SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Solo e Alimentação
Subtítulo: Litosfera e solo (composição e permeabilidade); Características do solo fértil; Esgotamento do solo; Lixo e qualidade de vida; Lixão; Aterro Sanitário; Incineração do Lixo; Saneamento básico; Reaproveitando o lixo.
Ano/Série: 6º ano Período: 19 a 27/07 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a II unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Leitura coletiva e discussão do texto “O que é mata ciliar?”, livro didático, página 73. Questionamentos: Qual importância da mata ciliar? Pra que serve o solo? De que é formado o solo? O que prejudica o solo? Qual solo ideal para plantar?
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, utilizando o livro didático, páginas: 61 a 70; 131 a 135.
3º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma.
Observação: Após a aplicação das atividades de recuperação, retomar os conteúdos não trabalhados planejados na sequência anterior.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (X) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
() Relatórios; (X ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Reino Animalia
Subtítulo: Diversidade da Vida Animal: Vertebrados; Endoesqueleto e Exoesqueleto; A diversidade dos vertebrados; Reprodução Animal; Peixes, Anfíbios e Répteis.
Ano/Série: 7º ano Período: 19 a 27/07 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
•Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a II unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura e discussão da relação de nomes científicos como, Anodorhynchus leari , Leontopithecus rosalia , Priodontes maximus , Myrmecophaga tridactyla , Panthera onca. Corallus cropanii, Phyllomedusa burmeisterí.
Levantar os seguintes questionamentos:
Quantas espécies contêm essa lista? A qual o reino pertence esses seres? Todos são heterótrofos? Existem seres unicelulares e pluricelurares? São vertebrados ou invertebrados? A qual classe pertencem?
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, utilizando o livro didático, páginas: 77 a 95.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios do livro didático que foram trabalhados.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma.
Observação: Após a aplicação das atividades de recuperação, retomar os conteúdos não trabalhados planejados na sequência anterior.
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: Exercícios complementares.
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Manutenção do Organismo
Subtítulo: Visão geral da atuação do Sistema Digestório; Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada; Sistema Digestório: estrutura e funcionamento; Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; Conteúdo calórico e peso corpóreo – distúrbios alimentares;
Ano/Série: 8º ano Período: 19 a 27/07 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a II unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da reconstrução do mapa conceitual da página 64, do livro didático. No quadro, junto com os alunos, o professor fará as perguntas necessárias a elaboração do mapa (Somente o professor usará o livro nesse momento).
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, utilizando o livro didático, páginas 48 a 68.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios do livro didático que foram trabalhados.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma.
Observação: Após a aplicação das atividades de recuperação, retomar os conteúdos não trabalhados planejados na sequência anterior.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
(X) Outros: caixas de tamanhos diferentes.
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Substâncias Químicas e suas propriedades
Subtítulo: Distinção entre substâncias químicas e misturas no cotidiano e no sistema produtivo;
Métodos de Separação de Misturas; A classificação periódica dos elementos: Um pouco da história da classificação dos elementos; Classificação atual dos elementos químicos; Os elementos químicos mais comuns.
Ano/Série: 9º ano Período: 19 a 27/07 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a II unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da análise da tabela periódica. Levantar os seguintes questionamentos:
De que forma está estruturada a tabela? O que são períodos? O que são famílias? Quantos grupo de elementos, podemos destacar na tabela? Podemos identificar na tabela que formam substâncias? O que são substâncias?
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, utilizando o livro didático páginas 59 a 65; 75 a 77, 92 a 94 e o material da apostila.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios do livro didático que foram trabalhados.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma.
Observação: Após a aplicação das atividades de recuperação, retomar os conteúdos não trabalhados planejados na sequência anterior.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (X) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário