5ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por
todas as formas de vida e para a vida”. |
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Subtema:
Como a vida começa? |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Reprodução, Sexo e Sexualidade.
Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural,
ética). Mecanismos reprodutivos; Diferentes tipos de reprodução em plantas e
animais (sexuada e assexuada). Sistema reprodutor masculino e feminino.
Puberdade e hormônios. |
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Ano: 8º Período: 12
a 23/06 – 10 a 14/07 Nº de Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais
em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas
dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
(EF08CI08BA) Descrever a
importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes. (EF08CI08) Analisar e explicar as
transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios
sexuais e do sistema nervoso. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Distinguir
o conceito de reprodução assexuada e reprodução sexuada. Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e
valorização do sexo. Reconhecer as mudanças biológicas e psicossociais
que envolvem a puberdade e a adolescência. Identificar os diferentes
tipos de reprodução em animais e plantas; Identificar as estruturas dos
sistemas reprodutor feminino e masculino com suas respectivas
funções. Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo,
relacionando-as às transformações do período da puberdade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Reprodução, sexo e sexualidade são a mesma coisa? Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Apresente aos alunos o título da aula e
solicite que reflitam sobre o tema. Após acolher as respostas dos alunos
discutir as informações trazidas por eles, como forma de contextualizar o
tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min) Após o levantamento de
conhecimentos prévios peça ao aluno para abrirem o livro Inspire Ciências 8º
ano página 76 e 77. Depois peça que analisem a imagem, copiem no caderno as
questões 1,2,3 e 4 da mesma página e respondam, porém, o professor deverá
fazer uma pequena discussão das questões. Etapa03: Correção da atividade (10min) Etapa 04: Questões Problematizadoras (10 min) Contexto
questões problematizadoras: O que é reprodução? O que aconteceria com uma
espécie incapaz de se reproduzir? Quais os tipos de reprodução que você
conhece? Toda reprodução sexuada está relacionada com o sexo?
Acolha
as respostas. AULA 02 Tema: Reprodução Assexuada Etapa 05: Contexto (20 min) Materiais
necessários para a aula: Equipamento de som para transmissão do áudio
na etapa “Contexto”, acesso à internet, equipamentos para projeção de imagens
(se disponível em sua escola), materiais diversos para criação de modelos na
etapa “Mão na massa” (massinhas de modelar, material de papelaria, material
reciclável, etc.), figuras e textos que ilustram a reprodução sexuada e a
reprodução assexuada (podem ser impressas ou projetadas), caderno/bloco de
papel, lápis/caneta e materiais diversos de consulta/pesquisa para os
estudantes para a etapa “Mão na massa” (equipamentos com acesso à internet,
livros didáticos, revistas de ciências…). Orientações: Apresente aos alunos
o aúdio “Hidra” do projeto “Na onda da vida”: https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=3434. Nesse material, é possível perceber uma
comparação entre a Hidra da mitologia Grega com a Planária, um platelminto.
Por ser um áudio é interessante que apresente também imagens dos dois seres.
Elas podem ser impressas ou projetadas. Se não for possível transmitir o áudio,
compartilhe as informações contidas no áudio de outra maneira e apresente aos
estudantes junto com as imagens. Explique aos alunos como ocorre a
regeneração de uma planária ao ter o corpo dividido, por exemplo, ela
complementa a parte perdida. Diante deste material, estimule os alunos
com questionamentos como:
Materiais necessários: Equipamento de som
para transmissão do áudio, acesso à internet e equipamentos para projeção de
imagens (se estiver disponível em sua escola), caso não seja possível
projetar a imagem, imprima para expor. Material
de apoio: http://gnosisbrasil.com/artigos/o-mito-da-hidra-de-lerna/ Etapa
06: Aprofundando no tema (30 min) Retomar o objeto de conhecimento sobre reprodução
assexuada, a partir de uma aula expositiva dialogada. Utilizar como suporte
as páginas 78 e 79 do livro Inspire Ciências 8º ano. Se tiver condições exponha o vídeo para os estudantes,
disponível no link abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=LYgWZmYyCkc Nesta parte da aula, procure sistematizar o
conceito de reprodução assexuada, anotando sua definição no quadro. Oriente
os estudantes na conclusão de que reprodução assexuada é o processo biológico
pelo qual um indivíduo dá origem a outros indivíduos idênticos por meio de
divisões celulares. Eles devem compreender que, nessa forma de reprodução,
não há união de gametas. Solicite aos estudantes que registrem o conceito no
caderno. AULA 03 Tema:
Reprodução Sexuada Etapa 07: Mão
na Massa I (20min) Após a exposição do objeto de conhecimento, solicitar que
os estudantes ilustrem no caderno os
tipos de reprodução assexuada , identificando-os. Etapa 08:
Questão Disparadora (10 min) Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A
pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será
trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os
alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que
você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos
questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Materiais
de apoio: ·
http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/site/pdf/biologia/LIVRO_Rep_Vida_WEB.pdf Etapa 09: Aula
Expositiva Dialogada (20 min) Chegou o momento de esclarecer as dúvidas e o que os
estudantes pensam sobre a reprodução sexuada a partir de exposição do objeto
em estudo, utilize como suporte a página 81 do livro didático 8º ano. Leia com atenção as orientações
didáticas. Observação: Nessa aula caberia uma
prática com flor de hibisco, observação de estruturas de reprodução. AULA
04 Tema: Estabelecendo
diferenças entre os tipos de reprodução Etapa 10: Mão na Massa II (20
min) Agora
você mostrará duas imagens aos alunos: uma que representa um exemplo de
reprodução assexuada e outra que representa a reprodução sexuada. Também
deverá indicar os conceitos dos dois tipos de reprodução e pedir que os
alunos identifiquem qual tipo de reprodução se encaixa em cada situação
apresentada na atividade anterior. Ao
fazer a relação, os alunos terão que expor os argumentos que os levaram a
estabelecer estas conexões. Em seguida convide-os a registrarem a tabela
abaixo conforme as orientações abaixo: Orientações: Os alunos deverão montar uma
tabela no quadro com a sua ajuda, que permitirá diferenciar os tipos de
reprodução e responder novamente a questão disparadora. Em seguida a tabela
deverá ser transcrita no caderno. A tabela terá os seguintes tópicos: Etapa 11: Verificando
a Aprendizagem (20min) Oriente os estudantes a realizarem a atividade da página
82 (1 ao 3) do livro didático Inspire Ciências 8º Ano, caso o tempo não seja
suficiente, deixe que terminem em casa. Etapa 12: Correção da Atividade (10min) Fazer a correção da atividade da etapa 10,
aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da
atividade. AULA 05 Tema: Adolescência: o que está acontecendo comigo? Etapa 13: Para início de conversa (05 min) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os
estudantes que irão discutir sobre algumas transformações que estão
vivenciando. Etapa 14: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma
grande roda. Em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma
obra poética, mas que fechassem os olhos para ouvi-la. Declame parte da
obra Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo, e, após a
leitura, se possível, projete os trechos da obra para que possam retomá-los
no momento da discussão. Você também pode utilizar o material impresso ou
trazer escrito em um cartaz, além da opção do registro no quadro, mas as
outras duas permitem ganho de tempo para a discussão. Após a declamação
peça que abram os olhos e ao promover contato com a obra escrita faça algumas
perguntas que permitam a eles refletir e por meio de uma breve discussão
enxergar como o autor descreve as diferentes épocas da vida e sua transição. Será um momento
curto de discussão para uma ou duas hipóteses/respostas simples para algumas
perguntas, como: ·
O
que vocês sentiram ao ouvir o trecho da obra? Qual seria o principal
sentimento do autor ao escrevê-la? ·
De
quais fases de vida ele fala? (Espera-se que digam infância e adolescência?). ·
Os
poemas sempre falam de forma mais objetiva o que gostariam de representar?
(Espera-se que eles digam que não costumam ser literais e deixam questões
subentendidas ao leitor.) ·
Como
o autor descreve a infância e a adolescência? Quais elementos ele utiliza que
permitem chegar a essa conclusão? (Permite que façam correlações com os
termos utilizados, como por exemplo o trecho “flores da adolescência” como
algo que desabrocha e traz mudanças.) ·
A
que estariam relacionadas às frases “Virações da infância” e “ Um coração
que palpitara outrora por uns olhos gázeos de mulher?” (Espera-se que
associem à transição de períodos, viração pode significar brisa e,
subjetivamente, imaginação; já o coração palpitar, o despertar da sexualidade
na adolescência.) Você pode acessar a
obra completa em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000021.pdf . Etapa 15: Questão Disparadora (10 min) Ø
O que é adolescência? Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda,
leia a questão norteadora (que pode ser projetada, exposta em outro material
ou apenas lida) e permita que formulem suas hipóteses rapidamente,
registrando no caderno, e a compartilhem com os colegas. Neste momento não se
preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que
você poderá complementar com outras perguntas como: - E a puberdade,
alguém já ouviu falar sobre ela? O que seria? É a mesma coisa que adolescência? Etapa 16: Mão na Massa III (25 min) Orientações: Para esse momento (Etapa 1) sugere-se o
tempo de 5 minutos. Oriente que os estudantes
formem pequenos grupos de quatro pessoas (com dois meninos e duas meninas, se
possível). Informe que eles participarão de uma atividade com duas etapas e
que cada etapa só deve ser iniciada após a orientação do professor ao findar
do tempo estabelecido. Essa atividade tem um tempo total sugerido, e em cada
etapa também haverá uma sugestão de tempo, sinta-se à vontade para alterar
como desejar e puder, de acordo com o seu contexto de atuação docente. Etapa 1 - Discussão
sobre o objeto escolhido: peça para que se dividam em pequenos grupos
rapidamente e compartilhem com os colegas o motivo da escolha daquele objeto
para representar o seu brincar na infância, contando algum episódio ou
descrevendo seus sentimentos. Informe-os que terão até 5 minutos para este
momento. Esgotados os 5 minutos, peça a atenção dos estudantes para o
direcionamento da próxima discussão e da atividade envolvida nela. As
orientações sobre a próxima etapa se encontram no próximo slide. Orientações: Para esse momento (Etapa 2) sugere-se o
tempo de 20 minutos. Etapa 2 - Registro
coletivo: exponha as questões e explique-lhes que estas deverão ser
discutidas e simultaneamente registradas em forma de pequenas frases ou
palavras-chave em post-its que serão
colados em um cartaz comum a todos os grupos (modelo
em Anexo). Estipule um tempo para cada questão (3
minutos, por exemplo). Elas devem ser discutidas na ordem e no tempo
estipulados, desta forma eles deverão aguardar sua orientação para partir
para a próxima discussão, assim você pode conduzir e auxiliar os grupos em
cada etapa. Entregue o número de
post-its para cada grupo pensando no tamanho do cartaz
que deseja disponibilizar. O cartaz deve estar acessível a todos os grupos,
pendurado ou disposto em uma mesa de uso comum. Conforme vão sendo escritos
os post-its direcione os estudantes para que os colem nas áreas
correspondentes a cada pergunta. Exemplo: Na área 1 devem ser colados
post-its referentes à pergunta número 1 considerando a
parte a) e b), desta forma temos a resposta de 1a na área 1a (modelo em Anexo). Enquanto os grupos
se reúnem para discutir e responder circule entre os grupos interagindo e
dando exemplos que auxiliem a conduzir o desenrolar da discussão e o
desenvolvimento dos registros, sem induzi-los a uma resposta única ou padrão. Materiais necessários: Post-its e superfície
de colagem (pode ser cartolina ou um mural) dividida em seis espaços. Uma alternativa para
esta etapa seria o envolvimento da tecnologia por meio da criação de nuvens
de palavras com o Google Docs.
Nuvens de palavras são usadas para destacar os termos mais frequentes de um
texto e os termos ficam dispostos em um formato de nuvem. Nesta atividade a
criação da nuvem de palavras substituiria os registros em post-its, pois os estudantes anotariam seus registros em
um documento no Google Docs compartilhado
com o professor e este criaria a nuvem com base no texto de todos os grupos
no próprio documento com a utilização de uma extensão do próprio Google Docs. As instruções sobre como
fazê-lo se encontram no link https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/09/como-criar-uma-nuvem-de-palavras-no-google-docs.ghtml. AULA 06 Tema: Adolescência Etapa 17: Sistematização (20 min) Orientações: Para esse momento sugere-se o tempo de 15
minutos. Grande roda - este é um momento de retomada e
compartilhamento de ideias pertinentes às discussões da atividade e em especial,
de comparar os aspectos sociais e biológicos que compõem o período da
adolescência. Explicar que adolescência e puberdade não são sinônimos, mas
fenômenos relacionados. Você terá duas missões principais neste momento: 1) Promover a conscientização de que os
aspectos sociais e biológicos caminham juntos na série de transformações que
compõem o período da adolescência, apesar de cada organismo reagir de uma
forma a essas mudanças. Retomar as transformações elencadas pelos estudantes dispostas
no cartaz, correlacionando com as mudanças em relação ao brincar e às
transformações do corpo. Você pode, por exemplo, ler alguns post-its e comentar a frequência em que
apareceram alguns termos, pergunte: Qual é a relação entre o brincar e as
mudanças físicas de que falamos? 2) Deixar claro a diferença entre
adolescência e puberdade, termos que muitas vezes são tidos como sinônimos,
utilize como suporte as páginas 83 e 84 (fique atento as orientações
didáticas). Caso perceba que os alunos tenham citado os termos em seus
registros, retome a partir daí; caso não o tenham feito, questione: Quem aqui
já ouviu falar de puberdade? É o mesmo que adolescência?. Após ouvir suas
hipóteses, explique que adolescência seria o período transitório entre a
infância e a vida adulta e é caracterizado por um conjunto de questões
(físicas, mentais, emocionais, sexuais e sociais) do desenvolvimento e é
cronologicamente definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e
19 anos. Já a puberdade seria o termo direcionado apenas às mudanças
morfológicas e fisiológicas (forma, tamanho e função) ocorridas no período da
adolescência, ou seja, faz parte da adolescência, mas não são sinônimos, já
que envolve apenas aspectos biológicos. Outro cuidado
importante é levar em conta que nem todos os estudantes já estão atingindo a
puberdade. Para que nenhum deles se sinta desconfortável, explique que as
transformações pertinentes à puberdade podem afetar o organismo de formas
diferentes, o fato de questões sociais (como o brincar) mudarem, não querem
dizer que o corpo mudará imediatamente, mas que se iniciou uma série de
transformações biológicas e sociais que serão desenvolvidas e aparecerão de
forma singular em cada indivíduo. Para ampliar seus
conhecimentos sobre a temática segue a sugestão do artigo: Eisenstein, E.
Adolescência: definições, conceitos e critérios . Adolesc Saude.
2005;2(2):6-7. Disponível em http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=167. Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (20 min) Oriente os
estudantes a realizarem a atividade da página 87 do livro didático Inspire
Ciências 8º ano, apenas os itens 1, 3, 4 e 5. Etapa 19: Correção de Atividade (10 min) Fazer a correção da atividade da etapa 18,
aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da
atividade. AULA 07 Tema: Adolescência e Sentimentos Etapa
20: Leitura e
Interpretação (40 min) Convidar os
estudantes a ouvir a música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis disponível no
link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0
,em seguida realizar a interpretação e reflexão da música. (tempo da
música 5 minutos). Aconselho repetir a música. Não Vou Me Adaptar (Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo
Antunes) Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu não encho mais a casa de alegria Os anos se passaram enquanto eu dormia E quem eu queria bem me esquecia Será que eu
falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x) Eu não tenho mais a cara que eu tinha No espelho essa cara já não é minha É que quando eu me toquei achei tão estranho A minha barba estava deste tamanho Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar Não vou me
adaptar! Me adaptar! “O desenvolvimento
dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que
envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e
aceitá-las.” Questões a serem debatidas: a)
Qual é o seu sentimento ao ouvir a música? b)
Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo? “Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu
não encho mais a casa de alegria Os
anos se passaram enquanto eu dormia” c)
Sobre que o autor está falando no segundo trecho? “Eu não tenho mais a cara que eu tinha No espelho essa cara já não é minha É que quando eu me toquei achei tão estranho A minha barba estava deste tamanho” d) Você acha que a letra da música tem algo
a ver com algum momento da vida que todos passamos? Etapa
21: Correção da Atividade (10 min) Aproveitar esse momento para realizar a
correção da atividade. AULA 08 Tema: Sistema Reprodutor Feminino Etapa 22: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Orientações: Leia
o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as
estruturas do sistema reprodutor feminino e as transformações vivenciadas
pelo organismo feminino no período da puberdade. Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda
e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra
clássica da literatura brasileira. Leia o trecho com a entonação adequada e, após a
leitura, pergunte o que acharam da linguagem do trecho. Após ouví-los,
comente rapidamente que esta obra, como um bom um romance naturalista,
possuía uma linguagem direta e sem grandes censuras. Aponte que este livro
foi um marco literário, por se tratar de uma denúncia às péssimas condições
de vida em que viviam os moradores dos cortiços cariocas no final do século
XIX. Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o
trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou
respostas simples para algumas perguntas, como: ·
O
trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características
dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das
mudanças do corpo feminino) ·
O
fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se
que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando
pela puberdade) ·
Quais
seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças
específicas? Para
o momento da leitura, sugere-se deixar o trecho exposto de alguma forma para
análise dos estudantes quanto à linguagem. Você pode projetar, escrever no
quadro ou em um cartaz, ou ainda, distribuir o trecho em material impresso. Se houver tempo para complementar a
proposta, é possível combinar um trabalho interdisciplinar com o(a)
professor(a) de Português para falar sobre a obra, o autor e as
características do Naturalismo. Você pode acessar a obra completa em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Etapa 23: Aula Expositiva Dialogada (20 min) Fazer a exposição do objeto de
conhecimento, porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte
utilizar a página 86. Fique atento as orientações didáticas. Etapa 23: Lendo, interpretando, discutindo e debatendo (15
min) Fazer a leitura coletiva do texto
“Qual é o lugar de homens e mulheres na sociedade”?, página 88 do livro
didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida discutir o texto e responder a
atividade. AULA 09 Tema: Sistema Reprodutor Masculino Etapa 24: Correção de Atividade (15 min) Fazer
a correção da atividade da etapa 23, aproveitar para dirimir dúvidas
sinalizadas durante a realização da atividade. Etapa 25: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os
estudantes que vocês irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor masculino
e as transformações vivenciadas pelo organismo masculino no período da
puberdade. Peça que os estudantes se
organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que
conhecessem uma história, ou melhor, alguém. Leia a história de José e, se
possível, projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode
também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz). Atenção: é indicado que o nome do personagem seja alterado
se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma. Em
seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento
curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas
perguntas, como: ·
O
texto fala sobre um personagem, o José (ou o outro nome dado ao personagem).
O que vocês acreditam que está desencadeando essa situação? (Espera-se que
associem ao período da adolescência, se não puderem questione: qual fenômeno
ou processo pode estar relacionado a essa situação?). ·
Quais
são as evidências que o texto traz para acreditarmos que a situação está
relacionada à adolescência? (Espera-se que relatem as transformações
biológicas e sociais que o texto traz, ou seja, as transformações no corpo e
nos sentimentos do personagem). ·
Vocês
acreditam que seja possível auxiliar alguém na condição de José a se sentir
mais seguro ao vivenciar esse processo? Professor, para ampliação e apropriação
da temática sugere-se a leitura do material: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf LEMOS,
Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017. Etapa 26: Sistematizando o conhecimento
(20 min) Fazer a exposição do objeto de
conhecimento, porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte
utilizar a página 85. Fique atento as orientações didáticas. Para ampliar a discussão você pode
coletar elementos em alguns materiais de apoio, como este vídeo, em que uma
médica explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=b9FlHJ1k92Y. Neste vídeo, apenas vale ressaltar que ao falar dos
parceiros de homens, a médica só se refere à mulheres, sugere-se ao professor
referir-se à parceiros (sem um gênero definido). Neste site há exemplos de cuidados para
manter o sistema reprodutor masculino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/homem-2/higiene-intima-masculina/. E no material que já foi indicado
anteriormente (na etapa do Contexto) há informações valiosas sobre esses
cuidados, mais especificamente na página 36: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf. LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do
adolescente. 2017. Elaboração: Eliete, Éllen, Magalli e Rosimeire. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (77,
82, 87, 88 e 89); ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ()
Debate; ( X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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