10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
CIÊNCIAS |
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Tema: Hereditariedade |
Unidade
Temática:
Matéria
e Energia. Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia
(transgênicos, projeto genoma e clonagem). |
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Ano: 9º Período: 21/10 a 01/11 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI08)
Associar
os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo
relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores
hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver
problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em
diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar
a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante
a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Construir
e analisar heredogramas. Conhecer algumas alterações genéticas. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA O1 Tema: A Transmissão de
Características Etapa 01: Levantamento
de conhecimentos prévios (15 min) Inicie a aula questionando os alunos
quais são as principais características físicas da família deles, “Você parece
com quem da sua família?” “Seus familiares têm aparência semelhante?”
"Como essas características são transmitidas?” “Tem como prever quais
características serão passadas adiante?”. Acolha as respostas e dialogue com
os estudantes contextualizando essas análises de características com os
estudos de genética. Etapa
02: Aprofundando no tema (25 min) No quadro, apresente
aos alunos um heredograma, uma representação gráfica que permite estudar a
transmissão de determinada característica hereditária ao longo de várias
gerações de indivíduos aparentados entre si. Utilize o livro A Conquista
Ciências 9º ano, nas páginas 76 a 78 para discorrer sobre a transmissão de
algumas características, começando pela análise e construção do heredograma,
página 76. Após reproduzir o heredograma no quadro, explique como é possível
analisar a transmissão de características, bem como o significado de cada
símbolo presente nessa árvore genealógica. Etapa
03: Mão na Massa (10 min) Peça que os
estudantes desenhem o heredograma da sua família. Não é preciso considerar
nenhuma característica hereditária em particular, apenas representar as
relações de parentesco, indicando os avós, os pais e os irmãos. Se houver
estudantes com irmãos gêmeos, com mães grávidas ou cujos avós já tiverem
falecido, oriente-os a representar corretamente essas relações de parentesco
conforme indicado na página 76 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano,
no box “Atividade”. AULA
02 Tema: A
Transmissão de Características Etapa 04: Correção
da Atividade (15 min) Solicite que
alguns estudantes representem os heredogramas no quadro para socializar com
os colegas. Finalize a aula
tirando as dúvidas que surgirem. Etapa 05:
Verificação da Aprendizagem (35 min) Solicite aos estudantes a resolução da
atividade da página 79 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano. As
atividades contribuem para o desenvolvimento da competência específica 3 de
Ciências da Natureza, ao solicitar que os estudantes analisem e expliquem
fenômenos e processos relativos ao mundo natural, com base nos conhecimentos
das Ciências da Natureza. Aproveite para checar se os estudantes diferenciam
mitose de meiose, e se eles sabem o que é uma célula heterozigótica. Se
necessário, revise esses conceitos com a turma. Oriente os estudantes a ler o
enunciado com atenção. Uma dica é anotar as informações mais relevantes, no
caso, homem heterozigoto com sardas, mulher com sardas, um filho com sardas e
outro sem. Isso ajuda a definir se a característica em questão é dominante ou
recessiva e a estimar os genótipos dos envolvidos. Se necessário, faça o
passo a passo com os estudantes, ajudando-os na identificação das informações
relevantes. Para a resolução da atividade, os estudantes devem saber o que é
um indivíduo heterozigótico e homozigótico. Também devem diferenciar
dominante de recessivo. Se necessário, ajude-os a montar o quadro de Punnett. AULA
03 Tema: De quem é
a culpa de eu ter nascido menino ou menina? Etapa 06:
Correção da Atividade (15 min) O
momento da correção da atividade com os estudantes é importante para revisar
as habilidades que não foram desenvolvidas com êxito, e assim, sanar as
dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado. Etapa 07:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Faça uma enquete com o tema da aula, em
seguida, convide os estudantes a descobrirem a resposta. Etapa 08: Aula
Expositiva Dialogada (25 min) Faça uma aula expositiva, oportunizando
os estudantes a participarem com perguntas a respeito do tema. Relembre com os estudantes o que é
sexo biológico: sexo se refere às características físicas, fisiológicas e
genéticas de um organismo que permitem distingui-lo em macho ou fêmea. Na
página 80 do livro didático A Conquista Ciências, serão apresentadas as
características genéticas que determinam o sexo masculino e o sexo feminino,
utilize-a como suporte, veja também as orientações didáticas. AULA 04 Tema: Alterações genéticas Etapa 09: Levantamento
de conhecimentos prévios (15 min) Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que
são alterações genéticas e se todas elas são prejudiciais, se pessoas
portadoras de síndromes genéticas podem levar uma vida “normal” e elencar
exemplos de alterações genéticas conhecidas pelos estudantes. Etapa 10:
Aprofundando no tema (20 min) Fazer explicação do objeto de conhecimento disponível no
livro de Ciências página 82, comentando sobre as síndromes de Down,
Klinefelter e Turner e outras alterações que achar pertinente, como a
heterocromia. Etapa 11: Verificação
de Aprendizagem (15 min) Solicite aos estudantes que respondam a atividade da
página 81 e 83 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano. AULA 05 Tema: Genética
na atualidade Etapa 12:
Correção de Atividade (15 min) O
momento da correção da atividade com os estudantes é importante para revisar
as habilidades que não foram desenvolvidas com êxito, e assim, sanar as
dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado. Etapa 13: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 min) Pergunte aos estudantes o que eles já leram ou já ouviram
falar sobre esse tema. Destaque que com o desenvolvimento da ciência e da
tecnologia, as manipulações do material genético estão cada vez mais
avançadas mas que também levantam muitas opiniões sobre ética. Etapa 14:
Aprofundando no tema (15 min) Para aprofundar, utilize as páginas 84 e 85 do livro A
Conquista Ciências do 9º ano e utilize outras fontes para consulta. Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/21/ciencia/1487674345_626879.html Etapa 15:
Debatendo ideias (15 min) Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no
link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk,
que tem a seguinte sinopse: O filme
começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes
de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados
os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por
câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um
lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem
transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados
em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos
estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta
do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser
assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi
sorteada, ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do
complexo, descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles
são clones de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua
existência é fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum
problema de saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que
poderiam pagar por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a
suposta “loteria” indica que o ser humano está precisando utilizar alguma
parte do corpo de seu clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por
exemplo, era o clone de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e
Lincoln descobre que o seu “original” era um homem muito rico que sofria de
cirrose hepática. Tendo descoberto a verdade, o objetivo dos personagens
passa a ser salvar os outros clones. Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas
relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões como: • É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que
vantagens podem vir desta técnica? • O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as
pessoas vêem na clonagem de seres vivos? • Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser
humano? Qual? • É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar
partes de seu corpo para salvar uma outra vida? Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/ AULA 06 Tema: Gêmeos Idênticos Etapa 16: Vamos Verificar (20 min) Convide
os estudantes a fazerem a leitura oral sobre gêmeos idênticos, porém, antes
faça a sensibilização para instigar a curiosidade. Essa seção traz perguntas interessantes: gêmeos idênticos são
realmente idênticos em tudo? Em caso de questões judiciais ou policiais, como
distingui-los? E nas identificações biométricas, como fica o reconhecimento
dessas pessoas? Instigue os estudantes e pergunte se eles já haviam pensado
nessas questões. Se necessário, ajude-os a buscar as respostas para essas
perguntas. Ressalte que, em Ciências, são as perguntas que fazem o
conhecimento científico progredir e a curiosidade é uma ferramenta importante
na construção do conhecimento. Oriente os estudantes para
pesquisarem as respostas das perguntas do texto em casa. Etapa 17: Verificação da
Aprendizagem (30 min) Solicite aos estudantes que respondam a atividade da
página 86 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano. AULA 07 Tema: As
anomalias genéticas e a Inclusão Etapa 18: Correção da Atividade (10
min) O
momento da correção da atividade com os estudantes é importante para revisar
as habilidades que não foram desenvolvidas com êxito, e assim, sanar as
dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado. Etapa 19: Passando a limpo –
Retomando Aprendizagens (10 min) Utilize os vídeos
disponibilizado nos links a seguir
sobre cromossomos e alterações genéticas para conhecer um pouco sobre
o tema. https://www.youtube.com/watch?v=UBfInkTvqt8 https://www.youtube.com/watch?v=-Vv3USW7iRU Etapa 20 - Aprofundando o
tema (10 min) Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e
inclusão "O CROMOSSOMO 21" disponível
no link abaixo. Link
reportagem:https://fasig.com.br/sindrome-de-down-vamos-falar-sobre-inclusao-social/ Etapa 21 - Verificando a
aprendizagem (10 min) Solicite que os alunos produzam um pequeno texto sobre a
Síndrome de Down e inclusão. Etapa 22:
Mãos na massa (10 min) Pesquisa e roda de conversa sobre outros tipos de herança.
Neste momento o professor realizará a atividade proposta nas páginas 93 do
livro A Conquista Ciências (Atividade Interdisciplinar com História). Como o tempo é curto o professor levará o material sobre os temas
solicitados na atividade (influência indígena na cultura brasileira, influência europeia na cultura brasileira, influência africana na cultura brasileira
na cultura brasileira) para facilitar a realização da atividade. Em seguida
realizar a atividade de reflexão disponível na página 93. observação: Professores aproveitem as dicas das Orientações didáticas
que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das
habilidades propostas. Elaboração: Nilsilane RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões
de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 9º Ano em Ciências, é importante adotar uma
metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
um plano geral que pode ajudar:
Revisão
e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos
Aprendizagem
Ativa
Ensino
Diferenciado
Envolvimento
da Família
Uso
de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir
que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Caça
palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades
de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas
ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras
inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas,
mapas conceituais e mentais, linhas do tempo. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:______________________ |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (76, 79, 81, 83, 86, 87,
90, 91, 93) (X) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X) Avaliação da participação;
( )Outros:___________________________________ |
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