6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema: Energia que transforma o mundo |
Unidade Temática: Matéria e energia |
Objetos de Conhecimento: Fontes
e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis.
Energia e suas transformações, consumo de equipamentos elétricos e hábitos de
consumo; Uso consciente de energia elétrica. |
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Ano:
8º Período: 11 a 22/07
Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes
(renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências,
comunidades ou cidades. (EF08CI03) Classificar
equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia
elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor
ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou
comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de
sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de
geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.),
suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa
energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de
energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia
chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de
energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que
identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica,
solar, geotérmica, biomassa, entre outras). (EF08CI04IT) Analisar o
impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia
e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites
e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas. (EF08CI06BA)
Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado,
levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia
e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e
levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer
que há uma diversidade de fontes de energia. Entender a diferença entre
recursos renováveis e não renováveis. Identificar os combustíveis fosseis.
Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados
atualmente no mundo como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a
energia elétrica (hidrelétrica, termelétrica e termonucleares). Ampliar os
conhecimento e aprendizagem em tecnologias. Entender sobre o funcionamento da
utilização dos instrumentos tecnológicos para produção de energia limpa e
outras alternativas a favor da preservação do meio ambiente. Identificar as
diferentes fontes de energia. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Fontes
Renováveis e Não Renováveis de Energia Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios
(10min) Levante
os conhecimentos prévios a partir da leitura da imagem da página 114 do livro didático Inspire
Ciências 8º ano, lance os questionamentos da página 115 do mesmo livro. Acolha
as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 02: Aprofundando no tema (20min) Observe a
charge abaixo e responda a questão a seguir: ·
A partir do que está sendo tratado no texto, seria possível
produzir energia eólica com cata-ventos? Registre a resposta no seu caderno. Acolha as respostas dos alunos. Em seguida,
esclareça sobre as considerações dos mesmos para iniciar o conteúdo, apenas
no que diz respeito a energia eólica. Dando continuidade, lance perguntas a
respeito das Fontes Renováveis e não
Renováveis de energia e peça que eles achem as respostas no texto do livro
didático Inspire Ciências 8º ano, nas páginas 135 a 179. Aquele que encontrar
primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você
incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída. Nesse
momento o professor pode aproveitar para discorrer sobre o assunto para
melhor esclarecimento e dirimir possíveis dúvidas levantadas pelos alunos. Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, se
possível, proponha a exibição do vídeo disponível no link a seguir: https://youtu.be/8DVtAW3xNx8 Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (15min) Solicitar
aos alunos que copiem e respondam as questões da página 142 do livro didático
Inspire Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção. Etapa
04: Hora do Filme (5min) Como atividade para casa, pedir ao aluno que
assista ao filme “o menino que descobriu o vento” disponível no link abaixo, em
seguida, oriente-os a construir uma sequência de quadrinhos contando sobre as
cenas do filme, também poderá responder em sala a ficha relatório
disponibilizada via WhatsApp. Estipule um prazo para entrega da atividade. Link para o filme: https://youtu.be/fCZt9QpDXuU AULA
02 Tema: Energia e suas
Transformações Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios
(10min) Observe as frases abaixo: Responda: a) O que tem em comum nas frases? b) O que é energia? c) Você sabe quais são as fontes de energia? Acolha as respostas
apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 06: Aprofundando no tema (25min) Faça uma aula expositiva e dialogada
sobre o tema, utilize as páginas116 e 117 do livro didático Inspire Ciências
8º ano. Para entender melhor sobre o assunto
temos como sugestão o vídeo disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw após
a exibição do vídeo, discutir sobre o objeto de conhecimento em questão, a
fim de esclarecer possíveis dúvidas levantadas pelos alunos, com base no
material disponível nas páginas 116 a 117 do livro didático Inspire
Ciências. Etapa
07: Verificação da Aprendizagem (15min) Solicitar
aos alunos que copiem e respondam a questão 122 da página do livro didático
Inspire Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção. AULA 03 Tema: Tipos de Usinas
de Eletricidade Etapa
08: Questão Disparadora (10min) Projete ou leia o
tema da aula para os alunos e comente o que eles vão discutir, questionar,
levantar informações. Em seguida os desafie a responder a seguinte questão
disparadora: “De onde vem a energia elétrica que chega na sua casa?” Acolha as respostas
apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa
09: Aprofundando no Tema (20min) Após a etapa 08, logo ter ouvido as considerações
dos alunos, faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os
eles interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro para
eles, pois irão precisar para realizar a atividade prática da etapa 11. Usinas de eletricidade
Usinas de
eletricidade são instalações industriais que produzem energia elétrica. Uma
usina pode ser: hidráulica, térmica, solar, eólica, nuclear, entre outros
tipos. "Usinas elétricas são instalações industriais
designadas para a geração de energia elétrica. As usinas elétricas utilizam
geradores que são capazes de converter a energia mecânica proveniente de
alguma força motriz externa em energia elétrica. Os geradores presentes nas usinas elétricas são
máquinas capazes de rotacionar em altas velocidades. Em seu interior, há
grandes ímãs e uma espira (um enrolamento de fios com grande número de
voltas). Quando há movimento relativo entre o campo magnético dos imãs e a
espira, ocorre o surgimento de uma corrente elétrica. Tal corrente elétrica é
coletada e depois distribuída para indústrias, áreas rurais e residências,
por meio de fios condutores de alta tensão." "Como funcionam
as usinas elétricas? Apesar de existirem diferentes tipos de usinas
elétricas, quase todas produzem eletricidade segundo o mesmo princípio
físico: indução eletromagnética, também conhecida como lei de
Faraday-Lenz." "Usinas elétricas no Brasil O Brasil conta com diversos tipos de usinas voltadas
para a produção de energia elétrica. Dentre elas, a usina hidrelétrica é, de
longe, a mais popular, em razão do enorme potencial hidráulico do país. Esse
tipo de usina é acionada pelo movimento de queda das águas de rios
represados." Veja mais em:
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/usinas-eletricidade.htm Tipos de usinas de
eletricidade De acordo com o
tipo de matriz energética, da qual uma usina elétrica extrai a sua energia, é
possível caracterizar essa última em diferentes tipos. Confira alguns dos
mais importantes tipos de energia e a sua definição, bem como os nomes dados
às usinas que os exploram, a fim de obter-se energia elétrica: Energia
hidráulica: é a energia potencial gravitacional contida nas massas de água
que apresentem uma altura, ou desnível. Durante a queda d'água, essa energia
é convertida em energia cinética, movimentando os geradores das usinas. Esse
tipo de energia é explorado pelas usinas hidrelétricas e maremotrizes. Energia térmica:
está diretamente relacionada à temperatura de um sistema. Quanto maior é a
temperatura de um sistema, maior será a força com que as suas moléculas
atingem as fronteiras que o circunda. Assim, essa forma de energia torna
possível movimentar grandes turbinas geradoras usando o vapor d'água, por
exemplo. As usinas termoelétricas e geotérmicas fazem uso desse tipo de
energia por meio da queima do carvão mineral e pelo aproveitamento dos jatos
de vapor emitidos pelos gêiseres, respectivamente. Energia solar: é
proveniente da radiação eletromagnética emitida pelo Sol. Essa energia pode
ser usada para produzir um grande aumento na temperatura de água, a fim de
evaporá-la e impulsionar grandes turbinas. Outro uso da energia solar
consiste em convertê-la diretamente em energia elétrica usando painéis
solares, por meio de um fenômeno chamado efeito fotoelétrico. As usinas que
fazem uso desse tipo de energia são as usinas solares dos tipos termos
solares e fotovoltaicas. Energia eólica: é
o nome que se dá para a energia cinética dos ventos. Esse tipo de energia
produz a rotação de moinhos, o movimento de embarcações etc. As usinas que
fazem uso direto desse tipo de energia, por meio de grandes cata-ventos, são
as usinas eólicas. Energia nuclear: é
obtida por meio da fissão nuclear de átomos pesados e instáveis, como o
Urânio. Durante a fissão nuclear, parte da massa dos átomos é convertida em
uma imensa quantidade de energia, essa energia é usada para aquecer a água,
que se evapora sob altas pressões e, quando liberada, produz a rotação de
turbinas geradoras." Etapa
10: Verificação da Aprendizagem (10min) Atividades: 1)
Qual é a principal fonte de energia
elétrica no Brasil? 2)
Liste as principais transformações
de energia que ocorre em cada uma das usinas a seguir A)
Usina nuclear B)
Usina eólica C)
Usina hidrelétrica D)
Usina solar Etapa
11: Mão na Massa (10 min) Oriente os alunos a realizarem um experimento que demonstra a
transformação de energia. Faça uma pesquisa de sugestões antes para orientá-los
melhor com os exemplos. É possível utilizar a calculadora movida a batatas,
pesquise no site Manual do Mundo, lá deverá conter algumas sugestões.
Estipule um prazo para as apresentações. Na próxima aula já farão uma
atividade inicial parecida com essa proposta. AULA 04 Tema: A Roda D’Agua e
a Energia Etapa 12: Levantamento
de Conhecimentos Prévios (15min) Orientações: Projete a
imagem e peça a turma que a observe cuidadosamente. Pergunte se alguém
conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte
se sabem o nome. Ouça-os atentamente, em seguida comente que a água sempre
foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um
equipamento como este chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho
utiliza a energia mecânica da água, principalmente para moer grãos, irrigar,
e em alguns casos gerar energia elétrica. Caso não possa projetar, Imprima a
imagem e distribua entre os alunos. Para você saber mais: Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas
do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> . Problematização: Como essa roda produz energia? Lance mais perguntas para os alunos
responderem: Você já ouviu falar em roda d’água?
Qual a relação de uma roda d’água com a produção de energia? Quais
transformações ocorrem de uma energia para outra? Acolha
as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 13: Aprofundamento do
tema (25min) Convide os alunos a fazerem a leitura
compartilhada sobre a roda d’água disponível no texto abaixo. Discuta de
forma bem explicativa para que os alunos compreendam o principio dessa
engenhoca. História da roda d’água e sua importância para nosso
desenvolvimento A roda d’água foi,
provavelmente, o primeiro método de energia mecânica desenvolvido. A história da roda
d’água começou na Grécia Antiga, e essa tecnologia acabou se tornando
difundida por todo o mundo. A roda d’água é basicamente uma roda de madeira
ou metal colocada normalmente na vertical em córregos ou outros corpos de
água que aproveita a força da água para gerar energia. Ela funciona da
seguinte forma: pás ou baldes fixados ao redor da roda captam a água. A força
da água move as pás ou os baldes resultando em uma rotação transmitida ao
maquinário por meio do eixo da roda. A roda d’água foi, provavelmente, o
primeiro método de energia mecânica desenvolvido para substituir o trabalho
de humanos e animais. História da roda d’água O primeiro registro encontrado
sobre a roda d’água foi feito por Vitruvius, um engenheiro que morreu em 14
d.C., e remonta a cerca de 4.000 a.C. como uma criação realizada e utilizada
durante a época romana. Por toda a história da roda d’água, ela foi utilizada
como uma alternativa para geração de energia utilizando recursos naturais.
Quando surgiu, suas principais finalidades eram a irrigação de lavouras,
moagem de grãos e fornecimento de água potável às aldeias. Foi muito usada
para o funcionamento de serrarias, bombas, foles de forja, martelos de
inclinação e martelos de viagem. Também foi usada para acionar fábricas
têxteis. Com o crescimento da demanda energética, foi exigida uma evolução
para as grandes turbinas hidráulicas. Apesar de não pertencer ao grupo dos
equipamentos produtores de energia elétrica em larga escala, a memória desse
precursor da geração de energia por meio hídrico e sua importância para nosso
desenvolvimento deve ser preservada. Como funcionavam as primeiras rodas d’água
As primeiras rodas d’água eram montadas em cima de eixos verticais cujas
extremidades inferiores mergulhavam em um fluxo de água rápido. Já no
primeiro século, a roda d’água horizontal – ineficiente na transferência da
potência da corrente para o mecanismo a ser acionado – foi substituída por
rodas d’água posicionadas na vertical. A invenção era usada
para alimentar diferentes tipos de moinhos (máquinas que aproveitam a energia
do vento ou da água para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou para
produzir energia elétrica). Confira estas curiosidades: a combinação de roda
d’água e moinho é chamada de moinho de água. Um antigo moinho de rodas
horizontais usado para moer grãos na Grécia era chamado de Moinho Nórdico. Já
na Síria, os moinhos de água eram chamados de “norias”. Tipos de rodas d’água
Podemos encontrar três tipos principais de rodas d’água. Uma é a roda d’água
horizontal, na qual a água flui de um aqueduto, e a força da água gira a
roda. Outra é a roda d’água vertical ultrapassada, nela, a água flui de um
aqueduto, e a gravidade da água gira a roda. A terceira é a roda d’água
vertical inferior, ela funciona ao ser colocada em um córrego e é girada pelo
movimento natural do rio. A turbina hidráulica A turbina hidráulica é uma
invenção moderna baseada nos mesmos princípios da roda d’água. Consiste em um
motor rotativo que usa o fluxo de fluido – gás ou líquido – para girar um
eixo que aciona o maquinário. A água que flui ou cai atinge uma série de
lâminas ou baldes presos em torno de um eixo. O eixo então gira, e o
movimento aciona o rotor de um gerador elétrico. Turbinas hidráulicas são
usadas em usinas hidrelétricas, desenvolvidas posteriormente. Hoje um terço
da energia elétrica do mundo é produzida por meios hidroelétricos. Conheça a roda d’água
do Museu WEG Você já viu uma roda d’água? Elas são geralmente encontradas no
interior das cidades e são preservadas por empresas ou moradores locais. No
Museu WEG, há uma roda d’água que pode ser vista, inclusive, em
funcionamento, na qual é possível observar o processo de geração e
distribuição de energia em uma usina hidrelétrica rudimentar, igual a tantas
que fizeram funcionar fábricas e oficinas ao longo dos anos. Sistema de roda
d’água do Museu WEG A roda d’água foi extremamente importante para a história
da humanidade, contribuindo para o desenvolvimento das aldeias e dos
agricultores que viviam perto de rios ou córregos. Mas você sabia que existem
muitos povos que viviam, e ainda vivem, em áreas isoladas e com dificuldade
de acesso à água? Para resolver esse problema, uma das alternativas para
esses povos é o bombeamento solar. Essa técnica permite a extração de água do
subsolo por meio da energia solar fotovoltaica, facilitando o acesso à água
onde os recursos hídricos não se encontram ou não podem ser acessados com
facilidade. Clique aqui e entenda como o bombeamento de água por meio da
energia solar funciona como uma solução para lugares remotos. Após a leitura ilustre
com o vídeo disponível no link abaixo para melhor compreensão. Peça
que os alunos ilustrem a roda d’água no caderno, fazendo um protótipo do
modelo que irão construir. Etapa
14: Mão na Massa II (10min) Prática Roda D’água:
Oriente os alunos a confeccionarem uma Roda D’água utilizando materiais
disponíveis em casa e palito de picolé de acordo com as que visualizaram nos
vídeos. Estipule prazos. AULA 05 Tema: Consumo de Energia Elétrica Etapa 15: Questão Disparadora (15min) Apresente o título da aula. Lança a pergunta que
estimula o interesse pelo tema: “Quem acredita que sabe consumir a energia elétrica de uma
forma consciente e sustentável?” Deixe os alunos
livres para expressarem o que acham a respeito da pergunta. Continue perguntando aos estudantes o que eles entendem
por potência e em quais contextos eles já verificaram o uso desse conceito.
Pergunte também o que eles compreendem quando se afirma que um aparelho ou
dispositivo é mais potente que outro. Desenvolva a discussão para que eles
possam relacionar o conceito de potência à capacidade de transformar uma
forma de energia em outra em um determinado intervalo de tempo. Um automóvel,
por exemplo, transforma energia química em energia mecânica. Assim, quanto
mais potente o automóvel, mais rapidamente ele é capaz de realizar essa
transformação, alcançando velocidades maiores. Um liquidificador, por sua
vez, transforma energia elétrica em energia mecânica e, quanto mais potente o
aparelho for, mais velozmente suas hélices girarão. Peça aos estudantes que
citem outros exemplos. Registre no quadro os exemplos mencionados e discuta
com eles qual transformação de energia cada aparelho (dispositivo) realiza, e
o que significa, em cada caso, ser mais potente. Etapa 16: Sistematizando o Conhecimento (20min) Faça uma aula expositiva e dialogada
com base nas páginas 118 e 119 do livro didático, em seguida proponha a
realização da atividade da página 119. Faça a correção. Etapa 17: Aprofundando no Tema (15min) Faça a leitura da imagem com os alunos das páginas 120 e 121,
pedindo que expliquem as conversões de energia indicadas em cada caso.
Comentar que as indicações presentes no livro são simplificadas, focadas nas
principais conversões que cada equipamento realiza. Explique de forma bem
lenta sobre a forma de calcular a energia consumida. Retomaremos esse objeto
de conhecimento na próxima sequência, portanto, não se preocupe em cobrar
resultados, apenas promova uma apresentação. Leia as orientações didáticas
que estão nas páginas. AULA 06 Tema: Uso Consciente
de Energia Etapa
18: Vídeo – Vida de República (Episódio 4) (25min) Que tal intensificar os estudos assistindo um episódio da
série Vida de República? Vida de República foi produzida pela Coelba e TV Futura mostra
o cotidiano de cinco jovens universitários e do Ensino Médio que moram juntos
em uma típica república de estudantes e o tema principal da série é o uso
eficiente da energia. Fica tranquilo, tem uma linguagem bem-humorada e você
ainda vai garantir a aprendizagem de muita coisa legal. Acesse o seguinte
link: https://youtu.be/xp7pA_7lkDk Depois de assistir registre suas impressões sobre o Episódio 4
da Vida de República. Gostou? Não? Recomendaria? Aprendeu algo novo com ele? Identificou
alguma cena que te fez lembrar de algum episódio de seu cotidiano? Etapa 19:
Sistematizando o Conhecimento (15min) Fazer uma breve discussão do vídeo, em seguida aprofundar no
tema falando sobre os impactos da geração de energia, use como suporte o
livro didático Inspire Ciências, páginas 143 a 149. Oportunize a participação
dos alunos durante a exposição do tema. Etapa 20: Verificação
da Aprendizagem (10min) Agora realize em seu caderno a atividade da página 150 do livro
didático. ATIVIDADES EXTRAS Mão
na Massa Reproduzir a planilha abaixo no caderno e
responder a partir da apostila disponibilizada pelo professor sobre o tema. ATIVIDADE DE
PESQUISA Acessando a apostila abaixo preencha a tabela com as
informações pedidas de cada fonte de energia: file:///D:/Users/JO%C3%83O/Downloads/FONTES%20DE%20ENERGIA%208%C2%BA%20(3).pdf
Obs:
Na próxima sequencia faremos uma exposição dos trabalhos realizados sobre o filme,
a roda d’água e retomaremos os cálculos de consumo de energia. Elaboração: Adriana,
Magalli, Rosimeire e Tânia Mara. Coordenação e colaboração:
Nilsilane |
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios (115, 119,122,142, 150) (X)
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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