quinta-feira, 7 de abril de 2016

DINÂMICA DO BARCO (ARTICULAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA) 06/04/16

06/04/2016 ENCONTRO DA ARTICULAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TEMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA: “A importância do trabalho com projetos na escola”.

DINÂMICA: O BARCO
Objetivo: Fazer um desenho em grupo onde cada participante esteja em uma situação especial
Propósito: Trabalhar a cooperação, a comunicação, planejamento, trabalho em equipe, raciocínio lógico, confiança e a empatia.
Recursos: Papel, canetas, vendas.
Número de Participantes Grupos de 5 pessoas
Duração: A tarefa de desenhar o barco deve ser cumprida em cinco minutos. Descrição: Dividir a turma em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e assim por diante passando por todos um traço de cada vez até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado.
Exemplo: o primeiro participante faz um traço, para e a próxima ação é de outro participante. Os participantes terão também de obedecer as seguintes características individuais:
  • Participante 1 - é cego e só tem o braço direito;
  • Participante 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;
  • Participante 3 - é cego e não escuta;
  • Participante 4 - é cego e não fala;
  • Participante 5 - não tem os braços;
Portanto, para desenvolverem esses papéis, o coordenador pede que os grupos escolham quem será 1,2,3,4 e 5 entregando vendas para os olhos e tiras de pano para amarrar os braços que não deverão utilizar. Quando os grupos estiverem prontos, começar a contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção. Neste momento o organizador fica em silêncio, apenas observando o trabalho. Caso alguém solicite ajuda ou informações, reforce as instruções já ditas sem dar outras orientações. Caso algum participante faça perguntas do tipo está certo? Pode fazer assim? Deixe o grupo decidir. Não interfira. Estas situações poderão ser retomadas no momento de debate, para análise e como ilustração para outros comentários. Após o jogo, o coordenador deve realizar o (Ciclo de Aprendizagem Vivencial), abordando as dificuldades encontradas os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática. Dicas:  Pode-se jogar em dois tempos. Primeiro deixar que eles sintam o jogo que a princípio parece fácil e depois normalmente percebendo as dificuldades. Após os 5 minutos, alguns podem não ter terminado a tarefa e muitos poderiam certamente tê-la realizado com melhor qualidade. Por isso deixe que os grupos discutam como poderiam melhorar sua performance e depois peça que joguem novamente para colocarem em prática as alternativas que poderão ser encontradas. Após todo o processo abra uma discussão geral onde todos os grupos poderão expor dificuldades e soluções, impressões etc.





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