Articulação de História (06/08/2015)
6º ano -
Grécia Antiga – MITOLOGIA GREGA
ATIVIDADE 1
FILME: HÉRCULES (DESENHO ANIMADO); FÚRIA DE TITÃS; A ESPADA
ERA A LEI
Ficha fílmica (roteiro) tem que ser trabalhada
antes do filme.
METODOLOGIA:
· Dividir a sala em
grupos;
· Explanar teoria
sobre o que é um mito;
· Cada grupo fica com
uma história da mitologia pesquisada na internet;
· Cada grupo
apresentará através de teatro com máscaras gregas a sua história;
· Criação das máscaras
em sala com a ajuda do professor;
· Criação de mitos em
HQ.
MATERIAL:
· Papel
cartão ou cartolina;
· Histórias
da mitologia grega;
· Tinta
guache para pintar máscaras;
· Papel
sulfite para revistinhas;
· Lápis
e borracha;
· Lápis
de cor
· Computador
e internet.
Exercício 1
· Cada grupo deverá criar HQ de
sua história;
· Criar livro de gibis
que contem como aconteceu a história. Com palavras e imagens.
Exercício: 2
· Usando massa
de modelar, represente o personagem numa escultura. Os personagens mitológicos
terão uma exposição na classe. Expliquem sobre a escultura (personagem).
ATIVIDADE II: OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES
1º MOMENTO: Leitura dos livros de Monteiro Lobato “Os
doze trabalhos de Hércules.”.
2° MOMENTO: Crie uma resenha do livro lido.
· A narração da história deve ser contada
numa sequência lógica: começo, meio e fim.
· As personagens aparecem em ação.
· O tempo e o espaço em que os fatos
acontecem devem ser determinados.
· Transforme em HQ o seu texto;
· Fazer exposição do material produzido.
· Escolher um dos deuses da mitologia e
criar uma história moderna;
Mitologia
é o estudo dos
mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso
que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas
comuns na época de seus surgimentos.
Normalmente a mitologia é associada à sociedade de sua
fundação, como a mitologia que surgiu na Grécia é denominada Mitologia Grega,
sendo essa a mais famosa de
todas. Em várias religiões a mitologia está presente de alguma forma. No
Neopaganismo, por exemplo, a mitologia é a própria caracterização de sua fé.
Na sociedade atual, a mitologia está fortemente presente.
Diversos jogos como Final Fantasy e Ragnarök; filmes e séries de televisão,
como Harry Potter e Cavaleiros do Zodíaco possuem suas bases na mitologia.
Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram:
- Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Heracles ou Hércules e Aquiles.
- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
- Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Heracles ou Hércules e Aquiles.
- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte
Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho
e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram
imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja,
traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas
vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta
união entre deuses e mortais surgiam os heróis.
Deuses Gregos
Mitologia e religião grega, deuses da Grécia Antiga, panteão grego, características e representações.
Mitologia e religião grega, deuses da Grécia Antiga, panteão grego, características e representações.
Zeus : deus dos deuses do Olimpo
Na Grécia Antiga, as
pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses.
Estes, apesar de serem imortais, possuíam características de comportamentos e
atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza,
força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo
os gregos antigos.
De
acordo com este povo, as divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, de onde
decidiam a vida dos mortais. Zeus era o
de maior importância, considerado a divindade suprema do panteão grego.
Acreditavam também que, muitas vezes, os deuses desciam do monte sagrado para
relacionarem-se com as pessoas. Neste sentido, os heróis eram os filhos das
divindades com os seres humanos comuns. Cada cidade da Grécia Antiga possuía um
deus protetor.
Cada
entidade divina representava forças da natureza ou sentimentos humanos.
Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a
deusa da beleza corporal e do amor. A mitologia grega era
passada de forma oral de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar
fenômenos da natureza ou passar conselhos de vida. Ao invadir e dominar a
Grécia, os romanos
absorveram o panteão grego, modificando apenas os nomes dos deuses.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Articulação de História
06/08/2015
Pesquisa
Proponha aos alunos
que, em grupos de no máximo cinco integrantes, façam uma pesquisa na internet
sobre algumas características da Grécia antiga. Cada grupo ficará com um dos
aspectos abaixo indicados.
-A cidadania na Grécia antiga
-A democracia ateniense
- oligarquia espartana
-A Guerra de Troia
-A vida na Grécia antiga
-A arte grega
Oriente os alunos para que, além da informação, procurem
imagens da invenção pesquisada.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação
no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
9- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos
da turma.
10- Após as apresentações,
sugira aos alunos que juntem todas as informações e imagens apresentadas,
selecionando as mais importantes, e que montem um mural sobre a Grécia
antiga.
Articulação de
História
06/08/2015
Pesquisa
-Hércules - Aquiles-
Teseu – Perseu- Ajax- Édipo – Atlanta-
Oriente os alunos para que, além de informações, procurem
também imagens, ressaltando o início e o fim do período analisado,
bem como os seus principais acontecimentos.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação
no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos
da turma.
TRABALHANDO COM JOGO ELETRÔNICO
Professor, para a realização dessa atividade os alunos
deverão ir ao laboratório de Informática de sua escola para que
possam ter contato com o Jogo God of War 1. No laboratório exiba a imagem e o
vídeo sobre o jogo aos alunos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Articulação de História
6º ano -
Grécia
Sugestões de
leituras para professores e alunos:
Quem são os titãs da mitologia grega:
O que foi a Guerra de Tróia
Na montanha dos deuses
A outra Esparta
Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das
questões propostas nesta aula:
Deuses gregos - Documentário History Chanel completo
Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no
planejamento da aula:
Mitologia Grega
DA ILÍADA A ODISSÉIA: UMA VIAGEM A MITOLOGIA GREGA
A origem do teatro grego
Escola:
Aluno:------------------------------6º ano----- turno:
-------------Professor(a)------------------------
"A educação
é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson Mandela)
AVALIAÇAO DE HISTÓRIA
1º) Esparta
apresentou um desenvolvimento histórico distinto da maioria das cidades-gregas,
pois:
a) Formou-se a partir de um governo conservador e assumiu um sistema político democrático, com a
participação de todos os cidadãos.
b) Organizou-se na forma de governo oligárquico, cujo objetivo principal era preservar os interesses da
aristocracia.
c) Transitou de um governo monárquico para o regime de tirania, o que proporcionou uma política de
equilíbrio entre as camadas sociais.
d) Assumiu a forma republicana de governo, sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.
2º) Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Formou-se a partir de um governo conservador e assumiu um sistema político democrático, com a
participação de todos os cidadãos.
b) Organizou-se na forma de governo oligárquico, cujo objetivo principal era preservar os interesses da
aristocracia.
c) Transitou de um governo monárquico para o regime de tirania, o que proporcionou uma política de
equilíbrio entre as camadas sociais.
d) Assumiu a forma republicana de governo, sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.
2º) Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física
do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
3º) Da coesão temporária entre aristocratas e populares, provocada pela luta contra um inimigo comum, aproveitou-se Clístenes para fazer a reforma que implantou a democracia em Atenas. A democracia surgiu:
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
3º) Da coesão temporária entre aristocratas e populares, provocada pela luta contra um inimigo comum, aproveitou-se Clístenes para fazer a reforma que implantou a democracia em Atenas. A democracia surgiu:
a) Com o fim das disputas políticas,
formalizadas pela aliança entre a elite e o povo.
b) A partir da ascensão de Clístenes ao poder, do partido popular, que aliado a ex-escravos derrotou os aristocratas.
c) Para atender aos interesses políticos da nova elite, os mercadores, e preservar certos privilégios da antiga aristocracia, como o latifúndio e a escravidão.
d) Como forma de promover maior desenvolvimento da cidade, equiparando-se agricultura e comércio, baseados nos trabalhos dos thetas.
4º) O século VI a.C. marca a passagem do período arcaico para o período clássico na história dos antigos gregos. O elemento que marcou essa mudança foi:
a) O grande desenvolvimento cultural de Atenas, liderado por Péricles, permitindo à cidade liderar todo omundo grego.
b) As Guerras Médicas, que possibilitaram o fortalecimento de diversas cidades gregas, dando início à hegemonia dos gregos.
c) O antagonismo entre Atenas e Esparta, mais aguçado, determinando um conjunto de internas pelo poder.
d) O início de um período caracterizado pela hegemonia de uma cidade sobre as demais, eliminando a soberania da maioria das polis.
5º) Os espartanos se utilizaram o laconismo e da xenofobia para reforçar o status quo e evitar mudanças preservando:
a) Um sistema social no qual a mulher não possuía nenhuma função de destaque.
c) A estrutura política que garantia o direito do voto para que todos não fossem escravos.
d) Os limites territoriais da cidade, que fora ameaçado pelo expansionismo persa.
d) Os privilégios da elite militar, que controlava as terras férteis, consideradas propriedades estatais.
6º) A vida política de Atenas, durante o período arcaico, foi caracterizada pelas transformações que culminariam com a criação da democracia escravista.
Pode-se afirmar que essas transformações foram impulsionadas:
a) A partir do enriquecimento de artesãos e comerciantes, que aumentaram a posição à oligarquia eupátrida.
b) Pelas grandes rebeliões de escravos que exigiam a liberdade de direitos políticos.
c) Naturalmente, acompanhando o desenvolvimento intelectual e cultural da cidade.
d) Após a vitória ateniense sobre os persas, terminadas as Guerras Médicas.
7º) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) Guerras Gaulesas
8º) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) macedônios
b) hititas
c) assírios
d) persas
9º) Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da:
a) Música
b) História
c) Poesia Épica
d) Comédia
b) A partir da ascensão de Clístenes ao poder, do partido popular, que aliado a ex-escravos derrotou os aristocratas.
c) Para atender aos interesses políticos da nova elite, os mercadores, e preservar certos privilégios da antiga aristocracia, como o latifúndio e a escravidão.
d) Como forma de promover maior desenvolvimento da cidade, equiparando-se agricultura e comércio, baseados nos trabalhos dos thetas.
4º) O século VI a.C. marca a passagem do período arcaico para o período clássico na história dos antigos gregos. O elemento que marcou essa mudança foi:
a) O grande desenvolvimento cultural de Atenas, liderado por Péricles, permitindo à cidade liderar todo omundo grego.
b) As Guerras Médicas, que possibilitaram o fortalecimento de diversas cidades gregas, dando início à hegemonia dos gregos.
c) O antagonismo entre Atenas e Esparta, mais aguçado, determinando um conjunto de internas pelo poder.
d) O início de um período caracterizado pela hegemonia de uma cidade sobre as demais, eliminando a soberania da maioria das polis.
5º) Os espartanos se utilizaram o laconismo e da xenofobia para reforçar o status quo e evitar mudanças preservando:
a) Um sistema social no qual a mulher não possuía nenhuma função de destaque.
c) A estrutura política que garantia o direito do voto para que todos não fossem escravos.
d) Os limites territoriais da cidade, que fora ameaçado pelo expansionismo persa.
d) Os privilégios da elite militar, que controlava as terras férteis, consideradas propriedades estatais.
6º) A vida política de Atenas, durante o período arcaico, foi caracterizada pelas transformações que culminariam com a criação da democracia escravista.
Pode-se afirmar que essas transformações foram impulsionadas:
a) A partir do enriquecimento de artesãos e comerciantes, que aumentaram a posição à oligarquia eupátrida.
b) Pelas grandes rebeliões de escravos que exigiam a liberdade de direitos políticos.
c) Naturalmente, acompanhando o desenvolvimento intelectual e cultural da cidade.
d) Após a vitória ateniense sobre os persas, terminadas as Guerras Médicas.
7º) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) Guerras Gaulesas
8º) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) macedônios
b) hititas
c) assírios
d) persas
9º) Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da:
a) Música
b) História
c) Poesia Épica
d) Comédia
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escola:
Aluno:-----------------------------------9º ano-----
turno: -------------Professor(a)-----------------
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson Mandela)
AVALIAÇAO
DE HISTÓRIA
1º) O fato
concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos
Sudetos na Tchecoslováquia.
b) a tomada do "corredor " que
desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.
c) a invasão da Polônia
por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus
aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
d) A
desmembração da Áustria e da Alemanha
2ª) Em relação à
Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a)
Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte
de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na Segunda Guerra Mundial;
c) O Brasil não teve nenhuma participação na segunda Guerra Mundial;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na Segunda Guerra Mundial;
c) O Brasil não teve nenhuma participação na segunda Guerra Mundial;
d)O Assassinato do príncipe herdeiro do trono austríaco Francisco
Ferdinando.
.
.
3. Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era
composto pelos seguintes países:
a) Alemanha, Itália e Japão.
b) França, Inglaterra e Estados
Unidos.
c) Alemanha, Itália e Rússia.
d) Inglaterra, Estados Unidos e
Rússia.
4. Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro
afirmar que:
a) O Brasil participou enviando apenas
medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas aliadas.
b) O Brasil ficou ao lado do Eixo e
enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano.
c) O Brasil participou apenas fazendo
a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
d ) O Brasil enviou soldados que
combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.
5. Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:
a) Estados Unidos e França países
derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
b)- Embora a guerra tenha terminado em
1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
c)- Alemanha, Itália e Japão saíram
derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
d)- Japão, Estados Unidos e França
foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda
Guerra Mundial.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mini Projeto
Semana da Pátria
JUSTIFICATIVA:A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
formar na criança o conceito Pátria;
despertar o sentimento de patriotismo;
formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
Refletir sobre o que é ser patriota;
Comemorar as datas cívicas do nosso país;
Incentivar o amor à Pátria;
Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
Identificar os símbolos nacionais;
Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Conversas, debates e discussões sobre:
o que é Pátria;
o que aconteceu no dia 7 de setembro;
a figura de D.Pedro I;
os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
o grito da Independência;
a vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;
Textos coletivos;
Álbum; Vídeos;
Hinos: Nacional, da Independência;
Pesquisas;
Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
Jogral;
Dramatização;
Poemas e diálogos de temas nacionais;
Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
Uso de mapas para a localização do Brasil;
Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
Concurso de poesia;
Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil.
JUSTIFICATIVA:A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
formar na criança o conceito Pátria;
despertar o sentimento de patriotismo;
formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
Refletir sobre o que é ser patriota;
Comemorar as datas cívicas do nosso país;
Incentivar o amor à Pátria;
Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
Identificar os símbolos nacionais;
Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Conversas, debates e discussões sobre:
o que é Pátria;
o que aconteceu no dia 7 de setembro;
a figura de D.Pedro I;
os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
o grito da Independência;
a vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;
Textos coletivos;
Álbum; Vídeos;
Hinos: Nacional, da Independência;
Pesquisas;
Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
Jogral;
Dramatização;
Poemas e diálogos de temas nacionais;
Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
Uso de mapas para a localização do Brasil;
Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
Concurso de poesia;
Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Articulação
de História
. Quadro comparativo:
Povos
Pré-colombianos
Povos
|
Incas
|
Maias
|
Astecas
|
Localização
|
Cordilheiras
dos Andes: partes da Bolívia, Chile, Peru e outros países
|
Sul do
México e partes da Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras
|
Atual
México
|
Religião
|
Politeístas
(acreditavam em vários deuses). Deuses na natureza.
Sacrifícios
de animais aos deuses.
|
Politeístas
(acreditavam em vários deuses). Deuses na natureza.
Usavam
urnas para enterrar os mortos.
|
Politeístas
(acreditavam em vários deuses).
Recebeu
a influência de vários povos conquistados.
|
Economia
|
Agricultura
(técnicas de irrigação)
Artesanato
e mineração.
|
Agricultura
(técnicas de irrigação)
Artesanato.
|
Agricultura
(técnicas de irrigação)
Comércio
exterior.
|
Política
|
Teocracia.
Divindade do imperador.
Imperador
Inca: filho do sol
|
Teocracia.
Divindade do imperador.
|
Teocracia.
Divindade do imperador.
|
Curiosidades
|
Não
possuíam escrita.
Usavam
o Kipu (cordões com nós coloridos para fazer cálculos).
|
Milho:
produto básico.
Desenvolveram
a escrita hieroglífica.
Criaram
um símbolo para o zero
|
Domesticavam
o cachorro e o peru. Cultivavam Cacau (chocolate)
Utilizavam
chinampas: hortaliças cultivadas em ilhas artificiais.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário