Planejamento Anual Cie 7º 2022

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2022

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 7º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Terra e Universo.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento (03/03 a 07/05).

Diversidade e valorização das características individuais de cada aluno.

Importância do coletivo e das relações com os amigos.

Como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo.

Composição do ar

Atmosfera: Camadas,

principais gases, camada de ozônio e regulação da temperatura do planeta, efeito estufa.

Propriedades do ar.

 

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

 

HABILIDADES

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

(EF07CI09BA) Construir argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta.

(EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima.

METODOLOGIA

Trabalhar atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula;

Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes;

Leitura compartilhada, discussão, reflexão e interpretação do texto “Uma Fábula sobre os quatro Alunos”;

Leitura compartilhada, interpretação oral e escrita, reescrita do texto “Na minha escola todo mundo é igual”;

Escuta de relatos sobre a importância da Ciência para a vida de cada um, em seguida apresentação do componente curricular e ilustração pelos alunos em cartaz dos objetos de conhecimento que possivelmente serão trabalhados ao longo do ano;

Questões problematizadoras;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual sobre os objetos em estudo durante essa unidade;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre o Planeta Terra, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Contação de Histórias;

Modelos representando a estrutura da atmosfera terrestre e suas respectivas camadas;

Experimentos que comprovam a existência do ar e propriedades;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

II UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05 a 23/07).

 

 

 Poluição do ar e doenças veiculadas.

Cálculo referente ao Dióxido de Carbono liberado pelos

automóveis, poluindo o ar.

Diversidade de ecossistemas

Conceito de ecossistema e ecologia.

Os ecossistemas brasileiros (ou biomas); Como é medida a biodiversidade de um bioma.

Classificação dos seres Vivos.

Programas e indicadores de saúde pública.

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

HABILIDADES

(EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima.

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.

(EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida.

(EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos respectivos reinos.

(EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles.

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

(EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.  

METODOLOGIA

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

 

Campanha de sensibilização sobre evitar a poluição da camada de ozônio;

Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais causados pela poluição do ar;

Elaboração de gráficos relacionados a composição do ar, poluição e doenças;

Pesquisa dirigida para confecção de tabelas com informações a respeito de doenças relacionadas a poluição do ar.

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos para montagem, representando os diferentes biomas;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Textos fictícios com histórias contadas por animais que vivem em cada bioma estudado;

Elaboração de pranchas explicativas sobre vacinas e soros;

Leitura de gráficos e tabelas a respeito de indicadores de saúde pública;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges sobre vacinas e histórias em quadrinhos sobre a produção dos soros;

Campanha de sensibilização em prol da vacinação pública;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre microrganismos causadores de doenças, modo de transmissão, medidas profiláticas e tratamento;

Preenchimento de tabelas com informações a respeito das vacinas, incluindo analise do cartão de vacina;

Leitura e interpretação do texto “Jeca Tatu”;

Modelos representando os tipos de vermes causadores de doenças, utilizando material comestível ou objetos na água que serão desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e vídeos;

Atividade prática sobre classificação dos seres vivos, utilizando caixas com título seres vivos e não vivos para os alunos separarem as figuras e relatarem os critérios escolhidos para essa classificação;

Utilizar o Infográfico Mundo Árvore para trabalhar conceitos e organização dos Níveis Taxonômicos;

Textos informativos e reflexivos sobre desequilíbrio ambiental.

AVALIAÇÃO  

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

III UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

As diversas facetas do Consumo

(25/07 a 27/08)

Custo-benefício  das máquinas usadas na agricultura

Linhas de montagem

automatizadas; Máquinas

simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado).

História dos Combustíveis e das máquinas térmicas.

 

Economia (Trabalho)

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10)

As máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju e, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias.

 

Economia (Trabalho)

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

HABILIDADES  

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

(EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho.

(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

(EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.

METODOLOGIA

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos representando os objetos de conhecimento em estudo;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre as máquinas primitivas;

Contação de Histórias antigas pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de conhecimento em estudo;

Modelos representando máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju;

 

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

IV UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10)

A degradação ambiental em Itamaraju

Consequências do eucalipto e outras monoculturas para região para as comunidades ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas.

Espécies locais e regionais com risco de extinção.

 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (10/10 a 25/11)

Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

Temperatura, calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria;

Formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes.

Relação do calor com o movimento das grandes embarcações-Motores a Vapor

Multiculturalismo

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Economia (Trabalho)

 

(28/11 a 10/12)

Fenômenos naturais

Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e deriva continental

Vulcões, terremotos e tsunamis 

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

HABILIDADES

(EF07CI03IT) Identificar as principais características das monoculturas e relacionar as consequências para o solo e meio ambiente.

(EF07CI04IT) Compreender como a degradação ambiental para fins econômicos afetam diretamente e principalmente grupos que constituem comunidades tradicionais e originárias, como comunidades ribeirinhas, povos do campo, comunidades indígenas e quilombolas.

(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

METODOLOGIA  

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos representando os objetos de conhecimento em estudo;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre espécies locais e regionais com risco de extinção;

Pesquisa dirigida sobre consequências do eucalipto e outras monoculturas para região para as comunidades ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas;

Campanha de sensibilização sobre o consumo consciente dos recursos naturais para evitar a degradação ambiental em Itamaraju;

Contação de Histórias antigas pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de conhecimento em estudo;

Modelos e demonstração de como ocorre os fenômenos da deriva continental, vulcões, terremotos e tsunamis;

Experimentos que demonstram e comprovam mudanças de estados físicos da matéria; Formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes.

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

 

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