terça-feira, 10 de novembro de 2015

Projeto Consciência Negra

SMEI – Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju
Departamento do Ensino Fundamental – Anos Finais
Articulação de História







Projeto Consciência Negra 2015
África e Brasil:
Unidos pela história e pela cultura.

                






                                                





Itamaraju Bahia, 2015




















Resgatar a nossa memória significa resgatar nós mesmos da armadilha do esquecimento. Significa estarmos reafirmando a nossa presença ativa na história pan-africana e na realidade universal dos seres humanos. (Abdias Nascimento)

1.     Identificação


Do fundo das senzalas vinha o choro convulso
Dos negros no bater dos atabaques,
Quando chegava do longínquo das praças
A inquietação dos homens…
Era toda uma raça que sofria,
Se desesperava e reagia,
Conservando alguma coisa de seu,
Puramente seu.
(Jorge Amado, De: ABC de Castro Alves).



Título:

Projeto Consciência Negra, 2015, África e Brasil: Unidos pela história e pela cultura.

Articulação:

Esmeralda Lacerda

Coordenação:

Lurdes Marina

Professores:

Ana Lucia, Andressa, Áurea, Giumara, Gheisiane, Iolamárcia, Ivete, Julia, Lucas,Ludmilla, Lenice, Noé,Roberlam, Ronaldo, Renata, Ruth, Silvia, Valeria .    
    
Escolas:

Benedita Malaquias, José de Anchieta, Liberdade, Maria D’Ajuda, Novo Prado, Otávio Mangabeira, Presidente Médici, Reitor Edgard Santos, Sizaltina, Urbis II.

Público Alvo:

 Alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais.

Pessoal envolvido:

Comunidade local, funcionários da instituição, pais, alunos, professores, coordenação e articulação.



2.            Problemática a ser estudada

Temos uma fonte cultural inesgotável no país, em todos os aspectos artísticos, numa demonstração de que a história precisa ser alimentada por iniciativas como o “Dia Nacional da Consciência Negra.”

3.            Justificativa

Antes de expormos as finalidades deste projeto pedagógico, vale salientar que o tema aqui expresso já é objeto de trabalho de todos os professores da rede de ensino, nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental das séries finais das escolas municipais de Itamaraju. Em vista disso, tornou-se uma necessidade nossa abranger as intervenções didáticas. É importante que os alunos tenham as informações corretas acerca de nossa história e que isso possa contribuir para diminuir as atitudes racistas ou discriminatórias advindas da desinformação e do analfabetismo cultural. Nessa perspectiva, este projeto pretende fomentar intervenções pedagógicas e didáticas com vistas à erradicação de ações dessa natureza.

4. Objetivo (s)

Investigar detalhes significativos da história de nosso país, bem como a própria história dos brasileiros de variadas etnias.

·         Conhecer o conteúdo das Leis federais 10.639/03 e 11.645/08 com vistas ao cumprimento de seus artigos;
·         Trabalhar a temática relacionada com a cultura afro-brasileira e cultura indígena em todas as escolas Rede Municipal de Itamaraju;
·         Difundir as culturas afro-brasileira e indígena;
·         Desenvolver ações pedagógicas, junto com a comunidade, no intuito de harmonizar o convívio entre as pessoas, sabendo reconhecer e respeitar as diferenças;
·         Valorizar a cultura negra e seus afros descendentes na escola e fora dela;
·         Promover a reflexão sobre a identidade negra;
·         Construir conhecimentos sobre tradições, crenças e maneiras de vestir se;
·         Produzir e recitar poemas;


5. Conteúdos

Língua portuguesa e Língua Inglesa: leitura, interpretação e produção textual (poemas).
Artes: música, dança, pintura etc.
Educação Religiosa, Língua Inglesa, História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa: pesquisas e debates sobre as culturas afro-brasileira e indígena no contexto de sua religiosidade e cultura.
Educação Física: atividades esportivas diversas ligadas à temática, tais como a capoeira.
Matemática: realizar dados estatísticos sobre o número de etnias espalhadas na Bahia.
História: seminário - contexto histórico da Cultura afro-brasileira e indígena.
Geografia: Os continentes, população, localização, dança, vestimentas das variadas etnias;
Ciências: Culinária africana e indígena.


6. Disciplinas envolvidas
Proposta Interdisciplinar

7. Metodologia

As ações serão desenvolvidas contemplando os seguintes momentos:

1º Momento:
Pesquisas.

2º Momento:

Poemas.
Danças.
Teatro.

3º Momento:

Apreciação de filmes.
Desfile de vestimentas africana e beleza negra.
Coreografias com temáticas africanas.

4º Momento:

Produção e exibição de vídeos.
Apresentação de capoeiras.
Exposição de pratos típicos.

5º Momento:

Palestras.
Exposição de arte africana como pintura, artesanato.
Criação de recital de poesias.
Bandeiras do Brasil e da África.

6º Momento:

Música a ser trabalhada: “Aquarela do Brasil”...
Música para trabalhar: Elza Soares –A Carne
Religiosidade.
Coral.
Painéis.

8. Cronograma de custos

ITEM
Total de custo
Tecido de estopa fino

Água

Sonorização

Confecção de camisas (40)  



Tinta


Telas para pintura


Pinceis


Papel madeira

Papel Ofício


Arrumação do ginásio

  
Confecção de roupas para coreografia  

  

Obs.: Esse levantamento é uma sugestão de material a ser usado não serve como regra.

     9. Recursos a serem utilizados

·         Livros;
·         Internet;
·         Data Show;
·         Sonorização;
·         Câmera fotográfica e filmadora digital;
·         Papel madeira branco;
·         Papel ofício;
·         Tintas;
·         Pinceis;
·         Tela para pintura;
·         Tecido de estopa fino;
·         Camisetas para os professores e a comissão organizadora;
·         Ginásio de Esporte;
·         Roupas para coreografia;
·         Outros.


Registro do processo

Relatórios, Fotos e vídeos das diversas partes do projeto.

10. Avaliação e Resultados esperados

Contínua de acordo com envolvimento de todos.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
 A comunidade escolar, cartazes e panfleto.

12. Referências Bibliográficas

www.dominiopublico.gov.br.
NINA RODRIGUES, R. de. Os Africanos no Brasil. 2ª ed. São Paulo, Nacional, 1935.
Lei 10.639/03
Lei 11.645/08
Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996
VERGER. Pierre Fatumbi. Os libertos, Salvador: Corrupio, 1992, p.94.
MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.

   


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