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Tema: Explorando
a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
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Objetos de Conhecimento: Sexualidade:
a ação dos hormônios sexuais no corpo e nas emoções. Múltiplas dimensões da sexualidade
humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Ovulação. Gravidez. Métodos
Contraceptivos e ISTs. |
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Ano: 8º Período: 15 a 26/09 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação
dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas
dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). (8EF12_CN) Reconhecer as estruturas que compõem o sistema endócrino. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia
dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de
compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais
adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções
Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de
algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir
estratégias e métodos de prevenção. (8EF13_CN) Explicar a ação do sistema endócrino sobre as
características sexuais secundárias. (8EF15_CN)
Reconhecer as características das infecções sexualmente transmissíveis (IST). |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Diferenciar
reprodução, sexo biológico e cópula. Reconhecer a sexualidade como uma
característica inerente ao ser humano. Conhecer o papel dos hormônios sexuais
e relacionar essas substâncias às mudanças físicas e comportamentais que
ocorrem na puberdade. Identificar os órgãos que compõem os sistemas genitais
masculino e feminino. Conhecer alguns processos que ocorrem no organismo
feminino, os quais permitem a geração de um bebê. Conhecer alguns processos que
ocorrem no organismo feminino, os quais permitem a geração de um bebê. Compreender
algumas ISTs e formas de prevenção. Conhecer alguns métodos contraceptivos. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Reprodução Humana Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (15 min) Apresente aos estudantes o
título da aula e solicite que respondam as questões da página 45 do livro
didático A Conquista Ciências 8º Ano no caderno. Elas serão recuperadas ao
final do capitulo. Após, acolha as respostas, discuta as informações trazidas
por eles, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que
sintam-se motivados para a aula. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min) Após o levantamento de
conhecimentos prévios peça aos estudantes para abrirem o livro A Conquista
Ciências 8º ano página 46, e, analisem a imagem, pergunte o que leram sobre a
imagem, em seguida faça uma roda de conversa para dialogarem sobre reprodução
e sexo (faça uma exposição do tema, abrindo espaço para a participação dos
estudantes). Nesse primeiro momento, a intenção é que os estudantes
diferenciem três conceitos: reprodução, sexo e cópula. Etapa03: Mergulho no Tema (15 min) Convide os
estudantes a leitura e debate do Poema “Mais Respeito, Por Favor!” disponível
nas páginas 68 e 69 do livro A Conquista Ciências 8º ano. Proponha uma roda
de conversa para que os estudantes deem sua opinião sobre o poema, falem o
que entenderam e tirem dúvidas sobre algum trecho ou termo que não
compreenderam. Se
possível, exiba aos estudantes o vídeo em que o poeta Bráulio Bessa aparece
recitando este poema. O vídeo pode ser facilmente encontrado na internet.
Aproveite
as questões sugeridas para retomar o que foi falado sobre sexualidade e
respeito às diferenças. Certifique-se de que o ambiente da sala de aula seja
acolhedor e respeitoso, de modo que os estudantes sintam-se à vontade para
expor suas opiniões. Oriente os estudantes a
resolverem as questões da página 69 do livro didático. AULA 02 Tema:
Adolescência: o que está acontecendo comigo? Etapa 04: Correção da atividade (10min) Faça a correção da atividade da etapa 3, aproveite
para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade. Etapa 05: Para início de conversa (05 min) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os
estudantes que irão discutir sobre algumas transformações que estão
vivenciando. Etapa 06: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min)
Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma
grande roda. Em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma
obra poética, mas que fechassem os olhos para ouvi-la. Declame parte da
obra Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo, e, após a
leitura, se possível, projete os trechos da obra para que possam retomá-los
no momento da discussão. Você também pode utilizar o material impresso ou
trazer escrito em um cartaz, além da opção do registro no quadro, mas as
outras duas permitem ganho de tempo para a discussão. Após a declamação
peça que abram os olhos e ao promover contato com a obra escrita faça algumas
perguntas que permitam a eles refletir e por meio de uma breve discussão
enxergar como o autor descreve as diferentes épocas da vida e sua transição. Será um momento
curto de discussão para uma ou duas hipóteses/respostas simples para algumas
perguntas, como: ·
O
que vocês sentiram ao ouvir o trecho da obra? Qual seria o principal
sentimento do autor ao escrevê-la? ·
De
quais fases de vida ele fala? (Espera-se que digam infância e adolescência?). ·
Os
poemas sempre falam de forma mais objetiva o que gostariam de representar?
(Espera-se que eles digam que não costumam ser literais e deixam questões
subentendidas ao leitor.) ·
Como
o autor descreve a infância e a adolescência? Quais elementos ele utiliza que
permitem chegar a essa conclusão? (Permite que façam correlações com os
termos utilizados, como por exemplo o trecho “flores da adolescência” como
algo que desabrocha e traz mudanças.) ·
A
que estariam relacionadas às frases “Virações da infância” e “ Um
coração que palpitara outrora por uns olhos gázeos de mulher?” (Espera-se que
associem à transição de períodos, viração pode significar brisa e,
subjetivamente, imaginação; já o coração palpitar, o despertar da sexualidade
na adolescência.) Você pode acessar a
obra completa em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000021.pdf . Etapa 07: Questão Disparadora (10 min) Ø
O que é adolescência? Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda,
leia a questão norteadora (que pode ser projetada, exposta em outro material
ou apenas lida) e permita que formulem suas hipóteses rapidamente,
registrando no caderno, e a compartilhem com os colegas. Neste momento não se
preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que
você poderá complementar com outras perguntas como: - E a puberdade,
alguém já ouviu falar sobre ela? O que seria? É a mesma coisa que
adolescência? Etapa 08: Mão na Massa III (15 min)
Orientações: Para esse momento (Etapa 1) sugere-se o
tempo de 5 minutos. Oriente que os estudantes
formem pequenos grupos de quatro pessoas (com dois meninos e duas meninas, se
possível). Informe que eles participarão de uma atividade com duas etapas e
que cada etapa só deve ser iniciada após a orientação do professor ao findar
do tempo estabelecido. Essa atividade tem um tempo total sugerido, e em cada
etapa também haverá uma sugestão de tempo, sinta-se à vontade para alterar
como desejar e puder, de acordo com o seu contexto de atuação docente. Etapa
1 - Discussão sobre o objeto escolhido: peça para que se dividam em pequenos
grupos rapidamente e compartilhem com os colegas o motivo da escolha daquele
objeto para representar o seu brincar na infância, contando algum episódio ou
descrevendo seus sentimentos. Informe-os que terão até 5 minutos para este
momento. Esgotados os 5 minutos, peça a atenção dos estudantes para o direcionamento
da próxima discussão e da atividade envolvida nela. As orientações sobre a
próxima etapa se encontram no próximo slide. Orientações: Para esse momento (Etapa 2). Etapa 2 - Registro
coletivo: exponha as questões e explique-lhes que estas deverão ser discutidas
e simultaneamente registradas em forma de pequenas frases ou palavras-chave
em post-its que serão colados em um cartaz
comum a todos os grupos (modelo em Anexo). Estipule
um tempo para cada questão (3 minutos, por exemplo). Elas devem ser discutidas
na ordem e no tempo estipulados, desta forma eles deverão aguardar sua
orientação para partir para a próxima discussão, assim você pode conduzir e
auxiliar os grupos em cada etapa. Entregue o número de
post-its para cada grupo pensando no tamanho do cartaz
que deseja disponibilizar. O cartaz deve estar acessível a todos os grupos,
pendurado ou disposto em uma mesa de uso comum. Conforme vão sendo escritos
os post-its direcione os estudantes para que os colem nas áreas
correspondentes a cada pergunta. Exemplo: Na área 1 devem ser colados
post-its referentes à pergunta número 1 considerando a
parte a) e b), desta forma temos a resposta de 1a na área 1a (modelo em Anexo). Enquanto os grupos
se reúnem para discutir e responder circule entre os grupos interagindo e
dando exemplos que auxiliem a conduzir o desenrolar da discussão e o
desenvolvimento dos registros, sem induzi-los a uma resposta única ou padrão. Materiais necessários: Post-its e superfície
de colagem (pode ser cartolina ou um mural) dividida em seis espaços. Uma alternativa para
esta etapa seria o envolvimento da tecnologia por meio da criação de nuvens
de palavras com o Google Docs.
Nuvens de palavras são usadas para destacar os termos mais frequentes de um
texto e os termos ficam dispostos em um formato de nuvem. Nesta atividade a
criação da nuvem de palavras substituiria os registros em post-its, pois os estudantes anotariam seus registros em
um documento no Google Docs compartilhado
com o professor e este criaria a nuvem com base no texto de todos os grupos
no próprio documento com a utilização de uma extensão do próprio Google Docs. As instruções sobre como
fazê-lo se encontram no link https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/09/como-criar-uma-nuvem-de-palavras-no-google-docs.ghtml.
AULA 03 Tema: Adolescência Etapa 09: Sistematização (20 min)
Orientações: Para esse momento sugere-se o tempo de 15
minutos. Grande roda - este é um momento de retomada e
compartilhamento de ideias pertinentes às discussões da atividade e em
especial, de comparar os aspectos sociais e biológicos que compõem o período
da adolescência. Explicar que adolescência e puberdade não são sinônimos, mas
fenômenos relacionados. Você terá duas missões principais neste momento: 1) Promover a conscientização de que os
aspectos sociais e biológicos caminham juntos na série de transformações que
compõem o período da adolescência, apesar de cada organismo reagir de uma
forma a essas mudanças. Retomar as transformações elencadas pelos estudantes
dispostas no cartaz, correlacionando com as mudanças em relação ao brincar e
às transformações do corpo. Você pode, por exemplo, ler alguns post-its e comentar a frequência em que
apareceram alguns termos, pergunte: Qual é a relação entre o brincar e as
mudanças físicas de que falamos? 2) Deixar claro a diferença entre
adolescência e puberdade, termos que muitas vezes são tidos como sinônimos,
utilize como suporte a página 47 (fique atento as orientações didáticas).
Caso perceba que os alunos tenham citado os termos em seus registros, retome
a partir daí; caso não o tenham feito, questione: Quem aqui já ouviu falar de
puberdade? É o mesmo que adolescência? Após ouvir suas hipóteses, explique
que adolescência seria o período transitório entre a infância e a vida adulta
e é caracterizado por um conjunto de questões (físicas, mentais, emocionais,
sexuais e sociais) do desenvolvimento e é cronologicamente definida pela
Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos. Já a puberdade seria o
termo direcionado apenas às mudanças morfológicas e fisiológicas (forma,
tamanho e função) ocorridas no período da adolescência, ou seja, faz parte da
adolescência, mas não são sinônimos, já que envolve apenas aspectos
biológicos. Outro cuidado
importante é levar em conta que nem todos os estudantes já estão atingindo a
puberdade. Para que nenhum deles se sinta desconfortável, explique que as
transformações pertinentes à puberdade podem afetar o organismo de formas
diferentes, o fato de questões sociais (como o brincar) mudarem, não querem
dizer que o corpo mudará imediatamente, mas que se iniciou uma série de
transformações biológicas e sociais que serão desenvolvidas e aparecerão de
forma singular em cada indivíduo. Para ampliar seus
conhecimentos sobre a temática segue a sugestão do artigo: Eisenstein, E.
Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolesc Saude.
2005;2(2):6-7. Disponível em http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=167. Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (20 min) Oriente os
estudantes a realizarem a atividade da página 47 do livro didático A
Conquista Ciências 8º ano, apenas os itens 1, 2 e 3. Etapa 11: Correção de Atividade (10 min) Fazer a correção da atividade da etapa 10,
aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da
atividade. AULA 04 Tema: Adolescência e Sentimentos Etapa
12: Leitura e Interpretação (40 min) Convidar os
estudantes a ouvir a música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis disponível no
link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0
,em seguida realizar a interpretação e reflexão da música. (tempo da
música 5 minutos). Aconselho repetir a música. Não Vou Me Adaptar (Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo
Antunes) Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu não encho mais a casa de alegria Os anos se passaram enquanto eu dormia E quem eu queria bem me esquecia Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x) Eu não tenho mais a cara que eu tinha No espelho essa cara já não é minha É que quando eu me toquei achei tão estranho A minha barba estava deste tamanho Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar Não vou me
adaptar! Me adaptar! “O desenvolvimento
dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que
envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e
aceitá-las.” Questões a serem debatidas: a)
Qual é o seu sentimento ao ouvir a música? b)
Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo? “Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu
não encho mais a casa de alegria Os
anos se passaram enquanto eu dormia” c)
Sobre que o autor está falando no segundo trecho? “Eu não tenho mais a cara que eu tinha No espelho essa cara já não é minha É que quando eu me toquei achei tão estranho A minha barba estava deste tamanho” d) Você acha que a letra da música tem algo
a ver com algum momento da vida que todos passamos? Etapa
13: Correção da Atividade (10 min) Aproveitar esse momento para realizar a
correção da atividade. AULA 05 Tema: Sistema Reprodutor Feminino Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Orientações: Leia
o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as
estruturas do sistema reprodutor feminino e as transformações vivenciadas
pelo organismo feminino no período da puberdade.
Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda
e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra
clássica da literatura brasileira. Leia o trecho com a entonação adequada e, após a
leitura, pergunte o que acharam da linguagem do trecho. Após ouvi-los,
comente rapidamente que esta obra, como um bom um romance naturalista,
possuía uma linguagem direta e sem grandes censuras. Aponte que este livro
foi um marco literário, por se tratar de uma denúncia às péssimas condições
de vida em que viviam os moradores dos cortiços cariocas no final do século
XIX. Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o
trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou
respostas simples para algumas perguntas, como: ·
O
trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características
dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças
do corpo feminino) ·
O
fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se
que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando
pela puberdade) ·
Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira
apresentasse essas mudanças específicas? Para
o momento da leitura, sugere-se deixar o trecho exposto de alguma forma para
análise dos estudantes quanto à linguagem. Você pode projetar, escrever no
quadro ou em um cartaz, ou ainda, distribuir o trecho em material impresso. Se houver tempo para complementar a
proposta, é possível combinar um trabalho interdisciplinar com o(a)
professor(a) de Português para falar sobre a obra, o autor e as
características do Naturalismo. Você pode acessar a obra completa em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Etapa 15: Aula Expositiva Dialogada (20 min) Fazer a exposição do objeto de conhecimento,
porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte utilizar a
página 49 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Fique atento as
orientações didáticas. Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (15 min) Peça aos estudantes para
responderem o item 2 da página 49 do
livro didático A Conquista Ciências 8º ano, em seguida faça a correção. AULA 06 Tema: Sistema Reprodutor Masculino Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês
irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor masculino e as
transformações vivenciadas pelo organismo masculino no período da puberdade. Peça
que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida
diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história, ou melhor, alguém. Leia
a história de José e, se possível, projete para que os estudantes a
acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto
em um cartaz). Atenção: é indicado que o nome do personagem seja alterado
se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.
Em
seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento
curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas
perguntas, como: ·
O
texto fala sobre um personagem, o José (ou o outro nome dado ao personagem).
O que vocês acreditam que está desencadeando essa situação? (Espera-se que
associem ao período da adolescência, se não puderem questione: qual fenômeno
ou processo pode estar relacionado a essa situação?). ·
Quais
são as evidências que o texto traz para acreditarmos que a situação está
relacionada à adolescência? (Espera-se que relatem as transformações
biológicas e sociais que o texto traz, ou seja, as transformações no corpo e
nos sentimentos do personagem). ·
Vocês
acreditam que seja possível auxiliar alguém na condição de José a se sentir
mais seguro ao vivenciar esse processo? Professor, para ampliação e apropriação
da temática sugere-se a leitura do material: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf LEMOS,
Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017. Etapa 18: Sistematizando o conhecimento
(20 min) Fazer a exposição do objeto de
conhecimento, porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte
utilizar a página 48. Fique atento as orientações didáticas. Para ampliar a discussão você pode
coletar elementos em alguns materiais de apoio, como este vídeo, em que uma
médica explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=b9FlHJ1k92Y. Neste vídeo, apenas vale ressaltar que ao falar dos
parceiros de homens, a médica só se refere à mulheres, sugere-se ao professor
referir-se à parceiros (sem um gênero definido). Neste site há exemplos de cuidados para
manter o sistema reprodutor masculino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/homem-2/higiene-intima-masculina/. E no material que já foi indicado anteriormente
(na etapa do Contexto) há informações valiosas sobre esses cuidados, mais
especificamente na página 36: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf. LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do
adolescente. 2017. Etapa 19:
Verificação da aprendizagem (10 min) Solicite aos estudantes que realizem a
atividade da página 49 do livro didático A Conquista 8º ano item 1, em
seguida faça a correção. AULA
07 Tema: Gravidez e Métodos
Contraceptivos Etapa 20: Questão
Problematizadora (15 min)
Orientações: Faça uma leitura junto aos alunos da notícia que
mostra a ação de prevenção do município de Três Lagoas (MS) por meio do
projeto Converse com os
estudantes sobre o texto. Como sugestão, você poderá usar questões como:
Questão Disparadora:
Orientações: Apresente o slide ou leia a Questão disparadora
para a turma. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema
e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se
preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar
sobre o tema. Etapa 21: Aula Expositiva
Dialogada (35 min) Utilize
como suporte as páginas 50 a 61 do livro didático A Conquista Ciências 9º
ano, para trabalhar sobre fecundação, gravidez e métodos contraceptivos. Oriente que o início da vida
sexual deve ser um assunto a ser conversado com adultos de confiança ou com
profissionais da área da saúde, que poderão tirar dúvidas e dar orientações.
É válido comentar que a sexualidade envolve questões culturais, sociais e
religiosas e, por isso, diz respeito a cada indivíduo de forma particular.
Porém, quando as pessoas decidem manter uma relação afetivo-sexual, as
responsabilidades devem ser compartilhadas pelos envolvidos. AULA 08 Tema: ISTs Etapa 22: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (15 min)
Orientações: Projete e/ou leia a manchete para a turma. Se preferir
faça uma leitura da primeira parte da reportagem (dois primeiros parágrafos).
Link da reportagem: Converse
com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Aproveite para
resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no
início da aula. Como sugestão, você poderá usar questões como: ·
De acordo com a manchete, quais são as
possíveis doenças que a atriz tem medo de contrair? Você poderia citar
algumas? ·
Você saberia dizer se todas estas
doenças têm cura? ·
Será que mesmo não fazendo sexo a
atriz corre o risco de contrair algumas delas? ·
A reportagem sugere que a atriz seja
hipocondríaca no momento em que ela se diz “germofóbica”. Você saberia dizer o
que significa o termo hipocondríaca? (Como sugestão para você aprofundar
seus conhecimentos sobre hipocondria. Segue sugestão de um vídeo e um
texto: https://www.youtube.com/watch?v=dLALmX8RZ44 / https://minutosaudavel.com.br/hipocondria/ ) ·
Você concorda com a atitude da atriz ou acha que
é uma atitude muito radical? ·
A atriz afirma que “pênis é perigoso”. O que pode
sugerir que apenas homens podem transmitir essas doenças. Você concorda? Como
você corrigiria a atriz no momento de sua fala? ·
Você acredita que essas doenças estão
relacionadas a algum tipo de orientação sexual ou todos são passíveis de
contraí-las? ATENÇÃO
PROFESSOR: Perguntas
como essas podem gerar grande polêmica e debate na sala. Procure mediar de
forma a que todos respeitem a opinião do outro. Procure se manter na
imparcialidade neste momento para que os alunos possam melhor construir seus
argumentos e conhecimento. Etapa 22: Aula Expositiva
Dialogada (20 min) Faça
uma aula expositiva, abrindo espaço para a participação dos estudantes, como
uma roda de conversa. Esta e a próxima dupla de páginas, ao tratar das ISTs,
cooperam para o desenvolvimento da habilidade
EF08CI10. É provável que alguns estudantes estejam mais familiarizados
com o termo DST (doenças sexualmente transmissíveis). Essa denominação foi alterada
para IST (infecções sexualmente transmissíveis) porque, de acordo com o
Ministério da Saúde, o termo doença implica em sintomas e sinais visíveis no organismo,
ao passo que uma infecção pode apresentar um período sem sintomas. Assim, a denominação
IST, que já é adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é mais
apropriada para descrever uma série de enfermidades que são transmitidas pelo
contato sexual ou da mãe para o filho na gestação, no parto ou na
amamentação. Utilize as páginas 62 a 65 do livro didático A Conquista
Ciências 8º Ano. Etapa 23: Estudos de caso (15min) Orientações:
Divida a turma em dois grupos, deixe cada um com um caso, após o tempo dado,
fazer uma roda de conversa para que socializem o caso e suas respostas. Cada
grupo deverá fazer as leituras dos textos, em seguida debater sobre as
questões através de interpretação, reflexão e socialização com os
demais. HISTÓRIA
DE MARINA Marina
tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é
costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo;
à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai
também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família
de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava
sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo
confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é
maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar
vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu
César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo
começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde
estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e
sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada,
sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César,
teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César
estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina
disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar.
César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre
passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe
respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com
papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito
nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias
terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde
de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César,
também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava
errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu
Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava
aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias.
À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a
mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou
desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia
foram ao médico que confirmou a gravidez Questões
propostas sobre o texto:
Estudo
de Caso 2: Tomando Decisões Sobre a Saúde na Adolescência Aqui está um estudo de caso que envolve puberdade, métodos
contraceptivos e ISTs, permitindo que os alunos reflitam sobre situações
reais e tomem decisões embasadas em conhecimento científico. Mariana
e João têm 15 anos e são namorados. Ambos estão passando por mudanças típicas
da puberdade e sentem que sua relação está se tornando mais séria. Eles têm
muitas dúvidas sobre as transformações em seus corpos, os métodos
contraceptivos e os riscos de ISTs, mas sentem vergonha de conversar sobre
isso com adultos. Mariana
ouviu de uma amiga que a pílula anticoncepcional é suficiente para evitar
gravidez, enquanto João acredita que o uso do preservativo não é necessário
se houver confiança no parceiro. Nenhum dos dois conhece muito sobre ISTs,
além do que já ouviram por comentários de amigos e redes sociais. Um
dia, após uma conversa na escola sobre sexualidade e prevenção, Mariana e
João decidem pesquisar mais e buscar ajuda para tomar decisões responsáveis. Perguntas
para Discussão: 1.
Quais mudanças físicas e emocionais Mariana e João podem estar enfrentando
devido à puberdade? 2.
Quais são os principais métodos contraceptivos que poderiam ajudá-los a
prevenir uma gravidez indesejada? 3.
O que você diria a Mariana sobre o uso exclusivo da pílula anticoncepcional
como método de prevenção? 4.
João acredita que confiança no parceiro elimina a necessidade do
preservativo. Essa afirmação está correta? Por quê? 5.
Quais são as principais ISTs e como elas podem ser prevenidas? 6.
Se você fosse um amigo próximo de Mariana e João, como aconselharia os dois a
buscar informações seguras sobre sexualidade e saúde? 7.
De que forma a escola e a família podem contribuir para que adolescentes
tenham mais segurança para falar sobre esses temas? Observação:
Ao longo da aplicação da sequência, utilize as atividades sugeridas no livro
didático e também um mapa conceitual sugerido abaixo sobre as ISTs.
Orientações: Divida a turma em grupos de forma que sejam distribuídas
igualmente as doenças a serem estudadas. Se organize com o tempo para seguir
todas as propostas dessa etapa. Neste momento, não é necessário que os alunos
conheçam todas as IST, e sim aquelas que forem mais importantes. Como
sugestão, segue um anexo com textos de algumas principais doenças, todavia
você poderá modificar a lista para que melhor se adeque a sua realidade. Cada
grupo deverá receber um texto explicativo sobre as doenças as quais foram
designados. Você poderá
utilizar outros recursos ao invés do texto sugerido, como o próprio material
didático dos estudantes. Caso a escola possua recursos tecnológicos, você
também pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa na internet. ATENÇÃO PROFESSOR! Você deverá estar atento a
possíveis sites não confiáveis que os estudantes poderão acessar. É possível
sugerir sites como o do doutor Drauzio Varella, por exemplo: http://bit.ly/2tvz5nT. Trabalhando dessa forma cada grupo irá discutir e
debater internamente a forma de contágio dessas doenças, sintomas,
profilaxia, agentes causadores, tratamentos etc. Após a discussão e levantamento de dados, deverão
elaborar um mapa conceitual para cada doença e depois transcrever esse mapa
para uma cartolina, para a melhor visualização da turma. Após a confecção dos cartazes, cada grupo irá
apresentar para o restante da turma seus mapas conceituais e juntos irão
descobrir semelhanças e diferenças entre as principais ISTs trabalhadas na
aula. É importante que os alunos compreendam que a melhor forma de prevenção
é o uso da camisinha e que todos os portadores de alguma IST devem ser
respeitados e não pode haver nenhum tipo de discriminação. Durante a
apresentação você poderá fazer questionamentos como: ·
Vocês
acabaram de conhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis. Além
de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma
outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças? ·
Diante
do que pesquisaram e leram, qual é a principal forma de prevenção que deve
ser utilizada? ·
A
transmissão de IST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um
péssimo índice para o nosso país. ( https://saude.abril.com.br/bem-estar/numero-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-nao-para-de-crescer/ ). No entanto, como
devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças? Você
acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou
exclusão? ·
O
que deve ser feito para evitar que pessoas portadoras de alguma IST sofram
com sua condição? Como sugestão, você poderá expor os cartazes na escola
como forma de conscientização para a comunidade escolar. Sobre o uso de mapas conceituais em sala de aula, seguem
algumas leituras prévias: ·
http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2017/12/Gradmais5_R18_Sylmara.pdf ·
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0375.html Materiais
necessários: Textos impressos (outras possibilidades: material
didático ou recursos tecnológicos para pesquisas na internet), caderno/bloco
de papel, caneta/lápis e cartolina. Elaboração:
Nilsilane. |
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: (
) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( 69, 45, 47);
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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