domingo, 6 de março de 2016

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA/GEOMETRIA

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA   -   6º ao 9º ano

                    A missão dos educadores é preparar as novas gerações para o mundo em que terão que viver. Isto quer dizer proporcionar-lhes o ensino necessário para que adquiram as destrezas e habilidades que vão necessitar para seu desempenho, com comodidade e eficiência, no seio da sociedade que enfrentarão ao concluir sua escolaridade.
     [...]                                                                                                                                                            SANTALLO, Luis.

             

QUE MUDANÇAS TRAZ O NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-    Ênfase na resolução de problemas. Valorização do entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm papel coadjuvante.
2-    Valorização da relevância social dos conteúdos. Por exemplo, mais tempo de estudo é  dedicado a decimais, geometria, medidas, estatística, matemática comercial, etc.
3-    Utilização de estratégias didáticas visando à compreensão das regras.
4-    Distribuição dos conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.

O CONHECIMENTO MATEMÁTICO
                                                                                    
          A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na maioria da sociedade e na escola que a considera como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas, na verdade a Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
         Entretanto, a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.


OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

           As finalidades do ensino de Matemática visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino fundamental visando ao educando:
·         Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
·         Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·         Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·         Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·         Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
·         Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
·         Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto estima e a perseverança na busca de soluções;
·         Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
             O objetivo geral do Ensino da Matemática deve visar ao educando:

- Perceber o valor da Matemática como instrumento que auxilia a compreender melhor o mundo em que vivemos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, o espírito de investigação, a criatividade  e a capacidade de solucionar problemas complexos. 
-Compreender as necessidades práticas que levaram à criação dos números, relacionando o desenvolvimento dos sistemas de numeração com a história da humanidade.
-Reconhecer e explorar os números naturais em diferentes contextos.
-Identificar o conceito de múltiplo e de divisor de um número natural e sua relevância na Matemática e em problemas do cotidiano.
-Construir procedimentos para organizar e representar dados por meio de tabelas e gráficos estatísticos.
-Desenvolver a capacidade de observação do espaço, visando compreender e representar de forma organizada o mundo físico.
-Construir a noção de ângulo, ampliar e organizar os conhecimentos sobre figuras geométricas planas, polígonos e circunferências.
-Aplicar os conhecimentos sobre frações e números decimais para representar e resolver situações-problemas.
-Reconhecer a importância das porcentagens no contexto, sabendo identificar valores correspondentes a porcentagens básicas.
-Ampliar a construção do conceito de medida, percebendo sua importância nas situações do cotidiano, do trabalho e das ciências.



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


          A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas. Diante disso, o professor terá que aplicar procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se aproprie do conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente da tabuada (compreensão) como ferramenta fundamental na ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa.
-Atividades desafiadoras
-Trabalhos em grupos
-Aulas expositivas para explanação do conteúdo
-Uso de jogos, desafios e quebra-cabeças nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas
-Uso de atividades diversificadas com níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem (programas para aprender Matemática e Geometria)
-Atividades que explorem o uso da calculadora em sala de aula
-Explorando a Matemática que aparece na leitura de jornais e revistas
-Explorar textos da literatura infantil ou juvenil (Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e muitos outros).











AVALIAÇÃO - INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS

As avaliações vão ocorrer em várias situações, que envolvem não só os instrumentos, como também o ambiente e os recursos. Ela é inerente e imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma diagnóstica, processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da participação oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas atividades desenvolvidas. Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no ato avaliativo:
-Prova objetiva
-Prova dissertativa
-Seminário
-Trabalho em grupo e individual
-Relatório individual
-Observação e registro
Sessões de resolução de problemas
-Atividades com calculadora ou computador
-Debates, entrevistas, conversas e discussões.
-Apresentações orais (participação ativa do aluno)
-Verificação dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas.
-Auto avaliação que permite ao educando reconhecer seus avanços e suas dificuldades
-Aplicação de simulados (se possível 02 simulados: I e II Semestre).


RECURSOS PEDAGÓGICOS

-Atividades diversificadas ( Xerox), lousa, programas em vídeo/DVD, porta-fólio e caderno do aluno, uso da calculadora, jogos,desafios e quebra-cabeça: (dominó, xadrez, dama,tabuleiro, bingo, etc), jornais e revistas, sucatas, material dourado, uso do Ábaco, malha quadriculada, uso das TIC’s, materiais e instrumentos diversos: tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor, fitas métricas e outros materiais, como papel, barbante, canudos de refresco, cartolina, cola, outros; livros paradidáticos (explorar e incentivar a leitura)

           O planejamento é flexível, podendo sofrer alterações ao longo do processo educativo visando sempre a aprendizagem dos educandos. O mesmo deverá ser trabalhado de acordo com a proposta e os projetos pedagógicos que a escola estiver desenvolvendo.
           Os conteúdos devem ser adequados de acordo com a realidade da turma e sempre que possível, numa proposta interdisciplinar.


Articulador de Área: Waldy Pinto T. Lopes

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