segunda-feira, 3 de agosto de 2015

7ºano- Plano anual Matemática 2015

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA
ESCOLA:                                                                                                   SÉRIE: 7º ANO
PROFESSOR:
ANO: 2015
              A educação, a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.11)
      Mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários (mas ou menos sofisticados). Antes de mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe! (VASCONCELLOS, 1995. p. 59).

O CONHECIMENTO MATEMÁTICO
           A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na maioria da sociedade e na escola que a considera como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas, na verdade a Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
         Entretanto, a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.

QUE MUDANÇAS TRAZ O NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-     Ênfase na resolução de problemas. Valorização do entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm papel coadjuvante.
2-     Valorização da relevância social dos conteúdos. Por exemplo, mais tempo de estudo é  dedicado a decimais, geometria, medidas, estatística, matemática comercial, etc.
3-     Utilização de estratégias didáticas visando à compreensão das regras.
4-     Distribuição dos conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
           *As finalidades do ensino de Matemática visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino fundamental visando ao educando:
·         Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
·         Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·         Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·         Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·         Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
·         Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
·         Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;
·         Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (OBJETIVOS PROPOSTOS)
Nesta fase, o ensino de Matemática deve visar ao educando:
OBJETIVO GERAL
- Perceber o valor da Matemática como instrumento que auxilia a compreender melhor o mundo em que vivemos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, o espírito de investigação, a criatividade  e a capacidade de solucionar problemas complexos. 
-Ser capaz de perceber a importância dos números fracionários, suas propriedades, suas inter-relações, seus significados, bem como sua eficácia na resolução de situações problemas no seu cotidiano.
-Ampliar os conhecimentos sobre números racionais, suas representações fracionária e decimal e operações.
-Ampliar o significado de porcentagem, suas formas de registro e de cálculo.
-Ser capaz de perceber que a geometria contribui para a aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhança e diferença.
-Aplicar os conhecimentos sobre frações e números decimais para representar e resolver situações-problemas.
-Reconhecer a importância das porcentagens no contexto, sabendo identificar valores correspondentes a porcentagens básicas.
-Ampliar a construção do conceito de medida, percebendo sua importância nas situações do cotidiano, do trabalho e das ciências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Identificar, compreender e ser capaz de utilizar-se das operações envolvendo os números racionais.
-Representar os números inteiros na reta numérica, realizando operações e situações problemas com os números inteiros.
-Ser capaz de utilizar-se da estatística em função de seu uso atual para compreender as informações veiculadas em seu contexto.
-Reconhecer a linguagem algébrica como instrumento de representação e solução de problemas e resolver problemas envolvendo as equações, inequações e sistemas.
-Interpretar dados gráficos de colunas e tabelas.
-Resolver problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais
-Comparar grandezas por meio de razões
-Reconhecer, caracterizar e nomear poliedros.
-Ampliar e organizar conhecimentos sobre sólidos geométricos visando uma melhor compreensão e representação do espaço físico.
-Ampliar os conhecimentos sobre ângulos, suas medidas e propriedades.
-Ler e interpretar dados expressos em gráficos e tabelas.  

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
         A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas. Diante disso, o professor terá que aplicar procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se aproprie do conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente da tabuada  como ferramenta fundamental na ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa.
-Trabalhos em grupos     -Aulas expositivas para explanação do conteúdo       -Fazer uso de jogos, desafios e quebra-cabeças nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas    -Uso de atividades diversificadas com níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem(programas para aprender Matemática e Geometria)
-Gincana Matemática   -Pesquisas ( panfletos e revista)    -Atividades que explorem o uso da calculadora em sala de aula
-Explorando a Matemática que aparece na leitura de jornais e revistas
-Explorar textos da literatura infantil ou juvenil(Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e muitos outros).

AVALIAÇÃO - INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS

As avaliações vão ocorrer em várias situações, que envolvem não só os instrumentos, como também o ambiente e os recursos. Ela é inerente e imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma diagnóstica, processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da participação oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas atividades desenvolvidas. Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no ato avaliativo:
-Sessões de resolução de problemas      -Atividades com calculadora ou computador    -Debates, entrevistas, conversas e discussões      -Observação e registro
-Provas e outros trabalhos       -Apresentações orais (participação ativa do aluno)      -Trabalhos em grupo e individual
-Verificação dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas  -Autoavaliação que permite ao educando reconhecer seus avanços e suas dificuldades
-Aplicação de simulados (se possível aplicar 02 simulados anualmente).

RECURSOS PEDAGÓGICOS
-Atividades diversificadas ( xerox)        -Lousa         -Programas em vídeo/DVD      -Porta-fólio e caderno do aluno      -Uso da calculadora            -Uso das TIC’s
-Jogos e desafios (dominó, xadrez, dama, quebra-cabeças, tabuleiro, bingo, etc)       -Jornais e revistas     -Sucatas     -Material Dourado          -Uso do Ábaco
-Materiais e instrumentos diversos: tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor, fitas métricas e outros materiais, como papel, barbante, canudos de refresco, cartolina e cola, etc          -Livros paradidáticos (explorar e incentivar a leitura)
Ao trabalhar com os conteúdos o educador deverá estabelecer uma aproximação com o cotidiano para facilitar a compreensão e estimular o educando na busca pelo conhecimento.
1º BIMESTRE
2º BIMESTRE
3ºBIMESTRE
4º BIMESTRE
Números Inteiros(Z)
-Aplicação dos números inteiros
-Comparação e representação na reta numérica
-Módulo e simétrico
-Operações com números inteiros
-Expressões com números inteiros
-Potenciação em Z
-Propriedades da potenciação

Tratamento da informação
-Construindo e interpretando gráficos
-Porcentagem e gráficos
-Média aritmética e média ponderada
Aproximação com o cotidiano: elaboração de um orçamento familiar
Sólidos Geométricos
-Poliedros
-Prismas e pirâmides
-Poliedros regulares
-Cilindros, cones e esferas
Frações e Números Decimais (Conjunto dos Números Racionais)
-Simplificação de frações
-Frações equivalentes
-Frações e números decimais na reta numérica
-Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão
-Potenciação  e raiz quadrada de números fracionários
-Resolução de problemas com frações
-Números decimais
-Operações com números decimais

Áreas
-Medidas de superfície (unidades e conversões)
-Área do paralelogramo, área do triângulo e área do trapézio.
-Problemas envolvendo o cálculo de área
Equações do 1º grau
-Observação de padrões numéricos - generalizações
-Uso de letras (linguagem algébrica)
-Resolução de equações do 1º grau
-Resolução de problemas por meio de equações

Inequações do 1º grau
-Resolução de inequações


Ângulos
-Definição
-Ângulos complementares, ângulos suplementares e ângulos opostos pelo vértice.

Proporcionalidade
-Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
-Razão e Proporção
-Regra de três
-Razão e porcentagem
-Escalas, plantas e mapas.
-Sistema de Equações do 1º grau (introdução)

Medidas de massa e medidas de tempo
-Medidas de massa
-Medidas de tempo

Ângulos (retomar)
-Grau e subdivisões do grau
-Bissetriz de um ângulo
-Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo e quadriláteros.



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