10ª Sequência Cie 8º Ano 2021

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju.

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Reprodução, Sexo e Sexualidade; Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética); Mecanismos reprodutivos

Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). Sistema reprodutor masculino e feminino. Puberdade e hormônios, ciclo menstrual e gravidez.

Ano: 8º                          Período: 13/09 a 24/09                                                    Nº de Aulas:06

HABILIDADES

 (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).  (EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes. (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e valorização do sexo.

·         Reconhecer as mudanças biológicas e psicossociais que envolvem a puberdade e a adolescência.

·         Identificar os diferentes tipos de reprodução em animais e plantas;

·         Identificar as estruturas dos sistemas reprodutor feminino e masculino com suas respectivas funções.

·         Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo, relacionando-as às transformações do período da puberdade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 1

Tema: REPRODUÇÃO E SEXO

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios

Contexto e questão disparadora

- Quais são as principais características das diferentes formas de reprodução dos seres vivos?

-Visualize, leia e interprete a imagem da página 76 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 2:  Aprofundando no tema

Retomar as respostas dos alunos na etapa 1, em seguida discutir sobre Reprodução com base no material do livro Inspire Ciências páginas 78 a 82.

Para tornar a discussão mais atrativa utilize o vídeo ou o slide, disponíveis nos seguintes links:

Vídeo: TIPOS DE REPRODUÇÃO - sexuada e assexuada

https://youtu.be/mCeZyPiU7dg

Slides

https://pt.slideshare.net/fatimacomiotto/reproduo-7710192

 

AULA 02

Tema: REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA

Etapa 3: Verificando a Aprendizagem

Realizar a atividade da página 82 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 4: Correção da Atividade

 

 

AULA 03

Tema: ADOLESCÊNCIA - PERÍODO DE MUDANÇAS

Etapa 5: Leitura e Interpretação

Convidar os estudantes a ouvir a música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis disponível no link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0  ,em seguida realizar a interpretação e reflexão da música.

Não Vou Me Adaptar

(Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes)

Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

Eu não encho mais a casa de alegria

Os anos se passaram enquanto eu dormia

E quem eu queria bem me esquecia

Será que eu falei o que ninguém ouvia?

Será que eu escutei o que ninguém dizia?

Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x)

Eu não tenho mais a cara que eu tinha

No espelho essa cara já não é minha

É que quando eu me toquei achei tão estranho

A minha barba estava deste tamanho

Será que eu falei o que ninguém ouvia?

Será que eu escutei o que ninguém dizia?

Eu não vou me adaptar, me adaptar

Não vou me adaptar!

Me adaptar!

“O desenvolvimento dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.”

Questões a serem debatidas:

a)       Qual é o seu sentimento ao ouvir a música?

b)      Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo?

“Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

Eu não encho mais a casa de alegria

Os anos se passaram enquanto eu dormia”

c)       Sobre que o autor está falando no segundo trecho?

“Eu não tenho mais a cara que eu tinha

No espelho essa cara já não é minha

É que quando eu me toquei achei tão estranho

A minha barba estava deste tamanho”

d)      Você acha que a letra da música tem algo a ver com algum momento da vida que todos passamos?

 

AULA 04

 

Tema: REPRODUÇÃO E SEXUALIDADE HUMANA

Etapa 6:  Sistematização do Conteúdo

Trabalhar as respostas dos alunos na etapa 5 para iniciar a discussão sobre “Reprodução e sexualidade humana”, “adolescência: período de mudanças”, com base nos textos do livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 83 e 84.

Na oportunidade compartilhar o vídeo sobre Puberdade disponíveis nos links a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=4atXpLWGNNI (Matéria Puberdade) https://www.youtube.com/watch?v=IoGYr7hMbJE (Aula sobre puberdade) 

 

Etapa 7: Leitura e Interpretação

Leia o trecho do livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo.

“Zulmira riu-se, mas disfarçou logo a sua hilaridade pondo-se a conversar com a mãe em voz baixa. Agora refeita nos seus dezessete anos, não parecia tão anêmica e deslavada; vieram-lhe os seios e engrossara-lhe o quadril.” AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço.

Agora, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Peça aos alunos para anotar as questões no caderno, em seguida proporcionar um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como:

·         1. O trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)

·         2. O fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade)

·         3. Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?

AULA 05

 

Tema: SISTEMAS GENITAIS

 

Etapa 8: Aprofundando no Tema

Exposição do objeto de conhecimento sobre “Sistemas Genitais, Ovulação e Fecundação, Gravidez” utilizando o livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 85 e 86, 90 a 92, 95 a 97.

 

Utilizar também os vídeos abaixo para melhor compreensão do conhecimento:

·         Sistema Genital

https://youtu.be/KKH6piaPvk0

 

·         Ovulação

https://youtu.be/AvYFm3MXpQM

 

·         Um jeito divertido de entender a fecundação

https://youtu.be/mhmcTP_rz2M

 

·         O que acontece no corpo durante a gravidez

https://youtu.be/1htrgGWfjK4

 

·         gravidez por dentro - o parto normal

https://youtu.be/Oj_d6wLpeRw

 

Etapa 9: Verificação da Aprendizagem

Propor a realização da atividade do livro Inspire Ciências 8ºano, páginas:87, 93 e 94.

 

 

AULA 06

 

Tema: MAIS RESPEITO, POR FAVOR!

 

Etapa 10: Correção de Atividades da aula anterior

 

Etapa 11: Leitura e Reflexão

 

Trabalhar o poema de Bráulio Bessa Na página 108 e 109 e trabalhar a parte de reflexão da página 109 do livro Inspire Ciências do 8º ano com os alunos.

No link a baixo o poema esta recitado pelo próprio Bráulio.

 

https://youtu.be/oDDGeUiwuV4

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

Elaboração: Adriana, Keila, Magalli, Raquel e Tânia Mara.

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;   (X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios Livro páginas: (82, 87, 88, 89,93, 94, 108 e 109);( ) Seminários; (X  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate; ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário