Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à
vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema:
Aspectos quantitativos da matéria. |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
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Objetos de Conhecimento: Tabela
Periódica, Distribuição Eletrônica, Camada de Valência, Estabilidade e
Instabilidade de um átomo, Íons. |
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Ano:
9º Período: 23/05 a 03/06 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela
Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas. (EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes
das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de
forma a dar maior estabilidade às substâncias. (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da
matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e
reconhecer sua evolução histórica. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Conhecer
a classificação periódica básica dos elementos bem como os critérios
utilizados nesta classificação e organização; Esclarecer
sobre o número de elétrons que cada camada eletrônica comporta; Conceituar
estabilidade, instabilidade e valência de um átomo; Mostrar como estão
dispostos os elétrons nas camadas eletrônicas através de desenhos e Tabela
Periódica; Relacionar o número de camadas eletrônicas com os períodos da
tabela periódica, bem como, o último nível eletrônico igual ao número de algumas famílias; Compreender como os íons são formados e para que são
constituídos; Estabelecer diferenças entre cátions e ânions; Apresentar a
distribuição eletrônica dos elementos e a camada de valência. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Tabela Periódica Etapa
01: Levantamento
de Conhecimentos Prévios (15min) Iniciar a aula solicitando aos alunos
que abram a página 98 do livro didático Inspire Ciências 9º ano, apresente a
tabela periódica, peça que olhem com atenção. Agora exponha ou leia para eles
a impressão que Mafalda teve quando leu a tabela (quadrinhos disponíveis abaixo).
Figura
1: Imagem disponível em:
http://cappuccinocomnanechan.blogspot.com.br/2011/11/pao-de-queijo.html
Acessado em 21/05/2022 ás 06h: 55min. Indague aos estudantes se eles sabem tiveram
a mesma impressão de Mafalda. Peça que justifiquem e proponha suas ideias a
respeito. Acolha as falas dos
alunos, em seguida, fale sobre esse grande feito seguindo as orientações
didáticas no primeiro parágrafo da página 98 do mesmo livro, sobre a importância
e a organização tabela. Etapa 02: Questões Problematizadoras (15min) Agora que já foram apresentados a
Tabela Periódica, continuemos na página 98 e lançamos uma proposta mais
investigativa, solicitando que observem de acordo as perguntas lançadas e
respondam as questões: como estão organizados todos os elementos químicos (se
achar oportuno relembre-os sobre elementos químicos)? Como são classificados
(a classificação aparece logo acima nos grupos, mas, deixem que investiguem,
somente depois esclareça)? Questione os alunos como eles imaginam que ocorra
essa classificação. Qual
a importância dos elementos estarem em uma tabela? A forma da qual foram
colocados é igual? Justifique sua resposta. Acolha
as respostas que surgirem para dar seguimento à próxima etapa. Etapa 03: Aula Dialogada (20min) Utilizando o livro Inspire Ciências 9º Ano, página 96 a 97,
aborde sobre a Classificação dos elementos químicos, o histórico da tabela
periódica. É interessante que seja mostrado para os alunos as mudanças pelas
quais a tabela periódica passou até chegar nesse modelo atual, utilize
imagens do livro ou imagens disponíveis na internet e até mesmo, esse vídeo para apoio nessa abordagem https://www.youtube.com/watch?v=yv5168bi1X4.
Para saber mais
sobre a Tabela Periódica? Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3 dica Para
entender melhor a tabela periódica, seguiremos este guia que facilitará os
estudos - 1 - A organização - 2 - Os quadradinhos - 3 - As linhas
e as colunas - 4 - Agrupamentos - 5 - Famílias (ou grupos) AULA 02 Tema: Leitura da Tabela Periódica Etapa 04: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (15min) Sensibilização dos
alunos a partir da leitura da tabela na
página 98, agora com uma abordagem interpretativa, solicitar que observem e
respondam as seguintes questões: Vocês conhecem
algum elemento químico? Qual(is)? Quantos
grupos possui a tabela periódica? Por que os Lantanídeos e os Actinídeos
ficam separados dos demais? Acolha as
respostas que surgirem para dar seguimento à próxima etapa. Etapa 05: Aula Dialogada (20min) Utilizando o livro Inspire
Ciências 9º Ano, página 99 a 101, trabalhe leitura da tabela periódica (siga
Orientações Didáticas, na mesma página). É interessante que todo o trabalho
seja desenvolvido com cautela e acompanhado pelos alunos, mostrando grupos,
períodos, famílias, as características de cada grupo, o que justifica as
cores da tabela, deixe tudo bem explicado, pois os alunos precisarão para
algumas etapas posteriores. Poderá também fazer
uso desta tabela: https://www.todamateria.com.br/tabela-periodica/ Etapa 06: Ilustrando o Conhecimento (15min) Em seguida, exiba o
vídeo sobre “Classificação de Elementos Químicos”, disponível no link abaixo,
e, peça aos alunos que respondam novamente as perguntas iniciais. Depois que
os alunos terminarem de responder, peçam para que leiam as respostas
anteriores ao vídeo e as posteriores identificando se houve mudança, quais
foram e por que. Dessa forma, os alunos estarão socializando os seus
conhecimentos. Sugestão de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=8QNLfwjbzZw
e http://www.youtube.com/watch?v=4SQfQlIrueQ Caso o professor não tenha condições para
disponibilizar o vídeo, faça uma breve revisão baseada nos questionamentos de
conhecimentos prévios e proponha a resolução das questões de levantamentos
prévios, preenchendo o quadro abaixo.
AULA 03 Tema: Tabela Periódica Etapa 07: Musicalizando/Mão na Massa I
(15min) Nessa
etapa compartilhe a paródia sobre as famílias da tabela periódica com os
alunos, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YsJuMTVek9U acesso em 21/05/2022
ás 7h:15min (Anexo: CD/atividade17/ Musica tabela periódica química com
Quico.mp4). caso não tenha como passar o vídeo, disponibilize o som em
caixinha de som. E proponha o desafio de cantar com eles, mas, antes,
relacione os elementos na lousa. Etapa 08: Verificação da Aprendizagem
(20min) Para finalizar, após os alunos terem participado do
desafio, peça para que encontrem na tabela periódica, elementos químicos que
eles sabem que fazem parte do dia-a-dia deles de alguma forma (item 6 da
página 102). Oriente que ele anote qual o elemento, onde ele se encontra e
que traga essas informações na próxima aula. Solicite que realizem às
questões de 1 a 6 da página 102 do livro Inspire Ciências 9º Ano. AULA 04 Tema: Distribuição
eletrônica Etapa 09: Correção da Atividade da etapa 08 (15 min) Etapa 10: Esclarecendo um pouco mais (20min) Entender
sobre a distribuição eletrônica, que os níveis de energia aparecem em ordem
crescente de energia, para tanto desenhe na lousa alguns átomos como da
página 95 do livro didático, contendo toda estrutura de um átomo (prótons,
nêutrons e elétrons), não é necessário que o aluno aprenda a fazer essa
distribuição, mas, que ele entenda como e porquê existe (seguir Orientações
Didáticas, página 95) . Caso
seja possível acesse o link abaixo para assistir o vídeo e ilustrar o
conhecimento para os alunos: https://www.youtube.com/watch?v=OMIGJjVvuhw Etapa 11: Mão na Massa II
(15min) Agora
oriente aos alunos que criem em seus cadernos modelos de Rutherford-Bohr.
Peça que escolham 10 elementos químicos da tabela periódica (exceto
hidrogênio e gases nobres), aquela com distribuição eletrônica, caso não
tenham, você professor, forneça essa informação. AULA 05 Tema: Íons Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Indague
os alunos se sabem o que significa dizer que um átomo está eletricamente
neutro? É possível deixa-lo eletricamente neutro? O que são íons? Para quê
servem os íons? Como se formam os íons? O professor acolhe as respostas dos alunos sem se
preocupar a princípio com acertos, fazendo logo em seguida uma explanação do
assunto. Apenas
acolha as respostas. Etapa 13: Aprofundando no Tema (30min) Após ouvir os alunos na etapa do
conhecimento prévio, chegou o momento de sistematizar o conhecimento, tirar
dúvidas e esclarecer possíveis equívocos. O professor poderá utilizar vídeo,
apostila e o powerpoint. Para explicar aos alunos como se
formam os íons, primeiro é necessário esclarecer por que um átomo se
transforma em íon, recorra a tabela periódica e peça que visualizem os
grupos, informe que os grupos dos metais tendem a perder elétrons e não
metais a ganhar elétrons, peça que observem os gases nobres, eles já são
eletricamente neutros. Seria interessante que já tivessem de posse da Tabela
Periódica com Distribuição eletrônica, mas, caso não estejam, recorra a
atividade de desenho de átomos que realizaram na etapa 11. Nesse momento,
trabalhe também camada de valência. Etapa 14: Questão Problematizadora (10min) Lance o seguinte questionamento aos
alunos: O que define um íon negativo?
E um íon negativo? Acolha as respostas, em seguida
esclareça, sobre o ganho ou perda de elétrons e a nomenclatura (cátions e
ânions). Resumo
sobre os íons
● Íons
são formados quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons. ● Se
há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion. ● Se
há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion. ● Os
íons são formados durante processos reacionais, como na clivagem de uma
ligação covalente. ● A
energia de ionização e a afinidade eletrônica são grandezas importantes para
avaliar se uma espécie é mais propensa a ser um ânion ou um cátion. ● Íons
podem se ligar por meio de uma junção química chamada de ligação iônica, de grande
força e atração. Para melhor explanação, o
professor pode fazer uso do PowerPoint, da apostila e do vídeo. Íons: o que são, para que servem, classificação - Mundo
Educação (uol.com.br) Apresentação do PowerPoint (canaleducacao.tv) AULA 06 Tema: Camada de Valência Etapa 15: Mão na Massa III (10min) Solicite
aos alunos que pintem a tabela com distribuição eletrônica conforme a tabela
da página 98, destacando uma cor para cada grupo. Etapa 16: Aula Expositiva Dialogada (20 min) Nesse
momento é preciso fazer o aluno compreender que, para os íons, as alterações
que transformam o átomo neutro ocorrem apenas na eletrosfera, e que é
justamente a última camada que recebe o nome de valência. Feito isso forneça
informações sobre a classificação da valência, como ânion/cátion monovalente,
bivalente, trivalente (seguir apostila disponibilizada via WhatsApp). Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (20min) Em duplas solicitar que os alunos
resolvam os exercícios e o professor pode corrigir proporcionando nova
explicação e tirando as dúvidas. Exercícios resolvidos sobre íons
Questão 1 (Colégio Naval, 2017) O
elemento químico Al (alumínio), largamente utilizado em utensílios
domésticos, tem número atômico 13, número de massa 27, e seu íon Al3+
é muito utilizado no solo. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o
número de prótons, elétrons e nêutrons presentes no íon Al3+. A) 13, 10, 14. B) 10, 10, 14. C) 13, 13, 27. D) 10, 10, 27. E) 13, 16, 14. Resolução: Alternativa A Se a espécie iônica é Al3+,
entende-se que é um cátion e foi formado a partir da perda de três elétrons.
Assim, como o átomo de alumínio possui 13 elétrons, o íon de alumínio possui
apenas dez. Os nêutrons e prótons permanecem inalterados. O número de
nêutrons pode ser calculado pelo número de massa (A): A
= Z + n 27
= 13 + n n
= 14 Questão 2 (PUCCamp-SP 2009) O símbolo para o íon cálcio, Ca2+,
indica que I. é um ânion. II. possui dois prótons
a mais que o respectivo átomo neutro. III. perdeu dois
elétrons em relação ao átomo neutro. Está correto o que se
afirma SOMENTE em: A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III. Resolução: Alternativa C O íon Ca2+
é positivo, o que indica que é um cátion, formado a partir da perda de dois
elétrons de seu átomo neutro. Nesse processo, o número de prótons se mantém
intacto, portanto, não se altera. Dessa forma, apenas a terceira afirmativa
está correta. QUESTÃO 03: Qual o número atômico e o
número de massa de um átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons ? Consulte a tabela
periódica e diga de que elemento químico se trata. QUESTÃO
04: Determinar o número de elétrons, o número
de prótons e o número de massa de um átomo (neutro) .Esse átomo tem número
atômico 24 e apresenta 28 nêutrons em seu núcleo.Faça um desenho que
represente esse átomo . QUESTÃO
05:
Qual o número de prótons, nêutrons e elétrons nos seguintes átomos (neutros)
? Diga qual o nome do elemento químico representado. a) 36 Kr 84 b) 28Ni 59 c) 19 K 39 QUESTÃO 06: Pesquise na
Tabela o que se pede: a)
3 cátions monovalentes: b)
2 ânions monovalentes: c)
6 cátions bivalentes: d)
7 cátions trivalentes: e)
4 ânions bivalentes: f)
3 ânions trivalentes: Obs: Professor, fazer uma correção aprofundada com
explicação e tirar dúvidas. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( )
Outros:_______________________________________________________________________
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AVALIAÇÃO:
( x ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (98, 102) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; (
)Outros:________________________________________________________________________
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Elaboração: Nilsilane Colaboração: Cristiani,
Eliete e Mary. |
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