SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Unidade Temática: Vida e Evolução
Objeto de Conhecimento: Lentes Corretivas / Lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. Hábitos do cotidiano que afetam a visão.
Ano: 6º Período: 07 a 18/10 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI15) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
(EF06CI16) Identificar hábitos do cotidiano que afetam a visão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Valorizar o cuidado com a própria saúde;
• Relatar e definir a importância da visão humana.
• Diferenciar miopia, hipermetropia e astigmatismo relacionando estas disfunções aos defeitos da visão.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de Conhecimentos Prévios: Leitura do texto, para iniciar, “Lentes Esféricas” disponível por e-mail na apostila Lentes Corretivas, em seguida fazer os seguintes questionamentos: Você conhece alguns desses instrumentos ópticos? Sabe para que eles são usados? Que tipo de lente eles usam? Como podemos diferenciar os tipos de lente? Sabemos que para ver precisamos da luz, mas será que a luz tem alguma coisa a ver com as lentes? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sem se preocupar em dar respostas mas sim, em incentivá-los a pensar.
2º Momento: Vamos Descobrir? Mão na Massa!! Observando a Trajetória da Luz através das diferentes Lentes (orientações na mesma apostila “Lentes Corretivas”. O professor fará um único experimento e após dividirá a classe em grupos pra preenchimento da tabela também disponível na apostila. Professor aproveite o experimento para construção do conhecimento sobre tipos de lente, após analisar os resultados obtidos com a discussão da tabela.
3º Momento: Aula expositiva utilizando o material xerocado entregue na articulação, ou, poderá utilizar o Livro Didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano, 8ºano, páginas 204 a 210, também como suporte a apostila “A janela de Entrada para o estudo da Óptica” disponível por e-mail.
4º Momento: Atividades utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano, 8ºano, páginas 212 e 213.
5º Momento: Correção da atividade e socialização.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (212 e 213 )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Fenômenos naturais Unidade Temática: Terra e Universo
Objeto de Conhecimento: Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e deriva continental, vulcões, terremotos e tsunamis.
Ano: 7º Período: 07 a 18/10 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI20) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas. (EF07CI21) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer de que maneira o interior da Terra está estruturado e como é dinâmico.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da leitura do texto “Vi um vulcão nascer” (cópia entregue durante a articulação) , o professor contará essa história para turma, em seguida, no caderno listarão as palavras com significados desconhecidos para pesquisar no dicionário, após essa etapa, deverão ilustrar em quadrinhos a formação dos vulcões. Também poderá fazer os seguintes questionamentos: A Terra é rígida ou dinâmica? Como o interior da Terra é? O que sabem sobre a teoria de Pangeia?
2º Momento: Aula expositiva utilizando slides, com base na apostila “Constituição da Terra” entregue na articulação, ou, material disponível por e-mail, também poderá fazer uso de outra bibliografia.
3º Momento: Assistir filmes que ilustram os objetos de conhecimento estudados, como: Volcano, Viagem ao Centro da Terra ou Terremoto: a falha de San Andreas, após essa etapa, em duplas ou grupos os alunos preencherão a ficha relatório disponibilizado por e-mail.
4º Momento: Mão na Massa!!/Construção de modelos: A classe será dividida em quatro grupos para representarem os modelos, COMO AS PLACAS TECTÔNICAS SE MOVEM, TERREMOTOS NAS MARGENS DAS PLACAS TECTÔNICAS, A FORMAÇÃO DE CADEIAS DE MONTANHAS e A FORMAÇÃO DE ILHAS VULCÂNICAS. Orientações para os grupos disponibilizadas por e-mail. Busque organizar os grupos e explicar o funcionamento da atividade em até 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 20 minutos para fazer a leitura dos objetivos e confeccionar os modelos. Mantenha os alunos informados sobre o tempo restante e sempre se mostre disponível para orientações sobre questões conceituais ou sobre a construção dos modelos. Tente disponibilizar o máximo de materiais diferentes possíveis, para que os alunos tenham liberdade de desenvolver suas habilidades criativas. Exemplos de materiais que podem ser utilizados: itens de papelaria diversos (papel branco e colorido A4 ou similar, cartolina, papelão, papel Kraft, E.V.A. etc.), materiais diversos para desenho (grafite, lápis de cor, lápis cera, caneta hidrocor, etc.), tesoura, cola, gel de cabelo, massa de modelar ou massa maleável similar (conhecida como geleca ou slime) e materiais reaproveitáveis.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ()
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Sistema Sol, Terra e Lua Unidade Temática: Terra e Universo
Objeto de Conhecimento: Lua satélite da Terra, fases da Lua, eclipses e movimentos da Lua, rotação e translação da Terra, estações do ano.
Ano: 8º Período: 07 a 18/10 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF08CI18) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
(EF08CI19) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estabelecer as posições do Sol, da Terra e da Lua durante o dia e a noite.
• Compreender sobre os movimentos da Terra e Lua e suas consequências.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de Conhecimentos Prévios/ Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, levante as seguintes questões: “Vocês já pararam para pensar por que podemos ver a Lua durante o dia? Quando vocês olham para o céu, vocês conseguem perceber quais as possíveis posições do Sol, da Lua e da Terra durante o dia e a noite?” Ainda em semicírculo, peça para que os alunos imaginem o que aconteceria se a Terra e a Lua não se movessem, como se fosse em uma fotografia. “Haveria dia e noite? Teríamos fases nas Luas? Haveria eclipses?”. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as consequências da falta do movimento da Terra. Explique que tanto a Terra quanto a Lua se movimentam, e esses movimentos podem ser percebidos de diferentes formas. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Em seguida, comente sobre as atividades que eles irão realizar: “Hoje vocês irão compreender as posições da Terra, da Lua e do Sol, durante o dia e a noite, e ainda, vocês irão vivenciar um “dia de astro” e irão representar os movimentos desses corpos celestes.”
2º Momento: Peça para que os alunos relatem suas observações do céu durante o dia e durante a noite. Também, se no momento da aula for possível visualizar a Lua no céu, essa aula poderá ser melhor desenvolvida fora da sala de aula com a observação da Lua durante o dia ou noite. Leia ou explique a atividade: “Quais as posições do Sol e da Lua durante o dia? Onde está o Sol durante a noite? Vocês terão 5 minutos para refletir sobre as posições que a Terra, a Lua e o Sol ocupam nestes dois cenário. Posteriormente, vocês terão mais 5 minutos para fazer um esquema no caderno que represente a posição desses corpos celestes nos dois cenários”.
3ºMomento: Mão na Massa!! Explicando os corpos celestes com nossos corpos (orientações em material disponível no e-mail).
4ºMomento: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que um representante de cada grupo compartilhe os resultados do grupo com a sala, mostrando e explicando o esquema feito. Verifique se houve reflexões ou esquemas diferentes e peça para que o grupo explique. Verifique se algum aluno esquematizou as posições dos astros alinhados e pergunte: “O que acontece quando os astros estão alinhados?”. É importante que os alunos compartilhem suas observações na vivência da atividade Mão na Massa.
5º Momento: Sistematização do Conhecimento a partir de aula expositiva, utilizando material xerocado entregue durante a articulação, o professor poderá fazer uso de outra bibliografia.
6º Momento: Atividades utilizando material xerocado, páginas 204 e 208, ou outra bibliografia.
7º Momento: Correção da atividade.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (204 e 208 ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: ___________________________________ Escola: _____________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Radiações e suas aplicações na saúde
Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Ondas e utilização, Ondas mecânicas e eletromagnéticas, Luz, propriedades da luz, radiação visível, cor-pigmento, reflexão e sombras.
Ano: 9º Período: 07 a 18/10 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
• (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
• (EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
• (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Caracterizar as ondas eletromagnéticas no que se refere aos critérios de classificação e propriedades e correlacionar estas informações às várias utilidades científicas e tecnológicas de cada uma delas.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Faça um levantamento do conhecimento proximal dos alunos sobre onde há ondas eletromagnéticas, onde e como elas são utilizadas. Questione sobre a possibilidade de usarmos ondas de raios-x para transmissão de rádio, ou infravermelho para realizar exames radiológicos ortopédicos, por quê os protetores solares nos protegem dos raios UV mas não se preocupam com os raios IV, se os cães só enxergam preto e branco mesmo. Perguntas assim visam preparar a percepção dos alunos para o fato de que cada tipo de onda E.M. tem propriedades particulares inerentes, e outras que estão relacionadas à interação destas ondas com a matéria e os organismos (a cor das diversas frequências “visíveis”, por exemplo, é subjetiva). Cada uma destas propriedades é mais útil e aproveitável para determinadas finalidades, que serão o nosso objeto de estudo nesta e nas próximas aulas. 2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o cotidiano, 9ºano, páginas 107 a 122. 3º Momento: atividade prática com cromatografia, CD, Disco de Newton (disponível no e-mail) e investigação das cores de alguns objetos (Livro Ciências Naturais Aprendendo com o cotidiano, 9ºano, página 116).
4º Momento: Resolução de Atividades, página 114, 124 e 125 . 5º Momento: Correção da atividade.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário