ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA
ARTICULADOR:
Nilsilane
N Silva
DATA: 18\06\2025
HORÁRIO: 08:00 às 11:30h (vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (08:15 às 08:20h)
2º MOMENTO: Texto (08:20 às 08:30h)
Caros colegas,
Estamos chegando àquela fase do
semestre em que o corpo já sente o peso da caminhada, a mente clama por pausa e
o coração precisa de um novo fôlego para continuar. É nesse momento — entre um
planejamento, uma reunião e uma mediação — que os pequenos gestos fazem uma
grande diferença.
Este Arraiá Docente não é só uma
celebração junina: é um respiro simbólico. Um espaço de afeto e reconhecimento
construído com carinho para dizer a vocês que estamos juntos, que enxergamos
seu esforço diário, e que cada passo até aqui valeu a pena.
Mais do que decorações e doces,
queremos oferecer palavras que confortam, sorrisos que acolhem e lembranças que
renovam. Porque, mesmo quando a energia parece faltar, o cuidado coletivo pode
reacender ânimos e fortalecer vínculos.
E esse cuidado começa por nós. Este
espaço é para vocês. Sirvam-se do afeto, do doce simbólico e do carinho aqui
expostos. Vocês também merecem recarregar.
Sigamos juntos, com leveza e
parceria, rumo ao descanso merecido — com um pouco de forró no coração e muito
reconhecimento no caminho.
3º
MOMENTO: Orientações Finais e
Encaminhamentos para o Retorno do Recesso (8:30 às 8:35h)
A seguir,
repassamos os principais recados e orientações para o fechamento deste período
letivo e para a organização do retorno após o recesso:
·
Avaliações do CAEd: As avaliações acontecerão na segunda semana de retorno. É essencial que as
habilidades que estão na sequência da nossa programação continuem sendo
trabalhadas. Uma revisão geral será essencial logo na primeira semana para
apoio.
·
Projeto de Ciências: Focar nos últimos ajustes para a culminância do Projeto. Escolher
para apresentar aquilo que foi trabalhado na quarta sequência, deixar apenas os
complementos para as ultimas semanas. Lembrar que será uma abordagem voltada a
experimentação.
Contamos com o empenho de
todos(as) para que possamos garantir um retorno produtivo e bem alinhado com os
objetivos pedagógicos traçados.
4º MOMENTO: Dinâmica:
“Professor Junino, me imita aí!” (08:35 às 9:00h)
Objetivo:
Criar um momento de descontração, integração e bom humor entre os professores,
com o espírito das festas juninas e muita criatividade!
Como funciona:
1. Forme
um círculo com todos os professores.
2. Escolha
(ou sorteie) um professor por vez para ir ao centro do círculo.
3. A
pessoa sorteada deve fazer uma dancinha junina com um toque de
“professor” — como se estivesse ensinando, chamando atenção do aluno,
corrigindo prova, escrevendo no quadro etc.
4. Depois
de mostrar a dancinha, ela diz:
👉🏻
“Agora todo mundo me imita!”
5. Todos
do círculo imitam a dancinha.
6. Em
seguida, o professor da direita toma a posição de líder a fazer sua dancinha
personalizada, dando continuidade à música.
5º MOMENTO: Dinâmica: “Se minha vida tivesse uma trilha
sonora…” (09:00
às 10:00h)
“Simbora, Profe! Recarregar, Sorrir e Brilhar
no Arraiá da Gente!”
Porque quem segura as pontas o ano todo também
merece dançar quadrilha, rir alto e lembrar por que é tão importante!
Dinâmica: “Se minha vida tivesse uma trilha
sonora…”
Objetivo:
Promover momentos de descontração e reflexão sobre a vivência docente,
utilizando músicas para expressar sentimentos, experiências e perspectivas
sobre o trabalho educacional.
💡 Materiais:
- Caixinhas ou envelopes com
perguntas (ou projetadas em slides).
- Caixinha de som ou
computador com acesso à internet (para tocar trechos das músicas).
- Papel e caneta (opcional, se
quiser que anotem antes de responder).
- Pode-se usar QR codes para
acessar músicas ou playlists colaborativas.
👥 Organização:
- Dividir a turma em dois grupos.
- Cada participante (ou grupo)
sorteia uma pergunta para o grupo opositor responder com nome de uma
música que represente a resposta.
- Deve cantar um trechinho,
explicar o porquê da escolha, ou tocar no celular/caixinha.
- Utilizar 3 caixinhas, uma
para tema. Na próxima rodada será a vez do opositor.
- Se recusar a cantar precisa
pagar uma prenda.
🎤 Exemplos de perguntas (divididas
por tema):
🎓 Desafios e alegrias da sala
de aula
- Qual música representa como
você se sente após um dia difícil em sala?
- Que música descreve a
sensação de ver um aluno aprender algo novo?
- Se sua aula fosse um show,
qual seria a música de abertura?
- Que música representa aquele
dia em que tudo deu certo?
🤝 Relações com colegas, rotina
e sonhos
- Que música lembra aquele
colega de trabalho que sempre te inspira?
- Se sua rotina tivesse um
tema musical, qual seria?
- Que música embala seus
sonhos como educador(a)?
- Qual música descreve o clima
da sua escola na sexta-feira?
🍎 Vivência como educador
- Que música define o seu
início de carreira como professor?
- Qual música traduz sua
paixão por ensinar?
- Que música expressa o seu
orgulho em ser educador?
- Se você pudesse dedicar uma
música aos seus alunos, qual seria?
- Se pudesse escolher uma
música para motivar toda a equipe, qual seria?
💬 Dica extra:
Depois da
resposta, incentive a pessoa a explicar brevemente o motivo da escolha. Isso
gera risos, empatia e muitas reflexões.
💠 Fechamento:
Finalize
a dinâmica com todos em círculo ouvindo uma música escolhida coletivamente que
represente a força e união do grupo. Pode ser algo como:
Esperando na Janela - Cogumelo Plutão
Apresentar
a história da música:
Ao ouvir Esperando Na Janela pela
primeira vez, temos a impressão de estarmos diante de uma música
romântica. Afinal, o cantor parece se declarar para alguém por quem nutre
um amor incondicional.
Então,
muita gente já criou teorias de que se tratava de alguma namorada ou musa
inspiradora que acabou motivando a escrita da letra.
Mas,
na realidade, de acordo com o compositor e vocalista do Cogumelo Plutão, Blanch
Van Gogh, a letra da música fala sobre Jesus Cristo. Segundo ele, a
sua primeira versão foi até cantada na Igreja, para depois ser incluída no
disco da banda.
Assim, a
letra de Esperando Na Janela fala sobre o amor a Jesus em
todas as suas manifestações possíveis, em falas, gestos e sentimentos. Van
diz! “Eu estava em Petrópolis, vivendo um período de
muita solidão, com dias chuvosos e isolamento. Tinha perdido todos os meus
empregos como jornalista e, nesse momento difícil, escrevi essa canção para
Deus”.
5º MOMENTO: Lanche
(10:00 às 10:30h)
6º MOMENTO: Aniversariantes
do semestre (10:30 às 11:00h)
Hoje o nosso
arraiá é ainda mais especial porque, além de celebrarmos a alegria do mês de
junho, estamos aqui para homenagear com muito carinho os professores de Ciências
que fazem aniversário nesse primeiro semestre!
Eles são como
peças fundamentais dessa grande quadrilha do saber — cada um com seu jeito
único, com sua força, seu brilho, sua dedicação.
Vamos dar uma
salva de palmas para os nossos aniversariantes:
Adriana,
Jacy, Lana, Míria, Magalli, Mariete e Márcia!
🟠 Adriana, com seu olhar atento, transforma dificuldades em
oportunidades.
🟣 Jacy, sempre pronta a dividir conhecimento e multiplicar
aprendizados.
🟠 Míria, que traz leveza às aulas como um bom forró animado.
🟡 Lana, com seu jeito firme e coração acolhedor, como uma
fogueira que aquece.
🟢Magalli, que encanta os estudantes com sua dedicação e sabedoria, como
pamonha bem feita!
🟠 Mariete, que com serenidade e firmeza, conduz o saber com
a precisão de um compasso.
🟣 Márcia, sempre pronto a colaborar, soma talento com
gentileza.
Cada um de
vocês representa uma parte especial dessa grande festa que é a educação.
Como uma boa fogueira, vocês aquecem o coração dos estudantes com paciência e
sabedoria.
Como bandeirinhas coloridas, alegram o caminho com criatividade e carinho.
Como uma boa coreografia, conduzem os objetos de conhecimento com ritmo,
firmeza e animação!
Que neste ano,
a vida de vocês seja cheia de saúde, sucesso e realizações.
Que a Ciência continue sendo essa ponte maravilhosa entre o ensinar e o
transformar.
Parabéns,
queridos(as) professores(as)! Vocês são o orgulho do nosso município — e o xodó
dessa festa!
Viva os aniversariantes! Viva os professores de Ciências!
7º MOMENTO: Hora
da Pose (11:00h às 11:20h)
Momento destinado
para as fotos, o book dos cientistas e entrega das lembrancinhas.
8º MOMENTO: Avaliação do Encontro (11:20 às 11:30h)
Avaliar o encontro de formação a partir do
preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de
WhatsApp.
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)




.jpeg)
.jpeg)






.jpeg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário