Roteiros de Estudo

 ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar: 

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos; 

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar; 

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia; 

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega. 

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.  

Período: 03 a 14/08 - 3ª Sequência Didática   









Período: 24/08 a 04/09 - 4ª Sequência Didática  










Período: 08/09 a 02/10 - 5ª Sequência Didática     

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS6º Ano 

Tema: Célula como unidade da vida

 Objetos de Conhecimento: Características dos seres vivos, origem da vida, descoberta da célula e dos seres microscópicos.

Aprofundando no Tema: O que nos torna humanos? Fazer a leitura das páginas 12 do livro Inspire Ciências. Responder as questões da página 13. 

Atividade 1: Características dos seres vivos. Ler as páginas 14 a 16 e responder atividades da páginas 17 do livro Inspire Ciências.

Atividade 2: Teorias sobre o surgimento da vida. Ler as páginas 20 a 22 e responder as atividades da página 22 do Inspire Ciências. 

Atividade 3: A célula. Ler as páginas 23 a 25 e responder as atividades da página 25 do Inspire Ciências da questão 01 a 04. 

Mergulho no tema: Desafiando a definição de ser vivo. Fazer, individualmente a pesquisa e fazer as atividades 01 e 02 da página 32 do livro Inspire Ciências. 

Mergulho no tema: Um experiência do século XVII. Realizar a experiência da página 33 e responder as reflexões até a questão 04.  

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS –7º Ano 

TEMA: Diversidades de Ecossistemas

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Conceito de ecossistema e ecologia, os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é medida a biodiversidade de um bioma e adaptações dos seres vivos. 

Levantamento de Conhecimentos Prévios : Leia e interprete as imagens das páginas 46 é 47 em seguida responda com suas palavras  as questões 1,2,3 E 4 da página 47.

Aprofundando no tema: Biomas do Brasil páginas 48,49,50,51,52,53,54 leia com calma e muita atenção pois esse assunto é riquíssimo para o nosso aprendizado.

Atividade 2: Depois de ler todo o assunto responda as atividades  da página 54 no caderno não esqueça do cabeçalho. 

Atividade 3: Na página 55 tem um texto "A floresta e um solo", leia e em seguida faça atividades 1,2,3,4 e 5. 

Sistematização do Conteúdo: Que tal conhecermos mais um pouco sobre a Mata Atlântica e a Caatinga? Para isso é preciso ler com bastante atenção nas páginas 56,57,58,59.
Resolver as atividades da página 60,61. 
Mão na Massa: Agora vamos para a página 77 "Biodiversidade" O que é biodiversidade?
Leia e analise para responder as reflexões 1,2,3 e 4.
Ainda tem mais só um pouquinho, você vai desenhar em seu caderno um animal que está em ameaça de  extinção da Mata Atlântica e falar as características dele, é só voltar a página 60 para ver algumas espécies.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS –8º Ano 

Tema: Os sistemas de nutrição ( Excretor )

 Objetos de Conhecimento: Sistemas urinário e genital, a importância da água para o corpo. Os nutrientes e suas funções no organismo, a Importância da vitamina D para o nosso organismo, necessidades diárias de alimentos; 

Levantamento de Conhecimentos Prévios:
Antes de iniciar a leitura no livro Inspire Ciências para o oitavo ano responda as questões abaixo: 
1) Como nosso sangue é filtrado no corpo?
2) Vocês imaginam como é o processo de produção da nossa urina?
3) Por que produzimos urina?
4) Qual a relação da urina com o nosso sangue?
Também responda as questões da página 43. Compreenda sobre o assunto Sistema urinário e sistemas genitais lendo as páginas 26 e 27 do livro Inspire Ciências. Resolva a atividade  das páginas 28 e 29 do livro Inspire Ciências. Compreenda sobre o organismo lendo as páginas 30 e 31 do livro Inspire Ciências e respondendo as questões da página 31. Aprofunde um pouco mais sobre a importância de uma alimentação saudável lendo as páginas 44, 45,46,47,48,49, 52, 53, 54 e 55 do livro Inspire Ciências. Resolva os exercícios das páginas: 38 e 39,47, 50,51, e 56. 
Aprofundando no Tema: Compreenda sobre o assunto Sistema urinário e sistemas genitais lendo as páginas 26 e 27 do livro Inspire Ciências. Resolva a atividade  das páginas 28 e 29 do livro Inspire Ciências
Atividade 2: Resolva a atividade  das páginas 28 e 29 do livro Inspire Ciências
Sistematização do Conteúdo: Compreenda sobre o organismo lendo as páginas 30 e 31 do livro Inspire Ciências e respondendo as questões da página 31.
Sistematização do Conteúdo (2): Aprofunde um pouco mais sobre a importância de uma alimentação saudável lendo as páginas 44, 45,46,47,48,49, 52, 53, 54 e 55 do livro Inspire Ciências. 
Atividade 3: Resolva os exercícios das páginas: 38 e 39,47, 50,51, e 56. 
Aprofundando no Tema 2: Revendo o assunto Sistema Digestório, lendo as páginas 60 a 63 do livro Inspire Ciências.
Atividade 4: Resolva os exercícios das páginas: 61, 64 e 65. 
Mergulho no tema: Muito além do peso. Analise o documentário direção de Estela Renner, lançado em 2012 (duração:1h24min). Depois responda as questões de reflexão de 1 a 5 propostas na página 66. 

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS –9º Ano 
Tema: Ideias Evolucionistas
 Objetos de Conhecimento:. A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados; As ideias de Darwin e Lamarck; Seleção natural e artificial. 

Levantamento de Conhecimentos Prévios: Leia e responda as questões da página 49 do livro Inspire Ciências. 
Aprofundando no Tema: Explorar sobre Ideias Evolucionistas, utilizando o livro didático Inspire Ciências, páginas  50 e 51. 
Atividade 2: Resolver a atividade  da página 51 do livro Inspire Ciências
Sistematização do Conteúdo: Compreender sobre o conteúdo Lamarckismo e Darwinismo usando como fonte o livro  Inspire Ciências páginas 52 a 55. 
Atividade 3: Resolver os exercícios proposto na  página 25 do livro Inspire Ciências questões 1 e 2.
Sistematização do Conteúdo: Explorar  sobre o conteúdo: “ As árvores filogenéticas”, tendo como fonte o livro didático Inspire Ciências páginas 58 e 59. 
Aprofundamento do tema: Leitura e interpretação do texto “ Viemos do macaco?” propostos no item vamos verificar na  páginas 61 do livro Inspire Ciências. 
Atividade 4: Resolver a atividade  da página 60 e 61 do livro Inspire Ciências Questão 1(a,b e c). 
Sistematização do Conteúdo: Estudar sobre a Teoria sintética da Evolução fazendo a leitura das páginas 62 e 63 do  livro Inspire Ciências.
Atividade 5: Resolver os exercícios proposto na  página 65 e 66  do livro Inspire Ciências (Questões 1 a 4).
Sistematização do Conteúdo: Mergulho no tema  seleção natural e artificial, tendo como fonte o livro didático Inspire Ciências páginas 71(item 4), 72  e 73. 
Atividade PRÁTICA: (Mergulho no Tema) 
 Entendendo a seleção natural, livro Inspire Ciências página 72 e 73 (procedimentos)
obs: peça aos membros da família que te auxiliem  nesse momento.

Período:13 a 30/10/2020 - 6ª Sequência Didática  







 







Período: 03 a 13/11/2020 - 7ª Sequência Didática










                                   Período: 16 a 27/11/2021 - 8ª Sequência Didática 











Período: 14 a 23/12/2020 - 9ª Sequência Didática  


















Período: 11 a 29/01/2021 - 10ª Sequência Didática

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano

Tema: Que relação existe entre os Seres Vivos?

Objetos de Conhecimento: As interações entre os seres vivos, cadeias alimentares, teias alimentares, desequilíbrios ambientais, decompositores e ciclagem de nutrientes, relações ecológicas, a importância das interações entre os seres vivos.

 Levantamento de Conhecimentos Prévios

Aprofundando no Tema 

Atividade 2

Sistematização do Conteúdo 

Façam a leitura das páginas 124 e 125 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as questões da página 125 -1,2,3,4.

Façam a leitura das páginas 126 e 127 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as atividades da página 127.

Faça a atividade prática “Montando um terrário”. Orientação, livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 144.

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 128 e 129. Depois responder as questões da página 129.

Desenhe em seu caderno a cadeia alimentar dos animais representados na página 128 e formulem hipóteses sobre o impacto de sua eventual extinção.

Atividade 3 

Faça a leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 140. Em seguida copiar e responder no caderno as atividades das páginas 141, 150 e 153. 

Atenção a página 153, observe as informações ilustradas e classifique cada um dos itens da seguinte maneira:

Compreendi bem.

Entendi, mas tenho dúvidas.

Não entendi.  

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização. 

7º Ano 

TEMA: POR QUE O AR É TÃO IMPORTANTE 

OBJETOS DE CONHECIMENTOS: Camada de ozônio, pressão atmosférica, efeito estufa, aquecimento global, o ar e o ser humano, doenças veiculadas pelo ar, ações individuais e coletivas.

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS 

Camada de ozônio tem a função de absorver a radiação ultravioleta do tipo B (UVB), radiação esta emitida pelo sol.

Essa radiação UVB causa danos cumulativos, causa envelhecimento precoce, diminuição do sistema de defesa natural da pele e, além disso, é a principal causadora de câncer de pele.

Para sabermos mais sobre esse assunto vamos verificarmos nas páginas 103 e 104 do livro Inspire ciências do 07° ano.

Camada de Ozônio leiam com bastante atenção e observam as imagens.

Já nas páginas 105 e 106 vocês verão "Pressão atmosférica Leiam e observam as imagens. 

SISTEMATIZAÇÃO 01 

Já ouviram falar do efeito estufa?

Pois bem nas páginas 108 e 109 do livro Inspire ciências do 7 ° ano vocês verão esse assunto e imagens que poderão ajudar a ficarem por do assunto, pra isso é  preciso atenção na leitura. Em seguida nas páginas 110 e 111 vamos ver o "Aquecimento global" sempre fazendo observação nas imagens.

Agora nas páginas 112 e 113 vocês verão o aquecimento global com o período da revolução industrial, a manufatura, maquinofatura e os motores a vapor analisem cada imagem fazendo a leitura e reflexão das mesmas. 

ATIVIDADE 2 

Realizar atividades do 1 ao 6 da página 107. 

ATIVIDADE 3 

Na página 114

Saiba o que é o IPCC

Faça leitura e em seguida respondam as questões 1 ao 4.

E na página 115 tem uma outra atividades para realizar do 1 ao 6

A questão 7 se você  tiver como pesquisar individual e realizar ficarei feliz pelo seu desempenho. 

SISTEMATIZAÇÃO 02 

Vamos em frente, no livro Inspire ciências do 7° ano nas páginas 116 e 117 vocês ficarão por dentro dos assuntos, O ar e o ser humano, Poluição do ar, e nas páginas 118,119 Chuva ácida, Inversão térmica e Preservação da Camada de Ozônio.

Vamos verificar na página 120 _Leia o texto e individual respondam as questões observando as imagens.

Na 121 doenças veiculadas pelo ar.

Na 122 e123 Ações individuais e coletivas.

Atividades para realizar na 123 do 1 ao 4. 

SISTEMATIZAÇÃO 03 

Agora vamos para as páginas 126 e 127

Trânsito de Caminhões e poluição atmosférica.

Já nas páginas 128 e 129

Experimento.

 Testando o efeito estufa, e respondendo as reflexões da página 129 do 1 ao 5

Na página 131,"Impactos do aquecimento global" uma divulgação científica leia com atenção, e na página 132,"Plantas e gases".

Experimento faça e respondam as reflexões 1 e 2. 

MÃO NA MASSA 

Agora sim reta final, página 133 do livro Inspire ciências do 7° ano.

Nessa atividade você irá transcrever esse mapa mental para o seu caderno e refletir nas duas questões abaixo. 

9º Ano

Tema: Estrutura da Matéria

Objetos de Conhecimento: Transformações da matéria 

Levantamento de Conhecimentos Prévios                                                                                                  Na natureza, a matéria passa por inúmeras transformações. Responda as questões abaixo no caderno com base em seu conhecimento.

Quais transformações são essas? Como podemos perceber no nosso dia-a-dia? Existem diferenças entre essas transformações?                                                                                                                                     Aprofundando no Tema: Estudar sobre Transformações da matéria e estados físicos , contidos nas páginas 103 e 104 do livro Inspire  Ciências 9º ano.

Atividade 2: Com o auxílio do livro Inspire Ciências - 9° ano, páginas : 103 e 104 fazer uma ilustração para cada tipo de estado físico da matéria, líquido, sólido e gasoso. Use sua criatividade e faça um desenho que represente um átomo.

Sistematização do Conteúdo: Estudar sobre Mudança de estado físico da matéria através do livro Inspire Ciências  9° ano, páginas : 105 e 106. 

Atividade 3: Realizar a atividade da página 107 do livro Inspire Ciências 9° ano números: 1, 3 e 5 

(copiar perguntas e respostas).

Sistematização do Conteúdo: Estudar sobre: Transformações químicas através do livro Inspire Ciências-9° , páginas 108 e 109. 

Atividade 4: Reescrever em seu caderno todos os conceitos em negrito das páginas 108 e 109 do livro Inspire Ciências do 9° ano 

Sistematização do Conteúdo: Estudar sobre Reações químicas através do livro Inspire Ciências - 9° ano, páginas: 110 a 113. 

Atividade 5: Realizar a Atividade da página 114 do livro Inspire Ciências - 9° ano, números : 1,2,3 e 6

(perguntas e respostas no caderno). 

Aprofundando no Tema: Estudar sobre pressão e mudança de estado físico, para isso recorra ao livro Inspire  Ciências 9° ano, página  118. 

Atividade 6: Realizar o experimento orientado na página 119 do livro Inspire Ciências 9° ano. Em seguida responda as reflexões 1,2 e 3 em seu caderno.









Nenhum comentário:

Postar um comentário