segunda-feira, 3 de agosto de 2015

9ºano-Plano anual Matemática 2015

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA
ESCOLA:                                                                                                   SÉRIE: 9º ANO
PROFESSOR
ANO: 2015
              A educação, a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.11)
      Mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários (mas ou menos sofisticados). Antes de mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe! (VASCONCELLOS, 1995. p. 59).

O CONHECIMENTO MATEMÁTICO
           A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na maioria da sociedade e na escola que a considera como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas, na verdade a Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
         Entretanto, a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.

QUE MUDANÇAS TRAZ O NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-     Ênfase na resolução de problemas. Valorização do entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm papel coadjuvante.
2-     Valorização da relevância social dos conteúdos. Por exemplo, mais tempo de estudo é  dedicado a decimais, geometria, medidas, estatística, matemática comercial, etc.
3-     Utilização de estratégias didáticas visando à compreensão das regras.
4-     Distribuição dos conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
           As finalidades do ensino de Matemática visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino fundamental visando ao educando:
·         Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
·         Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·         Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·         Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·         Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
·         Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
·         Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;
·         Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

            Nesta fase, o ensino de Matemática deve visar ao educando:

OBJETIVO GERAL
- Perceber o valor da Matemática como instrumento que auxilia a compreender melhor o mundo em que vivemos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, o espírito de investigação, a criatividade  e a capacidade de solucionar problemas complexos. 
-Ser capaz de perceber a importância dos números fracionários, suas propriedades, suas inter-relações, seus significados, bem como sua eficácia na resolução de situações problemas no seu cotidiano.
-Ampliar os conhecimentos sobre números racionais, suas representações fracionária e decimal e operações.
-Ampliar o significado de porcentagem, suas formas de registro e de cálculo.
-Ser capaz de perceber que a geometria contribui para a aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhança e diferença.
-Aplicar os conhecimentos sobre frações e números decimais para representar e resolver situações-problemas.
-Reconhecer a importância das porcentagens no contexto, sabendo identificar valores correspondentes a porcentagens básicas.
-Ampliar a construção do conceito de medida, percebendo sua importância nas situações do cotidiano, do trabalho e das ciências.
-Perceber a presença e a importância dos ângulos retos e das formas triangulares, em especial as que envolvem triângulos retângulos no mundo real, estabelecer relações entre medidas de elementos dos triângulos retângulos que permitam resolver situações do cotidiano e do trabalho.
-Desenvolver conhecimentos básicos de Matemática Financeira, necessários para avaliar e resolver problemas da vida prática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Compreender a potenciação e a radiciação como operações inversas úteis na solução de problemas do contexto físico-social.
-Ampliar os conhecimentos de Álgebra, em particular os relativos à resolução de equações, utilizando-os para representar e resolver problemas.
-Estudar a relação entre grandezas por meio de expressões algébricas, tabelas e gráficos.
-Desenvolver o conceito de congruência e de semelhança de figuras, identificando essas propriedades em figuras presentes no espaço de vivência e usando-as na resolução de problemas.
-Reconhecer e aplicar as propriedades das potências de base real e expoente inteiro.
-Equacionar e resolver problemas que envolvem as equações e sistemas de equações estudadas.
-Reconhecer segmentos proporcionais como segmentos que formam uma proporção.
-Reconhecer, deduzir e aplicar as relações do triângulo retângulo.
-Conceituar seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo de um triângulo retângulo.
-Elaborar e interpretar tabelas e frequências.
-Reconhecer funções representadas por tabelas, por fórmulas e por gráficos.
-Resolver problemas envolvendo porcentagem e juros.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas. Diante disso, o professor terá que aplicar procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se aproprie do conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente da tabuada  como ferramenta fundamental na ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa.
-Trabalhos em grupos
-Aulas expositivas para explanação do conteúdo       -Fazer uso de jogos, desafios e quebra-cabeças nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas          -Uso de atividades diversificadas com níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem(programas para aprender Matemática e Geometria)
-Gincana Matemática         -Pesquisas ( panfletos e revista)     -Atividades que explorem o uso da calculadora em sala de aula
-Explorando a Matemática que aparece na leitura de jornais e revistas
-Explorar textos da literatura infantil ou juvenil(Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e muitos outros).

AVALIAÇÃO - INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS

As avaliações vão ocorrer em várias situações, que envolvem não só os instrumentos, como também o ambiente e os recursos. Ela é inerente e imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma diagnóstica, processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da participação oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas atividades desenvolvidas. Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no ato avaliativo:
-Sessões de resolução de problemas                 -Atividades com calculadora ou computador     
 -Debates, entrevistas, conversas e discussões.
-Observação e registro        -Provas e outros trabalhos     
 -Apresentações orais (participação ativa do aluno)       -Trabalhos em grupo e individual
-Verificação dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas.
-Autoavaliação que permite ao educando reconhecer seus avanços e suas dificuldades
-Aplicação de simulados (aplicar se possível 02 simulados anualmente)

RECURSOS PEDAGÓGICOS

-Atividades diversificadas( xerox)  
 -Lousa  
 -Programas em vídeo/DVD  
 -Porta-fólio e caderno do aluno  
 -Uso da calculadora
-Jogos e desafios (dominó, xadrez, dama, quebra-cabeças, tabuleiro, bingo, etc) 
 -Jornais e revistas 
 -Sucatas    
 -Material Dourado  
 -Uso do Ábaco
-Uso das TIC’s
-Materiais e instrumentos diversos: tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor, fitas métricas e outros materiais, como papel, barbante, canudos de refresco, cartolina e cola, etc        
-Livros paradidáticos (explorar e incentivar a leitura)        -Papeis diversos        -Malha quadriculada




Ao trabalhar com os conteúdos o educador deverá estabelecer uma aproximação com o cotidiano para facilitar a compreensão e estimular o educando na busca pelo conhecimento.
1º BIMESTRE
2º BIMESTRE
3º BIMESTRE
4º BIMESTRE

Potenciação e radiciação
-Potenciação e radiciação (revendo)
-Propriedades das potências
-Propriedades dos radicais
-Simplificação de radicais
-Adição e subtração de radicais
-Cálculos com radicais
*racionalização


Equações do 2º grau
-Resolução de equações
-Aplicação da fórmula de Básckara

Segmentos proporcionais
-Propriedades das retas paralelas
-Teorema de Tales

Equações do 2º grau(retomar)      
Discussão e propriedades das raízes
Problemas do 2º grau

Noções de probabilidade

Congruência e semelhança de figuras
-Polígonos congruentes
-Congruência de triângulos
-Semelhança
-Semelhança de triângulos













Produto cartesiano

Relações e funções
-Conceitos e aplicações
-Função do 1º grau
-Representação gráfica de uma função do 1º grau


Relações métricas nos triângulos retângulos
-O Teorema de Pitágoras
-Teorema de Pitágoras, quadrados e triângulos.


Função Quadrática
-Conceito e aplicações
-Representação gráfica de uma função do 2º grau
-Função do 2º grau

Porcentagem e juro
-Problemas envolvendo porcentagens, descontos e acréscimos.
-Juros simples e juros compostos

Trigonometria no triângulo retângulo
-As razões trigonométricas

Círculo e cilindro
-Área do círculo
-Área da superfície e volume de um cilindro



           O planejamento é flexível, podendo sofrer alterações ao longo do processo educativo visando sempre a aprendizagem do educando. O mesmo deverá ser trabalhado de acordo com a proposta e os projetos pedagógicos que a escola estiver desenvolvendo.
            OBS: Planejamento construído com os professores de Matemática da Rede Municipal de Educação de Itamaraju (Sede e interior),no I Encontro de Articulação de Área-2014 e reformulado na Jornada Pedagógica de 2015.
Articulador de Área: Waldy Pinto T. Lopes




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