Atividades de Revisão Aula Remota Julho

Período: 20 a 24 de julho

Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

 


Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: ___

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Ciências

Aluno (a): _________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: Ciclo da Água

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

 

O QUE É O CICLO DA ÁGUA?

O ciclo da água é o processo natural de circulação da água na Terra. A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

Este ciclo, como o próprio nome nos faz pensar, é o movimento da água que ocorre todos os dias, um processo constante. 

A água é encontrada em 3 estados: líquido, gasoso e sólido. No ciclo hidrológico, a água passará do estado líquido para o gasoso, do gasoso para líquido e do líquido para o sólido, ou seja, seu estado irá se alterar de diferentes formas, com a ajuda do meio ambiente.

QUAIS SÃO AS ETAPAS DO CICLO DA ÁGUA?

1)  Chove, cai na superfície da terra, evapora, chove, cai na superfície da terra, evapora. Este é o fenômeno denominado EVAPORAÇÃO.

2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens e nevoeiros. Aqui ocorre o processo de CONDENSAÇÃO.

3) Quando a água cai do céu, chama-se PRECIPITAÇÃO, que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água. Também pode ocorrer sob a forma de neblina, orvalho ou mesmo na forma sólida como neve e granizo.

4) Você sabia que a maior parte da chuva pode nunca chegar ao chão? Grande parte dessa água vinda do céu vai evaporar e o restante vai cair principalmente em florestas e plantas. Uma parte fica nas folhas e copas das árvores, este é o processo chamado INTERCEPTAÇÃO.

5) O solo quando não está impermeabilizado vai contribuir para infiltração da água, ou seja, a água se move para baixo e passa do solo para o subsolo. Assim, este é o processo de INFILTRAÇÃO.

6) Depois da infiltração, a água ainda continua se movimentando até chegar no lençol freático num fenômeno chamado PERCOLAÇÃO.

7) E por último, mas não menos importante, a água também vai escoar e abastecer os rios, lagos e mares, no processo chamado ESCOAMENTO.

 

Responda as questões abaixo utilizando o texto acima para lhe auxiliar.

1.     Na natureza, a água passa constantemente de um estado físico para outro, sendo que a energia solar é a principal responsável por essa mudanças.Baseando-se nas mudanças de estados físicos da água, explique por que uma roupa molhada, ao ficar  estendida  ao  Sol,  seca.

2.     Identifique que mudanças de estados físicos ocorreram em cada situação:

Ø  O suco congelou na geladeira.: A calçada secou depois da chuva.: O picolé derreteu:

3.     Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do ciclo da água, faça um desenho representando ciclo da água e  identifique as etapas das mudanças de estados físicos. Após fazer o desenho não esqueça de colori-lo.

4.     O que acontece com as águas subterrâneas se as áreas verdes forem substituídas por concreto?

5.     O ciclo da água ocorre graças às mudanças de estado físico dessa substância. Entre os processos apontados a seguir, marque aquele que indica corretamente o nome da mudança que acontece no momento da formação das nuvens.

a) evaporação.           b) sublimação.                            c) fusão.                            d) condensação.  

 

Fonte: https://aguasustentavel.org.br/publicacoes/blog/45-ciclo-da-agua?gclid=Cj0KCQjw6ar4BRDnARIsAITGzlDcAqVp9qGzq3hkfH2ol1jetDnTVrRyitKdDdyRxhzqFB2_-FjeHAoaAhqJEALw_wcB

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Objetos de Conhecimento:  Influência da temperatura nos fluxos de água.

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

Você sabia que as correntes oceânicas tem grande influência no clima? Veja o trecho retirado da reportagem publicada no jornal Estadão em 16 de abril de 2016.

“O oceano é o principal fator controlador do sistema climático. As correntes oceânicas são responsáveis por transferir uma quantidade gigantesca de calor Atlântico Sul para o Atlântico Norte. Uma variação mínima nesse processo causa mudanças radicais na atmosfera e poderá desencadear fenômenos extremos como secas e enxurradas severas.”

Diante disso, vamos entender como as correntes maríticas afetam o clima!

Correntes marítimas: As correntes marítimas constituem-se como um importante fator climático da Terra e também do equilíbrio dos ecossistemas.

As correntes marítimas, de forma simplificada, são os fluxos de água com características comuns que se deslocam ao longo dos oceanos. Entre essas características específicas, destacam-se a salinidade e, principalmente, as temperaturas, fazendo com que exista uma direta relação entre as correntes marítimas e o clima do planeta, bem como a distribuição de calor sobre a superfície oceânica. 

Os fatores responsáveis pelas correntes marítimas são, notadamente, o deslocamento dos ventos e das massas de ar, além das diferenças de temperatura, de salinidade e de pressão atmosférica, de forma que o relevo submarino e até a forma dos continentes e ilhas também interferem na orientação do deslocamento dessas correntes.

Como a temperatura é um dos principais fatores relacionados com essa dinâmica das águas dos oceanos, ela é utilizada como critério para a classificação das correntes marítimas. Assim, as correntes são divididas em quentes e frias.

Correntes quentes: massas de água originadas de áreas da zona intertropical ou zonas tórridas da Terra, essas deslocam com destino às zonas polares.

Correntes frias: correntes marítimas com origem nas zonas polares e migram em sentido às regiões equatoriais.


Mapa demonstrativo das principais correntes oceânicas da Terra

1)Após a leitura, vamos pensar e responder como  a temperatura pode influenciar no deslocamento das águas?

2)Assinale a alternativa que representa o conceito correto de correntes marítimas:

a) Movimentação/deslocamento de águas oceânicas que migram para diferentes localidades como resultado da influência dos ventos e do movimento de rotação da Terra.

b) Grandes porções de ar que se movimentam sobre as águas, podendo ser quentes, frias, úmidas ou secas.

c) Capacidade de conservação de calor pelas águas oceânicas.

d) Fenômeno marítimo relacionado ao aquecimento anormal das águas.

 

3)   Ilustre  o que entendeu sobre as correntes  quentes e frias.


 

Fonte: Revista Nova Escola, Sequências Didáticas 5º Ano.

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Objetos de Conhecimento: Planeta Terra, camadas (da estrutura interna até a atmosfera) e características.  

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 


Quais são as Camadas da Terra?

Você sabia que a Terra é formada por três camadas? As camadas que formam a Terra são: Crosta terrestre, Manto e Núcleo.

 

 

1.Crosta terrestre

Principais características da crosta terrestre:

Parte mais externa da Terra;

A crosta envolve todo o planeta;

Composta por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio;

Formada por 0 a 40 km de espessura;

A crosta tem muitas porções sólidas que foram definidas como placas tectônicas, que se movem sobre o manto terrestre;

 

2. Manto

Principais características do manto:

Camada mais extensa da Terra;

Está abaixo da crosta da Terra;

Formada por rochas, como o silício e o magnésio que estão em estado líquido;

Dividido em duas partes: manto superior e manto inferior;

A litosfera, que é composta pela crosta terrestre e manto superior, possui entre 70 a 10 quilômetros de espessura;

O manto é dividido em várias porções chamadas de placas tectônicas;

 

3.Núcleo

Principais características do núcleo:

Mede quase um terço de toda massa terrestre;

Composto por metais como ferro e níquel;

Dividido em núcleo interno e núcleo externo;

A temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o até ferro pode se fundir lá.

 Atividades

 

1.     Quantas  uais são as camadas do Planeta Terra?

2.     Agora desenhe e identifique cada camada do planeta Terra. Capriche!!!!

3.     O interior da Terra é dividida em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, qual(is) dela(s) pode(m) ser considerada(s) sólida(s).

a) somente a crosta terrestre

b) somente o manto

c) somente o núcleo

d) a crosta e o núcleo interno

4. A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o (a):

a) magma

b) litosfera

c) troposfera

d) criosfera

5. Represente através de desenho o fragmento do texto abaixo:

“De todo o universo atualmente conhecido pelo homem, a Terra possui características únicas que permitiram a formação dos seres vivos, pois ela se encontra a uma distância do sol que não a torna muito fria e nem muito quente, além de possuir uma excelente disponibilidade de recursos próprios à manutenção da vida.”

 


Fonte: Material Digital do Professor, Livro Inspire Ciências, 6º ano, FTD, Plano de Desenvolvimento de Aprendizagem, 1º Semestre.

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Objetos de Conhecimento: Planeta Terra, camadas (da estrutura interna até a atmosfera) e características. 

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO  

 

Solo é uma camada da crista terrestre na qual se desenvolve a vegetação. Origina-se da fragmentação da rocha-matriz. Possui 40 a 50 centímetros de espessura. Os componentes do solo são: 60% areia, 25% argila, 10% humo e 5% calcário. A areia facilita o fluxo de água para as camadas mais inferiores; A argila é pouco permeável a água, permite que esta seja aproveitada aos poucos, o solo é barrento pois retém água. Humo são restos de animais e vegetais apodrecidos que produzem substâncias ácidas e nutrientes minerais, fertilizando o solo. O calcário evita o excesso de acidez no solo.

 

1. Represente através de desenhos nos quadrinhos abaixo o processo de formação do solo.

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Leia atentamente o texto abaixo e depois responda:

Texto: Monóxido de Carbono, um gás venenoso

De modo geral, as combustões produzem, além do gás carbônico (CO2), certa quantidade de um gás muito perigoso para a saúde chamado monóxido de carbono (CO). Essa substância está presente nos gases liberados pelos escapamentos de veículos, na fumaça produzida por indústrias e nas queimas em geral.

O monóxido de carbono é um gás inodoro (sem cheiro) e incolor (sem cor) e, por isso mesmo, extremamente perigoso, já que a sua presença não é percebida. Inalado em certa quantidade, ele inicialmente causa sonolência. Em quantidades maiores, o monóxido de carbono pode matar uma pessoa por asfixia, pois dificulta o transporte de oxigênio pelo sangue. Já foram registrados muitos casos de intoxicação e morte por esse gás em garagens fechadas com carros em funcionamento, ou ainda em banheiros mal arejados em que se utilizam aquecedores a gás.

O monóxido de carbono é um importante indicador do grau de poluição do ar de grandes cidades.

Em cidades, como São Paulo, a poluição do ar tem sido um grave problema durante o inverno. As chuvas, que lavariam as poeiras e os poluentes, não acontecem durante um longo período, já que se trata da estação seca. Devido ainda à ausência de ventos fortes, que ajudariam a dispersar os poluentes, a cidade vive mergulhada num "mar" de poluentes atmosféricos. Isso acarreta grande desconforto aos moradores, levando a um aumento dramático dos casos registrados de doenças de pulmão.

a) De onde provém o monóxido de carbono presente no ar de grandes cidades?

b) Por que uma pessoa pode se envenenar com o monóxido de carbono sem perceber? Quais são os sintomas de envenenamento por esse gás?

c) O texto menciona um processo chamado "combustão". O que é combustão? Qual é o gás indispensável para que ela aconteça?

3. Hidrosfera, litosfera e atmosfera são camadas existentes no planeta Terra. Juntas, elas formam a biosfera. Sobre cada umas das camadas citadas analise as afirmações seguintes. I. A litosfera é a porção exterior sólida da superfície da Terra, é a camada de solo. II. Hidrosfera é a camada de água, representa a maior camada do planeta Terra, compreende os rios, mares e lagos. III. A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra. Com base nessas informações, faça um desenho e identifique as três camadas do Planeta Terra.

Fonte: Material Digital do Professor, Livro Inspire Ciências, 6º ano, FTD, Plano de Desenvolvimento de Aprendizagem, 2º Semestre. 

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Objetos de Conhecimento:  Diferentes formas de transmissão de doenças.

 

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O solo pode trazer doenças?

Você conhece a história de Jeca Tatu?

É uma história de Monteiro Lobato, sobre Jeca Tatu, um caboclo muito pobre que trabalhava na roça.

Ele era muito desanimado, só vivia se lamentando e não tinha ânimo para nada. Todos o consideravam preguiçoso.

Jeca não se animava para ajeitar sua casa, não cuidava do seu cãozinho, que vivia cheio de bichos, enfim, não queria fazer nada!

Um dia, um médico abrigou-se na casa de Jeca, por causa da chuva, e ficou impressionado com a palidez de Jeca.

Resolveu, então, examiná-lo.

Ao examiná-lo e ouvir suas queixas (dores de cabeça, cansaço...), o médico descobriu que Jeca tinha uma doença: o amarelão!

Receitou-lhe, então, um remédio e disse: “Nada de andar descalço! Compre uma botina para os pés!”

O doutor explicou que “os bichinhos” que vinham do solo contaminado entravam pelo pé de Jeca, que andava descalço.

O tempo passou e o Jeca melhorou! A preguiça passou e Jeca, que era medroso, até ficou valente!

Ninguém mais o chamou de preguiçoso.

Jeca mudou de vida: plantou, arou a terra, criou gado. Ficou tão feliz que queria passar isso para todo mundo! Sua

fazenda ficou conhecida no país inteiro. Até inglês ele aprendeu! Ganhou muito dinheiro e investiu em “curar gente”.

Adaptado de www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html 

Agora, responda:

1- Qual era a doença de Jeca Tatu?

2- Como Jeca Tatu se sentia por causa da doença?

3- O que as pessoas achavam de Jeca Tatu?

4- Como Jeca pegou essa doença?

5- Como o doutor o orientou para evitar a doença?

6- Como a vida de Jeca Tatu mudou?

7- Qual foi o grande investimento de Jeca Tatu?

8- Jeca Tatu tinha uma verminose conhecida como amarelão. Para evitar verminoses, precisamos tomar certos cuidados. Quais?

 

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Objetos de Conhecimento: Diferentes formas de transmissão de doenças.

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO  

1.0 Aqui estão algumas doenças relacionadas ao solo e a água. Leiam atentamente em seguida represente através de desenhos os ciclos biológicos desses vermes.

Ascaridíase é uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

Bicho geográfico é o nome popular dado ao parasita nematoide Ancylostoma brasiliense ou ao Ancylostoma caninum que causam a doença chamada larva migrans cutânea. Ele é assim chamado porque as larvas penetram na derme e migram através do tecido subcutâneo ou visceral deixando seus rastros pelo corpo. Esse parasita é frequente em cães e gatos e em razão do contato bastante próximo com os animais domésticos, pode se instalar no homem e não conseguir completar seu ciclo por estar em um hospedeiro anormal. O contato com solo contaminado por fezes de cães e gatos é a forma como se adquire o bicho geográfico. No solo, os ovos presentes nas fezes, sob boas condições de umidade, temperatura e oxigenação, transformam-se em larvas que vão penetrar na pele e causar a doença no homem. Nos cães e gatos, a infecção ocorre tanto por via oral, cutânea ou pela placenta.

TÉTANO: É causado por uma bactéria, a mesma entra em nosso organismo pela pele quando nos ferimos com objetos contaminados; A bactéria produz toxinas que atingem o sistema nervoso e fazem o músculo se contrair. Em caso de ferimento profundo, é fundamental procurar o médico, poderá ser utilizado o soro antitetânico. Todas as crianças devem ser vacinadas contra o tétano, a vacina deve ser tomada a cada dez anos.

ANCILOSTOMÍASE: Pode ser causada por dois vermes: ancilóstomo e necátor, o ovo desses vermes chega ao solo com as fezes da pessoa contaminada e origina uma larva que pode penetrar pelos pés de quem pisa descalço em solo contaminado. Há perda de sangue, a pessoa fica cansada, fraca, desanimada, tem tonturas e dores musculares. Essa doença é conhecida popularmente como amarelão, a doença do Jeca Tatu.

dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

2.0 Retrate através de desenhos o que podemos fazer para evitar a proliferação desse mosquito.

3.0 Com base nos textos e ilustrações dos itens anteriores, preencha a tabela abaixo com medidas de prevenção contra as doenças relacionadas.

DOENÇAS

PREVENÇÃO

Ascaridiase

 

Bicho Geográfico

 

Ancilostomose

 

Tétano

 

Dengue

 

                                                                                           

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Objetos de Conhecimento:  Ciclo menstrual, métodos contraceptivos e gravidez

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO

 


MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

É fundamental o envolvimento dos homens com relação à paternidade responsável, à prevenção de gestações não desejadas e à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece várias opções de métodos contraceptivos e ações para auxiliar o planejamento sexual e reprodutivo, tanto para ajudar quem quer ter filhos com orientações para a concepção, quanto para prevenir uma gravidez indesejada, fornecendo informações importantes e acesso a recursos para a anticoncepção, e prevenir as ISTs. Existem os métodos reversíveis que podem ser revertidos, ou seja, quando a pessoa deixa de utilizá-los, poderá engravidar. Já os métodos irreversíveis, como a ligadura de trompas uterinas/ laqueadura e a vasectomia, são aqueles que, após utilizados, é muito difícil a pessoa recuperar a capacidade de engravidar. É importante lembrar que dentre todos os métodos contraceptivos, os preservativos feminino e masculino são os únicos que oferecem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV/aids e as hepatites virais. Vamos conhecer os métodos contraceptivos? Comportamentais ou naturais baseiam-se em mudanças no comportamento sexual, como abstenção sexual no período fértil e relações em que o esperma não é colocado no interior da vagina. A tabelinha e o coito interrompido são exemplos de métodos comportamentais.

Hormonais são medicamentos que contêm hormônios que atuam evitando a ovulação ou dificultando a passagem do espermatozoide através do espessamento do muco. Dentre os métodos hormonais, destacam-se anticoncepcionais hormonais orais.

Métodos de barreira impedem fisicamente que o espermatozoide encontre o óvulo, funcionando, portanto, como barreiras mecânicas. Como exemplos desse método, podemos citar a camisinha e o diafragma.

Dispositivos intrauterinos são estruturas colocadas no interior da cavidade do útero que atuam impedindo a chegada dos espermatozoides às tubas uterinas. Como exemplo, podemos citar o Sistema de Liberação Intrauterino de Levonorgestrel (SIU-LNG) e o Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU-Cu).

Métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher. São exemplos de métodos definitivos a laqueadura tubária e vasectomia.  

ATIVIDADE

1)  A partir da leitura do texto, relacione corretamente o nome do método com a definição:

1 Diafragma

5 DIU

2 Camisinha feminina

6 Vasectomia

3 Camisinha masculina

7 Laqueadura

4 Pílula anticoncepcional

8 Tabelinha

( ) Procedimento que busca prever a data da ovulação, a fim de evitar relações sexuais nesse período.

( ) Possui hormônios que inibem o amadurecimento dos óvulos, e, consequentemente a ovulação.

( ) Cobre o colo do útero e impede a passagem dos espermatozoides e consequentemente a fecundação.

( ) Método que age como uma barreira de formato cilíndrico, com anéis flexíveis nas extremidades.

(  ) Colocado dentro do útero cirurgicamente.

( ) Procedimento realizado em mulheres que não querem mais engravidar.

( ) Feita de látex, cobre o pênis evitando que, ao ejacular, os espermatozoides entrem em contato com a vagina.

( ) Método cirúrgico feito no homem que evita a passagem de espermatozoides junto ao sêmen.

2) O texto aponta quais sugestões para um planejamento familiar?

3) Quais são os métodos contraceptivos que impedem a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis?

4) O que são métodos reversíveis ou irreversíveis?

Quais os problemas com a gravidez precoce?


 

Fonte: Projeto Araribá, 8º ano, Editora Moderna.

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Objetos de Conhecimento: Ciclo menstrual, métodos contraceptivos e gravidez

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO

 


CICLO MENSTRUAL E GRAVIDEZ

 

No ciclo menstrual ocorre a maturação do ovócito (gameta feminino produzido nos ovários) e a preparação do útero para receber um possível embrião. Um ciclo menstrual de 28 dias compreende as seguintes etapas:

          Durante a primeira metade do ciclo, um ovócito de um dos ovários amadurece. Começa o desenvolvimento da parede do útero, que se prepara para receber e nutrir o embrião, tornando-se mais espessa e repleta de vasos sanguíneos.

          Por volta da metade do ciclo (14º dia) acontece a ovulação. O ovócito liberado por um dos ovários segue para a tuba uterina. Nos dias próximos à ovulação, a mulher se encontra no chamado período fértil. As chances de acontecer uma gravidez aumentam nesse período, caso ocorra relação sexual desprotegida.

          Durante os dias que se seguem, o ovócito continua avançando em direção ao útero. Se não é fecundado, ele degenera e parte das paredes do útero começa a se desprender, juntamente com o sangue proveniente da ruptura dos vasos sanguíneos. Esses produtos são eliminados pela vagina durante a menstruação.

Costuma-se considerar o primeiro dia da menstruação como o primeiro dia do ciclo menstrual. A menstruação dura cerca de 3 a 5 dias e o ciclo menstrual pode variar de mulher para mulher.  

A fecundação consiste na união do ovócito com o espermatozoide. Depois de fecundado, o ovócito completa seu desenvolvimento e passa a ser chamado de óvulo. Normalmente, o encontro e a união dos gametas masculino e feminino ocorrem nas tubas uterinas. Durante o ato sexual, milhões de espermatozoides são liberados pelo homem. Os gametas masculinos percorrem o útero e chegam às tubas uterinas. Apenas alguns espermatozóides conseguem chegar até o ovócito e em geral somente um deles penetra no gameta feminino. A união do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozoide promove a formação do zigoto. A gravidez tem início quando o ovócito é fecundado e termina quando a mulher dá à luz.  Após a fecundação, o zigoto passa por divisões celulares e recebe o nome de embrião. A ausência de menstruação é o primeiro indício de gravidez. Assim, para confirmar se está grávida ou não, a mulher deve fazer um exame laboratorial. O teste de gravidez pode ser feito pelo exame da urina ou do sangue.

Fonte textual: Projeto Araribá – Ciências 8º ano

 
 

 


ATIVIDADE

1)    Por que o ciclo menstrual é importante?

2)    Por que nem todos os espermatozoides conseguem fecundar o óvulo feminino?

3)    A mulher só engravida no período fértil? Justifique.

4)    Use as palavras encontradas no caça palavras a seguir para identificar os conceitos das frases abaixo:

a)    É a saída do ovócito do folículo em direção à tuba uterina, e ocorre geralmente 14 dias antes do início da menstruação.

b)    É a união do espermatozoide com o ovócito.

c)     É a eliminação de parte da parede uterina (endométrio) com ovócito não fecundado e sangue proveniente do rompimento de vasos sanguíneos.

d)    É o período que se inicia quando o ovócito é fecundado e é terminado quando a mulher dá à luz.

e)    É o processo de eliminação de esperma pelo pênis.

f)      É um processo controlado por hormônios que dura 28 dias e tem 3 fases.

g)    É o nome dado ao zigoto após sofrer sucessivas divisões celulares.


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