06/04/2016 ENCONTRO DA ARTICULAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TEMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA: “A importância do trabalho com projetos na escola”.
DINÂMICA: O BARCO
Objetivo: Fazer um
desenho em grupo onde cada participante esteja em uma situação especial
Propósito: Trabalhar
a cooperação, a comunicação, planejamento, trabalho em equipe, raciocínio lógico, confiança e a
empatia.
Recursos: Papel,
canetas, vendas.
Número de
Participantes Grupos de 5 pessoas
Duração: A tarefa de
desenhar o barco deve ser cumprida em cinco minutos. Descrição: Dividir a turma
em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentados no chão. Cada grupo terá como
tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas.
Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para
o outro participante e assim por diante passando por todos um traço de cada vez
até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado.
Exemplo: o primeiro
participante faz um traço, para e a próxima ação é de outro participante. Os
participantes terão também de obedecer as seguintes características
individuais:
- Participante 1 - é cego e só tem o braço direito;
- Participante 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;
- Participante 3 - é cego e não escuta;
- Participante 4 - é cego e não fala;
- Participante 5 - não tem os braços;
Portanto, para
desenvolverem esses papéis, o coordenador pede que os grupos escolham quem será
1,2,3,4 e 5 entregando vendas para os olhos e tiras de pano para amarrar os
braços que não deverão utilizar. Quando os grupos estiverem prontos, começar a
contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção. Neste
momento o organizador fica em silêncio, apenas observando o trabalho. Caso
alguém solicite ajuda ou informações, reforce as instruções já ditas sem dar
outras orientações. Caso algum participante faça perguntas do tipo está certo?
Pode fazer assim? Deixe o grupo decidir. Não interfira. Estas situações poderão
ser retomadas no momento de debate, para análise e como ilustração para outros
comentários. Após o jogo, o coordenador deve realizar o (Ciclo de Aprendizagem
Vivencial), abordando as dificuldades encontradas os desafios superados e as
formas de cooperação colocadas em prática. Dicas: Pode-se jogar em dois tempos. Primeiro deixar
que eles sintam o jogo que a princípio parece fácil e depois normalmente
percebendo as dificuldades. Após os 5 minutos, alguns podem não ter terminado a
tarefa e muitos poderiam certamente tê-la realizado com melhor qualidade. Por
isso deixe que os grupos discutam como poderiam melhorar sua performance e
depois peça que joguem novamente para colocarem em prática as alternativas que poderão
ser encontradas. Após todo o processo abra uma discussão geral onde todos os
grupos poderão expor dificuldades e soluções, impressões etc.
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