SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
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Tema:
Tecnologia aliada a informação e educação
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia
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Unidade
Temática: Terra e Universo
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Objetos de Conhecimento: Tecnologia Espacial; Planeta
Terra, camadas (da estrutura interna até a atmosfera) e características.
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Ano: 6º Período: 17/02 a 06/03 Nº de Aulas: 8
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HABILIDADES
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·
(EF06CI17) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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·
Ampliar os conhecimento e aprendizagem em
tecnologias;
·
Entender sobre o funcionamento da utilização
dos instrumentos tecnológicos para estudo do universo, bem como, sua
importância para diversas informações relacionadas aos meios de comunicação,
agricultura, meteorologia, entre outros.
·
Compreender a estrutura que forma o nosso
planeta;
·
Reconhecer a forma da Terra;
·
Conhecer as camadas da Terra;
·
Perceber em escala reduzida as proporções de
cada camada.
·
Desenvolver a capacidade de identificar os
agentes internos formadores do relevo terrestre.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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1º
Momento: Iniciar a aula com apresentação do professor e dos alunos, do
Componente Curricular, da metodologia de ensino para este componente e como
os alunos serão avaliados (o professor fica livre para escolher de que forma
fará sua apresentação e dos novos alunos da classe). Após a conversa
inicial, levantar
conhecimentos prévios sobre o componente curricular, tecnologia e a
relação entre ambos a partir dos seguintes questionamentos: O que é mesmo
Ciência? Ciência é importante? Por quê? Qual a relação entre Ciência e
Tecnologia? Como definir TECNOLOGIA? A Tecnologia é boa ou ruim? Cite
aspectos positivos e negativos da Tecnologia: Qual a importância da
Tecnologia na aprendizagem? Quais aparelhos tecnológicos que você utiliza no
dia a dia? Como a Tecnologia nos ajuda a estudar o Universo? Quais
instrumentos vocês conhecem?
2º
Momento: Após sondar os conhecimentos prévios dos alunos o professor
utiliza-se das informações sobre tecnologia disponível na apostila “Sugestões Metodológicas 6º ano”,
entregue durante a jornada e disponibilizada no e-mail da turma e Blogger:
articulandooconhecimento.blogspot.com.br, para compartilhar o conhecimento
com os alunos. Em seguida faz alguns questionamentos sobre Tecnologia
Espacial, como: É possível observar algo que esteja muito longe de vocês? Vocês
conhecem algum objeto que permita observar algo que está longe? Qual objeto
mais longe que vocês já viram? Como podemos ver algo que está longe, assim
como as estrelas? É possível ver outras coisas que estão tão longe quanto as
estrelas? Em seguida divide a classe em grupos e distribui partes do texto
(em formato de fichas de leitura) sobre “Tecnologia Espacial” disponível na
mesma apostila. Solicitar que as informações das fichinhas sejam anotadas nos
cadernos (nesse momento o professor deverá orientar a reescrita do texto, com
relação as margens, titulo, paragrafo, letra maiúscula para inicio de frase,
etc.) e ilustrar o fragmento anotado. Após alguns minutos pedir para que cada
grupo apresente sobre os equipamentos relacionados em roda de conversa para
socializar as informações.
3º
Momento: Mão na Massa! Produzir um texto em grupo (todos do grupo deverão ter
sua parte anotada nos cadernos), sobre a experiência de uma viagem ao espaço,
sendo eles os astronautas (seguir as orientações da
“Sugestões Metodológicas 6º ano”, entregue durante
a jornada e disponibilizada no e-mail da turma e Blogger:
articulandooconhecimento.blogspot.com.br
4º
Momento: Questão Problematizadora sobre nosso Planeta/ Maria sonhou que era
uma viajante e conhecia o planeta Terra. Passeou fora da Terra e percorreu o
interior do Planeta em sua nave. Como vocês imaginam que Maria viu a Terra no
espaço? De que é formada a Terra? Já ouviram falar na palavra litosfera? E atmosfera? Um
bolo pode ter duas, três ou mais camadas. E o planeta Terra, você sabe
quantas camadas ele tem? (esse momento os alunos se expressarão oralmente).
5º Momento: Fundamentação do tema com apostila disponibilizada no
e-mail da turma e Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br, ou
ainda, livro Observatório de Ciências páginas 70 a 72, 75 e 76.
6º Momento: Construção de modelos representativos da estrutura interna
da terra (em 3D) seguir orientações da apostila disponibilizada no e-mail da
turma e Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. outra sugestão
nesse momento é construir cartazes representando todas as camadas da terra
utilizando giz de cera para colorir.
7º Momento: Construir um mapa conceitual junto com os alunos no quadro
e pedir para que reproduzam no caderno.
8º Momento: Testando o conhecimento a partir de exercícios da apostila.
9º Momento: Correção de Atividades.
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RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Avaliar
também sobre o desempenho da turma na leitura, escrita e oralidade.
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Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
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Tema:
Tecnologia aliada a informação e educação
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia
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Unidade
Temática: Matéria e Energia
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Objetos de Conhecimento: Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples; O que são máquinas,
história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado).
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Ano: 7º Período: 17/02 a 06/03 Nº de Aulas: 8
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HABILIDADES
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·
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças
econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana como no mundo do
trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias
(como automação e informatização).
·
(EF07CI01) Discutir
a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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·
Ampliar os conhecimento e aprendizagem em
tecnologias;
·
Entender sobre o funcionamento da utilização
dos instrumentos tecnológicos para o desenvolvimento da automação e
informatização.
·
Identificar e discutir o impacto causado pela
automatização das linhas de produção na vida cotidiana e no mundo do
trabalho.
·
Identificar
a diferença de funcionamento de máquinas simples.
·
Compreender a importâncias dessas máquinas na
produção de material, utilização na saúde e otimização do tempo.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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1º
Momento: Iniciar a aula com apresentação do professor e dos alunos, do
Componente Curricular, da metodologia de ensino para este componente e como
os alunos serão avaliados (o professor fica livre para escolher de que forma
fará sua apresentação e dos novos alunos da classe). Após a conversa
inicial, levantar
conhecimentos prévios sobre o componente curricular, tecnologia e a
relação entre ambos a partir dos seguintes questionamentos: O que é mesmo
Ciência? Ciência é importante? Por quê? Qual a relação entre Ciência e
Tecnologia? Como definir TECNOLOGIA? A Tecnologia é boa ou ruim? Cite
aspectos positivos e negativos da Tecnologia: Qual a importância da
Tecnologia na aprendizagem? Quais aparelhos tecnológicos que você utiliza no
dia a dia? Como a Tecnologia nos ajuda nos afazeres do dia a dia? Pergunte se seus alunos se recordam de algum
lugar que tenha automatizado a linha de produção (as respostas serão
diversas, como uma linha de produção de automóveis (carros), fábrica de
refrigerante, fábrica de bicicleta, fábrica de vidro ou de pratos e copos. Não
se preocupe em corrigi-los neste momento, mas questione qual é a função do
robô ou do computador nos contextos citados).
2º Momento: Após sondar os conhecimentos prévios
dos alunos, em roda de
conversa, leia o tema da aula e comente com os alunos que eles
irão discutir sobre as mudanças causadas nas fábricas após a introdução de
robôs e de computadores nas linhas de montagem e de produção. Pergunte se
eles já pararam para pensar em como as coisas são produzidas nas fábricas e
como eram antigamente; faça perguntas do tipo: Já ouviram pessoas mais
velhas, amigos, vizinhos ou familiares falando sobre como era difícil
fabricar sapatos? Já ouviram pessoas mais velhas, amigos, vizinhos ou
familiares falando sobre como era trabalhar em uma fábrica? O que eles faziam
na fábrica? (peça que escrevam
as questões nos cadernos e busquem respostas em casa, utilizando informações
pela internet ou conhecimento popular a partir de entrevistas aos conhecidos
mais velhos. Trazer na próxima aula).
3º Momento: Questão
Disparadora: Para quê serve um robô?
4º
Momento: Contexto: Organize os alunos em grupos ou em um
semicírculo. Apresente dois trechos de vídeos: Video I/ Tempos Modernos,
intervalo de 2:00-4:45 (disponível aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=WVK1oHItoWI>. Esse trecho demonstra uma linha de
produção tipicamente fordista, em que cada funcionário é responsável por
realizar determinada função no processo de montagem. Vídeo II que mostra uma visita à uma fábrica
da Fiat, intervalo de 0:00-1:54 (disponível aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=5g4X-eJGMfY>. Esse trecho demonstra uma linha de
produção automatizada. Caso não seja possível apresentar esses vídeos, passe
para o próximo momento e conduza a aula normalmente.
Utilizar este plano como ponto
de partida para introduzir conceitos relacionados à automatização nas linhas
de produção (local em que vários operários, com auxílio de máquinas e de
ferramentas especializadas, realizam tarefas específicas e sequenciais para
obter um produto acabado ou semiacabado), em especial à introdução de
computadores nos processos de fabricação - a automatização.
5º Momento: Ditado de Texto: A automatização é um processo que utiliza
dados programados para execução de tarefas. Também possibilita efetuar
correções de maneira eficiente, com maior precisão e mais rápido que o homem.
Esse processo também evita o desperdício de matéria-prima, de energia
elétrica, reduz o número de produtos com defeito, acidentes e necessidade de
mão-de-obra. Com a automatização
industrial, os operários tiveram que se especializar para operar os
equipamentos automatizados (como, por exemplo, uma empilhadeira ), e, assim,
surgiram as escolas profissionalizantes e técnicas (nesse momento o professor deverá orientar a escrita do texto, com
relação as margens, titulo, paragrafo, letra maiúscula para inicio de frase, e,
até escrever as palavras de grafia mais complexa na lousa). Em seguida
pedir que completem a frase da “Sistematização” disponível na apostila “Sugestões Metodológicas 7º ano”,
entregue durante a jornada e disponibilizada no e-mail da turma e Blogger:
articulandooconhecimento.blogspot.com.br. A conclusão desta frase deve
levá-los a perceber que ela é a resposta da questão inicial “Para que um
robô?”. Aqui temos os aspectos positivos trazidos pela automatização, assim
como alguns dos impactos negativos associados a ela. Lembre os alunos de que
toda escolha, neste caso, a de automatizar ou não um processo, sempre
implicará em algum tipo de impacto, muitas vezes nem sempre fácil de prever.
6º
Momento: Mão na Massa! Em grupos, os alunos deverão construir um robô
utilizando os diversos materiais escolares que possuem, será um robô
improvisado, para isso poderão usar as mesas, tampos das carteiras ou até
mesmo o chão da sala de aula para servirem de assoalho para o robô
(professor, antes que desfaçam o robô, pedir para os alunos, em ordem,
visitem cada grupo para apreciarem os modelo, também podem tirar fotografias
para deixar registrado), em seguida, ainda em grupo, produzir um texto (todos
do grupo deverão ter sua parte anotada nos cadernos), sobre o seu robô, que
deverá receber um nome, para quê foi construído, como será empregada sua mão
de obra, em que fábrica ou qualquer outro setor...),concluída a tarefa, chega
a hora de socializar com os demais grupos a partir da leitura.
7º Momento: Relacionar ao avanço tecnológico
as máquinas simples, questionando-os como: Você utiliza máquinas em seu
cotidiano? Diga a frase de Arquimedes um antigo filósofo e cientista: ele
disse: “Me dê uma alavanca e eu moverei o mundo”, indague-os sobre a
interpretação desta frase. Arquimedes se referia às máquinas que usavam o
conceito de torque, força e braço de alavanca para arremessar projéteis.
8º Momento: Aula expositiva utilizando o
vídeo “Ciências: Máquinas Simples” através do link:
novaescola.org.br/conteudo/4088/ciencias-maquinas-
simples?gclid=EAIaIQobChMI2rfPyfml5QIVxoKRCh29vQqhEAAYASAAEgLORPD_BwE,
neste vídeo, gravado no espaço Catavento Cultural e Educacional, em São
Paulo, o professor Aníbal Fonseca explica como as máquinas simples - como
alavancas, roldanas e engrenagens - facilitam o nosso cotidiano, e,
apostila “Máquinas Simples ”
(disponível por e-mail).
9º Momento: Representar através de desenhos
as máquinas simples demonstradas no vídeo ou durante a exposição de conteúdos
da apostila.
10º Momento: Mão na Massa!!Construção de
modelos: A classe será dividida em quatro grupos para representarem os
modelos de máquinas simples estudadas. Cada grupo ficará com um tipo de
máquina (alavanca, roldana e engrenagem), ficando o quarto grupo com a
responsabilidade de coletar em suas residências tipo de máquinas como as
estudadas e suas aplicações, para exposição em sala.
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RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Avaliar
também sobre o desempenho da turma na leitura, escrita e oralidade.
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Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
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Tema:
Tecnologia aliada a informação e educação
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia
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Unidade
Temática: Matéria e Energia
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Objetos de Conhecimento: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente; Fontes e
Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis.
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Ano: 8º Período: 17/02 a 06/03 Nº de Aulas: 8
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HABILIDADES
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(EF08CI01) Identificar e
classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de
energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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·
Ampliar os conhecimento e aprendizagem em
tecnologias;
·
Entender sobre o funcionamento da utilização
dos instrumentos tecnológicos para produção de energia limpa e outras
alternativas a favor da preservação do meio ambiente.
Identificar as diferentes fontes
de energia;
·
Diferenciar energias renováveis e não renováveis.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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1º
Momento: Iniciar a aula com apresentação do professor e dos alunos, do
Componente Curricular, da metodologia de ensino para este componente e como
os alunos serão avaliados (o professor fica livre para escolher de que forma
fará sua apresentação e dos novos alunos da classe). Após a conversa
inicial, levantar
conhecimentos prévios sobre o componente curricular, tecnologia e a
relação entre ambos a partir dos seguintes questionamentos: O que é mesmo
Ciência? Ciência é importante? Por quê? Qual a relação entre Ciência e
Tecnologia? Como definir TECNOLOGIA? A Tecnologia é boa ou ruim? Cite
aspectos positivos e negativos da Tecnologia: Qual a importância da
Tecnologia na aprendizagem? Quais aparelhos tecnológicos que você utiliza no
dia a dia? Como a Tecnologia ajuda a preservar o meio ambiente? Quais avanços tecnológicos
ocorreram no campo da eletricidade? Qual fonte/recurso energético foi
utilizado para a produção da energia que você utiliza para carregar a bateria
do seu celular, por exemplo? Observem quais objetos precisam de energia e
quais os tipos de fontes de energia são necessários na escola? Não se preocupe em corrigi-los neste momento.
Após sondar os conhecimentos prévios dos alunos, em roda de conversa o professor utiliza-se das informações sobre
tecnologia disponível na apostila “Sugestões Metodológicas 6º ano”, entregue
durante a jornada e disponibilizada no e-mail da turma e Blogger:
articulandooconhecimento.blogspot.com.br, para compartilhar o conhecimento
com os alunos.
2º Momento: Leia o tema da aula e trabalhe com
fichas de leitura em grupos,
distribuir partes do texto sobre “Tecnologias do bem: iniciativas a favor do
meio ambiente” disponível na apostila “Sugestões Metodológicas 8º ano”, solicitar
que as informações das fichinhas sejam anotadas nos cadernos (nesse momento o
professor deverá orientar a reescrita do texto, com relação as margens,
titulo, paragrafo, letra maiúscula para inicio de frase, etc.) em seguida
criar um equipamento que sirva para ajudar na preservação do meio ambiente
com descrição e ilustração . Após alguns minutos pedir para cada grupo
apresentar as ideias de iniciativas a favor do meio ambiente relacionadas no
texto e também as criadas por eles, para socializar as informações.
3º Momento: Aula
expositiva sobre os conteúdos relacionados utilizando a apostila “Fontes de
Energia” disponível no e-mail da turma e no Blogger
articulandooconhecimento.blogspot.com.br (somente a parte que tem como título
FONTES DE ENERGIA.
4º Momento: Solicitar dos alunos mapa mental (sugestão na apostila
sobre Fontes de Energia) reproduzido no caderno sobre fontes de energia, em
seguida discutir em roda de conversa os mapas elaborados.
5º Momento: Resolução de exercícios da apostila.
6º Momento: Correção das atividades.
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RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Avaliar
também sobre o desempenho da turma na leitura, escrita e oralidade.
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Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
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Tema:
Tecnologia aliada a informação e educação
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia
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Unidade
Temática: Matéria e Energia
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Objetos de Conhecimento: Mídias Virtuais, Ética e
Sociedade da informação; Uso responsável de aparelhos eletrônicos; Radiações
e seus usos em medicina, agricultura, indústria e artes (radiografia,
gamagrafia e tomografia); Efeitos biológicos das radiações.
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Ano: 9º Período: 17/02 a 06/03 Nº de Aulas: 8
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HABILIDADES
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· (EF09CI07) Discutir o papel do
avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio
X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças
(radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho,
ultravioleta etc.).
·
(EF09CI08) Destacar
a importância do uso responsável de aparelhos eletrônicos (celulares,
tablets, TV, etc) e prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde
física, mental e social da criança e adolescente.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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·
Ampliar os conhecimento e aprendizagem em
tecnologias;
·
Entender sobre o funcionamento da utilização
dos instrumentos tecnológicos e as facilidades oferecidas para desempenho de
varias atividades diárias proporcionadas por eles;
·
Discutir vantagens e desvantagens da
tecnologia na vida das pessoas.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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1º
Momento: Iniciar a aula com apresentação do professor e dos alunos, do
Componente Curricular, da metodologia de ensino para este componente e como
os alunos serão avaliados (o professor fica livre para escolher de que forma
fará sua apresentação e dos novos alunos da classe). Após a conversa
inicial, levantar
conhecimentos prévios sobre o componente curricular, tecnologia e a
relação entre ambos a partir dos seguintes questionamentos: O que é mesmo
Ciência? Ciência é importante? Por quê? Qual a relação entre Ciência e
Tecnologia? Como definir TECNOLOGIA? A Tecnologia é boa ou ruim? Cite
aspectos positivos e negativos da Tecnologia: Qual a importância da
Tecnologia na aprendizagem? Quais aparelhos tecnológicos que você utiliza no
dia a dia? O que você entende por mídia?
Você dispõe de quais equipamentos de mídia? (rádio, TV, videocassete, DVD, computador etc.). Você lê jornais, revistas, livros? Com que frequência? Você utiliza rede social? Com que frequência? Quanto tempo conversa com seus amigos? (MSN etc.) Você utiliza mais mídias eletrônicas ou mídias impressas? Quais? Será que as informações trazidas pela mídia podem te influenciar? Caso a resposta seja positiva, pergunte: como? Se for negativa peça para que o aluno pense em um comercial que o fez querer um objeto ou serviço. Não se preocupe em corrigi-los neste momento. Após sondar os conhecimentos prévios dos alunos, em roda de conversa o professor utiliza-se das informações sobre tecnologia disponível na apostila “Sugestões Metodológicas 6º e 9º ano”, entregue durante a jornada e disponibilizada no e-mail da turma e Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br, para compartilhar o conhecimento com os alunos.
2º Momento: Debate sobre a interpretação do que
fazemos ou como nos comportamos diante de algumas noticias veiculadas na
mídia (seguir orientação da apostila Sugestões
Metodológicas 9º ano, entregue durante a jornada e disponibilizada no e-mail
da turma e Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br) a partir das
duas reportagens sobre o Lobo Mau; trabalhar as questões propostas na
orientação da apostila, colocar todo o material na lousa, incluindo as duas
reportagens e questionamentos para os alunos reescreverem em seus cadernos.
Após a resolução em grupo, socializar e debater em roda de conversa.
3º Momento: Fazer a
leitura compartilhada em fichas de leitura, da reportagem “Como o uso
exagerado de celular e tablet pode prejudicar seu filho” (disponível no
e-mail), em roda de conversa, lendo cada parágrafo e discutindo com a turma.
Em seguida lançar questões como: Qual o princípio do funcionamento de
aparelhos celulares? Existem outros equipamentos com tal funcionamento?
Quais? Aparelhos celulares emitem radiação? As radiações são sempre
prejudiciais?
4º Momento: Aula
expositiva sobre os efeitos biológicos das radiações e usos em medicina,
agricultura, indústria e artes (radiografia, gamagrafia e tomografia) utilizando
a apostila disponível no e-mail.
5º Momento: Resolução de Atividades da apostila.
6º Momento: Correção de
atividades.
7º Momento: Pesquisar
sobre nomofobia, Selfiemaníacos:
será que você é um? Para discussão oral em sala de aula.
8º Momento: Discussão
em roda de conversa sobre os termos pesquisados. (Professor, não é necessário
esperar que todos tragam as informações para essa etapa, dê ponto bônus para
os alunos que honraram com a atividade).
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RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Avaliar
também sobre o desempenho da turma na leitura, escrita e oralidade.
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Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
ANEXOS
6° Ano
O Satélite Artificial
Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinónimo para "satélite artificial". O termo "satélite artificial" tem sido usado quando se quer distingui-los dos satélites naturais, como a Lua.
Atualmente estão em órbita:
· Satélites do Sistema de Posicionamento Global
· Satélites de comunicações
· Satélites científicos
· Satélites militares
· E uma grande quantidade de lixo espacial
Ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre:
Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones por satélite baseiam-se numa rede Iridium, uma rede de satélites de baixa altitude.
o Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em micro gravidade. Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais, para observar fenómenos naturais, para o Mapeamento de cidades e até para a espionagem.
o Satélites militares com o objectivo de efectuar o reconhecimento fotográfico do território inimigo.
Exemplos de satélites artificiais:
Os primeiros satélites postos em órbita foram o Sputnik I (04/10/57) e o Sputnik II (03/11/57), lançados pelos soviéticos, e seguidos pelo Explorer I (31/01/58), lançado pelos norte-americanos. Nas telecomunicações, o satélite pioneiro foi o Telstar, lançado pelos norte-americanos em 1962.
Após o sucesso dessas experiências, imediatamente, o homem colocou satélites artificiais em órbitas de quatro outros astros do sistema solar: O próprio Sol (Luna I, em 1959); a Lua ( Luna X, em 1966); Marte (Marine IX, em 1971) e Vênus (Venua IX, em 1975).
Na década de 50 foram lançados os primeiros satélites militares. As duas grandes potências (Estados Unidos e a antiga União Soviética) desenvolviam e testavam os foguetes
Esquema explicativo das camadas da Terra
9º Ano
6° Ano
Sugestões Metodológicas – I Sequência 2020
Levantamento de conhecimentos prévios (comum a todos)
O que é mesmo Ciência?
Ciência é importante? Por quê?
Qual a relação entre Ciência e Tecnologia?
A ciência está diretamente ligada aos avanços
tecnológicos pois , com os avanços nas pesquisas e descobertas científicas ,
novas tecnologias surgem de uma maneira que , a ciência e a tecnologia estão
diretamente ligadas , quando uma cresce, a outra também cresce.
Vale salientar que , com as novas tecnologias
podemos também promover ciência de uma forma mais clara ,com mais qualidade
pois muitas novas tecnologias servem também para estudar , descobrir .
Como definir TECNOLOGIA?
Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento
técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua
transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados
a partir de tal conhecimento.
A Tecnologia é boa ou ruim?
Cite aspectos positivos e negativos da Tecnologia:
Qual a importância da Tecnologia na aprendizagem?
Quais aparelhos tecnológicos que você utiliza no dia a dia?
Como a Tecnologia nos ajuda a estudar o Universo? Quais instrumentos
vocês conhecem? (as últimas perguntas somente para o 6ºano)
Tecnologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica,
arte, ofício" e λογια — "estudo") é
um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e
a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas,
processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.
Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
- As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver
problemas;
- As técnicas, conhecimentos, métodos,
materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao
menos facilitar a solução dos mesmos;
- Um método ou processo de construção e
trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia
de infraestrutura ou a tecnologia espacial);
- A aplicação de recursos para a resolução de
problemas;
- O termo tecnologia também pode ser usado para
descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
- Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar
recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que
pode ser produzido).
- Os recursos e como utilizá-los para se
atingir a um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a
solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade,
por exemplo.
A tecnologia é, de uma forma
geral, o encontro entre ciência e engenharia.
Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como
uma colher de
madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e
processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e
a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia
entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como
o desemprego,
a poluição e outras muitas questões ecológicas,
assim como filosóficas e sociológicas, já
que tecnologia pode ser vista como uma atividade que forma ou modifica a
cultura.
Existe um equilíbrio grande
entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A
principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a
produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto
mais barato e com maior qualidade.
As desvantagens que a
tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens,
uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para
um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo
uso intensivo das máquinas na indústria,
na agricultura e
no comércio.
A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo
trabalho das máquinas, denominado desemprego estrutural.
Referências
- ↑ iphone Revisado.
- ↑ FUEL CELL TECHNOLOGY Scielo
- ↑ Borgmann, Albert
(2006). «Technology as a Cultural
Force: For Alena and Griffin». The Canadian Journal of Sociology. 31 (3):
351–360. doi:10.1353/cjs.2006.0050.
Consultado em 16 de fevereiro de 2020 (em inglês)
6º Ano: Tecnologia Espacial
- É possível observar
algo que esteja muito longe de vocês?
- Vocês conhecem algum
objeto que permita observar algo que está longe?
- Qual objeto mais longe
que vocês já viram?
- Como podemos ver algo
que está longe, assim como as estrelas?
- É possível ver outras
coisas que estão tão longe quanto as estrelas?
Os Instrumentos de pesquisa Espacial servem para os astrônomos consigam
observar o universo em pormenor, para conhecermos o nosso sistema, a nossa
galáxia, etc.
Os instrumentos de pesquisa Espacial são:
Existentes na terra
· O telescópio
· Os radiotelescópios
Colocada fora da terra
· Os telescópios espaciais
· Os satélites artificiais
· As sondas espaciais
· As naves tripuladas
O Telescópio
O telescópio foi o primeiro Instrumento de pesquisa Espacial. O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica (Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar), através da recolha da luz dos objetos distantes, da focalização dos raios de luz em uma imagem óptica real e sua ampliação Geométrica.
O Radiotelescópio
Contrastando com um telescópio comum, que produz imagens através da luz visível, um radiotelescópio observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através de uma ou conjunto de antenas parabólicas de grandes dimensões.
Curiosidade: o radiotelescópio maior chama-se RATAN-600.
O Telescópio Espacial
O telescópio espacial e um satélite astronómico, artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. No fundo e um telescópio que esta no espaço que observa melhor as imagens do espaço.
Curiosidade: o telescópio espacial mais conhecido e o de hublle.
Os instrumentos de pesquisa Espacial são:
Existentes na terra
· O telescópio
· Os radiotelescópios
Colocada fora da terra
· Os telescópios espaciais
· Os satélites artificiais
· As sondas espaciais
· As naves tripuladas
O Telescópio
O telescópio foi o primeiro Instrumento de pesquisa Espacial. O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica (Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar), através da recolha da luz dos objetos distantes, da focalização dos raios de luz em uma imagem óptica real e sua ampliação Geométrica.
O Radiotelescópio
Contrastando com um telescópio comum, que produz imagens através da luz visível, um radiotelescópio observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através de uma ou conjunto de antenas parabólicas de grandes dimensões.
Curiosidade: o radiotelescópio maior chama-se RATAN-600.
O Telescópio Espacial
O telescópio espacial e um satélite astronómico, artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. No fundo e um telescópio que esta no espaço que observa melhor as imagens do espaço.
Curiosidade: o telescópio espacial mais conhecido e o de hublle.
O Satélite Artificial
Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinónimo para "satélite artificial". O termo "satélite artificial" tem sido usado quando se quer distingui-los dos satélites naturais, como a Lua.
Atualmente estão em órbita:
· Satélites do Sistema de Posicionamento Global
· Satélites de comunicações
· Satélites científicos
· Satélites militares
· E uma grande quantidade de lixo espacial
Ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre:
Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones por satélite baseiam-se numa rede Iridium, uma rede de satélites de baixa altitude.
o Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em micro gravidade. Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais, para observar fenómenos naturais, para o Mapeamento de cidades e até para a espionagem.
o Satélites militares com o objectivo de efectuar o reconhecimento fotográfico do território inimigo.
Exemplos de satélites artificiais:
Os primeiros satélites postos em órbita foram o Sputnik I (04/10/57) e o Sputnik II (03/11/57), lançados pelos soviéticos, e seguidos pelo Explorer I (31/01/58), lançado pelos norte-americanos. Nas telecomunicações, o satélite pioneiro foi o Telstar, lançado pelos norte-americanos em 1962.
Após o sucesso dessas experiências, imediatamente, o homem colocou satélites artificiais em órbitas de quatro outros astros do sistema solar: O próprio Sol (Luna I, em 1959); a Lua ( Luna X, em 1966); Marte (Marine IX, em 1971) e Vênus (Venua IX, em 1975).
Na década de 50 foram lançados os primeiros satélites militares. As duas grandes potências (Estados Unidos e a antiga União Soviética) desenvolviam e testavam os foguetes
ICBMs (Intercontinental Balistical Missiles). Os norte-americanos
activaram seu projecto ultra-secreto KH-1, que contava com os satélites
Discoverer. Em 18 de Agosto de 1960 o satélite Discoverer 14 subiu equipado com
a primeira câmara fotográfica Corona. Em 11 de Dezembro de 1961, os soviéticos
tentaram lançar, sem sucesso, o satélite espião Zénite 1. No dia seguinte (12
de Dezembro), os americanos lançaram o Discoverer 36, que já fazia parte do
projecto KH-3. A Sonda Espacial
Sonda espacial é uma nave espacial não-tripulada, utilizada para a
exploração remota de outros planetas, satélites, ou cometas. Normalmente
as sondas tem recursos de telemetria, que permitem estudar à distância suas
características físico-químicas, e por vezes também o seu meio ambiente.
Algumas sondas, como Landers ou Rovers, pousam na superfície dos astros
celestes, para estudos de sua geologia e do seu clima.
Exemplos: o Columbia e a Pathinder.
As Naves Tripuladas
São as naves que levam os astronautas para o espaço, nessa altura que comanda a nave e as operações são eles.
A primeira dessas viagens foi em 1969 quando Neil Amstrong e Edwin Aldrin pisaram a Lua pela primeira vez (missão Apollo 11).
As Estações Espaciais
Uma Estação Espacial é uma estrutura artificial concebida para a permanência humana no espaço. A distinção entre uma estação espacial e uma nave espacial reside na ausência de sistemas de propulsão ou de aterragem — em vez disso, são necessários outros veículos para transportes de e para a estação. As estações espaciais são desenhadas para suportar a vida em órbita a médio prazo, por períodos de semanas, meses, ou mesmo anos.
As estações espaciais são utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço, bem como para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, comparativamente a outros veículos espaciais.
A expressão "estação espacial" foi cunhada pelo alemão Hermann Oberth em 1923 para descrever uma estrutura que serviria como ponto de partida para viagens a Lua e Marte.
Exemplos:
Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7
Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5
Skylab
Mir
Estação Espacial Internacional
Exemplos: o Columbia e a Pathinder.
As Naves Tripuladas
São as naves que levam os astronautas para o espaço, nessa altura que comanda a nave e as operações são eles.
A primeira dessas viagens foi em 1969 quando Neil Amstrong e Edwin Aldrin pisaram a Lua pela primeira vez (missão Apollo 11).
As Estações Espaciais
Uma Estação Espacial é uma estrutura artificial concebida para a permanência humana no espaço. A distinção entre uma estação espacial e uma nave espacial reside na ausência de sistemas de propulsão ou de aterragem — em vez disso, são necessários outros veículos para transportes de e para a estação. As estações espaciais são desenhadas para suportar a vida em órbita a médio prazo, por períodos de semanas, meses, ou mesmo anos.
As estações espaciais são utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço, bem como para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, comparativamente a outros veículos espaciais.
A expressão "estação espacial" foi cunhada pelo alemão Hermann Oberth em 1923 para descrever uma estrutura que serviria como ponto de partida para viagens a Lua e Marte.
Exemplos:
Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7
Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5
Skylab
Mir
Estação Espacial Internacional
Para sondar a escrita e leitura!!
Distribuir fichas com informações sobre a aula para que cada aluno leia
uma parte.
Ditar pequenos Parágrafos sobre os instrumentos, orientando a escrita,
deixando espaços para eles ilustrarem.
Construir com os alunos o relógio do Sol ou sugestão da Nova Escola.
Produção Textual: Produzir um texto em grupo, sobre a experiência de uma
viagem ao espaço, sendo eles os astronautas.
·
1ª Etapa: Dividir a classe em 5 grupos e definir
tarefas para cada grupo (poderá ser através de sorteio). 1º grupo se encarrega
de iniciar a história falando sobre a missão e tripulantes (mínimo de 6
linhas). 2º grupo continua a história contando sobre a vida dos tripulantes
dentro da espaçonave. Já o 3º grupo cria uma aventura no espaço durante a
viagem. O 4º grupo relata sobre os sentimentos e emoções durante essa viagem
longa fora de casa. Finalmente o 5º grupo elenca as dificuldades encontradas
durante a viagem e conta como foi concluída.
·
2ª Etapa: Após a produção textual cada grupo
fará a leitura de seu fragmento de texto.
·
3ª Etapa: O professor escolherá um aluno para
colar as partes produzidas para montar o texto completo.
·
4ª Etapa: O professor fará a leitura oralmente e
fará observações aos possíveis erros cometidos relacionados as informações.
7º Ano: Linhas
de montagem automatizadas
Em roda de conversa, leia
o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as mudanças
causadas nas fábricas após a introdução de robôs e de computadores nas linhas
de montagem e de produção. Pergunte se seus alunos se recordam de algum lugar
que tenha automatizado a linha de produção. As respostas serão diversas, como
uma linha de produção de automóveis (carros), fábrica de refrigerante, fábrica
de bicicleta, fábrica de vidro ou de pratos e copos.
Não se preocupe em corrigi-los neste momento, mas questione qual é a
função do robô ou do computador nos contextos citados. Pergunte se eles já
pararam para pensar em como as coisas são produzidas nas fábricas e como eram
antigamente; faça perguntas do tipo:
- Já ouviram pessoas
mais velhas , amigos, vizinhos ou familiares falando sobre como era
difícil fabricar sapatos?
- Já ouviram pessoas
mais velhas, amigos, vizinhos ou familiares falando sobre como era
trabalhar em uma fábrica?
- O que eles faziam
na fábrica?
Questão Disparadora: Para quê um robô?
Sugestão de
Metodologia
Desenhos de meios de transportes como carros, motos,
bicicletas ..., escrever algo sobre esses meios de transporte. Pedir a um aluno
da turma pra apresentar sua bicicleta, o professor deverá indagar sobre a mão
de obra empregada.
Construção de robôs utilizando sucatas.
Sistematização
A resposta deve ser algo como:
Para a primeira lacuna: “mais rápido, de melhor qualidade, em maior
quantidade, com menos acidentes etc.”
Para a segunda lacuna: “qualificação profissional, curso técnico, curso
profissional, fazendo Senai.”
Para terceira lacuna: “a automatização, troca do homem pela máquina, uso
de robôs.”
Por fim, para a quarta “desemprego, baixo salário”.
A conclusão desta frase deve levá-los a perceber que ela é a resposta da questão inicial “Para que um robô?”. Aqui temos os aspectos positivos trazidos pela automatização, assim como alguns dos impactos negativos associados a ela. Lembre os alunos de que toda escolha, neste caso, a de automatizar ou não um processo, sempre implicará em algum tipo de impacto, muitas vezes nem sempre fácil de prever.
A conclusão desta frase deve levá-los a perceber que ela é a resposta da questão inicial “Para que um robô?”. Aqui temos os aspectos positivos trazidos pela automatização, assim como alguns dos impactos negativos associados a ela. Lembre os alunos de que toda escolha, neste caso, a de automatizar ou não um processo, sempre implicará em algum tipo de impacto, muitas vezes nem sempre fácil de prever.
Próximo assunto: Máquinas simples/O que são máquinas, história das
máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado).
8º Ano: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do
meio ambiente
Já há alguns anos que a temática de sustentabilidade e consciência
ambiental estão populares. Fala-se muito em cuidar do meio ambiente, em divulgar
a ideia da sustentabilidade, em mudanças na mentalidade e no comportamento das
pessoas o mais rápido possível frente aos desastres ecológicos e à escassez de
recursos vitais, frente à qualidade do ar que respiramos e as mudanças
climáticas, como o aquecimento global e suas preocupantes consequências.
Nesse sentido, a cada dia que passa, são criados novos avanços que
procuram aliar tecnologia à preservação ambiental. Carregadores e despertadores
movidos à energia solar são exemplos de como pequenas soluções podem fazer uma
grande diferença na economia e na preservação do meio ambiente. Existem vários
produtos e inovações que, se incorporados ao nosso cotidiano, podem produzir
efeitos semelhantes, como: lâmpadas mais econômicas, carros elétricos, tecnologias
que fazem uso de fontes alternativas de energia, como a solar ou a eólica, por
exemplo. Além disso, é crescente o número de pesquisas e o desenvolvimento de
alternativas tecnológicas de baixo impacto ambiental, como: computadores
biodegradáveis, carros recicláveis e celulares mais econômicos.
Inovações que aliam tecnologia com a preservação ambiental
Diversas empresas têm tido a conscientização ambiental necessária para
desenvolver produtos com tecnologia sustentável, para trazer melhorias e inovações
aos usuários ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente. Confira abaixo
algumas tecnologias do bem:
Chuveiro ‘Eva Smart’: com este chuveiro a economia de água pode
chegar até 50% e, é possível devido a um sistema smart que só
libera água quando é realmente necessário. O Eva oferece
um aplicativo que compara a quantidade de água que você usa com outros
usuários, motivando você a diminuir o consumo com a meta de pagar o valor do
dispositivo em menor tempo. Além disso, assim que a água aquece o suficiente, o
dispositivo interrompe o fluxo e avisa o usuário que está tudo pronto; assim
que a pessoa está no chuveiro, a água volta a fluir. Durante o banho, o
aparelho acompanha a posição do sujeito, quando se afasta para pegar o shampoo
a quantidade de água que cai diminui. Por fim, ainda informa quando é hora de
encerrar o banho, porque está demorando demais.
Lâmpadas inteligentes: A Philips tem a linha HUE
de lâmpadas LED que podem ser controladas por meio de um aplicativo
no smartphone, que programa ativação, intensidade e cores da luz
emitida. As lâmpadas também podem ter horário programado para ligar e desligar,
assim o usuário não precisa se preocupar em apagar as luzes da casa antes de
dormir.
Mouse e teclado: A Multilaser e a Maxprint, frente a onda das
tecnologias sustentáveis, lançaram um mouse e um teclado, respectivamente,
carregáveis por meio de luz solar ou artificial. Isso funciona porque os
dispositivos convertem a iluminação do ambiente em energia durante todo o dia,
armazenando em baterias de lítio. Dessa forma, é possível utilizá-los mesmo
quando não há luz no local. Com carga total, o mouse aguenta até duas horas de
uso em ambiente sem luz. Se você precisar de mais que isso, ele também possui
um dispositivo de compartilhamento de pilha. Já o teclado, após carregado por
cerca de duas horas na luz solar, dura até três meses de uso sem qualquer
acesso à luz.
Árvore de painéis solares: A aTree,
árvore artificial capaz de gerar energia elétrica foi desenvolvida por
um grupo de israelenses; ela tem “folhas” capazes de captar a luz solar através
de receptores menores do que os geralmente encontrados em telhados. A árvore
produz o suficiente para ser capaz de alimentar portas USB para smartphones,
roteadores Wi-Fi e até mesmo sistema de refrigeração de água.
Tomada ecológica: A empresa Grandideia lançou uma tomada que é
capaz de reduzir 40% do consumo de energia elétrica. Chamada de Eeconomax, a
tomada pode ser usada em eletrodomésticos, como ferro de passar, sanduicheiras,
chapinhas para cabelos, cafeteira elétrica, forno elétrico, entre outros, sendo
compatível com 110 e 220 volts. O aparelho usa os princípios da termodinâmica e
mantém o desempenho do eletrodoméstico dentro de condições satisfatórias de uso
sem usar o máximo de energia.
Casa inteligente: O conceito de casa inteligente vem ganhando
destaque atualmente, é um espaço residencial ecológico e evoluído em termos de
construção que contempla soluções integradas e racionais baseadas nas
tecnologias de informação, de modo a oferecer uma infraestrutura
tecnologicamente avançada que permite a quem nele habita usufruir de um
conjunto de serviços e funcionalidades. As principais vantagens da casa
inteligente são a comodidade, segurança, economia e conforto proporcionadas
pelo acionamento e desligamento dos diversos dispositivos elétricos da
residência feito de forma remota ou automática.
#ficacadicabringIT:
Contudo, caso não se pense em uma nova lógica de consumo, dificilmente a
tecnologia sozinha irá dar conta de reverter os danos ambientais que continuam
sendo aplicados pelo homem ao planeta.
É importante lembrar que o descarte desses produtos tecnológicos ,
eletroeletrônicos deve ser feito de maneira correta; a consciência ambiental
deve acompanhar todo o processo desses produtos! Para saber sobre como
descartar o lixo eletrônico, consulte:
https://blogbringit.com.br/dicas/lixo-eletronico-como-e-onde-descartar/
Como Trabalhar o Conteúdo?
Para casa: Solicitar a turma para observar esgotos a céu aberto, ou
qualquer outra agressão ao meio ambiente, no caminho que costuma fazer em
direção a escola, igreja, centro da cidade, etc, para fazer uma filmagem
e/ou e fotografar, registrando o problema da educação da população e
o descaso das autoridades com o meio ambiente e a saúde humana.
Para sondar a escrita e leitura!!
Distribuir fichas com informações sobre o conteúdo para que cada aluno
leia uma parte.
Ditar pequenos Parágrafos sobre a tecnologia do bem, orientando a escrita.
Próximo conteúdo:
Fontes e Tipos de Energia
Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis.
Modelos energéticos (fonte hidrelétrica, geotérmica, eólica e solar) e
energia limpa, destacar os modelos mais utilizados na região e impactos
ambientais.
9º Ano: Mídias Virtuais, Ética e Sociedade da informação.
Objetivos
• Participar de discussões sobre o conceito de mídia;
• Entender o lugar da mídia na educação e na formação do jovem;
• Criar recursos de mídia para interação.
1ª Etapa: Preparação
Fala-se muito do uso das mídias na educação. Porém, tão importante quanto
o uso de recursos midiáticos no processo educacional é, também, a educação para
o uso das mídias. Será que nossos alunos pensam o processo midiático? Será que
nossos alunos conseguem criticar informações advindas das diferentes mídias
atuais? Será que alunos jovens conseguem filtrar e buscar informações ou será
que teremos uma geração com excesso de informação e pouca formação midiática?
Esta aula se propõe a auxiliar o professor no processo de educação para o uso
da mídia de forma consciente, prática e inteligente.
Para ajudar, eis o conceito de mídia disponível no site Dicionário Online Português: "Qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo; meios de comunicação, comunicação de massa."
Para ajudar, eis o conceito de mídia disponível no site Dicionário Online Português: "Qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo; meios de comunicação, comunicação de massa."
2ª Etapa: Desenvolvimento da primeira atividade
O professor fará uma pesquisa entre os alunos para sondar o que entendem
por mídia, se conhecem o vocábulo e quais os hábitos que têm com relação ao
mundo midiático.
Organize os alunos em pares e solicite que conversem com seus colegas a respeito do uso das mídias. Sugestão de roteiro para esta conversa:
– O que você entende por mídia?
– Você dispõe de quais equipamentos de mídia? (rádio, TV, videocassete, DVD, computador etc.)
– Você lê jornais, revistas, livros? Com que frequência?
– Você utiliza rede social? Com que frequência? Quanto tempo conversa com seus amigos? (MSN etc.)
– Você utiliza mais mídias eletrônicas ou mídias impressas? Quais?
_ Será que as informações trazidas pela mídia podem te influenciar? Caso a resposta seja positiva, pergunte: como? Se for negativa peça para que o aluno pense em um comercial que o fez querer um objeto ou serviço.
Organize os alunos em pares e solicite que conversem com seus colegas a respeito do uso das mídias. Sugestão de roteiro para esta conversa:
– O que você entende por mídia?
– Você dispõe de quais equipamentos de mídia? (rádio, TV, videocassete, DVD, computador etc.)
– Você lê jornais, revistas, livros? Com que frequência?
– Você utiliza rede social? Com que frequência? Quanto tempo conversa com seus amigos? (MSN etc.)
– Você utiliza mais mídias eletrônicas ou mídias impressas? Quais?
_ Será que as informações trazidas pela mídia podem te influenciar? Caso a resposta seja positiva, pergunte: como? Se for negativa peça para que o aluno pense em um comercial que o fez querer um objeto ou serviço.
Não preocupe-se em responder ou aprofundar-se nas questões, elas serão
respondidas ao longo da aula.
É importante que ao final da conversa, com a contribuição do professor,
fique claro para os alunos o que é mídia e como ela está presente na vida de
cada um.
Leia as duas reportagens abaixo:
Lobo morre ao tentar pedir ajuda à porquinhos na floresta.
Testemunhas afirmam que o lobo pedia comida, enquanto os porquinhos
dançavam de dentro de sua casa. Infelizmente, o pobre lobo, faminto e doente,
espirrou muito forte e um tijolo caiu da casa acertando-o na cabeça.
Lobo mau morre ao tentar atacar indefesos porquinhos
Três porquinhos foram atacados por lobo na floresta. “Cantamos para que
ele não percebesse nosso medo, mas ele gritava que estava faminto e nós
temíamos por nossas vidas.” disse uma das vítimas. Felizmente, ao tentar
derrubar a casa, um dos tijolos caiu na cabeça do lobo mau.
Orientações: Leia as reportagens junto com os alunos. Oriente
o debate:
- Qual sua opinião sobre
as reportagens?
- Quais elementos estão
presentes em ambos os textos?
- O que faz os textos
serem diferentes? Os alunos devem perceber que o ângulo de vista, as
testemunhas e a própria opinião do jornalista podem alterar o seu viés.
- Essas reportagens
refletem uma opinião ou são mentirosas? É importante que os alunos
percebam que os elementos da reportagem são os mesmos, nada é inventado,
ou seja, não é mentira, mas opiniões diferentes do porquinho, da
testemunha e dos autores que levam a interpretações diferentes e,
consequentemente, informações diferentes.
- Se você lesse somente
a segunda reportagem o que pensaria sobre a história? Caso os alunos não
conheçam a história “Os Três Porquinhos”, cabe contá-la aqui, para que
possam comparar com as reportagens.
- Será que isso acontece
nas notícias de verdade?
- Ter mais de uma
opinião sobre o assunto é bom ou ruim?
Solicitar a leitura do texto “Na frente da TV” de Autoria de Rezende
Bruno de Avelar, publicada na Revista Mundo Jovem e depois debatam e respondam
às questões propostas.
Texto:
Dentro dos meios de comunicação social, a TV perde para o rádio em termos
de audiência. A cada dia, este grandioso veículo da comunicação investe mais em
tecnologia e qualidade: TV a cabo, TV de alta definição, sistemas de filmagem
usados no cinema transpostos para a televisão, dando cada vez mais beleza e
qualidade às imagens que vemos. Aperfeiçoa-se não apenas do ponto de vista tecnológico:
veja as refinadas produções dos senados, novelas, programas científicos ou de
entretenimento. A força que a televisão tem para mobilizar, encantar e informar
as massas é inquestionável. Ela oportuniza diversão acessível para
muitas famílias que, geográfica ou economicamente, estão isoladas. Não podemos
negar a importância da televisão. Ela tornou-se, para muitos, o único canal de
acesso ao conhecimento. Estruturada em redes, a TV integrou diferentes nações
do planeta, trazendo elevando notícias. As mais diferenciadas imagens dilatam
as nossas pupilas, ora por causa da beleza, ora por causa da violência. A morte
e a vida causando-nos espanto e emoção. Pela TV, a realidade mundial se
aproxima de nós e entra em nossas casas, através das imagens, dos sons, das
músicas e dos textos falados nos diferentes programas. Assim, vamos nos
inteirando de fatos desconhecidos e ampliando conhecimentos ainda em
construção. E, se não tomamos alguns cuidados, a TV acaba sendo um veículo
invasor que chega sem pedir licença e vai até onde não queremos. Não se pode
subestimar a força ideológica das grandes redes de televisão, como nos chama a
atenção Martín-Barbero: “A televisão não nos afeta só quando estamos olhando
para ela. (...) A maior influência da televisão não se produz através do tempo
material que lhe dedicamos, mas através do imaginário que ela gera e pelo qual
estamos sendo penetrados”.
Atualmente, os pais não conseguem ser uma presença junto aos filhos,
capaz de gerar valores. Talvez por isso fiquem tão aflitos e reclamem tanto que
os filhos fiquem expostos à apologia do consumismo, da violência e a outros
duvidosos valores que a TV veicula. Portanto, apresenta-se um desafio para as
famílias: como ajudar crianças e adolescentes a receberem criticamente o que a
TV veicula? Como ajudá-las a ter critérios para selecionar o que assistir? Como
primeira educadora, formadora de valores, a família tem de continuar exercendo
o seu papel, em qualquer contingência em que esteja inserida. Se não assume
esse papel, ela vai perdendo sua identidade formadora e, consequentemente,
comprometendo a integridade moral e o equilíbrio afetivo das futuras gerações.
Na infância, a pessoa absorve certos valores que só a família, enquanto grupo,
pode dar. Estes valores serão determinantes para aprenderem a viver em grupo no
conjunto da sociedade. Nenhum outro grupo social ou veículo formador pode
substituir o que é próprio da família. À família cabe o papel de geradora de
alguns dos “filtros” ou “óculos” pelos quais a criança, o adolescente, o jovem
e o futuro adulto enxergará o mundo. Através destes “óculos” é que a pessoa
distingue o bom e o ruim em tudo o que recebe, inclusive a programação da TV.
- Questões a serem levantadas: Quais os aspectos positivos da TV? Quais
os aspectos negativos? Peça para os alunos citarem outros tipos de mídia e
destacarem para cada uma delas, seus aspectos positivos e negativos.
Discussão e relatório. Pedir para que os alunos, divididos em grupo,
relatem como se relacionam com as diversas mídias. Pode se estabelecer um
roteiro de perguntas que eles devem responder: - qual das mídias: TV, internet,
rádio, revista etc. vocês dedicam mais tempo? Porque? Você acredita que essa
mídia influencie seu comportamento? Quais os aspectos positivos dessa
influência? E os negativos? Você costuma ouvir reclamações ou sugestões de seus
pais ou outros familiares por causa do excesso de tempo que você fica exposto a
uma ou mais mídias? Pedir para que exponham as respostas e discutam. Nessa
atividade, é importante que eles identifiquem padrões de comportamento, por
isso deve ser feito em grupo. Assim, pode-se identificar qual a mídia
influencia mais o comportamento do jovem hoje: internet, televisão? Essa
exposição tem sido observada e questionada pelos pais? Os alunos percebem a
influência da mídia em seus comportamentos: gírias, roupas, consumo?
Próximo
assunto: Uso responsável de aparelhos eletrônicos.
Nosso
Planeta
A Terra é
o terceiro planeta localizado mais próximo ao Sol e é um dos oito planetas do
nosso sistema solar, sendo o único dentre eles que possui água no estado
líquido. Sua atmosfera (a sua porção mais externa) é composta, principalmente, por
oxigênio e nitrogênio, além de vários outros gases em menor quantidade.
A maior parte
da superfície do nosso planeta é formada por água, que recobre cerca de 70% de
nossa superfície, compondo a chamada hidrosfera. Os outros 30% constituem as
terras emersas, que, juntamente às terras que estão recobertas pelas águas dos
oceanos, formam a litosfera (ou crosta terrestre). Abaixo da crosta terrestre
encontram-se mais duas camadas: o manto, que é composto basicamente por magma,
e o núcleo, que possui as mais altas temperaturas do planeta.
A idade da
Terra está estimada em 4,5 bilhões de anos, de acordo com os estudos geológicos
já realizados. Sua formação resulta da conjunção de poeira cósmica provocada
pela força da gravidade e, desde então, passou por diversas transformações. O
ramo da ciência que estuda as transformações físicas da Terra ao longo do tempo
é a Geologia, que dividiu a formação do nosso planeta em eras
geológicas.
De todo o
universo atualmente conhecido pelo homem, a Terra possui características únicas
que permitiram a formação dos seres vivos, pois ela se encontra a uma distância
do sol que não a torna muito fria e nem muito quente, além de possuir uma
excelente disponibilidade de recursos próprios à manutenção da vida.
Camadas da Terra
As camadas da Terra são a representação da estrutura interna do nosso
planeta.
As principais camadas da Terra são crosta, manto e núcleo
A estrutura interna da Terra, isto é, toda a composição do planeta
formada pela superfície e tudo o que abaixo dela se encontra, é formada por
várias formas, temperaturas, aspectos e composições químicas. Para um melhor
entendimento sobre como está estruturado o planeta, elaborou-se uma
classificação que deu origem ao que hoje compreendemos por camadas da Terra.
Ao todo, o planeta apresenta três principais camadas e duas
descontinuidades, que são as estruturas encontradas entre uma camada e outra.
Confira o esquema a seguir:
Esquema explicativo das camadas da Terra
A primeira camada da Terra é a Crosta
terrestre. É a menor das estruturas do planeta, mas é a mais importante
para as atividades humanas. Ela é fundamentalmente composta por rochas leves,
tendo como minerais predominantes o silício, o alumínio e o magnésio. Nas zonas
continentais, apresenta uma variação de 20 a 70 km de espessura, medidas que
diminuem nas zonas oceânicas, onde a variação é de 5 a 15 km.
Abaixo da crosta terrestre encontra-se a Descontinuidade
de Mohorovicic ou simplesmente Moho. Nela, as variações
sísmicas costumam ser mais rápidas e mais fluidas em relação à sua composição
externa.
A segunda camada da Terra é o Manto. Este
apresenta profundidades que vão dos 30 km abaixo da superfície até 2900 km,
além de temperaturas internas que chegam a alcançar os 2.000ºC, o que propicia
o derretimento das rochas, transformando-as em magma. No manto interno, o
material é mais líquido, haja vista que as temperaturas são maiores; já no
manto externo o material magmático é mais pastoso.
A terceira e última das camadas da Terra é o Núcleo.
Não se sabe exatamente qual é a sua composição, mas há fortes indícios de que
ele seja formado por uma liga de ferro e níquel, que também deve envolver outro
elemento químico ainda desconhecido. O núcleo externo encontra-se no estado
líquido e o núcleo interno é sólido em virtude da influência da pressão interna
do planeta sobre ele.
Atualmente, sabe-se que o núcleo interno da Terra
gira a uma velocidade maior do que o próprio movimento de rotação do planeta.
Isso porque, como o núcleo externo é líquido, o núcleo interno fica imerso nessa
verdadeira “câmara” de magma derretido, que o isola das camadas restantes. O
fato de ele girar em grandes velocidades indica que o planeta também girava
mais rápido em tempos remotos.
Prática 1
Após o professor ter concluído sua explicação acerca do tema em questão,
é interessante a realização de uma atividade complementar de caráter prático,
para isso são necessários:
• Giz.
• Três metros de barbante.
• Fita adesiva de 5 cm de largura.
• Um marcador (caneta, destaca texto, pincel etc.).
Na execução da atividade é preciso reservar um bom espaço físico (quadra, sala de aula, um pátio ou qualquer espaço de tamanho suficiente que esteja disponível).
Procedimentos de execução do trabalho prático:
- Primeiro passo: estabelecer um ponto no espaço escolhido que representará o centro da Terra.
• Três metros de barbante.
• Fita adesiva de 5 cm de largura.
• Um marcador (caneta, destaca texto, pincel etc.).
Na execução da atividade é preciso reservar um bom espaço físico (quadra, sala de aula, um pátio ou qualquer espaço de tamanho suficiente que esteja disponível).
Procedimentos de execução do trabalho prático:
- Primeiro passo: estabelecer um ponto no espaço escolhido que representará o centro da Terra.
Segundo passo: coloque um aluno sobre o ponto
marcado, segurando uma das pontas do barbante bem próxima ao chão.
- Terceiro passo: na ponta que sobrou amarre um giz.
- Quarto passo: o aluno que está “no centro da Terra” deve segurar o barbante, enquanto outro pega a ponta que contém o giz e gira ao redor do centro, surgindo assim, uma circunferência.
- Quinto passo: a linha que delimita a circunferência deve ser coberta pela fita adesiva de 5 cm, que representará a crosta terrestre.
- Sexto passo: medir a partir do centro 1,38 metros e traçar uma nova circunferência, que representará o núcleo da Terra.
OBS.: Considerando a escala adotada de 1 cm equivalente a 64 km, a circunferência de 1 m de raio será igual a 6.400 km; a de 98,9 cm, igual a 6.330 km, evidenciando a espessura reduzida da litosfera que varia de um lugar para outro, podendo atingir 70 km de espessura; a última circunferência de 54,6 cm é igual a 3.500 km, referente à espessura total do núcleo. O intervalo entre a litosfera e o núcleo, corresponde ao manto com uma espessura média de 2.800 km.
- Terceiro passo: na ponta que sobrou amarre um giz.
- Quarto passo: o aluno que está “no centro da Terra” deve segurar o barbante, enquanto outro pega a ponta que contém o giz e gira ao redor do centro, surgindo assim, uma circunferência.
- Quinto passo: a linha que delimita a circunferência deve ser coberta pela fita adesiva de 5 cm, que representará a crosta terrestre.
- Sexto passo: medir a partir do centro 1,38 metros e traçar uma nova circunferência, que representará o núcleo da Terra.
OBS.: Considerando a escala adotada de 1 cm equivalente a 64 km, a circunferência de 1 m de raio será igual a 6.400 km; a de 98,9 cm, igual a 6.330 km, evidenciando a espessura reduzida da litosfera que varia de um lugar para outro, podendo atingir 70 km de espessura; a última circunferência de 54,6 cm é igual a 3.500 km, referente à espessura total do núcleo. O intervalo entre a litosfera e o núcleo, corresponde ao manto com uma espessura média de 2.800 km.
Conclusão:
Com o desenho da representação das camadas da Terra na escala reduzida,
pede-se aos alunos que observem e comentem as proporções entre as partes,
destacando a espessura reduzida da litosfera, em relação às demais. O
professor pode levantar a questão da fragilidade da camada mais externa, onde
está situada a biosfera, com todos os seres vivos, inclusive o próprio
homem.
O trabalho prático reforça o aprendizado dos alunos, além dos mesmos ter
uma dimensão maior acerca do tema a partir da experiência.
Prática 2: Camadas da Terra
Modelo Tridimensional das camadas da Terra: Crosta, Manto e Núcleo
(estruturas já consagradas pela ciência)
"Júlio Verne, escreveu
Viagem ao Centro da Terra (1864) há mais de 100 anos. Trata-se de uma expedição
imaginária por dentro de um vulcão, na Islândia para atingir o centro do
planeta." O que você acha que encontraria se fosse possível fazer um
buraco profundo o suficiente para atingir o centro da Terra? Que tipo de
material seria? O mesmo da superfície? Quente? Frio? Sólido? Gasoso? Líquido?
Materiais: Massinha de modelar, estilete, e uma folha com a imagem das
camadas da Terra.
1) Com a folha camadas da Terra em mãos, planeje a junção das massinhas de
modelar, percebendo a necessidade de fazer o globo terrestre em corte para que
seja possível visualizar o interior do planeta.
Escolhi 4 cores: faz uma bolinha com a marrom (Núcleo), e escolhe a
vermelha para representar o Manto.
|
Envolva a massinha que escolheu pra representar o Manto sobre a
massinha marrom (Núcleo), cuidando para não amassar (Tem que ficar
redondinho).
|
|
Para a representação da Crosta Terrestre misture massinha azul claro
(oceanos) com verde (matas).
|
Envolva o Manto (contendo o núcleo em seu interior) com a massinha
que está representando a Crosta Terrestre, com cuidado para não amassar.
|
Faça um corte no meio da esfera de massinha de modo que você obtenha
duas metades iguais.
|
|
Está aí a representação do interior da Terra em três dimensões.
|
Essa é uma hipótese a respeito da estrutura do Planeta.
|
"Explorar o interior da Terra é um desafio para a Ciência, pois nem
mesmo as mais sofisticadas tecnologias funcionam quando submetidas a elevadas
temperaturas, como as encontradas no interior do planeta, que, estima-se podem
atingir 5.000 ºC."
"Júlio Verne, escreveu Viagem ao Centro da Terra (1864) há mais de
100 anos. Trata-se de uma expedição imaginária por dentro de um vulcão, na
Islândia para atingir o centro do planeta."
ATIVIDADES
1- O planeta Terra é o único
astro do Sistema Solar a apresentar vida, tal como, a conhecemos. Num pequeno texto, procura explicar quais as
condições que são exclusivas da Terra e que levaram ao surgimento das diversas
formas devido, há milhões de anos atrás.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O planeta Terra é uma
grande estrutura que pode ser dividida em compartimentos para facilitar seu
estudo. Um desses compartimentos é composto majoritariamente de material sólido
e rígido. Outro é composto em grande parte de matéria líquida e o terceiro
possui uma grande quantidade de gás nitrogênio.
Identifique os compartimentos citados.
3. Faça um esquema da estrutura da Terra representando suas camadas, da
crosta até o núcleo. Que camada é a mais fina?
4. O planeta Terra é um ser
vivo?
Sim, pelo menos
segundo a Teoria de Gaia. Em 1969,
a Nasa pediu ao químico inglês James Lovelock que
investigasse Vênus e Marte para saber se eles possuíam alguma forma de vida.
Analisando os nossos vizinhos do sistema solar, Lovelock disse que não existia
nada que pudesse ser considerado vivo por lá. Mas, ao olhar a própria Terra,
ele concluiu que, além de ser residência de diversas formas de vida, ela também
se comporta como um imenso ser vivo, com mecanismos que ajudam a preservar os
outros seres vivos que abriga. E batizou esse ser de Gaia, em homenagem à deusa
grega da Terra. No começo, a teoria foi rejeitada pela comunidade científica,
que achou a ideia meio hippie e pouco baseada em experiências que a
comprovassem. Mas o lançamento de satélites a partir dos anos 70 trouxe dados
sobre o planeta que ajudaram a reforçar a tese central da Teoria de Gaia: o
planeta tem uma capacidade de controlar a sua temperatura, atmosfera,
salinidade e outras características que mantêm o nosso lar, doce lar
confortável, com condições ideais para a existência da vida.
Mundo Estranho. Janeiro/2008
Questões sobre o texto.
a-A que conclusão o
cientista Lovelock chegou, sobre os planetas Vênus e Marte?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b-Segundo o cientista, como a Terra se comporta em relação aos que
nela residem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c-A teoria de Lovelock, no início não foi muito levada a sério. Que fato
trouxe credibilidade para seus estudos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________d-Cite
os fatores que reforçam a tese central da Teoria de Gaia.
5. Sobre a estrutura interna da Terra, julgue as afirmativas a seguir:
I. A crosta terrestre pode ser classificada em continental e
oceânica.
II. O núcleo externo encontra-se no estado líquido.
III. Entre o manto e o núcleo encontra-se a descontinuidade
de Mohorovicic.
IV. A litosfera abrange o núcleo e a crosta da Terra.
V. O manto é a maior das camadas internas do planeta.
VI. O manto externo é menos denso e mais pastoso do que o
manto interno.
Sobre a pertinência das afirmações acima, é válido dizer que:
a) Todas estão corretas.
b) Apenas I, III e VI estão corretas.
c) III e IV estão incorretas.
d) I, II, V e VI estão corretas.
e) Todas estão incorretas
6. O interior da Terra é dividida em várias camadas. Entre essas
diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, qual(is)
dela(s) pode(m) ser considerada(s) sólida(s).
a) somente a crosta terrestre
b) somente o manto
c) somente o núcleo
d) a
crosta e o núcleo interno
e) o manto externo e a crosta
7. A
porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma
espessura variada. Tal camada é o (a):
a) magma
b) litosfera
c) troposfera
d) criosfera
8. Represente através de desenho o fragmento do texto abaixo:
“De todo o universo atualmente
conhecido pelo homem, a Terra possui características únicas que permitiram a
formação dos seres vivos, pois ela se encontra a uma distância do sol que não a
torna muito fria e nem muito quente, além de possuir uma excelente
disponibilidade de recursos próprios à manutenção da vida.”
9. Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo.
a) Litosfera:
b) Atmosfera:
c) Manto:
d) Hidrosfera:
7º Ano
Máquinas
Simples: o que são, tipos, exemplos
Máquinas simples são
ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas
simples do dia a dia.
Como exemplos de
máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas, saca-rolha,
cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que facilitam a vida
diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar as tarefas comuns.
Todos esses objetos
funcionam baseados nos princípios de máquinas simples.
Nesta aula estudaremos
os princípios de funcionamento dessas máquinas.
A máquina ajuda, mas
usada de maneira extrema também escraviza, obrigando a um ritmo cada vez mais
acelerado e a uma produção sempre maior.
Agora, pense um pouco
sobre as máquinas. O que você entende por máquina?
Ou algo como máquinas
de lavar roupa, de lavar louça, de cortar grama, de costura, ou ainda carros,
aviões, máquinas de guerra etc.
Certamente são
máquinas, mas máquinas complexas, formadas por grande número de peças, de
engrenagens, de parafusos etc.
As máquinas que iremos
estudar neste módulo são denominadas máquinas simples, justamente porque suas
estruturas são tão simples que às vezes parece estranho chamá-las de máquinas.
Apesar desse estranhamento, as máquinas simples, assim como as complexas, nos
auxiliam a realizar trabalho.
Alavanca
No século III a.C., o
sábio Arquimedes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das
alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão
entusiasmado que teria afirmado:
“Deem uma alavanca e um
ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”.
Como você pode ver na
ilustração, a alavanca nada mais é do que uma barra rígida (de madeira, metal
ou outro material) que se move apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de
apoio.
Nas alavancas podemos
identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em nosso
exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no caso
seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar.
Se fizermos um esquema
de alavanca identificaremos ainda: o braço de alavanca da força potente e o
braço de alavanca da força resistente. Veja:
Em seus experimentos,
Arquimedes concluiu que uma alavanca está em equilíbrio quando:
F1 . D1 = F2 . D2
Desse modo, ele
percebeu que para manter o equilíbrio da alavanca bastaria aumentar a distância
do ponto de aplicação da força ao ponto de apoio e com isso, teoricamente,
poderia até deslocar algo tão grande quanto a própria Terra.
Deixando um pouco o
entusiasmo de Arquimedes de lado, a verdade é que essa propriedade das
alavancas é muito útil, e explica porque os mecânicos aumentam o braço das
chaves de roda quando precisam retirar os parafusos que prendem a roda.
Tipos de alavancas
As alavancas são
classificadas de acordo com a posição de seus elementos. Veja nos esquemas os
tipos de alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade,
são alavancas.
Alavancas interfixas:
quando o ponto de apoio fica entre a força resistente e a força potente. Veja:
Exemplos de alavancas
interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes.
Alavancas
inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica entre a força
potente e o ponto de apoio.
São exemplos de
alavancas inter-resistentes: os quebra-nozes, os carrinhos de mão e a
articulação do pé humano.
Alavancas
interpotentes: são aquelas em que a força potente fica entre o ponto de apoio e
a força resistente.
São exemplos de
alavancas interpotentes: as pinças e a articulação do cotovelo humano.
Roldana
ou Polia
Uma roldana é um disco
que gira em torno de um eixo e possui um sulco (fenda), por onde passa algum
tipo de cabo.
As roldanas podem ser
fixas a um ponto ou móveis e, como toda máquina simples, facilitam o trabalho.
Vá até um mastro da
bandeira e dê uma olhadinha nas roldanas fixadas a ele. Veja como elas mudam o
sentido de aplicação da força: a corda é puxada para baixo e a bandeira sobe.
Essa é a grande
vantagem das roldanas fixas: o redirecionamento de aplicação da força porque,
quanto à intensidade da força a ser usada, não há ganho. A força aplicada
(potente) é igual à força resistente.
As roldanas auxiliam em
diversas atividades. Você mesmo já deve ter visto roldanas em ação. Veja dois
exemplos em que as roldanas fixas facilitam o trabalho.
Quando se tira água de
um poço, o balde desce ao fundo e volta, graças ao auxílio de uma roldana. Nas
cerimônias de hasteamento das bandeiras, lá estão as roldanas fixas, presas ao
mastro. Elas redirecionam o sentido de aplicação da força e permitem a subida
Reduzem a força
aplicada e movimentam-se junto com o objeto transportado, pois seu eixo não é
fixo.
Em uma roldana como a
representada no esquema, o peso do corpo está sustentado por duas forças: uma
exercida pelo suporte fixo e outra pela pessoa.
Portanto, usando uma
roldana como essa, é possível sustentar um objeto exercendo uma força de
intensidade igual à metade do peso dele.
Associação de roldanas
São usadas quando há
necessidade de erguer objetos muito pesados. Quando o sistema é formado por uma
roldana fixa e diversas móveis, determinamos a força a ser aplicada dividindo a
força resistente por 2n, onde n será o número de roldanas móveis do
sistema. Veja nos exemplos abaixo algumas situações:
Em A a roldana é fixa e
já vimos que esse tipo de roldana não produz alteração na intensidade da força
a ser aplicada, portanto, para um peso R será preciso aplicar uma força F de
valor igual (F = R). Em B, temos um sistema com uma roldana fixa e uma móvel,
então
RR
21 = 2,
a força a ser aplicada será 2 (F = -2-), ou seja, a metade do peso do corpo; em
C, o sistema
é formado por uma
roldana fixa e duas móveis. Por isso, teremos 22 = 4, a força
aplicada deverá RR
ser de -7- (F = -7-) ou
seja terá 1/4 do peso do objeto; finalmente, em D, a força deverá ter 44
intensidade de 23 , porque há três roldanas móveis no sistema,
então a força a ser aplicada RR terá intensidade de (F = -£-), isto é, oito
vezes menor do que o peso do objeto.
8 8
Há outras composições
usando roldanas. Nos navios e guindastes do cais dos portos, essas combinações
ajudam a movimentar cargas de muitas toneladas.
Engrenagens
As engrenagens também
têm ampla aplicação na indústria mecânica. Basicamente, elas são discos
dentados que podem ser feitos de diversos metais ou ligas resistentes (para
serviços mais pesados, como máquinas, câmbios e motores) ou de plástico (para
usos mais leves, como em relógios de parede, por exemplo). Por meio da
combinação de engrenagens de diferentes características, é possível transmitir
movimentos e ampliar ou reduzir forças. Nesse caso, é possível dispensar as
correias ou polias, fazendo a transmissão diretamente pelo contato entre as
engrenagens: Para um acoplamento formado por uma engrenagem de raio R e N
dentes r.n = R.N.
As engrenagens possuem algumas vantagens sobre
outros sistemas, quando se utiliza o funcionamento por meio do contato direto
dos dentes: Evitam o deslizamento entre as engrenagens, fazendo com que os
eixos ligados a elas estejam sempre sincronizados um com o outro. Tornam
possível determinar relações de marchas exatas. Assim, se uma engrenagem tem 60
dentes e a outra tem 20, a relação de marcha quando elas estão engrenadas é de
3:1. São feitas de tal maneira que possam trabalhar mesmo que haja imperfeições
no diâmetro e na circunferência reais das duas engrenagens, pois a relação de
marcha é controlada pelo número de dentes. As bicicletas com câmbio funcionam
com um conjunto de discos dentados, acionados por corrente de aço. Conforme
mudamos a combinação entre eles, conseguimos mais força ou maior velocidade.
Plano inclinado é toda
superfície reta que tenha alguma inclinação. Por exemplo, uma ladeira é um
plano inclinado.
Observe a acentuada
subida. Se, por um lado, um plano inclinado permite o acesso a áreas mais altas
com menor esforço, por outro, ele torna o caminho mais longo.
Podemos dizer que
quanto menor o ângulo do plano inclinado, maior a distância a ser percorrida,
porém menor a força a ser aplicada.
Imagine como seria
possível ir do litoral a alguma cidade serrana se não fosse com o uso dos
planos inclinados! Teríamos todos de ser alpinistas.
Percebeu como os planos
inclinados são importantes? Eles, como todas as máquinas simples, facilitam o
trabalho.
Dos planos inclinados
derivam-se algumas outras máquinas como a cunha e o parafuso. Cunha
As cunhas se formam
pela justaposição de dois planos inclinados unidos por suas bases. As lâminas
cortantes de instrumentos como facas, machados e cinzéis, utilizam-se de
cunhas.
São planos inclinados
“enrolados” ao redor de um eixo. Veja no desenho, cada volta do plano
corresponde a uma saliência do parafuso.
Procure lembrar alguns
usos dos parafusos. Anote. Agora vamos ver se você lembrou de outras coisas
além da função de fixar objetos.
Além de manter unidos
pedaços de madeira ou metal, os parafusos auxiliam a executar movimentos, como
um banco de piano que sobe e desce com auxílio de um parafuso.
Também são parafusos as
hélices de navios e aviões, bem como no passado muitos instrumentos de moagem
eram formados por grandes parafusos. Brocas de perfuração também são grandes
parafusos. Olhe um saca-rolhas, por exemplo. Na verdade, ele é um parafuso.
Algumas peças de uma
máquina de moer grãos também são parafusos, observe a peça que vai no centro e
faz a moagem.
Sugestão de exercícios
1. O que é uma
alavanca?
2. Qual a vantagem dada
por uma roldana fixa?
3. Uma tesoura é uma
alavanca interfixa. Mas ela também é formada por outro tipo de máquina simples.
Qual é? Onde vamos encontrá-la?
4. Um operário precisa
colocar um objeto de 240kg sobre uma laje no segundo andar de uma construção.
Para isso ele dispõe de um sistema de roldanas formado por 1 roldana fixa e 3
roldanas móveis. Qual a força que ele precisará realizar para cumprir sua
tarefa?
Como
o uso exagerado de celular e tablet pode prejudicar seu filho
Estudo sugere que o uso excessivo pode atrasar o
desenvolvimento de habilidades de linguagem e sociabilidade das crianças.
Da redação 29/01/2019
às 10h02 - terça-feira | Atualizado em 31/01/2019 às 08h45
Antigamente, as
brincadeiras mais comuns poderiam se resumir a jogar futebol, brincar de boneca
ou andar de bicicleta. Nos dias atuais, contudo, a diversão da
garotada tem ocorrido no campo eletrônico. Depois da TV e dos videogames,
celulares e tablets chegaram como opção de lazer para os
pequenos.
E isso pode ser
um problemão, sabia?
A pesquisa, que
acompanhou cerca de 2,5 mil crianças de 2 anos de idade, identificou que elas
passavam, em média, 17 horas em frente a telas por semana — isso inclui
assistir televisão, jogar videogames e usar computador, tablet ou
celular.
Aos 3 anos, a
média aumentou para cerca de 25 horas, mas caiu para cerca de 11 horas aos 5
anos, período em que as crianças começam a frequentar a escola primária.
O que a pesquisa
concluiu?
A pesquisa foi
publicada no periódico JAMA Pediatrics e propõe uma reflexão
sobre quanto tempo de uso de telas é seguro para as crianças.
Com base
nas entrevistas feitas com as mães consultadas, entre 2011 e 2016, sobre as
habilidades e o desenvolvimento de seus filhos quando tinham 2, 3 e 5 anos, o
estudo sugere que há um aumento do tempo de uso de telas antes que
qualquer atraso no desenvolvimento seja notado.
É importante
destacar, contudo, que mesmo com mais esse estudo, ainda não está claro se o
aumento do uso de telas é diretamente responsável por isso. Ele pode ser um
aspecto simultâneo a outros fatores que estejam ligados ao atraso no
desenvolvimento, como a forma como a criança é educada e o que ela faz no seu
tempo vago.
Consequências do
uso exagerado de tela
Especialistas
sugerem que as crianças NÃO
DEVEM ter smartphones antes dos 12 anos. E há várias razões para isso.
Por isso,
é importante que os pais estejam atentos à superexposição dos filhos diante
do eletrônico.
Ao aproximarem demasiadamente o tablet aos olhos,
por exemplo, as crianças podem realizar uma contratura muscular para
enxergar bem as imagens numa distância curta, deixando de relaxar sua
musculatura quando olha para longe.
O
resultado? Desenvolve-se uma miopia precoce ou até mesmo um
astigmatismo.
Para reconhecer
esses possíveis sintomas, é importante verificar a atitude da criança em
aproximar o tablet, livros e outros objetos o mais próximo possível
dos olhos para enxergar imagens e vídeos. Identificada essa situação, os pais
devem procurar o oftalmologista para definir o diagnóstico e tratamento.
O uso exagerado
de celular ou tablet ainda afeta o sono, desenvolve problemas emocionais,
atrapalha interações sociais e limita o tempo em que realizam qualquer
atividade física.
Qual o tempo
limite de tela?
Especialistas afirmam
que cada pessoa possui uma tolerância a esse tipo de exposição. Por
isso, não há um limite de tempo determinado e cabe aos pais
responder as seguintes perguntas:
- O tempo de
tela na sua casa é controlado?
- O uso de telas interfere no que a família quer fazer?
- O uso de telas interfere no sono?
- Você consegue controlar o que a criança come durante o tempo de uso de tela?
- O uso de telas interfere no que a família quer fazer?
- O uso de telas interfere no sono?
- Você consegue controlar o que a criança come durante o tempo de uso de tela?
Como diminuir o
tempo de tela
De acordo com
cientistas, o tempo excessivo em tela faz com que a crianças perca
oportunidades de praticar e dominar outras habilidades importantes.
A Associação
Americana de Pediatria (AAP) sugere que os pais ou responsáveis
estabeleçam períodos em que os aparelhos não possam ser usados, como refeições
e deslocamentos de carro, ou até mesmo em locais da casa, como os quartos.
Especialistas
também aconselham que as crianças
não usem telas uma hora antes de dormir, para que seus cérebros tenham tempo de
relaxar para dormir.
Como medida
preventiva, recomenda-se que o uso do tablet ou do celular
seja intercalado com outras atividades saudáveis, como:
- Passeios a parques, hortos e praças;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Piqueniques;
- Visitas a amigos e familiares;
- Ler livros;
- Dançar;
- Praticar esportes, como futebol, natação e vôlei.
___________________________
* Com informações da BBC Brasil.
- Passeios a parques, hortos e praças;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Piqueniques;
- Visitas a amigos e familiares;
- Ler livros;
- Dançar;
- Praticar esportes, como futebol, natação e vôlei.
___________________________
* Com informações da BBC Brasil.
Dicas de como se afastar um pouco das redes sociais:
1 - Dedique
o seu tempo para fazer outras atividades, como ler
um livro;
2 - Organize programas com a família e amigos;
3 - Pratique esportes em seu tempo livre. Além de te dar um tempo da internet, ainda faz bem para a sua saúde;
4 - Confira as suas redes sociais com um propósito em mente, assim você não perde tanto tempo com coisas, que talvez não lhe agreguem em nada;
5 - Uma opção para não entrar nas mídias sociais a cada alerta é desligar as notificações;
6 - Estabeleça um horário para você entrar em suas redes sociais. Dessa forma, você realiza suas prioridades sem perder tempo e ainda depois pode verificar suas mensagens, e-mails e etc com mais tranquilidade.
2 - Organize programas com a família e amigos;
3 - Pratique esportes em seu tempo livre. Além de te dar um tempo da internet, ainda faz bem para a sua saúde;
4 - Confira as suas redes sociais com um propósito em mente, assim você não perde tanto tempo com coisas, que talvez não lhe agreguem em nada;
5 - Uma opção para não entrar nas mídias sociais a cada alerta é desligar as notificações;
6 - Estabeleça um horário para você entrar em suas redes sociais. Dessa forma, você realiza suas prioridades sem perder tempo e ainda depois pode verificar suas mensagens, e-mails e etc com mais tranquilidade.
E, aí? Bora sair um pouquinho da tela do
celular/computador
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