5ª SD Cie 9º Ano 2022

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Aspectos quantitativos da matéria.

 Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Tabela Periódica, Distribuição Eletrônica, Camada de Valência, Estabilidade e Instabilidade de um átomo, Íons.

Ano:                                                    Período: 23/05 a 03/06                                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas. (EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias. (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a classificação periódica básica dos elementos bem como os critérios utilizados nesta classificação e organização; Esclarecer sobre o número de elétrons que cada camada eletrônica comporta; Conceituar estabilidade, instabilidade e valência de um átomo; Mostrar como estão dispostos os elétrons nas camadas eletrônicas através de desenhos e Tabela Periódica; Relacionar o número de camadas eletrônicas com os períodos da tabela periódica, bem como, o último nível eletrônico igual ao número de algumas famílias; Compreender como os íons são formados e para que são constituídos; Estabelecer diferenças entre cátions e ânions; Apresentar a distribuição eletrônica dos elementos e a camada de valência.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Tabela Periódica

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Iniciar a aula solicitando aos alunos que abram a página 98 do livro didático Inspire Ciências 9º ano, apresente a tabela periódica, peça que olhem com atenção. Agora exponha ou leia para eles a impressão que Mafalda teve quando leu a tabela (quadrinhos disponíveis abaixo).

 

Figura 1: Imagem disponível em: http://cappuccinocomnanechan.blogspot.com.br/2011/11/pao-de-queijo.html Acessado em 21/05/2022 ás 06h: 55min.

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZBXcw5SLTqZcatmdvQUcpwtLnrIlclxZMplEeHx-kJ04dJE1r6NJSU33VgHphL3ksnhOuQzm1oO4nya6kz2p4IxUxwIMIVd83G6wRW6TWzaytI_ZMyF2zs25BLldPv77fw8SPzBVC180/s640/tabela_periodica.jpg

Indague aos estudantes se eles sabem tiveram a mesma impressão de Mafalda. Peça que justifiquem e proponha suas ideias a respeito. Acolha as falas dos alunos, em seguida, fale sobre esse grande feito seguindo as orientações didáticas no primeiro parágrafo da página 98 do mesmo livro, sobre a importância e a organização tabela.

Etapa 02: Questões Problematizadoras (15min)

Agora que já foram apresentados a Tabela Periódica, continuemos na página 98 e lançamos uma proposta mais investigativa, solicitando que observem de acordo as perguntas lançadas e respondam as questões: como estão organizados todos os elementos químicos (se achar oportuno relembre-os sobre elementos químicos)? Como são classificados (a classificação aparece logo acima nos grupos, mas, deixem que investiguem, somente depois esclareça)? Questione os alunos como eles imaginam que ocorra essa classificação. Qual a importância dos elementos estarem em uma tabela? A forma da qual foram colocados é igual? Justifique sua resposta. Acolha as respostas que surgirem para dar seguimento à próxima etapa.

Etapa 03: Aula Dialogada (20min)

Utilizando o livro Inspire Ciências 9º Ano, página 96 a 97, aborde sobre a Classificação dos elementos químicos, o histórico da tabela periódica. É interessante que seja mostrado para os alunos as mudanças pelas quais a tabela periódica passou até chegar nesse modelo atual, utilize imagens do livro ou imagens disponíveis na internet e até mesmo,  esse vídeo para apoio nessa abordagem https://www.youtube.com/watch?v=yv5168bi1X4.

Para saber mais sobre a Tabela Periódica? Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3 dica     

Para entender melhor a tabela periódica, seguiremos este guia que facilitará os estudos -

1 - A organização - 2 - Os quadradinhos - 3 - As linhas e as colunas - 4 - Agrupamentos - 5 - Famílias (ou grupos)

 

 

 

AULA 02

Tema: Leitura da Tabela Periódica

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Sensibilização dos alunos a partir da leitura da tabela na página 98, agora com uma abordagem interpretativa, solicitar que observem e respondam as seguintes questões: Vocês conhecem algum elemento químico? Qual(is)?

Quantos grupos possui a tabela periódica? Por que os Lantanídeos e os Actinídeos ficam separados dos demais? Acolha as respostas que surgirem para dar seguimento à próxima etapa.

Etapa 05: Aula Dialogada (20min)

Utilizando o livro Inspire Ciências 9º Ano, página 99 a 101, trabalhe leitura da tabela periódica (siga Orientações Didáticas, na mesma página). É interessante que todo o trabalho seja desenvolvido com cautela e acompanhado pelos alunos, mostrando grupos, períodos, famílias, as características de cada grupo, o que justifica as cores da tabela, deixe tudo bem explicado, pois os alunos precisarão para algumas etapas posteriores.

Poderá também fazer uso desta tabela: https://www.todamateria.com.br/tabela-periodica/

Etapa 06: Ilustrando o Conhecimento (15min)

Em seguida, exiba o vídeo sobre “Classificação de Elementos Químicos”, disponível no link abaixo, e, peça aos alunos que respondam novamente as perguntas iniciais. Depois que os alunos terminarem de responder, peçam para que leiam as respostas anteriores ao vídeo e as posteriores identificando se houve mudança, quais foram e por que. Dessa forma, os alunos estarão socializando os seus conhecimentos.

Sugestão de vídeos:  https://www.youtube.com/watch?v=8QNLfwjbzZw e http://www.youtube.com/watch?v=4SQfQlIrueQ

Caso o professor não tenha condições para disponibilizar o vídeo, faça uma breve revisão baseada nos questionamentos de conhecimentos prévios e proponha a resolução das questões de levantamentos prévios, preenchendo o quadro abaixo.

TABELA PERIÓDICA

Questões

O que sabíamos?

O que aprendemos?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 03

Tema: Tabela Periódica

Etapa 07: Musicalizando/Mão na Massa I (15min)

Nessa etapa compartilhe a paródia sobre as famílias da tabela periódica com os alunos, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YsJuMTVek9U acesso em 21/05/2022 ás 7h:15min (Anexo: CD/atividade17/ Musica tabela periódica química com Quico.mp4). caso não tenha como passar o vídeo, disponibilize o som em caixinha de som. E proponha o desafio de cantar com eles, mas, antes, relacione os elementos na lousa.

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20min)

Para finalizar, após os alunos terem participado do desafio, peça para que encontrem na tabela periódica, elementos químicos que eles sabem que fazem parte do dia-a-dia deles de alguma forma (item 6 da página 102). Oriente que ele anote qual o elemento, onde ele se encontra e que traga essas informações na próxima aula. Solicite que realizem às questões de 1 a 6 da página 102 do livro Inspire Ciências 9º Ano.

AULA 04

Tema:  Distribuição eletrônica

Etapa 09: Correção da Atividade da etapa 08 (15 min)

Etapa 10: Esclarecendo um pouco mais (20min)

Entender sobre a distribuição eletrônica, que os níveis de energia aparecem em ordem crescente de energia, para tanto desenhe na lousa alguns átomos como da página 95 do livro didático, contendo toda estrutura de um átomo (prótons, nêutrons e elétrons), não é necessário que o aluno aprenda a fazer essa distribuição, mas, que ele entenda como e porquê existe (seguir Orientações Didáticas, página 95) .

Caso seja possível acesse o link abaixo para assistir o vídeo e ilustrar o conhecimento para os alunos:

https://www.youtube.com/watch?v=OMIGJjVvuhw

 

Etapa 11: Mão na Massa II  (15min)

 

Agora oriente aos alunos que criem em seus cadernos modelos de Rutherford-Bohr. Peça que escolham 10 elementos químicos da tabela periódica (exceto hidrogênio e gases nobres), aquela com distribuição eletrônica, caso não tenham, você professor, forneça essa informação.

 

AULA 05

 

Tema: Íons

 

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Indague os alunos se sabem o que significa dizer que um átomo está eletricamente neutro? É possível deixa-lo eletricamente neutro? O que são íons? Para quê servem os íons? Como se formam os íons?

O professor acolhe as respostas dos alunos sem se preocupar a princípio com acertos, fazendo logo em seguida uma explanação do assunto.

Apenas acolha as respostas.

 

Etapa 13: Aprofundando no Tema (30min)

 

Após ouvir os alunos na etapa do conhecimento prévio, chegou o momento de sistematizar o conhecimento, tirar dúvidas e esclarecer possíveis equívocos. O professor poderá utilizar vídeo, apostila e o powerpoint.

Para explicar aos alunos como se formam os íons, primeiro é necessário esclarecer por que um átomo se transforma em íon, recorra a tabela periódica e peça que visualizem os grupos, informe que os grupos dos metais tendem a perder elétrons e não metais a ganhar elétrons, peça que observem os gases nobres, eles já são eletricamente neutros. Seria interessante que já tivessem de posse da Tabela Periódica com Distribuição eletrônica, mas, caso não estejam, recorra a atividade de desenho de átomos que realizaram na etapa 11. Nesse momento, trabalhe também camada de valência.

Etapa 14: Questão Problematizadora (10min)

 

Lance o seguinte questionamento aos alunos: O que define um íon negativo? E um íon negativo?

Acolha as respostas, em seguida esclareça, sobre o ganho ou perda de elétrons e a nomenclatura (cátions e ânions).

Resumo sobre os íons

    Íons são formados quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons.

    Se há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion.

    Se há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion.

    Os íons são formados durante processos reacionais, como na clivagem de uma ligação covalente.

    A energia de ionização e a afinidade eletrônica são grandezas importantes para avaliar se uma espécie é mais propensa a ser um ânion ou um cátion.

    Íons podem se ligar por meio de uma junção química chamada de ligação iônica, de grande força e atração.

Para melhor explanação, o professor pode fazer uso do PowerPoint, da apostila e do vídeo.

Íons: o que são, para que servem, classificação - Mundo Educação (uol.com.br)

Apresentação do PowerPoint (canaleducacao.tv)

 

AULA 06

 

Tema: Camada de Valência

 

Etapa 15: Mão na Massa III (10min)

 

Solicite aos alunos que pintem a tabela com distribuição eletrônica conforme a tabela da página 98, destacando uma cor para cada grupo.

 

Etapa 16: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

 

Nesse momento é preciso fazer o aluno compreender que, para os íons, as alterações que transformam o átomo neutro ocorrem apenas na eletrosfera, e que é justamente a última camada que recebe o nome de valência. Feito isso forneça informações sobre a classificação da valência, como ânion/cátion monovalente, bivalente, trivalente (seguir apostila disponibilizada via WhatsApp).

 

Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (20min)

 

Em duplas solicitar que os alunos resolvam os exercícios e o professor pode corrigir proporcionando nova explicação e tirando as dúvidas.

Exercícios resolvidos sobre íons

Questão 1

(Colégio Naval, 2017) O elemento químico Al (alumínio), largamente utilizado em utensílios domésticos, tem número atômico 13, número de massa 27, e seu íon Al3+ é muito utilizado no solo. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o número de prótons, elétrons e nêutrons presentes no íon Al3+.

A) 13, 10, 14.

B) 10, 10, 14.

C) 13, 13, 27.

D) 10, 10, 27.

E) 13, 16, 14.

Resolução: Alternativa A

Se a espécie iônica é Al3+, entende-se que é um cátion e foi formado a partir da perda de três elétrons. Assim, como o átomo de alumínio possui 13 elétrons, o íon de alumínio possui apenas dez. Os nêutrons e prótons permanecem inalterados. O número de nêutrons pode ser calculado pelo número de massa (A):

A = Z + n

27 = 13 + n

n = 14

Questão 2

(PUCCamp-SP 2009) O símbolo para o íon cálcio, Ca2+, indica que

I. é um ânion.

II. possui dois prótons a mais que o respectivo átomo neutro.

III. perdeu dois elétrons em relação ao átomo neutro.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e II.

E) II e III.

Resolução: Alternativa C

O íon Ca2+ é positivo, o que indica que é um cátion, formado a partir da perda de dois elétrons de seu átomo neutro. Nesse processo, o número de prótons se mantém intacto, portanto, não se altera. Dessa forma, apenas a terceira afirmativa está correta.

QUESTÃO 03: Qual o número atômico e o número de massa de um átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e      17 elétrons ? Consulte a tabela periódica e diga de que elemento químico se trata.

 

QUESTÃO 04:  Determinar o número de elétrons, o número de prótons e o número de massa de um átomo (neutro) .Esse átomo tem número atômico 24 e apresenta 28 nêutrons em seu núcleo.Faça um desenho que represente esse átomo .

 

QUESTÃO 05: Qual o número de prótons, nêutrons e elétrons nos seguintes átomos (neutros) ? Diga qual o nome do elemento químico representado.

 

    a)   36 Kr 84                             b)  28Ni 59                            c) 19 K 39

QUESTÃO 06: Pesquise na Tabela o que se pede:

a)      3 cátions monovalentes:

b)      2 ânions monovalentes:

c)      6 cátions bivalentes:

d)      7 cátions trivalentes:

e)      4 ânions bivalentes:

f)       3 ânions trivalentes:                              

Obs: Professor, fazer uma correção aprofundada com explicação e tirar dúvidas.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;

 (  ) Outros:_______________________________________________________________________

AVALIAÇÃO: ( x ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (98, 102)  (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

(   )Outros:________________________________________________________________________

 

Elaboração: Nilsilane

Colaboração: Cristiani, Eliete e Mary.

 

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