SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Leitura, escrita
em movimento: Itamaraju em foco |
|
Subtema: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Reprodução,
Sexo e Sexualidade; Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica,
psicológica, cultural, ética); Mecanismos reprodutivos Diferentes tipos de reprodução
em plantas e animais (sexuada e assexuada). Sistema reprodutor masculino e
feminino. Puberdade e hormônios, ciclo menstrual e gravidez. |
|
Ano:
8º Período: 13/09 a 24/09
Nº de Aulas:06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI07) Comparar
diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI11)
Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade
humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). (EF08CI08BA)
Descrever a importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos
descendentes. (EF08CI08)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a
atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
·
Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e
valorização do sexo. ·
Reconhecer as mudanças biológicas e psicossociais que envolvem a
puberdade e a adolescência. ·
Identificar os diferentes tipos de reprodução em animais e
plantas; ·
Identificar as estruturas dos sistemas reprodutor feminino e
masculino com suas respectivas funções. ·
Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo,
relacionando-as às transformações do período da puberdade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 1 Tema: REPRODUÇÃO E
SEXO Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios Contexto e questão disparadora - Quais são as principais características das diferentes
formas de reprodução dos seres vivos? -Visualize, leia e interprete a imagem da página 76 do livro
Inspire Ciências 8º ano. Etapa 2: Aprofundando no tema Retomar as respostas dos alunos na etapa 1, em seguida
discutir sobre Reprodução com base no material do livro Inspire Ciências
páginas 78 a 82. Para tornar a discussão mais atrativa utilize o vídeo ou o
slide, disponíveis nos seguintes links: Vídeo: TIPOS DE REPRODUÇÃO - sexuada e assexuada Slides https://pt.slideshare.net/fatimacomiotto/reproduo-7710192 AULA
02 Tema: REPRODUÇÃO SEXUADA E
ASSEXUADA Etapa 3: Verificando a
Aprendizagem Realizar a atividade da página 82 do
livro Inspire Ciências 8º ano. Etapa 4: Correção da Atividade AULA 03 Tema: ADOLESCÊNCIA - PERÍODO DE
MUDANÇAS Etapa 5: Leitura e Interpretação Convidar os estudantes a ouvir a música “Não Vou
me Adaptar” de Nando Reis disponível no link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0
,em seguida realizar a interpretação
e reflexão da música. Não Vou Me Adaptar (Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes) Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu não encho mais a casa de alegria Os anos se passaram enquanto eu dormia E quem eu queria bem me esquecia Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x) Eu não tenho mais a cara que eu tinha No espelho essa cara já não é minha É que quando eu me toquei achei tão estranho A minha barba estava deste tamanho Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar Não vou me adaptar! Me adaptar! “O desenvolvimento dessa atividade tem o objetivo
de contextualizar e debater os temas que envolvem as mudanças ocorridas nessa
fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.” Questões a serem debatidas: a) Qual é
o seu sentimento ao ouvir a música? b) Analisando
o primeiro verso, a que o autor está se referindo? “Eu não caibo mais nas
roupas que eu cabia Eu não encho mais a casa
de alegria Os anos se passaram
enquanto eu dormia” c)
Sobre que o autor está falando no segundo trecho? “Eu não tenho mais a cara
que eu tinha No espelho essa cara já
não é minha É que quando eu me toquei
achei tão estranho A minha barba estava deste
tamanho” d)
Você acha que a letra da música tem algo a ver com
algum momento da vida que todos passamos? AULA 04 Tema: REPRODUÇÃO
E SEXUALIDADE HUMANA Etapa
6: Sistematização do Conteúdo Trabalhar as respostas dos alunos na etapa 5 para iniciar
a discussão sobre “Reprodução e sexualidade humana”, “adolescência: período
de mudanças”, com base nos textos do livro Inspire Ciências 8º ano, páginas
83 e 84. Na oportunidade compartilhar o vídeo sobre Puberdade
disponíveis nos links a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=4atXpLWGNNI
(Matéria Puberdade) https://www.youtube.com/watch?v=IoGYr7hMbJE
(Aula sobre puberdade) Etapa
7: Leitura e
Interpretação Leia o trecho do livro “O Cortiço”
de Aluísio Azevedo. “Zulmira riu-se, mas disfarçou
logo a sua hilaridade pondo-se a conversar com a mãe em voz baixa. Agora
refeita nos seus dezessete anos, não parecia tão anêmica e deslavada;
vieram-lhe os seios e engrossara-lhe o quadril.” AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Agora, direcione uma
pequena discussão sobre o trecho. Peça aos alunos para anotar as questões no
caderno, em seguida proporcionar um momento curto de discussão com uma ou
duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como: ·
1. O trecho fala sobre uma personagem do livro,
Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho?
(Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino) ·
2. O fato do autor ter citado a idade da
personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à
possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade) ·
3. Quais seriam os explicações para que o corpo
de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas? AULA 05 Tema: SISTEMAS GENITAIS Etapa 8: Aprofundando no Tema Exposição do objeto
de conhecimento sobre “Sistemas Genitais, Ovulação e Fecundação, Gravidez”
utilizando o livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 85 e 86, 90 a 92, 95 a
97. Utilizar também os
vídeos abaixo para melhor compreensão do conhecimento: ·
Sistema Genital ·
Ovulação ·
Um jeito divertido de entender a fecundação ·
O que acontece no corpo durante a gravidez ·
gravidez por dentro - o parto normal Etapa
9: Verificação da
Aprendizagem Propor a realização
da atividade do livro Inspire Ciências 8ºano, páginas:87, 93 e 94. AULA 06 Tema:
MAIS RESPEITO, POR FAVOR! Etapa
10: Correção de
Atividades da aula anterior Etapa
11: Leitura e
Reflexão Trabalhar o poema de
Bráulio Bessa Na página 108 e 109 e trabalhar a parte de reflexão da página
109 do livro Inspire Ciências do 8º ano com os alunos. No link a baixo o
poema esta recitado pelo próprio Bráulio. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Elaboração: Adriana, Keila, Magalli, Raquel e Tânia Mara. Direcionamento, colaboração e
revisão: Nilsilane. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios Livro páginas: (82, 87, 88,
89,93, 94, 108 e 109);( )
Seminários; (X ) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate; ( X)
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário