SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Interação
entre os sistemas locomotor e nervoso. |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: A
percepção do ambiente; Capacitação dos estímulos: sentidos. |
|
Ano: 6º Período: 03
a 13/11 Nº de
Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI07) Justificar o papel
do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo,
com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Associar os sentidos à percepção do ambiente o qual estamos
inseridos; Conhecer a importância dos sentidos para nossa sobrevivência; Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções; |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA
01 TEMA:
A Percepção do Ambiente. Etapa
1: Questão Disparadora: Como percebemos o ambiente e interagimos
com ele? Orientações: Leia
para os alunos ou os oriente para a leitura do título da aula. Comente sobre
o tema da aula e solicite que pensem sobre o que vão aprender.
Etapa 02:
Para início de Conversa Utilizar o livro didático Inspire
Ciências 6º ano, páginas 42 e 43 para análise de imagens. Em seguida, pedir
aos alunos que respondam oralmente as questões da página 43 do mesmo livro. Etapa 03:
Aprofundando no tema Fazer a leitura compartilhada com
os alunos páginas 44 e 45 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, fazendo
considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a
surgir durante a leitura, em seguida peça para copiar e responder no caderno
as questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro. Etapa
04: MÃO NA MASSA Orientar os alunos na confecção e
brincadeira do jogo sobre percepção disponível no link: https://pt.wikihow.com/Brincar-de-Prender-o-Rabo-no-Burro AULA
02 Obs.: Fazer
a correção da atividade da aula anterior. Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos. Etapa 05:Questão Disparadora Quais são os sentidos humanos? È
provável que citem a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato. Nesse
momento vale comentar que há outros sentidos que nos ajudam a perceber o
nosso próprio corpo e o mundo ao nosso redor. Etapa
06: Para início de conversa Instigar os alunos para que
perceba quão interessante é a interação entre os nossos sentidos a partir dos
questionamentos abaixo os quais responderão oralmente deixando fluir
naturalmente uma discussão sobre o tema da aula. 1) Por que, quando estamos
resfriados, temos dificuldade em sentir o sabor dos alimentos? 2) Por que olhar para baixo de uma
altura muito grande pode causar vertigem? 3) Por que sentimos dor ao ver a
imagem de um prego no olho de uma pessoa, por exemplo? 4) Enxergar cores é diferente de
enxergar formas? Etapa
07: Aprofundando no Tema Leitura e interpretação das
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 46 e 47, assistir
o vídeo sobre “Os sentidos” disponível no link: https://youtu.be/P1mUO6JzSR8. Etapa 08: Mão na Massa Fazer pesquisa na internet sobre
“Por que vomitamos ao ver ou sentir o cheiro de algo nojento?” AULA
03 Obs.: Socialização
sobre as pesquisas da aula anterior. Tema: Visão Etapa
09: Questão Disparadora Será que todas as pessoas enxergam
da mesma forma? Nesse momento, deixar os alunos a
vontade para opinarem. E possível que alguém diga que não e cite o daltonismo
como exemplo. Orientações:
Sempre ouvir as
opiniões dos alunos e promover um ambiente democrático, em que todos se sintam respeitados e incentivados a falar. Etapa
10: Experimentando Peça aos alunos que entrem em um
ambiente escuro, abram os olhos, fiquem durante cinco minutinhos, em seguida
saiam e olhem as pupilas no espelho, questione-os se perceberam alguma
alteração. Etapa
11. Para Início de
Conversa Leitura e interpretação das
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 48 e 49, assistir
o vídeo sobre “A visão” disponível no link:
https://youtu.be/cKt5AuZ1zfk.
Em seguida, copiar e responder no caderno as atividades 1 e 2 da página 49 do
mesmo livro. Etapa
12: Mergulho no Tema Funcionamento
do olho e defeito de visão (Compreensão de texto e imagens com o auxílio do
professor). Em seguida, responder a atividade de reflexão, questões 1, 2, e 3
do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 70 e 71. AULA 04 Obs.: Fazer a correção da atividade da aula anterior. Tema: Olfato e Gustação. Etapa 13: Para início de Conversa Solicitar
aos alunos a leitura e análise das
imagens, livro didático inspire
ciências 6º ano, páginas 50 e 51. Em seguida, assistir os vídeos disponíveis
nos links sobre Olfato: https://youtu.be/0cAdouP8p4I e
gustação: https://youtu.be/BO4D0vQtHvE Etapa 14: Aprofundando no Tema Pedir
aos alunos que façam as atividades do livro didático Inspire Ciências 6º ano,
página 51. Lembrando sempre de fazerem o cabeçalho. Fazer a
correção das atividades durante a aula. AULA
05 Tema:
Audição e Equilíbrio. Etapa
15: Para Início de
Conversa Aula expositiva a partir da
leitura e análise de imagens discussão do livro didático Inspire Ciências 6º
ano, páginas 52 e 53. Em seguida, sugerir que os alunos assistam o vídeo,
disponível no link: https://youtu.be/6JrtYTzoGc8
sobre audição e equilíbrio. Etapa
16: Verificando a aprendizagem Responder no caderno, as questões
1, 2 e 3 do livro didático inspire Ciências 6º ano, pagina 53. Etapa
17: Mão na Massa Sugerir aos alunos que assistam o
vídeo sobre danos causados por fones de ouvido disponível no link: https://youtu.be/EfbXn_uycJc
e em seguida produzirem um cartaz virtual com frases e imagens alertando para
o perigo do fone de ouvido de forma indevida, para serem postados nos grupos
de WhatsApp da escola, como uma espécie de campanha. AULA 06 Tema:
O Tato. Etapa
18. Para Início de Conversa Após a Correção
da atividade da aula anterior. Iniciar a aula relembrando que a pele é o maior órgão do corpo humano, revestindo
o organismo externa e internamente. E que há diversos tipos de receptores
sensoriais na pele, agrupados e encapsulados compondo os diversos corpúsculos
táteis. Comentar também que a quantidade de receptores varia de acordo com a
região do corpo. Etapa
19: Aprofundando no tema Leitura do texto “Tato” e interpretação de
imagem – livro didático inspire ciências 6º ano, páginas 54 e 55. Em seguida
sugerir os alunos que assistam o vídeo sobre o Tato disponível no link: https://youtu.be/Cl0odzoNGUM Etapa
20: Sistematização Pedir aos alunos que desenhem no caderno, o
esquema da pele em corte, mostrando seus principais componentes disponível no
livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 54. Etapa
21: Mergulho no Tema Atividade prática – “A menor distância entre dois pontos”. Livro
Didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 72 e 73. Como essa aula acontecerá
de forma remota, orientar os alunos a fazerem essa atividade com familiares.
Se possível façam vídeo e respondam as questões de reflexões no caderno. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (43, 45,
49, 51,53, 55, 70, 71, 72 e 73) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário