PLANEJAMENTO ANUAL
DE MATEMÁTICA
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ESCOLA:
SÉRIE: 7º ANO
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PROFESSOR:
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ANO:
2015
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A educação, a escola e o ensino
são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de
vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua
ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANNA,
2001, p.11)
Mudar a mentalidade de que fazer
planejamento é preencher formulários (mas ou menos sofisticados). Antes de
mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da
escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho,
buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da
prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe!
(VASCONCELLOS, 1995. p. 59).
O CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
A compreensão da Matemática é
essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em
sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como uma forma de
compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como
um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto
natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na maioria da
sociedade e na escola que a considera como um corpo de conhecimento imutável
e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas, na verdade a
Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas
também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma
impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor
intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de
problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
Entretanto, a Matemática pode dar
sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que
enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de
resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a
autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
QUE MUDANÇAS TRAZ O
NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-
Ênfase na resolução de problemas. Valorização do
entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm
papel coadjuvante.
2-
Valorização da relevância social dos conteúdos. Por
exemplo, mais tempo de estudo é
dedicado a decimais, geometria, medidas, estatística, matemática
comercial, etc.
3-
Utilização de estratégias didáticas visando à
compreensão das regras.
4- Distribuição dos
conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.
OBJETIVOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
*As finalidades do ensino de Matemática
visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino
fundamental visando ao educando:
·
Identificar os conhecimentos matemáticos como
meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter
de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula
o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da
capacidade para resolver problemas;
·
Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre
eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico,
algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·
Selecionar, organizar e produzir informações
relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·
Resolver situações-problema, sabendo validar
estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos,
como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos
e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever,
representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas
conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela
e diferentes representações matemáticas;
·
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de
diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas
curriculares;
·
Sentir-se seguro da própria capacidade de
construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções;
·
Interagir com seus pares de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos,
identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto,
respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
(OBJETIVOS PROPOSTOS)
Nesta
fase, o ensino de Matemática deve visar ao educando:
OBJETIVO GERAL
-
Perceber o valor da Matemática como instrumento que auxilia a compreender
melhor o mundo em que vivemos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático,
o espírito de investigação, a criatividade
e a capacidade de solucionar problemas complexos.
-Ser
capaz de perceber a importância dos números fracionários, suas propriedades,
suas inter-relações, seus significados, bem como sua eficácia na resolução de
situações problemas no seu cotidiano.
-Ampliar
os conhecimentos sobre números racionais, suas representações fracionária e
decimal e operações.
-Ampliar
o significado de porcentagem, suas formas de registro e de cálculo.
-Ser
capaz de perceber que a geometria contribui para a aprendizagem dos números e
medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhança e diferença.
-Aplicar
os conhecimentos sobre frações e números decimais para representar e resolver
situações-problemas.
-Reconhecer
a importância das porcentagens no contexto, sabendo identificar valores
correspondentes a porcentagens básicas.
-Ampliar
a construção do conceito de medida, percebendo sua importância nas situações
do cotidiano, do trabalho e das ciências.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-Identificar, compreender e ser capaz de
utilizar-se das operações envolvendo os números racionais.
-Representar os números inteiros na reta
numérica, realizando operações e situações problemas com os números inteiros.
-Ser capaz de utilizar-se da estatística em
função de seu uso atual para compreender as informações veiculadas em seu
contexto.
-Reconhecer a linguagem algébrica como
instrumento de representação e solução de problemas e resolver problemas
envolvendo as equações, inequações e sistemas.
-Interpretar dados gráficos de colunas e
tabelas.
-Resolver problemas que envolvam grandezas
diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais
-Comparar grandezas por meio de razões
-Reconhecer, caracterizar e nomear
poliedros.
-Ampliar e organizar conhecimentos sobre
sólidos geométricos visando uma melhor compreensão e representação do espaço
físico.
-Ampliar os conhecimentos sobre ângulos,
suas medidas e propriedades.
-Ler e interpretar dados expressos em
gráficos e tabelas.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
A matemática é uma
das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos
conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para formação do
futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais,
culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber
contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias,
comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas
geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações,
conhecer formas diferenciadas de abordar problemas. Diante disso, o professor
terá que aplicar procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se
aproprie do conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente
da tabuada como ferramenta fundamental
na ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do
conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa.
-Trabalhos em grupos -Aulas expositivas para explanação do
conteúdo -Fazer uso de jogos,
desafios e quebra-cabeças nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas -Uso de atividades diversificadas com
níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante
no processo ensino-aprendizagem(programas para aprender Matemática e
Geometria)
-Gincana Matemática -Pesquisas ( panfletos e revista) -Atividades que explorem o uso da
calculadora em sala de aula
-Explorando a Matemática que aparece na
leitura de jornais e revistas
-Explorar textos da literatura infantil ou
juvenil(Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e
muitos outros).
AVALIAÇÃO -
INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS
As
avaliações vão ocorrer em várias situações, que envolvem não só os instrumentos,
como também o ambiente e os recursos. Ela é inerente e imprescindível,
durante todo o processo educativo que se realize em um constante trabalho de
ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma diagnóstica,
processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da participação
oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas atividades
desenvolvidas. Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no ato
avaliativo:
-Sessões
de resolução de problemas -Atividades
com calculadora ou computador -Debates,
entrevistas, conversas e discussões
-Observação e registro
-Provas
e outros trabalhos -Apresentações
orais (participação ativa do aluno)
-Trabalhos em grupo e individual
-Verificação
dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas -Autoavaliação que permite ao educando
reconhecer seus avanços e suas dificuldades
-Aplicação
de simulados (se possível aplicar 02 simulados anualmente).
RECURSOS
PEDAGÓGICOS
-Atividades
diversificadas ( xerox) -Lousa -Programas em vídeo/DVD -Porta-fólio e caderno do aluno -Uso da calculadora -Uso das TIC’s
-Jogos
e desafios (dominó, xadrez, dama, quebra-cabeças, tabuleiro, bingo, etc) -Jornais e revistas -Sucatas -Material Dourado -Uso do Ábaco
-Materiais
e instrumentos diversos: tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor,
fitas métricas e outros materiais, como papel, barbante, canudos de refresco,
cartolina e cola, etc -Livros
paradidáticos (explorar e incentivar a leitura)
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Ao trabalhar com os
conteúdos o educador deverá estabelecer uma aproximação com o cotidiano para
facilitar a compreensão e estimular o educando na busca pelo conhecimento.
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segunda-feira, 3 de agosto de 2015
7ºano- Plano anual Matemática 2015
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