Direcionamento do Planejamento para as aulas do
Componente Curricular: Geografia
2º Sequência Didática
Tema: “Valores em
Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.
Valores são o conjunto de características de uma
determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se
comportam e interagem com outros ... https://www.significados.com.br/valores/
Conceito
de aprendizagem significativa foi
proposto pelo pesquisador estadunidense David Paul Ausubel. Para ele, aquilo
que o aluno já sabe deve ser levado em conta na hora de ensinar novos
conteúdos. https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/7-dicas-para-facilitar-a-aprendizagem-significativa/#:~:text=conceito%20de%20aprendizagem%20significativa%20foi%20proposto%20pelo%20pesquisador%20estadunidense%20David%20Paul%20Ausubel.%20Para%20ele%2C%20aquilo%20que%20o%20aluno%20j%C3%A1%20sabe%20deve%20ser%20levado%20em%20conta%20na%20hora%20de%20ensinar%20novos%20conte%C3%BAdos.
6º ANO
Período: 20/03 a 31/03/2023
Subtema:
Aprendizagem Significativas no espaço geográfico.
Objetos de Conhecimento: Identidade
socioculturais/ Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
·
Paisagem, espaço e lugar.
·
O trabalho e a transformação do espaço
geográfico.
Habilidades:
EF06GE02) Analisar
modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para
os povos originários.
(EF06GE02IT) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os
primeiros habitantes do município de Itamaraju.
Orientações
para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 9
aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro
didático (páginas 83 a 92 a 97), ler atentamente todas as páginas e sugestões
do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os alunos que tem acesso a
internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de
facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e
outros.
Sugestão:
Atividade Complementar dos capítulo do livro Araribá Mais Geografia.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar
o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologia. Outra
sugestão seria montar um texto sobre drogas mais recorrentes em Itamaraju, com
intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.
Reproduzir atividades no Google
Forms, caso achem oportuno.
Observação:
Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da
sequência.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( )
Relatórios;
( ) Atividade escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
PROFESSORES: Marilaque, Núbia, Evandro.
7º ANO
Período: 20/03a 31/03/2023
Subtema: Valores e lugar de
conhecimento geográfico em sala de aula.
Objetos de Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do
Brasil/ Formação Territorial do Brasil com a Abordagem Territorial Como
uma Política de Estado.
·
A localização geográfica brasileira e as
paisagens.
·
Características do território brasileiro.
Habilidades:
(EF07GE02BA) Analisar
a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões
históricas e contemporâneas.
(EF07GE02IT)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e
do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas
com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os
indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul
da Bahia e no município de Itamaraju.
Orientações para o trabalho: O grupo
deverá construir uma sequência didática contendo 9 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático (páginas 76 a 83 e
84 a 88,91), ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o
mapa conceitual. Para atender os alunos que tem acesso a internet poderá fazer
uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão,
como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros.
O
grupo deverá construir uma sequência didática contendo 6 aulas (seguir o modelo
da sequência anterior) elaborar material, pois o livro didático não contempla.
Para atender os alunos que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros
recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos,
slides, experimentos, jogos e outros.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/sequencia-didatica-geografia-7.html utilizar
o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologia.
Reproduzir atividades no Google
Forms, caso achem oportuno.
Observação:
Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da
sequência.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas ( ).
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( )
Relatórios;
( ) Atividade
escrita; ( ) Avaliação da
participação; Outros:
PROFESSORES: Elenice, Adeires, Joelita.
8º ANO
Período:
20/03 a 31/03/2023
Subtema:
Aprendizagem Significativas no espaço geográfico.
Objetos de Conhecimento: Distribuição
da População Mundial e Deslocamento Populacionais/ Diversidade e Dinâmica da População Mundial e
Local.
·
Geopolítica e relações internacionais.
·
Da ordem bipolar à geopolítica atual.
Habilidades:
(EF08GE01BA) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes e sua espacialização no país e no estado.
(EF08GE01IT) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju.
EF08GE02)
Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do
Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos
migratórios da população mundial.
(EF08GE02IT) Relacionar fatos e
situações representativas da história das famílias do Município em que se
localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da
população mundial, e de outras regiões do Brasil com destaque para a presença
do capixaba e o mineiro no município de Itamaraju.
Orientações para o trabalho: O grupo
deverá construir uma sequência didática contendo 6 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático (páginas ), ler atentamente todas as páginas
e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os alunos que
tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com
objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos,
jogos e outros.
Reproduzir atividades do material
no Google Forms, caso achem oportuno.
Não
esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da
sequência.
PROFESSORES: Ilma, Antônio, Renata, Ibys.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( )
Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação
oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
PROFESSORES: Ilma, Antônio José, Ibys, Leonardo.
9º ANO
Período:
20/03 a 31/03/2023
Subtemas: Conhecimento geográfico e valores em pauta.
·
Objetos
de Conhecimento: A
Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultura. /
Corporações
e Organismos Internacionais.
·
O Capitalismo, o socialismo e suas
características.
·
Economia global e organizações econômicas
mundiais.
Habilidades:
. (EF09GE01BA) Analisar criticamente de
que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta,
notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência
cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no território
brasileiro e no baiano.
(EF09GE02) Analisar a atuação das
corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da
população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência
didática contendo 6 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o
material do livro didático (páginas
), ler atentamente todas as
páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os
alunos que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos
metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides,
textos informativos, jogos e outros.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/10-sequencia-geografia-2020.html?zx=b479600916ea8dfc utilizar
o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologia.
Reproduzir atividades elaboradas
do material no Google Forms, caso achem oportuno.
Observação:
Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da
sequência.
Observações:
Iniciem a sequência pelas páginas _____a ______, depois encaminhe para as
páginas _____. (União Europeia) a ____ a ____. Após trabalhar esses objetos
segue as páginas ___ a ___em diante.
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos
Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( )
Relatórios;
( ) Atividade escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
PROFESSORES: Mauro, Natália, Eudênia.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário