segunda-feira, 3 de agosto de 2015

8ºano-Plano anual de Matemática 2015

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA
ESCOLA:                                                                                                   SÉRIE: 8º ANO
PROFESSOR:
ANO: 2015
              A educação, a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.11)
      Mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários (mas ou menos sofisticados). Antes de mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe! (VASCONCELLOS, 1995. p. 59).

O CONHECIMENTO MATEMÁTICO
           A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na maioria da sociedade e na escola que a considera como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas, na verdade a Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
         Entretanto, a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
QUE MUDANÇAS TRAZ O NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-     Ênfase na resolução de problemas. Valorização do entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm papel coadjuvante.
2-     Valorização da relevância social dos conteúdos. Por exemplo, mais tempo de estudo é  dedicado a decimais, geometria, medidas, estatística, matemática comercial, etc.
3-     Utilização de estratégias didáticas visando à compreensão das regras.
4-     Distribuição dos conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
          * As finalidades do ensino de Matemática visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino fundamental visando ao educando:
·         Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
·         Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·         Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·         Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·         Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
·         Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
·         Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;
·         Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (OBJETIVOS PROPOSTOS)
Nesta fase, o ensino de Matemática deve visar ao educando:
OBJETIVO GERAL
- Proporcionar condições para a formação dos educandos onde os mesmos possam ser capaz de compreender o ambiente que o cerca e se comunicar em sociedade, relacionando-se as demais disciplinas, tendo a Matemática como ferramenta de grande importância.
-Desenvolver o pensamento matemático, por meio de exploração de situações de aprendizagem que levem o educando a: perceber a presença da Matemática no seu dia-a-dia; desenvolver o raciocínio lógico e criativo; ler, interpretar e resolver situações problemas; reconhecer representações algébricas.
-Possibilitar ao educando uma compreensão do conhecimento geométrico que leve o educando a: perceber a presença da Geometria no dia-a-dia; estabelecer relações entre figuras espaciais e suas representações num plano; relacionar ângulos a partir de retas paralelas; definir, conceituar, classificar triângulos e quadriláteros, além de determinar os pontos notáveis dos mesmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Compreender as sucessivas ampliações dos conjuntos numéricos como criações dos homens em resposta aos problemas surgidos.
-Reconhecer a notação de potências e suas propriedades, como um registro prático e facilitador de cálculos.
-Reconhecer o conceito de raiz, articulado ao de potência.
-Introduzir a linguagem algébrica associada naturalmente a situações significativas; construir os usos e as regras dessa linguagem.
-Identificar produtos notáveis como produtos especiais e utilizá-los como facilitadores de cálculos numéricos e algébricos.
-Relacionar circunferências, arcos e ângulos, estabelecendo relações dedutivas entre alguns fatos.
-Identificar os referenciais de localização utilizados no mundo real; introduzir um referencial de localização para pontos de um plano.
-Perceber o poder da Matemática na organização do pensamento envolvendo possibilidades; identificar estratégias de síntese, transmissão e interpretação de dados.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
 A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas. Diante disso, o professor terá que aplicar procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se aproprie do conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente da tabuada  como ferramenta fundamental na ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa.
-Trabalhos em grupos     -Aulas expositivas para explanação do conteúdo      -Fazer uso de jogos, desafios e quebra-cabeças nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas    -Uso de atividades diversificadas com níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem(programas para aprender Matemática e Geometria)
-Gincana Matemática     -Pesquisas ( panfletos e revista)       -Atividades que explorem o uso da calculadora em sala de aula
-Explorando a Matemática que aparece na leitura de jornais e revistas 
-Explorar textos da literatura infantil ou juvenil(Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e muitos outros).

AVALIAÇÃO - INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS
         As avaliações vão ocorrer em várias situações, que envolvem não só os instrumentos, como também o ambiente e os recursos. Ela é inerente e imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma diagnóstica, processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da participação oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas atividades desenvolvidas.
 Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no ato avaliativo:
-Sessões de resolução de problemas         -Atividades com calculadora ou computador        -Debates, entrevistas, conversas e discussões.
-Observação e registro              -Provas e outros trabalhos         -Apresentações orais (participação ativa do aluno)          -Trabalhos em grupo e individual
-Verificação dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas  -Autoavaliação que permite ao educando reconhecer seus avanços e suas dificuldades     -Aplicação de simulados (aplicar se possível 02 simulados anualmente)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
-Atividades diversificadas( xerox)        -Lousa           -Programas em vídeo/DVD         -Porta-fólio e caderno do aluno       -Uso da calculadora
-Jogos e desafios (dominó, xadrez, dama, quebra-cabeças, tabuleiro, bingo, etc)        -Jornais e revistas       -Sucatas      -Material Dourado     -Uso do Ábaco
-Uso das TIC’s (computador, Notbook, data show, etc)
-Materiais e instrumentos diversos: tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor, fitas métricas e outros materiais, como papel, barbante, canudos de refresco, cartolina e cola, etc   --Livros paradidáticos (explorar e incentivar a leitura)     --Fichas         -Papeis variados
Ao trabalhar com os conteúdos o educador deverá estabelecer uma aproximação com o cotidiano para facilitar a compreensão e estimular o educando na busca pelo conhecimento.                                              
1º BIMESTRE
2º BIMESTRE
3º BIMESTRE
4º BIMESTRE
Conjuntos Numéricos
-Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.
-Representação dos números racionais
-Os números reais e as operações

Potenciação e notação científica
-Expoentes inteiros, propriedades das potências e notação científica.
Radiciação
-Raízes exatas e raízes não-exatas

Ângulos e polígonos
-Ângulos formados por retas paralelas contadas por uma reta transversal
-Ângulos internos dos paralelogramos
-Soma dos ângulos internos de um triângulo
*Resolução de problemas envolvendo as 4 operações fundamentais
Cálculo Algébrico
-Expressões algébricas, termos semelhantes, monômios e polinômios.
-Operações e expressões algébricas
-Multiplicação de polinômios

Produtos notáveis e fatoração
-Produtos notáveis e fatoração

Ângulos e polígonos
-Ângulos de um triângulo isósceles
-Ângulos de um triângulo equilátero
-Ângulos de um polígono
-Ângulos dos polígonos regulares


Equações e Inequações (revisando)
Sistemas de Equações do 1º grau
-Método da adição
-Método da substituição
-Problemas do 1º grau

Tratamento de informação
Gráficos e tabelas

Circunferência e círculo
-Caracterização
-Posições relativas de duas circunferências
-Posições relativas de uma reta e uma circunferência
-Cordas

*Resolução de problemas envolvendo as 4 operações fundamentais
Sistema Cartesiano
-Localização no plano
-Sistema cartesiano

Possibilidades e estatística
-Tabelas e árvore de possibilidades
-Problemas de contagem







           O planejamento é flexível, podendo sofrer alterações ao longo do processo educativo visando sempre a aprendizagem do educando. O mesmo deverá ser trabalhado de acordo com a proposta e os projetos pedagógicos que a escola estiver desenvolvendo.
           OBS: Planejamento construído com os professores de Matemática da Rede Municipal de Educação de Itamaraju (Sede e interior),  no I Encontro de Articulação de Área-2014 e reformulado na Jornada Pedagógica 2015  - Articulador de Área: Waldy Pinto T. Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário