4ª SD Cie 2024 9º Ano

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Preservação da biodiversidade-ameaças à biodiversidade.

Ano:                                         Período: 22/04 a 03/05                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer e valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções para muitos dos problemas ambientais. Evidenciar as ações de educação ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no enfrentamento das problemáticas ambientais. Diferenciar as UC de Proteção Integral e as de Uso Sustentável. Diferenciar os termos conservação e preservação. Estimular o consumo consciente, economia solidária. Despertar os alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a participação da comunidade não escolar. Elencar problemas ambientais ocasionados pelo consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de plástico, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.                                                                                                                                                                     

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Biodiversidade

Etapa 01: Verificando aprendizagem (10 minutos)

Leitura dos relatórios solicitados na aula anterior e correção dos exercícios.

Etapa 02:Levantamento de conhecimentos prévios (15 minutos)

Leia a questão disparadora: O que é Biodiversidade? Ouça o que os estudantes têm a dizer.

Orientações: Faça perguntas a fim de saber os conhecimentos que os estudantes já trazem sobre o tema. Pergunte, por exemplo, se eles conhecem esta palavra e o que eles pensam quando a escutam.

Apresentar a matéria na TV, pedir para os estudantes lerem a lista de espécies que podem vivem na árvore descrita ou disponibilize para os alunos. Depois comentar o quão interessante é o fato de tantas espécies habitarem uma única árvore. Pedir para imaginarem o quanto de árvores existem e o quanto de espécies podem estar associadas a cada uma destas árvores. É um número fantástico de organismos interagindo.

(Infográfico enviado anexo)

https://drive.google.com/file/d/1tqkuRo4ZagJOjfwPh2FqRa_TBSlKiFkY/view?usp=sharing

Link da matéria:

https://super.abril.com.br/ideias/mundo-arvore?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=eda_super_audiencia_institucional-Performance-Max&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwoPOwBhAeEiwAJuXRh3pMKgGrf3iXswcU7trnp-W_SESi0uO3om00cVMFIOc7a8JH7SMrJxoCu4wQAvD_BwE

O professor pode acessar o link para mais informações 

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/biodiversidade.htm

Etapa 03: Mão na Massa (10 minutos)

Orientar os alunos a listar as maiores dificuldades dessa diversidade da reportagem: Mundo árvore. 

Etapa 04: verificação da aprendizagem (15 minutos)

Os alunos apresentarão a lista das ameaças à biodiversidade e o professor aproveitará o momento para discutir e tirar dúvidas caso haja.

AULA 02

Tema: Ameaças a Biodiversidade

Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Leia o título da aula e a ação do Programa Quelônios da Amazônia (PQA) disponível da página 131 do livro A Conquista Ciências 9º Ano. Após a leitura faça perguntas presentes na mesma página, a fim de saber os conhecimentos que os estudantes já trazem sobre o tema. Apenas ouça o que os estudantes têm a dizer.

Etapa 06: Aprofundando no tema (30min)

Comece essa etapa apontando uma das causas que afetam negativamente o meio ambiente, convide os estudantes a realizarem brevemente uma leitura silenciosa das páginas132 e 133 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, em seguida apresente o vídeo  a seguir para melhor esclarecimento da turma https://www.youtube.com/watch?v=20AZzTm-FpY ,  por fim faça uma roda de conversa para discutirem sobre o tema abordado.

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Orientar os estudantes na realização das questões de 1 a 3 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, página 133, caso não consigam concluir em sala, peça que terminem em casa.

AULA 03

TEMA: Principais Problemas Ambientais

 

Etapa 08: Correção da Atividade (15 min)

Fazer a correção oral da atividade da etapa 07. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a correção.

 

Etapa 09: Pesquisa Premiada (30min)

Agora chegou o momento de esclarecer sobre os principais problemas ambientais, introduza a aula lendo o título para os estudantes e peça que relacione esses problemas, em seguida faça uma breve exposição da temática baseada nas páginas134 a 137, 140 e 141 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano, siga as Orientações Didáticas. Oriente os estudantes a “Pesquisa Premiada”, lance perguntas a respeito dos principais problemas ambientais (é necessário formular perguntas de dentro dos textos) e peça que eles achem as respostas no texto das páginas do livro didático utilizadas na explanação. Aquele que encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída. Nesse momento o professor pode aproveitar para dialogar para melhor esclarecimento do objeto de conhecimento e tirar possíveis dúvidas, podendo usar o vídeo e a apostila dos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=hIjg9L2NdFo

Poluição: do ar, da água, do solo, visual e sonora - Mundo Educação (uol.com.br)

 

Etapa 10:  Verificando a Aprendizagem (05min)

Orientar os estudantes que realizem em casa a atividade das páginas 135,137 e 141 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano.

 

AULA 04

TEMA: Alterações bióticas

 Etapa 11: Correção de Atividade (15 min)

Aproveitar o momento para revisão dos objetos estudados e esclarecimentos de dúvidas.

Etapa 12: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Levante o seguinte questionamento para os alunos: Você já ouviu falar em espécies exóticas ou invasoras? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 13: Aprofundando no tema (25 min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema “Alterações Bióticas”, utilize as páginas 142 e 143 do livro didático. Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão também o material disponível abaixo:

Espécies exóticas invasoras

Espécies exóticas invasoras são aquelas que estão fora de sua área de distribuição natural e qua ameaçam hábitats e a diversidade biológica, causando impactos em ambientes naturais. Podem ser espécies naturais de outros países, ou mesmo animais ou plantas nativos de uma determinada região do Brasil, que se comportam como invasoras em outra região do país.

Uma espécie invasora pode se adaptar facilmente à nova área, e reproduzir rapidamente.

Prejudicar a propriedade, a economia ou as plantas e animais nativos da região. Muitas espécies invasoras são introduzidas em uma nova região acidentalmente. Os mexilhões-zebra são nativos do Mar Negro e do Mar Cáspio na Ásia Central. Chegaram aos Grandes Lagos da América do Norte acidentalmente, presos a grandes navios que viajavam entre as duas regiões. Há agora tantos mexilhões zebra nos Grandes Lagos que eles ameaçaram espécies nativas.

Como chegam as espécies invasoras

Muitas espécies invasoras são introduzidas em uma nova região acidentalmente. Mas algumas espécies são trazidas para uma nova área de propósito. Muitas vezes, essas espécies são introduzidas como uma forma de controle de pragas. Outras vezes, espécies introduzidas são trazidas como animais de estimação ou exibições decorativas, caso do peixe-leão. Pessoas e empresas que importam essas espécies não antecipam as consequências. Nem mesmo os cientistas têm certeza de como uma espécie se adaptará a um novo ambiente. As espécies introduzidas multiplicam-se rapidamente e tornam-se invasoras.

Impactos negativos 

As plantas exóticas invasoras competem com espécies nativas por espaço ou impedem o crescimento de plantas nativas, diminuindo a diversidade de flora e até de fauna local, pois muitas vezes não fornecem alimento ou são tóxicas.

Já os animais exóticos invasores competem com espécies silvestres por espaço e alimentação, transmitem doenças aos animais nativos e domésticos, podem causar prejuízos em lavouras, provocar erosão e destruição de nascentes e da vegetação nativa e caçar ou ferir animais nativos.

Espécies Invasoras e o Meio Ambiente Local

Muitas espécies invasoras prosperam porque compõem espécies nativas como alimento. O caramujo-gigante-africano, por exemplo, é um molusco que chegou ao Brasil em 1988, com o objetivo de cultivo e comercialização do sofisticado escargot, sendo uma alternativa mais barata a essa iguaria. Porém, após o fracasso da comercialização, os criadores soltaram os animais na mata.

Essa espécie se proliferou em quase todos os estados do país. Alguns deles são Bahia, Amazonas, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Ela é considerada uma das 100 piores espécies de acordo com a UICN (União para Conservação da Natureza).

É considerado praga agrícola, possui hábitos noturnos e pode sair durante e depois de chuvas. O animal pode contribuir para a transmissão da febre amarela e dengue. Pois as conchas dos animais mortos podem acumular água e se transformar em criadouro para o Aedes aegypti.

Mais ou menos a mesma coisa aconteceu com o coral-sol, que infesta ilhas brasileiras.

(O professor pode trazer outros exemplos de espécies invasoras que causam prejuízo ao Brasil ou à nossa região, apresentando através de fotos ou slide)

Links para usar como referência:

https://www.megacurioso.com.br/educacao/124292-5-especies-invasoras-do-brasil-que-causam-desequilibro-ambiental.htm

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/mais-de-100-animais-brasileiros-sao-considerados-invasores-no-pais

https://www.correio24horas.com.br/salvador/do-javali-ao-coral-sol-especies-invasoras-tem-sido-alvo-de-planos-de-contencao-nacional-0818

AULA 05

Tema: Preservação da Biodiversidade

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Copie a atividade abaixo no quadro para que respondam. Em seguida faça a correção.

Atividades

1- “As espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de extinção de espécies no planeta, afetando diretamente a biodiversidade, a economia e a saúde humana”

Neste contexto, o homem pode introduzir espécies novas de maneira acidental? Justifique sua resposta;

2- Caso uma espécie de peixe X for introduzida em um lago onde normalmente ela não ocorre, o equilíbrio das populações de peixes ali existentes poderá ser alterado? Justifique sua resposta;

3- Espécies invasoras são uma grande preocupação nos dias de hoje: proliferam rapidamente quando introduzidas em novos ambientes, através de meios de transporte cada vez mais eficientes.

Apresente uma importante consequência ambiental negativa da introdução de espécies invasoras, para as populações locais. Em seguida, cite dois fatores bióticos que podem explicar a facilidade com que esses animais se multiplicam em um novo habitat.

Etapa 15: Pesquisa, roda de conversa e votação (15 min)

Faça a leitura da situação problema da página 156 do livro A Conquista Ciência 9º ano, em seguida oriente-os a realizar a pesquisa em casa para se munir de informações para o dia da votação (caso consiga fazer a pesquisa em classe, é melhor, assim discutem e esclarece sobre o problema da mineração). Combine com os estudantes o dia da votação.

Etapa 16: Pesquisa para casa (5 min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam a questão da página 143 do livro didático.

 

AULA 06

 

TEMA: Preservação da Biodiversidade

Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Por que a preservação da Biodiversidade é importante?

Quais consequências se não preservarmos a Biodiversidade?

O que podemos fazer para amenizar esses impactos?

O professor através de vídeos ou do texto apresentado no link apresentará aos alunos os países que recompensam a população como incentivo a reciclagem.

https://meuresiduo.com/geral/7-paises-que-recompensam-seus-habitantes-por-reciclar-corretamente/

 

Etapa 18: Leitura e interpretação (25min)

Nesse momento convide os estudantes a realizarem a leitura de forma coletiva (organize e direcione para isso) do texto “Biodiversidade na Costa Brasileira” das páginas 154 e 155 do livro A Conquista Ciências 9º ano.

 

Etapa 19: Correção da Atividade (15 min)

 Fazer a correção oral da atividade da etapa 18 e da atividade de casa da etapa 16. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a correção.

 

AULA 07

 

TEMA: Mudanças Climáticas e Biodiversidade

Etapa 20: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Quais os problemas que vem em mente quando se fala em ar e atmosfera?

Qual a relação das mudanças climáticas com a biodiversidade?

A saúde está relacionada a mudança climática? De que forma?

Como é a mudança climática de nosso município?

 

Etapa 21: Aprofundando no Tema (35 min)

Em primeiro momento apresente o vídeo “O clima e a Biodiversidade”

 https://www.youtube.com/watch?v=XNY8UyKfTJg (19:42)

Aula expositiva utilizando como referência as páginas 138 e 139 do livro didático.

O professor poderá utilizar como recurso slides com imagens complementares, incluindo a situação das chuvas que ocorreram na cidade no passado para explorar mais a temática “mudanças climáticas”.

É possível utilizar o aplicativo de clima do celular/computador para apresentar dados do tempo e interpretar as informações com os alunos.

 

Etapa 22: Verificação da Aprendizagem - Para casa (05 min)

 

Solicitar que realizem a atividade da página 139 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano.

 

Observação: Marquem o dia da eleição para a próxima aula e a correção da atividade da etapa 22.

 

 

Elaboração: Cristiani, D’Jullie, Elane, e Max.

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( x) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso; (  ) Outros:_______________________________________________________________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (131, 133, 135, 137, 139, 141, 143, 155, 156)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; () Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( ) Outros: 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário