PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2022 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 7º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre
o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento
científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação
científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas,
tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos
ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as
relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer
perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com
base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência
e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação
para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e
resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da
Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Terra e Universo. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento (03/03 a 07/05). |
Diversidade
e valorização das características individuais de cada aluno. Importância
do coletivo e das relações com os amigos. Como
a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo. Composição do ar Atmosfera: Camadas, principais gases, camada de ozônio e
regulação da temperatura do planeta, efeito estufa. Propriedades do ar. |
Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) |
HABILIDADES |
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(EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever
o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o
desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo
seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento,
queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou
controle desse quadro. (EF07CI14) Justificar
a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os
fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir
propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI09BA)
Construir argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a
origem da vida e manutenção da vida no Planeta. (EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação
entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na
Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente
o efeito estufa, provocando mudanças no clima. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras
semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Puxando
conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Tempestade
de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Leitura
compartilhada, discussão, reflexão e interpretação do texto “Uma Fábula sobre
os quatro Alunos”; Leitura
compartilhada, interpretação oral e escrita, reescrita do texto “Na minha
escola todo mundo é igual”; Escuta
de relatos sobre a importância da Ciência para a vida de cada um, em seguida
apresentação do componente curricular e ilustração pelos alunos em cartaz dos
objetos de conhecimento que possivelmente serão trabalhados ao longo do ano; Questões
problematizadoras; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual sobre os objetos
em estudo durante essa unidade; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para
cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna
sobre o Planeta Terra, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após
a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Contação
de Histórias; Modelos
representando a estrutura da atmosfera terrestre e suas respectivas camadas; Experimentos
que comprovam a existência do ar e propriedades; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Aula
expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou
exposição de slides abordando os temas estudados; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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II UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05
a 23/07). |
Poluição do ar e doenças veiculadas. Cálculo referente ao Dióxido de Carbono
liberado pelos automóveis, poluindo o ar. Diversidade
de ecossistemas Conceito
de ecossistema e ecologia. Os
ecossistemas brasileiros (ou biomas); Como é medida a biodiversidade de um
bioma. Classificação dos seres Vivos. Programas e indicadores de saúde pública. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) |
HABILIDADES
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(EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação
entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na
Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente
o efeito estufa, provocando mudanças no clima. (EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado
da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um
deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias
alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está
inserida. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e
associá-las aos respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os
grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles. (EF07CI09) Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. (EF07CI10) Argumentar
sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em
informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel
histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e
para a erradicação de doenças. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Campanha
de sensibilização sobre evitar a poluição da camada de ozônio; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais causados pela poluição
do ar; Elaboração
de gráficos relacionados a composição do ar, poluição e doenças; Pesquisa
dirigida para confecção de tabelas com informações a respeito de doenças
relacionadas a poluição do ar. Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos para montagem,
representando os diferentes biomas; Aula
expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou
exposição de slides abordando os temas estudados; Textos
fictícios com histórias contadas por animais que vivem em cada bioma
estudado; Elaboração
de pranchas explicativas sobre vacinas e soros; Leitura
de gráficos e tabelas a respeito de indicadores de saúde pública; Elaboração
de cartazes; Representação
de esquemas, gráficos, charges sobre vacinas e histórias em quadrinhos sobre
a produção dos soros; Campanha
de sensibilização em prol da vacinação pública; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias; Pesquisa
dirigida sobre microrganismos causadores de doenças, modo de transmissão,
medidas profiláticas e tratamento; Preenchimento
de tabelas com informações a respeito das vacinas, incluindo analise do
cartão de vacina; Leitura
e interpretação do texto “Jeca Tatu”; Modelos
representando os tipos de vermes causadores de doenças, utilizando material comestível ou objetos na água que serão
desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e
vídeos; Atividade
prática sobre classificação dos seres vivos, utilizando caixas com título
seres vivos e não vivos para os alunos separarem as figuras e relatarem os
critérios escolhidos para essa classificação; Utilizar
o Infográfico Mundo Árvore para trabalhar conceitos e organização dos Níveis
Taxonômicos; Textos
informativos e reflexivos sobre desequilíbrio ambiental. |
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do
mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios
de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades
a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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III UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As diversas facetas do Consumo (25/07 a 27/08) |
Custo-benefício das máquinas
usadas na agricultura Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca,
roda e roldana, plano inclinado). História dos
Combustíveis e das máquinas térmicas. |
Economia (Trabalho) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju
em foco (29/08 a 07/10) |
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Economia (Trabalho) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) |
(EF07CI01)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor
soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA)
Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade
relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar
o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para
o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT)
Conhecer sobre as
máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a
implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as
consequências para as famílias dos trabalhadores locais. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos representando os
objetos de conhecimento em estudo; Aula
expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou
exposição de slides abordando os temas estudados; Aula
dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em
estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre as máquinas
primitivas; Contação
de Histórias antigas pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de
conhecimento em estudo; Modelos
representando máquinas primitivas utilizadas nas
produções agropecuárias de Itamaraju; |
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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IV UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju
em foco (29/08 a 07/10) |
A degradação ambiental em Itamaraju Consequências do eucalipto e outras
monoculturas para região para as comunidades
ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas. Espécies locais e regionais com risco de extinção. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) |
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo
na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (10/10 a 25/11) |
Equilíbrio
termodinâmico e vida na Terra Temperatura,
calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de
equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria; Relação do calor com o movimento das
grandes embarcações-Motores a Vapor |
Multiculturalismo Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Economia (Trabalho) |
(28/11
a 10/12) |
Fenômenos naturais Estrutura física da Terra: Placas
tectônicas e deriva continental Vulcões, terremotos e tsunamis |
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia |
HABILIDADES |
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(EF07CI03IT) Identificar as principais características
das monoculturas e relacionar as consequências para o solo e meio ambiente. (EF07CI04IT) Compreender como a degradação ambiental para
fins econômicos afetam diretamente e principalmente grupos que constituem
comunidades tradicionais e originárias, como comunidades ribeirinhas, povos
do campo, comunidades indígenas e quilombolas. (EF07CI02) Diferenciar temperatura,
calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico
cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o
conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização
de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana,
explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa
térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir
desse conhecimento. (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por
catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou
sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar
a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos representando os
objetos de conhecimento em estudo; Aula
expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou
exposição de slides abordando os temas estudados; Aula
dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em
estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre espécies locais e regionais com risco de
extinção; Pesquisa
dirigida sobre consequências do eucalipto e outras monoculturas para região
para as comunidades ribeirinhas,
povos do campo e comunidades indígenas; Campanha
de sensibilização sobre o consumo consciente dos recursos naturais para
evitar a degradação ambiental em Itamaraju; Contação
de Histórias antigas pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de
conhecimento em estudo; Modelos
e demonstração de como ocorre os fenômenos da deriva continental, vulcões,
terremotos e tsunamis; Experimentos
que demonstram e comprovam mudanças de estados físicos da
matéria; Formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação);
Condução de calor, materiais condutores e isolantes. |
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES:
as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de
conhecimento trabalhados. |
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