Tema
Inter curricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. |
|
Subtema: Como
os navios eram movidos? . |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento:
Formas
de propagação do calor (condução, convecção e irradiação); Condução de calor,
materiais condutores e isolantes. |
|
Ano: 7º Período: 22/11 a 03/12 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI03)
Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a
utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida
cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos
(garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a
partir desse conhecimento. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas
térmicas ao longo do tempo. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Analisar e
relacionar os processos de transmissão de calor nos sólidos, líquidos e gases
associando tais processos ao funcionamento de equipamentos do cotidiano dos
alunos. Reconhecer as
diferenças entro os materiais e suas capacidades de conduzir, propagar o
calor. Entender a
termodinâmica dos elementos e matérias em contato com diferentes
temperaturas. Avaliar avanços
questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso
desses materiais e máquinas. Compreender o funcionamento dos navios negreiros, tendo o calor
proporcionando essa movimentação e algumas máquinas surgidas no século XIX. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA: Formas de Propagação de Calor Etapa 01:
Levantamento de conhecimentos prévios. Inicie a aula
solicitando que cada estudante escolha uma das questões problematizadoras
descritas a seguir, reflita sobre ela e proponha uma hipótese para explicá-la
(as questões problematizadoras poderão ser postadas no chat do meet, no
classroom ou nos grupos de whatsApp); assim será possível analisar os
conhecimentos prévios da turma. ·
QUESTÃO 1 -
Se pisarmos descalços em um piso cerâmico e depois em um tapete, a sensação é
a de que o piso está mais frio que o tapete. A mesma sensação pode ser
sentida se tocamos com uma das mãos o tampo de madeira da mesa escolar e com
a outra uma de suas partes metálicas. No entanto, nas duas situações
descritas os objetos se encontram em equilíbrio térmico (mesma temperatura),
como podemos explicar a diferença de sensação térmica? ·
QUESTÃO 2 -
Normalmente, as panelas utilizadas para preparar alimentos possuem uma base
de metal e cabos de silicone, baquelita ou madeira. Explique por que são
utilizados materiais diferentes nas partes que compõem esse utensílio
doméstico. ·
QUESTÃO 3 - Você já notou que em dias frios os pássaros ficam
com as penas eriçadas (arrepiadas). Por que esse comportamento traz conforto
térmico para as aves? (Reserve
um tempo para que os estudantes formulem suas hipóteses). Etapa 02:
Solucionando o problema Inicie este momento ouvindo
alguns estudantes sobre as questões problematizadoras escolhidas e as
hipóteses formuladas por eles para explicar cada uma. A seguir, finalize a discussão sistematizando os principais
conceitos das situações descritas, considerando as hipóteses dos estudantes.
Explique que o fato de termos sensações térmicas diferentes quando tocamos
materiais diferentes, mesmo que estejam em equilíbrio térmico com o ambiente,
se deve à diferença de condutibilidade térmica entre eles. Assim, ao tocar o
metal da carteira escolar sentimos a mão ser resfriada, pois a alta
condutibilidade térmica desse material faz com que ele retire calor do nosso
corpo mais rápido. Ao contrário da madeira presente na mesma carteira, que
tem baixa condutibilidade térmica e, portanto, a transferência de calor é
mais lenta. Os princípios de
transmissão de calor explicam por que diferentes materiais são utilizados na
fabricação de panelas. A parte que ficará em contato com o fogo é fabricada
com materiais que são bons condutores térmicos, para aquecer rapidamente e
assim cozer os alimentos. Já as partes externas, como cabos e pegadores, são
feitas de material isolante para evitar que as mãos das pessoas que as
manuseiam se queimem. Explique que as
aves ao eriçarem as penas, o que permite que o ar fique alojado entre elas e
crie uma “barreira térmica”, diminuindo a perda de calor do corpo para o
ambiente. Etapa 3: MÃO NA
MASSA (ATIVIDADE PARA CASA) Solicite aos
estudantes que pesquisem o que é condutibilidade térmica AULA 02 TEMA:
Formas de Propagação de Calor – Condução, Convecção e Irradiação Etapa 04:
Socialização Socialize o conteúdo da
pesquisa solicitada aos estudantes na etapa anterior. Etapa 05:
Sistematização do Conteúdo ·
Exposição do objeto de conhecimento sobre Condução
Térmica, Convecção e Irradiação descrito nas páginas 221 a 224 do livro
didático “Inspire Ciências”, momento apropriado para o professor explicar e
tirar dúvidas dos estudantes. ·
Ilustrar tudo o que foi apresentado a partir da visualização
do vídeo disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ecYI7GUVKPM&t=108s Etapa 06:
Verificação da Aprendizagem Resolver as atividades 1 e 2 da
página 229 do livro didático “Inspire Ciências” AULA 03 TEMA: Aplicações da propagação
de Calor Etapa 07:
Aprofundando no tema Analisar e
relacionar os processos de transmissão de calor nos sólidos, líquidos e gases
associando tais processos ao funcionamento de equipamentos do cotidiano dos
alunos. Para isso, relembre-os das formas de propagação; Peça para darem
exemplos de objetos e utensílios do cotidiano que nos auxiliam a
potencializar, manter ou dissipar temperaturas. Etapa 08:
Aula dialogada Continue a
conversa anterior com os estudantes sobre aplicações da propagação do calor,
porém, deverá dar maiores esclarecimentos sobre o tema, afim de solucionar
dúvidas levantadas, utilize como suporte as páginas 225 a 227 do livro Inspire
Ciências do 7º ano para ilustrar e aprofundar os conhecimentos sobre itens de
propagação do calor faca a leitura compartilhada quando achar oportuno. Etapa
09: Mão na massa: Construção
de uma garrafa térmica. Manual de Construção da Garrafa Térmica
Caseira Que tipos de materiais você usaria para
construir a sua garrafa? Dicas: ●
Lembre que a garrafa térmica deve manter a temperatura (isolar o calor); ● Pense em materiais que estejam em sua
casa; ● Que possam ser encontrados em uma
papelaria; ● Em supermercados; ● Bancas de jornais. Orientações: 1º Passo -
Comece a elaborar o seu projeto, listando (organizadamente) em uma folha, os
materiais que irá utilizar na construção de sua garrafa térmica, analisando
se os materiais são de baixo custo, e principalmente, isolantes térmicos. 2º Passo - Após
listar os materiais, desenhe um esboço de sua garrafa térmica, indicando, com
detalhes onde cada material será inserido no processo de construção do
projeto. 3º Passo -
Descreva, com detalhes, como será feita a montagem da sua garrafa térmica, ou
seja, como será feito o passo a passo (metodologia). 4º Passo - A
partir dos passos anteriores, inicie o processo de construção de sua garrafa.
Vídeo
auxiliador: https://www.youtube.com/watch?v=JqJcKtNS1zM&ab_channel=ManualdoMundo Questões para
auxiliar no desenvolvimento do trabalho: 1. Que tipo de
garrafa você irá usar? Os grupos deverão decidir se usarão garrafas de
plástico e/ou vidro (preferencialmente plástico para evitar acidentes) 2. Qual material
irá refletir o calor para a garrafa? Lembrem-se do processo de construção do
forno solar caseiro, onde foram utilizadas folhas de alumínio para refletir o
calor. Que outro material poderia ser utilizado? 3. Quais materiais serão utilizados para o
revestimento externo? Utilizem dos conhecimentos construídos na aula
anterior, sobre materiais condutores e isolantes, reveja a tabela mostrando
os principais materiais isolantes térmicos (plástico, isopor, papelão, lã,
algodão, cerâmica, penugem etc.) Atenção: deve-se
fazer também o registro da temperatura do líquido nas duas garrafas assim que
iniciar a atividade prática, em que a temperatura aferida deve ser a mesma ou
muito próxima dela. O registro deve ser feito em uma tabela como a mostrada a
seguir os estudantes
devem, com base nos dados registrados na tabela, responder às questões
indicadas a seguir. a) A partir de qual horário foi possível
notar variação entre a temperatura da água na garrafa térmica em comparação
com a temperatura da água na garrafa PET comum? b) Quanto tempo demorou para a temperatura
na água da garrafa térmica se igualar à temperatura da água na garrafa PET
comum? AULA 04 TEMA: Materiais condutores
térmicos Etapa 10: Para início de
conversa: Leia o título da
aula para os alunos e faça as seguintes perguntas: Vocês entenderam
o título da aula? O que significa
a palavra “térmico”? Auxilie
os alunos a relacionarem a palavra “térmico” com calor. Comente sobre sua
etimologia: do grego “ thérme”, que significa “calor”. Esclareça que o
significado da palavra “térmico” não está diretamente relacionada ao
termômetro (esta é uma possível resposta que os alunos podem dar). Apesar de
o significado da palavra “termômetro” estar se referindo à “medida do calor”,
ressalte que o termômetro tem por função medir a temperatura dos corpos (grau
de agitação das partículas), enquanto o calor é a transferência de energia
entre corpos em diferentes temperaturas, como foi estudado na unidade
anterior. Em seguida, finalize com as seguintes perguntas: Você
sabe o que são materiais condutores térmicos? Saberia
dar exemplos deles? E materiais isolantes térmicos? Essa
será a forma de você analisar qual é o nível de conhecimento prévio que os alunos
possuem sobre o tema e o que assimilaram com a experiência proposta na aula
anterior. Etapa 11: Estudo de Caso inicie
uma história na qual cada aluno é um participante do Masterchef. Faça a
narrativa da seguinte maneira: Sejam bem vindos todos os integrantes ao
programa internacional (e universal) do colégio estadual João Paulo Trindade
(exemplo). Na prova de hoje, vocês terão a responsabilidade de ser auxiliares
de cozinha. Para isso, primeiramente, vocês deverão responder algumas
perguntas básicas sobre condutores e isolantes térmicos, além de realizar
algumas atividades. Por isso, prestem bastante atenção na questão! O chefe
pede para que você prepare um delicioso macarrão instantâneo em uma panela de
alumínio. Após dois minutos, é preciso mexer o macarrão com uma colher, para
deixá-lo soltinho na água fervente. Em sua gaveta existem três tipos de
colheres (aço inox, plástico e madeira). Você acaba escolhendo a colher mais
bonita entre as três, com o intuito de impressionar o Chefe. No entanto, após
servir o macarrão no prato, você acaba deixando a colher na panela quente por
alguns minutos. Ao pegar a colher, você acaba ganhando uma pequena
queimadura, pois a colher estava muito quente. Dessa forma, você ficou
incapacitado de realizar as outras provas e foi desqualificado. Pergunte
qual colher cada aluno escolheria para evitar a queimadura e continuar no
programa Masterchef. Os mesmos devem mencionar que durante a realização das
experiências foi constatado que os materiais compostos por metais (ferro,
alumínio e aço inox) possuem maior condutibilidade térmica em relação à
madeira e ao plástico (ou silicone). Ou seja, a transferência de calor entre
esses materiais e outros corpos ocorrem com maior facilidade, rapidez e
eficiência, devido à sua alta condutibilidade térmica. Esta é uma das
principais características dos metais, que são utilizados em equipamentos
eletrônicos, processadores, microchips, celulares etc. Dessa forma, para
evitar a queimadura, os alunos devem escolher a colher de madeira ou a de
plástico (ou silicone) para cozinhar. Etapa 12: Mão na Massa II Agora,
projete o slide ou compartilhe tela com a tabela no Meet, para que os alunos
classifiquem os materiais estudados nesta aula em condutores ou isolantes
térmicos. Sendo a ordem a seguinte: Madeira (parte da mesa) - Isolante Ferro
(parte da mesa) - Condutor Alumínio ou aço inox (bandeja) - Condutor Plástico
(bandeja) - Isolante Aço inox (colher) - Condutor Madeira (colher) - Isolante
Plástico ou silicone (colher) – Isolante Para
finalizar, comente outros exemplos de materiais condutores e isolantes
térmicos, explicando brevemente sobre as aplicações de alguns deles, como por
exemplo: Alumínio - Em muitos filmes aparece alguém
cozinhando algum alimento enlatado por conta da sua boa condutibilidade
térmica. Relembrar os alunos sobre a atividade da queima do amendoim (plano
sobre calorias dos alimentos), na qual foi utilizada uma lata de refrigerante
(alumínio) para aquecer a água. Ferro
- Antigamente, era comum o uso das panelas de ferro para a preparação de
alimentos, por conta de sua boa condutibilidade térmica. Porém, devido ao
peso delas, as panelas de ferro começaram a ser substituídas por materiais a
base de alumínio e aço inox (que são mais leves). Prata,
cobre, silício - São materiais essenciais para a confecção de circuitos
eletrônicos e chips, que fazem aparelhos eletrônicos funcionarem devido à sua
boa condutibilidade (térmica e elétrica). Corpo
humano - É um excelente condutor de calor. Comente que, em dias de
temperatura muito baixa, as pessoas podem se abraçar para trocar calor e
aumentar sua temperatura corpórea durante a transferência de energia. Sobre
os materiais isolantes térmicos, faça os seguintes comentários: Papelão e isopor - São materiais que foram
utilizados para construir o forno solar caseiro (plano sobre construção de um
forno solar), pois são responsáveis por isolar o calor e mantê-lo dentro do
recipiente de forma mais eficiente. Lã e penugem de animais - Comentar que as
roupas, em geral, não nos fornecem calor, mas isolam o calor liberado pelo
nosso corpo. O calor emitido pelo corpo humano fica retido e isolado pelas
roupas, mantendo nossa temperatura constante. Da mesma forma acontece com a
penugem e a pelugem de animais, que possuem o mesmo objetivo de mantê-los
aquecidos e estáveis termicamente. Madeira
e vidro - São materiais utilizados na construção de casas e não são
escolhidos ao acaso. Pois, por serem isolantes térmicos, permitem uma melhor
retenção do calor dentro da residência, para manter o local agradável e
estável termicamente. Utilize o tempo restante da aula para fazer mais
comentários e para conversar com os alunos sobre outros tipos. AULA
05 TEMA: MÁQUINAS TÉRMICAS. Etapa13: Questão
disparadora Leia os seguintes questionamentos para sondagem de conhecimentos
prévios dos estudantes: Vocês sabem como os negros africanos eram trazidos da
África para o Brasil? Essas embarcações eram chamadas de navios negreiros.
Mas, já pararam pra pensar de como esse meio de transporte se movimentava? A
remo não era. Então o que movia essas embarcações? Vocês sabem o que são
máquinas térmicas? (Espere as respostas). Etapa 14: Aprofundando no Tema Esse momento é para apresentar as informações a cerca da etapa
anterior. O navio negreiro – ou “tumbeiro” – foi o tipo de cargueiro usado
para trazer mais de 11 milhões de africanos para serem escravizados na
América. Em caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até mesmo
negros se metiam no “infame comércio”. Os traficados eram, na maioria,
meninos e jovens de 8 a 25 anos. Isso mudou nos últimos anos do tráfico.
“Tudo quanto se podia trazer foi trazido: o
manco, o cego, o surdo, tudo; príncipes, chefes religiosos, mulheres
com bebês e mulheres grávidas”, disse o ex-traficante Joseph Cliffer, em
depoimento ao Parlamento Britânico, em 1840. Como não havia fabricação de
navios apenas para o comércio de escravos, até hoje já foram identificados
pelo menos 60 tipos de embarcações adaptadas como tumbeiros. Um barco a vapor é
uma embarcação propelida por um motor a vapor que
aciona rodas de
pás montadas inicialmente a meia nau, nas laterais (bombordo e estibordo)
e depois na popa.
Os navios negreiros também foram movidos por uma caldeira que
os faziam funcionar pelo vapor em
uma ou mais rodas de pás, também chamadas de roda de água,
que se moviam como mecanismos de propulsão.
Pode ser classificado como um dos tipos de Barco a vapor.
As rodas de pás em navios, também podem funcionar movidas por motores a
diesel, tração humana ou animal, mas, naquela época, essas caldeiras eram
alimentadas por lenhas que queimavam para produzir o calor. Sobre as máquinas térmicas é
importante que saibam que são dispositivos capazes de transformar energia térmica
em trabalho mecânico. Os motores de combustão interna, como aqueles que movem
os automóveis, são exemplos de máquinas térmicas e que veremos os usos de
diferentes tipos de Combustível. Aprofundar ainda mais nos esclarecimentos com base nas informações do
livro didático Inspire Ciências do 7° ano páginas 230,231,232 e 233. Para entender melhor assistam o vídeo sobre Máquinas térmicas e a
revolução industrial. Etapa 15: Mão na
Massa III Oriente os alunos a desenharem um navio, do tipo negreiro mostrando
o princípio de seu funcionamento, relacionando o calor, desde como era
produzido até o funcionamento das pás. Etapa 16: Verificação
da Aprendizagem Fazer atividades 1,2 e 3 do livro didático Inspire Ciências 7° ano
página 236. Etapa 17: Pesquisa e
Divulgação Revolução das maquina térmicas. Pesquisa e divulgação na página 239,(atenção professor esta
atividade está pedindo para fazer em grupos, se não for possível peça para
fazer individual.) AULA 06 Tema: Combustíveis Etapa 18:
Levantamento de conhecimentos prévios. 1-Quais são os tipos de combustíveis? 2-Qual o primeiro combustível a ser usado pelo homem? 3-Qual a origem da relação do
ser humano com o fogo? Professor o uso do fogo tem importância central não apenas no
desenvolvimento das sociedades humanas, como na própria história evolutiva da
nossa espécie. Pesquisam indicam que o uso do fogo para cozinhar alimentos
favoreceu o desenvolvimento da capacidade cognitiva do cérebro humano ao
longo do tempo. Peça aos alunos que acompanha o assunto nas páginas 234,235 do livro
Inspire Ciências do 7° ano fazendo a leitura compartilhada. Logo depois na página 240 tem um texto sobre O biodiesel e sua
história, faça a leitura e interpretação. Etapa 17: Praticando e analisando: Peça para fazer as atividades de Reflexões 1,2,3,4 e 5 da página 241
do livro didático Inspire Ciências 7° ano. Etapa 19: FIM DE
PAPO Aproveita essa sessão para revisar o conteúdo estudado e avaliar a
compreensão dos estudantes. Página 243 do livro didático Inspire Ciências 7° ano. Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Amélia, Izabel e Eric. Direcionamento,
colaboração e revisão:
Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (228, 229, 236, 239, 240, 241, 242 e 243) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário