Sequência Didática 8 Ciências 9ºAno

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do Consumo

Subtema: Investimentos na Astronomia

Unidades Temáticas: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Tecnologia para uma  Colonização Espacial; Vida humana fora da Terra; Ordem de grandeza astronômica e evolução estelar.

Ano: 9º                                         Período: 02 a 14/08/2021                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares. (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta. (EF09CI04BA) Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano. (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).   

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever crenças sobre o surgimento da vida na Terra com base em diferentes visões e culturas; Analisar a distância percorrida em uma viagem interestelar, com foco no tempo médio para realizá-la; Organizar informações disponíveis em arquivos de divulgação que mostrem as tecnologias utilizadas para a exploração de outros sistemas planetários.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Tecnologia para uma  Colonização Espacial

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

No início dessa aula, o professor fará perguntas para contextualizar o aluno sobre o tema da aula e verificar conhecimentos prévios a partir das seguintes questões: Qual a dificuldade em realizar uma viagem interestelar? Existe outros sistemas planetários? Você acha que existe vida fora da Terra? Professor, acolha as respostas nesse momento inicial e posteriormente aproveite para retomar  com a turma alguns temas que eles já conhecem sobre astronomia.

Etapa 02: Aprofundando no Tema

Nesse momento o professor deve deixar claro aos estudantes que a partir desse momento o estudo estará voltado para unidades de distâncias muito maiores do que as previamente vistas (entre os planetas e o sol, por exemplo). Evidencie que as distâncias astronômicas são da ordem de 106km, e que as distâncias que separam estrelas e galáxias entre si são  muito maiores, com ordem de grandeza acima de 1012km. Esse cuidado inicial é importante para que o aluno tenha noção maia acurada da diferença de escalas que estamos trabalhando. Prossiga explanando o conteúdo disponível no livro de Ciências páginas 228 a 230.

 

AULA 02

Tema: Além do Sistema Solar

Etapa 03: Mão na Massa I

Para trabalhar mais a fundo a noção de escala do sistema solar, solicite que os alunos desenvolvam a proposta  de construção de modelo do sistema solar em escala, contido na página 235 do livro Inspire Ciências. Após o aluno construir a escala, proponha que os alunos respondam às reflexões 1 a 3 contidas na mesma página.

 

AULA 03

 

Tema: Vida fora da Terra

 

Etapa 04: Aprofundando no Tema

É possível que em cada estrela que observamos no céu tenha pelo menos um planeta em sua órbita, isto significa que existe, pelo menos, 100 bilhões de planetas só dentro da Via Láctea.. Reproduza o vídeo “Astrolab | Será que existe vida fora da Terra?” disponível no link abaixo.

 https://www.youtube.com/watch?v=dtk-KLj8Drs

 

Etapa 05: Aula dialogada

Trabalhar o tema Vida fora da Terra de forma dialogada, utilizar como suporte as páginas 231 e 232 do livro Inspire Ciências 9º ano, esse momento   auxilia o aluno a selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, utilize para melhor abordar a ideia.

Etapa 06: Ilustrando o Conhecimento

Colonização espacial é a hipotética habitação permanente, autônoma e sustentada de seres humanos em outros locais que não o planeta Terra,  reproduza o vídeo “Partiu Marte? | Nerdologia”, disponível no link a seguir:  https://www.youtube.com/watch?v=xodB9r9_1AA . Após a visualização abrir espaço para comentários, momento para sanar as dúvidas levantadas.

Etapa 07: Verificando Aprendizagem

 

Proponha a realização da atividade nas páginas 233 e 234 do livro Inspire Ciências 9º ano individualmente.

 

AULA 04

 

 

Tema: Astronomia em outras épocas e locais

 

Etapa 08: Aprofundando no Tema

Nesse momento o professor deve deixar claro aos estudantes que quando se fala de astronomia de povos antigos, os maias estão entre os povos mais comentados, e que os corpos celestes ocupavam papel central na mitologia e na cosmologia maia. Prossiga solicitando aos alunos que façam a leitura do texto  disponível na página 236 do livro Inspire Ciências 9º Ano. Após a leitura ressaltar que a  importância do conhecimento astronômico ia muito além de sua utilidade prática relacionada ao cultivo e a caça e que o mesmo ocorreu em muitos  povos,embora os significados e mesmo a importância cultural varie bastante.

Sugestões de texto e vídeo para utilizar na aula:

https://cultura.culturamix.com/curiosidades/os-conhecimentos-de-astronomia-dos-maias https://www.youtube.com/watch?v=0JfksHOJX5U https://www.youtube.com/watch?v=NXJUy3w_zd4

Etapa 09: Pesquisa

Para essa etapa utilize os povos citados na página 237 do livro Inspire Ciências 9º Ano, faça um sorteio dos povos e solicite aos alunos que façam uma pesquisa individualmente como povo sorteado para cada um seguindo as orientações presentes na mesma página do livro.

Etapa 10: Verificando Aprendizagem

Solicite aos alunos que respondam a  atividade de reflexões da página 237 do livro Inspire Ciências 9ª Ano.

 

AULA 05

 

Tema: Exploração espacial

 

Etapa 11: Aprofundando no tema

 

Comece a aula questionando: como é possível ter tantas informações sobre o universo? Espera-se que os estudantes associem o avanço da tecnologia espacial com a obtenção de informações. Cite as viagens espaciais, as estações espaciais, satélites e telescópios, como é o caso do telescópio Hubble e as descobertas feitas pelo Hubble.  - Conseguiu imagens detalhadas de nebulosas, o que possibilitou a compreensão da formação e morte de estrelas;  - Gerou imagens de mais de 1500 galáxias, mostrando um universo imenso, jamais observado anteriormente;  - Visão em tempo real da colisão de um cometa com o planeta Júpiter;  - Localizou CO2 na superfície de um planeta;  - Planetas fora do Sistema Solar foram identificados;  - Imagens da colisão entre galáxias;  - Detecção de buracos negros. Acolha as respostas e passe o vídeo a seguir para que conheçam a história do telescópio Hubble https://youtu.be/Ftpw8EWtWIc.

 

Etapa 12: Socialização da atividade

Socializar com os alunos as informações encontradas, nesse momento é importante que o professor complemente as respostas dos alunos ou tire qualquer dúvida que possa surgir.

Etapa 13: Aprofundando no Tema

Texto de apoio para essa etapa: https://olhardigital.com.br/2021/07/02/colunistas/o-telescopio-espacial-hubble-e-a-foto-mais-importante-da-humanidade/ 

Etapa 14: Mão na Massa II

Orientar os alunos a realizarem as atividades das páginas 238, 239 e 240 do livro Inspire Ciências sobre “Ciclo de Vida das Estrelas, Missão Rosetta e Observatório Virtual”, divida a classe em 3 grupos e deixe marcado para aula seguinte a apresentação e socialização dos temas através de seminário.

AULA 06

 

Tema: Observatório virtual e composição dos corpos

 

Etapa 15: Leitura e Interpretação

Professor, questione os alunos se eles conhecem Carl Sagan ou já leram algo a seu respeito. Você pode aproveitar para apresentar essa ilustre figura científica aos alunos e comentar sobre “O Cosmos”, uma série muito conhecida e que já foi inspiração para uma série de outras obras, como por exemplo o filme “Uma Odisseia do espaço-tempo”, recomendado no livro inspire de Ciências página 242. Pergunte aos alunos se já ouviram a famosa frase “Somos feitos de poeira estelar”, de Carl Sagan. Certamente alguns falarão que já conhecem, e outros ainda não terão ouvido. Explore o que essa afirmação quer dizer e os convide a visitar a página a seguir para obter maiores informações: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/01/agora-e-oficial-somos-mesmo-feitos-de-poeira-de-estrela.html . Solicite que os alunos respondam as reflexões 1 a 4 da página 241 do livro de Ciências.

Etapa 16: Seminário

Orientar os grupos a apresentarem as pesquisas realizadas na etapa 14.

Etapa 17: Hora do Jogo

Para finalizar, e despertar o interesse dos alunos pelo Tema indique o vídeo e o Quiz a seguir:  Jogos de Colonização Espacial  https://www.youtube.com/watch?v=xxcZFPVEmMQ - Quiz: Os pioneiros do espaço Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/quiz-os-pioneiros-do-espaco/

 

 

 

 

 

.

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (,233,234,235,237,238,239,240,241)

(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário