Roteiros 6ª Sequência Cie

 














ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Agosto    2021-  6ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

·  É necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.

 


LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano

Subtema: Que relações existem entre os seres vivos?

Objetos de Conhecimento: As interações entre os seres vivos; Relações Ecológicas.

Aprofundando

 no tema:

Relações ecológicas /

Relações ecológicas interespecíficas

Aprofundando

 no tema:

Relações ecológicas intraespecíficas

Mergulho

no tema:

Sem abelha, sem alimento

Mergulho

no  tema:

Ciência

com humor

Fazer a leitura das páginas 136 a 139 do livro didático, em seguida copie e responda no caderno as questões da página 139 do mesmo livro. Faça com atenção!

Nessa sessão você fará a leitura da  página 140 do livro didático. Em seguida, anotar e responder as questões da página 141 na folha.

Nessa etapa, fazer a leitura da página 150  do livro didático. Agora, em folha a parte, elaborar um mini cartaz, salientando a importância das abelhas para nossa alimentação! Usem a criatividade.

Ler a página 151 do livro didático. Após a leitura, na folha, copiar e responder a atividade da página 151. Mantenha a organização!

 

Mergulho

No tema

Fim de papo

 

 

Agora, vamos ler e observar as figuras da página 153 com atenção. Logo a seguir, copiar e responder as questões da mesma página. Capriche!!!

Obs: Utilizar folha pautadas ou sem pautas para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões.

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Agosto    2021 -  6ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

·  É necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano

Subtema: Diversidade de Ecossistemas 

Objetos de Conhecimento: Pantanal, Pampa e Zonas de Transição, Ecossistemas Aquáticos e Adaptação dos Seres Vivos.

Levantamento de Conhecimentos Prévios

Aprofundando

 no tema

 

ATIVIDADE 2 

ATIVIDADE 3

Leia e interprete as imagens das páginas 62 e 63 em seguida responda na folha com suas palavras, as diferenças apresentadas em cada imagem.

Nas páginas 64 e 65 vamos ver mais um bioma brasileiro, o Pampa, leia observe as imagens e escreva em folha a parte, as diferentes épocas do ano de cada imagem.

Resolva as questões das páginas 66 e 67, leia as informações das páginas 64 e 65, e, observe as imagens com atenção.

Nesta atividade você vai ler Assim se faz ciências: “Parceria entre cientistas e não cientistas” na página 73, logo após responder as questões propostas. Dando continuidade, fazer a leitura do texto “Arte e Ambiente” na página 74, observe as imagens e responda as reflexões da página 75. Já na página 76, "A natureza cantada", Interprete a letra da música “Absurdo” de Vanessa da Mata, depois   realize a atividade.

Mergulho

No tema

 

Mão na Massa

Dando continuidade aos estudos, nas páginas

68,69,70 e 71 você fará a leitura, com bastante atenção, dos objetos de conhecimento sobre: Zonas de transição, Manguezais, e Ecossistemas Aquáticos, observe as imagens de cada um, em seguida responda a atividade do 1 ao 4 da página 72.

Já está chegando o fim dessa etapa, agora você irá para a página 80 Rios Voadores - Interpretação e elaboração. Leia o texto “Fenômeno dos rios voadores” e observe o infográfico da página seguinte, depois faça o que se pede, respondendo as reflexões da página 81, e, na página 83 refaça no caderno o mapa mental, em seguida responda as questões 1 e 2.

Obs: Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões.

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Agosto    2021  -  6ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

·  É necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 8º Ano

Subtema: Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do corpo).

Objetos de Conhecimento: Como o corpo humano está organizado; Manutenção do organismo. Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Alimento combustível do corpo; Biomassa: Obtenção de energia até a transferência para todas as partes do corpo; Sistema Digestório; Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes.

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

Vamos Verificar

 

Atividade 3 

Mão na Massa

Leia e interprete a imagem das páginas 12 e 13 em seguida responda na folha com suas palavras, as questões da sessão “Para Início de Conversa”.

Resolva as questões da página 19 leia as informações das páginas 16 e 17 sobre o tecido adiposo e os músculos, observe as imagens com atenção.

Resolva as questões da página 20, para isso, leia as informações das páginas 14  a 18, para facilitar sua tarefa, observe as imagens com atenção, elas também facilitarão sua missão.

Nesta atividade você irá ilustrar a representação esquemática dos quatros tipos básicos de tecidos presentes no corpo humano, consulte a página 18 do livro Inspire Ciências 8º ano. Capriche no desenho!!

Mergulho

No tema

 

Assim se Faz Ciência

Atividade 6

Dando continuidade aos estudos, nas páginas

30 e 31 você fará a leitura, com bastante atenção, do objeto de conhecimento sobre “Organismo” observe as imagens, em seguida responda a atividade da página 31.

 

Já está chegando ao fim dessa etapa, nessa sessão, das páginas 32 e 33, você fará a leitura do texto “Pele Humana Impressa em 3D, em seguida resolverá a atividade proposta de interpretação do texto.

Resolva as questões das páginas 38 e 39, com base no estudo das informações da página 38 sobre “A importância da água para o corpo” observe as imagens com atenção.

Obs: Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões.

 

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Agosto    2021  -  6ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

·  É necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano

Subtema: Investimentos na Astronomia

Objetos de Conhecimento: Investimentos na Astronomia; Astronomia e cultura;

Tecnologia para uma  Colonização Espacial; Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo.

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

Vamos Verificar

 

Atividade 3 

Mão na Massa

Leia e interprete a imagem das páginas 202 e 203 em seguida responda na folha com suas palavras, as questões da sessão “Para Início de Conversa”.

Resolva as questões da página 205, leia as informações das páginas 204 e 205 sobre “Origens da Astronomia”, observe as imagens com atenção.

Resolva as questões das páginas 210 e 211, para isso, leia as informações contidas nas páginas 206  a 209, para facilitar sua tarefa, observe as imagens com atenção, elas também facilitarão sua missão.

Nesta atividade você irá responder os dados do quadro abaixo, com base nas informações das páginas 215 a 223 sobre planetas. Faça em forma de Tabela.

Orientações para realização da atividade “Mão na Massa”

Planetas rochosos (Características):

Quais Planetas?

Distância do sol:

Temperatura:

Período de Rotação e Translação:

Satélites Naturais:

Você montará a mesma tabela com essas informações para os planetas gasosos (Características) e anões (Características).

Obs: Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário