PLANEJAMENTO ANUAL
DE MATEMÁTICA
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ESCOLA:
SÉRIE: 9º ANO
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PROFESSOR
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ANO:
2015
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A educação, a escola e o ensino
são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de
vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua
ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANNA,
2001, p.11)
Mudar a mentalidade de que fazer
planejamento é preencher formulários (mas ou menos sofisticados). Antes de
mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da
escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho,
buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da
prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe!
(VASCONCELLOS, 1995. p. 59).
O CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
A compreensão da Matemática é
essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em
sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como uma forma de
compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como
um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto
natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na maioria da
sociedade e na escola que a considera como um corpo de conhecimento imutável
e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas, na verdade a
Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas
também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma
impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor
intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de
problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
Entretanto, a Matemática pode dar
sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que
enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de
resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a
autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
QUE MUDANÇAS TRAZ O
NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-
Ênfase na resolução de problemas. Valorização do
entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm
papel coadjuvante.
2-
Valorização da relevância social dos conteúdos. Por
exemplo, mais tempo de estudo é
dedicado a decimais, geometria, medidas, estatística, matemática
comercial, etc.
3-
Utilização de estratégias didáticas visando à
compreensão das regras.
4- Distribuição dos
conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.
OBJETIVOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
As finalidades do ensino de
Matemática visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino
fundamental visando ao educando:
·
Identificar os conhecimentos matemáticos como
meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter
de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula
o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da
capacidade para resolver problemas;
·
Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre
eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico,
algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·
Selecionar, organizar e produzir informações
relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·
Resolver situações-problema, sabendo validar
estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos,
como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos
e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever,
representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas
conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela
e diferentes representações matemáticas;
·
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de
diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas
curriculares;
·
Sentir-se seguro da própria capacidade de
construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções;
·
Interagir com seus pares de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos,
identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto,
respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Nesta fase, o ensino de Matemática deve visar ao educando:
OBJETIVO GERAL
-
Perceber o valor da Matemática como instrumento que auxilia a compreender
melhor o mundo em que vivemos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático,
o espírito de investigação, a criatividade
e a capacidade de solucionar problemas complexos.
-Ser
capaz de perceber a importância dos números fracionários, suas propriedades,
suas inter-relações, seus significados, bem como sua eficácia na resolução de
situações problemas no seu cotidiano.
-Ampliar
os conhecimentos sobre números racionais, suas representações fracionária e
decimal e operações.
-Ampliar
o significado de porcentagem, suas formas de registro e de cálculo.
-Ser
capaz de perceber que a geometria contribui para a aprendizagem dos números e
medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhança e diferença.
-Aplicar
os conhecimentos sobre frações e números decimais para representar e resolver
situações-problemas.
-Reconhecer
a importância das porcentagens no contexto, sabendo identificar valores
correspondentes a porcentagens básicas.
-Ampliar
a construção do conceito de medida, percebendo sua importância nas situações
do cotidiano, do trabalho e das ciências.
-Perceber a presença e a importância dos
ângulos retos e das formas triangulares, em especial as que envolvem
triângulos retângulos no mundo real, estabelecer relações entre medidas de
elementos dos triângulos retângulos que permitam resolver situações do
cotidiano e do trabalho.
-Desenvolver conhecimentos básicos de Matemática
Financeira, necessários para avaliar e resolver problemas da vida prática.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-Compreender a potenciação e a radiciação
como operações inversas úteis na solução de problemas do contexto
físico-social.
-Ampliar os conhecimentos de Álgebra, em
particular os relativos à resolução de equações, utilizando-os para
representar e resolver problemas.
-Estudar a relação entre grandezas por meio
de expressões algébricas, tabelas e gráficos.
-Desenvolver o conceito de congruência e de
semelhança de figuras, identificando essas propriedades em figuras presentes
no espaço de vivência e usando-as na resolução de problemas.
-Reconhecer e aplicar as propriedades das
potências de base real e expoente inteiro.
-Equacionar e resolver problemas que
envolvem as equações e sistemas de equações estudadas.
-Reconhecer segmentos proporcionais como
segmentos que formam uma proporção.
-Reconhecer, deduzir e aplicar as relações
do triângulo retângulo.
-Conceituar seno, cosseno e tangente de um
ângulo agudo de um triângulo retângulo.
-Elaborar e interpretar tabelas e
frequências.
-Reconhecer funções representadas por
tabelas, por fórmulas e por gráficos.
-Resolver problemas envolvendo porcentagem
e juros.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
A matemática é uma das mais importantes
ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos
matemáticos básicos contribui para formação do futuro cidadão, que se
engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas.
Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir,
calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar
resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar,
analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas
diferenciadas de abordar problemas. Diante disso, o professor terá que
aplicar procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se aproprie do
conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente da
tabuada como ferramenta fundamental na
ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do
conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa.
-Trabalhos em grupos
-Aulas expositivas para explanação do
conteúdo -Fazer uso de jogos,
desafios e quebra-cabeças nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas -Uso de atividades diversificadas
com níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante
no processo ensino-aprendizagem(programas para aprender Matemática e
Geometria)
-Gincana Matemática -Pesquisas ( panfletos e revista) -Atividades que explorem o uso da
calculadora em sala de aula
-Explorando a Matemática que aparece na
leitura de jornais e revistas
-Explorar textos da literatura infantil ou
juvenil(Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e
muitos outros).
AVALIAÇÃO -
INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS
As avaliações vão
ocorrer em várias situações, que envolvem não só os instrumentos, como também
o ambiente e os recursos. Ela é inerente e imprescindível, durante todo o
processo educativo que se realize em um constante trabalho de
ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma diagnóstica,
processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da participação
oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas atividades
desenvolvidas. Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no ato
avaliativo:
-Sessões
de resolução de problemas
-Atividades com calculadora ou computador
-Debates, entrevistas, conversas e
discussões.
-Observação
e registro -Provas e outros
trabalhos
-Apresentações orais (participação ativa do
aluno) -Trabalhos em grupo e
individual
-Verificação
dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas.
-Autoavaliação
que permite ao educando reconhecer seus avanços e suas dificuldades
-Aplicação
de simulados (aplicar se possível 02 simulados anualmente)
RECURSOS
PEDAGÓGICOS
-Atividades
diversificadas( xerox)
-Lousa
-Programas em vídeo/DVD
-Porta-fólio e caderno do aluno
-Uso da calculadora
-Jogos
e desafios (dominó, xadrez, dama, quebra-cabeças, tabuleiro, bingo, etc)
-Jornais e revistas
-Sucatas
-Material Dourado
-Uso do Ábaco
-Uso
das TIC’s
-Materiais
e instrumentos diversos: tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor,
fitas métricas e outros materiais, como papel, barbante, canudos de refresco,
cartolina e cola, etc
-Livros
paradidáticos (explorar e incentivar a leitura) -Papeis diversos -Malha quadriculada
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Ao trabalhar com os
conteúdos o educador deverá estabelecer uma aproximação com o cotidiano para
facilitar a compreensão e estimular o educando na busca pelo conhecimento.
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O planejamento é flexível, podendo
sofrer alterações ao longo do processo educativo visando sempre a
aprendizagem do educando. O mesmo deverá ser trabalhado de acordo com a
proposta e os projetos pedagógicos que a escola estiver desenvolvendo.
OBS: Planejamento construído com os professores de Matemática da Rede
Municipal de Educação de Itamaraju (Sede e interior),no I Encontro de
Articulação de Área-2014 e reformulado na Jornada Pedagógica de 2015.
Articulador de
Área: Waldy Pinto T. Lopes
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segunda-feira, 3 de agosto de 2015
9ºano-Plano anual Matemática 2015
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