12ª SD 7º Ciências 2021

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Dados sobre as máquinas na Agropecuária em Itamaraju e Espécies regionais com riscos de extinção.

Unidade Temática: Vida e Evolução; Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Espécies locais e regionais com risco de extinção. As máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju e, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias.

Ano: 7º                                          Período: 25/10 a 05/11                            Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender as consequências de extinção de espécies nas cadeias e teias alimentares. Conhecer máquinas primitivas utilizadas no setor agropecuário. Conhecer como era o manejo do cacau em tempos remotos, especialmente na utilização das máquinas. Compreender sobre o processo de industrialização na agricultura de Itamaraju. Comparar o manejo do cacau em Itamaraju, antigamente e atualmente. Pesquisar o manejo de outros produtos de nosso município e quais máquinas são empregadas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA:  Espécies ameaçadas de extinção em Itamaraju e região.

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios.

Inicie a aula fazendo os seguintes questionamentos a respeito do tema, para sondagem inicial: Vocês sabem o que significa a palavra “Extinção”?  Já ouviram falar se aqui na nossa região existem animais em extinção?  Quais fatores colaboram para extinção das espécies, especialmente aqui em nosso município? Acolha as respostas, em seguida convide-o para fazer a leitura de um artigo sobre Monte Pascoal para descobrir quais são as espécies ameaçadas de extinção aqui em nossa região, disponível no seguinte link https://www.infoescola.com/geografia/monte-pascoal/.  Disponibilizar  apostila informativa com todas essas espécies, para que eles possam fazer a leitura e conhecer um pouco mais sobre o objeto de conhecimento em estudo.

 

Etapa 02: Debate

Depois de feita a leitura dos textos, fazer um debate sobre o tema abordado, discutindo as principais causas da extinção de espécies e a importância da biodiversidade da fauna para o meio ambiente e as estratégias para a preservação de espécies em risco de extinção, em especial na nossa região.

Solicite que citem algumas causas, acolher as respostas.

Muitas são as causas do desaparecimento das espécies. Os principais exemplos (para citar apenas alguns) são: o tráfico de animais, o desmatamento, as queimadas, a caça predatória, a poluição.

Tais fatores afetam diretamente os animais ou o seu habitat, reduzindo suas chances de sobrevivência.

 

Etapa 03: Mão na massa I

 

 O professor poderá pedir a confecção de uma história em quadrinhos sobre o tema em questão (Animais com riscos de extinção em Itamaraju.) Podem utilizarem os animais da apostila. Mas no final da história encontrar estratégias para a preservação dessas espécies.

 

AULA 02

 

TEMA: Espécies ameaçadas de extinção em Itamaraju e região.

 

Etapa 04: Momento de socialização

 

Propor uma leitura das histórias em quadrinhos produzidas na etapa 03. Em seguida peça para os alunos assistirem o vídeo sobre animais ameaçados de extinção, disponível no link

https://youtu.be/_nNt3YASECc

 

Após assistir o vídeo, realizar atividade abaixo no caderno.

1- Vocês conhecem esses animais que aparecem no vídeo?

2- Quais são eles?

3- Por que será que eles estão em perigo?

4- O que poderá acontecer com eles?

5- Quais são os fatores que deixam esses animais em perigo?

 

Etapa 05: Cuidando de nossos animais

A partir da compreensão dos fatores que levam a extinção dos animais, neste momento, busca-se apresentar e discutir com os alunos maneiras de cuidarmos de cada um deles. Para isso, solicitar que escolham um animal do vídeo e adotar para cuidar, claro que de forma hipotética.

  Mas antes questione a eles:

1- O que podemos fazer para proteger esses animais?

2- Como podemos cuidar para que este não desapareça?

3- Como deveria estar “sua casa” (seu habitat)?

Com base nessa discussão, serão anotadas as formas para cuidar e protege-los e hipóteses dos alunos sobre as soluções encontradas para ajudar os animais.

A partir destas eles construirão uma propaganda que sensibilize a todos sobre os perigos que esses animais estão submetidos e a importância de todos ajudarem. Desta forma, cada aluno munido do animal escolhido, deverá criar uma propaganda para ajudá-lo. Ao final, os trabalhos podem ser fotografados e socializados ou até mesmo vídeos para postarem nos grupos da escola e nas redes sociais.

 

 

AULA 03

 

TEMA: Máquinas Primitivas

 

ETAPA 06: Levantamento de conhecimentos prévios.

Iniciar aula perguntando aos alunos se já ouviram falar sobre os meios utilizados para manejo do solo.

Após os relatos dos alunos, faça uma breve explanação sobre a primeira máquina utilizada no manejo agrícola . A cultura do algodão, originária da África e do Oriente Médio, sofreu grande influência da mecanização. Em 1796, um norte americano chamado Eli Whitney desenvolveu a máquina de descaroçar algodão, que foi um grande marco na época, contribuindo para o desenvolvimento desta cultura nos Estados Unidos.

 

Figura 1: "O Cotton-Gin", uma máquina que processa algodão desenvolvida por E. Benjamin Andrews em 1895

 

Etapa 07: Aprofundando no tema

Apresente outras máquinas primitivas (professor, você poderá criar slides, para melhor ilustrar). Até o Século XVIII, a agricultura utilizava ferramentas rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro. No entanto, com o crescimento da população urbana e o aumento da necessidade de alimentos, surgiu a demanda por maior aproveitamento da produção agrícola. Na modernização das lavouras, destaca-se a aplicação da mecanização nos processos produtivos, motivado pelo cultivo de grandes áreas e escassez de mão de obra.


Para garantir uma maior produtividade, pouco a pouco foi sendo feita a substituição da mão de obra humana por outras alternativas. Primeiramente foi substituída pela força animal, em seguida pelas forças motorizadas a vapor e posteriormente pela força de motores de combustão interna.

Então pode-se dizer que mecanização agrícola é o uso de um conjunto de máquinas e equipamentos, em substituição à mão de obra humana, capazes de realizar as atividades agrícolas. Ela está presente em praticamente todos os processos envolvidos na agricultura, como no preparo inicial do solo, adubação, plantio, aplicação de defensivos e colheita.

O procedimento de colheita era um gargalo na produção de trigo, o processo era totalmente feito de forma manual, necessitando do trabalho de muitas pessoas para colher pequenas áreas. Na procura por maior produtividade, em 1780 foram inventadas as primeiras máquinas de colheita de grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Devido à dificuldade de trabalhar o solo nas regiões de pradaria dos Estados Unidos com os equipamentos primitivos da época, em 1837 John Deere desenvolveu um arado feito de aço forjado liso, extremamente mais resistente ao desgaste do que os materiais utilizados na confecção dos equipamentos da época.


“O arado de aço.”  Foto: Divulgação/John Deere

Figura 2: “O arado de aço”, imagem de divulgação da John Deere onde mostra um vagão de trem carregado com arados (fonte: John Deere).

Os Primeiros Equipamentos de Propulsão Própria

Os primeiros equipamentos, por volta de 1850, colhiam cerca de 12 hectares de trigo em um dia e faziam o necessário, inclusive o ensacamento do grão. Trinta anos depois se deu início à produção em escala comercial de colhedoras.

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Figura 3: "Waterloo Boy", o primeiro modelo de trator lançado pela John Deere (fonte: John Deere).

 

Em 1913, iniciou-se a produção de tratores em série, atividade que até então era realizada de maneira totalmente artesanal. Pouco tempo depois, em 1925, a Ford representava 70% do mercado de tratores, aplicando à linha de produção de tratores os mesmos princípios utilizados na produção de automóveis - simplicidade de projeto, baixo custo e facilidade de manutenção.

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Figura 4: Final da linha de montagem dos tratores Fordson em 1919, mostrando um mecânico fazendo teste de arranque (Fonte: The old Motors).

 

Com a Revolução Verde iniciada na década de 50 houve a popularização dos agro defensivos, e assim surgiu a necessidade de equipamentos para aplicá-los em grandes áreas.

 

Etapa 08: Atividade

Oriente os alunos a construírem uma linha do tempo com as máquinas apresentadas acima, eles poderão criar quadrinhos com informações resumidas sobre cada máquina e ilustrar.

 

Etapa 09: Mão na massa II

Solicite dos alunos uma pesquisa sobre os tipos de manejo que são utilizados na nossa região e os possíveis tipos de máquinas, se possível, entrevistar um agricultor ou pecuarista perguntando quais dessas máquinas primitivas fizeram uso.

 

 

AULA 04

 

TEMA: Máquinas Primitivas – Tração animal “Vantagens e Desvantagens”  

 

Etapa 10: Mergulho no tema

A aula será iniciada a partir da discursão da pesquisa realizada pelos alunos, tirando as possíveis dúvidas.

 

Etapa 11: Aula Expositiva e dialogada

Apresentar as informações aos alunos, tendo cuidado para possibilitá-los de falar sempre que possível, assim poderá esclarecer mais sobre o tema em estudo.

Por muitos séculos os animais ajudaram grandemente o homem, servindo de montaria carregando cargas no lombo, ou tracionando implementos agrícolas. Nos dias atuais, ainda desempenham serviços inestimáveis em nosso país, principalmente nas regiões menos desenvolvidas, nas pequenas propriedades ou como implemento em grandes fazendas. Podemos considerar o animal como um “motor”, que transforma a energia obtida em alimentos em trabalho mecânico, o animal utilizado na tração rural apresenta suas vantagens e desvantagens no meio rural: Vantagens:

-autodeslocamento;

-reserva de força;

-grande adaptabilidade, podendo ser utilizado praticamente em qualquer serviço que exija força trativa e em qualquer terreno;

-preço de aquisição relativamente baixo;

-pode ser reproduzido na própria propriedade;

-consome (ao invés de combustível), alimentos produzidos na própria fazenda;

-melhor qualidade do serviço realizado no campo;

-melhor utilização da mão de obra.

 

Desvantagens:

-sua alimentação deve ser provida durante todo o dia, para um aproveitamento de 8 a 10 horas diárias;

-o período de trabalho não é totalmente aproveitado, porque ocorrem paradas para descanso, determinando uma baixa na eficiência, que é reduzida a 75 a 80%;

-o grau de eficiência também é afetado pelas condições climáticas (principalmente calor excessivo) pelo estado de saúde, pela alimentação, pelo treinamento e etc.

-desempenho mais lento do trabalho agrícola.

As propriedades rurais com condições de efetuarem a manutenção desses animais e utilizá-los nos serviços são aquelas com áreas entre 10 a 200 ha, sendo assim ,47% dos estabelecimentos agrícolas, com 27% da área total, constituiriam, potencialmente, unidades suscetíveis de utilização de tração animal. Em relação ao trator a tração animal, apresenta uma grande vantagem, em relação a declividade do terreno. O trator pode ser operado sujeito a uma declividade entre 15 e 18%, sendo que, como os animais andam em nível, podem ser usados em declives de até 30%.

Existem diferentes espécies de animais que podem ser utilizados nos serviços de tração animal, os mais empregados no dia a dia são: bois, cavalos, burros, mulas e mais recentemente os búfalos. Há também diferenças quanto ao desempenho destes animais, exemplo os cavalos são mais exigentes quanto ao tratamento e alimentação, trabalham mais rapidamente, porém, com menos esforço de tração, adaptando-se a terrenos planos e leves. Os bovinos, além de desenvolverem maior quantidade de força de tração, são menos exigente na alimentação, em relação aos equinos, trabalham bem em terreno irregular e macio, graças a conformação de seu casco, e são mais lentos que os equinos.

Mulas e burros são extraordinariamente resistentes a fadiga e menos exigentes na alimentação em relação aos cavalos. O búfalo exerce maior força que os bovinos, sendo mais lento. As raças específicas para a tração animal, com suas características básicas de acordo com a espécie, são as seguintes:

                                

 

Etapa 12:  Tabulando dados

Solicite aos alunos que construam uma tabela com as vantagens e desvantagens do uso de tração animal na agricultura.

 

AULA 05

 

TEMA: A agricultura de Itamaraju e as máquinas primitivas

 

Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos prévios

Sondar o conhecimento dos alunos a partir das seguintes questões: Como imaginam as paisagens de produção de alimentos? Como são as propriedades? Como é realizado o trabalho? São muitas ou poucas pessoas? Sobre as máquinas envolvidas na produção, conhecem algumas? Quais? Essas máquinas sempre existiram? Quais os produtos agrícolas produzidos em nosso município? Acolha as respostas sem fazer intervenções por enquanto, deixe que os alunos vão comparando suas respostas as informações relacionadas ao longo das etapas.

 

Etapa 14: Aprofundando no Tema

Fazer uma aula expositiva dialogada sobre as máquinas primitivas usadas na agricultura de Itamaraju, pegar como exemplo a lavoura cacaueira, utilizar a apostila disponibilizada via WhatsApp. Oportunize aos alunos tirar dúvidas ou fazer considerações a cerca do que estão ouvindo.

 

AULA 06

 

 

TEMA:  O manejo do Cacau nos dias atuais

Etapa 15: Análise de vídeos

Compartilhar com os alunos os links abaixo de vídeos sobre máquinas modernas utilizadas para tirar as sementes do cacau e secagem, em seguida abrir espaço para discutir o que viram, fazer comparações com as máquinas utilizadas antigamente e as atuais com relação ao manejo do cacau, utilizar a apostila como fonte.

 

Máquina de secar cacau disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=wU_ZM_oiNjM

Máquinas para tirar as sementes do cacau https://www.youtube.com/watch?v=eljVD8cgm4w , https://www.youtube.com/watch?v=y_mTC6p1x14

Etapa 16: Mão na Massa III

Oriente os alunos a elaborar dois cenários do manejo do cacau em nosso município, um nos tempos primitivos e outro nos dias de hoje.

 

Etapa 17: Produção Textual/Tabela

Propor a elaboração de uma tabela contendo informações sobre o manejo de outros produtos da agricultura de Itamaraju, pesquisar sobre o café, a pimenta do reino, o mamão e o maracujá. Utilize a tabela abaixo para o preenchimento das informações.

 

AGRICULTURA DE ITAMARAJU - MANEJO

Produtos

Manejo de Plantio

Manejo de Colheita

Irrigação e Nutrição

Café

 

 

 

Pimenta do Reino

 

 

 

Mamão

 

 

 

Maracujá

 

 

 

 

Observação: Oriente os alunos a pesquisarem de forma geral, o manejo desses produtos no Brasil é comum aqui também em Itamaraju. Possa ser que não encontrem informações específicas daqui do município, porém, o manejo é similar.

 

Elaboração: Éric, Izabel, Nilsilane e Sandra

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

 

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