DIRECIONAMENTO DO PLANEJAMENTO PARA AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA - 2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 2023

 

Direcionamento do Planejamento para as aulas do

Componente Curricular: Geografia

2º Sequência Didática

Tema: “Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros ... https://www.significados.com.br/valores/

 Conceito de aprendizagem significativa foi proposto pelo pesquisador estadunidense David Paul Ausubel. Para ele, aquilo que o aluno já sabe deve ser levado em conta na hora de ensinar novos conteúdos. https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/7-dicas-para-facilitar-a-aprendizagem-significativa/#:~:text=conceito%20de%20aprendizagem%20significativa%20foi%20proposto%20pelo%20pesquisador%20estadunidense%20David%20Paul%20Ausubel.%20Para%20ele%2C%20aquilo%20que%20o%20aluno%20j%C3%A1%20sabe%20deve%20ser%20levado%20em%20conta%20na%20hora%20de%20ensinar%20novos%20conte%C3%BAdos.

6º ANO 

Período:  20/03 a 31/03/2023

Subtema: Aprendizagem Significativas no espaço geográfico.

Objetos de Conhecimento:  Identidade socioculturais/ Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

·         Paisagem, espaço e lugar.

·         O trabalho e a transformação do espaço geográfico.

Habilidades:

 EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

 

 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 9 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático (páginas 83 a 92 a 97), ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os alunos que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: Atividade Complementar dos capítulo do livro Araribá Mais Geografia.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologia. Outra sugestão seria montar um texto sobre drogas mais recorrentes em Itamaraju, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

RECURSOS: (              ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                      )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

PROFESSORES: Marilaque, Núbia, Evandro.

 

7º ANO 

Período:  20/03a 31/03/2023

Subtema: Valores e lugar de conhecimento geográfico em sala de aula.

 

Objetos de Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil/ Formação Territorial do Brasil com a Abordagem Territorial Como uma Política de Estado.

·         A localização geográfica brasileira e as paisagens.

·         Características do território brasileiro.

Habilidades:

 (EF07GE02BA) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 9 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático (páginas 76 a 83 e 84 a 88,91), ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os alunos que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

 O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 6 aulas (seguir o modelo da sequência anterior) elaborar material, pois o livro didático não contempla. Para atender os alunos que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, experimentos, jogos e outros. 

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/sequencia-didatica-geografia-7.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologia.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

RECURSOS: (             ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas (         ).

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

PROFESSORES: Elenice, Adeires, Joelita.    

 

8º ANO 

Período: 20/03 a 31/03/2023

Subtema: Aprendizagem Significativas no espaço geográfico.

Objetos de Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais/ Diversidade e Dinâmica da População Mundial e Local.

·         Geopolítica e relações internacionais.

·         Da ordem bipolar à geopolítica atual. 

Habilidades:

(EF08GE01BA) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado.

(EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

(EF08GE02IT) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial, e de outras regiões do Brasil com destaque para a presença do capixaba e o mineiro no município de Itamaraju.

 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 6 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático (páginas            ), ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os alunos que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Reproduzir atividades do material no Google Forms, caso achem oportuno.

Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

PROFESSORES: Ilma, Antônio, Renata, Ibys.

 

 

RECURSOS: (                 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                             )

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

PROFESSORES: Ilma, Antônio José, Ibys, Leonardo.

9º ANO 

Período: 20/03 a 31/03/2023

 

Subtemas: Conhecimento geográfico e valores em pauta.

·         Objetos de Conhecimento: A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultura. /

Corporações e Organismos Internacionais.

 

·         O Capitalismo, o socialismo e suas características.

·         Economia global e organizações econômicas mundiais.

 

 

Habilidades:

. (EF09GE01BA) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no território brasileiro e no baiano.

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 6 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático (páginas         ), ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os alunos que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/10-sequencia-geografia-2020.html?zx=b479600916ea8dfc utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologia.

Reproduzir atividades elaboradas do material no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência.

Observações: Iniciem a sequência pelas páginas _____a ______, depois encaminhe para as páginas _____. (União Europeia) a ____ a ____. Após trabalhar esses objetos segue as páginas ___ a ___em diante.

 RECURSOS: (            ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

PROFESSORES: Mauro, Natália, Eudênia.

 

                                                                  Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário