segunda-feira, 3 de agosto de 2015

6º ano -Planejamento Anual de Matemática- 2015

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA
ESCOLA:                                                                                                   SÉRIE: 6º ANO
PROFESSOR:
ANO: 2015
              A educação, a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.11)
      Mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários (mas ou menos sofisticados). Antes de mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe! (VASCONCELLOS, 1995. p. 59).

O CONHECIMENTO MATEMÁTICO
                                                                                    
          A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na maioria da sociedade e na escola que a considera como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas, na verdade a Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
         Entretanto, a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
QUE MUDANÇAS TRAZ O NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-     Ênfase na resolução de problemas. Valorização do entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm papel coadjuvante.
2-     Valorização da relevância social dos conteúdos. Por exemplo, mais tempo de estudo é  dedicado a decimais, geometria, medidas, estatística, matemática comercial, etc.
3-     Utilização de estratégias didáticas visando à compreensão das regras.
4-     Distribuição dos conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

           As finalidades do ensino de Matemática visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino fundamental visando ao educando:
·         Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
·         Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·         Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·         Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;

·         Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da
linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
·         Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
·         Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;
·         Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (OBJETIVOS PROPOSTOS)

            Nesta fase, o ensino de Matemática deve visar ao educando:

OBJETIVO GERAL

- Perceber o valor da Matemática como instrumento que auxilia a compreender melhor o mundo em que vivemos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, o espírito de investigação, a criatividade  e a capacidade de solucionar problemas complexos. 
-Compreender as necessidades práticas que levaram à criação dos números, relacionando o desenvolvimento dos sistemas de numeração com a história da humanidade.
-Reconhecer e explorar os números naturais em diferentes contextos.
-Identificar o conceito de múltiplo e de divisor de um número natural e sua relevância na Matemática e em problemas do cotidiano.
-Construir procedimentos para organizar e representar dados por meio de tabelas e gráficos estatísticos.
-Desenvolver a capacidade de observação do espaço, visando compreender e representar de forma organizada o mundo físico.
-Construir a noção de ângulo, ampliar e organizar os conhecimentos sobre figuras geométricas planas, polígonos e circunferências.
-Aplicar os conhecimentos sobre frações e números decimais para representar e resolver situações-problemas.
-Reconhecer a importância das porcentagens no contexto, sabendo identificar valores correspondentes a porcentagens básicas.
-Ampliar a construção do conceito de medida, percebendo sua importância nas situações do cotidiano, do trabalho e das ciências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Reconhecer e utilizar os números para indicar quantidade, medida, ordem ou código.
-Ampliar a compreensão do sistema de numeração usado por antigas civilizações.
-Efetuar adições, subtrações, multiplicações e divisões de números naturais.
-Aplicar as propriedades da adição e da multiplicação.
-Calcular expressões numéricas que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
-Compreender o conceito de fração em diferentes situações.
-Comparar frações com o mesmo denominador ou com denominadores diferentes.
-Relacionar números decimais com porcentagem.
-Compreender o conceito de área e volume.
-Reconhecer algumas unidades de medidas de massa.
-Ler e interpretar dados expressos em gráficos e tabelas.




PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas. Diante disso, o professor terá que aplicar procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se aproprie do conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente da tabuada (compreensão) como ferramenta fundamental na ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa    -Atividades desafiadoras
-Trabalhos em grupos  -Aulas expositivas para explanação do conteúdo  -Uso de jogos, desafios e quebra-cabeças nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas   -Uso de atividades diversificadas com níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem (programas para aprender Matemática e Geometria)
-Atividades que explorem o uso da calculadora em sala de aula  -Explorando a Matemática que aparece na leitura de jornais e revistas
-Explorar textos da literatura infantil ou juvenil (Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e muitos outros).

AVALIAÇÃO - INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS

As avaliações vão ocorrer em várias situações, que envolvem não só os instrumentos, como também o ambiente e os recursos. Ela é inerente e imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma diagnóstica, processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da participação oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas atividades desenvolvidas. Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no ato avaliativo:
-Sessões de resolução de problemas     -Atividades com calculadora ou computador   -Debates, entrevistas, conversas e discussões  -Observação e registro
-Provas e outros trabalhos   -Apresentações orais (participação ativa do aluno)    -Trabalhos em grupo e individual
-Verificação dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas.
-Autoavaliação que permite ao educando reconhecer seus avanços e suas dificuldades     -Aplicação de simulados (se possível 02 simulados).

RECURSOS PEDAGÓGICOS

-Atividades diversificadas ( Xerox)      -Lousa       -Programas em vídeo/DVD              -Porta-fólio e caderno do aluno         -Uso da calculadora
-Jogos e desafios (dominó, xadrez, dama, quebra-cabeças, tabuleiro, bingo, etc)      -Jornais e revistas      -Sucatas      -Material Dourado    -Uso do Ábaco
-Malha quadriculada       -Uso das TIC’s       -Materiais e instrumentos diversos: tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor, fitas métricas e outros materiais, como papel, barbante, canudos de refresco, cartolina e cola, etc        -Livros paradidáticos (explorar e incentivar a leitura)
         
NOTA IMPORTANTE: O planejamento é flexível, podendo sofrer alterações ao longo do processo educativo visando sempre a aprendizagem dos educandos. O mesmo deverá ser trabalhado de acordo com a proposta e os projetos pedagógicos que a escola estiver desenvolvendo.

Ao trabalhar com os conteúdos o educador deverá estabelecer uma aproximação com o cotidiano para facilitar a compreensão e estimular o educando na busca pelo conhecimento.
1º BIMESTRE
2º BIMESTRE
3º BIMESTRE
4º BIMESTRE
Os Números (Sistema de Numeração Decimal)
-Processo de contagem
-Números nas Antigas Civilizações: egípcio, maia, romano, mesopotâmio.
-Sistema de Numeração Decimal

Operações com Números Naturais
-Números naturais e suas aplicações
-Adição e Subtração de números naturais: ideias da adição e subtração, cálculo mental, estimativas por arredondamento, propriedades e situações-problemas.
-Multiplicação e divisão de números naturais: ideias e algoritmos, expressões numéricas, cálculo mental de produtos.
-Resolução de problemas.

Potenciação e raiz quadrada de números naturais
-Potenciação: significado, representação e cálculos
-Quadrados e cubos
-Expressões numéricas

Observando Formas
-Formas geométricas (planas e não planas)
-Classificação dos sólidos geométricos: poliedros, corpos redondos, outros sólidos.
-Elementos de um poliedro: vértice, face e aresta.
-Paralelepípedo ou bloco retangular (estudo e planificação)
-Os prismas e as pirâmides
-Poliedros: construção de poliedros

Dados, tabelas e gráficos
-Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
-Construção de gráficos
-Tipos de gráficos:  gráfico de coluna e gráfico de barra.
Divisores e Múltiplos de números naturais
-Sequência de múltiplos de um número
-Critérios de divisibilidade
-Divisores de um número natural
-Mínimo múltiplo comum (mmc)
-Máximo divisor comum (mdc)
-Números primos e números compostos
-Resolução de problemas

Dados, tabelas e gráficos
-Construção, estudo e análise de gráficos

Ângulos e retas( introdução)
-Ângulos: conceito, identificação, elementos e representação.
-Tipo de ângulos: reto, agudo e obtuso.
-Medidas de ângulos
-Tipos de retas: paralelas e concorrentes
-Construção de retas


Frações
-Representação e leitura
-Frações de uma quantidade
-Números mistos e frações impróprias
-Tipos de frações: próprias, impróprias e equivalentes
-Comparação de frações
-Simplificação de frações
-Operações com frações
-Resolução de problemas

A porcentagem %(introdução)
-Significado e representação
-Cálculos simples envolvendo a porcentagem
-Porcentagem e fração
-Resolução de problemas com porcentagem

Tratamento de informação
-Estudo e análise de gráficos de setores
-Construção de gráfico

Os Polígonos e circunferências
-Polígonos: características e nomenclatura
-Polígonos regulares
-Triângulos e quadriláteros(classificação)
-Perímetro de polígonos
-Circunferência: definição e elementos
-Simetria nos polígonos


Números Decimais
-A notação decimal: décimo, centésimo e milésimo, ...
-Números decimais na forma de fração
-Adição e subtração de números decimais
-Multiplicação e “divisão” de números decimais
-Porcentagem e números decimais
-Resolução de problemas com números decimais
-Operações e resolução de problemas com números naturais (aprimoramento)

Medidas (continuação)
-Conceito de medida e de unidade de medida
-Medidas de comprimento no SMD.
( aproximação com o cotidiano: medidas no dia-a-dia e nas profissões)
-Relações entre km², m² e cm²
-Resolução de problemas
-Medidas de superfície e área do retângulo e quadrado
-Conceito de volume
-Volume de um bloco retangular

Gráficos e tabelas
-Leitura, construção e interpretação
-Análise e estudo de vários tipos de gráficos    

OBS: Planejamento construído com os professores de Matemática da Rede Municipal de Educação de Itamaraju (Sede e interior),  no I Encontro de Articulação de Área-2014 e reformulado na Jornada Pedagógica 2015.     Articulador de Área: Waldy Pinto T. Lopes


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