Sequência Didática Ciências 6º

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.

 

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: A percepção do ambiente; Capacitação dos estímulos: sentidos.

Ano: 6º                          Período: 03 a 13/11                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Associar os sentidos à percepção do ambiente o qual estamos inseridos;

Conhecer a importância dos sentidos para nossa sobrevivência;

Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções;

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

TEMA: A Percepção do Ambiente.

Etapa 1: Questão Disparadora:  Como percebemos o ambiente e interagimos com ele?

Orientações: Leia para os alunos ou os oriente para a leitura do título da aula. Comente sobre o tema da aula e solicite que pensem sobre o que vão aprender.

 

Etapa 02: Para início de Conversa

Utilizar o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 42 e 43 para análise de imagens. Em seguida, pedir aos alunos que respondam oralmente as questões da página 43 do mesmo livro.

 

Etapa 03: Aprofundando no tema

Fazer a leitura compartilhada com os alunos páginas 44 e 45 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, fazendo considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a leitura, em seguida peça para copiar e responder no caderno as questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro.

 

Etapa 04: MÃO NA MASSA

Orientar os alunos na confecção e brincadeira do jogo sobre percepção disponível no link: https://pt.wikihow.com/Brincar-de-Prender-o-Rabo-no-Burro

 

 

AULA 02

Obs.: Fazer a correção da atividade da aula anterior.

 

Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos.

 

Etapa 05:Questão Disparadora

Quais são os sentidos humanos? È provável que citem a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato. Nesse momento vale comentar que há outros sentidos que nos ajudam a perceber o nosso próprio corpo e o mundo ao nosso redor.

 

Etapa 06: Para início de conversa

Instigar os alunos para que perceba quão interessante é a interação entre os nossos sentidos a partir dos questionamentos abaixo os quais responderão oralmente deixando fluir naturalmente uma discussão sobre o tema da aula.

1) Por que, quando estamos resfriados, temos dificuldade em sentir o sabor dos alimentos?

2) Por que olhar para baixo de uma altura muito grande pode causar vertigem?

3) Por que sentimos dor ao ver a imagem de um prego no olho de uma pessoa, por exemplo?

4) Enxergar cores é diferente de enxergar formas?

 

Etapa 07: Aprofundando no Tema

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 46 e 47, assistir o vídeo sobre “Os sentidos” disponível no link: https://youtu.be/P1mUO6JzSR8.

Etapa 08: Mão na Massa

Fazer pesquisa na internet sobre “Por que vomitamos ao ver ou sentir o cheiro de algo nojento?”

 

AULA 03

 

 

Obs.: Socialização sobre as pesquisas da aula anterior.

 

Tema: Visão

 

Etapa 09: Questão Disparadora

Será que todas as pessoas enxergam da mesma forma?  Nesse momento, deixar os alunos a vontade para opinarem. E possível que alguém diga que não e cite o daltonismo como exemplo.

Orientações: Sempre ouvir as opiniões dos alunos e promover um ambiente democrático, em que todos se sintam respeitados e incentivados a falar.

Etapa 10: Experimentando

Peça aos alunos que entrem em um ambiente escuro, abram os olhos, fiquem durante cinco minutinhos, em seguida saiam e olhem as pupilas no espelho, questione-os se perceberam alguma alteração.

Etapa 11. Para Início de Conversa

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 48 e 49, assistir o vídeo sobre “A visão” disponível no link:  https://youtu.be/cKt5AuZ1zfk. Em seguida, copiar e responder no caderno as atividades 1 e 2 da página 49 do mesmo livro.

Etapa 12: Mergulho no Tema

Funcionamento do olho e defeito de visão (Compreensão de texto e imagens com o auxílio do professor). Em seguida, responder a atividade de reflexão, questões 1, 2, e 3 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 70 e 71.

 

AULA 04

 

 

Obs.: Fazer a correção da atividade da aula anterior.

 

Tema: Olfato e Gustação.

Etapa 13: Para início de Conversa

Solicitar aos alunos a leitura e análise das imagens, livro didático inspire ciências 6º ano, páginas 50 e 51. Em seguida, assistir os vídeos disponíveis nos links sobre Olfato: https://youtu.be/0cAdouP8p4I  e gustação: https://youtu.be/BO4D0vQtHvE

 

Etapa 14: Aprofundando no Tema

Pedir aos alunos que façam as atividades do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 51. Lembrando sempre de fazerem o cabeçalho.

Fazer a correção das atividades durante a aula.

AULA 05

 

Tema: Audição e Equilíbrio.

Etapa 15: Para Início de Conversa

Aula expositiva a partir da leitura e análise de imagens discussão do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 52 e 53. Em seguida, sugerir que os alunos assistam o vídeo, disponível no link: https://youtu.be/6JrtYTzoGc8 sobre audição e equilíbrio.

 

Etapa 16: Verificando a aprendizagem

Responder no caderno, as questões 1, 2 e 3 do livro didático inspire Ciências 6º ano, pagina 53.

 

Etapa 17: Mão na Massa

Sugerir aos alunos que assistam o vídeo sobre danos causados por fones de ouvido disponível no link: https://youtu.be/EfbXn_uycJc e em seguida produzirem um cartaz virtual com frases e imagens alertando para o perigo do fone de ouvido de forma indevida, para serem postados nos grupos de WhatsApp da escola, como uma espécie de campanha.

 

AULA 06

 

Tema: O Tato.

Etapa 18. Para Início de Conversa

Após a Correção da atividade da aula anterior. Iniciar a aula relembrando que a pele é o maior órgão do corpo humano, revestindo o organismo externa e internamente. E que há diversos tipos de receptores sensoriais na pele, agrupados e encapsulados compondo os diversos corpúsculos táteis. Comentar também que a quantidade de receptores varia de acordo com a região do corpo.

 

Etapa 19: Aprofundando no tema

Leitura do texto “Tato” e interpretação de imagem – livro didático inspire ciências 6º ano, páginas 54 e 55. Em seguida sugerir os alunos que assistam o vídeo sobre o Tato disponível no link: https://youtu.be/Cl0odzoNGUM

 

Etapa 20: Sistematização

Pedir aos alunos que desenhem no caderno, o esquema da pele em corte, mostrando seus principais componentes disponível no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 54.

 

Etapa 21: Mergulho no Tema

Atividade prática – “A menor distância entre dois pontos”. Livro Didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 72 e 73. Como essa aula acontecerá de forma remota, orientar os alunos a fazerem essa atividade com familiares. Se possível façam vídeo e respondam as questões de reflexões no caderno.

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (43, 45, 49, 51,53, 55,  70, 71, 72 e 73) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário