Planejamento Anual 9ºAno Cie 2024

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2024

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 9º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Matéria e Energia; Terra e Universo

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Promoção da autonomia, criatividade e protagonismo estudantil.

Período: 19/02 a 08/03

 

 

 

Saúde Ambiental – Combate ao Aedes aegypti.

Período: 11 a 27/03

 

 

 

Juntos pelo Planeta:  Sustentabilidade é o Novo Normal!

Período: 01/04 a 16/05

 

 

 

 

Habilidades essenciais ao longo da vida: Autodisciplina, autoconhecimento e autogestão.

Autonomia

Expectativas e metas para 2024

 

 

 

 

Fenômenos Físicos e Químicos. Como o estudo da química pode contribuir para o tratamento da Dengue?

 

 

 

 

 

 

Harmonizando os Estados Físicos da Matéria: Sustentabilidade e Química

Significados e inovações da Matéria

Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria.   

Preservação da biodiversidade

Ameaças à biodiversidade

Corredores ecológicos: metas de conservação e importância.

Problemas Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais.

 

Saúde

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

Saúde

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

Saúde

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Educação para o Consumo

 

HABILIDADES  

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

 (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas.

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

(EF09CI07IT) Justificar a importância dos corredores ecológicos para a variabilidade genética e preservação da biodiversidade e do patrimônio regional e nacional.

(EF09CI08IT) Identificar e analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia, configuram problemas ambientais.

(EF09CI09IT) Investigar o modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos originários e tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da natureza, o tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso sustentável de recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com o equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros.  

 

METODOLOGIA

 

Trabalhar atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Minha Checklist para 2024; Entrevista comigo mesmo daqui a dez anos; Jogo: "A Jornada do Herói Interior"; Apresentação do Componente Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Indagar os alunos sobre as expectativas para aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta. Estudos de caso; Debate sobre valores com base nos textos trabalhados. Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Experimentos demonstrando fenômenos físicos e químicos; Confecção de  repelente caseiro; Tensão superficial da água e a proliferação do Aedes aegypti (experimento); Leitura e interpretação de textos a respeito dos problemas ambientais ocorridos no Brasil; Aulas de campo nas margens dos principais rios que banham a cidade;

Aula de campo no Parque Nacional do Descobrimento, orientada com uso de relatório e registros fotográficos;

Debate regrado sobre os principais problemas ambientais que afetam nossa cidade.

Experimentos sobre mudanças de estados físicos da matéria e transformações químicas;

 

AVALIAÇÃO  

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

 

II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia. Vida e Evolução

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Juntos pelo Planeta:  Sustentabilidade é o Novo Normal!

Período: 17/05 a 07/06

 

 

 

 

 

 

 

 

Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Período: 10/06 a 30/08

 

 

 

 

 

 

 

Por uma Matéria mais sustentável

Estrutura da Matéria;

Átomos;

Modelos atômicos;

Eletrosfera em camadas;

Elementos Químicos;

Classificação dos elementos químicos.

Tabela Periódica

Ligações Químicas

Reações Químicas

 

 

 

Consumidor consciente + informação = Direito à informação ao consumidor: Transgênicos.

Hereditariedade
Conceito, genes e células.

Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução.

O trabalho de Mendel.

Algumas anomalias genéticas.

Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem).  

 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Educação para o Consumo

 

 

 

HABILIDADES

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

(EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas.

(EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas.

(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

(EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

(EF09CI08IT) Identificar e analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia, configuram problemas ambientais.

 

METODOLOGIA

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Construção de modelos atômicos comestíveis;

Construção da tabela periódica ilustrada e arranjos moleculares;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno; Elaboração de cartazes sobre vacinas e soros; Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos relacionados a vacinação; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; 

Experimentos para constatar reações químicas;

Pesquisa e seminário sobre alimentos transgênicos;

Pesquisa e seminário sobre biotecnologia;

Extraindo DNA da banana;

Construindo modelo de cromossomos utilizando materiais de sucata;

Vídeos informando sobre os principais cientistas envolvidas nas descobertas acerca da evolução;

Atividade prática utilizando pinças trabalhando seleção natural;

Estudo de Casos;

 

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Matéria e Energia; Terra e Universo.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura e escrita em movimento

Período: Período: 02/09 a 18/10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo.  

Período: 21/10 a 29/11

Ideias evolucionistas

Origem da Vida

A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados.

As ideias de Darwin e Lamarck

Seleção natural e artificial. 

Radiações e suas aplicações na saúde.

Ondas e utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas; Som e características;

Aplicações das ondas (medicina e telecomunicações).

Uso responsável de aparelhos eletrônicos;

Efeitos biológicos das radiações.

 

Astronomia e cultura;

Tecnologia para uma

Colonização Espacial;

Composição, estrutura e localização do Sistema
Solar no Universo;

Vida humana fora da Terra.
Ordem de grandeza astronômica e evolução estelar

 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

Saúde

Educação para o Consumo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Saúde

HABILIDADES

(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

(EF09CI01BA) Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra.

(EF09CI02BA) Produzir evidências para questionar a validade da geração espontânea por meio da história da ciência.

(EF09CI03BA) Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra

(EF09CI05IT) Compreender os mecanismos e a importância de selecionar características desejáveis em animais e plantas de interesse econômico e ambiental.

(EF09CI06IT) Reconhecer que a mutação pode gerar o aparecimento de características que sejam favoráveis ou não a sobrevivência de um indivíduo implicando no processo evolutivo. 

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

(EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som, assim como a transmissão e recepção de dados da internet que revolucionaram o sistema de comunicação humana.

(EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

(EF09CI03IT) Destacar a importância do uso responsável de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, TV, etc) e prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde física, mental e social da criança e adolescente.

(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.

(EF09CI04BA) Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.

 

METODOLOGIA  

Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Análise de gráficos e construção de tabelas;

Reprodução de mapas conceituais e mapas mentais;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno;

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Pesquisa dirigida sobre radiações e seus usos em medicina, agricultura, indústria e artes (radiografia, gamagrafia e tomografia);

Experimentos que relacionados as ondas e utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas, som e características;

Textos informativos e reflexivos sobre o uso responsável de aparelhos eletrônicos.

Campanhas alertando sobre o uso constante do celular.

Pesquisa dirigida sobre a relação do universo com os indígenas e africanos.

Construção de protótipo de foguete, com lançamento e apresentação de curiosidades sobre esse instrumento;

Construção de modelo do Planetário.

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

 

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

 

 

 

 

  

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