11ª SD Cie 8º Ano 2024

 

 

11ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Ovulação, fecundação, gravidez e parto; Métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (IST); Gravidez na Adolescência.

Ano: 8º                                         Período: 18 a 29/11                                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender as formas de transmissão das ISTs. Reconhecer e descrever os sintomas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Propor métodos de prevenção adequados às diferentes ISTs. Demonstrar a importância do planejamento familiar proporcionando à mulher a escolha segura do método contraceptivo.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Ovulação, fecundação e menstruação

 Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Apresente aos estudantes o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Após acolher as respostas discutir as informações trazidas por eles, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula.

 

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Utilize os vídeos abaixo para entender como acontece a Ovulação e a Fecundação.  Ovulação (2,44)

https://www.youtube.com/watch?v=01KY3GQKBzg

Um jeito divertido de entender a fecundação (3,02)

https://www.youtube.com/watch?v=mhmcTP_rz2M&feature=youtu.be

Após assistir aos vídeos peça ao aluno para abrirem o livro A conquista Ciências 8º ano página 50 a 53. Abra um momento para exposição do tema, esclarecimentos de dúvidas levantadas pelos estudantes e desenvolvimento das habilidades propostas.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Peça aos estudantes que analisem a imagem da página 52, copiem no caderno as questões 1 e 2, da página 51 e 1,2 e 3 da página 53 para responder.

Etapa 04: Correção da atividade (10min)

Aproveite esse momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas.

 

AULA 02

Tema: Gravidez e Parto

Etapa 05: Questão disparadora (5 minutos)

Para iniciar o tema, perguntar aos alunos: Qual pode ser o primeiro sinal de que uma mulher está grávida?

Etapa 06: Aprofundando no Tema (25 minutos)

Exposição do objeto de conhecimento sobre “Gravidez e Parto” utilizando como suporte o livro A conquista Ciências 8º ano, páginas, 54 e 55. Abrir espaço para que os estudantes participem com indagações. Utilize os vídeos abaixo para melhor compreensão do conhecimento:

 ● gravidez por dentro - o parto normal ( 2,21)

https://www.youtube.com/watch?v=Oj_d6wLpeRw

·         Cesariana (3,38)

https://www.youtube.com/watch?v=grEsTJPBpW0

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Copie a atividade abaixo no quadro

1) Quando tem início a gravidez?

2) O que acontece após a fecundação?

3) Como pode ser feito o teste de gravidez?

4) Quanto tempo dura aproximadamente uma gestação?

5) O que se forma na fase inicial de desenvolvimento do bebê?

6) O que é o saco amniótico?

7) Como é popularmente conhecido o saco amniótico?

8) O que é a placenta?

 

AULA 03

Tema: IST- Infecções Sexualmente Transmissíveis

Etapa 08: Correção da atividade (10 minutos)

Correção da atividade da aula 02. Aproveite esse momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas.

Etapa 09: Aula expositiva e dialogada (40 minutos)

Assistam o vídeo sobre infecções sexualmente transmissíveis disponível no link:

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Dráuzio Varella (14 minutos)

https://www.youtube.com/watch?v=G_-TtdoSmZY&t=485s

Fazer uma aula expositiva com base nas informações do livro didático A conquista Ciências 8º ano, páginas 62 a 65, abrir espaço para as  indagações dos estudantes. Esta e a próxima dupla de páginas, ao tratar das ISTs, cooperam para o desenvolvimento da habilidade EF08CI10. É provável que alguns estudantes estejam mais familiarizados com o termo DST (doenças sexualmente transmissíveis). Essa denominação foi alterada para IST (infecções sexualmente transmissíveis) porque, de acordo com o Ministério da Saúde, o termo doença implica em sintomas e sinais visíveis no organismo, ao passo que uma infecção pode apresentar um período sem sintomas. Assim, a denominação IST, que já é adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é mais apropriada para descrever uma série de enfermidades que são transmitidas pelo contato sexual ou da mãe para o filho na gestação, no parto ou na amamentação.

AULA 04

Tema: Infecções Sexualmente Transmissíveis

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (10 min)

 

 Orientar os estudantes na resolução das atividades disponíveis nas páginas 63 e 65 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano.

Etapa 11: Correção da atividade (5 minutos)

Fazer a correção da atividade. Aproveite esse momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas.

Etapa 12: Estudo de caso (35 min)

Relate a história de Mariana, menina Itamarajuense, que infelizmente teve várias complicações por falta de responsabilidade. Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida debater sobre as questões através de interpretação, reflexão e socialização com os demais.

HISTÓRIA DE MARINA

Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez

Questões propostas sobre o texto para serem feitas oralmente (faça uma roda de conversa):

Quem teria que pensar na contracepção? César ou Marina?

. Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção?

. Como eles poderiam se prevenir?

. Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar?

. O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha?

. A atitude da mãe da Marina foi correta?

. O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez?

. Que outras opções Marina teriam?

. Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de Marina?

. E o pai de Marina como vai receber a notícia?

 

AULA 05

Tema: ISTs mais comuns em Itamaraju

Etapa 13: Aprofundando no caso (15 min)

Retomar as questões da aula anterior e elencar outras consequências do não uso do preservativo, em seguida apresentar dados referentes aos casos em nossa cidade. Copiar os dados no quadro.

Hepatite B: Diagnosticados são 94 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 26 pacientes

Hepatite C: Diagnosticados são 24 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 13 pacientes.

HIV: São 210 pacientes ativos.

É fundamental deixar claro que não é apenas esse número de infectados, o CTA possui esse número em atendimento, ou seja, esses casos são os monitorados, existem mais casos.

Etapa 14: Sistematização (20 min)

O que é HIV e AIDS?

Faça a pergunta acima e acolha as respostas.

Logo após informe o agente causador, ou seja, o vírus HIV; os sintomas; os modos de transmissão; as maneiras de prevenção e possíveis tratamentos para a doença. Enfatize que exames periódicos podem ser feitos de maneira gratuita em alguns postos de saúde, ajudando no diagnóstico e tratamento precoces, bem como contribuindo para evitar novos casos.

Uma sugestão de material a ser exibido é o vídeo em que o Dr. Dráuzio Varella fala sobre a epidemia de aids no Brasil, disponível em: acesso em: 22 de set. 2018.

 Ao final desta atividade, faça perguntas à turma, como: “O que é HIV?”; “Qual é a diferença entre HIV e aids?”. Verifique se os estudantes identificam que HIV é a sigla de “vírus da imunodeficiência humana” e, portanto, trata-se do agente causador da infecção. Já aids é a sigla para o nome da doença: síndrome da imunodeficiência adquirida. Informe aos estudantes que a aids é causada pelo vírus HIV, mas nem todas as pessoas portadoras do vírus manifestam a doença e seus sintomas. Há muitos soropositivos que conseguem viver por anos sem desenvolver a doença, sobretudo quando estão em tratamento. Inclusive, algumas pessoas em tratamento podem até chegar a ter o vírus indetectável em exames. Dessa forma, elas não transmitem mais o vírus, mas é fundamental que continuem usando preservativos em todas as relações sexuais.

Pessoas que não apresentam sintomas da aids, mas que não têm a carga viral indetectável, podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou pela gravidez e amamentação (de mãe para filho). Por isso, é muito importante fazer o teste do HIV periodicamente e se proteger em todas as situações de risco. Explique aos estudantes que a aids se caracteriza por uma baixa imunidade e por facilitar a ocorrência de doenças oportunistas nessa situação. Em geral, as pessoas que manifestam a doença morrem em decorrência dessas doenças oportunistas. A melhor forma de prevenir a aids é utilização de preservativos masculinos ou femininos e o não compartilhamento de materiais que tenham contato com o sangue de outras pessoas. Utilize como suporte o livro didático, páginas 62 e 63.

 

AULA 06

Tema: Tipos de métodos contraceptivos

Etapa 15: Perguntas norteadoras (15 min)

O que são métodos contraceptivos?

Alguém poderia mencionar algum tipo de método contraceptivo?

 Qual é a função dos métodos contraceptivos, também chamados de anticoncepcionais?”.

 

Complemente as informações trazidas pelos estudantes, de forma que eles reconheçam que esses métodos são formas comportamentais, medicamentos, objetos ou cirurgias usados pelas pessoas para evitar a gravidez.

Apresentar aos estudantes alguns dos métodos contraceptivos disponíveis no mercado como: camisinha, pílula anticoncepcional, interrupção da ejaculação, vasectomia e laqueadura.

Se possível, providencie alguns que sejam fáceis de adquirir, como os distribuídos em postos de saúde, para que os estudantes possam observar e até mesmo manusear.

Etapa 16: Aprofundamento no tema (20 min)

Exposição do objeto de conhecimento utilizando como suporte o livro A conquista Ciências 8º ano, páginas56 a 60. Abrir espaço para que os estudantes participem com indagações. Oriente que o início da vida sexual deve ser um assunto a ser conversado com adultos de confiança ou com profissionais da área da saúde, que poderão tirar dúvidas e dar orientações. É válido comentar que a sexualidade envolve questões culturais, sociais e religiosas e, por isso, diz respeito a cada indivíduo de forma particular. Porém, quando as pessoas decidem manter uma relação afetivo-sexual, as responsabilidades devem ser compartilhadas pelos envolvidos. Esta e as próximas duas duplas de páginas cooperam para o desenvolvimento da habilidade EF08CI09, ao favorecer que os estudantes comparem o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e reconheçam a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método preventivos.

 

Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Realizar as atividades 1 e 2 da página 59 e 1, 2 da página 61 do livro didático A conquista Ciências 8º ano.

 

Elaboração: Eliete, Elen, Magalli, Maxuell, Rosimeire

Colaboração e Correção: Nilsilane

RECURSOS: ( x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (  ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  ( x  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (51, 53, 63, 65, 59 e 61); (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (X ) Debate;     (   ) Relatórios; ( x ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário