6ª Sequência 8º ano Cie 2021

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Subtema: Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do corpo).

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Como o corpo humano está organizado; Manutenção do organismo

Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Alimentos combustível do corpo; Biomassa:  Obtenção de energia até a transferência para todas as partes do corpo; Sistema Digestório; Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes;

Ano: 8º                          Período: 05/07 a 17/07                                                Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

  (EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes;

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Reconhecer as estruturas que formam os níveis de organização do corpo humano e suas funções;

·         Descrever a célula como menor unidade viva que executa todas as funções do organismo;

·         Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano;

·         Reconhecer os órgãos que fazem parte do sistema digestório e suas respectivas funções;

·          Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Como o corpo humano funciona?

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios

 Direcionar a discussão a partir das questões da página 12 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 02: Aprofundando no tema

Como sugestão para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o objeto em estudo, assista ao vídeo disponível no link abaixo, sobre Níveis de Organização do Corpo Humano, em seguida faça um resumo do mesmo, anotando as dúvidas.

https://youtu.be/J30IASFRMSI

Etapa 03: Leitura e Interpretação

Direcionar e coordenar a leitura compartilhada do texto “Pele Impressa em 3D substitui animais em testes de Cosméticos”, livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 32 e 33, em seguida discutir o que foi lido para facilitar a compreensão e responder as questões propostas.

AULA 02

Tema: Como o corpo humano está organizado

Etapa 04: Indo mais além

Retomar a discussão da aula assistindo ao vídeo disponível no link abaixo.

https://youtu.be/e2CTn6WtRN8

Etapa 05: Aula expositiva

Aproveitar as discussões acerca do tema levantada na etapa anterior, para fazer uma aula dialogada, esclarecendo dúvidas do objeto em estudo, utilizar como suporte as páginas 14 a 18 e 30 e 31  do livro Inspire Ciências 8º ano. Momento oportuno de tirar dúvidas.

OBS: Utilize também o mapa mental que se encontra na página 41 como suporte.

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem

Para verificação da aprendizagem, responder as páginas 19 e 20 e 31 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

AULA 03

Tema: Manutenção do organismo: Os nutrientes e suas funções no organismo;

Etapa 07: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Obs: antes de iniciar o novo objeto de conhecimento, realizar a correção das atividades da aula 2.

Levantamento de conhecimentos prévios a partir de “Questões Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

• Quais funções nosso corpo desempenha?

• De onde vem a energia que nosso corpo precisa para desempenhar essas funções?

• Acha que nosso corpo perde energia? De que maneira?

• Somos ligados em uma tomada? Temos uma bateria dentro de nós? Nós usamos gasolina para funcionar?

Etapa 08: Se liga nas informações

Para conhecer os nutrientes e suas funções no organismo assista o vídeo disponível no link abaixo, em seguida abra espaço para discussão sobre o objeto em estudo, momento oportuno para esclarecer dúvidas.

https://youtu.be/e1eMEMgNNZ8 

Etapa 09: Mão na Massa I

Com base no vídeo e informações obtidas na etapa anterior e para entender a necessidades diárias de alimentos que nosso corpo precisa, construa a pirâmide alimentar em seu caderno com recortes de revistas, seguindo o modelo abaixo. Capriche. Não esqueça do cabeçalho.

Etapa 10: Aprofundando no Tema

Nesse momento trabalhe sobre a importância da água para nosso corpo, exponha as necessidades que temos de ingerir água e como faz parte de nosso organismo. Utilize como suporte o livro didático Inspire Ciências 8º ano páginas 38 e 39.

 

AULA 04

 

Tema: Biomassa: Obtenção de energia até a transferência para todas as partes do corpo

Etapa 11: Aula Ilustrada

Entenda o processo de obtenção de energia através dos alimentos assistindo ao vídeo disponível no link abaixo, em seguida abra espaço para discussão sobre o objeto em estudo, momento oportuno para esclarecer dúvidas.  https://youtu.be/VP4jFOayybs

Etapa 12: Mão na Massa II

Agora vamos por as mãos na massa. Assista ao vídeo disponível no link abaixo sobre “Importância da Alimentação Saudável” e depois transforme ele em uma história em quadrinhos. Capriche, use sua criatividade. Não esqueça do cabeçalho. https://youtu.be/lbdnd0En-aA

 

 

AULA 05

Tema: Sistema Digestório;

 

Etapa 13: Aula Expositiva com vídeo

Assista ao vídeo disponível no link abaixo para conhecer o nosso sistema digestório e como ele funciona.

https://youtu.be/NItAZJbcLu0

Use também o link a baixo como suporte para conhecer a fisiologia do sistema digestório.

https://beduka.com/blog/materias/biologia/fisiologia-do-sistema-digestivo/#:~:text=A%20fisiologia%20do%20sistema%20digestivo,%2C%20est%C3%B4mago%2C%20intestino%20e%20%C3%A2nus.

 

Após os vídeos converse sobre o tema com eles pra tirar quaisquer dúvidas que venham a surgir.

 

Etapa 14: Vamos praticar?

Atividade abaixo pode ser feita no caderno ou montar no Google Forms, fica a critério do professor.

http://www.santainesrs.com.br/images/atividades-online/finais/8-ano/ciencias/Exercicios_sistema_digestorio_gabarito.pdf

 

O mapa mental abaixo fica como sugestão caso o professor queira usar.

 

 

 

 

 

AULA 06

Tema: Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes;

 

Etapa 15: Aprofundando no Tema

Assista ao vídeo disponível no link abaixo para conhecer o processo de digestão em uma viagem dentro do nosso corpo. https://youtu.be/ZtgcWbcIWy4

 

Trabalhe o processo de digestão a partir do mapa conceitual abaixo, esse momento o professor irá apresentar o mapa aos alunos e esclarecendo sobre o objeto em estudo. Poderá também sugerir a realização de alguns experimentos sobre os processos químicos da digestão, peça que registrem em vídeos. As orientações estão disponíveis nos links a seguir:  https://novaescola.org.br/conteudo/3064/a-quimica-que-da-gosto-aprender

 

Obs: Professor, são 8 experimentos, deixe que escolham o que querem fazer, conforme o material que possuem em casa. Agende uma aula para as demonstrações e você poderá também realizar alguns, para tornar a aula mais atrativa e dinâmica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 16: Vamos teste o conhecimento que adquiriu brincando?

Utilize os links abaixo pra resolver os quizzs.

Níveis de organização do corpo humano

https://wordwall.net/pt/resource/11007095/n%C3%ADveis-de-organiza%C3%A7%C3%A3o-do-corpo-humano

 

 

Alimentos saudáveis e não saudáveis

https://wordwall.net/pt/resource/16301685/jogo-dos-alimentos

 

Nutrientes

https://www.quiz.com.br/quiz/1949/nutrientes-i/

 

 

Sistema Digestório

https://www.quiz.com.br/quiz/1351/sistema-digestorio-i/

 

 

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (12, 19, 20, 31,32, 33)

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário