3ª SD Cie 8º Ano 2023

 

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 

Subtema: Alimentação, combustível necessário para manutenção da vida

 

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Alimentação saudável; Dieta balanceada = alimentação variada;

Ano:                          Período:    17/04 a 05/05                                            Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano; Conhecer os principais nutrientes presentes nos alimentos e sua importância para a saúde; Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula; Compreender a importância de educação alimentar para a manutenção da saúde; Apreender a reaproveitar partes de alimentos que seriam dispensadas no lixo. Entender como o organismo humano produz energia. Criar hábitos de alimentação saudável.

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

TEMA: Manutenção do organismo

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Levantamento de conhecimentos prévios a partir de “Questões Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

• Quais funções nosso corpo desempenha?

• De onde vem a energia que nosso corpo precisa para desempenhar essas funções?

• Acha que nosso corpo perde energia? De que maneira?

• Somos ligados em uma tomada? Temos uma bateria dentro de nós? Nós usamos gasolina para funcionar?

Apenas acolha as respostas dos alunos, não se preocupe com acertos, esse momento inicial é apenas sondagem.

Etapa 02: Aprofundando no Tema (20 min)

Nesse momento trabalhe sobre a segurança e insegurança alimentar, convide os alunos para interpretar o gráfico disponível na página 45 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, leia as orientações e direcionamentos presentes na sessão “Orientações Didáticas”, na mesma página.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Para verificação da aprendizagem, passe as questões abaixo no quadro para que eles respondam.                                                          

ATIVIDADE

1. O que é Insegurança Alimentar? Você passou ou conhece alguém que já esteve nessa situação? Se sim, durou muito tempo?

2. Dona Josefa e seus dois filhos pequenos estão passando por necessidades financeiras, mas com muita coragem ela afirma:

“Faz mais de uma semana que a gente, aqui em casa, só tem arroz e feijão pra comer. Mas graças a Deus que temos esse alimento para nos sustentar”.

Responda: Dona Josefa e seus filhos estão passando por uma situação de insegurança alimentar? Justifique.

AULA 02

Tema: Função dos Alimentos

Etapa 04: Correção de Atividade (15 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que surgiram durante a realização da atividade.

Etapa 05: Mão na Massa I (10 min)

Agora oriente os alunos a reproduzirem no caderno o cardápio diário que costumam usar em suas principais refeições. Não socialize os resultados por enquanto, só assegure que realizaram a tarefa.

Etapa 06: Para início de conversa (15 min)

Trabalhe as informações sobre a relação dos alimentos com a saúde de forma expositiva, a partir das páginas 46 e 47 do livro didático Inspire Ciências 8º Ano, fique atento as orientações didáticas. Permita que os alunos participem da aula, com perguntas e acréscimos do que está sendo trabalhado.

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Peça aos alunos para resolverem a atividade da página 47 do livro didático, com base nas explicações até agora, se coloque a disposição para ajuda-los na execução, caso o tempo seja curto deixe para terminar em casa.

 

AULA 03

TEMA: Alimentação e energia do corpo

Etapa 08: Correção da Atividade (20 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que surgiram durante a realização da atividade.

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Levante os conhecimentos dos alunos discutindo as questões presentes na página 43 do livro didático Inspire Ciências 8ºAno. Se preocupe apenas em estimular a participação dos alunos, apenas acolha as respostas. Posteriormente você trará as informações corretas.

Etapa 10: Aula Ilustrada (15 min)

Entenda o processo de obtenção de energia através dos alimentos assistindo ao vídeo (4:11min) disponível no link abaixo, em seguida abra espaço para discussão sobre o objeto em estudo, momento oportuno para esclarecer dúvidas.  https://youtu.be/VP4jFOayybs

AULA 04

TEMA: Alimentação saudável

Etapa 11: Leitura e Interpretação (10 min)

Convide os estudantes a fazer uma análise da mesa posta na página 52 do livro didático 8º Ano. Indague-os qual lado da mesa representa uma alimentação saudável? Pergunte ainda, de qual lado ficaria se fosse convidado a fazer parte dessa refeição. Acolha as respostas.

Etapa 12: Lendo, interpretando e tirando conclusões (10 min)

Convide os estudantes a fazer a leitura oral das informações contidas nas páginas 52 e 53 do livro didático. Vão lendo e fazendo pausa para as discussões. Professor, leia as orientações didáticas, veja quais informações são valiosas nesse momento.

Etapa 13: Aula Ilustrada (15min)

Nessa etapa você fará uma análise do infográfico das páginas 48 e 49 do livro didático, nesse momento, leve esclarecimentos sobre alimentos reguladores, construtores e energéticos, fale sobre a importância da água e das fibras. Leia as orientações didáticas.

Etapa 14: Mão na Massa II (15 min)

Oriente os estudantes a pegar seu cardápio elaborado na Aula 02 na Etapa 05, fazer uma tabela como a desenhada abaixo e preenche-la mediante aplicação do que foi discutido e compreendido até então. Reproduza a tabela na lousa e peça que registre no caderno. Eles irão assinalar com um X onde cada ingrediente se enquadra, porém, eles usarão seu cardápio próprio. Depois eles darão o diagnóstico. Professor, elabore um enunciado para essa tarefa.

Ingredientes das Refeições

Alimentos Energéticos

Alimentos Construtores

Alimentos Reguladores

Fibras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E o que comer para ser saudável?

De acordo com Paola Machado, fisiologista do exercício e colunista de Viva Bem, uma alimentação equilibrada pode prevenir boa parte dos sinais e sintomas provocados pela falta de alguns nutrientes. Veja as principais fontes de alguma substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo:

Proteínas e Vitamina B12: Carnes, aves, peixes, vísceras, ovos, leite e derivados; Ferro: Fígado, miúdos, aves, pescados, leguminosas (soja, feijão, lentilha, grão-de-bico);

Riboflavina (vitamina B2): Proteína animal, aveia em flocos, amêndoas;

Vitamina A (na forma de retinol): Carnes, peixes, gema de ovo, leite e derivados;

Piridoxina (vitamina B6): Proteína animal, batata, avelã, castanhas, gérmen de trigo;

Vitamina C: Acerola, laranja, morango, mexerica, limão, goiaba, kiwi;

Ácido Fólico (vitamina B9): Vegetais verde-escuros, leguminosas, sementes e nozes.

Zinco: carne vermelha, frutos do mar, brócolis, shitake, semente de abóbora, gergelim.

Selênio: castanha-do-pará, nozes, farelo de trigo, semente de girassol, aveia.

Poderá também, realizar o teste disponível no seguinte link https://www.sonutricao.com.br/teste/index.php sobre alimentação saudável com os alunos.

 

E aí? Peça aos alunos para tirarem as conclusões sobre sua alimentação.

 

AULA 05

 

Tema: Nutrientes

Etapa 15: Estabelecendo conexões (15 min)

Com base nas informações obtidas nas etapas anteriores, os alunos já têm conhecimento e propriedade para avaliar sua alimentação relacionada a saúde. Oriente-os a observar seu cardápio elaborado na Aula 02 na Etapa 05, a tabela e pontuar as deficiências encontradas a partir das informações contidas no infográfico das páginas 48 e 49, 52 e 53 do livro didático, peça que observe as carências encontradas na alimentação deles e relacione no caderno para socializar com a turma. Fique atento as orientações didáticas.

Obs: Professor, essa etapa exige um certo cuidado com relação a situação social do aluno, de modo que não haja constrangimentos.

Etapa 16: Apresentando resultados (20 min)

Momento para expor as observações dos alunos e acrescentar informações necessárias para colaborar em mudança de hábitos alimentares que prejudicam a saúde.

Etapa 17: Aprofundamento do tema (15 min)

O professor retomará a página 48 e 49 do livro Inspire de Ciências 8º ano. Utilize também o mapa mental abaixo para maior esclarecimento. Peça aos estudantes para reproduzirem no caderno o mapa conceitual abaixo.

AULA 06

 

Tema: Alimentação e Sustentabilidade

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Peça aos alunos para resolverem a atividade da página 50 do livro didático, com base nos vídeos e explicações até agora, se coloque a disposição para ajuda-los na execução.

Etapa 19: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir.

Etapa 20: Mesa Redonda (20 min)

Discutir com os alunos o tema “Alimentação e Sustentabilidade”, a partir do texto da página 55 do livro didático, iniciar questionando sobre as dietas da moda, siga as orientações didáticas da página 54 e 55, trabalhe o pódio e aproveite para revisar os significados de in natura, processado e ultraprocessado disponível na página 54.

OBS: O professor poderá montar o pódio similar ao da página 54 para melhor aprendizagem.

AULA 07

 

TEMA: Não existe pílula mágica

 

Etapa 21: Mãos na massa (10 min)

 

Peça aos alunos que construam um pódio com alimentos diferentes do apresentado no livro.

 

Etapa 22: Leitura e Interpretação (25 min)

Coordene a leitura compartilhada do texto “Não existe pílula mágica” da página 51 do livro didático, em seguida faça um pequeno debate sobre o que fora lido para a realização da interpretação.

 

 

Etapa 23: Correção da Atividade (10 min)

 

Etapa 24: Hora da pesquisa (5 min)

Peça que pesquisem sobre “Agricultura Familiar e sua importância” e tragam na próxima aula.

 

 

AULA 08

 

Tema: Alimentação e problemas de saúde

 

Etapa 25: Socialização e correção da pesquisa (10 min)

 

Inicie a aula fazendo a socialização e correção da pesquisa da etapa 24.

 

Etapa 26: Levantamento de conhecimento prévios (5 min)

 

·         Vocês já ouviram falar sobre desnutrição?

·         O que acontece com uma pessoa que sofre de desnutrição?

·         Já viram falar sobre síndrome metabólica? E Diabetes?

Peça para que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses para a questão levantada. Se julgar necessário, anote as hipóteses levantadas no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados.

Etapa27: Sistematização do Conteúdo (20 min)

Faça uma aula expositiva dialogada sobre esses distúrbios, abra espaço para a participação dos estudantes, utilize as páginas 58 e 59 do livro didático.

Etapa 28: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Realizar a atividade da página 59 do livro didático.

AULA 09

TEMA: Alimentação e Problemas de Saúde

Etapa 29: Correção de Atividade (15 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que surgiram durante a realização da atividade.

Etapa 30: Leitura, interpretação e conclusão (25min)

Realizar a leitura do texto “O ovo é o mocinho ou o vilão da sua dieta? Descubra”, página 57 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida, complementar com a atividade da página 56 do mesmo livro.

Etapa 31: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que surgiram durante a realização da atividade.

 

Elaboração: Eliete, Éllen, Magalli e Rosimeire.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( 43, 47, 50, 51, 56 e 57)

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (  ) Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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