PLANEJAMENTO ANUAL
DE MATEMÁTICA - 6º ao 9º ano
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A missão dos educadores é preparar as novas
gerações para o mundo em que terão que viver. Isto quer dizer
proporcionar-lhes o ensino necessário para que adquiram as destrezas e
habilidades que vão necessitar para seu desempenho, com comodidade e
eficiência, no seio da sociedade que enfrentarão ao concluir sua
escolaridade.
[...]
SANTALLO, Luis.
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QUE MUDANÇAS TRAZ O
NOVO ENSINO DE MATEMÁTICA?
1-
Ênfase na resolução de problemas. Valorização do
entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm
papel coadjuvante.
2-
Valorização da relevância social dos conteúdos. Por
exemplo, mais tempo de estudo é dedicado a decimais, geometria, medidas,
estatística, matemática comercial, etc.
3-
Utilização de estratégias didáticas visando à
compreensão das regras.
4- Distribuição dos
conteúdos por anos, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno.
O CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
A compreensão da
Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar
decisões em sua vida pessoal e profissional. Ela caracteriza-se como uma forma de
compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como
um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto
natural, social e cultural. Esta visão opõe-se àquela presente na maioria da
sociedade e na escola que a considera como um corpo de conhecimento imutável
e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. Mas, na verdade a
Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas
também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma
impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor
intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de
problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
Entretanto, a Matemática pode dar
sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que
enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de
resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a
autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
As finalidades do ensino de
Matemática visando à construção da cidadania indicam como objetivos do ensino
fundamental visando ao educando:
·
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e
transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual,
característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a
curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade
para resolver problemas;
·
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e
qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles,
utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico,
algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
·
Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para
interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·
Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados,
desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução,
dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos
matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e
apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas,
fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes
representações matemáticas;
·
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e
entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
·
Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos
matemáticos, desenvolvendo a auto estima e a perseverança na busca de
soluções;
·
Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente
na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos
consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar
dos colegas e aprendendo com eles.
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
O objetivo geral do Ensino da
Matemática deve visar ao educando:
-
Perceber o valor da Matemática como instrumento que auxilia a compreender
melhor o mundo em que vivemos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático,
o espírito de investigação, a criatividade
e a capacidade de solucionar problemas complexos.
-Compreender
as necessidades práticas que levaram à criação dos números, relacionando o
desenvolvimento dos sistemas de numeração com a história da humanidade.
-Reconhecer
e explorar os números naturais em diferentes contextos.
-Identificar
o conceito de múltiplo e de divisor de um número natural e sua relevância na
Matemática e em problemas do cotidiano.
-Construir
procedimentos para organizar e representar dados por meio de tabelas e
gráficos estatísticos.
-Desenvolver
a capacidade de observação do espaço, visando compreender e representar de
forma organizada o mundo físico.
-Construir
a noção de ângulo, ampliar e organizar os conhecimentos sobre figuras
geométricas planas, polígonos e circunferências.
-Aplicar
os conhecimentos sobre frações e números decimais para representar e resolver
situações-problemas.
-Reconhecer
a importância das porcentagens no contexto, sabendo identificar valores
correspondentes a porcentagens básicas.
-Ampliar
a construção do conceito de medida, percebendo sua importância nas situações
do cotidiano, do trabalho e das ciências.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
A
matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna.
Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para
formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das
relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania,
é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir
estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente,
conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente
as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas. Diante
disso, o professor terá que aplicar procedimentos metodológicos adequados
para que o aluno se aproprie do conhecimento matemático, através de:
-Explorar de forma lúdica o uso frequente
da tabuada (compreensão) como ferramenta fundamental na ação educativa.
-Trabalhar cada conteúdo partido do
conhecimento prévio de cada educando para que a aula torne significativa.
-Atividades desafiadoras
-Trabalhos em grupos
-Aulas expositivas para explanação do
conteúdo
-Uso de jogos, desafios e quebra-cabeças
nas aulas de matemática
-Resolução de situações-problemas
-Uso de atividades diversificadas com
níveis diferentes de dificuldade.
-Uso das TIC’s como ferramenta importante
no processo ensino-aprendizagem (programas para aprender Matemática e
Geometria)
-Atividades que explorem o uso da calculadora
em sala de aula
-Explorando a Matemática que aparece na
leitura de jornais e revistas
-Explorar textos da literatura infantil ou
juvenil (Clássicos nacionais: O homem que calculava, Aritmética da Emilia e
muitos outros).
AVALIAÇÃO - INSTRUMENTOS
DE COLETAS DE DADOS
As
avaliações vão ocorrer em várias situações, que envolvem não só os
instrumentos, como também o ambiente e os recursos. Ela é inerente e
imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um
constante trabalho de ação-reflexão-ação. A avaliação vai acontecer de forma diagnóstica,
processual e contínua. Os educandos serão avaliados através da participação
oral e escrita, criatividade, interesse e desempenho nas atividades
desenvolvidas. Algumas ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no ato
avaliativo:
-Prova
objetiva
-Prova
dissertativa
-Seminário
-Trabalho
em grupo e individual
-Relatório
individual
-Observação
e registro
Sessões
de resolução de problemas
-Atividades
com calculadora ou computador
-Debates,
entrevistas, conversas e discussões.
-Apresentações
orais (participação ativa do aluno)
-Verificação
dos conceitos compreendidos pelos educandos nas atividades escritas.
-Auto
avaliação que permite ao educando reconhecer seus avanços e suas dificuldades
-Aplicação
de simulados (se possível 02 simulados: I e II Semestre).
RECURSOS
PEDAGÓGICOS
-Atividades
diversificadas ( Xerox), lousa, programas em vídeo/DVD, porta-fólio e caderno
do aluno, uso da calculadora, jogos,desafios e quebra-cabeça: (dominó,
xadrez, dama,tabuleiro, bingo, etc), jornais e revistas, sucatas, material dourado,
uso do Ábaco, malha quadriculada, uso das TIC’s, materiais e instrumentos
diversos: tesoura, régua, esquadro, compasso, transferidor, fitas métricas e
outros materiais, como papel, barbante, canudos de refresco, cartolina, cola,
outros; livros paradidáticos (explorar e incentivar a leitura)
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O planejamento é flexível, podendo
sofrer alterações ao longo do processo educativo visando sempre a
aprendizagem dos educandos. O mesmo deverá ser trabalhado de acordo com a
proposta e os projetos pedagógicos que a escola estiver desenvolvendo.
Os conteúdos devem ser adequados de acordo
com a realidade da turma e sempre que possível, numa proposta
interdisciplinar.
Articulador de
Área: Waldy Pinto T. Lopes
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domingo, 6 de março de 2016
PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA/GEOMETRIA
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