VII Encontro de Articulação Cie 2025

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025

 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ARTICULADOR: Nilsilane N Silva

DATA: 18\06\2025

HORÁRIO: 08:00 às 11:30h (vespertino)

PAUTA:

 

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (08:15 às 08:20h)

 

2º MOMENTO:  Texto (08:20  às 08:30h)

Caros colegas,

 

Estamos chegando àquela fase do semestre em que o corpo já sente o peso da caminhada, a mente clama por pausa e o coração precisa de um novo fôlego para continuar. É nesse momento — entre um planejamento, uma reunião e uma mediação — que os pequenos gestos fazem uma grande diferença.

 

Este Arraiá Docente não é só uma celebração junina: é um respiro simbólico. Um espaço de afeto e reconhecimento construído com carinho para dizer a vocês que estamos juntos, que enxergamos seu esforço diário, e que cada passo até aqui valeu a pena.

 

Mais do que decorações e doces, queremos oferecer palavras que confortam, sorrisos que acolhem e lembranças que renovam. Porque, mesmo quando a energia parece faltar, o cuidado coletivo pode reacender ânimos e fortalecer vínculos.

 

E esse cuidado começa por nós. Este espaço é para vocês. Sirvam-se do afeto, do doce simbólico e do carinho aqui expostos. Vocês também merecem recarregar.

 

Sigamos juntos, com leveza e parceria, rumo ao descanso merecido — com um pouco de forró no coração e muito reconhecimento no caminho.

 

3º MOMENTO: Orientações Finais e Encaminhamentos para o Retorno do Recesso (8:30 às 8:35h)

A seguir, repassamos os principais recados e orientações para o fechamento deste período letivo e para a organização do retorno após o recesso:

·         Avaliações do CAEd: As avaliações acontecerão na segunda semana de retorno. É essencial que as habilidades que estão na sequência da nossa programação continuem sendo trabalhadas. Uma revisão geral será essencial logo na primeira semana para apoio.

·         Projeto de Ciências: Focar nos últimos ajustes para a culminância do Projeto. Escolher para apresentar aquilo que foi trabalhado na quarta sequência, deixar apenas os complementos para as ultimas semanas. Lembrar que será uma abordagem voltada a experimentação.

Contamos com o empenho de todos(as) para que possamos garantir um retorno produtivo e bem alinhado com os objetivos pedagógicos traçados.

4º MOMENTO:  Dinâmica: “Professor Junino, me imita aí!” (08:35 às 9:00h)

Objetivo:
Criar um momento de descontração, integração e bom humor entre os professores, com o espírito das festas juninas e muita criatividade!

Como funciona:

1.      Forme um círculo com todos os professores.

2.      Escolha (ou sorteie) um professor por vez para ir ao centro do círculo.

3.      A pessoa sorteada deve fazer uma dancinha junina com um toque de “professor” — como se estivesse ensinando, chamando atenção do aluno, corrigindo prova, escrevendo no quadro etc.

4.      Depois de mostrar a dancinha, ela diz:
👉🏻 “Agora todo mundo me imita!”

5.      Todos do círculo imitam a dancinha.

6.      Em seguida, o professor da direita toma a posição de líder a fazer sua dancinha personalizada, dando continuidade à música.

 

5º MOMENTO: Dinâmica: “Se minha vida tivesse uma trilha sonora…” (09:00 às 10:00h)

“Simbora, Profe! Recarregar, Sorrir e Brilhar no Arraiá da Gente!”

Porque quem segura as pontas o ano todo também merece dançar quadrilha, rir alto e lembrar por que é tão importante!

Dinâmica: “Se minha vida tivesse uma trilha sonora…”

Objetivo:
Promover momentos de descontração e reflexão sobre a vivência docente, utilizando músicas para expressar sentimentos, experiências e perspectivas sobre o trabalho educacional.

💡 Materiais:

  • Caixinhas ou envelopes com perguntas (ou projetadas em slides).
  • Caixinha de som ou computador com acesso à internet (para tocar trechos das músicas).
  • Papel e caneta (opcional, se quiser que anotem antes de responder).
  • Pode-se usar QR codes para acessar músicas ou playlists colaborativas.

👥 Organização:

  • Dividir a turma em dois grupos.
  • Cada participante (ou grupo) sorteia uma pergunta para o grupo opositor responder com nome de uma música que represente a resposta.
  • Deve cantar um trechinho, explicar o porquê da escolha, ou tocar no celular/caixinha.
  • Utilizar 3 caixinhas, uma para tema. Na próxima rodada será a vez do opositor.
  • Se recusar a cantar precisa pagar uma prenda.

🎤 Exemplos de perguntas (divididas por tema):

🎓 Desafios e alegrias da sala de aula

  • Qual música representa como você se sente após um dia difícil em sala?
  • Que música descreve a sensação de ver um aluno aprender algo novo?
  • Se sua aula fosse um show, qual seria a música de abertura?
  • Que música representa aquele dia em que tudo deu certo?

 

🤝 Relações com colegas, rotina e sonhos

  • Que música lembra aquele colega de trabalho que sempre te inspira?
  • Se sua rotina tivesse um tema musical, qual seria?
  • Que música embala seus sonhos como educador(a)?
  • Qual música descreve o clima da sua escola na sexta-feira?

🍎 Vivência como educador

  • Que música define o seu início de carreira como professor?
  • Qual música traduz sua paixão por ensinar?
  • Que música expressa o seu orgulho em ser educador?
  • Se você pudesse dedicar uma música aos seus alunos, qual seria?
  • Se pudesse escolher uma música para motivar toda a equipe, qual seria?

💬 Dica extra:

Depois da resposta, incentive a pessoa a explicar brevemente o motivo da escolha. Isso gera risos, empatia e muitas reflexões.

💠 Fechamento:

Finalize a dinâmica com todos em círculo ouvindo uma música escolhida coletivamente que represente a força e união do grupo. Pode ser algo como:
Esperando na Janela - Cogumelo Plutão

Apresentar a história da música:

Ao ouvir Esperando Na Janela pela primeira vez, temos a impressão de estarmos diante de uma música romântica. Afinal, o cantor parece se declarar para alguém por quem nutre um amor incondicional.

Então, muita gente já criou teorias de que se tratava de alguma namorada ou musa inspiradora que acabou motivando a escrita da letra. 

Mas, na realidade, de acordo com o compositor e vocalista do Cogumelo Plutão, Blanch Van Gogh, a letra da música fala sobre Jesus Cristo. Segundo ele, a sua primeira versão foi até cantada na Igreja, para depois ser incluída no disco da banda. 

Assim, a letra de Esperando Na Janela fala sobre o amor a Jesus em todas as suas manifestações possíveis, em falas, gestos e sentimentos. Van diz! Eu estava em Petrópolis, vivendo um período de muita solidão, com dias chuvosos e isolamento. Tinha perdido todos os meus empregos como jornalista e, nesse momento difícil, escrevi essa canção para Deus”.

5º MOMENTO: Lanche (10:00 às 10:30h)

 

6º MOMENTO:  Aniversariantes do semestre (10:30 às 11:00h)

Hoje o nosso arraiá é ainda mais especial porque, além de celebrarmos a alegria do mês de junho, estamos aqui para homenagear com muito carinho os professores de Ciências que fazem aniversário nesse primeiro semestre!

Eles são como peças fundamentais dessa grande quadrilha do saber — cada um com seu jeito único, com sua força, seu brilho, sua dedicação.

Vamos dar uma salva de palmas para os nossos aniversariantes:
Adriana, Jacy, Lana, Míria, Magalli, Mariete e Márcia!

🟠 Adriana, com seu olhar atento, transforma dificuldades em oportunidades.

🟣 Jacy, sempre pronta a dividir conhecimento e multiplicar aprendizados.

🟠 Míria, que traz leveza às aulas como um bom forró animado.

🟡 Lana, com seu jeito firme e coração acolhedor, como uma fogueira que aquece.

🟢Magalli, que encanta os estudantes com sua dedicação e sabedoria, como pamonha bem feita!

🟠 Mariete, que com serenidade e firmeza, conduz o saber com a precisão de um compasso.

🟣 Márcia, sempre pronto a colaborar, soma talento com gentileza.

Cada um de vocês representa uma parte especial dessa grande festa que é a educação.
Como uma boa fogueira, vocês aquecem o coração dos estudantes com paciência e sabedoria.
Como bandeirinhas coloridas, alegram o caminho com criatividade e carinho.
Como uma boa coreografia, conduzem os objetos de conhecimento com ritmo, firmeza e animação!

Que neste ano, a vida de vocês seja cheia de saúde, sucesso e realizações.
Que a Ciência continue sendo essa ponte maravilhosa entre o ensinar e o transformar.

Parabéns, queridos(as) professores(as)! Vocês são o orgulho do nosso município — e o xodó dessa festa!
Viva os aniversariantes! Viva os professores de Ciências!

7º MOMENTO: Hora da Pose (11:00h às 11:20h)

Momento destinado para as fotos, o book dos cientistas e entrega das lembrancinhas.

 

8º MOMENTO: Avaliação do Encontro (11:20 às 11:30h)

Avaliar o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de WhatsApp. 

 

 REGISTROS 







  

  






  

  


 

 


 

 










 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário