PLANEJAMENTO ANUAL
DE MATEMÁTICA
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ESCOLA:
SÉRIE: 6º ANO
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PROFESSOR:
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ANO:
2015
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A educação, a escola e o ensino
são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de
vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua
ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANNA,
2001, p.11)
Mudar a mentalidade de que fazer
planejamento é preencher formulários (mas ou menos sofisticados). Antes de
mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da
escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho,
buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da
prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe!
(VASCONCELLOS, 1995. p. 59).
O CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
A compreensão da
Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar
decisões em sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como
uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área
do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o
contexto natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na
maioria da sociedade e na escola que a considera como um corpo de
conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas,
na verdade a Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos
cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se
verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par
de seu valor intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na
solução de problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
Entretanto, a Matemática pode dar
sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que
enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de
resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a
autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
QUE MUDANÇAS TRAZ O
NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-
Ênfase na resolução de problemas. Valorização do
entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm
papel coadjuvante.
2-
Valorização da relevância social dos conteúdos. Por
exemplo, mais tempo de estudo é
dedicado a decimais, geometria, medidas, estatística, matemática
comercial, etc.
3-
Utilização de estratégias didáticas visando à
compreensão das regras.
4- Distribuição dos
conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.
OBJETIVOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
As finalidades do ensino de
Matemática visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino
fundamental visando ao educando:
·
Identificar os conhecimentos matemáticos como
meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter
de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula
o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da
capacidade para resolver problemas;
·
Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre
eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico,
algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·
Selecionar, organizar e produzir informações
relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·
Resolver situações-problema, sabendo validar
estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos,
como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos
e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever,
representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas
conjecturas, fazendo uso da
linguagem oral e
estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
·
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de
diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas
curriculares;
·
Sentir-se seguro da própria capacidade de
construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções;
·
Interagir com seus pares de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando
aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de
pensar dos colegas e aprendendo com eles.
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES (OBJETIVOS PROPOSTOS)
Nesta fase, o ensino de
Matemática deve visar ao educando:
OBJETIVO GERAL
-
Perceber o valor da Matemática como instrumento que auxilia a compreender
melhor o mundo em que vivemos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático,
o espírito de investigação, a criatividade
e a capacidade de solucionar problemas complexos.
-Compreender
as necessidades práticas que levaram à criação dos números, relacionando o
desenvolvimento dos sistemas de numeração com a história da humanidade.
-Reconhecer
e explorar os números naturais em diferentes contextos.
-Identificar
o conceito de múltiplo e de divisor de um número natural e sua relevância na
Matemática e em problemas do cotidiano.
-Construir
procedimentos para organizar e representar dados por meio de tabelas e
gráficos estatísticos.
-Desenvolver
a capacidade de observação do espaço, visando compreender e representar de
forma organizada o mundo físico.
-Construir
a noção de ângulo, ampliar e organizar os conhecimentos sobre figuras
geométricas planas, polígonos e circunferências.
-Aplicar
os conhecimentos sobre frações e números decimais para representar e resolver
situações-problemas.
-Reconhecer
a importância das porcentagens no contexto, sabendo identificar valores
correspondentes a porcentagens básicas.
-Ampliar
a construção do conceito de medida, percebendo sua importância nas situações
do cotidiano, do trabalho e das ciências.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-Reconhecer e utilizar os números para
indicar quantidade, medida, ordem ou código.
-Ampliar a compreensão do sistema de
numeração usado por antigas civilizações.
-Efetuar adições, subtrações,
multiplicações e divisões de números naturais.
-Aplicar as propriedades da adição e da
multiplicação.
-Calcular expressões numéricas que envolvam
as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
-Compreender o conceito de fração em
diferentes situações.
-Comparar frações com o mesmo denominador
ou com denominadores diferentes.
-Relacionar números decimais com
porcentagem.
-Compreender o conceito de área e volume.
-Reconhecer algumas unidades de medidas de
massa.
-Ler e interpretar dados expressos em
gráficos e tabelas.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
A matemática é uma das mais importantes
ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos
matemáticos básicos contribui para formação do futuro cidadão, que se
engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas.
Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir,
calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar
resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar,
analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas
diferenciadas de abordar problemas. Diante disso, o professor terá que
aplicar procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se aproprie do
conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente
da tabuada (compreensão) como ferramenta fundamental na ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do
conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa -Atividades desafiadoras
-Trabalhos em grupos -Aulas expositivas para explanação do
conteúdo -Uso de jogos, desafios e
quebra-cabeças nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas -Uso de atividades diversificadas com
níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante
no processo ensino-aprendizagem (programas para aprender Matemática e
Geometria)
-Atividades que explorem o uso da
calculadora em sala de aula -Explorando
a Matemática que aparece na leitura de jornais e revistas
-Explorar textos da literatura infantil ou
juvenil (Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e
muitos outros).
AVALIAÇÃO -
INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS
As
avaliações vão ocorrer em várias situações, que envolvem não só os
instrumentos, como também o ambiente e os recursos. Ela é inerente e
imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um
constante trabalho de ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma
diagnóstica, processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da
participação oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas
atividades desenvolvidas. Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar
no ato avaliativo:
-Sessões
de resolução de problemas -Atividades
com calculadora ou computador -Debates,
entrevistas, conversas e discussões -Observação
e registro
-Provas
e outros trabalhos -Apresentações
orais (participação ativa do aluno) -Trabalhos
em grupo e individual
-Verificação
dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas.
-Autoavaliação
que permite ao educando reconhecer seus avanços e suas dificuldades -Aplicação de simulados (se possível 02
simulados).
RECURSOS
PEDAGÓGICOS
-Atividades
diversificadas ( Xerox) -Lousa -Programas em vídeo/DVD -Porta-fólio e caderno do aluno -Uso da calculadora
-Jogos
e desafios (dominó, xadrez, dama, quebra-cabeças, tabuleiro, bingo, etc) -Jornais e revistas -Sucatas -Material Dourado -Uso do Ábaco
-Malha
quadriculada -Uso das TIC’s -Materiais e instrumentos diversos:
tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor, fitas métricas e outros
materiais, como papel, barbante, canudos de refresco, cartolina e cola, etc -Livros paradidáticos (explorar e
incentivar a leitura)
NOTA IMPORTANTE: O planejamento é
flexível, podendo sofrer alterações ao longo do processo educativo visando
sempre a aprendizagem dos educandos. O mesmo deverá ser trabalhado de acordo
com a proposta e os projetos pedagógicos que a escola estiver desenvolvendo.
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Ao trabalhar com os conteúdos o educador deverá
estabelecer uma aproximação com o cotidiano para facilitar a compreensão e
estimular o educando na busca pelo conhecimento.
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OBS:
Planejamento construído com os professores de Matemática da Rede Municipal de
Educação de Itamaraju (Sede e interior),
no I Encontro de Articulação de Área-2014 e reformulado na Jornada
Pedagógica 2015. Articulador de
Área: Waldy Pinto T. Lopes
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segunda-feira, 3 de agosto de 2015
6º ano -Planejamento Anual de Matemática- 2015
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