5ª SD Cie 2023 8º Ano

  

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida”.

Subtema: Como a vida começa?

Unidades Temáticas: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Reprodução, Sexo e Sexualidade. Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Mecanismos reprodutivos; Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). Sistema reprodutor masculino e feminino. Puberdade e hormônios.

Ano:                          Período:   12 a 23/06 – 10 a 14/07                                       Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). (EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes. (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Distinguir o conceito de reprodução assexuada e reprodução sexuada. Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e valorização do sexo. Reconhecer as mudanças biológicas e psicossociais que envolvem a puberdade e a adolescência. Identificar os diferentes tipos de reprodução em animais e plantas; Identificar as estruturas dos sistemas reprodutor feminino e masculino com suas respectivas funções. Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo, relacionando-as às transformações do período da puberdade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Reprodução, sexo e sexualidade são a mesma coisa?

 

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Após acolher as respostas dos alunos discutir as informações trazidas por eles, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula.

 

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Após o levantamento de conhecimentos prévios peça ao aluno para abrirem o livro Inspire Ciências 8º ano página 76 e 77. Depois peça que analisem a imagem, copiem no caderno as questões 1,2,3 e 4 da mesma página e respondam, porém, o professor deverá fazer uma pequena discussão das questões.

 

Etapa03: Correção da atividade (10min)

 

Etapa 04: Questões Problematizadoras (10 min)

Contexto questões problematizadoras: O que é reprodução? O que aconteceria com uma espécie incapaz de se reproduzir? Quais os tipos de reprodução que você conhece? Toda reprodução sexuada está relacionada com o sexo? Acolha as respostas.

AULA 02

 

Tema: Reprodução Assexuada

Etapa 05: Contexto (20 min)

Materiais necessários para a aula: Equipamento de som para transmissão do áudio na etapa “Contexto”, acesso à internet, equipamentos para projeção de imagens (se disponível em sua escola), materiais diversos para criação de modelos na etapa “Mão na massa” (massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.), figuras e textos que ilustram a reprodução sexuada e a reprodução assexuada (podem ser impressas ou projetadas), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais diversos de consulta/pesquisa para os estudantes para a etapa “Mão na massa” (equipamentos com acesso à internet, livros didáticos, revistas de ciências…).

 

Orientações: Apresente aos alunos o aúdio “Hidra” do projeto “Na onda da vida”: https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=3434.

Nesse material, é possível perceber uma comparação entre a Hidra da mitologia Grega com a Planária, um platelminto. Por ser um áudio é interessante que apresente também imagens dos dois seres. Elas podem ser impressas ou projetadas.

Se não for possível transmitir o áudio, compartilhe as informações contidas no áudio de outra maneira e apresente aos estudantes junto com as imagens. Explique aos alunos como ocorre a regeneração de uma planária ao ter o corpo dividido, por exemplo, ela complementa a parte perdida.

Diante deste material, estimule os alunos com questionamentos como:

  • Quais comparações podemos estabelecer entre o ser mitológico grego e o ser vivo conhecido como planária?
  • Quais características o áudio relata sobre a forma de reprodução das planárias?
  • Você acredita que este tipo de reprodução permite a variação das características dos indivíduos da mesma espécie? Por que?

Materiais necessários: Equipamento de som para transmissão do áudio, acesso à internet e equipamentos para projeção de imagens (se estiver disponível em sua escola), caso não seja possível projetar a imagem, imprima para expor.

Material de apoio:

http://gnosisbrasil.com/artigos/o-mito-da-hidra-de-lerna/

 

Etapa 06: Aprofundando no tema (30 min)

 

Retomar o objeto de conhecimento sobre reprodução assexuada, a partir de uma aula expositiva dialogada. Utilizar como suporte as páginas 78 e 79 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Se tiver condições exponha o vídeo para os estudantes, disponível no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=LYgWZmYyCkc

Nesta  parte da aula, procure sistematizar o conceito de reprodução assexuada, anotando sua definição no quadro. Oriente os estudantes na conclusão de que reprodução assexuada é o processo biológico pelo qual um indivíduo dá origem a outros indivíduos idênticos por meio de divisões celulares. Eles devem compreender que, nessa forma de reprodução, não há união de gametas. Solicite aos estudantes que registrem o conceito no caderno.

 

AULA 03

 

Tema: Reprodução Sexuada

 

Etapa 07: Mão na Massa I (20min)

 

Após a exposição do objeto de conhecimento, solicitar que os estudantes ilustrem  no caderno os tipos de reprodução assexuada , identificando-os.

 

Etapa 08: Questão Disparadora (10 min)

 

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Materiais de apoio:

·         http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/site/pdf/biologia/LIVRO_Rep_Vida_WEB.pdf

·         http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Ciencias/Artigos/perspectiva_ludica.pdf

 

Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Chegou o momento de esclarecer as dúvidas e o que os estudantes pensam sobre a reprodução sexuada a partir de exposição do objeto em estudo, utilize como suporte a página 81 do livro didático 8º ano. Leia com atenção as orientações didáticas.

 

Observação: Nessa aula caberia uma prática com flor de hibisco, observação de estruturas de  reprodução.

 

AULA 04

Tema: Estabelecendo diferenças entre os tipos de reprodução

 

Etapa 10: Mão na Massa II (20 min)

Agora você mostrará duas imagens aos alunos: uma que representa um exemplo de reprodução assexuada e outra que representa a reprodução sexuada. Também deverá indicar os conceitos dos dois tipos de reprodução e pedir que os alunos identifiquem qual tipo de reprodução se encaixa em cada situação apresentada na atividade anterior. Ao fazer a relação, os alunos terão que expor os argumentos que os levaram a estabelecer estas conexões. Em seguida convide-os a registrarem a tabela abaixo conforme as orientações abaixo:

Orientações: Os alunos deverão montar uma tabela no quadro com a sua ajuda, que permitirá diferenciar os tipos de reprodução e responder novamente a questão disparadora. Em seguida a tabela deverá ser transcrita no caderno. A tabela terá os seguintes tópicos:

Etapa 11: Verificando a Aprendizagem (20min)

Oriente os estudantes a realizarem a atividade da página 82 (1 ao 3) do livro didático Inspire Ciências 8º Ano, caso o tempo não seja suficiente, deixe que terminem em casa.

 

Etapa 12: Correção da Atividade (10min)

 

Fazer a correção da atividade da etapa 10, aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade.

 

AULA 05

Tema: Adolescência: o que está acontecendo comigo?

Etapa 13: Para início de conversa (05 min)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que irão discutir sobre algumas transformações que estão vivenciando.

Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

 

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda. Em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra poética, mas que fechassem os olhos para ouvi-la. Declame parte da obra Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo, e, após a leitura, se possível, projete os trechos da obra para que possam retomá-los no momento da discussão. Você também pode utilizar o material impresso ou trazer escrito em um cartaz, além da opção do registro no quadro, mas as outras duas permitem ganho de tempo para a discussão.

Após a declamação peça que abram os olhos e ao promover contato com a obra escrita faça algumas perguntas que permitam a eles refletir e por meio de uma breve discussão enxergar como o autor descreve as diferentes épocas da vida e sua transição.

Será um momento curto de discussão para uma ou duas hipóteses/respostas simples para algumas perguntas, como:

·         O que vocês sentiram ao ouvir o trecho da obra? Qual seria o principal sentimento do autor ao escrevê-la?

·         De quais fases de vida ele fala? (Espera-se que digam infância e adolescência?).

·         Os poemas sempre falam de forma mais objetiva o que gostariam de representar? (Espera-se que eles digam que não costumam ser literais e deixam questões subentendidas ao leitor.)

·         Como o autor descreve a infância e a adolescência? Quais elementos ele utiliza que permitem chegar a essa conclusão? (Permite que façam correlações com os termos utilizados, como por exemplo o trecho “flores da adolescência” como algo que desabrocha e traz mudanças.)

·         A que estariam relacionadas às frases “Virações da infância” e “ Um coração que palpitara outrora por uns olhos gázeos de mulher?” (Espera-se que associem à transição de períodos, viração pode significar brisa e, subjetivamente, imaginação; já o coração palpitar, o despertar da sexualidade na adolescência.)

 

Você pode acessar a obra completa em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000021.pdf .

Etapa 15: Questão Disparadora (10 min)

Ø  O que é adolescência?

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão norteadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida) e permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno, e a compartilhem com os colegas. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar com outras perguntas como:
- A adolescência é uma fase da vida?

- E a puberdade, alguém já ouviu falar sobre ela? O que seria? É a mesma coisa que adolescência?
Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.

Etapa 16: Mão na Massa III (25 min)

 

Orientações: Para esse momento (Etapa 1) sugere-se o tempo de 5 minutos. Oriente que os estudantes formem pequenos grupos de quatro pessoas (com dois meninos e duas meninas, se possível). Informe que eles participarão de uma atividade com duas etapas e que cada etapa só deve ser iniciada após a orientação do professor ao findar do tempo estabelecido. Essa atividade tem um tempo total sugerido, e em cada etapa também haverá uma sugestão de tempo, sinta-se à vontade para alterar como desejar e puder, de acordo com o seu contexto de atuação docente.

Etapa 1 - Discussão sobre o objeto escolhido: peça para que se dividam em pequenos grupos rapidamente e compartilhem com os colegas o motivo da escolha daquele objeto para representar o seu brincar na infância, contando algum episódio ou descrevendo seus sentimentos. Informe-os que terão até 5 minutos para este momento. Esgotados os 5 minutos, peça a atenção dos estudantes para o direcionamento da próxima discussão e da atividade envolvida nela. As orientações sobre a próxima etapa se encontram no próximo slide.

Orientações: Para esse momento (Etapa 2) sugere-se o tempo de 20 minutos.

Etapa 2 - Registro coletivo: exponha as questões e explique-lhes que estas deverão ser discutidas e simultaneamente registradas em forma de pequenas frases ou palavras-chave em post-its que serão colados em um cartaz comum a todos os grupos (modelo em Anexo). Estipule um tempo para cada questão (3 minutos, por exemplo). Elas devem ser discutidas na ordem e no tempo estipulados, desta forma eles deverão aguardar sua orientação para partir para a próxima discussão, assim você pode conduzir e auxiliar os grupos em cada etapa.

Entregue o número de post-its para cada grupo pensando no tamanho do cartaz que deseja disponibilizar. O cartaz deve estar acessível a todos os grupos, pendurado ou disposto em uma mesa de uso comum. Conforme vão sendo escritos os post-its direcione os estudantes para que os colem nas áreas correspondentes a cada pergunta. Exemplo: Na área 1 devem ser colados post-its referentes à pergunta número 1 considerando a parte a) e b), desta forma temos a resposta de 1a na área 1a (modelo em Anexo).

Enquanto os grupos se reúnem para discutir e responder circule entre os grupos interagindo e dando exemplos que auxiliem a conduzir o desenrolar da discussão e o desenvolvimento dos registros, sem induzi-los a uma resposta única ou padrão.

Materiais necessários: Post-its e superfície de colagem (pode ser cartolina ou um mural) dividida em seis espaços.

Uma alternativa para esta etapa seria o envolvimento da tecnologia por meio da criação de nuvens de palavras com o Google Docs. Nuvens de palavras são usadas para destacar os termos mais frequentes de um texto e os termos ficam dispostos em um formato de nuvem. Nesta atividade a criação da nuvem de palavras substituiria os registros em post-itspois os estudantes anotariam seus registros em um documento no Google Docs compartilhado com o professor e este criaria a nuvem com base no texto de todos os grupos no próprio documento com a utilização de uma extensão do próprio Google Docs. As instruções sobre como fazê-lo se encontram no link https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/09/como-criar-uma-nuvem-de-palavras-no-google-docs.ghtml.

 

AULA 06

Tema: Adolescência

Etapa 17: Sistematização (20 min)

Orientações: Para esse momento sugere-se o tempo de 15 minutos. Grande roda - este é um momento de retomada e compartilhamento de ideias pertinentes às discussões da atividade e em especial, de comparar os aspectos sociais e biológicos que compõem o período da adolescência. Explicar que adolescência e puberdade não são sinônimos, mas fenômenos relacionados. Você terá duas missões principais neste momento:

 

1) Promover a conscientização de que os aspectos sociais e biológicos caminham juntos na série de transformações que compõem o período da adolescência, apesar de cada organismo reagir de uma forma a essas mudanças. Retomar as transformações elencadas pelos estudantes dispostas no cartaz, correlacionando com as mudanças em relação ao brincar e às transformações do corpo. Você pode, por exemplo, ler alguns post-its e comentar a frequência em que apareceram alguns termos, pergunte: Qual é a relação entre o brincar e as mudanças físicas de que falamos?

 

2) Deixar claro a diferença entre adolescência e puberdade, termos que muitas vezes são tidos como sinônimos, utilize como suporte as páginas 83 e 84 (fique atento as orientações didáticas). Caso perceba que os alunos tenham citado os termos em seus registros, retome a partir daí; caso não o tenham feito, questione: Quem aqui já ouviu falar de puberdade? É o mesmo que adolescência?. Após ouvir suas hipóteses, explique que adolescência seria o período transitório entre a infância e a vida adulta e é caracterizado por um conjunto de questões (físicas, mentais, emocionais, sexuais e sociais) do desenvolvimento e é cronologicamente definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos. Já a puberdade seria o termo direcionado apenas às mudanças morfológicas e fisiológicas (forma, tamanho e função) ocorridas no período da adolescência, ou seja, faz parte da adolescência, mas não são sinônimos, já que envolve apenas aspectos biológicos.

Outro cuidado importante é levar em conta que nem todos os estudantes já estão atingindo a puberdade. Para que nenhum deles se sinta desconfortável, explique que as transformações pertinentes à puberdade podem afetar o organismo de formas diferentes, o fato de questões sociais (como o brincar) mudarem, não querem dizer que o corpo mudará imediatamente, mas que se iniciou uma série de transformações biológicas e sociais que serão desenvolvidas e aparecerão de forma singular em cada indivíduo.

Para ampliar seus conhecimentos sobre a temática segue a sugestão do artigo: Eisenstein, E. Adolescência: definições, conceitos e critérios . Adolesc Saude. 2005;2(2):6-7. Disponível em http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=167.

 

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes a realizarem a atividade da página 87 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, apenas os itens 1, 3, 4 e 5.

Etapa 19: Correção de Atividade (10 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 18, aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade.

 

AULA 07

Tema: Adolescência e Sentimentos

Etapa 20: Leitura e Interpretação (40 min)

 

Convidar os estudantes a ouvir a música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis disponível no link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0  ,em seguida realizar a interpretação e reflexão da música. (tempo da música 5 minutos). Aconselho repetir a música.

 

Não Vou Me Adaptar

(Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes)

 

Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

Eu não encho mais a casa de alegria

Os anos se passaram enquanto eu dormia

E quem eu queria bem me esquecia Será que eu falei o que ninguém ouvia?

Será que eu escutei o que ninguém dizia?

Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x)

Eu não tenho mais a cara que eu tinha

No espelho essa cara já não é minha

É que quando eu me toquei achei tão estranho

A minha barba estava deste tamanho

Será que eu falei o que ninguém ouvia?

Será que eu escutei o que ninguém dizia?

Eu não vou me adaptar, me adaptar Não vou me adaptar!

Me adaptar!

 

“O desenvolvimento dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.”

 

Questões a serem debatidas:

a)       Qual é o seu sentimento ao ouvir a música?

b)      Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo?

“Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

  Eu não encho mais a casa de alegria

  Os anos se passaram enquanto eu dormia”

c)       Sobre que o autor está falando no segundo trecho?

“Eu não tenho mais a cara que eu tinha

No espelho essa cara já não é minha

É que quando eu me toquei achei tão estranho

A minha barba estava deste tamanho”

d) Você acha que a letra da música tem algo a ver com algum momento da vida que todos passamos?

 

Etapa 21: Correção da Atividade (10 min)

Aproveitar esse momento para realizar a correção da atividade.

AULA 08

Tema: Sistema Reprodutor Feminino

Etapa 22: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor feminino e as transformações vivenciadas pelo organismo feminino no período da puberdade.

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra clássica da literatura brasileira.

Leia o trecho com a entonação adequada e, após a leitura, pergunte o que acharam da linguagem do trecho. Após ouví-los, comente rapidamente que esta obra, como um bom um romance naturalista, possuía uma linguagem direta e sem grandes censuras. Aponte que este livro foi um marco literário, por se tratar de uma denúncia às péssimas condições de vida em que viviam os moradores dos cortiços cariocas no final do século XIX.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como:

·         O trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)

·         O fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade)

·         Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?

Para o momento da leitura, sugere-se deixar o trecho exposto de alguma forma para análise dos estudantes quanto à linguagem. Você pode projetar, escrever no quadro ou em um cartaz, ou ainda, distribuir o trecho em material impresso.

Se houver tempo para complementar a proposta, é possível combinar um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de Português para falar sobre a obra, o autor e as características do Naturalismo. Você pode acessar a obra completa em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf.

Etapa 23: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Fazer a exposição do objeto de conhecimento, porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte utilizar a página 86. Fique atento as orientações didáticas.

Etapa 23: Lendo, interpretando, discutindo e debatendo (15 min)

Fazer a leitura coletiva do texto “Qual é o lugar de homens e mulheres na sociedade”?, página 88 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida discutir o texto e responder a atividade.

AULA 09

Tema: Sistema Reprodutor Masculino

Etapa 24: Correção de Atividade (15 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 23, aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade.

Etapa 25: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

 

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor masculino e as transformações vivenciadas pelo organismo masculino no período da puberdade. Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história, ou melhor, alguém. Leia a história de José e, se possível, projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).

Atenção: é indicado que o nome do personagem seja alterado se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:

·         O texto fala sobre um personagem, o José (ou o outro nome dado ao personagem). O que vocês acreditam que está desencadeando essa situação? (Espera-se que associem ao período da adolescência, se não puderem questione: qual fenômeno ou processo pode estar relacionado a essa situação?).

·         Quais são as evidências que o texto traz para acreditarmos que a situação está relacionada à adolescência? (Espera-se que relatem as transformações biológicas e sociais que o texto traz, ou seja, as transformações no corpo e nos sentimentos do personagem).

·         Vocês acreditam que seja possível auxiliar alguém na condição de José a se sentir mais seguro ao vivenciar esse processo?

Professor, para ampliação e apropriação da temática sugere-se a leitura do material: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf

LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.

Etapa 26: Sistematizando o conhecimento (20 min)

Fazer a exposição do objeto de conhecimento, porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte utilizar a página 85. Fique atento as orientações didáticas.

Para ampliar a discussão você pode coletar elementos em alguns materiais de apoio, como este vídeo, em que uma médica explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=b9FlHJ1k92Y. Neste vídeo, apenas vale ressaltar que ao falar dos parceiros de homens, a médica só se refere à mulheres, sugere-se ao professor referir-se à parceiros (sem um gênero definido).

Neste site há exemplos de cuidados para manter o sistema reprodutor masculino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/homem-2/higiene-intima-masculina/.

E no material que já foi indicado anteriormente (na etapa do Contexto) há informações valiosas sobre esses cuidados, mais especificamente na página 36: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf. LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.

 

Elaboração: Eliete, Éllen, Magalli e Rosimeire.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (77, 82, 87, 88 e 89); ( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

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