Memorial Cie 2024

 


 

MEMORIAL CIÊNCIAS 2024 – ARTICULAÇÃO

 

Jornada Pedagógica de Ciências

TEMA: “Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”.

Período: 05 a 09 de fevereiro de 2024

Descrição da Atividade: A Jornada Pedagógica é um evento fundamental no calendário educacional, desempenhando um papel crucial na formação e aprimoramento dos profissionais da área. Trata-se de um período de reflexão, planejamento e troca de experiências entre educadores, gestores e demais agentes envolvidos no processo educativo. Durante a Jornada Pedagógica, são considerados temas relevantes para a prática docente, estratégias de ensino inovadoras, avaliação de resultados e a implementação de políticas educacionais. Além disso, esse momento propicia o alinhamento de objetivos, a construção de metas comuns e o fortalecimento do trabalho em equipe, contribuindo para o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino. Em resumo, a Jornada Pedagógica é um espaço valioso para a construção coletiva de conhecimento, aprimoramento profissional e o fortalecimento da comunidade educacional.

A Jornada Pedagógica de Itamaraju trouxe como tema principal "A Gestão da sala de aula: Construindo caminhos para a aprendizagem significativa" foi dividida em quatro momentos: Iniciando nas escolas na segunda-feira (05/02), com acolhimento aos professores, tratando também sobre a recepção dos estudantes, resultados das Avaliações Externas (Provas SABE e SAEB), Projeto Político Pedagógico e Plano Anual, com mensagem de boas-vindas, dinâmicas, momentos de reflexão e apresentação da equipe. A segunda etapa aconteceu na terça-feira (06/02),  formação mediada pelos Articuladores de Área e seus grupos de professores dos oito componentes curriculares (Geografia, Arte, Ciências Educação Física, História, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa), na Escola Municipal Reitor Edgar Santos com o tema "Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”. Na quarta-feira (07/02) a formação ficou sob a responsabilidade da equipe de Coordenação Municipal da Educação Inclusiva e Diversidade e finalmente quinta-feira (08/02) a palestra com o Professor Celso Vasconcelos no Território Music Hall, encerrando a Jornada Pedagógica de Itamaraju.

       

Construção do Planejamento Anual

Período: 06 de Março

Descrição da Atividade:

A construção do planejamento anual é um processo crucial no âmbito educacional, representando a espinha dorsal para o sucesso do ano letivo. Envolver um cuidado, a análise das diretrizes curriculares, a atenção às necessidades específicas dos estudantes e a integração de práticas pedagógicas inovadoras. Nesse contexto, os educadores desempenham um papel central ao projetar estratégias de ensino que estimulem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. A definição de objetivos claros, a escolha de métodos de avaliação adequados e a adaptação contínua às demandas do ambiente educacional são elementos essenciais no processo de planejamento anual. Além disso, a construção colaborativa do planejamento, envolvendo a participação de toda a equipe pedagógica, contribui para a coesão e eficácia das práticas escolares, promovendo um ambiente propício à aprendizagem significativa e ao crescimento integral dos estudantes. Ao longo desses anos, o Ensino Fundamental Anos Finais prima pela elaboração do Planejamento Anual com a participação do professor por Componente Curricular, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do planejamento. Muitos pontos são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados. Também foi aproveitado no planejamento anual, uma metodologia voltada as aulas para o ensino remoto, com uso das mais variadas estratégias digitais, como vídeos, quizzes, plataformas, laboratórios virtuais, museus virtuais, aplicativos para desenhos, ferramentas que possibilitam aulas mais dinâmicas e que deram certo em anos anteriores, mesmo este ano os alunos estarem sendo atendidos de forma presencial, registro de fotos, entre outros. Os professores realizam o planejamento em grupo, orientados pelo articulador de área em reunião, vale ressaltar que todo o direcionamento é dado com antecedência, ficando o dia do encontro para socialização, ajustes e conclusão do planejamento. O processo inicial antes da montagem do planejamento ocorre a partir das fichas diagnósticas, calculando uma média geral para os critérios avaliados no decorrer da aplicação das sequências didáticas trabalhadas, dessa maneira constroem um perfil para as turmas colaborando para a construção do Planejamento anual, fazendo a leitura dos resultados em grupo, apresentando aos demais professores e abrindo espaço para pontuarem outras situações que não foram apresentadas. Ainda em grupos, selecionaram as habilidades prioritárias que serão desenvolvidas ao longo do ano, analisando os anos anteriores, incluindo as habilidades dos Anos Iniciais.  

   

  Acompanhamento Escolar

Período: Ao longo do ano letivo

Descrição da Atividade:

As visitas pedagógicas de acompanhamento escolar pelos Articuladores de Área do Ensino Fundamental Anos Finais, representam uma ferramenta valiosa no processo de melhoria contínua da qualidade educacional. Essas visitas envolvem a observação direta das práticas pedagógicas, o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e a interação com a comunidade escolar. Durante esse processo, supervisores educacionais, coordenadores pedagógicos e outros profissionais têm a oportunidade de identificar pontos fortes, desafios e oportunidades de aprimoramento nas estratégias de ensino. Além disso, as visitas pedagógicas proporcionam um espaço para o diálogo construtivo entre os educadores, promovendo a troca de experiências, a discussão de boas práticas e a implementação de ajustes necessários. Essa abordagem colaborativa contribui não apenas para o crescimento profissional dos docentes, mas também para o fortalecimento da eficácia do ambiente escolar como um todo, garantindo uma educação mais eficiente e alinhada às necessidades específicas da comunidade educativa.

Durante o ano letivo foram realizadas 17 visitas monitoradas na Escola Municipal Urbis II, inicialmente no dia 21 de fevereiro, a então Articuladora de Ciências Nilsilane Nascimento da Silva, responsável por acompanhar a Escola Urbis II , Clebson Evangelista Chaves o atual coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a diretora Sandra Mara Ribeiro de Almeida, estiveram reunidos para direcionamentos do trabalho no decorrer do ano letivo, demandas e avaliações do processo relacionado ao desempenho dos estudantes, com acompanhamento de forma minuciosa. Tomar como ponto de partida a Jornada Pedagógica em todas as etapas, a receptividade dos professores, estratégias para recompor aprendizagens, orientações para a análise dos indicadores da escola e da prova SABE. Ficou acordado a construção de uma agenda semanal em conjunto, coordenador e diretor, preenchimento de relatórios de acompanhamento das ACs quinzenais com professores, a construção de um Plano de Ação envolvendo tomada de decisões sobre matrizes de referências e níveis de proficiência das avaliações externas (provas SABE e SAEB), busca ativa, estratégias para envolver os estudantes durante as aulas e mantê-los na escola, avaliar os resultados do ano anterior para buscar soluções de melhoria (o que deu certo, mudanças para esse ano),  planejamento da Agenda de Eventos da instituição. Também foi colocado pelo articulador neste dia a necessidade do coordenador em redigir relatórios mensais sobre as ACs na escola e demais situações referentes ao desempenho dos estudantes, o articulador também apresenta relatórios sobre cada visita realizada. As atividades abertas, envolvendo toda a comunidade escolar, serão acompanhadas pelos Articuladores de Área, bem como, os Conselhos de Classe participativos, que a partir da conclusão do trimestre se realiza. O conselho de classe participativo é uma prática educacional que promove a colaboração entre professores, alunos e demais membros da comunidade escolar. Nesse modelo, as decisões e avaliações não são tomadas de forma unilateral, mas sim através de um diálogo aberto e inclusivo. Os professores compartilham suas observações e análises sobre o desempenho dos estudantes, enquanto os mesmos têm a oportunidade de expressar suas experiências, desafios e metas. Esse ambiente participativo cria uma atmosfera mais democrática e transparente, onde as discussões são enriquecidas pela diversidade de perspectivas. Dessa forma, o conselho de classe participativo não apenas contribui para a tomada de decisões mais justas e informadas, mas também fortalece o senso de pertencimento e responsabilidade de todos os envolvidos no processo educacional.  

A escola Urbis II em busca de uma aprendizagem mais abrangente e significativa, procurando incentivar a colaboração entre professores de diferentes áreas e estimular os estudantes a explorarem conexões entre os objetos de conhecimento, incentiva a implementação dos projetos multidisciplinares, pois representam uma abordagem pedagógica inovadora, unindo diferentes componentes curriculares para abordar questões complexas e contextualizadas. Ao integrar diversas áreas do conhecimento, os estudantes são desafiados a aplicar habilidades e conceitos aprendidos de maneira interconectada, o que reflete mais fielmente as situações do mundo real. Esses projetos não apenas estimulam a colaboração entre os discentes, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação. Além disso, ao proporcionar uma visão mais holística do aprendizado, os projetos multidisciplinares inspiram um interesse mais profundo e duradouro nos objetos de conhecimento, conectando teoria e prática de maneira envolvente e significativa. Essa abordagem não só enriquece a experiência educacional, mas prepara os estudantes para enfrentar desafios do mundo real, onde a aplicação integrada de conhecimentos é essencial. A escola desenvolveu dois projetos, Meio Ambiente, com a temática Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental e  Ancestralidade Preta: Diversidade, Saberes e Conhecimento na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afro-brasileiro, ambos trabalhados nas sequências didáticas com todas as turmas, porém, com a participação de forma multidisciplinar apenas dos componentes curriculares de Ciências, Arte, Educação Física, História e Geografia. As apresentações dos trabalhos realizados no primeiro projeto foram expostos no dia 27 de maio, na própria escola, contou com a presença dos nossos estudantes e familiares. Quatro projetos dentro dos componentes curriculares de Língua Portuguesa (Soletrando- 28/08), Produção Textual (Eu leio e escrevo o meu nordeste-15/08), momento muito rico para os estudantes. As estudantes Rebeca (7º ano) e Fernanda (9º ano) foram escolhidas pelos jurados para representarem a escola na etapa municipal, nos gêneros Conto e Cordel respectivamente, já no ‘’Soletrando’’, onde contou com a participação de 6 concorrentes e teve o estudante Paulo Ricardo do 8º ano classificado para etapa final. Projeto de vida (Caminhos e encontros: um sarau de vida-Dia 19/07) e Arte (Quem sabe Canta-13/09), foram desenvolvidos na escola. Também desenvolveram o projeto de Ação Social “Família Urbis II em Ação: A importância de cuidar da família participação e colaboração de vários setores, onde realizaram atendimento e instrução sobre diversos temas para favorecer as famílias presentes, no dia 01 de novembro. Fizeram parte do evento a Secretaria de Desenvolvimento Social, fazendo Pré-inscrição de cursos, Carteirinha do Idoso, entre outros, o Programa Saúde na Escola colaborou fazendo testes rápidos, vacinação, aferição de pressão arterial e glicose, o CEO - Centro Especializado Odontológico - Saúde Bucal - FACISA, fez avaliações e encaminhamento para tratamento, além da entrega de kits para os alunos estudantes. Contou também com Consultoria Jurídica, Psicologia Escolar que trabalhou a escuta empática e aconselhamento, Espaço da Beleza, Espaço do Meio Ambiente, estúdio fotográfico, brechó, cantina e sorteio de cestas básicas. Além dos stands de atendimento.                                                         Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e ambiental.                                                               

                

      

O segundo macroprojeto Ancestralidade Preta: Diversidade, Saberes e Conhecimento na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afro-brasileiro

 

    

 

 

Cultura Nordestina, aberto a toda comunidade, dia 29 de julho.

    

Projeto da escola “Evento social " Família Urbis 2 em Ação". Dia 31/10.

   

     

                           

Os professores responsáveis pelo componente curricular Arte desenvolveram o projeto “Quem sabe canta, no qual o estudante gravará um vídeo cantando uma música que ficará a seu critério, seguindo as orientações que posteriormente serão discriminadas aqui. A música como elemento artístico foi trabalhado como subsídio para o desenvolvimento da linguagem oral do estudante, bem como para demonstração de suas emoções. Partindo dessa premissa, compreende-se que a música, resguardadas as suas especificidades pode ser uma ferramenta muito eficaz no processo de educação pelo seu poder de estimular o cérebro e contribuir para o desenvolvimento no que se refere ao aspecto cognitivo e emocional.

   

 

A Escola URBIS II fez um excelente trabalho de incentivo e compromisso dos estudantes com as avaliações externas, Provas CAEd e SABE, utilizando de recursos como lanche especial, lembrancinhas, busca ativa e brindes, além de criar um sexto horário para reforço dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Essas avaliações são requisitos para diagnóstico e bonificação através de verba extra do governo estadual para a instituição, além disso, essas avaliações desempenham um papel crucial no sistema educacional, oferecendo uma visão imparcial e abrangente do desempenho das escolas, são geralmente conduzidas por entidades independentes, garantindo a qualidade e a equidade do ensino. Ao medir o conhecimento e as habilidades dos estudantes em relação aos padrões estabelecidos, as avaliações externas demonstraram uma avaliação objetiva do progresso educacional. Além disso, esses resultados podem orientar políticas educacionais, identificar áreas de melhoria e promover a prestação de contas no sistema escolar. No entanto, é fundamental equilibrar o uso dessas avaliações, evitando que se tornem o único indicador de sucesso, uma vez que a educação é um processo complexo que vai além das vantagens em testes padronizados, abrangendo o desenvolvimento integral dos estudantes.  

 Destacam-se na instituição dois outros projetos “Aprender Valor”, que é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Programa vem sendo implementado desde o início de 2020, pois, tratar sobre Educação Financeira no contexto escolar é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais. Levar o tema para dentro das salas de aula se alinha à demanda contemporânea de promoção do letramento financeiro na escolarização de nível básico. A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxilia a integração crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. As avaliações foram aplicadas para os estudantes do 7º e 9º ano. “Brasil na Escola” - Outro programa importante que está sendo desenvolvido e tem por objetivo induzir inovações e estratégias para assegurar a permanência e aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, apoiando a execução das metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE). O Reforço acontece para os alunos do 6º ano, que foram indicados pelos professores e está focando na alfabetização e também nas quatro operações.

As visitas recebidas pelo Articulador fazem parte de uma experiência necessária, na qual, observamos, ouvimos sobre o funcionamento da escola e construímos caminhos para colocar em prática nossos paradigmas educacionais, visando à realidade da comunidade onde a escola está inserida. Este documento tem como finalidade explicitar toda a demanda discutida durante as visitas na referida escola. Foi detectado também, segundo o coordenador, que alguns estudantes apresentam déficit de aprendizagem muito acentuado, incluindo analfabetismo, outro fator é a falta de assiduidade, desaparecendo da escola por meses e a outra justificativa é a resistência em realizar as tarefas escolares. Vale ressaltar que este ano de 2024 a escola passou por várias dificuldades referentes ao financeiro. O acompanhamento Escolar finalizado em 11 de dezembro, com o Conselho de Classe final do corrente ano letivo, com registros de relatórios mensais completo com todas as informações referentes aos Anos Finais do ensino Fundamental elaborados pelo Coordenador Escolar e Articulador de Ciências.

Outras atividades extraclasse foram realizadas na escola durante este ano de 2024, tais como:

Aconteceu uma palestra sobre prevenção contra o uso das drogas (14/07). A palestra é uma importante ferramenta na prevenção e promoção de conhecimento sobre a problemática.  Inicialmente, além de servir como apoio para as pessoas que estão na luta contra o vício (dependência química) e o alcoolismo. É uma forma de mostrar os impactos negativos das drogas em nossa sociedade.

Dia 23/07 ocorreu a palestra ‘’ Saúde Sexual e Reprodutiva/ Prevenção HIV (turmas do 8º e 9º ano) e foi realizada pela Programa Saúde na escola. A adolescência é uma fase de crescimento cheia de mudanças e descobertas, que aflora o lado "sexual". Algumas pessoas acreditam que "sexualidade" é o que se refere às relações sexuais ou aos órgãos genitais. No entanto, é um conceito muito mais amplo, é um processo dinâmico e complexo que se inicia ao nascer, se manifesta de diferentes formas ao longo da vida e envolve também sentimentos, emoções e o processo de formação da própria identidade. A sexualidade tem a ver com a forma como nos vestimos, nos movemos, nos expressamos e nos relacionamos com os outros.

Na Semana de 09 31/07 aconteceu o intercolegial.

Dia 10/08 foi realizado o interclasse, em comemoração ao dia do estudante, e aconteceu nas dependências da escola Professora Arivaldina Joazeiro. Foi um momento de muita alegria e diversão para todos os estudantes e também para a equipe escolar. No dia 12/08 as homenagens continuaram, onde foi realizada uma sessão cinema simultânea com todas as turmas, também foi servido um lanche diferenciado.

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do Ano Letivo (encontros quinzenais de março a dezembro)

Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir, esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade, poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboração de Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, avaliação escolar, mudanças na forma de avaliar com inserção de conceitos, por competências e habilidades. A avaliação utilizando rubricas, são ferramentas úteis no processo educacional, fornecendo critérios claros e específicos para avaliar o desempenho dos alunos em diversas tarefas e projetos. Elas consistem em uma matriz que define diferentes níveis de proficiência em relação a critérios predefinidos, oferecendo uma abordagem mais transparente e objetiva na avaliação. Além de trabalhar avaliação de aprendizagem, sempre durante a analise dos resultados dos trimestres, outras formações aconteceram, como: avaliação diagnóstica e intervenção pedagógica, estratégias educativas e intervencionistas, adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem? Resultados do trimestre com construção do plano de ação, comunicação assertiva: conceito e importância, avaliação contínua da aprendizagem de Ciências da natureza dos anos finais ciclos I e II 2024, reflexões sobre as vantagens da interação sinérgica dos indivíduos no trabalho de equipe: Interação e Sinergia.

                                    

      Durante os encontros de articulação, outro ponto relevante que complementa a preparação dos estudantes para as avaliações externas, foi a aplicação do simulado da Secretaria Municipal de Educação.

RESULTADOS DE DESEMPENHO POR TRIMESTRE

I TRIMESTRE - 2024

 
















II TRIMESTRE - 2024







III TRIMESTRE 
















ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

     

 ELABORAÇÃO E APLICABILIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2024

Descrição da Atividade: As sequências didáticas são elaboradas por grupos de professores separados por ano, funcionando da seguinte forma, o Articulador elabora um direcionamento para elaboração, contendo as habilidades que deverão ser desenvolvidas, o tema Inter curricular, sugestões de metodologias, orientações de suporte do livro didático, esse direcionamento é enviado aos professores com antecedência de 8 dias para que elaborem fora do espaço da articulação para  serem socializadas no encontro de articulação, onde serão apresentadas aula por aula, num total de 12, dentro de um período de 30 dias, dessa forma todos os professores fazem as intervenções e considerações, o articulador de posse das mesmas, anota  para ajustar após o encontro e encaminhar aos professores e coordenadores. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.  

     

 

 

 

   

   

   

    

 

 

 

 

  

     

 

     

     

   

   

 

      

      

   

 

 

    

                                                 

 PROJETO MULTIDISCIPLINAR CONSTRUINDO COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS + DESENVOLVIMENTO LOCAL E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Período de Execução: 01 de abril a 07 de junho 2024

Descrição da Atividade: Nas duas primeiras semanas de junho foi realizada a etapa final do Projeto Multidisciplinar “Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental” com a Feira de Ciências apresentando todas as ações desenvolvidas em sala de aula ao longo de 2 meses. A busca por um ambiente que garanta aos nossos descendentes qualidade de vida e saúde, bem como, pontos necessários de atenção para a sustentar a vida no planeta, pois a relação saúde, homem e meio ambiente precisa acontecer de forma harmônica e equilibrada, considerando que um depende do outro para a sobrevivência. Para tanto a saúde humana e práticas que afetam a qualidade de vida devem estar presentes no currículo como abordagem transversal e interdisciplinar, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia a dia da escola. Esse projeto foi elaborado por Nilsilane N. Silva (Articuladora de Ciências) com contribuições dos demais Articuladores dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Geografia, História, Educação Física e Arte, sob a supervisão da Coordenadora Técnica Lurdes Marina. Os professores de Ciências foram responsáveis por organizar junto com os coordenadores pedagógicos e gestores a exposição dos trabalhos práticos desenvolvidos nas 10 escolas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede, porém, é importante ressaltar que a eficácia da culminância só foi possível devido o comprometimento dos demais professores, de todo o pessoal de apoio administrativo, pais, parceiros, e, principalmente os estudantes. A educação escolar proporciona a compreensão da complexidade do processo saúde-doença se desenvolve na sociedade.

O projeto foi trabalhado nas 10 escolas municipais da sede do Ensino Fundamental Anos Finais de Itamaraju, o Tema Inter Curricular contemplado pelo projeto foi  Juntos pelo Planeta:  Sustentabilidade é o Novo Normal!”, trabalhando os temas integradores: Saúde, Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social), Meio Ambiente (Educação Ambiental), Ciência e Tecnologia.

As atividades iniciaram em abril e findaram na semana do meio ambiente em junho, mês que acontece a culminância em formato de Feira de Ciências. Durante a Semana do Meio Ambiente, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos nas escolas e ações nos bairros.

Como diz a música “Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza !!!...” é pensando numa relação respeitosa com a natureza, curando feridas passadas e evitando futuras, que nos transformamos em sujeitos mais coletivos em prol da nossa própria existência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Culminância nas Escolas

Urbis II – 27 de Maio

Professora Elane

Projeto Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Urbis II 

Aconteceu no dia 27 de maio na Escola Urbis II, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Arte, Educação Fisica, Geografia e História.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis, um destaque a Mata Atlântica. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza. Não deixando de mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.

Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis, onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia renováveis, não renováveis e limpa. 

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado. O projeto teve como organizadora a professora de Ciências Elane Lago. Também contou com alguns parceiros como Vinicius Borges (Ambientalista) e Valéria que instruiu os estudantes na confecção do sabão caseiro. 

   

     

 

  

     

 

   

     

 

 

Escola Reitor Edgar Santos – 29 de Maio

Professores: Fernanda, Jacy, Mariete, Maxuell e Rosimeire

Projeto Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Reitor Edgard Santos 

Aconteceu no dia 29 de maio na Escola Reitor Edgard Santos, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Arte, Educação Física e Geografia.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis, um destaque ao Rio do Ouro. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica. Não deixando de mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.

Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis, onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia renováveis, não renováveis e limpa, contando com a participação de uma empresa local de Instalação de Energia Solar. 

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado. Também foi trabalhado a sustentabilidade alimentar a partir das substâncias, misturas, separação de misturas, fenômenos físicos e químicos na alimentação. O projeto teve como organizadores os professores de Ciências, Fernanda, Jacy, Mariete, Maxuell e Rosimeire. 

 

 

      

  

     

 

 

    

        

 

   

      

Escola Mª D’Ajuda –

Professora Rosana

Projeto Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Maria D’Ajuda 

Aconteceu no dia 29 de julho na Escola Maria D’Ajuda, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental. O foco na temática de impactos ambientais, energia sustentável, práticas e sustentabilidade não apenas demonstrou um compromisso exemplar com questões cruciais do nosso tempo, mas também inspirou todos os participantes a refletirem sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Um projeto multidisciplinar com participação de Matemática, História, Arte e Ciências. Muito gratificante presenciar as apresentações dos estudantes com explicações claras e pontuais.

Ficou evidente que o trabalho em equipe e o esforço dedicado por cada um resultaram em uma feira de qualidade.

A iniciativa de promover o conhecimento sobre esses temas tão relevantes é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados. Parabéns pelo excelente trabalho e pela contribuição significativa para a educação ambiental.

   

   

   

 

 

   

   

   

   

Escola Sizaltina Barbosa – 21 de Maio

Professoras: Elane, Eliete e Éllen.

Aconteceu no dia 21 de maio na Escola Sizaltina, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Educação Física, Arte, Inglês e História.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica, também contou com a presença da equipe do Parque Nacional do Descobrimento com a Palestra sobre Mata Atlântica, Biodiversidade, Animais em extinção e importância da preservação.

Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis.

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado.

É importante ressaltar a valorosa participação do Componente Educação Física no estudo da Alimentação saudável, fazendo exposição desses alimentos e levando palestra com esportistas da cidade.

 

     

 

 

 

        

 

      

 

     

     

 

Escola José de Anchieta – 28 de maio.

Professoras: Adriana e Éllen.

PROJETO  Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola José de Anchieta      

Aconteceu no dia 28 de maio na Escola José de Anchieta, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a  participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Educação Física, Português, Arte, Geografia e História.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica, também contou com a presença da equipe do Parque Nacional do Descobrimento com a Palestra sobre Mata Atlântica, Biodiversidade, Animais em extinção e importância da preservação.

Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também apresentações e informações com os estudantes sobre fontes de energia limpa, renováveis e não renováveis utilizando maquetes e experimentos, ilustrando de maneira prática como esses tipos de  energia podem ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os visitantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis. Na oportunidade, foi apresentado naquele espaço alguns experimentos relacionados a misturas, substâncias, separação de misturas, retratando também a Estação de Tratamento de Água, além de representação de fenômenos físicos, químicos e reações químicas. O projeto teve como organizadores as professoras de Ciências, Éllen e Adriana.

A escola organizou dois momentos. O primeiro momento com apresentações de coreografias, poemas e desfile de roupas recicladas. O segundo momento ficou aberto para visitação aos stands e participação no game sobre sustentabilidade de história e geografia.

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado. 

 

   

 

   

   

    

   

      

 

Escola Benedita Malaquias – 28 de Maio

Professora Mariete

Projeto Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Benedita Malaquias 

Aconteceu no dia 28 de maio na Escola Benedita Malaquias, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Arte, Português e Geografia.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprenderam sobre a importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica. Não deixando de mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.

Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis, onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia renováveis, não renováveis e limpa.

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado. O projeto teve como organizadores a professora de Ciências, Mariete. 

   

  

 

 

 

  

  

 

 

 

Escola Novo Prado – 29 de Maio

Professores: Lucas e Vânia

PROJETO  Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Novo Prado      

Aconteceu no dia 29 de maio na Escola Novo Prado, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a  participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Educação Física, Português, Inglês, Arte, Geografia e História.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica, também contou com a presença da equipe do Parque Nacional do Descobrimento com a Palestra sobre Mata Atlântica, Biodiversidade, Animais em extinção e importância da preservação. Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também apresentações e informações com os estudantes sobre fontes de energia limpa, renováveis e não renováveis utilizando maquetes e experimentos, ilustrando de maneira prática como esses tipos de  energia podem ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os visitantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis. O projeto teve como organizadores os professores de Ciências, Lucas Mancine e Vânia Surlo.

Na oportunidade, foi apresentado naquele espaço alguns experimentos relacionados a misturas, substâncias, separação de misturas, retratando também a Estação de Tratamento de Água, além de representação de fenômenos físicos, químicos e reações químicas.

A escola organizou dois momentos. O primeiro momento com apresentações de coreografias e poemas coordenados pela Professora de História Maéve. O segundo momento ficou aberto para visitação aos stands.

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado. 

 

     

 

 

    

 

 

Escola Liberdade – 28 de Maio

Professoras: Márcia e Míria

Projeto Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Liberdade 

Aconteceu no dia 28 de maio na Escola Liberdade, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Geografia e Matemática.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica. Não deixando de mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.

Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também apresentações sobre energia solar, bem como, outras possibilidades de energia renováveis, não renováveis e limpa, ilustrando de maneira prática como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis, onde os próprios estudantes apresentaram. 

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado. O projeto teve como organizadores os professores de Ciências, Márcia e Míria.   

   

     

     

 

      

  

 

   

 

Escola Presidente Médici – 28 de Maio

Professoras: Cristiani, Magalli e Lucilane.

Projeto Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental  

Aconteceu no dia 28 de maio na Escola Presidente Médici, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Arte, Inglês, Matemática e História.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis, um destaque a Mata Atlântica. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza. Não deixando de mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.

Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis, onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia renováveis, não renováveis e limpa. 

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado. Também foi trabalhado a sustentabilidade alimentar a partir dos derivados do cacau. O projeto teve como organizadores os professores de Ciências, Magalli, Lucilane e Cristiani. Também contou com alguns parceiros como Parque Nacional Marinho dos Abrolhos,  empresa Arboretum com doações de mudas de plantas frutíferas, também a parceria da professora Adalgisa Coimbra com a turma da AEE e Cursando em Doutorado Daniel Andrade demonstrando princípios de robótica. 

 

  

 

  

                            

  

OLÍMPIADAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS

Período: 15/08 a 13/09

Descrição da Atividade: A Olímpiada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria  com cinco  Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A ONC se destina a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e também do Ensino Médio.

Os Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju participam desse projeto desde 2017, porém, inicialmente a ONC só atendia alunos do 9º ano, a partir de 2020 estendeu para os demais anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Esse trabalho é divulgado por meio da Articulação de Área para incentivo e consequentemente adesão de mais escolas participando. Todos os estudantes passaram por um processo seletivo através de avaliações para receberem as medalhas, as etapas realizadas no ano de 2024 com alunos das diversas escolas do Ensino Fundamental Anos Finais deste município, porém, somente uma escola obtiveram êxito, A Escola Sizaltina Barbosa, com medalha de ouro – Helen Nara Correia Melo.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

 

ONEE – Olímpiada Nacional de Eficiência Energética

Período: 07 a 25/10

Descrição da Atividade

Energia elétrica, um bem presente em todos os momentos da nossa vida! E como usar de maneira sustentável este bem? Pensando nisto, as empresas que geram, transportam e distribuem a energia elétrica no Brasil buscaram um meio de levar até as pessoas este tema de maneira mais abrangente. Surge assim o programa de eficiência energética da ANEEL, que busca uma melhor relação entre a quantidade de energia disponibilizada às pessoas com o efetivo uso desta energia.

Organizado pelas concessionárias de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP, através do programa de eficiência energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entenderam que deveria se criar essa consciência desde cedo nas pessoas. Sendo assim, o público escolhido para ser contemplado foram os mais jovens, nas séries finais do ensino fundamental, 8º e 9º anos. Criou-se então a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética - ONEE. Que vai acontecer nesta primeira versão nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e área de abrangência da RGE no Rio Grande do Sul.

A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal: CELESC Distribuição, CEMIG Distribuição, COPEL Distribuição, Grupo CPFL, Grupo EDP, Grupo ENEL, Grupo ENERGISA, Grupo EQUATORIAL, Grupo NEOENERGIA e LIGHT.

A ONEE tem por objetivo, além de levar conhecimentos sobre o uso racional da energia elétrica, criar toda uma geração de consumidores conscientes, que possam no presente e no futuro próximo serem os formadores de opinião e multiplicadores das boas práticas no uso da energia elétrica. Quanto menos energia for desperdiçada, menos energia será necessário ser ´produzida, e menos a natureza será atingida.

Durante o período de realização das olímpiadas no ano de 2024, algumas escolas do Ensino Fundamental Anos Finais incluindo duas do campo e demais sede, inscreveram seus alunos, porém, só obtivemos medalhistas a escola Reitor Edgar Santos coordenados e orientados pelo professor Maxuell Farias de Jesus Santos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Na dança sutil da articulação, os campos se entrelaçam em um balé de sinergia, onde a sinfonia dos espaços revela a harmonia de uma área que pulsa com vida e propósito."

(Autor Desconhecido)

 

 

 

Nilsilane Nascimento da Silva

(Articuladora de Ciências)

 

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