SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Contaminação da água
Subtítulo: As águas Servidas e o destino; A atividade dos microrganismos; Doenças veiculadas pela água; Os tipos de fossa e tratamento de esgoto.
Ano/Série: 6º ano Período: 10 a 21/09 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
•Compreender a destinação das águas servidas: fossas e esgotos;
•Valorizar a prática cotidiana de hábitos de higiene favoráveis à saúde;
•Conhecer e identificar alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, algumas doenças diretamente transmitidas pela água e medidas profiláticas.
• Posicionar-se criticamente com relação a toda e qualquer forma de desperdício de água.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura e interpretação do texto “Falta de Saneamento Básico” da página 108 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre os conteúdos relacionados, páginas 108 a 115.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo utilizando o livro didático, páginas 116 a 119, seguida de correção.
4º Momento: Os alunos deverão preencher a tabela sobre doenças transmitidas pela água, disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br, utilizando o livro didático como fonte de pesquisa; caso a escola tenha laboratório de informática com acesso a internet, poderá ser usado durante esta atividade.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
(X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
(X) Outros: lápis de cor ou giz de cera, papel ofício.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (116 a 119);
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade dos Fungos
Subtítulo: Características gerais dos fungos; O uso de seres vivos e de processos biológicos para a produção de alimentos; Liquens.
Ano/Série: 7º ano Período: 10 a 21/09 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
•Caracterizar fungos;
•Citar fatos que demonstrem a importância dos fungos para os seres vivos em geral e para o meio ambiente;
•Descrever doenças causadas por fungos, seus sintomas, forma de transmissão e de prevenção;
•Demonstrar interesse pela Ciência como forma de compreender melhor o ambiente ao nosso redor.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão sobre o experimento comprovando a atuação das leveduras, descrito na página 165 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático (páginas 165 a 171) e exposição de slides, mostrando os tipos de fungos, atuação destes como fabricação de alimentos, decomposição da matéria, causa de doenças, etc.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 172 a 174, seguida da correção.
4º Momento: Observação de fungos encontrados no ambiente escolar, no entorno da escola ou em praças próximas ao local, representar através de ilustrações o que fora observado.
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio;
(X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (172 a 174); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Capacidade Sensorial Humana
Subtítulo: Os sentidos e a percepção do ambiente: Os receptores sensoriais; A visão; A audição; O tato, o olfato e a gustação; A saúde e os órgãos dos sentidos.
Ano/Série: 8º ano Período: 10 a 21/09 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
•Discorrer sobre a função dos sentidos.
•Compreender o mecanismo da percepção do paladar e do olfato.
•Conhecer as principais partes do olho humano e o mecanismo da visão.
•Conhecer as principais partes da orelha e o mecanismo da audição.
•Compreender o mecanismo da percepção do tato.
•Conhecer algumas doenças relacionadas aos órgãos dos sentidos.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão do experimento sobre paladar e olfato, descrito na página 153 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático (páginas 153 a 158) e exposição de slides sobre o tema em estudo.
3º Momento: Experiências demonstrando a importância dos sentidos
• Utilizar uma caixa preta com diversos objetos dentro, o aluno tentará adivinhar o objeto utilizando o tato.
• Com olhos vendados os alunos deverão adivinhar quais ruídos estão sendo produzidos na sala.
4º Momento: Resolução de exercícios das páginas 162 a 163 do livro didático.
5º Momento: Correção das atividades.
6º Momento: Revisão do conteúdo utilizando o mapa conceitual da página 161.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
(X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (162 e 163);
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Mecânica: Velocidade e Aceleração
Subtítulo: Introdução ao Estudo da Física: Objeto, ponto material, trajetória, referencial, posição, tempo, relação tempo e posição, espaço percorrido e intervalo de tempo.
Ano/Série: 9º ano Período: 10 a 21/09 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
• Conceituar referencial; definir movimento e repouso; definir trajetória, posição e deslocamento;
• Utilizar a linguagem matemática para descrever o movimento.
• Resolver problemas que envolvam a compreensão dos conceitos fundamentais ao estudo do movimento.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da discussão do experimento sobre movimento, orientado no livro didático, página 142.
2º Momento: Aula expositiva sobre Conceitos Introdutórios à Mecânica, utilizando o livro didático, páginas 142 a 145, e/ou, slides.
3º Momento: Resolução de exercícios sobre os conteúdos trabalhados, utilizando material complementar disponível no e-mail da turma e no Blogger
www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
4º Momento: Correção dos exercícios e revisão.
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
(X ) Computador; ( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário