Pauta
do dia 05/05/2015
ARTES
Acolhida
Oração
Mensagem:
Socialização
sobre as atividades proposta na articulação anterior. Pontos
positivos e negativos.
Socialização
do Projeto Meio Ambiente
Lanche
Planejamento
da II Unidade
6º e
7º ano
Socialização
do Projeto Meio Ambiente – Cada série ficará responsável em
confeccionar objetos ou móveis para decoração reciclados
Morfologia (estudo das formas geométricas)
Geometria Criativa
Cultura Nordestina
Datas comemorativas
8º e
9º ano
Socialização
do Projeto Meio Ambiente – Cada série ficará responsável em
confeccionar objetos ou móveis para decoração reciclados
Artesanato (Brasileiro, Indígena, Afro-brasileiro e
Africano).
Datas comemorativas.
Projeto Educando para Sustentabilidade
CIÊNCIAS, ARTES E GEOGRAFIA
6º Ano: O que fazer com o lixo?
Você já parou para pensar no que acontece com o lixo depois que você o coloca na lixeira? A partir da sua lixeira, veja os vários caminhos que o lixo percorre de acordo com o modo como ele é coletado e o local de disposição final.
Coleta Tradicional
Normalmente, o seu lixo é recolhido e levado para um depósito onde os materiais que poderão ser reaproveitados são separados. O que não servir poderá ser levado para um aterro sanitário controlado ou simplesmente ficar exposto ao ar livre em um lixão, que é, com certeza, a pior alternativa. A reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas. Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do país e para a natureza. Embora não seja possível aproveitar todas as embalagens, a tendência é que tal possibilidade se concretize no futuro. O tratamento do lixo doméstico no Brasil é realmente uma tragédia, 76% dos 70 milhões de quilos produzidos por dia, são lançados a céu aberto, 10% em lixões controlados, 9% para aterros sanitários e apenas 2% é reciclado.
Coleta Seletiva
É um sistema de recolhimento do lixo em que materiais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos são separados para serem reciclados. Esse tipo de coleta protege o solo, diminui a poluição, reduz os custos com a limpeza urbana e funciona também como um processo de educação ambiental, pois mostra para a comunidade os problemas do desperdício dos recursos naturais (como a água e a energia, por exemplo) e da poluição causada pelo lixo.
Como funciona a coleta seletiva?
Porta a porta – Caminhões coletores vão até as casas e prédios em dias e horários combinados, que não sejam junto com os da coleta normal de lixo. Os moradores colocam o lixo reciclável nas calçadas;
PEV (Postos de Entrega Voluntária) – Pequenos depósitos para onde a pessoa, por vontade própria, leva os recicláveis;
Postos de troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem (por exemplo, você leva 20 latinhas a um posto e recebe um brinde);
PICs (Programa Interno de Coleta Seletiva) – Feito nas empresas, em parceria com associações de catadores de lixo.
Verde: Vidros; Azul: Papéis; Vermelho: Plásticos e Amarelo: Metais.
Quais os benefícios da coleta seletiva?
Ajuda a diminuir a retirada de recursos naturais do meio ambiente (porque o produtor reutiliza, por exemplo, o alumínio da latinha reciclada, ao invés de ir buscar mais alumínio na natureza);
Ajuda a diminuir a poluição do solo, da água e do ar;
Economiza energia e água;
Ajuda a conservar o solo (evitando a nojeira dos lixões e a poluição que eles causam, por exemplo);
Diminui os custos da produção do produto, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
Ajuda a cidade a ficar mais limpa e higienizada;
Diminui os gastos com a limpeza urbana;
Gera emprego e renda para muitas pessoas, que vendem e compram os recicláveis.
Decomposição de resíduos
• Papel: 3 a 6 meses
• Jornal: 6 meses
• Palito de madeira: 6 meses
• Toco de cigarro: 20 meses
• Nylon: mais de 30 anos
• Chicletes: 5 anos
• Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
• Cigarros: 2 anos a 05 anos
•Fralda descartável biodegradável: 1 ano
• Fralda descartável comum: 450 anos a 600 anos.
• Lata e copos de plástico: 50 anos
• Lata de aço: 10 anos
• Tampas de garrafa: 150 anos
• Isopor: 400 anos
• Plástico: 100 anos
• Garrafa plástica: 400 anos (depende do tipo do plástico)
Garrafa de plástico (PET) tempo indeterminado
Pneus: indeterminado. mínimo: 600 anos
• Vidro: 4.000 anos
• Casca de frutas: 01 a 3 meses. (serve de adubo e não causa danos a natureza).
•Madeira pintada: 13 anos
•Chicletes: 05 anos
•Latas de alumínio: 200 a 500 anos
Atividades:
1. Represente em seu caderno a tabela com o tempo de decomposição dos materiais na natureza.
2. Desenhe o que você aprendeu sobre coleta seletiva.
3. Aula de Campo: fazer um passeio pela escola e pelo entorno da mesma e verificar a quantidade de lixo jogado em local inadequado, se possível fazer registros fotográficos.
E a Dengue? Existe alguma relação com o lixo?
* Represente através de desenhos como o lixo pode colaborar para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.
4. Montar tabela com o tempo de decomposição, painel feito em TNT utilizando material concreto, coleta seletiva, construir maquetes de aterros sanitários que demonstrem a forma correta do tratamento do lixo. Cartazes de alerta para evitar a dengue (para a culminância do Projeto), montar cenário de ambiente propício à reprodução do Aedes aegypti.
Agrotóxicos
Conseguir noticias recentes relacionadas a problemas causados por uso inadequado de agrotóxicos no Brasil. Pesquisem quais são as consequências desse uso tanto para saúde como para o ambiente e o que deve ser feito para evitar o problema, mencionando a importância do uso correto do receituário agronômico.
* Construir painel de noticias, expor EPI (equipamento de proteção individual), fazer pequenas hortas utilizando garrafas PET.
ARTES:
Construir painéis, objetos de decoração com materiais reciclados.
Confecção de latas de lixo de garrafa pet.
Quadro
de Tampinhas
. Apesar
de grande parte das garrafas PET serem recicladas ou reutilizadas, muitas
pessoas não sabem o que fazer com as suas tampinhas. Pensando nisso, ensinamos
como fazer um quadro com estes objetos, o resultado é uma ótima peça de
decoração, que pode ser feito por adultos e crianças.
7ºAno: CIÊNCIAS E ARTES
Poluição do mar Além de poluir as águas de rios e lagos, o homem também contamina a água do mar. Apesar da quantidade de água ser elevadíssima, a quantidade de resíduos que o homem joga é suficiente para causar sérios problemas ambientais nessas áreas, e quem paga o preço por essa irresponsabilidade são os animais marinhos. Dentre os problemas ambientais que o mar enfrenta, destaca-se a poluição por petróleo. Essa poluição ocorre em razão de acidentes com navios petroleiros (que carregam petróleo) ou então por problemas nas plataformas e oleodutos.
O óleo, ao entrar em contato com a água, não se mistura e forma uma grande película sobre ela. Dessa forma, não ocorre penetração da luz do sol, por isso, organismos que fazem fotossíntese, tais como as algas, podem morrer. Com a morte dos seres que realizam fotossíntese, a água torna-se pobre em oxigênio e também em alimento. A consequência disso é a morte de peixes e de outros animais que participam dessa cadeia alimentar.
As aves marinhas também são bastante afetadas pelos derramamentos de petróleo. Ao entrarem na água para capturar suas presas, ficam impregnadas de óleo e não conseguem voar novamente. Além disso, elas tornam-se incapazes de manter seu corpo aquecido, podendo, inclusive, morrer de frio.
O derramamento de óleo prejudica toda a cadeia alimentar marinha
Além do derramamento de petróleo, o lixo jogado no mar é outro problema sério. O acúmulo de plástico, por exemplo, é responsável pela formação de verdadeiras ilhas desse material. Você sabia que diversas tartarugas marinhas morrem todos os anos em decorrência do sufocamento por saquinhos plásticos? Esses graciosos animais confundem as sacolinhas com águas-vivas e acabam sufocados.
Outro problema ambiental relacionado com o ambiente marinho é o derramamento de esgoto doméstico. Esse material pode desencadear a proliferação de algas que produzem toxinas, causando as chamadas florações. O excesso de algas é responsável por uma diminuição do oxigênio da água, e sua toxina é capaz de colocar em risco diversas espécies.
A pesca, a navegação e outras atividades marítimas também contribuem com a poluição marinha. Grande quantidade de linhas, redes e outros artefatos de pesca são perdidos no mar a cada dia, contaminando o ambiente e trazendo sérios riscos aos peixes, aves, golfinhos e baleias. Esses objetos tornam-se armadilhas muitas vezes fatais, visto que os animais podem morrer por estrangulamento ou ficarem presos, impossibilitados de se locomover, impedindo sua alimentação, sua fuga dos predadores ou, no caso dos répteis e mamíferos, a subida à superfície para respirar. Além de toda a questão ambiental causada pela poluição dos mares, temos o fator econômico. Praias poluídas aos poucos vão deixando de ser frequentadas por turistas, uma vez que o risco de doenças, principalmente de pele, aumenta. Outro ponto importante é a população que depende da pesca, que acaba tendo suas atividades afetadas em razão da contaminação dos animais aquáticos.
ATENÇÃO: Você pode fazer sua parte para diminuir a poluição marinha com atitudes bastante simples. Lembre-se sempre de, ao visitar a praia, não deixar lixo na areia, como embalagens de comida, garrafas de bebidas e alguns brinquedos. Além disso, não suje também as ruas, pois a água das chuvas ou o vento podem levar esses produtos para o mar.
Atividade educativa: questionário de sensibilização
Este instrumento objetiva interpretar a percepção ambiental dos estudantes antes e após o processo de ensino. As respostas ao questionário permitem um diagnóstico da percepção do problema e devem subsidiar o professor na proposição de atividades.
O que é lixo? Quais são os tipos de lixo? Quais são as consequências da poluição por lixo no ambiente marinho? Você acha que os animais marinhos irão se adaptar ou sofrerão os impactos da presença do lixo marinho? Como o plástico pode interferir na sobrevivência de animais marinhos? Quem são os responsáveis pela poluição marinha? Tem solução? Como? Quais são as providências que você pode fazer para minimizar os impactos do lixo no ambiente marinho?
Após a discussão das respostas, é importante que os alunos realizem mais algumas atividades para amadurecer e ampliar o conhecimento sobre a questão.
Sugere-se a discussão do vídeo Sopa plástica e lixão no Pacífico, que pode ser visto pelo Youtube:
A partir das imagens, pode-se pedir que o aluno elabore de uma sinopse do vídeo e que exponha sua opinião. Além disso, o professor poderá dividir a turma em grupos e pedir que confeccionem painéis com textos e imagens sobre os impactos do lixo no ambiente marinho. Os painéis podem ser expostos em locais chave da escola, para que todos possam ter acesso aos trabalhos.
* Demonstrar a ação do petróleo na água, colocando água e óleo de soja em um recipiente, trabalhar a densidade desses dois líquidos e as consequências disso para a vida naquele ecossistema.
* Construir tabela com o tempo de decomposição de resíduos em oceanos;
* Painéis com textos e imagens sobre os impactos do lixo no ambiente marinho.
* Construir uma tira ilustrativa dos efeitos do derramamento de petróleo no mar ou uma maquete demonstrando esses efeitos.
* Pesquisar animais ameaçados de extinção em ecossistemas terrestres.
Tempo de decomposição de resíduos em Oceanos:
* Papel Toalha: 2 a 4 semanas.
•Pano: seis meses a um ano.
• Chiclete: 05 anos
• Caixa de Papelão: 2 meses.
• Palito de Fósforo: 6 meses.
• Restos de Frutas: 1 ano.
• Jornal: 6 meses.
• Fralda Descartável: 450 anos.
•Fralda Descartável Biodegradável; 1 ano.
• Lata de Aço: 10 anos.
• Lata de Alumínio: não se corrói.
• Bituca de Cigarro: 2 anos.
• Sacos plásticos: 30 a 40 anos
•Copo Plástico: 50 anos.
• Garrafa Plástica: 400 anos.
• Camisinha: 300 anos.
• Pedaço de Madeira Pintada: 13 anos.
• Boia de Isopor: 80 anos.
• Linha de Nylon: 650 anos.
• Vidro: tempo indeterminado.
• Lixo radioativo: 250 anos ou mais.
ARTES:
Trabalhar com garrafa pet e tampinhas
Construir painéis, objetos
de decoração com materiais reciclados.
8º Ano: CIÊNCIAS E ARTES
– Cartaz sobre “A importância das plantas na alimentação”. Os alunos pesquisarão alimentos e sua utilização. Montarão um livro de receitas culinárias, aproveitando sobras de alimentos.
– Os alunos aprenderão sobre a importância das ervas e plantas medicinais. Confeccionarão um painel com receitas culinárias do uso das ervas estudadas e uma pasta catálogo com essas ervas e as informações necessárias de seu uso na nossa vida. Também montarão uma banca com algumas das ervas estudadas in natura. (http://mdemulher.abril.com.br/saude/fotos/vida-saudavel/conheca-saiba-usar-plantas-medicinais-686590.shtml#11), contendo plaquinhas informativas sobre os benefícios daquelas ervas para saúde.
- Pesquisa sobre a multimistura oferecida pela Pastoral da criança, quais efeitos e indicações, produzir a multimistura na escola.
- Servir alguns Chás.
ARTES:
Trabalhar com pneus
Construir painéis, objetos de decoração com
materiais reciclados.
Este Puff foi feito
com dois pneus usados. Coloca-se um sobre o outro e prende com quatro
parafusos com porcas. Depois é só fazer uma capa e forrar um pedaço de MDF com
o mesmo tecido e uma manta de espuma. Agora é só usar.
Passo a passo completo no blog Reciclar e Decorar, vai lá ver.
9º Ano: CIÊNCIAS E ARTES
Água: propriedades químicas da água: suas principais características químicas; substâncias e sais presentes; água pura, potável e mineral; estados físicos da água na natureza; temperatura da água; água poluída e formas de tratamento; purificação da água; consumo consciente. Fertilizantes: seu uso na agricultura; impactos ambientais e para a saúde humana; riscos e consequências da intoxicação por agrotóxicos.
* Confecção de sabão em barra e detergente a partir da coleta de óleo.
* Vídeo sobre a Estação de Tratamento da Água.
* Visita a estação de tratamento de Esgoto.
* Confecção de modelo da estação de tratamento do esgoto.
* Painel explicando a distribuição de água no Planeta.
* Construção de painéis informativos sobre a poluição da água.
* Manual para enfrentar a crise da água.
ARTES:
Construir painéis, objetos de decoração com
materiais reciclados.
Confeccionar objetos feitos com pneus (atividades
do 8ºano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário