quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Atividades de História articulação dia 13/08/15

Articulação de História                    13/08
                          Roteiro para qualquer filme
- Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.
 2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?

3 – Algum elemento do filme não foi compreendido?

4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?

5 – Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?
6 – Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?

7 – Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?

8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?

9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?

10 – Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais sequências que parecem menos realistas? Por quê
11 – Qual a síntese da história contada pelo filme?

12 – Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                               Articulação de História

O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES?

                As Competências permitem mobilizar conhecimentos a fim de enfrentar uma determinada situação usando diversos recursos de forma criativa e inovadora. Os estudos mais recentes tratam a competência como um conjunto de conhecimentos e saberes.

As competências mais trabalhadas:

  Domínio da leitura e da escrita, incluindo-se o ato de construir e contestar argumentações;
  Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
  Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
  Capacidade de receber criticamente os meios de comunicação;
  Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
  Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo;
  Domínio de diferentes linguagens
  Elaboração de propostas para melhorar a qualidade de vida no bairro, município, estado, país e mundo.


                As Habilidades enfocam atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer, mas também ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber ser.

As habilidades que mais se destacam:

ø  Habilidade de transferir, de usar um conhecimento para esclarecer outros conhecimentos;
ø  Habilidade de demonstrar, de explicar um fato ou fenômeno por meio de raciocínio lógico;
ø  Habilidade de debater, de discutir contestar;
ø  Habilidade de relacionar, de estabelecer relações entre diferentes fatos, episódios;
ø  Habilidade de pesquisar, de procurar dados e informações, investigar;
ø  Habilidade de interpretar, de explicar o sentido de, esclarecer;
ø  Habilidade de refletir, de retroceder no caminho do pensamento para avaliar sua validade e concordância;
ø  Habilidade de conceituar, de expressar a essência de uma ideia;
ø  Habilidade de resumir/sintetizar, de selecionar os elementos fundamentais;
ø  Habilidade de desenhar, de transmitir informações por meio da linguagem visual;
ø  Habilidade de comparar, de examinar dois ou mais fatos, episódios apontando semelhanças e diferenças entre eles;
ø  Habilidade de pensar sobre o presente em uma perspectiva histórica, para estimular o desenvolvimento dessa habilidade, propondo atividade como discutindo o presente, para levar os alunos a compreender e questionar a realidade atual em uma perspectiva histórica.






Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias 

Competência de área 1
 - Compreender os elementos culturais que constituem as 
identidades 

H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de 
aspectos da cultura. 
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. 
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. 
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto 
da cultura. 
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e 
artístico em diferentes sociedades. 

Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos 
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. 

H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços 
geográficos. 
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações 
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos 
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. 
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e 
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. 
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da 
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. 

Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das 
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, 
conflitos e movimentos sociais. 

H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. 
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. 
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. 
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, 
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, 
políticas e econômicas. 
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais 
ao longo da história. 

Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu 
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na 
vida social. 

H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do 
trabalho e/ou da vida social. 
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de 
territorialização da produção. 
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas 
implicações sócio espaciais. 
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias 
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. 
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas 
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. 

Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e 
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação 
consciente do indivíduo na sociedade. 

H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. 
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas 
legislações ou nas políticas públicas. 
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. 
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. 
H25 - Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. 

Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas 
interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. 

H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as 
relações da vida humana com a paisagem. 
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando 
em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. 
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes 
contextos histórico-geográficos. 
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, 
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. 
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas 
diferentes escalas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Plano de aula   9º ano
Tema
O Holocausto na Segunda Guerra Mundial
I – O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Conhecer a origem da palavra “Holocausto” e o seu significado após a Segunda Guerra Mundial.
* Compreender o que foi o Holocausto no contexto da política nazista e antissemita do governo alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
* Reconhecer a importância do trabalho desenvolvido por museus históricos para a preservação da história e memória do Holocausto.
* Valorizar o princípio do respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural, nas análises de processos históricos.
II - Duração das atividades 03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* O Imperialismo Neocolonialista das potências capitalistas no século XIX.
* A Primeira Guerra Mundial.
* Aspectos gerais da Segunda Guerra Mundial.
III - Estratégias e recursos da aula
* Interpretação de fontes orais, escritas e iconográficas.
* Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
* Leitura e interpretação de material digital interativo e infográficos. * Reprodução, análise e debate de vídeos. Recursos:
* Computador e internet.
* Data Show.
* TV/DVD.
I- A origem da palavra HOLOCAUSTO e o seu significado após a Segunda Guerra Mundial
Atividade 1
Cronologia da II Guerra Mundial: leitura e interpretação de material digital interativo
Orientações:
a. Antes de iniciar a discussão específica sobre o Holocausto, faça uma breve retomada da Cronologia da II Guerra Mundial (1939-1945) com os alunos, a partir do material interativo organizado pela Zero Hora material encontrado em :
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html
b. Oriente os alunos a lerem as informações contidas no material já ttrabalhado (livro didático ou apostila), para que façam uma retrospectiva do conteúdo já trabalhado em aulas anteriores e tenham uma visão geral das alianças e interesses envolvidos no conflito.
c. O professor deve retomar com os alunos, brevemente, o contexto histórico que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, o qual foi determinante para a eclosão do conflito.
Atividade 2
A palavra holocausto: origem e significado atual
Dinâmica - Análise individual e discussão coletiva Orientações para a atividade:
a. Inicialmente, apresente aos alunos a definição da palavra HOLOCAUSTO, citada abaixo. Peça a um aluno para ler em voz alta:
A palavra holocausto [gr. Holókauston], originalmente, significava o "sacrifício em que a vítima – um animal - era queimada inteira", tendo assim um sentido de imolação ou expiação. No período nazista, entre 1935 e 1945, os judeus se viram diante de um novo holocausto, sendo obrigados à perda da cidadania, a trabalhos forçados, a suportarem a brutal separação dos membros da família inclusive de crianças, a serem fuzilados em massa, a serem transportados pela força para os campos de concentração onde terminavam sendo exterminados coletivamente em câmaras de gás. Durante o holocausto, cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados para cumprir o que os nazistas chamavam de ‘solução final’. Por Raymundo de Lima
Obs: Texto completo disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/045/45lima.htm b. Questione os alunos:
* De acordo com o autor, a palavra holocausto tinha o sentido original de imolação ou expiação. O que significam essas palavras?
* A partir da resposta anterior, você diria que o significado da palavra mudou após a Segunda Guerra?
c. O professor poderá solicitar que os alunos leiam as suas respostas, auxiliando-os na compreensão das questões propostas.
d. Em seguida, os alunos devem fazer uma leitura silenciosa e atenta do texto abaixo:
A língua alemã não dispõe de uma palavra específica para designar o massacre aos milhões de judeus pelos nazistas. Portanto, utiliza-se o termo Holocausto, o que gera certas controvérsias.
A palavra Holocausto é utilizada desde a década de 1980 para designar o extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. O termo tem sua origem na palavra greco-latina holocaustum e significa "totalmente queimado" ou "vítima de um incêndio". Esta palavra era originalmente aplicada para designar um sacrifício que agrada a Deus, no qual a vítima era queimada. O emprego do termo da linguagem sacra para designar o crime nazista, portanto, foi bastante controverso.
Em Israel, até hoje é utilizado o termo secular hebraico Shoah, que significa "destruição" ou "catástrofe", já tendo sido mencionado na Declaração de Independência do Estado de Israel, de maio de 1948.
O texto completo está disponível em: http://www.dw.de/o-significado-do-holocausto/a-1874158 e. Questione:
* Por que, de acordo com o texto, o emprego do termo holocausto para designar o crime nazista foi bastante controverso?
* Qual o termo utilizado em Israel para designar o massacre dos judeus pelos nazistas, durante a Segunda Guerra?
* Quando e onde foi feita a primeira aplicação do termo holocausto?
* Em que outros contextos controversos a palavra holocausto também já foi utilizada, segundo o texto?
f. Os alunos devem responder a essas questões individualmente e, depois, socializar as respostas com os demais colegas. Eventuais dúvidas serão esclarecidas pelo professor.
Recursos Complementares que podem ser utilizados:
Para os alunos:
Holocausto. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiag/holocausto.htm
Holocausto. Por Emerson Santiago. http://www.infoescola.com/historia/holocausto/
II Guerra Mundial. Série Especial. Veja Na História.
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html
Vídeos. Redescobrindo a Segunda Guerra. National Geographic Channel.
http://www.natgeo.com.br/br/videos/show/3219-redescobrindo-a-segunda-guerra
Para os professores:
O que foi o holocausto. Por Vanessa Silva de Faria. Revista Nova Escola.
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-historia-holocausto-737570.shtml
Sugestão de Avaliação
Poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas como: interpretação de fontes orais, escritas e iconográficas; trabalhos individuais, em dupla e em grupo; leitura e interpretação de material digital interativo e infográficos; reprodução, análise e debate de vídeos.
Montar um historia em quadrinhos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(Assunto : Grécia Antiga)
                            Atividade de história

1)Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1 ) Homero                    ( ) Expressão surgida na Grécia antiga e significa governo do povo.
(2 ) Guerra de Tróia        ( ) Elaborou as primeiras leis escritas.
(3 ) Póleis                       ( ) Minoria composta por guerreiros e outros proprietários de terra.
(4) Ostracismo                ( ) Escreveu os poemas épicos a Ilíada e Odisséia.
(5 ) Esparciatas              ( ) Pequeno reino situado ao norte da Grécia.
(6 ) Macedônia              ( ) Consolidou a democracia ateniense.Governou Atenas por 40 anos.
(7 ) Drácon                    ( ) Um dos mais importantes filosofos da história.
(8 ) Partenon                 ( ) Nome que se dava à parte mais alta das antigas cidades gregas.
(9 ) Aristóteles      ( ) Punição imposta aos cidadãos julgados politicamente indesejáveis para Atenas.
(10) Democracia   ( ) Aliança proposta por Atenas para defender os póleis.
(11) Helenismo     ( ) União das culturas Grega e Oriental caracteristicas das regiões conquistadas por
(12) Péricles Alexandre Magno.
(13) Tirreme                                      ( ) Guerra entre Gregos e Troianos
(14) Confederação de Delos              ( ) Conflito entre as poléis gregas e os persas.
(15) Guerras Médicas                        ( )Templo dedicado à deusa Atena.
(16) Acrópole              ( )Cidades- estados independentes que falavam a mesma língua e cultuavam os
mesmos deuses.
                                     ( ) Navio de guerra grego que dispunha de três séries de remo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário