SQ Cie

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: A Hidrosfera Terrestre

Subtítulo: Terra: Planeta água!; Para que serve a água; Água potável e tratamento; Evite Desperdícios;

Ano/Série: 6º ano                     Período: 13 a 24/08                  Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
Relacionar a quantidade de água com a de terra no planeta.
Compreender sobre a importância da água para nós seres vivos;
Estabelecer as proporções de água dentro e fora dos seres vivos.
• Identificar e caracterizar as principais fases no tratamento da água, com base em textos, esquemas ou situações experimentais; 
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura e interpretação do texto “O Brasil pede Água” da página 92 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre os conteúdos relacionados, páginas 93 a 102.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 104 a 106 seguida de correção.
4º Momento: Atividade prática na construção de um filtro caseiro utilizando garrafa PET, veja orientações no material disponibilizado no e-mail da turma e no Blogger: www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br
4º Momento: Correção das atividades. 
5º Momento: Atividades de Pesquisa em grupos
Grupo I:Pesquisar para reproduzir gráficos de distribuição da água no planeta trabalhando a problemática da escassez de água;
Grupo II: Pesquisar e investigar a quantidade de água presente no corpo de alguns seres vivos (água viva, tomate, alface, cebola, sapos, peixes, galinha, vaca, ser humano, pepino e ovos),em seguida elaborar gráficos ilustrados que demonstram esses resultados.
Grupo III: Pesquisar sobre os vilões do desperdício de água nas atividades diárias como, escovar os dentes, se barbear, lavar louça com a torneira aberta, lavadora de roupa, molhar as plantas com mangueira, lavar a calçada, lavar carro, tomar banho de chuveiro e descarga do vaso sanitário, representar os resultados em gráficos ilustrados.
Grupo IV: Reproduzir um painel ilustrado com dicas do uso racional e responsável da água.
Obs: Professor, utilize o laboratório de informática da escola, caso possua; se a turma tiver muitas dificuldades na realização da pesquisa em casa, levar o material informativo para sala de aula com objetivo de assessorar os alunos na construção dos gráficos. 
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
(X) Outros: Papel metro, figuras, hidrocor, régua, lápis de cor ou giz de cera.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (104 a 106);                 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;
( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                               

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Reino Animalia/Invertebrados
Subtítulo: Parasitismo   
Ano/Série: 7º ano                 Período: 13 a 24/08                                   Nº de Aulas: 06

OBJETIVOS


Identificar os danos causados pelos parasitas invertebrados e forma de prevenção;
Rejeitar o consumo de água não potável, para evitar algumas verminoses;
Praticar hábitos de higiene corporal e cuidados com os alimentos;


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA


1º Momento: Parasitismo; atividade diagnóstica a partir da leitura compartilhada e interpretação do texto “O piolho” da página 134 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre parasitismo, páginas 134 a 139.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 140 a 142, seguida da correção.
4º Momento: Atividade Avaliativa em dupla ou grupo, disponível no e-mail da turma e no Blogger: www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
(X) Outros: 



AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 140 a 142);(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:




Professor: _______________________________                   Escola: ________________________





SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Coordenação das Funções Orgânicas
 

Subtítulo: O sistema nervoso humano: A coordenação do corpo; Os componentes do sistema nervoso; A organização do sistema nervoso; O funcionamento do sistema nervoso; A saúde e o sistema nervoso; As drogas e a preservação do organismo; O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei; Como agem as drogas psicoativas.

Ano/Série: 8º ano                            Período: 13 a 24/08                    Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS

Discorrer sobre a função do sistema nervoso.
•Conhecer os órgãos que compõem o sistema nervoso.
•Descrever e exemplificar os atos reflexos.
•Compreender os agravos ao sistema nervoso e a saúde decorrentes do uso de drogas e do álcool.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de conclusões sobre experimentos da página 118 do livro didático, constatando a percepção de um estímulo e a execução de uma ação, a existência do reflexo patelar.

2º Momento: Aula expositiva sobre os conteúdos relacionados, utilizando o livro didático, páginas 119 a 134.

3º Momento: Resolução de exercícios das páginas 135 a 137 do livro didático. 

4º Momento: Correção das atividades.



RECURSOS: (X) Livro didático; (X ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:



AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (135 e 137); 
(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (  ) Debate;
(X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                 




Professor: _______________________________                   Escola: ________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: As ligações Químicas
Subtítulo: Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades.
Ano/Série: 9º ano                    Período: 13 a 24/08                                      Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS

Utilizar  tabela periódica como instrumento de consulta para realizar as ligações químicas.
Identificar a valência de um íon a partir da tabela periódica.
•Compreender o processo das ligações químicas, iônicas, covalentes e metálicas.
Identificar íons;
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Atividade diagnóstica a partir questionamentos aos alunos:
. O que é uma ligação?
. Para que serve uma ligação?
2º Momento: Aula expositiva utilizando a tabela periódica (aproveitem para reforçar sobre os grupos que tendem a perder e a ganhar elétrons) e o livro didático, páginas 96 a 101, e/ou, slides. Trabalhar a construção de fórmulas iônicas utilizando a tabela periódica e apostila disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.                                           
3º Momento: Trabalhar as fórmulas eletrônicas no quadro junto com os alunos, pedir para que eles sugiram os átomos que farão a ligação, utilizando a tabela periódica.
4º Momento: Resolução de exercícios da apostila disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
5º Momento: Correção dos exercícios.
6º Momento: Avaliação escrita sobre ligações químicas.

Obs: É essencial que os alunos tenham a tabela periódica com distribuição eletrônica em mãos.

RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );                     
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (  ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                               


Professor: _______________________________                   Escola: ________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário