SMEI – Secretaria
Municipal de Educação de Itamaraju
Departamento do
Ensino Fundamental – Anos Finais
Articulação de
História
Projeto
Consciência Negra 2015
África e Brasil:
Unidos
pela história e pela cultura.
Itamaraju Bahia, 2015
Resgatar a nossa memória significa resgatar nós
mesmos da armadilha do esquecimento. Significa estarmos reafirmando a nossa
presença ativa na história pan-africana e na realidade universal dos seres
humanos. (Abdias Nascimento)
1. Identificação
Do fundo das senzalas
vinha o choro convulso
Dos negros no bater dos atabaques,
Quando chegava do longínquo das praças
A inquietação dos homens…
Era toda uma raça que sofria,
Se desesperava e reagia,
Conservando alguma coisa de seu,
Puramente seu.
Dos negros no bater dos atabaques,
Quando chegava do longínquo das praças
A inquietação dos homens…
Era toda uma raça que sofria,
Se desesperava e reagia,
Conservando alguma coisa de seu,
Puramente seu.
(Jorge Amado, De: ABC de Castro
Alves).
Título:
Projeto
Consciência Negra, 2015, África e Brasil: Unidos pela história e pela cultura.
Articulação:
Esmeralda Lacerda
Coordenação:
Lurdes Marina
Professores:
Ana Lucia, Andressa, Áurea, Giumara, Gheisiane,
Iolamárcia, Ivete, Julia, Lucas,Ludmilla, Lenice, Noé,Roberlam, Ronaldo,
Renata, Ruth, Silvia, Valeria .
Escolas:
Benedita
Malaquias, José de Anchieta, Liberdade, Maria D’Ajuda, Novo Prado, Otávio
Mangabeira, Presidente Médici, Reitor Edgard Santos, Sizaltina, Urbis II.
Público Alvo:
Alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais.
Pessoal envolvido:
Comunidade local,
funcionários da instituição, pais, alunos, professores, coordenação e
articulação.
2.
Problemática a ser estudada
Temos uma fonte
cultural inesgotável no país, em todos os aspectos artísticos, numa
demonstração de que a história precisa ser alimentada por iniciativas como o
“Dia Nacional da Consciência Negra.”
3.
Justificativa
Antes de expormos
as finalidades deste projeto pedagógico, vale salientar que o tema aqui
expresso já é objeto de trabalho de todos os professores da rede de ensino, nos
diferentes segmentos do Ensino Fundamental das séries finais das escolas
municipais de Itamaraju. Em vista disso, tornou-se uma necessidade nossa
abranger as intervenções didáticas. É importante que os alunos tenham as
informações corretas acerca de nossa história e que isso possa contribuir para
diminuir as atitudes racistas ou discriminatórias advindas da desinformação e
do analfabetismo cultural. Nessa perspectiva, este projeto pretende fomentar
intervenções pedagógicas e didáticas com vistas à erradicação de ações dessa
natureza.
4. Objetivo
(s)
Investigar
detalhes significativos da história de nosso país, bem como a própria história
dos brasileiros de variadas etnias.
·
Conhecer o conteúdo das Leis federais 10.639/03 e
11.645/08 com vistas ao cumprimento de seus artigos;
·
Trabalhar a temática relacionada com a cultura
afro-brasileira e cultura indígena em todas as escolas Rede Municipal de
Itamaraju;
·
Difundir as culturas afro-brasileira e indígena;
·
Desenvolver ações pedagógicas, junto com a
comunidade, no intuito de harmonizar o convívio entre as pessoas, sabendo
reconhecer e respeitar as diferenças;
·
Valorizar a cultura negra e seus afros descendentes
na escola e fora dela;
·
Promover a reflexão sobre a identidade negra;
·
Construir conhecimentos sobre tradições, crenças e
maneiras de vestir se;
·
Produzir e recitar poemas;
5.
Conteúdos
Língua portuguesa
e Língua Inglesa: leitura,
interpretação e produção textual (poemas).
Artes: música, dança, pintura etc.
Educação Religiosa,
Língua Inglesa, História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa: pesquisas
e debates sobre as culturas afro-brasileira e indígena no contexto de
sua religiosidade e cultura.
Educação Física:
atividades esportivas diversas ligadas à temática, tais como a capoeira.
Matemática: realizar dados estatísticos sobre o número
de etnias espalhadas na Bahia.
História: seminário - contexto histórico da Cultura afro-brasileira e indígena.
Geografia: Os continentes, população, localização,
dança, vestimentas das variadas etnias;
Ciências: Culinária africana e indígena.
6.
Disciplinas envolvidas
Proposta Interdisciplinar
7.
Metodologia
As ações serão desenvolvidas contemplando os seguintes momentos:
1º Momento:
Pesquisas.
2º Momento:
Poemas.
Danças.
Teatro.
3º Momento:
Apreciação de filmes.
Desfile de vestimentas africana e beleza negra.
Coreografias com temáticas africanas.
4º Momento:
Produção e exibição de vídeos.
Apresentação de capoeiras.
Exposição de pratos típicos.
5º Momento:
Palestras.
Exposição de arte africana como pintura, artesanato.
Criação de recital de poesias.
Bandeiras do Brasil e da África.
6º Momento:
Música a ser trabalhada: “Aquarela do Brasil”...
Música para trabalhar: Elza Soares –A Carne
Religiosidade.
Coral.
Painéis.
8. Cronograma
de custos
ITEM
|
Total de custo
|
Tecido de estopa fino
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Água
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Sonorização
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|
Confecção de camisas (40)
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Tinta
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Telas para pintura
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Pinceis
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Papel madeira
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Papel Ofício
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Arrumação do ginásio
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Confecção de roupas
para coreografia
|
Obs.: Esse levantamento é uma sugestão
de material a ser usado não serve como regra.
9. Recursos a serem utilizados
·
Livros;
·
Internet;
·
Data – Show;
·
Sonorização;
·
Câmera fotográfica e filmadora digital;
·
Papel madeira branco;
·
Papel ofício;
·
Tintas;
·
Pinceis;
·
Tela para pintura;
·
Tecido de estopa fino;
·
Camisetas para os professores e a comissão
organizadora;
·
Ginásio de Esporte;
·
Roupas para coreografia;
·
Outros.
Registro do
processo
Relatórios, Fotos
e vídeos das diversas partes do projeto.
10. Avaliação
e Resultados esperados
Contínua de acordo
com envolvimento de todos.
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A comunidade escolar, cartazes e panfleto.
12.
Referências Bibliográficas
www.dominiopublico.gov.br.
NINA RODRIGUES, R. de. Os Africanos no Brasil. 2ª ed. São Paulo,
Nacional, 1935.
Lei 10.639/03
Lei
11.645/08
Lei no 9.394,
de 20 de dezembro de 1996
VERGER. Pierre Fatumbi. Os libertos, Salvador: Corrupio, 1992,
p.94.
MUNANGA, Kabengele.
O negro no Brasil de hoje. São Paulo:
Global, 2006.
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