10ª SD Cie 9º ano 2024

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema: Hereditariedade

Unidade Temática: Matéria e Energia. Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem).

     Ano: 9º                                                Período: 21/10 a 01/11                                       Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Construir e analisar heredogramas. Conhecer algumas alterações genéticas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA O1

Tema: A Transmissão de Características

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Inicie a aula questionando os alunos quais são as principais características físicas da família deles, “Você parece com quem da sua família?” “Seus familiares têm aparência semelhante?” "Como essas características são transmitidas?” “Tem como prever quais características serão passadas adiante?”. Acolha as respostas e dialogue com os estudantes contextualizando essas análises de características com os estudos de genética.

 

Etapa 02:  Aprofundando no tema (25 min)

No quadro, apresente aos alunos um heredograma, uma representação gráfica que permite estudar a transmissão de determinada característica hereditária ao longo de várias gerações de indivíduos aparentados entre si. Utilize o livro A Conquista Ciências 9º ano, nas páginas 76 a 78 para discorrer sobre a transmissão de algumas características, começando pela análise e construção do heredograma, página 76. Após reproduzir o heredograma no quadro, explique como é possível analisar a transmissão de características, bem como o significado de cada símbolo presente nessa árvore genealógica.

Etapa 03: Mão na Massa (10 min)

Peça que os estudantes desenhem o heredograma da sua família. Não é preciso considerar nenhuma característica hereditária em particular, apenas representar as relações de parentesco, indicando os avós, os pais e os irmãos. Se houver estudantes com irmãos gêmeos, com mães grávidas ou cujos avós já tiverem falecido, oriente-os a representar corretamente essas relações de parentesco conforme indicado na página 76 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano, no box “Atividade”.

 

AULA 02

 

Tema: A Transmissão de Características

 

Etapa 04: Correção da Atividade (15 min)

Solicite que alguns estudantes representem os heredogramas no quadro para socializar com os colegas.

Finalize a aula tirando as dúvidas que surgirem.

 

Etapa 05: Verificação da Aprendizagem (35 min)

Solicite aos estudantes a resolução da atividade da página 79 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano. As atividades contribuem para o desenvolvimento da competência específica 3 de Ciências da Natureza, ao solicitar que os estudantes analisem e expliquem fenômenos e processos relativos ao mundo natural, com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. Aproveite para checar se os estudantes diferenciam mitose de meiose, e se eles sabem o que é uma célula heterozigótica. Se necessário, revise esses conceitos com a turma. Oriente os estudantes a ler o enunciado com atenção. Uma dica é anotar as informações mais relevantes, no caso, homem heterozigoto com sardas, mulher com sardas, um filho com sardas e outro sem. Isso ajuda a definir se a característica em questão é dominante ou recessiva e a estimar os genótipos dos envolvidos. Se necessário, faça o passo a passo com os estudantes, ajudando-os na identificação das informações relevantes. Para a resolução da atividade, os estudantes devem saber o que é um indivíduo heterozigótico e homozigótico. Também devem diferenciar dominante de recessivo. Se necessário, ajude-os a montar o quadro de Punnett.

 

AULA 03

 

Tema: De quem é a culpa de eu ter nascido menino ou menina?

 

Etapa 06: Correção da Atividade (15 min)

 

O momento da correção da atividade com os estudantes é importante para revisar as habilidades que não foram desenvolvidas com êxito, e assim, sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado.

 

Etapa 07: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

Faça uma enquete com o tema da aula, em seguida, convide os estudantes a descobrirem a resposta.

 

Etapa 08: Aula Expositiva Dialogada (25 min)

Faça uma aula expositiva, oportunizando os estudantes a participarem com perguntas a respeito do tema. Relembre com os estudantes o que é sexo biológico: sexo se refere às características físicas, fisiológicas e genéticas de um organismo que permitem distingui-lo em macho ou fêmea. Na página 80 do livro didático A Conquista Ciências, serão apresentadas as características genéticas que determinam o sexo masculino e o sexo feminino, utilize-a como suporte, veja também as orientações didáticas.

 

AULA 04

 

Tema: Alterações genéticas

 

Etapa 09: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são alterações genéticas e se todas elas são prejudiciais, se pessoas portadoras de síndromes genéticas podem levar uma vida “normal” e elencar exemplos de alterações genéticas conhecidas pelos estudantes.

 

Etapa 10: Aprofundando no tema (20 min)

Fazer explicação do objeto de conhecimento disponível no livro de Ciências página 82, comentando sobre as síndromes de Down, Klinefelter e Turner e outras alterações que achar pertinente, como a heterocromia.

 

Etapa 11: Verificação de Aprendizagem (15 min)

Solicite aos estudantes que respondam a atividade da página 81 e 83 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano.

 

AULA 05

 

Tema: Genética na atualidade

 

Etapa 12: Correção de Atividade (15 min)

 

O momento da correção da atividade com os estudantes é importante para revisar as habilidades que não foram desenvolvidas com êxito, e assim, sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado.

 

 

Etapa 13: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 

Pergunte aos estudantes o que eles já leram ou já ouviram falar sobre esse tema. Destaque que com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as manipulações do material genético estão cada vez mais avançadas mas que também levantam muitas opiniões sobre ética.

 

Etapa 14: Aprofundando no tema (15 min)

Para aprofundar, utilize as páginas 84 e 85 do livro A Conquista Ciências do 9º ano e utilize outras fontes para consulta. Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/21/ciencia/1487674345_626879.html

Etapa 15: Debatendo ideias (15 min)

Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk, que tem a seguinte sinopse: O filme começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi sorteada, ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do complexo, descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles são clones de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua existência é fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum problema de saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que poderiam pagar por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a suposta “loteria” indica que o ser humano está precisando utilizar alguma parte do corpo de seu clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por exemplo, era o clone de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e Lincoln descobre que o seu “original” era um homem muito rico que sofria de cirrose hepática. Tendo descoberto a verdade, o objetivo dos personagens passa a ser salvar os outros clones.

Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões como:

• É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?

• O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos?

• Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser humano? Qual?

• É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?

Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/

AULA 06

 

Tema: Gêmeos Idênticos

 

Etapa 16: Vamos Verificar (20 min)

 

Convide os estudantes a fazerem a leitura oral sobre gêmeos idênticos, porém, antes faça a sensibilização para instigar a curiosidade. Essa seção traz perguntas interessantes: gêmeos idênticos são realmente idênticos em tudo? Em caso de questões judiciais ou policiais, como distingui-los? E nas identificações biométricas, como fica o reconhecimento dessas pessoas? Instigue os estudantes e pergunte se eles já haviam pensado nessas questões. Se necessário, ajude-os a buscar as respostas para essas perguntas. Ressalte que, em Ciências, são as perguntas que fazem o conhecimento científico progredir e a curiosidade é uma ferramenta importante na construção do conhecimento.

Oriente os estudantes para pesquisarem as respostas das perguntas do texto em casa.

 

Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Solicite aos estudantes que respondam a atividade da página 86 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano.

 

AULA 07

Tema: As anomalias genéticas e a Inclusão

 

Etapa 18: Correção da Atividade (10 min)

O momento da correção da atividade com os estudantes é importante para revisar as habilidades que não foram desenvolvidas com êxito, e assim, sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado.

 

Etapa 19: Passando a limpo – Retomando Aprendizagens (10 min)

Utilize  os vídeos disponibilizado nos links a seguir  sobre cromossomos e alterações genéticas para conhecer um pouco sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=UBfInkTvqt8

https://www.youtube.com/watch?v=-Vv3USW7iRU

Etapa 20 - Aprofundando o tema (10 min)

Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e inclusão "O CROMOSSOMO 21" disponível no link abaixo.

Link reportagem:https://fasig.com.br/sindrome-de-down-vamos-falar-sobre-inclusao-social/

Etapa 21 - Verificando a aprendizagem (10 min)

Solicite que os alunos produzam um pequeno texto sobre a Síndrome de Down e inclusão.

Etapa 22: Mãos na massa (10 min)

Pesquisa e roda de conversa sobre outros tipos de herança. Neste momento o professor realizará a atividade proposta nas páginas 93 do livro A Conquista Ciências (Atividade Interdisciplinar com História).

Como o tempo é curto o professor  levará o material sobre os temas solicitados na atividade (influência indígena na cultura brasileira,  influência europeia na cultura brasileira,  influência africana na cultura brasileira na cultura brasileira) para facilitar a realização da atividade. Em seguida realizar a atividade de reflexão disponível na página 93.

observação: Professores aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

Elaboração: Nilsilane

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 9º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, mapas conceituais e mentais, linhas do tempo.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:______________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (76, 79, 81, 83, 86, 87, 90, 91, 93)  (X) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação;  (   )Outros:___________________________________

 

 

 

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