5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
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Subtema: Soluções
pra viver em equilíbrio com o Planeta |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de
Conhecimento: Soluções pra viver em equilíbrio
com o Planeta; Importância das unidades de preservação para a
biodiversidade e patrimônio nacional. Unidades de Conservação Integral e
Sustentável. |
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Ano:
9º Período: 06 a 17/05
Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI12) Justificar a importância das unidades
de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional,
considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas
nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e
coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade,
com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade
bem-sucedidas. (EF09CI07IT) Justificar a importância
dos corredores ecológicos para a variabilidade genética e preservação da biodiversidade
e do patrimônio regional e nacional. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer e
valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções
para muitos dos problemas ambientais. Evidenciar as ações de educação
ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no
enfrentamento das problemáticas ambientais. Diferenciar as UC de Proteção
Integral e as de Uso Sustentável. Diferenciar os termos conservação e
preservação. Estimular o consumo consciente, economia solidária. Despertar os
alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a participação
da comunidade não escolar. Elencar problemas ambientais ocasionados pelo
consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de plástico, com base na
análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA:
Possíveis Soluções Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos
Prévios (15 min) Questão Disparadora: A
biodiversidade dos biomas brasileiros está protegida? Orientações: Leia a pergunta e ouças as respostas.
Pergunte quais são os biomas brasileiros. De acordo com o bioma onde a sua
cidade se insere, pergunte aos estudantes se há unidades de conservação neste
bioma. Busque extrair informações deles, pois além de contextualizar, esta é
uma forma de atrair a atenção deles para o tema em questão. Apresente o tema da aula para os
estudantes, continue perguntando: como a sociedade tem lidado com a natureza?
Como tem sido essa relação? Aguarde que eles tragam o desmatamento como um grande
problema para que você passe a seguinte informação:
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/06/04/com-1180-km-alerta-de-desmatamento-na-amazonia-legal-bate-recorde-em-maio
. Faça a leitura dessa reportagem com os estudantes e questione: quais as
consequências do desmatamento? Afeta apenas a biodiversidade? Como afeta os
humanos? Acolha as respostas e passe para a próxima etapa. Etapa 02: Aprofundando no Tema (20 min) E se eu te disser que o
desmatamento provoca pandemia como a que vivemos? Reproduza o vídeo para
entender melhor essa questão: https://youtu.be/nodoQt9DsHI. Nesse momento é importante que os estudantes
entendam que o surgimento de pandemias também é uma evidência do
desequilíbrio ambiental. Faça uma aula expositiva dialogada sobre as
possíveis soluções para minimizar a destruição do meio ambiente, utilize como
suporte as páginas 144 e 145 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, e
também as Orientações Didáticas. Permita que os estudantes participem
ativamente desse momento e pergunte quais atitudes eles vem tomado para
colaborar com um ambiente melhor. Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (15 min) Orientar os estudantes
a realizem a atividade da página 145 do livro didático A Conquista Ciências
9º ano. AULA 02 TEMA: Unidades de
Conservação Etapa 04: Correção da Atividade (10 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa 03.
Aproveite o momento para sensibilizar os estudantes a tratar melhor o
ambiente em que vivem e como poderá fazer mal a si mesmos prejudicando o meio
ambiente. Etapa 05: Levantamento
de Conhecimentos Prévios (10 min) Compartilhe a imagem
abaixo com os estudantes! Orientações: Para
contextualizar o tema a ser desenvolvido na aula, retome com os estudantes
alguns pontos sobre a importância da preservação da biodiversidade no Brasil,
abordando questões relacionadas a impactos ambientais e suas consequências,
como perda da biodiversidade e extinção de espécies. Faça perguntas
norteadoras, tais como: “Por que a biodiversidade é importante?”. Caso seja necessário,
explique aos estudantes que a biodiversidade é fundamental para a manutenção
do equilíbrio ambiental; que é interessante para os seres humanos conhecer
mais sobre a natureza; que podemos encontrar na biodiversidade substâncias
potencialmente úteis para a humanidade (como substâncias que podem ser usadas
em medicamentos, por exemplo); que a manutenção da biodiversidade colabora
para a preservação de populações tradicionais, que dependem diretamente de
recursos naturais para sobreviver. Reforce que a preservação da
biodiversidade é uma ação ética, que colabora com a vida em nosso planeta
agora e também no futuro. Comente
que no Brasil tem cinco espécies de tartarugas marinhas e todas estão
ameaçadas de extinção. Dito isso, peça que eles observem (na imagem) o
crescimento do número de filhotes nascidos nas praias brasileiras desde o
início do projeto Tamar, o qual protege as áreas de desova das tartarugas
marinhas em 25 pontos do litoral brasileiro. Comente também que ao proteger
uma área, todas as espécies que vivem ou passam por ela ficam protegidas e
não somente a espécie alvo do projeto. Daí a grande importância das unidades
de conservação e do trabalho de conscientização ambiental para a proteção da
biodiversidade. Disponível em:
<www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm>. Acesso em: 25 out.
2018. Etapa
06: Aprofundando no tema(20min) Explique aos estudantes
que uma maneira de preservar a biodiversidade é a implementação de unidades
de conservação. Ressalte que o objetivo da criação de áreas de conservação é
proteger e valorizar os recursos naturais, preservando a biodiversidade dos
ecossistemas brasileiros. Na sequência, pergunte aos estudantes o que eles
sabem a respeito de iniciativas públicas de conservação da natureza. É
esperado que eles consigam relacionar os objetos de ensino-aprendizagem
nessas respostas, identificando a proteção legal, a definição de unidades de
conservação e a tipificação dos crimes ambientais. Esclareça que as unidades
de conservação de proteção integral não podem sofrer nenhum tipo de
exploração econômica. Elas incluem as Estações Ecológicas, as Reservas
Biológicas, os Parques Nacionais, os Monumentos Naturais e os Refúgios de
Vida Silvestre. Utilize como suporte as
páginas 146 e 147 do livro didático, e também as orientações didáticas. Etapa
07: Atividade de Pesquisa (10min) Nesta etapa deve ser
elaborado um estudo de caso sobre a unidade de conservação que se localize
mais próxima à sua cidade ou região. Indique o nome dessa unidade de
conservação e peça aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre ela, com
base no roteiro a seguir. (Essa atividade também pode ser feita em forma de
seminário) Roteiro de pesquisa 1. Nome da unidade de conservação. 2. Tipo de unidade de conservação: de proteção
integral ou de uso sustentável. 3. Atividades que são permitidas e as que são
proibidas por lei na unidade de conservação. 4. Qual é seu principal objetivo? 5. Como foi o histórico de sua implementação?
Houveram conflitos? 6. Quais espécies de animais e plantas nela ocorrem? 7. Há incentivo ao turismo, recreação ou educação? 8. Há fatores que colocam em risco a preservação da
unidade de conservação estudada (exemplos: fragmentação da mata, poluição,
mau uso da água e ausência de tratamento de esgoto, desmatamento, construções
irregulares e exploração irregular de recursos naturais). AULA 03 TEMA:
Unidades de Preservação Sustentável Etapa 08: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Pergunte aos
estudantes qual é a principal diferença entre as UC de Proteção Integral e as
de Uso Sustentável? Caso algum
estudante mencione o fato de ser permitida a permanência e moradia das
populações tradicionais nas UC de Uso Sustentável, explique que, depois do
SNUC e da sua regulamentação em 2002, foram criadas outras leis relacionadas
às populações tradicionais, garantido a permanência delas nas Unidades de
Conservação, mesmo nas de proteção integral. Na prática, a permanência das
comunidades tradicionais vale para várias categorias. O que diferencia é o
uso que essas populações podem fazer da área. Etapa 09: Aprofundando no tema (20min) Faça uma aula
expositiva dialogada sobre as UC de Uso Sustentável com aliadas a preservação
do meio ambiente, utilize como suporte as páginas 148 e 149 do livro didático
A Conquista Ciências 9º Ano, e também as Orientações Didáticas. Permita que
os estudantes participem ativamente desse momento e pergunte se já ouviram
falar sobre esse tipo de Unidade de Conservação. Etapa 10: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Orientar os estudantes
a realizem a atividade da página 149 do livro didático A Conquista Ciências
9º ano, em seguida, faça a correção. AULA 04 TEMA:
Sistema Urubu Etapa
11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Pergunte se os
estudantes já viram um animal atropelado em rodovia ou ferrovia. Questione o
que eles ou algum conhecido próximo fizeram na ocasião. Provavelmente, a
maioria não terá feito nada – afinal, há pouca orientação para a população
sobre o que fazer em uma situação como essa. Comente que, por isso,
aplicativos como o do Projeto Urubu contribuem para a coleta de dados e
propostas de iniciativas para reduzir o atropelamento de animais silvestres,
ajudando a proteger a biodiversidade. Comente que esse é um exemplo positivo
do uso da tecnologia. Etapa
12: Leitura e Interpretação (30 min) Convide os estudantes a
se informar sobre esse aplicativo através da leitura “Projeto Urubu” da
Cessão Assim se faz Ciência do livro didático A Conquista Ciência, página
150. Após a leitura realizar a atividade de interpretação. Etapa
13: Correção da Atividade (10 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa 12. Aproveite
o momento para sensibilizar os estudantes a tratar melhor o ambiente em que
vivem e como poderá fazer mal a si mesmos prejudicando o meio ambiente. Observação: Peça a pesquisa da etapa 07 para a próxima
aula. AULA 05 TEMA: Grandes Soluções Etapa 14: Socialização da Pesquisa (15 min) Realizar a leitura das
informações trazidas pelos estudantes sobre as unidades de conservação
solicitada na aula anterior. Professor ofereça informações e acréscimos ao
que for colocado. Etapa 15: Vamos Verificar
(15 min) Faça uma roda de
conversa sobre a temática com os
estudantes, utilize a página 151 do livro didático A Conquista Ciências 9º
Ano. Acrescente mais informações as discussões, quanto a proposta de
atividade, fica a critério do professor, dependerá da turma. Etapa 16: Minha
Contribuição (20 min) Que tal organizar para o dia
da Feira de Ciências uma “Feira de Troca”? Utilize as páginas 152 do livro
didático para entender melhor sobre a logística, organize com os estudantes todo o evento.
Mobilize toda a escola! AULA 06 TEMA: Unidades de Conservação e conflitos ambientais Etapa
17:
Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10min) Orientações: Leia
o título da aula. Explique que nesta aula vamos abordar a dinâmica da criação
de unidades de conservação. Contexto Orientações: Leia o título desta reportagem e procure extrair os
conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse tema. Sugestão de perguntas:
Já ouviram falar em conflitos ambientais no Brasil? Conte-nos os casos que
você conhece. Sabiam que o Brasil é um dos países com maior índice de
conflitos desse tipo? Por que será? Há um mapa
interativo com informações sobre todos os conflitos ambientais levantados
pelo estudo citado na reportagem da BBC apresentada no slide. Se a sua escola
tiver internet disponível, durante essa contextualização você pode abrir o
link desse mapa e mostrar para os estudantes alguns dos conflitos que ocorrem
no Brasil. Ou você pode indicar o site para os estudantes fazerem uma
pesquisa em casa sobre os conflitos que aparecem na sua região. O mapa
interativo está disponível neste link <https://www.ejatlas.org/>. Orientações: Leia a questão disparadora “Quais os
conflitos ambientais mais comuns nas unidades de conservação brasileiras? Veja se os estudantes têm algo a dizer.
Pergunte se eles sabem quais setores da sociedade costumam se envolver em
conflitos desse tipo. Diga que nesta aula vamos tentar entender e debater
sobre essa questão. Etapa
18: Mão na Massa (30 min) Orientações: Divida a turma em equipes (se preferir, faça isso no
início da aula para ganhar tempo). Explique aos estudantes que vamos simular
uma consulta pública sobre a criação de uma Unidade de Conservação em uma
área de interesse de diferentes agentes da sociedade. Nesta simulação, cada equipe
vai representar um destes agentes e participar do debate defendendo o seu
ponto de vista. Como em um jogo de RPG, as equipes devem encarnar os
personagens e o desenrolar da simulação será espontâneo, de modo que não
haverá vencedores e perdedores. Primeiro,
distribua o texto indicado para leitura de todos, eles terão 10 minutos para
essa leitura. Depois, distribua os textos referentes aos agentes sociais, um
para cada equipe. A saber os agentes sociais são: 1. extrativistas; 2.
ruralistas e; 3. mineradoras. Se turma for grande divida-a em 6 grupos, nos
quais, dois grupos ficam com os agentes 1, dois com os agentes 2 e os outros
dois com os agentes 3. No link com o material há mais
informações. Acesse-o aqui <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WxXDbK6NQxMNxThUsTuxRcD9FnbdbRw4MfCeczrPjRVxtHFn8xWehe9BZR27/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-12ve04.pdf>. Etapa
19: Sistematização (10 min) Orientações: Mostre as perguntas deste slide e peça que eles
elaborem uma pequena redação para respondê-las, embasados nas leituras e no
debate que ocorreram no mão na massa. Depois diga para eles lerem os textos
uns dos outros e comentarem entre si. Talvez eles apresentem dificuldade em
responder a terceira pergunta, devido a discussão da aula ter se concentrado
mais nos conflitos que nas soluções, se isso acontecer comente que uma das
estratégias dos governos atuais é justamente promover uma ligação com a
sociedade antes da efetivação da unidade de conservação, por meio de
conversas, debates, oficinas de educação ambiental, etc, algo que não
acontecia no passado. Elaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( x) Computador; (X) Jogos;
(X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:_______________________________________________________________________
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (145, 147, 149, 150, 151, 152) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios;
() Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( ) Outros: |
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