Aula a Distância 9º Ano


9º Ano: As ondas no transporte de Energia
Esta aula é uma introdução ao estudo de ondulatória; com foco principal na definição do conceito de onda e o transporte de energia associado à mesma. O objetivo final é que o aluno compreenda que ondas são perturbações que se propagam por um meio qualquer transportando energia sem transportar matéria. Embora durante este plano de aula haja a menção da existência de ondas mecânicas e eletromagnéticas, o objetivo deste plano não é detalhar as características destes tipos de onda. Este detalhamento será feito por meio do texto Ondas na plataforma Só Física, da Empresa Virtuous Tecnologia da Informação e disponível em: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/classificacao.php.

ATIVIDADE 1: Reflexão 
Observe a primeira imagem do texto “Ondas”. Acesse o link: https://www.todamateria.com.br/ondas/
Reflita sobre os seguintes questionamentos: Quais as causas prováveis da origem das ondas representadas na imagem?. Que desenho geométrico essas ondas estão formando?. Se sobre essas ondas fosse colocado um barquinho de papel, ele seria levado por elas?. As ondas observadas nessa imagem são semelhantes às ondas do mar? 
Em seu caderno cite exemplos de ondas e os meios de propagação das mesmas. Em cada exemplo citado descrevam qual é a fonte geradora dessas ondas. Por exemplo, as ondas do mar se propagam na água e são formadas pelos ventos na superfície.

ATIVIDADE 2: Responda em seu caderno as questões abaixo.
O que os fatos de jogar uma pedra na água e de apertar um botão de controle remoto tem em comum? O que a pedra lançada e o controle remoto transferem para o meio de propagação? Que tipo de energia a pedra transfere para a água?Que tipo de energia o controle remoto utiliza em seu funcionamentoO que há de comum nas duas situações? E o que é diferente?

ATIVIDADE 3: Praticando
Como sugestão de Objeto Digital de Aprendizagem utilize o simulador: Ondas em uma corda, disponível na Plataforma Phet Simulações da Universidade do Colorado EUA pelo link: https://phet.colorado.edu/sims/html/wave-on-a-string/latest/wave-on-a-string_pt_BR.html. No simulador é possível reproduzir situações reais de pulsos de ondas manuais ou com oscilador automático, onde é possível observar a propagação de energia por meio de ondas na corda, sem o transporte de matéria por meio da mesma.

ATIVIDADE 4: Sistematização
Assistam o vídeo “Funcionamento da máquina de ondas” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XKpmQiEJcjQ para análise durante a atividade sobre o visual do fenômeno observado. Responda as questões do tipo: Como é possível produzir ondas na máquina feita por eles?. É possível perceber a propagação de energia por meio do conjunto?. Há transporte de matéria quando se utiliza o conjunto?. O que ocorre quando as ondas atingem a extremidade da fita? Se dissipam ou se propagam no sentido oposto?
As ondas são perturbações que se propagam por um meio transportando energia, sem transportar matéria e que na máquina de ondas é possível também observar que as ondas sofrem o fenômeno da reflexão, pois ao atingir a extremidade do conjunto, voltam a se propagar pelo mesmo no sentido oposto e que esta propagação cessa em função da dissipação de energia ocasionada pela combinação da força gravitacional e a força de tração na fita que tendem a equilibrar o sistema na posição horizontal.

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