5ª SD Cie 9º Ano 2024

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta;  Importância das unidades de preservação para a biodiversidade e patrimônio nacional. Unidades de Conservação Integral e Sustentável.

Ano:                                         Período: 06 a 17/05                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas.

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

(EF09CI07IT) Justificar a importância dos corredores ecológicos para a variabilidade genética e preservação da biodiversidade e do patrimônio regional e nacional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer e valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções para muitos dos problemas ambientais. Evidenciar as ações de educação ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no enfrentamento das problemáticas ambientais. Diferenciar as UC de Proteção Integral e as de Uso Sustentável. Diferenciar os termos conservação e preservação. Estimular o consumo consciente, economia solidária. Despertar os alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a participação da comunidade não escolar. Elencar problemas ambientais ocasionados pelo consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de plástico, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.                                                                                                                                                                     

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Possíveis Soluções

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Questão Disparadora: A biodiversidade dos biomas brasileiros está protegida?

Orientações: Leia a pergunta e ouças as respostas. Pergunte quais são os biomas brasileiros. De acordo com o bioma onde a sua cidade se insere, pergunte aos estudantes se há unidades de conservação neste bioma. Busque extrair informações deles, pois além de contextualizar, esta é uma forma de atrair a atenção deles para o tema em questão. Apresente o tema da aula para os estudantes, continue perguntando: como a sociedade tem lidado com a natureza? Como tem sido essa relação? Aguarde que eles tragam o desmatamento como um grande problema para que você passe a seguinte informação: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/06/04/com-1180-km-alerta-de-desmatamento-na-amazonia-legal-bate-recorde-em-maio . Faça a leitura dessa reportagem com os estudantes e questione: quais as consequências do desmatamento? Afeta apenas a biodiversidade? Como afeta os humanos? Acolha as respostas e passe para a próxima etapa.

Etapa 02: Aprofundando no Tema (20 min)

E se eu te disser que o desmatamento provoca pandemia como a que vivemos? Reproduza o vídeo para entender melhor essa questão: https://youtu.be/nodoQt9DsHI. Nesse momento é importante que os estudantes entendam que o surgimento de pandemias também é uma evidência do desequilíbrio ambiental. Faça uma aula expositiva dialogada sobre as possíveis soluções para minimizar a destruição do meio ambiente, utilize como suporte as páginas 144 e 145 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, e também as Orientações Didáticas. Permita que os estudantes participem ativamente desse momento e pergunte quais atitudes eles vem tomado para colaborar com um ambiente melhor.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Orientar os estudantes a realizem a atividade da página 145 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano.

AULA 02

TEMA: Unidades de Conservação

Etapa 04: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção oral da atividade da etapa 03. Aproveite o momento para sensibilizar os estudantes a tratar melhor o ambiente em que vivem e como poderá fazer mal a si mesmos prejudicando o meio ambiente.

Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Compartilhe a imagem abaixo com os estudantes!

 

Orientações: Para contextualizar o tema a ser desenvolvido na aula, retome com os estudantes alguns pontos sobre a importância da preservação da biodiversidade no Brasil, abordando questões relacionadas a impactos ambientais e suas consequências, como perda da biodiversidade e extinção de espécies. Faça perguntas norteadoras, tais como: “Por que a biodiversidade é importante?”.

Caso seja necessário, explique aos estudantes que a biodiversidade é fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental; que é interessante para os seres humanos conhecer mais sobre a natureza; que podemos encontrar na biodiversidade substâncias potencialmente úteis para a humanidade (como substâncias que podem ser usadas em medicamentos, por exemplo); que a manutenção da biodiversidade colabora para a preservação de populações tradicionais, que dependem diretamente de recursos naturais para sobreviver. Reforce que a preservação da biodiversidade é uma ação ética, que colabora com a vida em nosso planeta agora e também no futuro.

Comente que no Brasil tem cinco espécies de tartarugas marinhas e todas estão ameaçadas de extinção. Dito isso, peça que eles observem (na imagem) o crescimento do número de filhotes nascidos nas praias brasileiras desde o início do projeto Tamar, o qual protege as áreas de desova das tartarugas marinhas em 25 pontos do litoral brasileiro. Comente também que ao proteger uma área, todas as espécies que vivem ou passam por ela ficam protegidas e não somente a espécie alvo do projeto. Daí a grande importância das unidades de conservação e do trabalho de conscientização ambiental para a proteção da biodiversidade.

Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm>. Acesso em: 25 out. 2018.

Etapa 06: Aprofundando no tema(20min)

Explique aos estudantes que uma maneira de preservar a biodiversidade é a implementação de unidades de conservação. Ressalte que o objetivo da criação de áreas de conservação é proteger e valorizar os recursos naturais, preservando a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros. Na sequência, pergunte aos estudantes o que eles sabem a respeito de iniciativas públicas de conservação da natureza. É esperado que eles consigam relacionar os objetos de ensino-aprendizagem nessas respostas, identificando a proteção legal, a definição de unidades de conservação e a tipificação dos crimes ambientais. Esclareça que as unidades de conservação de proteção integral não podem sofrer nenhum tipo de exploração econômica. Elas incluem as Estações Ecológicas, as Reservas Biológicas, os Parques Nacionais, os Monumentos Naturais e os Refúgios de Vida Silvestre.

Utilize como suporte as páginas 146 e 147 do livro didático, e também as orientações didáticas.

 

Etapa 07: Atividade de Pesquisa (10min)

Nesta etapa deve ser elaborado um estudo de caso sobre a unidade de conservação que se localize mais próxima à sua cidade ou região. Indique o nome dessa unidade de conservação e peça aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre ela, com base no roteiro a seguir. (Essa atividade também pode ser feita em forma de seminário)

Roteiro de pesquisa

1. Nome da unidade de conservação.

2. Tipo de unidade de conservação: de proteção integral ou de uso sustentável.

3. Atividades que são permitidas e as que são proibidas por lei na unidade de conservação.

4. Qual é seu principal objetivo?

5. Como foi o histórico de sua implementação? Houveram conflitos?

6. Quais espécies de animais e plantas nela ocorrem?

7. Há incentivo ao turismo, recreação ou educação?

8. Há fatores que colocam em risco a preservação da unidade de conservação estudada (exemplos: fragmentação da mata, poluição, mau uso da água e ausência de tratamento de esgoto, desmatamento, construções irregulares e exploração irregular de recursos naturais).

 

AULA 03

 

TEMA: Unidades de Preservação Sustentável

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Pergunte aos estudantes qual é a principal diferença entre as UC de Proteção Integral e as de Uso Sustentável?

Caso algum estudante mencione o fato de ser permitida a permanência e moradia das populações tradicionais nas UC de Uso Sustentável, explique que, depois do SNUC e da sua regulamentação em 2002, foram criadas outras leis relacionadas às populações tradicionais, garantido a permanência delas nas Unidades de Conservação, mesmo nas de proteção integral. Na prática, a permanência das comunidades tradicionais vale para várias categorias. O que diferencia é o uso que essas populações podem fazer da área.

 

Etapa 09: Aprofundando no tema (20min)

Faça uma aula expositiva dialogada sobre as UC de Uso Sustentável com aliadas a preservação do meio ambiente, utilize como suporte as páginas 148 e 149 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, e também as Orientações Didáticas. Permita que os estudantes participem ativamente desse momento e pergunte se já ouviram falar sobre esse tipo de Unidade de Conservação.

 

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Orientar os estudantes a realizem a atividade da página 149 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano, em seguida, faça a correção.

 

AULA 04

TEMA: Sistema Urubu

 

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Pergunte se os estudantes já viram um animal atropelado em rodovia ou ferrovia. Questione o que eles ou algum conhecido próximo fizeram na ocasião. Provavelmente, a maioria não terá feito nada – afinal, há pouca orientação para a população sobre o que fazer em uma situação como essa. Comente que, por isso, aplicativos como o do Projeto Urubu contribuem para a coleta de dados e propostas de iniciativas para reduzir o atropelamento de animais silvestres, ajudando a proteger a biodiversidade. Comente que esse é um exemplo positivo do uso da tecnologia.

 

Etapa 12: Leitura e Interpretação (30 min)

Convide os estudantes a se informar sobre esse aplicativo através da leitura “Projeto Urubu” da Cessão Assim se faz Ciência do livro didático A Conquista Ciência, página 150. Após a leitura realizar a atividade de interpretação.

 

Etapa 13: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção oral da atividade da etapa 12. Aproveite o momento para sensibilizar os estudantes a tratar melhor o ambiente em que vivem e como poderá fazer mal a si mesmos prejudicando o meio ambiente.

Observação: Peça a pesquisa da etapa 07 para a próxima aula.

 

AULA 05

TEMA: Grandes Soluções

 Etapa 14: Socialização da Pesquisa (15 min)

Realizar a leitura das informações trazidas pelos estudantes sobre as unidades de conservação solicitada na aula anterior. Professor ofereça informações e acréscimos ao que for colocado.

Etapa 15: Vamos Verificar (15 min)

Faça uma roda de conversa  sobre a temática com os estudantes, utilize a página 151 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano. Acrescente mais informações as discussões, quanto a proposta de atividade, fica a critério do professor, dependerá da turma.

Etapa 16: Minha Contribuição (20 min)

Que tal organizar para o dia da Feira de Ciências uma “Feira de Troca”? Utilize as páginas 152 do livro didático para entender melhor sobre a logística,  organize com os estudantes todo o evento. Mobilize toda a escola!

 

AULA 06

 

TEMA: Unidades de Conservação e conflitos ambientais

Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Orientações: Leia o título da aula. Explique que nesta aula vamos abordar a dinâmica da criação de unidades de conservação.

Contexto

CONTEXTO

Orientações: Leia o título desta reportagem e procure extrair os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse tema. Sugestão de perguntas: Já ouviram falar em conflitos ambientais no Brasil? Conte-nos os casos que você conhece. Sabiam que o Brasil é um dos países com maior índice de conflitos desse tipo? Por que será?

Há um mapa interativo com informações sobre todos os conflitos ambientais levantados pelo estudo citado na reportagem da BBC apresentada no slide. Se a sua escola tiver internet disponível, durante essa contextualização você pode abrir o link desse mapa e mostrar para os estudantes alguns dos conflitos que ocorrem no Brasil. Ou você pode indicar o site para os estudantes fazerem uma pesquisa em casa sobre os conflitos que aparecem na sua região. O mapa interativo está disponível neste link <https://www.ejatlas.org/>.

 

Orientações: Leia a questão disparadora “Quais os conflitos ambientais mais comuns nas unidades de conservação brasileiras?  Veja se os estudantes têm algo a dizer. Pergunte se eles sabem quais setores da sociedade costumam se envolver em conflitos desse tipo. Diga que nesta aula vamos tentar entender e debater sobre essa questão.

 

Etapa 18: Mão na Massa (30 min)

MÃO NA MASSA

Orientações: Divida a turma em equipes (se preferir, faça isso no início da aula para ganhar tempo). Explique aos estudantes que vamos simular uma consulta pública sobre a criação de uma Unidade de Conservação em uma área de interesse de diferentes agentes da sociedade. Nesta simulação, cada equipe vai representar um destes agentes e participar do debate defendendo o seu ponto de vista. Como em um jogo de RPG, as equipes devem encarnar os personagens e o desenrolar da simulação será espontâneo, de modo que não haverá vencedores e perdedores.

Primeiro, distribua o texto indicado para leitura de todos, eles terão 10 minutos para essa leitura. Depois, distribua os textos referentes aos agentes sociais, um para cada equipe. A saber os agentes sociais são: 1. extrativistas; 2. ruralistas e; 3. mineradoras. Se turma for grande divida-a em 6 grupos, nos quais, dois grupos ficam com os agentes 1, dois com os agentes 2 e os outros dois com os agentes 3.

No link com o material há mais informações. Acesse-o aqui <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WxXDbK6NQxMNxThUsTuxRcD9FnbdbRw4MfCeczrPjRVxtHFn8xWehe9BZR27/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-12ve04.pdf>.

 

Etapa 19: Sistematização (10 min)

SISTEMATIZAÇÃO

Orientações: Mostre as perguntas deste slide e peça que eles elaborem uma pequena redação para respondê-las, embasados nas leituras e no debate que ocorreram no mão na massa. Depois diga para eles lerem os textos uns dos outros e comentarem entre si. Talvez eles apresentem dificuldade em responder a terceira pergunta, devido a discussão da aula ter se concentrado mais nos conflitos que nas soluções, se isso acontecer comente que uma das estratégias dos governos atuais é justamente promover uma ligação com a sociedade antes da efetivação da unidade de conservação, por meio de conversas, debates, oficinas de educação ambiental, etc, algo que não acontecia no passado.

 

 

Elaboração: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( x) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso; (  ) Outros:_______________________________________________________________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (145, 147, 149, 150, 151, 152)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; () Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( ) Outros: 

 

 

 

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