Articulação de
História 13/08
Roteiro para qualquer
filme
- Qual o tema do filme? O que os realizadores do
filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua
resposta.
2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com
este filme? O quê?
3 – Algum elemento do filme não foi compreendido?
4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5 – Selecione uma sequência protagonizada por um dos
personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que
sua motivação tem a ver com o tema do filme?
6 – Qual o seu personagem favorito no filme? Por
quê?
7 – Qual é o personagem de que você menos gostou?
Por quê?
8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções
que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em
questão?
9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu
criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
10 – Todos os eventos retratados no filme são
verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e
fiéis à realidade. Quais sequências que parecem menos realistas? Por quê
11 – Qual a síntese da história contada pelo filme?
12 – Como a montagem do filme interfere na história
contada pelo filme?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Articulação de História
O
QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES?
As Competências permitem
mobilizar conhecimentos a fim de enfrentar uma determinada situação usando
diversos recursos de forma criativa e inovadora. Os estudos mais recentes
tratam a competência como um conjunto de conhecimentos e saberes.
As competências mais trabalhadas:
Domínio da leitura e da escrita,
incluindo-se o ato de construir e contestar argumentações;
Capacidade de analisar, sintetizar e
interpretar dados, fatos e situações;
Capacidade de compreender e atuar em
seu entorno social;
Capacidade de receber criticamente os
meios de comunicação;
Capacidade de localizar, acessar e
usar melhor a informação acumulada;
Capacidade de planejar, trabalhar e
decidir em grupo;
Domínio de diferentes linguagens
Elaboração de propostas para melhorar
a qualidade de vida no bairro, município, estado, país e mundo.
As Habilidades enfocam atributos
relacionados não apenas ao saber-conhecer, mas também ao saber-fazer,
saber-conviver e ao saber ser.
As
habilidades que mais se destacam:
ø Habilidade de transferir, de usar um
conhecimento para esclarecer outros conhecimentos;
ø Habilidade de demonstrar, de explicar
um fato ou fenômeno por meio de raciocínio lógico;
ø Habilidade de debater, de discutir
contestar;
ø Habilidade de relacionar, de
estabelecer relações entre diferentes fatos, episódios;
ø Habilidade de pesquisar, de procurar dados
e informações, investigar;
ø Habilidade de interpretar, de explicar
o sentido de, esclarecer;
ø Habilidade de refletir, de retroceder
no caminho do pensamento para avaliar sua validade e concordância;
ø Habilidade de conceituar, de expressar
a essência de uma ideia;
ø Habilidade de resumir/sintetizar, de
selecionar os elementos fundamentais;
ø Habilidade de desenhar, de transmitir
informações por meio da linguagem visual;
ø Habilidade de comparar, de examinar
dois ou mais fatos, episódios apontando semelhanças e diferenças entre eles;
ø Habilidade de pensar sobre o presente
em uma perspectiva histórica, para estimular o desenvolvimento dessa
habilidade, propondo atividade como discutindo o presente, para levar os alunos
a compreender e questionar a realidade atual em uma perspectiva histórica.
Matriz de Referência de
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as
identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto
da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços
geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos,
conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais,
políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais
ao longo da história.
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na
vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do
trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
implicações sócio espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação
consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 - Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as
identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto
da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços
geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos,
conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais,
políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais
ao longo da história.
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na
vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do
trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
implicações sócio espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação
consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 - Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas
interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as
relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando
em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes
contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas
diferentes escalas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tema
O Holocausto na Segunda Guerra Mundial
I – O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Conhecer a origem da palavra “Holocausto” e o seu significado após a Segunda Guerra Mundial.
* Compreender o que foi o Holocausto no contexto da política nazista e antissemita do governo alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
* Reconhecer a importância do trabalho desenvolvido por museus históricos para a preservação da história e memória do Holocausto.
* Valorizar o princípio do respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural, nas análises de processos históricos.
II - Duração das atividades 03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* O Imperialismo Neocolonialista das potências capitalistas no século XIX.
* A Primeira Guerra Mundial.
* Aspectos gerais da Segunda Guerra Mundial.
III - Estratégias e recursos da aula
* Interpretação de fontes orais, escritas e iconográficas.
* Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
* Leitura e interpretação de material digital interativo e infográficos. * Reprodução, análise e debate de vídeos. Recursos:
* Computador e internet.
* Data Show.
* TV/DVD.
I- A origem da palavra HOLOCAUSTO e o seu significado após a Segunda Guerra Mundial
Atividade 1
Cronologia da II Guerra Mundial: leitura e interpretação de material digital interativo
Orientações:
a. Antes de iniciar a discussão específica sobre o Holocausto, faça uma breve retomada da Cronologia da II Guerra Mundial (1939-1945) com os alunos, a partir do material interativo organizado pela Zero Hora material encontrado em :
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html
b. Oriente os alunos a lerem as informações contidas no material já ttrabalhado (livro didático ou apostila), para que façam uma retrospectiva do conteúdo já trabalhado em aulas anteriores e tenham uma visão geral das alianças e interesses envolvidos no conflito.
c. O professor deve retomar com os alunos, brevemente, o contexto histórico que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, o qual foi determinante para a eclosão do conflito.
Atividade 2
A palavra holocausto: origem e significado atual
Dinâmica - Análise individual e discussão coletiva Orientações para a atividade:
a. Inicialmente, apresente aos alunos a definição da palavra HOLOCAUSTO, citada abaixo. Peça a um aluno para ler em voz alta:
A palavra holocausto [gr. Holókauston], originalmente, significava o "sacrifício em que a vítima – um animal - era queimada inteira", tendo assim um sentido de imolação ou expiação. No período nazista, entre 1935 e 1945, os judeus se viram diante de um novo holocausto, sendo obrigados à perda da cidadania, a trabalhos forçados, a suportarem a brutal separação dos membros da família inclusive de crianças, a serem fuzilados em massa, a serem transportados pela força para os campos de concentração onde terminavam sendo exterminados coletivamente em câmaras de gás. Durante o holocausto, cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados para cumprir o que os nazistas chamavam de ‘solução final’. Por Raymundo de Lima
Obs: Texto completo disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/045/45lima.htm b. Questione os alunos:
* De acordo com o autor, a palavra holocausto tinha o sentido original de imolação ou expiação. O que significam essas palavras?
* A partir da resposta anterior, você diria que o significado da palavra mudou após a Segunda Guerra?
c. O professor poderá solicitar que os alunos leiam as suas respostas, auxiliando-os na compreensão das questões propostas.
d. Em seguida, os alunos devem fazer uma leitura silenciosa e atenta do texto abaixo:
A língua alemã não dispõe de uma palavra específica para designar o massacre aos milhões de judeus pelos nazistas. Portanto, utiliza-se o termo Holocausto, o que gera certas controvérsias.
A palavra Holocausto é utilizada desde a década de 1980 para designar o extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. O termo tem sua origem na palavra greco-latina holocaustum e significa "totalmente queimado" ou "vítima de um incêndio". Esta palavra era originalmente aplicada para designar um sacrifício que agrada a Deus, no qual a vítima era queimada. O emprego do termo da linguagem sacra para designar o crime nazista, portanto, foi bastante controverso.
Em Israel, até hoje é utilizado o termo secular hebraico Shoah, que significa "destruição" ou "catástrofe", já tendo sido mencionado na Declaração de Independência do Estado de Israel, de maio de 1948.
O texto completo está disponível em: http://www.dw.de/o-significado-do-holocausto/a-1874158 e. Questione:
* Por que, de acordo com o texto, o emprego do termo holocausto para designar o crime nazista foi bastante controverso?
* Qual o termo utilizado em Israel para designar o massacre dos judeus pelos nazistas, durante a Segunda Guerra?
* Quando e onde foi feita a primeira aplicação do termo holocausto?
* Em que outros contextos controversos a palavra holocausto também já foi utilizada, segundo o texto?
f. Os alunos devem responder a essas questões individualmente e, depois, socializar as respostas com os demais colegas. Eventuais dúvidas serão esclarecidas pelo professor.
Recursos Complementares que podem ser utilizados:
Para os alunos:
Holocausto. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiag/holocausto.htm
Holocausto. Por Emerson Santiago. http://www.infoescola.com/historia/holocausto/
II Guerra Mundial. Série Especial. Veja Na História.
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html
Vídeos. Redescobrindo a Segunda Guerra. National Geographic Channel.
http://www.natgeo.com.br/br/videos/show/3219-redescobrindo-a-segunda-guerra
Para os professores:
O que foi o holocausto. Por Vanessa Silva de Faria. Revista Nova Escola.
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-historia-holocausto-737570.shtml
Sugestão de Avaliação
Poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas como: interpretação de fontes orais, escritas e iconográficas; trabalhos individuais, em dupla e em grupo; leitura e interpretação de material digital interativo e infográficos; reprodução, análise e debate de vídeos.
Montar um historia em quadrinhos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(Assunto : Grécia Antiga)
Atividade de história
1)Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1 ) Homero ( ) Expressão surgida na Grécia antiga e significa governo do povo.
(2 ) Guerra de Tróia ( ) Elaborou as primeiras leis escritas.
(3 ) Póleis ( ) Minoria composta por guerreiros e outros proprietários de terra.
(4) Ostracismo ( ) Escreveu os poemas épicos a Ilíada e Odisséia.
(5 ) Esparciatas ( ) Pequeno reino situado ao norte da Grécia.
(6 ) Macedônia ( ) Consolidou a democracia ateniense.Governou Atenas por 40 anos.
(7 ) Drácon ( ) Um dos mais importantes filosofos da história.
(8 ) Partenon ( ) Nome que se dava à parte mais alta das antigas cidades gregas.
(9 ) Aristóteles ( ) Punição imposta aos cidadãos julgados politicamente indesejáveis para Atenas.
(10) Democracia ( ) Aliança proposta por Atenas para defender os póleis.
(11) Helenismo ( ) União das culturas Grega e Oriental caracteristicas das regiões conquistadas por
(12) Péricles Alexandre Magno.
(13) Tirreme ( ) Guerra entre Gregos e Troianos
(14) Confederação de Delos ( ) Conflito entre as poléis gregas e os persas.
(15) Guerras Médicas ( )Templo dedicado à deusa Atena.
(16) Acrópole ( )Cidades- estados independentes que falavam a mesma língua e cultuavam os
mesmos deuses.
( ) Navio de guerra grego que dispunha de três séries de remo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário