11ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular:
Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. |
|
Subtema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade |
Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida
e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Ovulação, fecundação, gravidez e
parto; Métodos
contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (IST); Gravidez na
Adolescência. |
|
Ano: 8º Período: 18 a 29/11 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI07IT) Perceber a
importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos
métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a
responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à
prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente
Transmissíveis (IST). (EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de
algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir
estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os
métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em
Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e
uso desses métodos.
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Compreender as formas de
transmissão das ISTs. Reconhecer e descrever os sintomas de infecções
sexualmente transmissíveis (ISTs). Propor métodos de prevenção adequados às
diferentes ISTs. Demonstrar a importância do planejamento familiar
proporcionando à mulher a escolha segura do método contraceptivo. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA
01 Tema: Ovulação, fecundação e menstruação Etapa 01: levantamento de conhecimentos
prévios (10 min) Apresente aos estudantes o título da aula e
solicite que reflitam sobre o tema. Após acolher as respostas discutir as
informações trazidas por eles, como forma de contextualizar o tema a ser
tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min) Utilize
os vídeos abaixo para entender como acontece a Ovulação e a Fecundação. Ovulação (2,44) https://www.youtube.com/watch?v=01KY3GQKBzg Um
jeito divertido de entender a fecundação (3,02) https://www.youtube.com/watch?v=mhmcTP_rz2M&feature=youtu.be
Após assistir aos vídeos peça ao aluno para
abrirem o livro A conquista Ciências 8º ano página 50 a 53. Abra um momento
para exposição do tema, esclarecimentos de dúvidas levantadas pelos
estudantes e desenvolvimento das habilidades propostas. Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (10 min) Peça aos estudantes que analisem a imagem da
página 52, copiem no caderno as questões 1 e 2, da página 51 e 1,2 e 3 da
página 53 para responder. Etapa 04: Correção da atividade (10min) Aproveite esse
momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades
foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas. AULA 02 Tema: Gravidez e Parto Etapa 05: Questão disparadora (5 minutos) Para iniciar o tema, perguntar aos alunos: Qual
pode ser o primeiro sinal de que uma mulher está grávida? Etapa 06: Aprofundando no Tema (25 minutos) Exposição do objeto de conhecimento sobre
“Gravidez e Parto” utilizando como suporte o livro A conquista Ciências 8º
ano, páginas, 54 e 55. Abrir espaço para que os estudantes participem
com indagações. Utilize os vídeos abaixo para melhor compreensão do
conhecimento: ● gravidez por dentro - o parto normal ( 2,21) https://www.youtube.com/watch?v=Oj_d6wLpeRw · Cesariana (3,38) https://www.youtube.com/watch?v=grEsTJPBpW0 Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (20 min) Copie a atividade abaixo no quadro 1) Quando tem início a gravidez? 2) O que acontece após a fecundação? 3) Como pode ser feito o teste de gravidez? 4) Quanto tempo dura aproximadamente uma
gestação? 5) O que se forma na fase inicial de
desenvolvimento do bebê? 6) O que é o saco amniótico? 7) Como é popularmente conhecido o saco amniótico? 8) O que é a placenta? AULA 03 Tema: IST- Infecções Sexualmente
Transmissíveis Etapa 08: Correção da atividade (10
minutos) Correção da atividade da aula
02. Aproveite esse momento para conferir se realmente a aprendizagem
aconteceu, se habilidades foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas. Etapa 09: Aula expositiva e dialogada (40 minutos) Assistam o vídeo sobre infecções sexualmente
transmissíveis disponível no link: INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com
Dráuzio Varella (14 minutos) https://www.youtube.com/watch?v=G_-TtdoSmZY&t=485s Fazer uma aula expositiva com base nas
informações do livro didático A conquista Ciências 8º ano, páginas 62 a 65,
abrir espaço para as indagações dos estudantes. Esta e a próxima
dupla de páginas, ao tratar das ISTs, cooperam para o desenvolvimento da
habilidade EF08CI10. É provável que alguns estudantes estejam mais
familiarizados com o termo DST (doenças sexualmente transmissíveis). Essa
denominação foi alterada para IST (infecções sexualmente transmissíveis)
porque, de acordo com o Ministério da Saúde, o termo doença implica em
sintomas e sinais visíveis no organismo, ao passo que uma infecção pode
apresentar um período sem sintomas. Assim, a denominação IST, que já é
adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é mais apropriada para
descrever uma série de enfermidades que são transmitidas pelo contato sexual
ou da mãe para o filho na gestação, no parto ou na amamentação. AULA 04 Tema: Infecções Sexualmente Transmissíveis Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (10 min) Orientar
os estudantes na resolução das atividades disponíveis nas páginas 63 e 65 do
livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Etapa 11: Correção da atividade (5
minutos) Fazer a correção
da atividade. Aproveite esse momento para conferir se realmente a aprendizagem
aconteceu, se habilidades foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas. Etapa 12:
Estudo de caso (35 min) Relate
a história de Mariana, menina Itamarajuense, que infelizmente teve várias
complicações por falta de responsabilidade. Fazer a leitura do texto abaixo,
em seguida debater sobre as questões através de interpretação, reflexão e
socialização com os demais. HISTÓRIA DE MARINA Marina
tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é
costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo;
à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai
também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família
de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava
sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo
confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é
maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar
vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu
César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo
começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde
estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e
sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada,
sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César,
teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César
estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina
disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria
engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua
mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez...
César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala
com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de
jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As
férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela
tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez,
César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo
estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou
desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina
percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz
e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o
quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina
contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou
cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez Questões
propostas sobre o texto para serem feitas oralmente (faça uma roda de
conversa): Quem teria que pensar na
contracepção? César ou Marina? . Imaginem como seria o diálogo
entre os dois sobre contracepção? . Como eles poderiam se
prevenir? . Na primeira relação amorosa a
menina pode engravidar? . O que você acha sobre a
atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha? . A atitude da mãe da Marina foi
correta? . O que vocês acham que Marina
sentiu quando soube da gravidez? . Que outras opções Marina
teriam? . Na opinião do grupo qual será
a atitude de César quando souber da gravidez de Marina? . E o pai de Marina como vai
receber a notícia? AULA 05 Tema: ISTs mais comuns em Itamaraju Etapa 13: Aprofundando no caso
(15 min) Retomar
as questões da aula anterior e elencar outras consequências do não uso do
preservativo, em seguida apresentar dados referentes aos casos em nossa
cidade. Copiar os dados no quadro. Hepatite
B: Diagnosticados são 94 pacientes Em
acompanhamento (exames, consultas) são 26 pacientes Hepatite
C: Diagnosticados são 24 pacientes Em
acompanhamento (exames, consultas) são 13 pacientes. HIV:
São 210 pacientes ativos. É
fundamental deixar claro que não é apenas esse número de infectados, o CTA
possui esse número em atendimento, ou seja, esses casos são os monitorados,
existem mais casos. Etapa 14:
Sistematização (20 min) O que é
HIV e AIDS? Faça a
pergunta acima e acolha as respostas. Logo após
informe o agente causador, ou seja, o vírus HIV; os sintomas; os modos de
transmissão; as maneiras de prevenção e possíveis tratamentos para a doença.
Enfatize que exames periódicos podem ser feitos de maneira gratuita em alguns
postos de saúde, ajudando no diagnóstico e tratamento precoces, bem como
contribuindo para evitar novos casos. Uma
sugestão de material a ser exibido é o vídeo em que o Dr. Dráuzio Varella
fala sobre a epidemia de aids no Brasil, disponível em: acesso em: 22 de set.
2018. Ao
final desta atividade, faça perguntas à turma, como: “O que é HIV?”; “Qual é
a diferença entre HIV e aids?”. Verifique se os estudantes identificam que
HIV é a sigla de “vírus da imunodeficiência humana” e, portanto, trata-se do
agente causador da infecção. Já aids é a sigla para o nome da doença:
síndrome da imunodeficiência adquirida. Informe aos estudantes que a aids é
causada pelo vírus HIV, mas nem todas as pessoas portadoras do vírus
manifestam a doença e seus sintomas. Há muitos soropositivos que conseguem
viver por anos sem desenvolver a doença, sobretudo quando estão em
tratamento. Inclusive, algumas pessoas em tratamento podem até chegar a ter o
vírus indetectável em exames. Dessa forma, elas não transmitem mais o vírus,
mas é fundamental que continuem usando preservativos em todas as relações
sexuais. Pessoas
que não apresentam sintomas da aids, mas que não têm a carga viral
indetectável, podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais
desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou pela gravidez e
amamentação (de mãe para filho). Por isso, é muito importante fazer o teste
do HIV periodicamente e se proteger em todas as situações de risco. Explique
aos estudantes que a aids se caracteriza por uma baixa imunidade e por
facilitar a ocorrência de doenças oportunistas nessa situação. Em geral, as
pessoas que manifestam a doença morrem em decorrência dessas doenças
oportunistas. A melhor forma de prevenir a aids é utilização de preservativos
masculinos ou femininos e o não compartilhamento de materiais que tenham
contato com o sangue de outras pessoas. Utilize como suporte o livro
didático, páginas 62 e 63. AULA 06 Tema: Tipos
de métodos contraceptivos Etapa 15: Perguntas norteadoras (15 min) O que são métodos
contraceptivos? Alguém poderia mencionar algum
tipo de método contraceptivo? Qual é a função dos
métodos contraceptivos, também chamados de anticoncepcionais?”. Complemente as informações
trazidas pelos estudantes, de forma que eles reconheçam que esses métodos são
formas comportamentais, medicamentos, objetos ou cirurgias usados pelas
pessoas para evitar a gravidez. Apresentar aos estudantes
alguns dos métodos contraceptivos disponíveis no mercado como: camisinha,
pílula anticoncepcional, interrupção da ejaculação, vasectomia e laqueadura. Se possível, providencie alguns
que sejam fáceis de adquirir, como os distribuídos em postos de saúde, para
que os estudantes possam observar e até mesmo manusear. Etapa 16: Aprofundamento no tema (20 min) Exposição do objeto de conhecimento utilizando
como suporte o livro A conquista Ciências 8º ano, páginas56 a 60. Abrir
espaço para que os estudantes participem com indagações. Oriente que o
início da vida sexual deve ser um assunto a ser conversado com adultos de
confiança ou com profissionais da área da saúde, que poderão tirar dúvidas e
dar orientações. É válido comentar que a sexualidade envolve questões
culturais, sociais e religiosas e, por isso, diz respeito a cada indivíduo de
forma particular. Porém, quando as pessoas decidem manter uma relação
afetivo-sexual, as responsabilidades devem ser compartilhadas pelos
envolvidos. Esta e as próximas duas duplas de páginas cooperam para o
desenvolvimento da habilidade EF08CI09, ao favorecer que os estudantes
comparem o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e
reconheçam a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na
utilização do método preventivos. Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (15 min) Realizar as atividades 1 e 2 da página 59 e 1, 2
da página 61 do livro didático A conquista Ciências 8º ano. Elaboração:
Eliete, Elen, Magalli, Maxuell, Rosimeire Colaboração e Correção: Nilsilane |
RECURSOS: ( x ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( x ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios (51, 53, 63, 65, 59 e 61); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X )
Debate; ( ) Relatórios; ( x ) Avaliação escrita; ( x
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário