Período: 20 a 24 de julho
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Data: _____________ Ano/ Turma: 6º___ Professor (a): __________________________Componente
Curricular: Ciências Aluno (a): _________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Ciclo da Água |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
O QUE É O CICLO DA ÁGUA?
O ciclo da água é o processo natural de circulação
da água na Terra. A água evapora de rios e lagos e volta para o céu
(atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas
folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de
evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e
mares.
Este ciclo, como o próprio nome nos faz pensar, é o
movimento da água que ocorre todos os dias, um processo constante.
A água é encontrada em 3 estados: líquido, gasoso e
sólido. No ciclo hidrológico, a água passará do estado líquido para o gasoso,
do gasoso para líquido e do líquido para o sólido, ou seja, seu estado irá se
alterar de diferentes formas, com a ajuda do meio ambiente.
QUAIS SÃO AS ETAPAS DO CICLO DA
ÁGUA?
1) Chove, cai na superfície da terra,
evapora, chove, cai na superfície da terra, evapora. Este é o fenômeno
denominado EVAPORAÇÃO.
2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera
e condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens e nevoeiros. Aqui
ocorre o processo de CONDENSAÇÃO.
3) Quando a água cai do céu, chama-se PRECIPITAÇÃO,
que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água. Também
pode ocorrer sob a forma de neblina, orvalho ou mesmo na forma sólida como neve
e granizo.
4) Você sabia que a maior parte da chuva pode nunca
chegar ao chão? Grande parte dessa água vinda do céu vai evaporar e o restante
vai cair principalmente em florestas e plantas. Uma parte fica nas folhas e
copas das árvores, este é o processo chamado INTERCEPTAÇÃO.
5) O solo quando não está impermeabilizado vai contribuir
para infiltração da água, ou seja, a água se move para baixo e passa do solo
para o subsolo. Assim, este é o processo de INFILTRAÇÃO.
6) Depois da infiltração, a água ainda continua se
movimentando até chegar no lençol freático num fenômeno chamado PERCOLAÇÃO.
7) E por último, mas não menos importante, a água
também vai escoar e abastecer os rios, lagos e mares, no processo chamado ESCOAMENTO.
Responda
as questões abaixo utilizando o texto acima para lhe auxiliar.
1.
Na natureza, a água passa constantemente de
um estado físico para outro, sendo que a energia solar é a principal
responsável por essa mudanças.Baseando-se nas mudanças de estados físicos da
água, explique por que uma roupa molhada, ao ficar estendida
ao Sol, seca.
2.
Identifique que mudanças de estados físicos
ocorreram em cada situação:
Ø O suco
congelou na geladeira.: A calçada
secou depois da chuva.: O picolé derreteu:
3.
Agora que você já aprendeu um pouco mais a
respeito do ciclo da água, faça um desenho representando ciclo da água e identifique as etapas das mudanças de
estados físicos. Após fazer o desenho não esqueça de colori-lo.
4.
O que acontece com as águas
subterrâneas se as áreas verdes forem substituídas por concreto?
5.
O ciclo da água ocorre graças às mudanças de estado físico dessa
substância. Entre os processos apontados a seguir, marque aquele que indica
corretamente o nome da mudança que acontece no momento da formação das nuvens.
a) evaporação. b)
sublimação. c)
fusão. d)
condensação.
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Objetos de Conhecimento: Influência
da temperatura nos fluxos de água. |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
Você sabia que as
correntes oceânicas tem grande influência no clima? Veja o trecho retirado da
reportagem publicada no jornal Estadão em 16 de abril de 2016.
“O oceano é o principal fator controlador do
sistema climático. As correntes oceânicas são responsáveis por transferir uma
quantidade gigantesca de calor Atlântico Sul para o Atlântico Norte. Uma
variação mínima nesse processo causa mudanças radicais na atmosfera e poderá
desencadear fenômenos extremos como secas e enxurradas severas.”
Diante disso, vamos
entender como as correntes maríticas afetam o clima!
Correntes marítimas: As correntes marítimas constituem-se como um
importante fator climático da Terra e também do equilíbrio dos ecossistemas.
As correntes
marítimas, de forma simplificada, são os fluxos de água com características
comuns que se deslocam ao longo dos oceanos. Entre essas características
específicas, destacam-se a salinidade e, principalmente, as temperaturas,
fazendo com que exista uma direta relação entre as correntes marítimas e o
clima do planeta, bem como a distribuição de calor sobre a superfície
oceânica.
Os fatores
responsáveis pelas correntes marítimas são, notadamente, o deslocamento dos
ventos e das massas de ar, além das diferenças de temperatura, de salinidade e
de pressão atmosférica, de forma que o relevo submarino e até a forma dos
continentes e ilhas também interferem na orientação do deslocamento dessas
correntes.
Como a temperatura é
um dos principais fatores relacionados com essa dinâmica das águas dos oceanos,
ela é utilizada como critério para a classificação das correntes marítimas.
Assim, as correntes são divididas em quentes e frias.
Correntes quentes: massas de água originadas de áreas da zona
intertropical ou zonas tórridas da Terra, essas deslocam com destino às zonas
polares.
Correntes frias: correntes marítimas com origem nas zonas
polares e migram em sentido às regiões equatoriais.
1)Após a leitura,
vamos pensar e responder como a
temperatura pode influenciar no deslocamento das águas?
2)Assinale a
alternativa que representa o conceito correto de correntes marítimas:
a)
Movimentação/deslocamento de águas oceânicas que migram para diferentes
localidades como resultado da influência dos ventos e do movimento de rotação
da Terra.
b) Grandes porções de
ar que se movimentam sobre as águas, podendo ser quentes, frias, úmidas ou
secas.
c) Capacidade de
conservação de calor pelas águas oceânicas.
d) Fenômeno marítimo
relacionado ao aquecimento anormal das águas.
3) Ilustre
o que entendeu sobre as correntes
quentes e frias.
Fonte: Revista Nova
Escola, Sequências Didáticas 5º Ano.
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Objetos de Conhecimento: Planeta Terra, camadas (da estrutura interna até a
atmosfera) e características. |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
Quais são
as Camadas da Terra?
Você
sabia que a Terra é formada por três camadas? As camadas que formam a Terra
são: Crosta terrestre, Manto e Núcleo.
1.Crosta
terrestre
Principais
características da crosta terrestre:
Parte
mais externa da Terra;
A crosta
envolve todo o planeta;
Composta
por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio;
Formada
por 0 a 40 km de espessura;
A crosta
tem muitas porções sólidas que foram definidas como placas tectônicas, que se
movem sobre o manto terrestre;
2. Manto
Principais
características do manto:
Camada
mais extensa da Terra;
Está
abaixo da crosta da Terra;
Formada
por rochas, como o silício e o magnésio que estão em estado líquido;
Dividido
em duas partes: manto superior e manto inferior;
A
litosfera, que é composta pela crosta terrestre e manto superior, possui entre
70 a 10 quilômetros de espessura;
O manto é
dividido em várias porções chamadas de placas tectônicas;
3.Núcleo
Principais
características do núcleo:
Mede
quase um terço de toda massa terrestre;
Composto
por metais como ferro e níquel;
Dividido
em núcleo interno e núcleo externo;
A
temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o até ferro pode se fundir lá.
Atividades
1.
Quantas uais são as camadas do Planeta Terra?
2.
Agora
desenhe e
identifique cada camada do planeta Terra. Capriche!!!!
3.
O
interior da Terra é dividida em várias camadas. Entre essas diferentes formas
que compõem a estrutura interna do nosso planeta, qual(is) dela(s) pode(m) ser
considerada(s) sólida(s).
a) somente a crosta terrestre
b) somente o manto
c) somente o núcleo
d) a crosta e o núcleo interno
4. A
porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma
espessura variada. Tal camada é o (a):
a) magma
b)
litosfera
c) troposfera
d) criosfera
5.
Represente através de desenho o fragmento do texto abaixo:
“De todo o universo atualmente conhecido pelo homem,
a Terra possui características únicas que permitiram a formação dos seres
vivos, pois ela se encontra a uma distância do sol que não a torna muito fria e
nem muito quente, além de possuir uma excelente disponibilidade de recursos próprios
à manutenção da vida.”
Fonte: Material Digital do Professor,
Livro Inspire Ciências, 6º ano, FTD, Plano de Desenvolvimento de Aprendizagem, 1º Semestre.
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Objetos de Conhecimento: Planeta Terra, camadas (da estrutura interna
até a atmosfera) e características. |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
Solo é uma camada da crista terrestre na qual
se desenvolve a vegetação. Origina-se da fragmentação da rocha-matriz. Possui
40 a 50 centímetros de espessura. Os componentes do solo são: 60% areia,
25% argila, 10% humo e 5% calcário. A areia facilita o fluxo de água para as
camadas mais inferiores; A argila é pouco permeável a água, permite que
esta seja aproveitada aos poucos, o solo é barrento pois retém água. Humo
são restos de animais e vegetais apodrecidos que produzem substâncias ácidas e
nutrientes minerais, fertilizando o solo. O calcário evita o excesso de
acidez no solo.
1. Represente através de desenhos nos quadrinhos abaixo o processo de
formação do solo.
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2. Leia atentamente o texto abaixo e depois
responda:
Texto: Monóxido de
Carbono, um gás venenoso
De modo geral, as
combustões produzem, além do gás carbônico (CO2), certa quantidade de um gás
muito perigoso para a saúde chamado monóxido de carbono (CO). Essa substância
está presente nos gases liberados pelos escapamentos de veículos, na fumaça
produzida por indústrias e nas queimas em geral.
O monóxido de carbono
é um gás inodoro (sem cheiro) e incolor (sem cor) e, por isso mesmo,
extremamente perigoso, já que a sua presença não é percebida. Inalado em certa
quantidade, ele inicialmente causa sonolência. Em quantidades maiores, o monóxido
de carbono pode matar uma pessoa por asfixia, pois dificulta o transporte de
oxigênio pelo sangue. Já foram registrados muitos casos de intoxicação e morte
por esse gás em garagens fechadas com carros em funcionamento, ou ainda em
banheiros mal arejados em que se utilizam aquecedores a gás.
O monóxido de carbono
é um importante indicador do grau de poluição do ar de grandes cidades.
Em cidades, como São
Paulo, a poluição do ar tem sido um grave problema durante o inverno. As
chuvas, que lavariam as poeiras e os poluentes, não acontecem durante um longo
período, já que se trata da estação seca. Devido ainda à ausência de ventos
fortes, que ajudariam a dispersar os poluentes, a cidade vive mergulhada num
"mar" de poluentes atmosféricos. Isso acarreta grande desconforto aos
moradores, levando a um aumento dramático dos casos registrados de doenças de
pulmão.
a) De onde provém o
monóxido de carbono presente no ar de grandes cidades?
b) Por que uma pessoa
pode se envenenar com o monóxido de carbono sem perceber? Quais são os sintomas
de envenenamento por esse gás?
c) O texto menciona
um processo chamado "combustão". O que é combustão? Qual é o gás
indispensável para que ela aconteça?
3. Hidrosfera,
litosfera e atmosfera são camadas existentes no planeta Terra. Juntas, elas
formam a biosfera. Sobre cada umas das camadas citadas analise as afirmações
seguintes. I. A litosfera é a porção exterior sólida da superfície da Terra, é
a camada de solo. II. Hidrosfera é a camada de água, representa a maior camada
do planeta Terra, compreende os rios, mares e lagos. III. A atmosfera é uma
camada de gases que envolve a Terra. Com
base nessas informações, faça um desenho e identifique as três camadas do
Planeta Terra.
Fonte: Material Digital do Professor, Livro
Inspire Ciências, 6º ano, FTD, Plano de Desenvolvimento de Aprendizagem, 2º
Semestre.
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Objetos de Conhecimento: Diferentes formas de transmissão de doenças. |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
O solo pode trazer
doenças?
Você conhece a história
de Jeca Tatu?
É uma história de
Monteiro Lobato, sobre Jeca Tatu, um caboclo muito pobre que trabalhava na
roça.
Ele era muito
desanimado, só vivia se lamentando e não tinha ânimo para nada. Todos o
consideravam preguiçoso.
Jeca não se animava
para ajeitar sua casa, não cuidava do seu cãozinho, que vivia cheio de bichos,
enfim, não queria fazer nada!
Um dia, um médico
abrigou-se na casa de Jeca, por causa da chuva, e ficou impressionado com a
palidez de Jeca.
Resolveu, então,
examiná-lo.
Ao examiná-lo e ouvir
suas queixas (dores de cabeça, cansaço...), o médico descobriu que Jeca tinha
uma doença: o amarelão!
Receitou-lhe, então, um
remédio e disse: “Nada de andar descalço! Compre uma botina para os pés!”
O doutor explicou que
“os bichinhos” que vinham do solo contaminado entravam pelo pé de Jeca, que
andava descalço.
O tempo passou e o Jeca
melhorou! A preguiça passou e Jeca, que era medroso, até ficou valente!
Ninguém mais o chamou
de preguiçoso.
Jeca mudou de vida:
plantou, arou a terra, criou gado. Ficou tão feliz que queria passar isso para
todo mundo! Sua
fazenda ficou conhecida
no país inteiro. Até inglês ele aprendeu! Ganhou muito dinheiro e investiu em
“curar gente”.
Adaptado de
www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html
Agora, responda:
1- Qual era a doença de
Jeca Tatu?
2- Como Jeca Tatu se
sentia por causa da doença?
3- O que as pessoas
achavam de Jeca Tatu?
4- Como Jeca pegou essa
doença?
5- Como o doutor o
orientou para evitar a doença?
6- Como a vida de Jeca
Tatu mudou?
7- Qual foi o grande
investimento de Jeca Tatu?
8- Jeca Tatu tinha uma
verminose conhecida como amarelão. Para evitar verminoses, precisamos tomar
certos cuidados. Quais?
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Objetos de Conhecimento: Diferentes formas de transmissão de doenças. |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
1.0
Aqui estão algumas doenças relacionadas ao solo e a água. Leiam atentamente em
seguida represente através de desenhos os ciclos biológicos desses vermes.
Ascaridíase
é uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris
lumbricoides. É
a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação
acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem
ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O
único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem
contaminar durante vários anos.
Bicho
geográfico é o nome popular dado ao parasita nematoide Ancylostoma
brasiliense ou ao Ancylostoma caninum que causam a doença chamada larva
migrans cutânea. Ele é assim chamado porque as larvas penetram na derme e
migram através do tecido subcutâneo ou visceral deixando seus rastros pelo
corpo. Esse parasita é frequente em cães e gatos e em razão do contato bastante
próximo com os animais domésticos, pode se instalar no homem e não conseguir
completar seu ciclo por estar em um hospedeiro anormal. O contato com solo
contaminado por fezes de cães e gatos é a forma como se adquire o bicho geográfico.
No solo, os ovos presentes nas fezes, sob boas condições de umidade,
temperatura e oxigenação, transformam-se em larvas que vão penetrar na pele e
causar a doença no homem. Nos cães e gatos, a infecção ocorre tanto por via
oral, cutânea ou pela placenta.
TÉTANO: É causado por uma
bactéria, a mesma entra em nosso organismo pela pele quando nos ferimos com
objetos contaminados; A bactéria produz toxinas que atingem o sistema nervoso e
fazem o músculo se contrair. Em
caso de ferimento profundo, é fundamental procurar o médico, poderá ser
utilizado o soro antitetânico. Todas as crianças devem ser vacinadas contra o
tétano, a vacina deve ser tomada a cada dez anos.
ANCILOSTOMÍASE:
Pode ser causada por dois vermes: ancilóstomo e necátor, o ovo desses vermes
chega ao solo com as fezes da pessoa contaminada e origina uma larva que pode
penetrar pelos pés de quem pisa descalço em solo contaminado. Há perda de
sangue, a pessoa fica cansada, fraca, desanimada, tem tonturas e dores
musculares. Essa doença é conhecida popularmente como amarelão, a doença do
Jeca Tatu.
A dengue é uma doença febril aguda causada por um
vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal
vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve
em áreas tropicais e subtropicais. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte
modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem
dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período,
transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes
aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em
média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15
dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
2.0 Retrate através de desenhos o que podemos fazer para
evitar a proliferação desse mosquito.
3.0
Com base nos textos e ilustrações dos itens anteriores, preencha a tabela
abaixo com medidas de prevenção contra as doenças relacionadas.
DOENÇAS |
PREVENÇÃO |
Ascaridiase |
|
Bicho
Geográfico |
|
Ancilostomose |
|
Tétano |
|
Dengue |
|
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Objetos de Conhecimento: Ciclo
menstrual, métodos contraceptivos e gravidez |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
É
fundamental o envolvimento dos homens com relação à paternidade responsável, à
prevenção de gestações não desejadas e à prevenção das Infecções Sexualmente
Transmissíveis (ISTs). Por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece várias
opções de métodos contraceptivos e ações para auxiliar o planejamento sexual e
reprodutivo, tanto para ajudar quem quer ter filhos com orientações para a
concepção, quanto para prevenir uma gravidez indesejada, fornecendo informações
importantes e acesso a recursos para a anticoncepção, e prevenir as ISTs.
Existem os métodos reversíveis que podem ser revertidos, ou seja, quando a
pessoa deixa de utilizá-los, poderá engravidar. Já os métodos irreversíveis,
como a ligadura de trompas uterinas/ laqueadura e a vasectomia, são aqueles
que, após utilizados, é muito difícil a pessoa recuperar a capacidade de
engravidar. É importante lembrar que dentre todos os métodos contraceptivos, os
preservativos feminino e masculino são os únicos que oferecem proteção contra
infecções sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV/aids e as hepatites
virais. Vamos conhecer os métodos contraceptivos? Comportamentais ou naturais baseiam-se em mudanças no comportamento
sexual, como abstenção sexual no período fértil e relações em que o esperma não
é colocado no interior da vagina. A tabelinha e o coito interrompido são
exemplos de métodos comportamentais.
Hormonais são medicamentos que contêm
hormônios que atuam evitando a ovulação ou dificultando a passagem do
espermatozoide através do espessamento do muco. Dentre os métodos hormonais,
destacam-se anticoncepcionais hormonais orais.
Métodos de barreira impedem fisicamente que o
espermatozoide encontre o óvulo, funcionando, portanto, como barreiras
mecânicas. Como exemplos desse método, podemos citar a camisinha e o diafragma.
Dispositivos intrauterinos são estruturas colocadas no
interior da cavidade do útero que atuam
impedindo a chegada dos espermatozoides às tubas uterinas. Como exemplo,
podemos citar o Sistema de Liberação Intrauterino de Levonorgestrel (SIU-LNG) e
o Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU-Cu).
Métodos definitivos são aqueles em que são feitos
processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da
mulher. São exemplos de métodos definitivos a laqueadura tubária e vasectomia.
ATIVIDADE
1) A partir da leitura
do texto, relacione corretamente o nome do método com a definição:
1 Diafragma |
5 DIU |
2
Camisinha feminina |
6
Vasectomia |
3
Camisinha masculina |
7
Laqueadura |
4
Pílula anticoncepcional |
8
Tabelinha |
( ) Procedimento que busca prever
a data da ovulação, a fim de evitar relações sexuais nesse período.
( ) Possui hormônios que inibem o
amadurecimento dos óvulos, e, consequentemente a ovulação.
( ) Cobre o colo do útero e
impede a passagem dos espermatozoides e consequentemente a fecundação.
( )
Método que age como uma barreira de formato cilíndrico, com anéis flexíveis nas
extremidades.
( ) Colocado dentro do útero cirurgicamente.
( )
Procedimento realizado em mulheres que não querem mais engravidar.
( ) Feita
de látex, cobre o pênis evitando que, ao ejacular, os espermatozoides entrem em
contato com a vagina.
( )
Método cirúrgico feito no homem que evita a passagem de espermatozoides junto
ao sêmen.
2) O texto aponta
quais sugestões para um planejamento familiar?
3) Quais são os métodos
contraceptivos que impedem a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis?
4) O que são métodos reversíveis
ou irreversíveis?
Quais os problemas com a gravidez
precoce?
Fonte: Projeto
Araribá, 8º ano, Editora Moderna.
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Objetos de Conhecimento: Ciclo menstrual, métodos contraceptivos e
gravidez |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
CICLO MENSTRUAL E GRAVIDEZ
No ciclo menstrual
ocorre a maturação do ovócito (gameta feminino produzido nos ovários) e a
preparação do útero para receber um possível embrião. Um ciclo menstrual de 28
dias compreende as seguintes etapas:
●
Durante a primeira
metade do ciclo, um ovócito de um dos ovários amadurece. Começa o
desenvolvimento da parede do útero, que se prepara para receber e nutrir o
embrião, tornando-se mais espessa e repleta de vasos sanguíneos.
●
Por volta da metade do
ciclo (14º dia) acontece a ovulação. O
ovócito liberado por um dos ovários segue para a tuba uterina. Nos dias
próximos à ovulação, a mulher se encontra no chamado período fértil. As chances de acontecer uma gravidez aumentam nesse
período, caso ocorra relação sexual desprotegida.
●
Durante os dias que se
seguem, o ovócito continua avançando em direção ao útero. Se não é fecundado,
ele degenera e parte das paredes do útero começa a se desprender, juntamente
com o sangue proveniente da ruptura dos vasos sanguíneos. Esses produtos são
eliminados pela vagina durante a menstruação.
Costuma-se considerar o primeiro dia da menstruação como o
primeiro dia do ciclo menstrual. A menstruação dura cerca de 3 a 5 dias e o
ciclo menstrual pode variar de mulher para mulher.
A fecundação
consiste na união do ovócito com o espermatozoide. Depois de fecundado, o
ovócito completa seu desenvolvimento e passa a ser chamado de óvulo. Normalmente, o encontro e a
união dos gametas masculino e feminino ocorrem nas tubas uterinas. Durante o
ato sexual, milhões de espermatozoides são liberados pelo homem. Os gametas
masculinos percorrem o útero e chegam às tubas uterinas. Apenas alguns
espermatozóides conseguem chegar até o ovócito e em geral somente um deles
penetra no gameta feminino. A união do núcleo do óvulo com o núcleo do
espermatozoide promove a formação do zigoto.
A gravidez tem início quando o ovócito é fecundado e termina quando a mulher dá
à luz. Após a fecundação, o zigoto passa
por divisões celulares e recebe o nome de embrião.
A ausência de menstruação é o primeiro indício de gravidez. Assim, para
confirmar se está grávida ou não, a mulher deve fazer um exame laboratorial. O
teste de gravidez pode ser feito pelo exame da urina ou do sangue.
|
ATIVIDADE
1)
Por que o ciclo
menstrual é importante?
2)
Por que nem todos os
espermatozoides conseguem fecundar o óvulo feminino?
3)
A mulher só engravida no
período fértil? Justifique.
4)
Use as palavras
encontradas no caça palavras a seguir para identificar os conceitos das frases
abaixo:
a)
É a saída do ovócito do
folículo em direção à tuba uterina, e ocorre geralmente 14 dias antes do início
da menstruação.
b)
É a união do
espermatozoide com o ovócito.
c)
É a eliminação de parte
da parede uterina (endométrio) com ovócito não fecundado e sangue proveniente
do rompimento de vasos sanguíneos.
d)
É o período que se
inicia quando o ovócito é fecundado e é terminado quando a mulher dá à luz.
e)
É o processo de
eliminação de esperma pelo pênis.
f)
É um processo controlado
por hormônios que dura 28 dias e tem 3 fases.
g)
É o nome dado ao zigoto
após sofrer sucessivas divisões celulares.
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