quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Atividades de História

                                                      Articulação de História (06/08/2015)
                               6º ano - Grécia Antiga – MITOLOGIA GREGA
ATIVIDADE 1
FILME: HÉRCULES (DESENHO ANIMADO); FÚRIA DE TITÃS; A ESPADA ERA A LEI
 Ficha fílmica (roteiro) tem que ser trabalhada antes do filme.
METODOLOGIA:
·   Dividir a sala em grupos;
·   Explanar teoria sobre o que é um mito;
·   Cada grupo fica com uma história da mitologia pesquisada na internet;
·   Cada grupo apresentará através de teatro com máscaras gregas a sua história;
·   Criação das máscaras em sala com a ajuda do professor;
·   Criação de mitos em HQ.
     MATERIAL:           
·         Papel cartão ou cartolina;
·         Histórias da mitologia grega;
·         Tinta guache para pintar máscaras;
·         Papel sulfite para revistinhas;
·         Lápis e borracha;
·         Lápis de cor
·         Computador e internet.
     Exercício 1    
·   Cada grupo deverá criar HQ de sua história;
·   Criar livro de gibis que contem como aconteceu a história. Com palavras e imagens.
     Exercício: 2   
·    Usando massa de modelar, represente o personagem numa escultura. Os personagens mitológicos terão uma exposição na classe. Expliquem sobre a escultura (personagem).
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE II:  OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES
1º MOMENTO: Leitura dos livros de Monteiro Lobato “Os doze trabalhos de Hércules.”.
2° MOMENTO: Crie uma resenha do livro lido.
·   A narração da história deve ser contada numa sequência lógica: começo, meio e fim.
·   As personagens aparecem em ação.
·   O tempo e o espaço em que os fatos acontecem devem ser determinados.
·   Transforme em HQ o seu texto;
·   Fazer exposição do material produzido.
·   Escolher um dos deuses da mitologia e criar uma história moderna;


Mitologia é o estudo dos mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.
Normalmente a mitologia é associada à sociedade de sua fundação, como a mitologia que surgiu na Grécia é denominada Mitologia Grega, sendo essa a mais famosa de todas. Em várias religiões a mitologia está presente de alguma forma. No Neopaganismo, por exemplo, a mitologia é a própria caracterização de sua fé.
Na sociedade atual, a mitologia está fortemente presente. Diversos jogos como Final Fantasy e Ragnarök; filmes e séries de televisão, como Harry Potter e Cavaleiros do Zodíaco possuem suas bases na mitologia.
Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram:
- Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Heracles ou Hércules e Aquiles.
- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.
Deuses Gregos
Mitologia e religião grega, deuses da Grécia Antiga, panteão grego, características e representações.
 Zeus : deus dos deuses do Olimpo
          Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes, apesar de serem imortais, possuíam características de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos.
          De acordo com este povo, as divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais. Zeus era o de maior importância, considerado a divindade suprema do panteão grego. Acreditavam também que, muitas vezes, os deuses desciam do monte sagrado para relacionarem-se com as pessoas. Neste sentido, os heróis eram os filhos das divindades com os seres humanos comuns. Cada cidade da Grécia Antiga possuía um deus protetor.
          Cada entidade divina representava forças da natureza ou sentimentos humanos. Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a deusa da beleza corporal e do amor. A mitologia grega era passada de forma oral de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar fenômenos da natureza ou passar conselhos de vida. Ao invadir e dominar a Grécia, os romanos absorveram o panteão grego, modificando apenas os nomes dos deuses. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Articulação de História
                                         06/08/2015
                 Pesquisa
 Proponha aos alunos que, em grupos de no máximo cinco integrantes, façam uma pesquisa na internet sobre algumas características da Grécia antiga. Cada grupo ficará com um dos aspectos abaixo indicados.
-A cidadania na Grécia antiga
-A democracia ateniense
- oligarquia espartana
-A Guerra de Troia
-A vida na Grécia antiga
-A arte grega
Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens da invenção pesquisada.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.
9- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
10- Após as apresentações, sugira aos alunos que juntem todas as informações e imagens apresentadas, selecionando as mais importantes, e que montem um mural sobre a Grécia antiga.

                               Articulação de História
                                       06/08/2015
                                                Pesquisa
-Hércules -  Aquiles- Teseu – Perseu- Ajax-  Édipo – Atlanta-
Oriente os alunos para que, além de informações, procurem também imagens, ressaltando o início e o fim do período analisado, bem como os seus principais acontecimentos.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
TRABALHANDO COM JOGO ELETRÔNICO
Professor, para a realização dessa atividade os alunos deverão ir ao laboratório de Informática de sua escola para que possam ter contato com o Jogo God of War 1. No laboratório exiba a imagem e o vídeo sobre o jogo aos alunos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

               
               
                                      Articulação de História
                                 6º ano   -          Grécia
      Sugestões de leituras para professores e alunos:
Quem são os titãs da mitologia grega:
O que foi a Guerra de Tróia
Na montanha dos deuses
A outra Esparta
Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:
Deuses gregos - Documentário History Chanel completo
Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:
Mitologia Grega
DA ILÍADA A ODISSÉIA: UMA VIAGEM A MITOLOGIA GREGA
A origem do teatro grego
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  Escola:                         
Aluno:------------------------------6º ano----- turno: -------------Professor(a)------------------------                            

     "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
                                                                          (Nelson Mandela)
                                                        AVALIAÇAO DE HISTÓRIA
1º) Esparta apresentou um desenvolvimento histórico distinto da maioria das cidades-gregas, pois:
a) Formou-se a partir de um governo conservador e assumiu um sistema político democrático, com a
participação de todos os cidadãos.
b) Organizou-se na forma de governo oligárquico, cujo objetivo principal era preservar os interesses da
aristocracia.
c) Transitou de um governo monárquico para o regime de tirania, o que proporcionou uma política de
equilíbrio entre as camadas sociais.
d) Assumiu a forma republicana de governo, sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.

2º)  Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.

3º) Da coesão temporária entre aristocratas e populares, provocada pela luta contra um inimigo comum, aproveitou-se Clístenes para fazer a reforma que implantou a democracia em Atenas. A democracia surgiu:
a) Com o fim das disputas políticas, formalizadas pela aliança entre a elite e o povo.
b) A partir da ascensão de Clístenes ao poder, do partido popular, que aliado a ex-escravos derrotou os aristocratas.
c) Para atender aos interesses políticos da nova elite, os mercadores, e preservar certos privilégios da antiga aristocracia, como o latifúndio e a escravidão.
d) Como forma de promover maior desenvolvimento da cidade, equiparando-se agricultura e comércio, baseados nos trabalhos dos thetas.

4º) O século VI a.C. marca a passagem do período arcaico para o período clássico na história dos antigos gregos. O elemento que marcou essa mudança foi:

a) O grande desenvolvimento cultural de Atenas, liderado por Péricles, permitindo à cidade liderar todo omundo grego.
b) As Guerras Médicas, que possibilitaram o fortalecimento de diversas cidades gregas, dando início à hegemonia dos gregos.
c) O antagonismo entre Atenas e Esparta, mais aguçado, determinando um conjunto de internas pelo poder.
d) O início de um período caracterizado pela hegemonia de uma cidade sobre as demais, eliminando a soberania da maioria das polis.

5º) Os espartanos se utilizaram o laconismo e da xenofobia para reforçar o status quo e evitar mudanças  preservando:
a) Um sistema social no qual a mulher não possuía nenhuma função de destaque.
c) A estrutura política que garantia o direito do voto para que todos não fossem escravos.
d) Os limites territoriais da cidade, que fora ameaçado pelo expansionismo persa.
d) Os privilégios da elite militar, que controlava as terras férteis, consideradas propriedades estatais.

6º) A vida política de Atenas, durante o período arcaico, foi caracterizada pelas transformações que culminariam com a criação da democracia escravista.
Pode-se afirmar que essas transformações foram impulsionadas
:

a) A partir do enriquecimento de artesãos e comerciantes, que aumentaram a posição à oligarquia eupátrida.
b) Pelas grandes rebeliões de escravos que exigiam a liberdade de direitos políticos.
c) Naturalmente, acompanhando o desenvolvimento intelectual e cultural da cidade.
d) Após a vitória ateniense sobre os persas, terminadas as Guerras Médicas.

7º) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) Guerras Gaulesas

8º) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) macedônios
b) hititas
c) assírios
d) persas

9º) Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da:
a) Música
b) História
c) Poesia Épica
d) Comédia

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


  Escola:
Aluno:-----------------------------------9º ano----- turno: -------------Professor(a)-----------------                            
     "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
                                                                         (Nelson Mandela)
                                                  AVALIAÇAO DE HISTÓRIA
1º) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi: 
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia. 
b) a tomada do "corredor " que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos. 
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich. 
d) A desmembração da Áustria e da Alemanha
2ª) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na Segunda Guerra Mundial;
c) O Brasil não teve nenhuma participação na segunda Guerra Mundial;
d)O Assassinato do príncipe herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando.
.
3. Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países:

a) Alemanha, Itália e Japão.
b) França, Inglaterra e Estados Unidos.
c) Alemanha, Itália e Rússia.
d) Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.

4. Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

a) O Brasil participou enviando apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas aliadas.
b) O Brasil ficou ao lado do Eixo e enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano. 
c) O Brasil participou apenas fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
d ) O Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.

5. Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

a) Estados Unidos e França países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
b)- Embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
c)- Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
d)- Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mini Projeto Semana da Pátria
JUSTIFICATIVA:A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
formar na criança o conceito Pátria;
despertar o sentimento de patriotismo;
formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
Refletir sobre o que é ser patriota;
Comemorar as datas cívicas do nosso país;
Incentivar o amor à Pátria;
Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
Identificar os símbolos nacionais;
Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Conversas, debates e discussões sobre:
o que é Pátria;
o que aconteceu no dia 7 de setembro;
a figura de D.Pedro I;
os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
o grito da Independência;
a vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;
Textos coletivos;
Álbum; Vídeos;
Hinos: Nacional, da Independência;
Pesquisas;
Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
Jogral;
Dramatização;
Poemas e diálogos de temas nacionais;
Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
Uso de mapas para a localização do Brasil;
Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
Concurso de poesia;
Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Articulação de História
                                                     Maias, astecas e incas:
.                                    Quadro comparativo:

                                Povos Pré-colombianos

Povos

Incas

Maias

Astecas

Localização
Cordilheiras dos Andes: partes da Bolívia, Chile, Peru e outros países
Sul do México e partes da Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras

Atual México

Religião
Politeístas (acreditavam em vários deuses). Deuses na natureza.
Sacrifícios de animais aos deuses.
Politeístas (acreditavam em vários deuses). Deuses na natureza.
Usavam urnas para enterrar os mortos.
Politeístas (acreditavam em vários deuses).
Recebeu a influência de vários povos conquistados.

Economia
Agricultura (técnicas de irrigação)
Artesanato e mineração.
Agricultura (técnicas de irrigação)
Artesanato.
Agricultura (técnicas de irrigação)
Comércio exterior.

Política
Teocracia. Divindade do imperador.
Imperador Inca: filho do sol
Teocracia. Divindade do imperador.
Teocracia. Divindade do imperador.

Curiosidades
Não possuíam escrita.
Usavam o Kipu (cordões com nós coloridos para fazer cálculos).
Milho: produto básico.
Desenvolveram a escrita hieroglífica.
Criaram um símbolo para o zero
Domesticavam o cachorro e o peru.  Cultivavam Cacau (chocolate)
Utilizavam chinampas: hortaliças cultivadas em ilhas artificiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário