrente para o mecanismo a ser acionado – foi substituída por rodas d’água posicionadas na vertical.

A invenção era usada para alimentar diferentes tipos de moinhos (máquinas que aproveitam a energia do vento ou da água para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou para produzir energia elétrica). Confira estas curiosidades: a combinação de roda d’água e moinho é chamada de moinho de água. Um antigo moinho de rodas horizontais usado para moer grãos na Grécia era chamado de Moinho Nórdico. Já na Síria, os moinhos de água eram chamados de “norias”. Tipos de rodas d’água Podemos encontrar três tipos principais de rodas d’água. Uma é a roda d’água horizontal, na qual a água flui de um aqueduto, e a força da água gira a roda. Outra é a roda d’água vertical ultrapassada, nela, a água flui de um aqueduto, e a gravidade da água gira a roda. A terceira é a roda d’água vertical inferior, ela funciona ao ser colocada em um córrego e é girada pelo movimento natural do rio. A turbina hidráulica A turbina hidráulica é uma invenção moderna baseada nos mesmos princípios da roda d’água. Consiste em um motor rotativo que usa o fluxo de fluido – gás ou líquido – para girar um eixo que aciona o maquinário. A água que flui ou cai atinge uma série de lâminas ou baldes presos em torno de um eixo. O eixo então gira, e o movimento aciona o rotor de um gerador elétrico. Turbinas hidráulicas são usadas em usinas hidrelétricas, desenvolvidas posteriormente. Hoje um terço da energia elétrica do mundo é produzida por meios hidroelétricos.

Conheça a roda d’água do Museu WEG Você já viu uma roda d’água? Elas são geralmente encontradas no interior das cidades e são preservadas por empresas ou moradores locais. No Museu WEG, há uma roda d’água que pode ser vista, inclusive, em funcionamento, na qual é possível observar o processo de geração e distribuição de energia em uma usina hidrelétrica rudimentar, igual a tantas que fizeram funcionar fábricas e oficinas ao longo dos anos. Sistema de roda d’água do Museu WEG A roda d’água foi extremamente importante para a história da humanidade, contribuindo para o desenvolvimento das aldeias e dos agricultores que viviam perto de rios ou córregos. Mas você sabia que existem muitos povos que viviam, e ainda vivem, em áreas isoladas e com dificuldade de acesso à água? Para resolver esse problema, uma das alternativas para esses povos é o bombeamento solar. Essa técnica permite a extração de água do subsolo por meio da energia solar fotovoltaica, facilitando o acesso à água onde os recursos hídricos não se encontram ou não podem ser acessados com facilidade. Clique aqui e entenda como o bombeamento de água por meio da energia solar funciona como uma solução para lugares remotos.

Após a leitura ilustre com o vídeo disponível no link abaixo para melhor compreensão.

https://youtu.be/YqpAHSrFgDs

Peça que os alunos ilustrem a roda d’água no caderno, fazendo um protótipo do modelo que irão construir.

 

Etapa 14: Mão na Massa II (10min)

Prática Roda D’água: Oriente os alunos a confeccionarem uma Roda D’água utilizando materiais disponíveis em casa e palito de picolé de acordo com as que visualizaram nos vídeos. Estipule prazos.

 

 

AULA 05

 

Tema: Consumo de Energia Elétrica

Etapa 15: Questão Disparadora (15min)

 Apresente o título da aula. Lança a pergunta que estimula o interesse pelo tema:

“Quem acredita que sabe consumir a energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?” Deixe os alunos livres para expressarem o que acham a respeito da pergunta.

Continue perguntando aos estudantes o que eles entendem por potência e em quais contextos eles já verificaram o uso desse conceito. Pergunte também o que eles compreendem quando se afirma que um aparelho ou dispositivo é mais potente que outro. Desenvolva a discussão para que eles possam relacionar o conceito de potência à capacidade de transformar uma forma de energia em outra em um determinado intervalo de tempo. Um automóvel, por exemplo, transforma energia química em energia mecânica. Assim, quanto mais potente o automóvel, mais rapidamente ele é capaz de realizar essa transformação, alcançando velocidades maiores. Um liquidificador, por sua vez, transforma energia elétrica em energia mecânica e, quanto mais potente o aparelho for, mais velozmente suas hélices girarão. Peça aos estudantes que citem outros exemplos. Registre no quadro os exemplos mencionados e discuta com eles qual transformação de energia cada aparelho (dispositivo) realiza, e o que significa, em cada caso, ser mais potente.

 

Etapa 16: Sistematizando o Conhecimento (20min)

Faça uma aula expositiva e dialogada com base nas páginas 118 e 119 do livro didático, em seguida proponha a realização da atividade da página 119. Faça a correção.

Etapa 17: Aprofundando no Tema (15min)

Faça a leitura da imagem com os alunos das páginas 120 e 121, pedindo que expliquem as conversões de energia indicadas em cada caso. Comentar que as indicações presentes no livro são simplificadas, focadas nas principais conversões que cada equipamento realiza. Explique de forma bem lenta sobre a forma de calcular a energia consumida. Retomaremos esse objeto de conhecimento na próxima sequência, portanto, não se preocupe em cobrar resultados, apenas promova uma apresentação. Leia as orientações didáticas que estão nas páginas.

AULA 06

Tema: Uso Consciente de Energia

Etapa 18: Vídeo – Vida de República (Episódio 4) (25min)

Que tal intensificar os estudos assistindo um episódio da série Vida de República?

 

Vida de República foi produzida pela Coelba e TV Futura mostra o cotidiano de cinco jovens universitários e do Ensino Médio que moram juntos em uma típica república de estudantes e o tema principal da série é o uso eficiente da energia. Fica tranquilo, tem uma linguagem bem-humorada e você ainda vai garantir a aprendizagem de muita coisa legal. Acesse o seguinte link: https://youtu.be/xp7pA_7lkDk

Depois de assistir registre suas impressões sobre o Episódio 4 da Vida de República.

Gostou? Não? Recomendaria? Aprendeu algo novo com ele? Identificou alguma cena que te fez lembrar de algum episódio de seu cotidiano?

Etapa 19: Sistematizando o Conhecimento (15min)

Fazer uma breve discussão do vídeo, em seguida aprofundar no tema falando sobre os impactos da geração de energia, use como suporte o livro didático Inspire Ciências, páginas 143 a 149. Oportunize a participação dos alunos durante a exposição do tema.

Etapa 20: Verificação da Aprendizagem (10min)

Agora realize em seu caderno a atividade da página 150 do livro didático.

 

ATIVIDADES EXTRAS

 

Mão na Massa

Reproduzir a planilha abaixo no caderno e responder a partir da apostila disponibilizada pelo professor sobre o tema.

ATIVIDADE DE PESQUISA

Acessando a apostila abaixo preencha a tabela com as informações pedidas de cada fonte de energia:

file:///D:/Users/JO%C3%83O/Downloads/FONTES%20DE%20ENERGIA%208%C2%BA%20(3).pdf

FONTE DE ENERGIA

OBTENÇÃO

USO

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Hidrelétrica

 

 

 

 

 

 

 

 

Energia Eólica

 

 

 

 

 

 

 

 

Energia Solar

 

 

 

 

 

 

 

Marés

 

 

 

 

 

 

 

Biomassa

 

 

 

 

 

 

 

Petróleo

 

 

 

 

 

 

 

Gás Natural

 

 

 

 

 

 

 

Carvão Mineral

 

 

 

 

 

 

 

Energia Nuclear

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs: Na próxima sequencia faremos uma exposição dos trabalhos realizados sobre o filme, a roda d’água e retomaremos os cálculos de consumo de energia.

 

Elaboração: Adriana, Magalli, Rosimeire e Tânia Mara.

Coordenação e colaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (115, 119,122,142, 150)

(X) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

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