SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: As
diversas facetas do Consumo |
|
Subtema: Investimentos na Astronomia |
Unidades Temáticas: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Tecnologia
para uma Colonização Espacial; Vida humana fora da
Terra; Ordem de grandeza astronômica e evolução estelar. |
|
Ano: 9º
Período: 02 a 14/08/2021 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a
viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições
necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos
tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares. (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo
do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de
evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no
nosso planeta. (EF09CI04BA)
Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do
espaço pelo ser humano. (EF09CI15)
Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra,
do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas
(agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.). |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Descrever crenças sobre o
surgimento da vida na Terra com base em diferentes visões e culturas; Analisar
a distância percorrida em uma viagem interestelar, com foco no tempo médio
para realizá-la; Organizar informações disponíveis em arquivos de divulgação
que mostrem as tecnologias utilizadas para a exploração de outros sistemas
planetários. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Tecnologia para uma
Colonização Espacial Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios No início dessa aula, o professor fará perguntas para
contextualizar o aluno sobre o tema da aula e verificar conhecimentos prévios a partir das seguintes questões: Qual a dificuldade em realizar uma
viagem interestelar? Existe outros sistemas planetários? Você acha que existe
vida fora da Terra? Professor, acolha as respostas
nesse momento inicial e posteriormente aproveite para retomar com a turma alguns temas que eles já
conhecem sobre astronomia. Etapa 02: Aprofundando no Tema Nesse momento o professor deve deixar
claro aos estudantes que a partir desse momento o estudo estará voltado para
unidades de distâncias muito maiores do que as previamente vistas (entre os
planetas e o sol, por exemplo). Evidencie que as distâncias astronômicas são
da ordem de 106km, e que as distâncias que separam estrelas e galáxias entre
si são muito maiores, com ordem de
grandeza acima de 1012km. Esse cuidado inicial é importante para que o aluno
tenha noção maia acurada da diferença de escalas que estamos trabalhando.
Prossiga explanando o conteúdo disponível no livro de Ciências páginas 228 a
230. AULA 02 Tema: Além do Sistema Solar Etapa 03: Mão na Massa I Para
trabalhar mais a fundo a noção de escala do sistema solar, solicite que os
alunos desenvolvam a proposta de
construção de modelo do sistema solar em escala, contido na página 235 do
livro Inspire Ciências. Após o aluno construir a escala, proponha que os
alunos respondam às reflexões 1 a 3 contidas na mesma página. AULA 03 Tema:
Vida fora da Terra Etapa 04: Aprofundando no Tema É possível que em cada estrela que observamos no céu
tenha pelo menos um planeta em sua órbita, isto significa que existe, pelo
menos, 100 bilhões de planetas só dentro da Via Láctea.. Reproduza o vídeo “Astrolab | Será que existe vida fora da Terra?”
disponível no link abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=dtk-KLj8Drs Etapa 05: Aula dialogada Trabalhar o tema Vida fora da
Terra de forma dialogada, utilizar como suporte as páginas 231 e 232 do livro
Inspire Ciências 9º ano, esse momento auxilia o aluno a selecionar argumentos
sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, utilize para
melhor abordar a ideia. Etapa 06: Ilustrando o
Conhecimento Colonização
espacial é a hipotética
habitação permanente, autônoma e sustentada de seres humanos em outros locais
que não o planeta Terra, reproduza o vídeo
“Partiu
Marte? | Nerdologia”, disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=xodB9r9_1AA . Após a visualização abrir espaço para comentários, momento
para sanar as dúvidas levantadas. Etapa 07: Verificando Aprendizagem Proponha a realização da atividade
nas páginas 233 e 234 do livro Inspire Ciências 9º ano individualmente. AULA 04 Tema:
Astronomia em outras épocas e locais Etapa
08: Aprofundando no Tema Nesse momento o professor deve deixar
claro aos estudantes que quando se fala de astronomia de povos antigos, os
maias estão entre os povos mais comentados, e que os corpos celestes ocupavam
papel central na mitologia e na cosmologia maia. Prossiga solicitando aos
alunos que façam a leitura do texto
disponível na página 236 do livro Inspire Ciências 9º Ano. Após a
leitura ressaltar que a importância do
conhecimento astronômico ia muito além de sua utilidade prática relacionada
ao cultivo e a caça e que o mesmo ocorreu em muitos povos,embora os significados e mesmo a
importância cultural varie bastante. Sugestões de texto e vídeo para utilizar na aula: https://cultura.culturamix.com/curiosidades/os-conhecimentos-de-astronomia-dos-maias https://www.youtube.com/watch?v=0JfksHOJX5U https://www.youtube.com/watch?v=NXJUy3w_zd4 Etapa 09: Pesquisa Para
essa etapa utilize os povos citados na página 237 do livro Inspire Ciências 9º Ano, faça um
sorteio dos povos e solicite aos alunos que façam uma pesquisa
individualmente como povo sorteado para cada um seguindo as orientações
presentes na mesma página do livro. Etapa 10: Verificando Aprendizagem Solicite
aos alunos que respondam a atividade
de reflexões da página 237 do
livro Inspire Ciências 9ª Ano. AULA 05 Tema:
Exploração espacial Etapa
11: Aprofundando no tema Comece a aula questionando: como é
possível ter tantas informações sobre o universo? Espera-se que os estudantes
associem o avanço da tecnologia espacial com a obtenção de informações. Cite
as viagens espaciais, as estações espaciais, satélites e telescópios, como é
o caso do telescópio Hubble e as descobertas feitas pelo Hubble. - Conseguiu
imagens detalhadas de nebulosas, o que possibilitou a compreensão da formação e morte
de estrelas; - Gerou imagens de mais de 1500 galáxias,
mostrando um universo imenso, jamais observado anteriormente; - Visão em tempo real da colisão de um
cometa com o planeta
Júpiter; - Localizou CO2 na superfície de um planeta; - Planetas fora do Sistema Solar foram identificados;
- Imagens da colisão entre galáxias;
- Detecção de buracos
negros. Acolha as respostas e
passe o vídeo a seguir para que conheçam a história do telescópio Hubble https://youtu.be/Ftpw8EWtWIc. Etapa
12: Socialização da atividade Socializar com os alunos as
informações encontradas, nesse momento é importante que o professor
complemente as respostas dos alunos ou tire qualquer dúvida que possa surgir. Etapa
13: Aprofundando no Tema Texto de apoio para essa etapa: https://olhardigital.com.br/2021/07/02/colunistas/o-telescopio-espacial-hubble-e-a-foto-mais-importante-da-humanidade/ Etapa
14: Mão na Massa II
Orientar os alunos a realizarem as
atividades das páginas 238, 239 e 240 do livro Inspire Ciências sobre “Ciclo
de Vida das Estrelas, Missão Rosetta e Observatório Virtual”, divida a classe
em 3 grupos e deixe marcado para aula seguinte a apresentação e socialização
dos temas através de seminário. AULA 06 Tema:
Observatório virtual e composição dos corpos Etapa
15: Leitura e Interpretação Professor, questione os alunos se
eles conhecem Carl Sagan ou já leram algo a seu respeito. Você pode
aproveitar para apresentar essa ilustre figura científica aos alunos e
comentar sobre “O Cosmos”, uma série muito conhecida e que já foi inspiração
para uma série de outras obras, como por exemplo o filme “Uma Odisseia do
espaço-tempo”, recomendado no livro inspire de Ciências página 242. Pergunte
aos alunos se já ouviram a famosa frase “Somos feitos de poeira estelar”, de
Carl Sagan. Certamente alguns falarão que já conhecem, e outros ainda não
terão ouvido. Explore o que essa afirmação quer dizer e os convide a visitar
a página a seguir para obter maiores informações: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/01/agora-e-oficial-somos-mesmo-feitos-de-poeira-de-estrela.html
. Solicite que os alunos respondam as reflexões 1 a 4 da página 241 do livro
de Ciências. Etapa 16: Seminário Orientar os
grupos a apresentarem as pesquisas realizadas na etapa 14.
Etapa 17: Hora do Jogo
Para finalizar, e
despertar o interesse dos alunos pelo Tema indique o vídeo e o Quiz a
seguir: Jogos de Colonização
Espacial https://www.youtube.com/watch?v=xxcZFPVEmMQ
- Quiz: Os pioneiros do espaço Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/quiz-os-pioneiros-do-espaco/
. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
|
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )
Torso; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios (,233,234,235,237,238,239,240,241) (X)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X)
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário