MEMORIAL
CIÊNCIAS 2024 – ARTICULAÇÃO
Jornada
Pedagógica de Ciências
TEMA: “Gestão da sala de
aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade e
protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”.
Período:
05
a 09 de fevereiro de 2024
Descrição
da Atividade: A Jornada Pedagógica é um evento
fundamental no calendário educacional, desempenhando um papel crucial na
formação e aprimoramento dos profissionais da área. Trata-se de um período de
reflexão, planejamento e troca de experiências entre educadores, gestores e
demais agentes envolvidos no processo educativo. Durante a Jornada Pedagógica,
são considerados temas relevantes para a prática docente, estratégias de ensino
inovadoras, avaliação de resultados e a implementação de políticas
educacionais. Além disso, esse momento propicia o alinhamento de objetivos, a
construção de metas comuns e o fortalecimento do trabalho em equipe,
contribuindo para o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino. Em resumo, a
Jornada Pedagógica é um espaço valioso para a construção coletiva de
conhecimento, aprimoramento profissional e o fortalecimento da comunidade
educacional.
A Jornada Pedagógica de
Itamaraju trouxe como tema principal "A Gestão da sala de aula:
Construindo caminhos para a aprendizagem significativa" foi
dividida em quatro momentos: Iniciando nas escolas na segunda-feira (05/02),
com acolhimento aos professores, tratando também sobre a recepção dos
estudantes, resultados das Avaliações Externas (Provas SABE e SAEB), Projeto
Político Pedagógico e Plano Anual, com mensagem de boas-vindas, dinâmicas,
momentos de reflexão e apresentação da equipe. A segunda etapa aconteceu na
terça-feira (06/02), formação mediada
pelos Articuladores de Área e seus grupos de professores dos oito componentes
curriculares (Geografia, Arte, Ciências Educação Física, História, Matemática,
Língua Portuguesa e Língua Inglesa), na Escola Municipal Reitor Edgar Santos
com o tema "Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção
da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante os
desafios educacionais”. Na quarta-feira (07/02) a formação ficou sob a
responsabilidade da equipe de Coordenação Municipal da Educação Inclusiva e
Diversidade e finalmente quinta-feira (08/02) a palestra com o Professor Celso
Vasconcelos no Território Music Hall, encerrando a Jornada Pedagógica de
Itamaraju.
Construção do
Planejamento Anual
Período: 06 de Março
Descrição da Atividade:
A construção do
planejamento anual é um processo crucial no âmbito educacional, representando a
espinha dorsal para o sucesso do ano letivo. Envolver um cuidado, a análise das
diretrizes curriculares, a atenção às necessidades específicas dos estudantes e
a integração de práticas pedagógicas inovadoras. Nesse contexto, os educadores
desempenham um papel central ao projetar estratégias de ensino que estimulem o
desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. A definição de
objetivos claros, a escolha de métodos de avaliação adequados e a adaptação
contínua às demandas do ambiente educacional são elementos essenciais no
processo de planejamento anual. Além disso, a construção colaborativa do
planejamento, envolvendo a participação de toda a equipe pedagógica, contribui
para a coesão e eficácia das práticas escolares, promovendo um ambiente
propício à aprendizagem significativa e ao crescimento integral dos estudantes.
Ao longo desses anos, o Ensino Fundamental Anos Finais prima pela elaboração do
Planejamento Anual com a participação do professor por Componente Curricular,
que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a
construção do planejamento. Muitos pontos são considerados para manter e até
mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação a aprendizagem, para
tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse
protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de
conhecimentos prévios até avaliação. Nesse momento os professores são
protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre sua
clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos,
emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam
ser priorizados. Também foi aproveitado no planejamento anual, uma metodologia
voltada as aulas para o ensino remoto, com uso das mais variadas estratégias
digitais, como vídeos, quizzes, plataformas, laboratórios virtuais, museus
virtuais, aplicativos para desenhos, ferramentas que possibilitam aulas mais
dinâmicas e que deram certo em anos anteriores, mesmo este ano os alunos
estarem sendo atendidos de forma presencial, registro de fotos, entre outros.
Os professores realizam o planejamento em grupo, orientados pelo articulador de
área em reunião, vale ressaltar que todo o direcionamento é dado com
antecedência, ficando o dia do encontro para socialização, ajustes e conclusão
do planejamento. O processo inicial antes da montagem do planejamento ocorre a
partir das fichas diagnósticas, calculando uma média geral para os critérios
avaliados no decorrer da aplicação das sequências didáticas trabalhadas, dessa
maneira constroem um perfil para as turmas colaborando para a construção do
Planejamento anual, fazendo a leitura dos resultados em grupo, apresentando aos
demais professores e abrindo espaço para pontuarem outras situações que não
foram apresentadas. Ainda em grupos, selecionaram as habilidades prioritárias
que serão desenvolvidas ao longo do ano, analisando os anos anteriores,
incluindo as habilidades dos Anos Iniciais.
Acompanhamento
Escolar
Período: Ao longo do ano
letivo
Descrição da Atividade:
As
visitas pedagógicas de acompanhamento escolar pelos Articuladores de Área do
Ensino Fundamental Anos Finais, representam uma ferramenta valiosa no processo
de melhoria contínua da qualidade educacional. Essas visitas envolvem a
observação direta das práticas pedagógicas, o acompanhamento do desenvolvimento
dos alunos e a interação com a comunidade escolar. Durante esse processo,
supervisores educacionais, coordenadores pedagógicos e outros profissionais têm
a oportunidade de identificar pontos fortes, desafios e oportunidades de
aprimoramento nas estratégias de ensino. Além disso, as visitas pedagógicas
proporcionam um espaço para o diálogo construtivo entre os educadores,
promovendo a troca de experiências, a discussão de boas práticas e a
implementação de ajustes necessários. Essa abordagem colaborativa contribui não
apenas para o crescimento profissional dos docentes, mas também para o
fortalecimento da eficácia do ambiente escolar como um todo, garantindo uma
educação mais eficiente e alinhada às necessidades específicas da comunidade
educativa.
Durante
o ano letivo foram realizadas 17 visitas monitoradas na Escola Municipal Urbis
II, inicialmente no dia 21 de fevereiro, a então Articuladora de Ciências
Nilsilane Nascimento da Silva, responsável por acompanhar a Escola Urbis II , Clebson
Evangelista Chaves o atual coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a
diretora Sandra Mara Ribeiro de Almeida, estiveram reunidos para direcionamentos do trabalho no decorrer do ano
letivo, demandas e avaliações do processo relacionado ao desempenho dos
estudantes, com acompanhamento de forma minuciosa. Tomar como ponto de partida a
Jornada Pedagógica em todas as etapas, a receptividade dos professores,
estratégias para recompor aprendizagens, orientações para a análise dos
indicadores da escola e da prova SABE. Ficou acordado a construção de uma agenda
semanal em conjunto, coordenador e diretor, preenchimento de relatórios de acompanhamento
das ACs quinzenais com professores, a construção de um Plano de Ação envolvendo
tomada de decisões sobre matrizes de referências e níveis de proficiência das
avaliações externas (provas SABE e SAEB), busca ativa, estratégias para
envolver os estudantes durante as aulas e mantê-los na escola, avaliar os
resultados do ano anterior para buscar soluções de melhoria (o que deu certo,
mudanças para esse ano), planejamento da
Agenda de Eventos da instituição. Também foi colocado pelo articulador neste
dia a necessidade do coordenador em redigir relatórios mensais sobre as ACs na
escola e demais situações referentes ao desempenho dos estudantes, o
articulador também apresenta relatórios sobre cada visita realizada. As
atividades abertas, envolvendo toda a comunidade escolar, serão acompanhadas
pelos Articuladores de Área, bem como, os Conselhos de Classe participativos,
que a partir da conclusão do trimestre se realiza. O conselho de classe participativo é uma prática
educacional que promove a colaboração entre professores, alunos e demais
membros da comunidade escolar. Nesse modelo, as decisões e avaliações não são
tomadas de forma unilateral, mas sim através de um diálogo aberto e inclusivo.
Os professores compartilham suas observações e análises sobre o desempenho dos estudantes,
enquanto os mesmos têm a oportunidade de expressar suas experiências, desafios
e metas. Esse ambiente participativo cria uma atmosfera mais democrática e
transparente, onde as discussões são enriquecidas pela diversidade de
perspectivas. Dessa forma, o conselho de classe participativo não apenas
contribui para a tomada de decisões mais justas e informadas, mas também
fortalece o senso de pertencimento e responsabilidade de todos os envolvidos no
processo educacional.
A
escola Urbis II em busca de uma aprendizagem mais abrangente e significativa,
procurando incentivar a colaboração entre professores de diferentes áreas e
estimular os estudantes a explorarem conexões entre os objetos de conhecimento,
incentiva a implementação dos
projetos multidisciplinares, pois representam uma abordagem pedagógica
inovadora, unindo diferentes componentes curriculares para abordar questões
complexas e contextualizadas. Ao integrar diversas áreas do conhecimento, os
estudantes são desafiados a aplicar habilidades e conceitos aprendidos de
maneira interconectada, o que reflete mais fielmente as situações do mundo
real. Esses projetos não apenas estimulam a colaboração entre os discentes, mas
também promovem o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico,
resolução de problemas e comunicação. Além disso, ao proporcionar uma visão
mais holística do aprendizado, os projetos multidisciplinares inspiram um
interesse mais profundo e duradouro nos objetos de conhecimento, conectando
teoria e prática de maneira envolvente e significativa. Essa abordagem não só
enriquece a experiência educacional, mas prepara os estudantes para enfrentar
desafios do mundo real, onde a aplicação integrada de conhecimentos é
essencial. A escola desenvolveu dois projetos, Meio Ambiente, com a temática Construindo
Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental e Ancestralidade Preta: Diversidade, Saberes e
Conhecimento na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afro-brasileiro,
ambos trabalhados nas sequências didáticas com
todas as turmas, porém, com a participação de forma multidisciplinar apenas
dos componentes curriculares de Ciências, Arte, Educação Física, História e
Geografia. As apresentações dos trabalhos realizados no primeiro projeto foram
expostos no dia 27 de maio, na própria escola, contou com a presença dos nossos
estudantes e familiares. Quatro projetos dentro dos componentes curriculares de
Língua Portuguesa (Soletrando- 28/08), Produção Textual (Eu leio e escrevo o
meu nordeste-15/08), momento muito rico para os estudantes. As
estudantes Rebeca (7º ano) e Fernanda (9º ano) foram escolhidas pelos jurados
para representarem a escola na etapa municipal, nos gêneros Conto e Cordel
respectivamente, já no ‘’Soletrando’’, onde contou com a participação de 6
concorrentes e teve o estudante Paulo Ricardo do 8º ano classificado para etapa
final. Projeto de vida (Caminhos e
encontros: um sarau de vida-Dia 19/07) e Arte (Quem sabe Canta-13/09), foram
desenvolvidos na escola. Também desenvolveram o projeto de Ação Social “Família
Urbis II em Ação: A importância de cuidar da família participação e colaboração
de vários setores, onde realizaram atendimento e instrução sobre diversos temas
para favorecer as famílias presentes, no dia 01 de novembro. Fizeram parte do
evento a Secretaria de Desenvolvimento Social, fazendo Pré-inscrição de cursos,
Carteirinha do Idoso, entre outros, o Programa Saúde na Escola colaborou
fazendo testes rápidos, vacinação, aferição de pressão arterial e glicose, o
CEO - Centro Especializado Odontológico - Saúde Bucal - FACISA, fez avaliações
e encaminhamento para tratamento, além da entrega de kits para os alunos
estudantes. Contou também com Consultoria Jurídica, Psicologia Escolar que
trabalhou a escuta empática e aconselhamento, Espaço da Beleza, Espaço do Meio
Ambiente, estúdio fotográfico, brechó, cantina e sorteio de cestas básicas. Além
dos stands de atendimento. Projeto
Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento
Local e ambiental.
O
segundo macroprojeto Ancestralidade Preta: Diversidade, Saberes e Conhecimento
na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afro-brasileiro
Cultura
Nordestina, aberto a toda comunidade, dia 29 de julho.
Projeto da escola “Evento social " Família
Urbis 2 em Ação". Dia 31/10.
Os
professores responsáveis pelo componente curricular Arte desenvolveram o
projeto “Quem sabe canta, no qual o
estudante gravará um vídeo cantando uma música que ficará a seu critério,
seguindo as orientações que posteriormente serão discriminadas aqui. A música como
elemento artístico foi trabalhado como subsídio para o desenvolvimento da
linguagem oral do estudante, bem como para demonstração de suas emoções. Partindo
dessa premissa, compreende-se que a música, resguardadas as suas
especificidades pode ser uma ferramenta muito eficaz no processo de educação
pelo seu poder de estimular o cérebro e contribuir para o desenvolvimento no
que se refere ao aspecto cognitivo e emocional.
A
Escola URBIS II fez um excelente trabalho de incentivo e compromisso dos
estudantes com as avaliações externas, Provas CAEd e SABE, utilizando de
recursos como lanche especial, lembrancinhas, busca ativa e brindes, além de
criar um sexto horário para reforço dos componentes curriculares de Língua
Portuguesa e Matemática. Essas avaliações são requisitos para diagnóstico e
bonificação através de verba extra do governo estadual para a instituição, além
disso, essas avaliações desempenham um papel crucial no sistema educacional,
oferecendo uma visão imparcial e abrangente do desempenho das escolas, são
geralmente conduzidas por entidades independentes, garantindo a qualidade e a
equidade do ensino. Ao medir o conhecimento e as habilidades dos estudantes em
relação aos padrões estabelecidos, as avaliações externas demonstraram uma
avaliação objetiva do progresso educacional. Além disso, esses resultados podem
orientar políticas educacionais, identificar áreas de melhoria e promover a
prestação de contas no sistema escolar. No entanto, é fundamental equilibrar o
uso dessas avaliações, evitando que se tornem o único indicador de sucesso, uma
vez que a educação é um processo complexo que vai além das vantagens em testes
padronizados, abrangendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
Destacam-se na instituição dois outros
projetos “Aprender Valor”, que é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que
tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de
Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas
públicas brasileiras. Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos
Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Programa vem
sendo implementado desde o início de 2020, pois, tratar sobre Educação
Financeira no contexto escolar é uma urgência social, tendo em vista os
impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo
modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e
materiais. Levar o tema para dentro das salas de aula se alinha à demanda
contemporânea de promoção do letramento financeiro na escolarização de nível
básico. A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos
currículos escolares, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
auxilia a integração crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo
atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, aproxima o
aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais
significativa. As avaliações foram aplicadas para os estudantes do 7º e 9º ano.
“Brasil na Escola” - Outro programa importante que está sendo desenvolvido e
tem por objetivo induzir inovações e estratégias para assegurar a permanência e
aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, apoiando a
execução das metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE). O Reforço
acontece para os alunos do 6º ano, que foram indicados pelos professores e está
focando na alfabetização e também nas quatro operações.
As
visitas recebidas pelo Articulador fazem parte de uma experiência necessária,
na qual, observamos, ouvimos sobre o funcionamento da escola e construímos
caminhos para colocar em prática nossos paradigmas educacionais, visando à
realidade da comunidade onde a escola está inserida. Este documento tem como
finalidade explicitar toda a demanda discutida durante as visitas na referida
escola. Foi detectado também, segundo o coordenador, que alguns estudantes
apresentam déficit de aprendizagem muito acentuado, incluindo analfabetismo,
outro fator é a falta de assiduidade, desaparecendo da escola por meses e a
outra justificativa é a resistência em realizar as tarefas escolares. Vale
ressaltar que este ano de 2024 a escola passou por várias dificuldades
referentes ao financeiro. O acompanhamento Escolar finalizado em 11 de
dezembro, com o Conselho de Classe final do corrente ano letivo, com registros
de relatórios mensais completo com todas as informações referentes aos Anos
Finais do ensino Fundamental elaborados pelo Coordenador Escolar e Articulador
de Ciências.
Outras
atividades extraclasse foram realizadas na escola durante este ano de 2024,
tais como:
Aconteceu
uma palestra sobre prevenção contra o uso das drogas (14/07). A palestra é uma
importante ferramenta na prevenção e promoção de conhecimento sobre a
problemática. Inicialmente, além de
servir como apoio para as pessoas que estão na luta contra o vício (dependência
química) e o alcoolismo. É uma forma de mostrar os impactos negativos das
drogas em nossa sociedade.
Dia
23/07 ocorreu a palestra ‘’ Saúde Sexual e Reprodutiva/ Prevenção HIV (turmas
do 8º e 9º ano) e foi realizada pela Programa Saúde na escola. A adolescência é
uma fase de crescimento cheia de mudanças e descobertas, que aflora o lado
"sexual". Algumas pessoas acreditam que "sexualidade" é o que
se refere às relações sexuais ou aos órgãos genitais. No entanto, é um conceito
muito mais amplo, é um processo dinâmico e complexo que se inicia ao nascer, se
manifesta de diferentes formas ao longo da vida e envolve também sentimentos,
emoções e o processo de formação da própria identidade. A sexualidade tem a ver
com a forma como nos vestimos, nos movemos, nos expressamos e nos relacionamos
com os outros.
Na
Semana de 09 31/07 aconteceu o intercolegial.
Dia
10/08 foi realizado o interclasse, em comemoração ao dia do estudante, e
aconteceu nas dependências da escola Professora Arivaldina Joazeiro. Foi um
momento de muita alegria e diversão para todos os estudantes e também para a
equipe escolar. No dia 12/08 as homenagens continuaram, onde foi realizada uma
sessão cinema simultânea com todas as turmas, também foi servido um lanche
diferenciado.
ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO
Período: Ao longo do Ano Letivo (encontros quinzenais
de março a dezembro)
Descrição da
atividade: Entende-se que a
formação de professores é essencial para a efetivação de um currículo que de
fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os atores
envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Compreende a imersão na
conotação política da docência, associada a uma concepção de Estado e ao
contrato social, que é definido entre o conhecimento produzido e a ser
ensinado, e os atores sociais que ensinam e que aprendem em cada unidade
escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento dos aspectos qualitativos
dos objetos de conhecimento com um referencial epistemológico amplo que permite
a criação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras e pertinentes à
aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à compreensão do papel docente
no modelo de formação que se pretende construir, esse é o principal objetivo da
Articulação de Ciências, oferecer condições para que o professor compreenda a
melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala de aula e o desenvolvimento
desse conhecimento no ano. Os encontros de Articulação acontecem
quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos de aula, em dois
turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo
necessidade, poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os
encontros prioriza elaboração de Plano de Trabalho coerente com o contexto do
município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados,
identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais
necessidades; construção, em conjunto com os professores do
planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos
pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas
a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, avaliação
escolar, mudanças na forma de avaliar com inserção de conceitos, por
competências e habilidades. A avaliação utilizando rubricas, são ferramentas
úteis no processo educacional, fornecendo critérios claros e específicos para
avaliar o desempenho dos alunos em diversas tarefas e projetos. Elas consistem
em uma matriz que define diferentes níveis de proficiência em relação a
critérios predefinidos, oferecendo uma abordagem mais transparente e objetiva
na avaliação. Além de trabalhar avaliação de
aprendizagem, sempre durante a analise dos resultados dos trimestres,
outras formações aconteceram, como: avaliação diagnóstica e intervenção
pedagógica, estratégias educativas e intervencionistas, adolescência: como usar
características dessa fase a favor da aprendizagem? Resultados do trimestre com
construção do plano de ação, comunicação assertiva: conceito e importância, avaliação
contínua da aprendizagem de Ciências da natureza dos anos finais ciclos I e II
2024, reflexões sobre as vantagens da interação sinérgica dos indivíduos no
trabalho de equipe: Interação e Sinergia.
RESULTADOS DE DESEMPENHO POR TRIMESTRE
I TRIMESTRE - 2024
III TRIMESTRE
ENCERRAMENTO
DO ANO LETIVO
Período: Ao longo do ano letivo de 2024
Descrição da
Atividade: As sequências
didáticas são elaboradas por grupos de professores separados por ano,
funcionando da seguinte forma, o Articulador elabora um direcionamento para
elaboração, contendo as habilidades que deverão ser desenvolvidas, o tema Inter
curricular, sugestões de metodologias, orientações de suporte do livro
didático, esse direcionamento é enviado aos professores com antecedência de 8
dias para que elaborem fora do espaço da articulação para serem socializadas no encontro de
articulação, onde serão apresentadas aula por aula, num total de 12, dentro de
um período de 30 dias, dessa forma todos os professores fazem as intervenções e
considerações, o articulador de posse das mesmas, anota para ajustar após o encontro e encaminhar aos
professores e coordenadores. Os professores registram por meio de fotos todas
as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de
Área e este por sua vez as armazenam no Blogger
articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O
principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor
durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos
na condução do conhecimento em sala de aula.
PROJETO MULTIDISCIPLINAR CONSTRUINDO
COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS + DESENVOLVIMENTO LOCAL E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Período de Execução: 01 de abril a 07 de junho 2024
Descrição da Atividade: Nas duas primeiras semanas de junho foi realizada a
etapa final do Projeto Multidisciplinar “Construindo Comunidades
Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental” com a Feira de Ciências apresentando todas
as ações desenvolvidas em sala de aula ao longo de 2 meses. A busca por um
ambiente que garanta aos nossos descendentes qualidade de vida e saúde, bem
como, pontos necessários de atenção para a sustentar a vida no planeta, pois a
relação saúde, homem e meio ambiente precisa acontecer de forma harmônica e
equilibrada, considerando que um depende do outro para a sobrevivência. Para
tanto a saúde humana e práticas que afetam a qualidade de vida devem estar
presentes no currículo como abordagem transversal e interdisciplinar, levando
em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que
acontecem no dia a dia da escola. Esse projeto foi elaborado por Nilsilane N.
Silva (Articuladora de Ciências) com contribuições dos demais Articuladores dos
componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática,
Geografia, História, Educação Física e Arte, sob a supervisão da Coordenadora
Técnica Lurdes Marina. Os professores de Ciências foram responsáveis por
organizar junto com os coordenadores pedagógicos e gestores a exposição dos
trabalhos práticos desenvolvidos nas 10 escolas do Ensino Fundamental Anos
Finais da Sede, porém, é importante ressaltar que a eficácia da culminância só
foi possível devido o comprometimento dos demais professores, de todo o pessoal
de apoio administrativo, pais, parceiros, e, principalmente os estudantes. A
educação escolar proporciona a compreensão da complexidade do processo
saúde-doença se desenvolve na sociedade.
O
projeto foi trabalhado nas 10 escolas municipais da sede do
Ensino Fundamental Anos Finais de Itamaraju, o Tema Inter Curricular contemplado pelo projeto foi “Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!”,
trabalhando os temas integradores: Saúde,
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social), Meio Ambiente (Educação
Ambiental), Ciência e Tecnologia.
As atividades iniciaram
em abril e findaram na semana do meio ambiente em junho, mês que acontece a
culminância em formato de Feira de Ciências. Durante a Semana do Meio Ambiente,
a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos nas escolas e ações nos
bairros.
Como
diz a música “Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza,
mas que beleza !!!...” é pensando numa relação respeitosa com a natureza,
curando feridas passadas e evitando futuras, que nos transformamos em sujeitos
mais coletivos em prol da nossa própria existência.
Culminância nas Escolas
Urbis II – 27 de Maio
Professora Elane
Projeto Construindo
Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental -
Escola Urbis II
Aconteceu
no dia 27 de maio na Escola Urbis II, a culminância do Projeto Multidisciplinar
Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação
Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Arte,
Educação Fisica, Geografia e História. No coração desse projeto, está o
estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também
ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia
foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem
sobre a importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações
sustentáveis, um destaque a Mata Atlântica. Especial atenção é dada aos animais
em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias
inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza.
Não deixando de mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de
Preservação.
Utilizando
os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia
solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática
como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas.
Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis,
mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis,
onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia
renováveis, não renováveis e limpa.
A
iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto
é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a
conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro
mais verde e equilibrado. O projeto teve como organizadora a professora de
Ciências Elane Lago. Também contou com alguns parceiros como Vinicius Borges
(Ambientalista) e Valéria que instruiu os estudantes na confecção do sabão
caseiro.
Escola Reitor Edgar
Santos – 29 de Maio
Professores: Fernanda,
Jacy, Mariete, Maxuell e Rosimeire
Projeto Construindo Comunidades
Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Reitor
Edgard Santos
Aconteceu
no dia 29 de maio na Escola Reitor Edgard Santos, a culminância do Projeto
Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e
Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de
Ciências, Arte, Educação Física e Geografia. No coração desse projeto,
está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também
ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia
foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem
sobre a importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações
sustentáveis, um destaque ao Rio do Ouro. Especial atenção é dada aos animais
em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias
inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e
Mata Atlântica. Não deixando de mencionar ações sustentáveis e a importância das
Unidades de Preservação.
Utilizando
os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia
solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática
como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas.
Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis,
mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis,
onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia renováveis,
não renováveis e limpa, contando com a participação de uma empresa local de Instalação
de Energia Solar.
A
iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto
é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a
conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro
mais verde e equilibrado. Também foi trabalhado a sustentabilidade alimentar a
partir das substâncias, misturas, separação de misturas, fenômenos físicos e químicos
na alimentação. O projeto teve como organizadores os professores de Ciências,
Fernanda, Jacy, Mariete, Maxuell e Rosimeire.
Escola Mª D’Ajuda –
Professora Rosana
Projeto Construindo
Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental -
Escola Maria D’Ajuda
Aconteceu
no dia 29 de julho na Escola Maria D’Ajuda, a culminância do Projeto
Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e
Preservação Ambiental. O foco na temática de impactos ambientais, energia
sustentável, práticas e sustentabilidade não apenas demonstrou um compromisso
exemplar com questões cruciais do nosso tempo, mas também inspirou todos os
participantes a refletirem sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Um
projeto multidisciplinar com participação de Matemática, História, Arte e
Ciências. Muito gratificante presenciar as apresentações dos estudantes com
explicações claras e pontuais.
Ficou
evidente que o trabalho em equipe e o esforço dedicado por cada um resultaram
em uma feira de qualidade.
A
iniciativa de promover o conhecimento sobre esses temas tão relevantes é
fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados. Parabéns pelo
excelente trabalho e pela contribuição significativa para a educação ambiental.
Escola Sizaltina Barbosa
– 21 de Maio
Professoras: Elane,
Eliete e Éllen.
Aconteceu
no dia 21 de maio na Escola Sizaltina, a culminância do Projeto
Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis +
Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos
Componentes Curriculares de Ciências, Educação Física, Arte, Inglês e
História. No coração desse projeto, está o estudo dos biomas
brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas
atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados
em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de
preservar esses ecossistemas. Especial atenção é dada aos animais em extinção,
como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma
profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e Mata
Atlântica, também contou com a presença da equipe do Parque Nacional do
Descobrimento com a Palestra sobre Mata Atlântica, Biodiversidade, Animais em
extinção e importância da preservação.
Utilizando
os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia
solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática
como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas.
Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis,
mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis.
A
iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto
é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a
conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro
mais verde e equilibrado.
É
importante ressaltar a valorosa participação do Componente Educação Física no
estudo da Alimentação saudável, fazendo exposição desses alimentos e levando
palestra com esportistas da cidade.
Escola José de Anchieta –
28 de maio.
Professoras: Adriana e
Éllen.
PROJETO Construindo
Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental -
Escola José de Anchieta
Aconteceu
no dia 28 de maio na Escola José de Anchieta, a culminância do Projeto
Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e
Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de
Ciências, Educação Física, Português, Arte, Geografia e História. No
coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em
biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a
Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde
os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas.
Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o
mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o
impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica, também contou com a
presença da equipe do Parque Nacional do Descobrimento com a Palestra sobre Mata
Atlântica, Biodiversidade, Animais em extinção e importância da preservação.
Utilizando
os conceitos de Ciências, o projeto promove também apresentações e informações
com os estudantes sobre fontes de energia limpa, renováveis e não renováveis
utilizando maquetes e experimentos, ilustrando de maneira prática como esses
tipos de energia podem ser uma aliada na luta contra as mudanças
climáticas. Com isso, os visitantes não apenas aprendem sobre fontes de energia
renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias
sustentáveis. Na oportunidade, foi apresentado naquele espaço alguns
experimentos relacionados a misturas, substâncias, separação de misturas,
retratando também a Estação de Tratamento de Água, além de representação de fenômenos
físicos, químicos e reações químicas. O projeto teve como organizadores as
professoras de Ciências, Éllen e Adriana.
A
escola organizou dois momentos. O primeiro momento com apresentações de
coreografias, poemas e desfile de roupas recicladas. O segundo momento ficou
aberto para visitação aos stands e participação no game sobre sustentabilidade
de história e geografia.
A
iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto
é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a
conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro
mais verde e equilibrado.
Escola Benedita Malaquias
– 28 de Maio
Professora Mariete
Projeto Construindo
Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental -
Escola Benedita Malaquias
Aconteceu
no dia 28 de maio na Escola Benedita Malaquias, a culminância do Projeto
Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e
Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de
Ciências, Arte, Português e Geografia. No coração desse projeto, está o
estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados
pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram
explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprenderam sobre a
importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis.
Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o
mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o
impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica. Não deixando de
mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.
Utilizando
os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia
solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática
como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas.
Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis,
mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis,
onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia
renováveis, não renováveis e limpa.
A
iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto
é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a
conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro
mais verde e equilibrado. O projeto teve como organizadores a professora de
Ciências, Mariete.
Escola Novo Prado – 29 de
Maio
Professores: Lucas e Vânia
PROJETO Construindo
Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental -
Escola Novo Prado
Aconteceu
no dia 29 de maio na Escola Novo Prado, a culminância do Projeto
Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e
Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de
Ciências, Educação Física, Português, Inglês, Arte, Geografia e História.
No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em
biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a
Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde
os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas.
Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o
mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto
das ações humanas na natureza e Mata Atlântica, também contou com a presença da
equipe do Parque Nacional do Descobrimento com a Palestra sobre Mata Atlântica,
Biodiversidade, Animais em extinção e importância da preservação. Utilizando os
conceitos de Ciências, o projeto promove também apresentações e informações com
os estudantes sobre fontes de energia limpa, renováveis e não renováveis
utilizando maquetes e experimentos, ilustrando de maneira prática como esses
tipos de energia podem ser uma aliada na luta contra as mudanças
climáticas. Com isso, os visitantes não apenas aprendem sobre fontes de energia
renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias
sustentáveis. O projeto teve como organizadores os professores de Ciências,
Lucas Mancine e Vânia Surlo.
Na
oportunidade, foi apresentado naquele espaço alguns experimentos relacionados a
misturas, substâncias, separação de misturas, retratando também a Estação de
Tratamento de Água, além de representação de fenômenos físicos, químicos e
reações químicas.
A
escola organizou dois momentos. O primeiro momento com apresentações de
coreografias e poemas coordenados pela Professora de História Maéve. O segundo
momento ficou aberto para visitação aos stands.
A
iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto
é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a
conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro
mais verde e equilibrado.
Escola Liberdade – 28 de
Maio
Professoras: Márcia e
Míria
Projeto Construindo
Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental -
Escola Liberdade
Aconteceu
no dia 28 de maio na Escola Liberdade, a culminância do Projeto
Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e
Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de
Ciências, Geografia e Matemática. No coração desse projeto, está o estudo
dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados
pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram
explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a
importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis.
Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o
mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o
impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica. Não deixando de mencionar
ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.
Utilizando
os conceitos de Ciências, o projeto promove também apresentações sobre energia
solar, bem como, outras possibilidades de energia renováveis, não renováveis e
limpa, ilustrando de maneira prática como a energia limpa pode ser uma aliada
na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os estudantes não apenas
aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a
importância da adoção de tecnologias sustentáveis, onde os próprios estudantes
apresentaram.
A
iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto
é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a
conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro
mais verde e equilibrado. O projeto teve como organizadores os professores de
Ciências, Márcia e Míria.
Escola Presidente Médici
– 28 de Maio
Professoras: Cristiani, Magalli
e Lucilane.
Projeto Construindo
Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental
Aconteceu no dia 28 de maio
na Escola Presidente Médici, a culminância do Projeto Multidisciplinar
Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação
Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Arte,
Inglês, Matemática e História. No coração desse projeto, está o estudo
dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados
pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram
explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a
importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis, um
destaque a Mata Atlântica. Especial atenção é dada aos animais em extinção,
como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma
profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza. Não deixando
de mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.
Utilizando
os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia
solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática
como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas.
Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis,
mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis,
onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia
renováveis, não renováveis e limpa.
A
iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto
é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a
conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro
mais verde e equilibrado. Também foi trabalhado a sustentabilidade alimentar a
partir dos derivados do cacau. O projeto teve como organizadores os professores
de Ciências, Magalli, Lucilane e Cristiani. Também contou com alguns parceiros
como Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, empresa Arboretum com doações
de mudas de plantas frutíferas, também a parceria da professora Adalgisa
Coimbra com a turma da AEE e Cursando em Doutorado Daniel Andrade demonstrando princípios
de robótica.
OLÍMPIADAS NA ÁREA DE
CIÊNCIAS
Período: 15/08 a 13/09
Descrição da Atividade: A Olímpiada Nacional de Ciências (ONC) integra o
Programa Ciência na Escola e é uma realização do Ministério de Ciência,
Tecnologia e Inovação, em parceria com cinco Sociedades
Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de
Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A ONC se destina a alunos do 6º ao
9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e também do Ensino Médio.
Os
Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju participam desse projeto
desde 2017, porém, inicialmente a ONC só atendia alunos do 9º ano, a partir de
2020 estendeu para os demais anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Esse
trabalho é divulgado por meio da Articulação de Área para incentivo e
consequentemente adesão de mais escolas participando. Todos os estudantes
passaram por um processo seletivo através de avaliações para receberem as
medalhas, as etapas realizadas no ano de 2024 com alunos das diversas escolas do
Ensino Fundamental Anos Finais deste município, porém, somente uma escola
obtiveram êxito, A Escola Sizaltina Barbosa, com medalha de ouro – Helen Nara
Correia Melo.
A
Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é
uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de
Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a
SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e
Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª
a 9º ano do Ensino Fundamental.
ONEE – Olímpiada Nacional
de Eficiência Energética
Período: 07 a 25/10
Descrição da Atividade
Energia
elétrica, um bem presente em todos os momentos da nossa vida! E como usar de
maneira sustentável este bem? Pensando nisto, as empresas que geram,
transportam e distribuem a energia elétrica no Brasil buscaram um meio de levar
até as pessoas este tema de maneira mais abrangente. Surge assim o programa de
eficiência energética da ANEEL, que busca uma melhor relação entre a quantidade
de energia disponibilizada às pessoas com o efetivo uso desta energia.
Organizado
pelas concessionárias de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP, através do
programa de eficiência energética regulado pela Agência Nacional de Energia
Elétrica (ANEEL), entenderam que deveria se criar essa consciência desde cedo
nas pessoas. Sendo assim, o público escolhido para ser contemplado foram os
mais jovens, nas séries finais do ensino fundamental, 8º e 9º anos. Criou-se
então a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética - ONEE. Que vai acontecer
nesta primeira versão nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e área de
abrangência da RGE no Rio Grande do Sul.
A
ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta
com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de
Energia Elétrica (Abradee) e com a realização de concessionárias de energia que
operam em 22 estados e no Distrito Federal: CELESC Distribuição, CEMIG
Distribuição, COPEL Distribuição, Grupo CPFL, Grupo EDP, Grupo ENEL, Grupo
ENERGISA, Grupo EQUATORIAL, Grupo NEOENERGIA e LIGHT.
A
ONEE tem por objetivo, além de levar conhecimentos sobre o uso racional da
energia elétrica, criar toda uma geração de consumidores conscientes, que
possam no presente e no futuro próximo serem os formadores de opinião e multiplicadores
das boas práticas no uso da energia elétrica. Quanto menos energia for
desperdiçada, menos energia será necessário ser ´produzida, e menos a natureza
será atingida.
Durante
o período de realização das olímpiadas no ano de 2024, algumas escolas do Ensino
Fundamental Anos Finais incluindo duas do campo e demais sede, inscreveram seus
alunos, porém, só obtivemos medalhistas a escola Reitor Edgar Santos coordenados
e orientados pelo professor Maxuell Farias de Jesus Santos.
"Na dança sutil da
articulação, os campos se entrelaçam em um balé de sinergia, onde a sinfonia
dos espaços revela a harmonia de uma área que pulsa com vida e propósito."
(Autor
Desconhecido)
Nilsilane Nascimento da Silva
(Articuladora de Ciências)
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