8ª SD Cie 8º Ano 2025

 

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Sexualidade: a ação dos hormônios sexuais no corpo e nas emoções. Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Ovulação. Gravidez. Métodos Contraceptivos e ISTs.

Ano: 8º                                         Período:  15 a 26/09                                          Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

(8EF12_CN) Reconhecer as estruturas que compõem o sistema endócrino. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (8EF13_CN) Explicar a ação do sistema endócrino sobre as características sexuais secundárias. (8EF15_CN) Reconhecer as características das infecções sexualmente transmissíveis (IST).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Diferenciar reprodução, sexo biológico e cópula. Reconhecer a sexualidade como uma característica inerente ao ser humano. Conhecer o papel dos hormônios sexuais e relacionar essas substâncias às mudanças físicas e comportamentais que ocorrem na puberdade. Identificar os órgãos que compõem os sistemas genitais masculino e feminino. Conhecer alguns processos que ocorrem no organismo feminino, os quais permitem a geração de um bebê. Conhecer alguns processos que ocorrem no organismo feminino, os quais permitem a geração de um bebê. Compreender algumas ISTs e formas de prevenção. Conhecer alguns métodos contraceptivos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Reprodução Humana

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Apresente aos estudantes o título da aula e solicite que respondam as questões da página 45 do livro didático A Conquista Ciências 8º Ano no caderno. Elas serão recuperadas ao final do capitulo. Após, acolha as respostas, discuta as informações trazidas por eles, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Após o levantamento de conhecimentos prévios peça aos estudantes para abrirem o livro A Conquista Ciências 8º ano página 46, e, analisem a imagem, pergunte o que leram sobre a imagem, em seguida faça uma roda de conversa para dialogarem sobre reprodução e sexo (faça uma exposição do tema, abrindo espaço para a participação dos estudantes). Nesse primeiro momento, a intenção é que os estudantes diferenciem três conceitos: reprodução, sexo e cópula.

Etapa03: Mergulho no Tema (15 min)

Convide os estudantes a leitura e debate do Poema “Mais Respeito, Por Favor!” disponível nas páginas 68 e 69 do livro A Conquista Ciências 8º ano. Proponha uma roda de conversa para que os estudantes deem sua opinião sobre o poema, falem o que entenderam e tirem dúvidas sobre algum trecho ou termo que não compreenderam. Se possível, exiba aos estudantes o vídeo em que o poeta Bráulio Bessa aparece recitando este poema. O vídeo pode ser facilmente encontrado na internet. Aproveite as questões sugeridas para retomar o que foi falado sobre sexualidade e respeito às diferenças. Certifique-se de que o ambiente da sala de aula seja acolhedor e respeitoso, de modo que os estudantes sintam-se à vontade para expor suas opiniões. Oriente os estudantes a resolverem as questões da página 69 do livro didático.

AULA 02

Tema: Adolescência: o que está acontecendo comigo?

Etapa 04: Correção da atividade (10min)

Faça a correção da atividade da etapa 3, aproveite para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade.

Etapa 05: Para início de conversa (05 min)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que irão discutir sobre algumas transformações que estão vivenciando.

Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

Contexto 

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda. Em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra poética, mas que fechassem os olhos para ouvi-la. Declame parte da obra Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo, e, após a leitura, se possível, projete os trechos da obra para que possam retomá-los no momento da discussão. Você também pode utilizar o material impresso ou trazer escrito em um cartaz, além da opção do registro no quadro, mas as outras duas permitem ganho de tempo para a discussão.

Após a declamação peça que abram os olhos e ao promover contato com a obra escrita faça algumas perguntas que permitam a eles refletir e por meio de uma breve discussão enxergar como o autor descreve as diferentes épocas da vida e sua transição.

Será um momento curto de discussão para uma ou duas hipóteses/respostas simples para algumas perguntas, como:

·         O que vocês sentiram ao ouvir o trecho da obra? Qual seria o principal sentimento do autor ao escrevê-la?

·         De quais fases de vida ele fala? (Espera-se que digam infância e adolescência?).

·         Os poemas sempre falam de forma mais objetiva o que gostariam de representar? (Espera-se que eles digam que não costumam ser literais e deixam questões subentendidas ao leitor.)

·         Como o autor descreve a infância e a adolescência? Quais elementos ele utiliza que permitem chegar a essa conclusão? (Permite que façam correlações com os termos utilizados, como por exemplo o trecho “flores da adolescência” como algo que desabrocha e traz mudanças.)

·         A que estariam relacionadas às frases “Virações da infância” e “ Um coração que palpitara outrora por uns olhos gázeos de mulher?” (Espera-se que associem à transição de períodos, viração pode significar brisa e, subjetivamente, imaginação; já o coração palpitar, o despertar da sexualidade na adolescência.)

 

Você pode acessar a obra completa em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000021.pdf .

Etapa 07: Questão Disparadora (10 min)

Ø  O que é adolescência?

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão norteadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida) e permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno, e a compartilhem com os colegas. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar com outras perguntas como:
- A adolescência é uma fase da vida?

- E a puberdade, alguém já ouviu falar sobre ela? O que seria? É a mesma coisa que adolescência?
Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.

Etapa 08: Mão na Massa III (15 min)

Mão na massa Mão na massa

Orientações: Para esse momento (Etapa 1) sugere-se o tempo de 5 minutos. Oriente que os estudantes formem pequenos grupos de quatro pessoas (com dois meninos e duas meninas, se possível). Informe que eles participarão de uma atividade com duas etapas e que cada etapa só deve ser iniciada após a orientação do professor ao findar do tempo estabelecido. Essa atividade tem um tempo total sugerido, e em cada etapa também haverá uma sugestão de tempo, sinta-se à vontade para alterar como desejar e puder, de acordo com o seu contexto de atuação docente. Etapa 1 - Discussão sobre o objeto escolhido: peça para que se dividam em pequenos grupos rapidamente e compartilhem com os colegas o motivo da escolha daquele objeto para representar o seu brincar na infância, contando algum episódio ou descrevendo seus sentimentos. Informe-os que terão até 5 minutos para este momento. Esgotados os 5 minutos, peça a atenção dos estudantes para o direcionamento da próxima discussão e da atividade envolvida nela. As orientações sobre a próxima etapa se encontram no próximo slide.

Orientações: Para esse momento (Etapa 2).

Etapa 2 - Registro coletivo: exponha as questões e explique-lhes que estas deverão ser discutidas e simultaneamente registradas em forma de pequenas frases ou palavras-chave em post-its que serão colados em um cartaz comum a todos os grupos (modelo em Anexo). Estipule um tempo para cada questão (3 minutos, por exemplo). Elas devem ser discutidas na ordem e no tempo estipulados, desta forma eles deverão aguardar sua orientação para partir para a próxima discussão, assim você pode conduzir e auxiliar os grupos em cada etapa.

Entregue o número de post-its para cada grupo pensando no tamanho do cartaz que deseja disponibilizar. O cartaz deve estar acessível a todos os grupos, pendurado ou disposto em uma mesa de uso comum. Conforme vão sendo escritos os post-its direcione os estudantes para que os colem nas áreas correspondentes a cada pergunta. Exemplo: Na área 1 devem ser colados post-its referentes à pergunta número 1 considerando a parte a) e b), desta forma temos a resposta de 1a na área 1a (modelo em Anexo).

Enquanto os grupos se reúnem para discutir e responder circule entre os grupos interagindo e dando exemplos que auxiliem a conduzir o desenrolar da discussão e o desenvolvimento dos registros, sem induzi-los a uma resposta única ou padrão.

Materiais necessários: Post-its e superfície de colagem (pode ser cartolina ou um mural) dividida em seis espaços.

Uma alternativa para esta etapa seria o envolvimento da tecnologia por meio da criação de nuvens de palavras com o Google Docs. Nuvens de palavras são usadas para destacar os termos mais frequentes de um texto e os termos ficam dispostos em um formato de nuvem. Nesta atividade a criação da nuvem de palavras substituiria os registros em post-itspois os estudantes anotariam seus registros em um documento no Google Docs compartilhado com o professor e este criaria a nuvem com base no texto de todos os grupos no próprio documento com a utilização de uma extensão do próprio Google Docs. As instruções sobre como fazê-lo se encontram no link https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/09/como-criar-uma-nuvem-de-palavras-no-google-docs.ghtml.

 

Continuação

AULA 03

 

Tema: Adolescência

Etapa 09: Sistematização (20 min)

Sistematização

Orientações: Para esse momento sugere-se o tempo de 15 minutos. Grande roda - este é um momento de retomada e compartilhamento de ideias pertinentes às discussões da atividade e em especial, de comparar os aspectos sociais e biológicos que compõem o período da adolescência. Explicar que adolescência e puberdade não são sinônimos, mas fenômenos relacionados. Você terá duas missões principais neste momento:

1) Promover a conscientização de que os aspectos sociais e biológicos caminham juntos na série de transformações que compõem o período da adolescência, apesar de cada organismo reagir de uma forma a essas mudanças. Retomar as transformações elencadas pelos estudantes dispostas no cartaz, correlacionando com as mudanças em relação ao brincar e às transformações do corpo. Você pode, por exemplo, ler alguns post-its e comentar a frequência em que apareceram alguns termos, pergunte: Qual é a relação entre o brincar e as mudanças físicas de que falamos?

2) Deixar claro a diferença entre adolescência e puberdade, termos que muitas vezes são tidos como sinônimos, utilize como suporte a página 47 (fique atento as orientações didáticas). Caso perceba que os alunos tenham citado os termos em seus registros, retome a partir daí; caso não o tenham feito, questione: Quem aqui já ouviu falar de puberdade? É o mesmo que adolescência? Após ouvir suas hipóteses, explique que adolescência seria o período transitório entre a infância e a vida adulta e é caracterizado por um conjunto de questões (físicas, mentais, emocionais, sexuais e sociais) do desenvolvimento e é cronologicamente definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos. Já a puberdade seria o termo direcionado apenas às mudanças morfológicas e fisiológicas (forma, tamanho e função) ocorridas no período da adolescência, ou seja, faz parte da adolescência, mas não são sinônimos, já que envolve apenas aspectos biológicos.

Outro cuidado importante é levar em conta que nem todos os estudantes já estão atingindo a puberdade. Para que nenhum deles se sinta desconfortável, explique que as transformações pertinentes à puberdade podem afetar o organismo de formas diferentes, o fato de questões sociais (como o brincar) mudarem, não querem dizer que o corpo mudará imediatamente, mas que se iniciou uma série de transformações biológicas e sociais que serão desenvolvidas e aparecerão de forma singular em cada indivíduo.

Para ampliar seus conhecimentos sobre a temática segue a sugestão do artigo: Eisenstein, E. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolesc Saude. 2005;2(2):6-7. Disponível em http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=167.

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes a realizarem a atividade da página 47 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano, apenas os itens 1, 2 e 3.

Etapa 11: Correção de Atividade (10 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 10, aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade.

AULA 04

Tema: Adolescência e Sentimentos

Etapa 12: Leitura e Interpretação (40 min)

Convidar os estudantes a ouvir a música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis disponível no link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0  ,em seguida realizar a interpretação e reflexão da música. (tempo da música 5 minutos). Aconselho repetir a música.

Não Vou Me Adaptar

(Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes)

Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

Eu não encho mais a casa de alegria

Os anos se passaram enquanto eu dormia

E quem eu queria bem me esquecia

Será que eu falei o que ninguém ouvia?

Será que eu escutei o que ninguém dizia?

Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x)

Eu não tenho mais a cara que eu tinha

No espelho essa cara já não é minha

É que quando eu me toquei achei tão estranho

A minha barba estava deste tamanho

Será que eu falei o que ninguém ouvia?

Será que eu escutei o que ninguém dizia?

Eu não vou me adaptar, me adaptar Não vou me adaptar!

Me adaptar!

“O desenvolvimento dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.”

Questões a serem debatidas:

a)       Qual é o seu sentimento ao ouvir a música?

b)      Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo?

“Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

  Eu não encho mais a casa de alegria

  Os anos se passaram enquanto eu dormia”

c)       Sobre que o autor está falando no segundo trecho?

“Eu não tenho mais a cara que eu tinha

No espelho essa cara já não é minha

É que quando eu me toquei achei tão estranho

A minha barba estava deste tamanho”

d) Você acha que a letra da música tem algo a ver com algum momento da vida que todos passamos?

Etapa 13: Correção da Atividade (10 min)

Aproveitar esse momento para realizar a correção da atividade.

 

AULA 05

Tema: Sistema Reprodutor Feminino

Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor feminino e as transformações vivenciadas pelo organismo feminino no período da puberdade.

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra clássica da literatura brasileira.

Leia o trecho com a entonação adequada e, após a leitura, pergunte o que acharam da linguagem do trecho. Após ouvi-los, comente rapidamente que esta obra, como um bom um romance naturalista, possuía uma linguagem direta e sem grandes censuras. Aponte que este livro foi um marco literário, por se tratar de uma denúncia às péssimas condições de vida em que viviam os moradores dos cortiços cariocas no final do século XIX.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como:

·         O trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)

·         O fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade)

·         Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?

Para o momento da leitura, sugere-se deixar o trecho exposto de alguma forma para análise dos estudantes quanto à linguagem. Você pode projetar, escrever no quadro ou em um cartaz, ou ainda, distribuir o trecho em material impresso.

Se houver tempo para complementar a proposta, é possível combinar um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de Português para falar sobre a obra, o autor e as características do Naturalismo. Você pode acessar a obra completa em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf.

Etapa 15: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Fazer a exposição do objeto de conhecimento, porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte utilizar a página 49 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Fique atento as orientações didáticas.

Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Peça aos estudantes para responderem o item 2 da  página 49 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano, em seguida faça a correção. 

 

AULA 06

Tema: Sistema Reprodutor Masculino

Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor masculino e as transformações vivenciadas pelo organismo masculino no período da puberdade. Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em

seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história, ou melhor, alguém. Leia a história de José e, se possível, projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).

Atenção: é indicado que o nome do personagem seja alterado se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.

 

 

 

 

 

 

 

Contexto 

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:

·         O texto fala sobre um personagem, o José (ou o outro nome dado ao personagem). O que vocês acreditam que está desencadeando essa situação? (Espera-se que associem ao período da adolescência, se não puderem questione: qual fenômeno ou processo pode estar relacionado a essa situação?).

·         Quais são as evidências que o texto traz para acreditarmos que a situação está relacionada à adolescência? (Espera-se que relatem as transformações biológicas e sociais que o texto traz, ou seja, as transformações no corpo e nos sentimentos do personagem).

·         Vocês acreditam que seja possível auxiliar alguém na condição de José a se sentir mais seguro ao vivenciar esse processo?

Professor, para ampliação e apropriação da temática sugere-se a leitura do material: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf

LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.

Etapa 18: Sistematizando o conhecimento (20 min)

Fazer a exposição do objeto de conhecimento, porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte utilizar a página 48. Fique atento as orientações didáticas.

Para ampliar a discussão você pode coletar elementos em alguns materiais de apoio, como este vídeo, em que uma médica explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=b9FlHJ1k92Y. Neste vídeo, apenas vale ressaltar que ao falar dos parceiros de homens, a médica só se refere à mulheres, sugere-se ao professor referir-se à parceiros (sem um gênero definido).

Neste site há exemplos de cuidados para manter o sistema reprodutor masculino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/homem-2/higiene-intima-masculina/.

E no material que já foi indicado anteriormente (na etapa do Contexto) há informações valiosas sobre esses cuidados, mais especificamente na página 36: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf. LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.

 

Etapa 19: Verificação da aprendizagem (10 min)

Solicite aos estudantes que realizem a atividade da página 49 do livro didático A Conquista 8º ano item 1, em seguida faça a correção.

AULA 07

 

Tema: Gravidez e Métodos Contraceptivos

Etapa 20: Questão Problematizadora (15 min)

Orientações: Faça uma leitura junto aos alunos da notícia que mostra a ação de prevenção do município de Três Lagoas (MS) por meio do projeto
Previna Adolescência: http://www.treslagoas.ms.gov.br/semec-inicia-projeto-para-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia-em-quatro-escolas-municipais-de-tres-lagoas/

Converse com os estudantes sobre o texto. Como sugestão, você poderá usar questões como:

  • Qual a importância de um projeto como este feito nas escolas?
  • Se está falando de gravidez, é certo afirmar que este projeto será ministrado apenas para as garotas do município? Por quê?
  • É possível prevenir uma gravidez mesmo sendo sexualmente ativo?
  • Cite as formas de prevenção que você conhece.
  • Você sabe como funcionam e como utilizá-las?
  • De quem é a responsabilidade de lembrar do uso do contraceptivo durante uma relação sexual?
  • Em geral estes métodos previnem uma possível concepção (gravidez), como o próprio nome sugere. Porém, alguns deles tem uma outra função igualmente importante. Qual seria?
  • Comentem sobre a importância dos cuidados com o corpo e o uso destes métodos.

 

 Questão Disparadora:

Orientações: Apresente o slide ou leia a Questão disparadora para a turma. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Etapa 21: Aula Expositiva Dialogada (35 min)

Utilize como suporte as páginas 50 a 61 do livro didático A Conquista Ciências 9º ano, para trabalhar sobre fecundação, gravidez e métodos contraceptivos. Oriente que o início da vida sexual deve ser um assunto a ser conversado com adultos de confiança ou com profissionais da área da saúde, que poderão tirar dúvidas e dar orientações. É válido comentar que a sexualidade envolve questões culturais, sociais e religiosas e, por isso, diz respeito a cada indivíduo de forma particular. Porém, quando as pessoas decidem manter uma relação afetivo-sexual, as responsabilidades devem ser compartilhadas pelos envolvidos.

AULA 08

Tema: ISTs

Etapa 22: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Orientações: Projete e/ou leia a manchete para a turma. Se preferir faça uma leitura da primeira parte da reportagem (dois primeiros parágrafos). Link da reportagem:

https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2018/03/jennifer-lawrence-afirma-nao-gostar-de-sexo-por-medo-de-contrair-doenca.shtml

Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Como sugestão, você poderá usar questões como:

·         De acordo com a manchete, quais são as possíveis doenças que a atriz tem medo de contrair? Você poderia citar algumas?

·         Você saberia dizer se todas estas doenças têm cura?

·         Será que mesmo não fazendo sexo a atriz corre o risco de contrair algumas delas?

·         A reportagem sugere que a atriz seja hipocondríaca no momento em que ela se diz “germofóbica”. Você saberia dizer o que significa o termo hipocondríaca?

(Como sugestão para você aprofundar seus conhecimentos sobre hipocondria. Segue sugestão de um vídeo e um texto: https://www.youtube.com/watch?v=dLALmX8RZ44 / https://minutosaudavel.com.br/hipocondria/ )

·         Você concorda com a atitude da atriz ou acha que é uma atitude muito radical?

·         A atriz afirma que “pênis é perigoso”. O que pode sugerir que apenas homens podem transmitir essas doenças. Você concorda? Como você corrigiria a atriz no momento de sua fala?

·         Você acredita que essas doenças estão relacionadas a algum tipo de orientação sexual ou todos são passíveis de contraí-las?

ATENÇÃO PROFESSOR: Perguntas como essas podem gerar grande polêmica e debate na sala. Procure mediar de forma a que todos respeitem a opinião do outro. Procure se manter na imparcialidade neste momento para que os alunos possam melhor construir seus argumentos e conhecimento.

Etapa 22: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Faça uma aula expositiva, abrindo espaço para a participação dos estudantes, como uma roda de conversa. Esta e a próxima dupla de páginas, ao tratar das ISTs, cooperam para o desenvolvimento da habilidade EF08CI10. É provável que alguns estudantes estejam mais familiarizados com o termo DST (doenças sexualmente transmissíveis). Essa denominação foi alterada para IST (infecções sexualmente transmissíveis) porque, de acordo com o Ministério da Saúde, o termo doença implica em sintomas e sinais visíveis no organismo, ao passo que uma infecção pode apresentar um período sem sintomas. Assim, a denominação IST, que já é adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é mais apropriada para descrever uma série de enfermidades que são transmitidas pelo contato sexual ou da mãe para o filho na gestação, no parto ou na amamentação. Utilize as páginas 62 a 65 do livro didático A Conquista Ciências 8º Ano.

Etapa 23: Estudos de caso (15min)

Orientações: Divida a turma em dois grupos, deixe cada um com um caso, após o tempo dado, fazer uma roda de conversa para que socializem o caso e suas respostas.

Cada grupo deverá fazer as leituras dos textos, em seguida debater sobre as questões através de interpretação, reflexão e socialização com os demais. 

HISTÓRIA DE MARINA

Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez

Questões propostas sobre o texto:

  1. Quem teria que pensar na contracepção? César ou Marina?
  2. . Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção?
  3. . Como eles poderiam se prevenir?
  4. . Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar?
  5. . O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha?
  6. . A atitude da mãe da Marina foi correta?
  7. . O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez?
  8. . Que outras opções Marina teriam?
  9. . Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de Marina?
  10. . E o pai de Marina como vai receber a notícia?

Estudo de Caso 2: Tomando Decisões Sobre a Saúde na Adolescência 

Aqui está um estudo de caso que envolve puberdade, métodos contraceptivos e ISTs, permitindo que os alunos reflitam sobre situações reais e tomem decisões embasadas em conhecimento científico. 

Mariana e João têm 15 anos e são namorados. Ambos estão passando por mudanças típicas da puberdade e sentem que sua relação está se tornando mais séria. Eles têm muitas dúvidas sobre as transformações em seus corpos, os métodos contraceptivos e os riscos de ISTs, mas sentem vergonha de conversar sobre isso com adultos. 

Mariana ouviu de uma amiga que a pílula anticoncepcional é suficiente para evitar gravidez, enquanto João acredita que o uso do preservativo não é necessário se houver confiança no parceiro. Nenhum dos dois conhece muito sobre ISTs, além do que já ouviram por comentários de amigos e redes sociais.   

Um dia, após uma conversa na escola sobre sexualidade e prevenção, Mariana e João decidem pesquisar mais e buscar ajuda para tomar decisões responsáveis. 

Perguntas para Discussão: 

1. Quais mudanças físicas e emocionais Mariana e João podem estar enfrentando devido à puberdade? 

2. Quais são os principais métodos contraceptivos que poderiam ajudá-los a prevenir uma gravidez indesejada? 

3. O que você diria a Mariana sobre o uso exclusivo da pílula anticoncepcional como método de prevenção? 

4. João acredita que confiança no parceiro elimina a necessidade do preservativo. Essa afirmação está correta? Por quê? 

5. Quais são as principais ISTs e como elas podem ser prevenidas? 

6. Se você fosse um amigo próximo de Mariana e João, como aconselharia os dois a buscar informações seguras sobre sexualidade e saúde? 

7. De que forma a escola e a família podem contribuir para que adolescentes tenham mais segurança para falar sobre esses temas? 

Observação: Ao longo da aplicação da sequência, utilize as atividades sugeridas no livro didático e também um mapa conceitual sugerido abaixo sobre as ISTs.

 

 

Orientações: Divida a turma em grupos de forma que sejam distribuídas igualmente as doenças a serem estudadas. Se organize com o tempo para seguir todas as propostas dessa etapa. Neste momento, não é necessário que os alunos conheçam todas as IST, e sim aquelas que forem mais importantes. Como sugestão, segue um anexo com textos de algumas principais doenças, todavia você poderá modificar a lista para que melhor se adeque a sua realidade. Cada grupo deverá receber um texto explicativo sobre as doenças as quais foram designados.

Você poderá utilizar outros recursos ao invés do texto sugerido, como o próprio material didático dos estudantes. Caso a escola possua recursos tecnológicos, você também pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa na internet. ATENÇÃO PROFESSOR! Você deverá estar atento a possíveis sites não confiáveis que os estudantes poderão acessar. É possível sugerir sites como o do doutor Drauzio Varella, por exemplo: http://bit.ly/2tvz5nT.

Trabalhando dessa forma cada grupo irá discutir e debater internamente a forma de contágio dessas doenças, sintomas, profilaxia, agentes causadores, tratamentos etc.

Após a discussão e levantamento de dados, deverão elaborar um mapa conceitual para cada doença e depois transcrever esse mapa para uma cartolina, para a melhor visualização da turma.

Após a confecção dos cartazes, cada grupo irá apresentar para o restante da turma seus mapas conceituais e juntos irão descobrir semelhanças e diferenças entre as principais ISTs trabalhadas na aula. É importante que os alunos compreendam que a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha e que todos os portadores de alguma IST devem ser respeitados e não pode haver nenhum tipo de discriminação. Durante a apresentação você poderá fazer questionamentos como:

·         Vocês acabaram de conhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis. Além de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças?

·         Diante do que pesquisaram e leram, qual é a principal forma de prevenção que deve ser utilizada?

·         A transmissão de IST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um péssimo índice para o nosso país. ( https://saude.abril.com.br/bem-estar/numero-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-nao-para-de-crescer/ ). No entanto, como devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças? Você acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou exclusão?

·         O que deve ser feito para evitar que pessoas portadoras de alguma IST sofram com sua condição?

Como sugestão, você poderá expor os cartazes na escola como forma de conscientização para a comunidade escolar.

Sobre o uso de mapas conceituais em sala de aula, seguem algumas leituras prévias:

·         http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2017/12/Gradmais5_R18_Sylmara.pdf

·         http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0375.html

Materiais necessários: Textos impressos (outras possibilidades: material didático ou recursos tecnológicos para pesquisas na internet), caderno/bloco de papel, caneta/lápis e cartolina.

 

 

Elaboração: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( X ) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (  ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (   ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( 69, 45, 47); (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (X ) Debate;     (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário