SEQUÊNCIA DIDÁTICA -
CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais. |
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Subtema: Formação do ser: a miscigenação |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Algumas
anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e
clonagem). |
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Ano: 9º
Período: 22/11 a 03/12
Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características
hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de
Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas,
fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão
de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade
de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação
celular com inclusão social de indivíduos. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer o
conceito de hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento
de dados. Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira
Lei. Compreender o determinante do sexo do bebê. Diferenciar os termos
homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose. . |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: A
transmissão de algumas características Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Inicie a aula questionando os alunos quais são as
principais características físicas da família deles, “Você parece com quem da
sua família?” “Seus familiares têm aparência semelhante?” "Como essas
características são transmitidas?” “Tem como prever quais características
serão passadas adiante?”. Acolha as respostas e dialogue com os estudantes
contextualizando essas análises de características com os estudos de
genética. Etapa 02:
Para inicio de conversa No quadro, apresente aos alunos um heredograma, uma
representação gráfica que permite estudar a transmissão de determinada
característica hereditŕaria ao longo de várias gerações de indivíduos
aparentados entre si. Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas 27 a 30
para discorrer sobre a transmissão de algumas características, começando pela
análise e construção do heredograma, página 27. Etapa 03: Aula Expositiva Após reproduzir o heredograma no quadro, explique como é
possível analisar a transmissão de características, bem como o significado de
cada símbolo presente nessa árvore genealógica. Etapa 04: Mão na Massa I Agora que os estudantes já conhecem um heredograma,
oriente os alunos a desenharem o heredograma da sua família. Não é preciso
considerar nenhuma característica hereditária em particular, apenas
representar as relações de parentesco indicando os avós, os pais e os irmão.
Disponibilize os símbolos utilizados no heredograma para que os alunos
consigam incluir parentes falecidos, filhos adotivos, meios-irmão, etc. Etapa 05: Socialização da Aprendizagem Acompanhe os estudantes durante a construção dos
heredogramas. Após finalização, solicite que alguns deles representem os
heredogramas no quadro para socializar com os colegas. Etapa 06: Revisando Finalize a aula tirando as dúvidas que surgirem. AULA 02 Tema:
Quadro de Punnett e Características ligadas ao sexo Etapa 07: Aula Expositiva dialogada Comece relembrando os estudantes sobre o heredograma,
nessa aula vamos analisar a presença de algumas características através do
Quadro de Punnett. Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas 27, 28, 29 e
30 para abordar de forma dialogada sobre albinismo, presença de sardas e
capacidade de dobrar o polegar. Nesse momento, o estudante deve ser conduzido
a compreender que existe a possibilidade de calcular a probabilidade de um
casal ter um filho com determinada característica e que para isso
utilizaremos o quadro de Punnett, que mostra os gametas formados e as
possíveis combinações entre eles. Etapa 08: Passando a limpo Após discorrer sobre o quadro de Punnett, vamos recordar
com os alunos o que é sexo biológico: sexo se refere às características
físicas, fisiológicas e genéticas de um organismo que permitem distingui-lo
em macho ou fêma. Explane sobre os cromossomos XX e XY e que são esses os
responsáveis por definir o sexo biológico do indivíduo, embora existam outras
variações dos cromossomos sexuais que podem expressar um sexo biológico não
tão definido em macho e fêmea, como é o caso das pessoas intersexo. É
importante a quebra de palavras como "hermafrodita" para designar
pessoas com ambiguidade no sexo biológico. Etapa 09: Aprofundando no tema Agora que os estudantes sabem que os cromossomos também
definem o sexo biológico, é hora de apresentar as características que são
ligadas ao sexo, ou seja, as características que são determinadas por genes
que estão nos cromossomos sexuais. Utilizando o livro Inspire Ciências,
páginas 31 e 32, explore sobre o daltonismo para poder exemplificar melhor
como acontece a a transmissão de características ligados ao sexo. Etapa 10: Verificação da Aprendizagem Para verificar a aprendizagem, oriente os estudantes a
resolver a questão 1 da página 30 e questões 1 e 2 da página 32 do livro
Inspire Ciências. Corrija a atividade com a socialização das respostas
encontradas pelos estudantes e retire as dúvidas que possam aparecer. AULA 03 Tema:
Alterações genéticas Etapa 11:
Levantamento de conhecimentos prévios Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que
são alterações genéticas e se todas elas são prejudiciais, questionar se pessoas
portadoras de síndromes genéticas podem levar uma vida “normal” e elencar
exemplos de alterações genéticas conhecidas pelos estudantes. Etapa 11:
Aprofundando no tema Fazer explicação do conteúdo disponível no livro de
Ciências página 33, comentando sobre as síndromes de Down, Klinefelter e
Turner e outras alterações são sexuais que achar pertinente, como a
heterocromia. Etapa 12:
Roda de conversa Professor, use o texto disponível na página 42 do livro de
Ciências para abordar as reflexões contidas na mesma página e dialogar com os
alunos. Etapa 13:
Atividade Solicite aos alunos que respondam a questão 1 da página 34
do livro de Ciências. AULA 04 Tema:
Genética na atualidade Etapa 14:
Levantamento de conhecimentos prévios Levantamento de conhecimento prévio sobre como a genética
está presente na atualidade. Pergunte aos estudantes o que eles já leram ou
já ouviram falar sobre esse tema. Destaque que com o desenvolvimento da
ciência e da tecnologia, as manipulações do material genético estão cada vez
mais avançadas mas que também levantam muitas opiniões sobre ética. Etapa 15:
Aprofundando no tema Para aprofundar, utilize as páginas 35 e 36 do livro
Inspire Ciências do 9º ano e utilize outras fontes para consulta. Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/21/ciencia/1487674345_626879.html Etapa 16:
Debatendo ideias Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no
link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk,
que tem a seguinte sinopse: O filme
começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes
de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados
os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por
câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um
lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem
transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados
em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos
estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta
do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser
assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi sorteada
ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do complexo,
descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles são clones
de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua existência é
fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum problema de
saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que poderiam pagar
por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a suposta “loteria”
indica que o ser humano está precisando utilizar alguma parte do corpo de seu
clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por exemplo, era o clone
de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e Lincoln descobre que o
seu “original” era um homem muito rico que sofria de cirrose hepática. Tendo
descoberto a verdade, o objetivo dos personagens passa a ser salvar os outros
clones. Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas
relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões como: • É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que
vantagens podem vir desta técnica? • O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as
pessoas vêem na clonagem de seres vivos? • Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser
humano? Qual? • É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar
partes de seu corpo para salvar uma outra vida? Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/ Etapa 17:
Aprofundando no tema TRANSGENIA Mostre as imagens abaixo para os alunos e pergunte se eles
já viram milhos coloridos e o que eles acham que causa essa diferença nas
cores. Faça outros questionamentos que julgar necessário para condução da
aula sobre transgenia. Demais questões no link: Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia
alimentar - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml Aborde o conceito de transgenia, utilize as páginas 36 e
37 do livro Inspire Ciências 9º ano. Utilize também outras fontes de
consulta. Problematize a questão da produção de alimentos transgênicos e a
ameaça à biodiversidade. Destaque a importância da agroecologia e agricultura
familiar para a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade,
utilize exemplos da região que você conheça. Etapa 18: Verificando
a Aprendizagem Propor atividades da página 37 e 38 do livro Inspire
Ciências 9º ano, seguida da correção. AULA 05 Tema:
Construção de heredogramas Etapa 19:
Aprofundando no tema Heredograma
(do latim heredium, herança),
também conhecida como genealogia ou árvore genealógica. Heredograma é uma representação gráfica das relações de
parentesco entre indivíduos. Por meio dele, podemos analisar como é o padrão de determinada herança genética
dentro de uma família. Reproduzir o vídeo disponível no link e o texto para
melhor entendimento do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=wXsXhC6LBZc e https://www.todamateria.com.br/heredograma/#:~:text=Como%20Fazer%20um%20Heredograma%3F,heredogramas%20no%20quadro%20a%20seguir. Etapa 20: Verificação
da Aprendizagem Propor aos alunos que façam a pesquisa de campo,
construção do heredograma e resolução da reflexão contida na página 39 do
livro Inspire Ciências 9º ano seguida da correção. Etapa 21: Hora da Brincadeira Peça
para os alunos entrar nos sites e responder os quiz disponível nos links
abaixo https://wordwall.net/pt/resource/20437036/atividade-de-heredograma https://quizizz.com/admin/quiz/5cc0c113eae117001b12a3a6/heredograma AULA 06 Tema: As
anomalias genéticas e o cromossomo 21 Etapa 22- Levantamento de conhecimentos prévios Utilize os vídeos
disponibilizado nos links a seguir
sobre cromossomos e alterações genéticas para conhecer um pouco sobre
o tema. https://www.youtube.com/watch?v=UBfInkTvqt8 https://www.youtube.com/watch?v=-Vv3USW7iRU Etapa 23 - Aprofundando o tema Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e
inclusão ou o texto da página 42 do livro Inspire "O CROMOSSOMO 21", em seguida faça uma discussão para
sanar as dúvidas levantadas. Link
reportagem:https://fasig.com.br/sindrome-de-down-vamos-falar-sobre-inclusao-social/ Etapa 24 - Verificando a aprendizagem Solicite que os alunos produzam um pequeno texto sobre a Síndrome de Down e inclusão,
em seguida reserve um momento para socialização dos textos através da leitura
pelos autores. Etapa 25:
Mão na massa II Pesquisa e roda de conversa sobre outros tipos de herança Neste momento o professor realizará a atividade proposta
nas páginas 44 e 45 do livro Inspire Ciências. Como o tempo é curto o professor levará o material sobre os temas
solicitados na atividade (influência indígena na cultura brasileira, influência europeia na cultura
brasileira, influência africana na
cultura brasileira) para facilitar a realização da atividade. Em seguida
realizar a atividade de reflexão disponível na página 45. Elaboração: Elane, Maxuel, Thainã, Cecília,
Cristiani Direcionamento, colaboração e
revisão: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X ) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( ) Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução
de Exercícios (30, 32, 34, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 44e 45); (X) Seminários;
(X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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