SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas
as formas de vida e para a vida!”. |
|
Subtema: Energia do corpo: conceito, produção e
funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do
corpo). |
Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida e Evolução
|
Objetos de Conhecimento: Como o
corpo humano está organizado; Manutenção do organismo Os nutrientes e suas funções no
organismo; Necessidades diárias de alimentos; Alimentos combustível do corpo;
Biomassa: Obtenção de energia até a
transferência para todas as partes do corpo; Sistema Digestório; Digestão –
processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; |
|
Ano:
8º Período: 05/07 a 17/07
Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI06IT)
Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar,
relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e
sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.
Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; (EF08CI07IT)
Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e
coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
·
Reconhecer as estruturas que formam os níveis de organização do
corpo humano e suas funções; ·
Descrever a célula como menor unidade viva que executa todas as
funções do organismo; ·
Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo
humano; ·
Reconhecer os órgãos que fazem parte do sistema digestório e
suas respectivas funções; ·
Associar conhecimentos
adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Como o corpo
humano funciona? Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios Direcionar a discussão
a partir das questões da página 12 do livro Inspire Ciências 8º ano. Etapa 02: Aprofundando no tema Como sugestão para aprofundar conhecimentos e entender de
forma bastante clara o objeto em estudo, assista ao vídeo disponível no link
abaixo, sobre Níveis de Organização do Corpo Humano, em seguida faça um
resumo do mesmo, anotando as dúvidas. Etapa 03: Leitura e
Interpretação Direcionar
e coordenar a leitura compartilhada do texto “Pele Impressa em 3D substitui
animais em testes de Cosméticos”, livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 32 e
33, em seguida discutir o que foi lido para facilitar a compreensão e
responder as questões propostas. AULA
02 Tema: Como o corpo humano está
organizado Etapa 04: Indo mais além Retomar a discussão da aula assistindo ao vídeo disponível
no link abaixo. Etapa 05:
Aula
expositiva Aproveitar as
discussões acerca do tema levantada na etapa anterior, para fazer uma aula
dialogada, esclarecendo dúvidas do objeto em estudo, utilizar como suporte as
páginas 14 a 18 e 30 e 31 do livro Inspire Ciências 8º ano. Momento
oportuno de tirar dúvidas. OBS:
Utilize também o mapa mental que se encontra na página 41 como suporte. Etapa 06: Verificação da
Aprendizagem Para verificação da aprendizagem, responder as
páginas 19 e 20 e 31 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. AULA
03 Tema: Manutenção do organismo: Os
nutrientes e suas funções no organismo; Etapa 07: Levantamento de
Conhecimentos Prévios Obs: antes de iniciar o novo objeto de
conhecimento, realizar a correção das atividades da aula 2. Levantamento de conhecimentos prévios
a partir de “Questões Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade
para o tema a ser abordado. • Quais funções nosso corpo
desempenha? • De onde vem a energia que nosso
corpo precisa para desempenhar essas funções? • Acha que nosso corpo perde energia?
De que maneira? • Somos ligados em uma tomada? Temos
uma bateria dentro de nós? Nós usamos gasolina para funcionar? Etapa 08: Se liga nas informações Para conhecer os nutrientes e suas funções no organismo assista o vídeo
disponível no link abaixo, em seguida abra
espaço para discussão sobre o objeto em estudo, momento oportuno para
esclarecer dúvidas. Etapa 09: Mão na Massa I Com base no vídeo e
informações obtidas na etapa anterior e para entender a necessidades diárias
de alimentos que nosso corpo precisa, construa a pirâmide alimentar em seu
caderno com recortes de revistas, seguindo o modelo abaixo. Capriche. Não
esqueça do cabeçalho. Etapa 10: Aprofundando no Tema Nesse momento trabalhe sobre a importância da água para nosso
corpo, exponha as necessidades que temos de ingerir água e como faz parte de
nosso organismo. Utilize como suporte o livro didático Inspire Ciências 8º
ano páginas 38 e 39. AULA 04 Tema: Biomassa: Obtenção de
energia até a transferência para todas as partes do corpo Etapa
11: Aula Ilustrada Entenda
o processo de obtenção de energia através dos alimentos assistindo ao vídeo disponível
no link abaixo, em seguida abra espaço para
discussão sobre o objeto em estudo, momento oportuno para esclarecer dúvidas. https://youtu.be/VP4jFOayybs Etapa
12: Mão na Massa II Agora
vamos por as mãos na massa. Assista ao vídeo disponível no link abaixo sobre
“Importância da Alimentação Saudável” e depois transforme ele em uma história
em quadrinhos. Capriche, use sua criatividade. Não esqueça do cabeçalho. https://youtu.be/lbdnd0En-aA AULA 05 Tema: Sistema Digestório; Etapa 13: Aula Expositiva com vídeo Assista ao vídeo disponível no link
abaixo para conhecer o nosso sistema digestório e como ele funciona. Use também o link a baixo como suporte para conhecer a
fisiologia do sistema digestório. Após os vídeos converse sobre o tema com eles pra tirar quaisquer dúvidas que venham a surgir. Etapa 14: Vamos praticar? Atividade abaixo pode ser feita no caderno ou montar no Google
Forms, fica a critério do professor. O mapa mental abaixo fica como sugestão caso o professor
queira usar. AULA 06 Tema:
Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; Etapa
15: Aprofundando no Tema Assista
ao vídeo disponível no link abaixo para conhecer o processo de
digestão em uma viagem dentro do nosso corpo. https://youtu.be/ZtgcWbcIWy4 Trabalhe o processo de digestão a partir do mapa
conceitual abaixo,
esse momento o professor irá apresentar o mapa aos alunos
e esclarecendo sobre o objeto em estudo. Poderá também sugerir a realização
de alguns experimentos sobre os processos químicos da digestão, peça que
registrem em vídeos. As orientações estão disponíveis nos links a
seguir: https://novaescola.org.br/conteudo/3064/a-quimica-que-da-gosto-aprender
Obs: Professor, são 8 experimentos, deixe que escolham o
que querem fazer, conforme o material que possuem em casa. Agende uma aula para
as demonstrações e você poderá também realizar alguns, para tornar a aula
mais atrativa e dinâmica. Etapa
16: Vamos teste o conhecimento que adquiriu brincando? Utilize os links abaixo pra resolver os quizzs. Níveis
de organização do corpo humano https://wordwall.net/pt/resource/11007095/n%C3%ADveis-de-organiza%C3%A7%C3%A3o-do-corpo-humano Alimentos
saudáveis e não saudáveis https://wordwall.net/pt/resource/16301685/jogo-dos-alimentos Nutrientes https://www.quiz.com.br/quiz/1949/nutrientes-i/ Sistema
Digestório https://www.quiz.com.br/quiz/1351/sistema-digestorio-i/ Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
|
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X)
Vídeo; ( ) Microscópio; ( X)
Computador; (X) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios (12, 19, 20, 31,32, 33) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate; ( X)
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário