4ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
|
Subtema: Soluções
pra viver em equilíbrio com o Planeta |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Preservação
da biodiversidade-ameaças à biodiversidade. |
|
Ano:
9º Período: 22/04 a 03/05
Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de
problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações
de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Reconhecer e
valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções
para muitos dos problemas ambientais. Evidenciar as ações de educação
ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no
enfrentamento das problemáticas ambientais. Diferenciar as UC de Proteção
Integral e as de Uso Sustentável. Diferenciar os termos conservação e
preservação. Estimular o consumo consciente, economia solidária. Despertar os
alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a participação
da comunidade não escolar. Elencar problemas ambientais ocasionados pelo
consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de plástico, com base na
análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA:
Biodiversidade Etapa 01: Verificando aprendizagem (10
minutos) Leitura dos relatórios solicitados na aula anterior e correção dos
exercícios. Etapa 02:Levantamento de conhecimentos prévios
(15 minutos) Leia a
questão disparadora: O que é Biodiversidade? Ouça o que os estudantes têm a
dizer. Orientações:
Faça perguntas a fim de saber os conhecimentos que os estudantes já trazem
sobre o tema. Pergunte, por exemplo, se eles conhecem esta palavra e o que
eles pensam quando a escutam. Apresentar a
matéria na TV, pedir para os estudantes lerem a lista de espécies que podem
vivem na árvore descrita ou disponibilize para os alunos. Depois comentar o
quão interessante é o fato de tantas espécies habitarem uma única árvore.
Pedir para imaginarem o quanto de árvores existem e o quanto de espécies
podem estar associadas a cada uma destas árvores. É um número fantástico de organismos
interagindo. (Infográfico
enviado anexo) https://drive.google.com/file/d/1tqkuRo4ZagJOjfwPh2FqRa_TBSlKiFkY/view?usp=sharing Link da matéria: O professor pode acessar o link para mais
informações
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/biodiversidade.htm Etapa 03: Mão na Massa
(10 minutos) Orientar os alunos a listar
as maiores dificuldades dessa diversidade da reportagem: Mundo árvore. Etapa 04: verificação da
aprendizagem (15 minutos) Os alunos apresentarão a
lista das ameaças à biodiversidade e o professor aproveitará o momento para
discutir e tirar dúvidas caso haja. AULA 02 Tema:
Ameaças a Biodiversidade Etapa 05: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Leia
o título da aula e a ação do Programa Quelônios da Amazônia (PQA) disponível
da página 131 do livro A Conquista Ciências 9º Ano. Após a leitura faça
perguntas presentes na mesma página, a fim de saber os conhecimentos que os
estudantes já trazem sobre o tema. Apenas ouça o que os estudantes têm a
dizer. Etapa 06: Aprofundando no tema
(30min) Comece essa
etapa apontando uma das causas que afetam negativamente o meio ambiente,
convide os estudantes a realizarem brevemente uma leitura silenciosa das
páginas132 e 133 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, em seguida
apresente o vídeo a seguir para melhor
esclarecimento da turma https://www.youtube.com/watch?v=20AZzTm-FpY
, por fim faça uma roda de conversa
para discutirem sobre o tema abordado. Etapa 07: Verificação da
Aprendizagem (10 min) Orientar
os estudantes na realização das
questões de 1 a 3 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, página 133,
caso não consigam concluir em sala, peça que terminem em casa. AULA 03 TEMA:
Principais Problemas Ambientais Etapa
08: Correção da Atividade (15 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa
07. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a
correção. Etapa
09: Pesquisa Premiada (30min) Agora chegou o momento
de esclarecer sobre os principais problemas ambientais, introduza a aula
lendo o título para os estudantes e peça que relacione esses problemas, em
seguida faça uma breve exposição da temática baseada nas páginas134 a 137,
140 e 141 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano, siga as Orientações
Didáticas. Oriente os estudantes a “Pesquisa
Premiada”, lance perguntas a respeito dos principais problemas ambientais (é necessário formular
perguntas de dentro dos textos) e peça que eles achem as respostas no texto
das páginas do livro didático utilizadas na explanação. Aquele que encontrar
primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você
incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída. Nesse
momento o professor pode aproveitar para dialogar para melhor esclarecimento
do objeto de conhecimento e tirar possíveis dúvidas, podendo usar o vídeo e a
apostila dos links abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=hIjg9L2NdFo Poluição: do ar, da água, do solo, visual e sonora -
Mundo Educação (uol.com.br) Etapa
10: Verificando a Aprendizagem (05min) Orientar os estudantes que realizem em casa a
atividade das páginas 135,137 e 141 do livro didático A Conquista Ciências 9º
Ano. AULA 04 TEMA: Alterações bióticas Etapa 11: Correção
de Atividade (15 min) Aproveitar o momento para revisão dos objetos estudados e esclarecimentos
de dúvidas. Etapa 12: Levantamento de
conhecimentos prévios (10min) Levante o seguinte
questionamento para os alunos: Você já ouviu falar em espécies exóticas ou
invasoras? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme
seus conhecimentos. Etapa 13: Aprofundando no
tema (25 min) Faça uma aula expositiva e
dialogada sobre o tema “Alterações Bióticas”, utilize as páginas 142 e 143 do
livro didático. Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão
também o material disponível abaixo: Espécies exóticas
invasoras Espécies exóticas invasoras são
aquelas que estão fora de sua área de distribuição natural e qua ameaçam
hábitats e a diversidade biológica, causando impactos em ambientes naturais.
Podem ser espécies naturais de outros países, ou mesmo animais ou plantas
nativos de uma determinada região do Brasil, que se comportam como invasoras
em outra região do país. Uma espécie invasora pode se adaptar
facilmente à nova área, e reproduzir rapidamente. Prejudicar a propriedade, a economia ou
as plantas e animais nativos da região. Muitas espécies invasoras são
introduzidas em uma nova região acidentalmente. Os mexilhões-zebra são
nativos do Mar Negro e do Mar Cáspio na Ásia Central. Chegaram aos Grandes
Lagos da América do Norte acidentalmente, presos a grandes navios que
viajavam entre as duas regiões. Há agora tantos mexilhões zebra nos Grandes
Lagos que eles ameaçaram espécies nativas. Como chegam as espécies invasoras Muitas espécies invasoras são
introduzidas em uma nova região acidentalmente. Mas algumas espécies são
trazidas para uma nova área de propósito. Muitas vezes, essas espécies são
introduzidas como uma forma de controle de pragas. Outras vezes, espécies
introduzidas são trazidas como animais de estimação ou exibições decorativas,
caso do peixe-leão. Pessoas e empresas que importam essas espécies não
antecipam as consequências. Nem mesmo os cientistas têm certeza de como uma
espécie se adaptará a um novo ambiente. As espécies introduzidas
multiplicam-se rapidamente e tornam-se invasoras. Impactos negativos As plantas exóticas invasoras competem
com espécies nativas por espaço ou impedem o crescimento de plantas nativas,
diminuindo a diversidade de flora e até de fauna local, pois muitas vezes não
fornecem alimento ou são tóxicas. Já os animais exóticos invasores
competem com espécies silvestres por espaço e alimentação, transmitem doenças
aos animais nativos e domésticos, podem causar prejuízos em lavouras,
provocar erosão e destruição de nascentes e da vegetação nativa e caçar ou
ferir animais nativos. Espécies Invasoras e o Meio Ambiente
Local Muitas espécies invasoras prosperam
porque compõem espécies nativas como alimento. O caramujo-gigante-africano,
por exemplo, é um molusco que chegou ao Brasil em 1988, com o objetivo de
cultivo e comercialização do sofisticado escargot, sendo uma alternativa mais
barata a essa iguaria. Porém, após o fracasso da comercialização, os
criadores soltaram os animais na mata. Essa
espécie se proliferou em quase todos os estados do país. Alguns deles são
Bahia, Amazonas, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Ela é
considerada uma das 100 piores espécies de acordo com a UICN (União para
Conservação da Natureza). É considerado praga agrícola, possui
hábitos noturnos e pode sair durante e depois de chuvas. O animal pode
contribuir para a transmissão da febre amarela e dengue. Pois as conchas dos
animais mortos podem acumular água e se transformar em criadouro para o Aedes
aegypti. Mais ou menos a mesma coisa aconteceu
com o coral-sol, que infesta ilhas brasileiras. (O professor pode trazer outros exemplos
de espécies invasoras que causam prejuízo ao Brasil ou à nossa região,
apresentando através de fotos ou slide) Links para usar como referência: AULA 05 Tema: Preservação da Biodiversidade Etapa 14:
Verificação da Aprendizagem (30 min) Copie
a atividade abaixo no quadro para que respondam. Em seguida faça a correção. Atividades 1-
“As espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de
extinção de espécies no planeta, afetando diretamente a biodiversidade, a economia
e a saúde humana” Neste
contexto, o homem pode introduzir espécies novas de maneira acidental?
Justifique sua resposta; 2-
Caso uma espécie de peixe X for introduzida em um lago onde normalmente ela
não ocorre, o equilíbrio das populações de peixes ali existentes poderá ser
alterado? Justifique sua resposta; 3-
Espécies invasoras são uma grande preocupação nos dias de hoje: proliferam
rapidamente quando introduzidas em novos ambientes, através de meios de
transporte cada vez mais eficientes. Apresente
uma importante consequência ambiental negativa da introdução de espécies
invasoras, para as populações locais. Em seguida, cite dois fatores bióticos
que podem explicar a facilidade com que esses animais se multiplicam em um
novo habitat. Etapa
15: Pesquisa, roda de conversa e votação (15 min) Faça a leitura da situação problema da página 156
do livro A Conquista Ciência 9º ano, em seguida oriente-os a realizar a
pesquisa em casa para se munir de informações para o dia da votação (caso
consiga fazer a pesquisa em classe, é melhor, assim discutem e esclarece
sobre o problema da mineração). Combine com os estudantes o dia da votação. Etapa
16: Pesquisa para casa (5 min) Solicitar
aos alunos que copiem e respondam a questão da página 143 do livro didático. AULA 06 TEMA: Preservação da Biodiversidade Etapa
17:
Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10min) Por que a preservação
da Biodiversidade é importante? Quais consequências se
não preservarmos a Biodiversidade? O que podemos fazer
para amenizar esses impactos? O
professor através de vídeos ou do texto apresentado no link apresentará aos
alunos os países que recompensam a população como incentivo a reciclagem. https://meuresiduo.com/geral/7-paises-que-recompensam-seus-habitantes-por-reciclar-corretamente/ Etapa
18: Leitura e interpretação (25min) Nesse momento convide os estudantes a realizarem a
leitura de forma coletiva (organize e direcione para isso) do texto
“Biodiversidade na Costa Brasileira” das páginas 154 e 155 do livro A
Conquista Ciências 9º ano. Etapa
19: Correção da Atividade (15 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa
18 e da atividade de casa da etapa 16. Aproveite o momento para elucidar as
dúvidas apresentadas durante a correção. AULA 07 TEMA:
Mudanças Climáticas e Biodiversidade Etapa
20: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Quais os problemas que vem em mente quando se fala
em ar e atmosfera? Qual a relação das mudanças climáticas com a
biodiversidade? A saúde está relacionada a mudança climática? De que
forma? Como é a mudança climática de nosso município? Etapa
21: Aprofundando no Tema (35 min) Em primeiro momento
apresente o vídeo “O clima e a Biodiversidade” https://www.youtube.com/watch?v=XNY8UyKfTJg
(19:42) Aula expositiva
utilizando como referência as páginas 138
e 139 do livro didático. O professor poderá
utilizar como recurso slides com imagens complementares, incluindo a situação
das chuvas que ocorreram na cidade no passado para explorar mais a temática
“mudanças climáticas”. É possível utilizar o
aplicativo de clima do celular/computador para apresentar dados do tempo e
interpretar as informações com os alunos. Etapa
22: Verificação da Aprendizagem - Para casa (05 min) Solicitar que realizem
a atividade da página 139 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano. Observação:
Marquem o dia da eleição para a próxima aula e a correção da atividade da
etapa 22. Elaboração:
Cristiani, D’Jullie, Elane, e Max. Coordenação e colaboração: Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( x) Computador; (X) Jogos;
(X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:_______________________________________________________________________
|
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (131, 133, 135, 137, 139, 141, 143, 155, 156) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios;
() Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( ) Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário