ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.
Período: 03 a 14/08 - 3ª Sequência Didática
Período: 24/08 a 04/09 - 4ª Sequência Didática
Período: 08/09 a 02/10 - 5ª Sequência Didática
LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS –6º Ano
Tema: Célula como unidade da vida
Objetos de Conhecimento: Características dos seres vivos, origem da vida, descoberta da célula e dos seres microscópicos.
Aprofundando no Tema: O que nos torna humanos? Fazer a leitura das páginas 12 do livro Inspire Ciências. Responder as questões da página 13.
Atividade 1: Características dos seres vivos. Ler as páginas 14 a 16 e responder atividades da páginas 17 do livro Inspire Ciências.
Atividade 2: Teorias sobre o surgimento da vida. Ler as páginas 20 a 22 e responder as atividades da página 22 do Inspire Ciências.
Atividade 3: A célula. Ler as páginas 23 a 25 e responder as atividades da página 25 do Inspire Ciências da questão 01 a 04.
Mergulho no tema: Desafiando a definição de ser vivo. Fazer, individualmente a pesquisa e fazer as atividades 01 e 02 da página 32 do livro Inspire Ciências.
Mergulho no tema: Um experiência do século XVII. Realizar a experiência da página 33 e responder as reflexões até a questão 04.
TEMA: Diversidades de Ecossistemas
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Conceito de ecossistema e ecologia, os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é medida a biodiversidade de um bioma e adaptações dos seres vivos.
Levantamento de Conhecimentos Prévios : Leia e interprete as imagens das páginas 46 é 47 em seguida responda com suas palavras as questões 1,2,3 E 4 da página 47.
Aprofundando no tema: Biomas do Brasil páginas 48,49,50,51,52,53,54 leia com calma e muita atenção pois esse assunto é riquíssimo para o nosso aprendizado.
Tema: Os sistemas de nutrição ( Excretor
)
Objetos de Conhecimento: Sistemas urinário e genital, a importância da água para o corpo. Os nutrientes e suas funções no organismo, a Importância da vitamina D para o nosso organismo, necessidades diárias de alimentos;
Período: 16 a 27/11/2021 - 8ª Sequência Didática
LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano
Tema: Que relação existe entre os Seres Vivos?
Objetos de Conhecimento: As interações entre os seres vivos, cadeias alimentares, teias alimentares, desequilíbrios ambientais, decompositores e ciclagem de nutrientes, relações ecológicas, a importância das interações entre os seres vivos.
Levantamento de Conhecimentos Prévios
Aprofundando no Tema
Atividade 2
Sistematização do Conteúdo
Façam a leitura das páginas 124 e 125 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as questões da página 125 -1,2,3,4.
Façam a leitura das páginas 126 e 127 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as atividades da página 127.
Faça a atividade prática “Montando um terrário”. Orientação, livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 144.
Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 128 e 129. Depois responder as questões da página 129.
Desenhe em seu caderno a cadeia alimentar dos animais representados na página 128 e formulem hipóteses sobre o impacto de sua eventual extinção.
Atividade 3
Faça a leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 140. Em seguida copiar e responder no caderno as atividades das páginas 141, 150 e 153.
Atenção a página 153, observe as informações ilustradas e classifique cada um dos itens da seguinte maneira:
Compreendi bem.
Entendi, mas tenho dúvidas.
Não entendi.
Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.
7º Ano
TEMA: POR QUE O AR É TÃO IMPORTANTE
OBJETOS DE CONHECIMENTOS: Camada de ozônio, pressão atmosférica, efeito estufa, aquecimento global, o ar e o ser humano, doenças veiculadas pelo ar, ações individuais e coletivas.
LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Camada de ozônio tem a função de absorver a radiação ultravioleta
do tipo B (UVB), radiação esta emitida pelo sol.
Essa radiação UVB causa danos cumulativos, causa envelhecimento
precoce, diminuição do sistema de defesa natural da pele e, além disso, é a
principal causadora de câncer de pele.
Para sabermos mais sobre esse assunto vamos verificarmos nas
páginas 103 e 104 do livro Inspire ciências do 07° ano.
Camada de Ozônio leiam com bastante atenção e observam as imagens.
Já nas páginas 105 e 106 vocês verão "Pressão atmosférica Leiam e observam as imagens.
SISTEMATIZAÇÃO 01
Já ouviram falar do efeito estufa?
Pois bem nas páginas 108 e 109 do livro Inspire ciências do 7 ° ano
vocês verão esse assunto e imagens que poderão ajudar a ficarem por do assunto,
pra isso é preciso atenção na leitura.
Em seguida nas páginas 110 e 111 vamos ver o "Aquecimento global" sempre
fazendo observação nas imagens.
Agora nas páginas 112 e 113 vocês verão o aquecimento global com o período da revolução industrial, a manufatura, maquinofatura e os motores a vapor analisem cada imagem fazendo a leitura e reflexão das mesmas.
ATIVIDADE 2
Realizar atividades do 1 ao 6 da página 107.
ATIVIDADE 3
Na página 114
Saiba o que é o IPCC
Faça leitura e em seguida respondam as questões 1 ao 4.
E na página 115 tem uma outra atividades para realizar do 1 ao 6
A questão 7 se você tiver como pesquisar individual e realizar ficarei feliz pelo seu desempenho.
SISTEMATIZAÇÃO 02
Vamos
em frente, no livro Inspire ciências do 7° ano nas páginas 116 e 117 vocês
ficarão por dentro dos assuntos, O ar e o ser humano, Poluição do ar, e nas
páginas 118,119 Chuva ácida, Inversão térmica e Preservação da Camada de
Ozônio.
Vamos
verificar na página 120 _Leia o texto e individual respondam as questões
observando as imagens.
Na
121 doenças veiculadas pelo ar.
Na
122 e123 Ações individuais e coletivas.
Atividades para realizar na 123 do 1 ao 4.
SISTEMATIZAÇÃO 03
Agora vamos para as páginas 126 e 127
Trânsito de Caminhões e poluição atmosférica.
Já nas páginas 128 e 129
Experimento.
Testando o efeito estufa, e
respondendo as reflexões da página 129 do 1 ao 5
Na página 131,"Impactos do aquecimento global" uma
divulgação científica leia com atenção, e na página 132,"Plantas e
gases".
Experimento faça e respondam as reflexões 1 e 2.
MÃO NA MASSA
Agora sim reta final, página 133 do livro Inspire ciências do 7°
ano.
Nessa atividade você irá transcrever esse mapa mental para o seu caderno e refletir nas duas questões abaixo.
9º Ano
Tema: Estrutura da Matéria
Objetos de Conhecimento: Transformações da matéria
Levantamento de Conhecimentos Prévios Na natureza, a matéria passa por inúmeras transformações. Responda as questões abaixo no caderno com base em seu conhecimento.
Quais transformações são essas? Como podemos perceber no nosso dia-a-dia? Existem diferenças entre essas transformações? Aprofundando no Tema: Estudar sobre Transformações da matéria e estados físicos , contidos nas páginas 103 e 104 do livro Inspire Ciências 9º ano.
Atividade 2: Com o auxílio do livro Inspire Ciências - 9° ano, páginas : 103 e 104 fazer uma ilustração para cada tipo de estado físico da matéria, líquido, sólido e gasoso. Use sua criatividade e faça um desenho que represente um átomo.
Sistematização do Conteúdo: Estudar sobre Mudança de estado físico da matéria através do livro Inspire Ciências 9° ano, páginas : 105 e 106.
Atividade 3: Realizar a atividade da página 107 do livro Inspire Ciências 9° ano números: 1, 3 e 5
(copiar perguntas e respostas).
Sistematização do Conteúdo: Estudar sobre: Transformações químicas através do livro Inspire Ciências-9° , páginas 108 e 109.
Atividade 4: Reescrever em seu caderno todos os conceitos em negrito das páginas 108 e 109 do livro Inspire Ciências do 9° ano
Sistematização do Conteúdo: Estudar sobre Reações químicas através do livro Inspire Ciências - 9° ano, páginas: 110 a 113.
Atividade 5: Realizar a Atividade da página 114 do livro Inspire Ciências - 9° ano, números : 1,2,3 e 6
(perguntas e respostas no caderno).
Aprofundando no Tema: Estudar sobre pressão e mudança de estado físico, para isso recorra ao livro Inspire Ciências 9° ano, página 118.
Atividade 6: Realizar o experimento orientado na página 119 do livro Inspire Ciências 9° ano. Em seguida responda as reflexões 1,2 e 3 em seu caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário