13ª SD 9º Ciências 2021

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Subtema: Formação do ser: a miscigenação

Unidades Temáticas: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem). 

Ano: 9º                                         Período: 22/11 a 03/12            Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer o conceito de hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento de dados. Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Compreender o determinante do sexo do bebê. Diferenciar os termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose.

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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: A transmissão de algumas características

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Inicie a aula questionando os alunos quais são as principais características físicas da família deles, “Você parece com quem da sua família?” “Seus familiares têm aparência semelhante?” "Como essas características são transmitidas?” “Tem como prever quais características serão passadas adiante?”. Acolha as respostas e dialogue com os estudantes contextualizando essas análises de características com os estudos de genética.

Etapa 02: Para inicio de conversa

No quadro, apresente aos alunos um heredograma, uma representação gráfica que permite estudar a transmissão de determinada característica hereditŕaria ao longo de várias gerações de indivíduos aparentados entre si. Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas 27 a 30 para discorrer sobre a transmissão de algumas características, começando pela análise e construção do heredograma, página 27.

Etapa 03: Aula Expositiva

Após reproduzir o heredograma no quadro, explique como é possível analisar a transmissão de características, bem como o significado de cada símbolo presente nessa árvore genealógica.

Etapa 04: Mão na Massa I

Agora que os estudantes já conhecem um heredograma, oriente os alunos a desenharem o heredograma da sua família. Não é preciso considerar nenhuma característica hereditária em particular, apenas representar as relações de parentesco indicando os avós, os pais e os irmão. Disponibilize os símbolos utilizados no heredograma para que os alunos consigam incluir parentes falecidos, filhos adotivos, meios-irmão, etc.

Etapa 05: Socialização da Aprendizagem

Acompanhe os estudantes durante a construção dos heredogramas. Após finalização, solicite que alguns deles representem os heredogramas no quadro para socializar com os colegas.

Etapa 06: Revisando

Finalize a aula tirando as dúvidas que surgirem.

 

AULA 02

 

Tema: Quadro de Punnett e Características ligadas ao sexo

Etapa 07: Aula Expositiva dialogada

Comece relembrando os estudantes sobre o heredograma, nessa aula vamos analisar a presença de algumas características através do Quadro de Punnett. Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas 27, 28, 29 e 30 para abordar de forma dialogada sobre albinismo, presença de sardas e capacidade de dobrar o polegar. Nesse momento, o estudante deve ser conduzido a compreender que existe a possibilidade de calcular a probabilidade de um casal ter um filho com determinada característica e que para isso utilizaremos o quadro de Punnett, que mostra os gametas formados e as possíveis combinações entre eles.

Etapa 08: Passando a limpo

Após discorrer sobre o quadro de Punnett, vamos recordar com os alunos o que é sexo biológico: sexo se refere às características físicas, fisiológicas e genéticas de um organismo que permitem distingui-lo em macho ou fêma. Explane sobre os cromossomos XX e XY e que são esses os responsáveis por definir o sexo biológico do indivíduo, embora existam outras variações dos cromossomos sexuais que podem expressar um sexo biológico não tão definido em macho e fêmea, como é o caso das pessoas intersexo. É importante a quebra de palavras como "hermafrodita" para designar pessoas com ambiguidade no sexo biológico.

Etapa 09: Aprofundando no tema

Agora que os estudantes sabem que os cromossomos também definem o sexo biológico, é hora de apresentar as características que são ligadas ao sexo, ou seja, as características que são determinadas por genes que estão nos cromossomos sexuais. Utilizando o livro Inspire Ciências, páginas 31 e 32, explore sobre o daltonismo para poder exemplificar melhor como acontece a a transmissão de características ligados ao sexo.

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem

Para verificar a aprendizagem, oriente os estudantes a resolver a questão 1 da página 30 e questões 1 e 2 da página 32 do livro Inspire Ciências. Corrija a atividade com a socialização das respostas encontradas pelos estudantes e retire as dúvidas que possam aparecer.

 

 

AULA 03

 

Tema: Alterações genéticas

Etapa 11: Levantamento de conhecimentos prévios

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são alterações genéticas e se todas elas são prejudiciais, questionar se pessoas portadoras de síndromes genéticas podem levar uma vida “normal” e elencar exemplos de alterações genéticas conhecidas pelos estudantes.

Etapa 11: Aprofundando no tema

Fazer explicação do conteúdo disponível no livro de Ciências página 33, comentando sobre as síndromes de Down, Klinefelter e Turner e outras alterações são sexuais que achar pertinente, como a heterocromia.

Etapa 12: Roda de conversa

Professor, use o texto disponível na página 42 do livro de Ciências para abordar as reflexões contidas na mesma página e dialogar com os alunos.

Etapa 13: Atividade

Solicite aos alunos que respondam a questão 1 da página 34 do livro de Ciências.

 

AULA 04

 

Tema: Genética na atualidade

Etapa 14: Levantamento de conhecimentos prévios

Levantamento de conhecimento prévio sobre como a genética está presente na atualidade. Pergunte aos estudantes o que eles já leram ou já ouviram falar sobre esse tema. Destaque que com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as manipulações do material genético estão cada vez mais avançadas mas que também levantam muitas opiniões sobre ética.

Etapa 15: Aprofundando no tema

Para aprofundar, utilize as páginas 35 e 36 do livro Inspire Ciências do 9º ano e utilize outras fontes para consulta. Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/21/ciencia/1487674345_626879.html

Etapa 16: Debatendo ideias

Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk, que tem a seguinte sinopse: O filme começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi sorteada ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do complexo, descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles são clones de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua existência é fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum problema de saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que poderiam pagar por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a suposta “loteria” indica que o ser humano está precisando utilizar alguma parte do corpo de seu clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por exemplo, era o clone de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e Lincoln descobre que o seu “original” era um homem muito rico que sofria de cirrose hepática. Tendo descoberto a verdade, o objetivo dos personagens passa a ser salvar os outros clones.

Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões como:

• É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?

• O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos?

• Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser humano? Qual?

• É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?

Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/

Etapa 17: Aprofundando no tema TRANSGENIA

Mostre as imagens abaixo para os alunos e pergunte se eles já viram milhos coloridos e o que eles acham que causa essa diferença nas cores. Faça outros questionamentos que julgar necessário para condução da aula sobre transgenia. Demais questões no link: Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia alimentar - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml

Aborde o conceito de transgenia, utilize as páginas 36 e 37 do livro Inspire Ciências 9º ano. Utilize também outras fontes de consulta. Problematize a questão da produção de alimentos transgênicos e a ameaça à biodiversidade. Destaque a importância da agroecologia e agricultura familiar para a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, utilize exemplos da região que você conheça.

Etapa 18: Verificando a Aprendizagem

Propor atividades da página 37 e 38 do livro Inspire Ciências 9º ano, seguida da correção.

AULA 05

Tema: Construção de heredogramas

 

Etapa 19: Aprofundando no tema

Heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica. Heredograma é uma representação gráfica das relações de parentesco entre indivíduos. Por meio dele, podemos analisar como é o padrão de determinada herança genética dentro de uma família. Reproduzir o vídeo disponível no link e o texto para melhor entendimento do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=wXsXhC6LBZc  e https://www.todamateria.com.br/heredograma/#:~:text=Como%20Fazer%20um%20Heredograma%3F,heredogramas%20no%20quadro%20a%20seguir.

Etapa 20: Verificação da Aprendizagem

Propor aos alunos que façam a pesquisa de campo, construção do heredograma e resolução da reflexão contida na página 39 do livro Inspire Ciências 9º ano seguida da correção.

Etapa 21: Hora da Brincadeira

Peça para os alunos entrar nos sites e responder os quiz disponível nos links abaixo https://wordwall.net/pt/resource/20437036/atividade-de-heredograma  https://quizizz.com/admin/quiz/5cc0c113eae117001b12a3a6/heredograma

 

AULA 06

Tema: As anomalias genéticas e o cromossomo 21

Etapa 22- Levantamento de conhecimentos prévios

Utilize  os vídeos disponibilizado nos links a seguir  sobre cromossomos e alterações genéticas para conhecer um pouco sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=UBfInkTvqt8

https://www.youtube.com/watch?v=-Vv3USW7iRU

Etapa 23 - Aprofundando o tema

Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e inclusão ou o texto da página 42 do livro Inspire "O CROMOSSOMO 21", em seguida faça uma discussão para sanar as dúvidas levantadas.

Link reportagem:https://fasig.com.br/sindrome-de-down-vamos-falar-sobre-inclusao-social/

Etapa 24 - Verificando a aprendizagem

Solicite que os alunos produzam um pequeno  texto sobre a Síndrome de Down e inclusão, em seguida reserve um momento para socialização dos textos através da leitura pelos autores.

Etapa 25: Mão na massa II

Pesquisa e roda de conversa sobre outros tipos de herança

Neste momento o professor realizará a atividade proposta nas páginas 44 e 45 do livro Inspire Ciências.

Como o tempo é curto o professor  levará o material sobre os temas solicitados na atividade (influência indígena na cultura brasileira,  influência europeia na cultura brasileira,  influência africana na cultura brasileira) para facilitar a realização da atividade. Em seguida realizar a atividade de reflexão disponível na página 45.

 

 

Elaboração: Elane, Maxuel, Thainã, Cecília, Cristiani

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (30, 32, 34, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 44e 45); (X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       

 

 

 

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