ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE CURRICULAR:
CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 02/04/2025
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:00 às 8:15)
2º MOMENTO: Texto
Reflexivo (8:15 às 9:00)
Mudanças
radicais?
Duas
pulgas estavam conversando e então uma comentou com a Outra:
-
Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar.
Daí
nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero, por
isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
E
elas contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de
reengenharia de voo e saíram voando.
Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
-
Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do
cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada
dele.
Temos
de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam voo
rapidamente.
E elas contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a
técnica do chega-suga-voa.
Funcionou, mas não resolveu. A primeira pulga explicou por quê:
-
Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito
tempo sugando.
Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito.
Temos
de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.
E um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do
abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos.
Como
tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo
cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar.
Foi
aí que encontraram uma saltitante pulguinha:
-
Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
-
Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI.
Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
-
E por que é que estão com cara de famintas?
-
Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos
ensinar a técnica do radar. E você?
-
Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Era
verdade. A pulguinha estava viçosa e bem alimentada. Mas as pulgonas não
quiseram dar a pata a torcer:
- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?
-
Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
-
O que as lesmas têm a ver com pulgas?
-
Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas.
Mas,
em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a
situação e me sugerisse a melhor solução.
E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me
deu o diagnóstico.
- E o que a lesma sugeriu fazer?
-
"Apenas sente no lombo do cachorro. É o único lugar que a pata dele não
alcança".
Muitas
vezes você só precisa de um reposicionamento para obter êxito em seus projetos.
Autoria desconhecida
Reflexão!
Relação com a Prática do Professor:
- Que relação você enxerga no
texto com a prática pedagógica?
- Superar Limitações Auto
impostas –
Assim como as pulgas que foram condicionadas a saltar apenas até certo
ponto, muitos professores podem estar presos a métodos tradicionais, sem
perceber que há outras formas mais eficazes de ensinar.
- Aprender e Inovar Sempre – A história incentiva a
busca pelo conhecimento e pela inovação. O professor deve estar sempre
aberto a novas metodologias e ferramentas pedagógicas.
- As pulgas sofreram
transformações para facilitar suas performances, porém, ficaram
insatisfeitas, não era bem como imaginavam. A que se deve esse fracasso?
3º MOMENTO: Experiências Exitosas (descrever
a proposta deste relato) 8:30 às 9:15h
Momento
para dois professores descreverem ações realizadas em sala de aula de Práticas exitosas na educação, atividades desenvolvidas
com objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Elas podem ser comprovadas
quando comparadas com práticas anteriores.
4º MOMENTO: Lanche (9:15 às 9:30)
5º MOMENTO: Registro dos dados referentes a
avaliação diagnóstica (9:30 às 10:15)
O
principal objetivo de uma avaliação diagnóstica é reconhecer e
caracterizar as etapas de aprendizagem em que os estudantes estão
posicionados. Com essa avaliação, é possível também identificar
as limitações e aptidões de cada estudante, além de conceitos e habilidades
dominadas ou negligenciadas por cada um.
Dessa
forma, podemos fragmentar o objetivo geral das avaliações diagnósticas em três
objetivos específicos:
- Identificar
as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem;
- Apurar a
presença ou ausência das habilidades dos estudantes;
- Refletir
sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de
cada um.
Com
esses objetivos em mente, os professores conseguem adaptar o plano
de ensino para atender seus estudantes da melhor maneira.
O
primeiro passo após realizar a avaliação é o da análise de dados,
no qual os professores devem pegar os resultados e interpretá-los. É interessante,
nesse momento, trabalhar com relatórios individuais e coletivos e,
sempre que possível, fazer comparações com outras avaliações diagnósticas já
realizadas.
Com
o relatório em mãos fica mais fácil observar o desempenho dos estudantes.
Compreender as dificuldades de cada um, e principalmente as suas origens, é um
dos principais ingredientes para uma educação de qualidade.
Por
fim, o foco deve estar no principal objetivo: solucionar déficits
educacionais, tanto individuais quanto de toda uma turma. Professores,
coordenadores e gestores devem se preparar para implementar mecanismos que
busquem sanar os problemas na aprendizagem dos estudantes.
Diversas
atividades complementares podem ser aplicadas aqui, cabendo aos educadores
avaliarem as que trarão os melhores resultados. Nesse contexto, a intervenção pedagógica possui um importante
papel.
Agora
chegou o momento de apresentar os resultados das fichas diagnósticas
trabalhadas até aqui. Preencha individualmente, as fichas entregues, com base
em estudo dos casos em sala de aula durante o período de 4 semanas. Após o
preenchimento da ficha individual, preencher em grupo outra ficha com os mesmos dados, porém, avaliando por ano/turma,
com base na anterior que fora preenchida, tirando uma média por município para
cada ano/turma (6ºA, 6ºB, 6ºC...), assim fica possível observar a progressão
dos estudantes ao longo do ano letivo. Feito isso, responda as três questões
para colaborar na sugestão de metodologia do Plano Anual.
- Os estudantes conseguem acompanhar os objetos de conhecimentos
propostos para aquela turma? Quantos por cento da turma?
- O que o aluno deveria saber, mas não sabe e
implica nos resultados?
- As expectativas do estudante em relação aos objetos
de conhecimentos.
- Quais habilidades você percebeu que os
estudantes tiveram maior dificuldade?
6º MOMENTO: Guia de Letramento Científico (10:15
às 11:30)
Apresentar
o Clube de Letramento Cientifico e a dinâmica de como tudo irá funcionar,
disponibilizar live para discutir os principais pontos e entender sobre a
aplicação do clube.
A
proposta de implementação dos Clubes de Letramento cumpre uma dupla função:
amplia e oportuniza a recomposição de aprendizagens prioritárias e estimula e
promove situações pedagógicas inovadoras e impulsionadoras de maior
participação e autonomia estudantil.
Fazer
um roteiro para acompanhar a live.
· Objetivos do Clube de Letramento
Científico: Compreender como o clube busca desenvolver nos estudantes a
capacidade de analisar criticamente e intervir na sociedade por meio do
conhecimento científico.
·
Princípios norteadores do
desenvolvimento integral dos adolescentes (página 7 do clube).
·
O que é o clube de letramento
científico (páginas 10 a 15).
·
Ementa do Clube (página 16 a 19).
·
Sequências Didáticas/Apenas como
são estruturadas (página anterior a 1 e página 1 a 3).
· Relação com o Programa Escola das
Adolescências: Entender como o CIC se integra às diretrizes gerais do
programa e de que maneira contribui para a recomposição de aprendizagens e
inovação curricular.
Habilidades
a serem trabalhadas na próxima formação, quando estiverem analisando as
sequências didáticas.
·
Metodologias Ativas Propostas: Observar as abordagens pedagógicas inovadoras sugeridas,
que visam engajar os alunos de forma participativa e reflexiva no processo de
aprendizagem científica. Gov.br
· Experiências Práticas Compartilhadas: Prestar
atenção aos relatos de experiências inovadoras em ciências apresentados durante
a live, que podem servir como inspiração para a implementação do clube em suas
próprias escolas. Gov.br
O
Clube já será aplicado na próxima sequência, porém, os estudos não param por
aqui, na próxima pauta, analisar todas as sequências e projeto final.
7º MOMENTO: Avaliação do Encontro
Avaliar
o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.
Enviar pelo grupo de WhatsApp.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário